BUSCA PELO ARQUIVO "01/2020"

17 Janeiro 2020 - 15:09

Banda Lambasaia e Katê são as duas primeiras atrações confirmadas no carnaval de Rio de Contas

Foto: Reprodução

A Banda Lambasaia e a rainha do pagodão Katê ex-vocalista da Banda Voa Dois, são as duas primeiras atrações confirmadas para o carnaval 2020 no município de Rio de Contas, segundo publicação no Diário Oficial desta sexta-feira (17). Ainda na mesma publicação, a Banda Lambasaia se apresentará no dia 22 de Fevereiro e Katê no dia 25. Com o tema “A alegria se completa aqui"  o Carnaval de 2020 promete ser o mais animado dos últimos quatro anos e acontecerá de 21 a 25 de fevereiro. Mais atrações serão divulgadas nos próximos dias.

17 Janeiro 2020 - 01:51

Enem libera notas nesta sexta-feira; veja como recuperar senha

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Quase 4 milhões de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 terão acesso neste sábado (17) às notas que obtiveram na avaliação. Para acessar os resultados é preciso informar, na Página do Participante, o CPF e a senha cadastrados na hora da inscrição no exame. Desde já, os estudantes podem se preparar para conferir as notas. Aqueles que não lembram a senha, podem recuperá-la no próprio sistema. É possível acessar o resultado também pelo aplicativo do Enem. Para acessar as notas na Página do Participante, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, divulgou um passo a passo: Ao entrar na página, logo aparece a Nanda, uma personagem digital com uma pergunta. Para avançar, é preciso responder ao desafio. Isso é feito para evitar o acesso de robôs. Em seguida, os estudantes devem informar o CPF e inserir a senha. Caso não se lembrem da senha, basta clicar no link “Esqueci minha senha”, que está logo abaixo do campo de preenchimento. O sistema vai, então, pedir para o usuário escolher se a senha cadastrada será enviada para o e-mail registrado durante a inscrição ou se quer alterar o e-mail. O sistema dá uma pista para que o participante se lembre de qual e-mail foi cadastrado durante a inscrição. Caso a opção seja por receber a senha no e-mail cadastrado, basta procurar na caixa de entrada. Se não encontrar, o Inep orienta a verificar a caixa de spam. Quem não tem mais acesso ao e-mail informado na inscrição ou quiser trocar o endereço do correio eletrônico deverá responder às perguntas solicitadas a respeito dos dados informados na inscrição. Acertando todas as respostas, é só informar o novo e-mail. O Inep irá, então, enviar a senha para o novo e-mail, e o participante poderá acessar as notas no exame. É possível, inclusive, consultar os resultados de edições passadas, caso o usuário tenha feito o Enem em outros anos. A senha deve ser guardada em local seguro e de fácil acesso. Ela ainda será usada para a inscrição nos programas federais de acesso ao ensino superior. Na Página do Participante, os candidatos têm acesso ao número de inscrição, também usado para concorrer a vagas no ensino superior. Nesta sexta-feira (17), os estudantes terão acesso à nota da redação e à pontuação de cada uma das quatro áreas de conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

Ensino superior

Com os resultados, os estudantes poderão concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e participar do Fundo de Financiapróximo ›mento Estudantil (Fies). O primeiro processo que terá as inscrições abertas é o Sisu. Para participar é preciso fazer a inscrição online no período de 21 a 24 de janeiro. As inscrições para o ProUni poderão ser feitas de 28 a 31 de janeiro e, para o Fies, de 5 a 12 de fevereiro. Além dos programas nacionais, os estudantes podem usar as notas para cursar o ensino superior em Portugal. O Inep tem convênio com mais de 40 instituições portuguesas.

CONTINUE LENDO

17 Janeiro 2020 - 01:44

Jaques Wagner classifica como absurdo vazamento de delação premiada

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

O senador Jaques Wagner (PT) fez um duro ataque aos vazamentos das delações premiadas da Lava Jato – nesta semana, o petista foi citado e acusado de ter recebido, através de um operador financeiros, valores indevidos referente à construção da Torre Pituba, sede da Petrobras em Salvador. “[O que sinto é] Tristeza pelos caminhos que o Ministério Público e o Judiciário continuam usando. É um absurdo. Eu sou citado e alguém… O cidadão rouba pra caramba, copra os iates, mansões, e quando sai diz que ‘fez isso pra ajudar fulano’, ‘entreguei o dinheiro a beltrano’. Estarei com meu advogado hoje à tarde para tomar conhecimento”, disse, em entrevista a jornalistas nesta quinta-feira (06), durante a Lavagem do Bonfim. “Eu acho deplorável é alguém mandar pra publicação e o jornalista sequer ouvir o outro lado. Pega os três delatores e faz a delação pública, me encarando, dizer na minha frente que vez em que sentei com qualquer um dos três. Por que não tem acareação? O mínimo de bom tom era, antes de colocar na rua, ouvir as duas versões”, pontuou. Sobre a disputa pela prefeitura de Salvador, Wagner opinou que o PT deve definir o pré-candidato até o fim de janeiro. “Se o lado de lá acha que já ganhou, eu acho ótimo. Quem sabe no domingo da eleição eles tomem um susto”, afirmou.

17 Janeiro 2020 - 01:37

MG registra 4ª morte suspeita de intoxicação por cerveja contaminada

Foto: Reprodução

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) confirmou nesta quinta-feira (16) a quarta morte decorrente da ingestão da cerveja Belorizontina, da Backer, contaminada por dietilenoglicol, substância anticongelante encontrada em sete lotes da marca. Trata-se de um homem de 89 anos, que estava internado no Hospital MaterDei, região centro sul da capital. O nome dele não foi divulgado. A causa da morte ocorreu em razão da síndrome nefroneural (que afeta rins e sistema nervoso). APCMG informou que o corpo da vítima deu entrada no Instituto Médico Legal Dr. André Roquette às 5h25 e está sendo necropsiado. “A PCMG trata todos os casos como suspeitos de intoxicação por dietilenoglicol até que o laudo fique concluído. O prazo regular para finalização do laudo é 30 dias”, diz, em nota. Oficialmente, a Polícia Civil mineira contabiliza três mortes, pois ainda não confirmou a relação da vítima de Pompéu, comunicada na terça-feira 14, com os casos relacionados à cervejaria Backer. A lista atualizada da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais inclui dezoito casos, sendo três mortes, também desconsiderando o caso de Pompéu. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento encontrou as substâncias monoetilenoglicol e dietilenoglicol na água usada para fabricação das cervejas Belorizontina. Segundo integrantes do ministério, a água é utilizada para resfriamento do mosto – mistura de ingredientes que vão compor a cerveja após sua fermentação. Na terça-feira (14), a diretora de marketing da cervejaria Backer, Paula Lebbos, pediu aos consumidores que não bebam a Belorizontina até o fim das investigações para descobrir a origem das substâncias tóxicas encontradas em lotes da bebida. “O que eu preciso agora é que não bebam Belorizontina, qualquer que seja o lote”, disse a diretora em coletiva de imprensa na capital mineira, onde fica a fábrica de bebidas.

17 Janeiro 2020 - 01:28

Brumado: PM apreende em galpão veículos com restrição de furto/roubo e carga de farelo de soja

Foto - Divulgação | Polícia Militar

Na tarde de quarta-feira (15), uma guarnição Peto da Polícia Militar, em rondas de rotina na saída de Brumado, avistou indivíduos adentrando em um galpão, na BA-148. Ao fazer a aproximação, os policiais identificaram outros indivíduos no interior, que ao perceberem a presença da guarnição, alguns deles empreenderam fuga. A guarnição procedeu com abordagem na edificação, fazendo primeiramente o cerco e contendo os indivíduos. Dentro do galpão foi encontrada uma grande quantidade de carga de farelo de soja e algumas carretas, as quais foram consultadas através do sistema MOP, sendo constatado restrição de furto/roubo em um caminhão trator placa policial PLH-0480 e dois semi-reboques de placas policiais JZD-9H63 e JZD-9H43. Nessas circunstâncias, os presentes foram interpelados sobre a procedência dos veículos, da carga e a quem pertencia os mesmos e também sobre quem seria o proprietário do galpão, porém, não souberam informar. De acordo com informações da polícia, nenhuma nota fiscal da carga foi apresentada. Diante dos fatos, todos os presentes no local foram conduzidos até a Delegacia Territorial para registrar o fato, ficando os veículos roubados e a carga no local para posterior recolhimento e apreensão.

17 Janeiro 2020 - 01:20

Mecânico é preso suspeito de falsificar placa de carro; Brasília aparece escrito na placa com  Z

Foto - Divulgação | Polícia Civil

Suspeito de falsificar a placa de um carro em que a cidade Brasília aparece escrita com a letra “z” e com o acento na vogal errada, um homem foi preso na manhã de quarta-feira (15), na cidade de Iguaí, no sudoeste da Bahia. Segundo informações do delegado Moabe Macedo, em entrevista ao G1, o suspeito, que não teve a identidade revelada, foi abordado na Rua Arlindo Pires, após policiais perceberem que a placa dianteira do carro em que ele pilotava tinha um erro de ortografia. Na placa, a cidade Brasília estava escrito "Brazilía-DF". De acordo com o delegado, durante a abordagem, os policiais também perceberam que o número identificador do motor era diferente do que estava no documento do veículo. Moabe Macedo informou que o mecânico tem uma oficina na cidade e era investigado pelos policiais por suspeita de adulteração de veículos. O suspeito contou em depoimento à polícia que comprou o carro na cidade de Vitória da Conquista, por R$ 12 mil e também deu mais outro veículo em troca. O caso vai ser investigado na delegacia de Iguaí, onde o suspeito está à disposição da Justiça.

17 Janeiro 2020 - 01:11

Brumado: carro é atingido por trem; não houve feridos

Foto: Reprodução | Whatsapp

No final da manhã de quinta-feira (16), um automóvel foi atingido por um trem na linha férrea que passa pelo bairro Dr. Juracy, em Brumado. Por razão ainda desconhecida, o motorista do automóvel parou sobre a linha férrea no momento em que o trem se aproximava. Não houve tempo hábil para que o maquinista parasse, vindo a ocorrer a colisão. Apesar do impacto não houve feridos.

17 Janeiro 2020 - 01:05

 Pesquisa Datafolha: 50% dos brasileiros são católicos, 31%, evangélicos e 10% não têm religião

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Conforme levantamento realizado nos dias 05 e 06 de dezembro do ano passado pela Pesquisa Datafolha e publicada na segunda-feira (13) pelo jornal "Folha de S.Paulo", 50% dos brasileiros são católicos, 31%, evangélicos, e 10% não têm religião. Ainda de acordo com a pesquisa, as mulheres representam 58% dos evangélicos e são 51% entre os católicos. O relatório indica ainda que:  Não tem religião -  10%;  Espírita - 3%;  Umbanda, candomblé ou outras religiões afro-brasileiras -  2%; Outra -  2%; Ateu -  1%; Judaica - 0,3%. Durante a pesquisa foram entrevistas  2.948 pessoas em 176 municípios de todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

17 Janeiro 2020 - 00:23

Carnaval 2020: Mais de 25 atrações são confirmadas em Rio de Contas

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

A prefeitura Municipal de Rio de Contas fecha o ciclo do quarto "Carnaval da Alegria" com chave de ouro. Com o tema “A alegria se completa aqui" O Carnaval de 2020 promete ser o mais animado dos últimos quatro anos. E para turbinar a folia, mais de 25 atrações prometem incendiar os cinco dias da festa de Momo que acontece de 21 a 25 de fevereiro. Este ano, são esperados cerca de 30 mil turistas para o maior Carnaval da Chapada Diamantina. O Carnaval de Rio de Contas é conhecido no Brasil e no exterior por ser uma das festas mais democráticas e pacíficas do mundo. Com índice zero de violência, os foliões se divertem, sem preocupações, num dos cenários mais singulares do sudoeste da Bahia. A perfeita simbiose entre o tradicional e o moderno é a marca registrada do Carnaval de Rio de Contas. Shows de grandes bandas convivem harmoniosamente com marchinhas, bailes à fantasia, blocos de mascarados e desfile de baianas vestidas a caráter.

15 Janeiro 2020 - 19:12

Toffoli suspende aplicação de juiz de garantias por seis meses

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, decidiu, nesta quarta-feira (15), suspender a aplicação de juiz de garantias, prevista na lei anticrime. O modelo de juiz entraria em vigor no próximo dia 23 de janeiro. O ministro suspendeu a eficácia da lei por 180 dias a partir do dia 24 de dezembro de 2019, data da publicação da nova legislação. O uso do novo sistema ficará condicionado à organização dos tribunais ou ao prazo de seis meses. Toffoli suspendeu indefinidamente a aplicação da lei: casos de violência doméstica, homicídios (casos do tribunal do júri), processos criminais de natureza eleitoral e processos que se iniciam em tribunais, como próprio STF. A decisão liminar temporária fica valendo em três ações contra a criação do juiz de garantias, mas deverá ainda ser analisada pelo plenário do Supremo. O ministro também renovou o funcionamento do grupo de trabalho do Conselho Nacional de Justiça que estuda terminar o tema até o dia 29 de fevereiro.