BUSCA PELO ARQUIVO "01/2019"

25 Janeiro 2019 - 11:19

Deputado Marquinho Viana participa da abertura do mutirão de saúde de Livramento de Nossa Senhora

Foto: Divulgação

O governo do Estado, as voluntárias sociais e a Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora promoveram na quinta-feira (24) a abertura do mutirão de cirurgia de catarata, odontomóvel, atendimento à saúde da mulher e diversos atendimentos à população de toda a região. O deputado Marquinho Viana (PSB) não poderia deixar de prestigiar tão importante iniciativa do governo do Estado e do prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Ricardinho. Estavam presentes à solenidade a primeira dama Leila, a vice-prefeita Joanina, vereadores, secretários municipais, o deputado federal Jorge Solla e um grande número de moradores do município.

25 Janeiro 2019 - 10:40

Homem é detido em Rio de Contas acusado de Porte ilegal de arma de fogo e ameaça contra a companheira

Foto: Divulgação | Polícia Militar

No município de Rio de Contas, na tarde quinta-feira (24), a Polícia Militar (46ª CIPM) foi acionada para verificar a ocorrência de ameaça mediante a utilização de arma de fogo. No local,  foi constatada a veracidade dos fatos, onde um homem ameaçara sua companheira com revólver calibre 38. Vitima e agressor foram conduzidos a delegacia de Rio de Contas para a adoção das medidas cabíveis. 

25 Janeiro 2019 - 10:19

MP recomenda medidas de controle sonoro para Livramento, Dom Basílio, Rio de Contas e Jussiape

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Para prevenir e reprimir a poluição sonora em zonas residenciais e em vias públicas o Ministério Público estadual expediu nesta quinta-feira, dia 24, uma recomendação aos municípios de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Jussiape e Rio de Constas, com o objetivo de garantir a paz, tranquilidade e sossego à população local. No documento, elaborado pelo promotor de Justiça Ruano Fernando da Silva Leite, é recomendado aos proprietários e condutores de veículos que se abstenham de utilizar quaisquer equipamentos (principalmente aparelhagem sonora conhecida popularmente como “paredão”) que produzam som externo, independente do volume, que perturbe o sossego público nas vias abertas à circulação. Já aos proprietários de instrumentos sonoros, alto falantes ou amplificadores de som, de estabelecimentos comerciais e entidades recreativas, é recomendado que evitem a utilização dos aparelhos a partir das 22h, em áreas habitadas, urbanas ou rurais, salvo se houver isolamento acústico, respeitando os limites previstos em legislação. Além disso, que se abstenham de utilizar os referidos equipamentos antes das 8h e a partir de zero hora em qualquer dia da semana, em qualquer volume, a não ser em casos de áreas permitidas pelas autoridades competentes. Ainda aos proprietários de estabelecimentos comerciais, o promotor recomenda que impeçam o uso de sons automotivos em suas dependências, afixando aviso informativo com a proibição e que acionem a polícia quando necessário. Foi expedido também aos comandantes da Polícia Militar dos municípios que adotem medidas administrativas que combatam o abuso do uso de instrumentos sonoros com a promoção de campanhas educativas, realização de blitz, aferição do volume com decibelímetro ou acionamento do Departamento de Polícia Técnica para perícia e encaminhamento dos envolvidos à Delegacia de Polícia para apuração. Aos prefeitos dos municípios foi recomendado que estabeleçam cooperação com as autoridades policiais e que se abstenham de conceder alvarás de funcionamento, para utilização de aparelho sonoro e sanitário aos estabelecimentos comerciais que não atendam as legislações municipais, estaduais e federais pertinentes e que não possuam os adequados sistemas de proteção acústica ou planos de segurança e de emergência exigidos por lei. O documento ainda é direcionado à Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) para que orientem as empresas sobre os limites da propaganda volante e aos partidos políticos para orientarem os seus filiados sobre os limites de propaganda eleitoral. E aos vereadores dos quatro municípios é colocado que editem projeto de lei fixando a disciplina da utilização do som e os limites de horários em bares, restaurantes, shows, eventos recreativos, entre outras atividades, conforme hábitos da população e zoneamento urbano.
 

24 Janeiro 2019 - 11:35

Quer ganhar uma chapinha na Farmácia Luz Rede Inova Drogarias?

Foto: Divulgação

Quer ganhar uma Chapinha na Farmácia Luz Rede Inova Drogarias? Na compra de qualquer item da LINHA SEDA você preenche o cupom e o concorre a uma Chapinha. O sorteio acontecerá no dia (23) de fevereiro. Aproveita os preços promocionais aqui na Farmácia Luz Rede Inova Drogarias que fica situada na Av. Dr Edilson Pontes, 266 em frente ao Banco do Brasil no centro de Livramento de Nossa Senhora, BA. TELEFONES (77)34442926 /999116456.

24 Janeiro 2019 - 09:46

Campanha estadual de imunização na volta às aulas será lançada em fevereiro

Foto: Reprodução

No período de 18 a 22 de fevereiro, a Bahia promoverá a Semana Estadual de Imunização nas escolas. Professores, secretários municipais de educação e de saúde estarão mobilizados para informar aos alunos e pais a importância da vacinação e verificar se as doses foram tomadas. A intenção é atualizar as cadernetas das crianças e adolescentes e chegar a 95% de cobertura das vacinas contempladas no calendário nacional de vacinação. A iniciativa também visa garantir a efetiva matrícula na rede de ensino, uma vez que a Carteira de Vacinação tornou-se um dos itens obrigatórios para matricular os alunos de até 18 anos de idade em creches e escolas da rede pública ou particular, que ofereçam educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
 

24 Janeiro 2019 - 09:41

WhatsApp: Aplicativo para Android recebe 157 novos emojis

Foto: Divulgação/Emojipedia

O WhatsApp recebeu novos emojis e atualizou o design de suas figurinhas antigas para os usuários do sistema Android, na quarta-feira (23). No lançamento está incluso seis novas carinhas, animais inéditos, novas comidas, objetos do universo científico, partes do corpo humano, ícones de exercícios físicos, além de super-heróis e vilões nas versões feminina e masculina. Com a chegada dos novos emojis, o aplicativo pretende fazer com que os usuários passem a ter mais opções para se expressarem virtualmente, fato que pode aumentar o engajamento e a utilização da rede social. No entanto, a mudança no visual das figurinhas antigas foi mais sutil. A carinha de bobo, por exemplo, agora tem uma língua pra fora no lugar do sorriso largo.

24 Janeiro 2019 - 09:34

TRF determina volta de apreensão de veículos com IPVA vencido na Bahia

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF) acatou o pedido do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) para a suspensão da liminar que proibia a vinculação do IPVA ao licenciamento anual, em território baiano. O desembargador Jirair Aram Meguerian, da 10ª Vara Federal, proferiu decisão favorável ao Detran, no último dia 15, para o cumprimento do que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sobre o registro de automóveis. Com a decisão do TRF, o licenciamento de veículos deve ser feito vinculando o pagamento da taxa do serviço cobrada pelo Detran à quitação do IPVA junto à Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), além do pagamento do seguro obrigatório DPVAT e multas, se houver. O veículo que não estiver com todos os valores quitados será autuado e removido da via.

24 Janeiro 2019 - 09:24

Gestão Bolsonaro promete liberar ensino domiciliar por medida provisória

Foto: Getty Images

O governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) incluiu na lista de metas para os cem primeiros dias do governo a regulamentação do ensino domiciliar por meio de medida provisória. A prática havia sido considerada ilegal no final do ano passado pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Na ocasião, a maioria dos ministros entendeu que, por falta de regulamentação, ela não poderia ser considerada um meio lícito para os pais garantirem o direito dos filhos à educação. Com a medida provisória, irá se regularizar a situação das famílias que ensinam seus filhos em casa. Segundo estimativa divulgada no ano passado pela Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned), elas somavam cerca de 7.500 na ocasião. Parte delas é composta por pessoas que discordam da linha educacional oferecida nas escolas por motivos religiosos. Já educadores contrários à medida citam a frequência a instituições educacionais como um direito da criança e enfatizam a escola como um espaço importante de socialização. A Aned afirmou nesta quarta-feira que ajudou a construir o texto da medida provisória junto com o governo Bolsonaro.
 

24 Janeiro 2019 - 09:14

Aos 67, Amado Batista assume namoro com jovem de 19 anos

Foto: Reprodução/Instagram

Amado Batista, de 67 anos, assumiu namoro com a estudante de direito Layza Felizardo, de 19 anos, há cerca de cinco meses. Segundo informações do portal ‘Meio Norte’, embora o casal seja bastante discreto, a jovem já não esconde o relacionamento. Tudo começou quando a estudante foi ao show de Amado Batista na cidade de Careiro Castanho, no Amazonas. Durante a apresentação, o cantor fez elogios a ela e pediu para que os dois seguissem mantendo contato. “Ele é uma pessoa incrível, de uma personalidade forte e admirável! Um homem super família e amoroso”, disse ela ao portal. “Não deixo isso subir à cabeça, trato sempre como uma coisa natural. Pra mim ele não é o ‘Amado cantor’ e sim o ‘Amado família’ que é um super pai, amigo e namorado”, disse ela, contando que participa dos shows do namorado e que já conheceu a família do cantor. Até o fechamento desta matéria, Amado Batista não comentou sobre o assunto.

23 Janeiro 2019 - 21:30

Ator Caio Junqueira morre aos 42 anos no Rio de Janeiro

Foto: Reprodução

Morreu,  na manhã de hoje (23), aos 42 anos, o ator Caio Junqueira. A informação foi confirmada pelo Jornal O Globo. O artista foi vítima de um acidente de carro no Aterro do Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro, na semana passada. Ele estava internado no Hospital Miguel Couto. Entre outras coisas, Junqueira interpretou o policial Neto do filme “Tropa de elite” (2007).