BUSCA PELO ARQUIVO "02/2018"

21 Fevereiro 2018 - 08:23

'Clarão no céu' é registrado por câmeras de segurança em Salvador

Foto: Reprodução Youtube

Diversos moradores da orla de Salvador viram um forte clarão surgir no céu por volta das 22h30 desta terça-feira (20). Há relatos em bairros como Pituba, Brotas, Imbuí e Stiep, além de áreas da Região Metropolitana de Salvador, como Lauro de Freitas e Guarajuba. Até mesmo comentários em Itaberaba, na Chapada Diamantina, e Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo, foram identificados. Ainda não há detalhes sobre o que teria causado o clarão, mas algumas pessoas pensaram se tratar de um meteoro. "Alguém mais viu um 'meteoro' cruzando a Pituba agora?", questionou um internauta no Facebook. "Eu não sei de foi uma estrela cadente, mas acabei de ver uma bola de fogo caindo do céu com um clarão enorme. Mais alguém de Salvador viu?", contou outro no Twitter. "Alguém explica esse clarão no céu de Salvador? E esse objeto caindo e pegando fogo? Não sei o que foi, nunca vi nada assim. Não vou mentir ué, na dúvida, eu fiz até pedido. Tô morrendo de curiosidade", brincou outro. Não há registro sobre barulhos após o clarão.  Na manhã dessa quarta-feira (21), o site Bahia Notícias informou que o clarão pode ter sido provocado por um foguete russo. Na última sexta-feira (16), o site Mistérios do Espaço divulgou que a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) previu a queda de destroços para aquela noite. O foguete foi lançado esta semana na Rússia e deveria levar mantimentos para a Estação Espacial Internacional. Porém, caso voltasse à Terra por algum motivo, sua rota previa que pedaços cairiam exatamente sobre o Brasil.

 

21 Fevereiro 2018 - 08:19

Lula apresenta recurso no TRF-4 contra condenação no caso do triplex

Foto: Mauro Pimentel/AFP/Arquivo

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou recurso contra a decisão do do Tribunal Federal da 4ª Região (TRF-4), de Porto Alegre, que confirmou a condenação de Lula na ação penal envolvendo o tríplex no Guarujá (SP) e aumentou a pena do ex-presidente para 12 anos e um mês de prisão. O recurso é chamado de embargos de declaração, quando a defesa pede explicações dos desembargadores sobre a decisão, normalmente sem eficácia para alterar o resultado da condenação. Segundo a assessoria de imprensa do TRF-4, não há prazo para o julgamento do recurso. O relator vai fazer o relatório e o voto e levar para julgamento dos demais desembargadores. No dia 24 de janeiro, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF- 4) confirmou a condenação de Lula na ação penal envolvendo o triplex no Guarujá (SP) e aumentou a pena do ex-presidente para 12 anos e um mês de prisão.

21 Fevereiro 2018 - 08:11

Senado aprova intervenção no Rio de Janeiro

O Senado aprovou, na noite desta terça-feira (20), a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. O placar foi de 55 favoráveis, 13 contra e um abstenção. De acordo com o G1, o decreto  vai a publicação no Diário Oficial da União. A intervenção federal foi assinada pelo presidente Michel Temer na última sexta-feira (16). A medida passou a vigorar imediatamente, mas, para continuar valendo, precisava do aval da Câmara e do Senado.

21 Fevereiro 2018 - 07:55

Drª Stephane Spínola – Dermatologia Clínica, Cirúrgica e Estética

Foto: Divulgação

A Drª Stephane Spínola especialista no tratamento, orientação e prevenção de doenças da pele, unhas, cabelos e câncer de pele. Trabalha realizando os seguintes procedimentos; Cirurgia Dermatológica; Retirada de Nevus (Pintas); Lesão do câncer de pele; Medicina estética; Botox; Preenchimento de rugas; Depilação a laser; Microagulhamento; Peeling; Mesoterapia; Tratamento de Calvície; Tratamentos de Manchas, Tratamento de acne; e Rejuvencimento. A Drª Stephane Spínola atende em Livramento de Nossa Senhora nas seguintes Clínicas:
Clínica São Lucas: 77 3444-2361
Clínica Santa Rita: 77 3444- 2106
Clínica AME: 77 3444-5389
Climedi: 77 3444 – 2438
IMAC: 77 3444- 5205

20 Fevereiro 2018 - 11:06

Oposição pode definir novo líder na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia

Foto: Divulgação

Uma reunião da bancada da oposição pode definir nesta terça-feira (20-02), o novo líder do grupo que faz oposição ao governador Rui Costa na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) é um dos nomes cogitados para o cargo desde o ano passado para substituir o então líder dep. Leur Lomanto Junior (PMDB). O assunto não está na pauta do bloco, mas essa discussão toma os corredores da Casa e a mídia já há algum tempo. Questionando sobre a possibilidade de assumir ao cargo, o deputado Luciano Ribeiro nega que esta seja uma decisão acertada e que será decidida em consenso com o grupo. “As decisões são tomadas de acordo com a vontade de uma maioria. È preciso extrair o posicionamento de cada parlamentar, avaliar o que é melhor para o grupo e decidirmos pela vontade da maioria, como sempre acontece.”, salientou Ribeiro.

20 Fevereiro 2018 - 08:55

Homens que tatuaram testa de adolescente são condenados

Foto: Reprodução/Youtube

Os dois homens que tatuaram a testa de um adolescente com a frase "Sou ladrão e vacilão" foram condenados pela Justiça de São Paulo. O caso ocorreu em junho do ano passado, quando a dupla divulgou um vídeo nas redes sociais com o garoto rendido após uma suposta tentativa de roubo de uma bicicleta. O tatuador Maycon Wesley Carvalho dos Reis, de 28 anos, foi condenado a três anos de reclusão em regime inicial semiaberto por crime de lesão corporal gravíssima e quatro meses e 15 dias de detenção em regime inicial semiaberto por delito de constrangimento ilegal. Ronildo Moreira de Araújo, 30, vizinho do homem, pegou três anos e seis meses de prisão em regime inicial fechado por crime de lesão corporal gravíssima e de cinco meses e sete dias de detenção em regime inicial semiaberto por crime de constrangimento ilegal. Presos desde junho de 2017, eles não poderão recorrer em liberdade. Usuário de drogas, o jovem foi internado em uma clínica de reabilitação para o tratamento de crack e álcool em Mairiporã, onde vive até hoje. Ele também passa por sessões de retirada da tatuagem. Em entrevista à Folha, o rapaz negou ter tentado furtar a bicicleta. Ele relatou que estava muito bêbado quando entrou no condomínio e que só "colocou a mão em uma bicicleta". 

20 Fevereiro 2018 - 08:43

Paramirim: Jovem de 18 anos comete suicídio e deixa carta

Foto: Reprodução

A jovem Keila Santos Oliveira, 18 anos, cometeu suicídio no fim da manhã da última segunda-feira (19), no município de Paramirim. De acordo com informações apuradas pelo Bahia Verdade, o fato aconteceu no Bairro Santo Antônio (Espanha). Na casa da vitima, um caderno com um texto que teria sido escrito por ela antes de morrer foi encontrado. No texto diz: “O motivo da minha morte será esclarecido agora, eu sempre te pedi para estar comigo e me amar, você saía e me largava em casa, e eu chorava tanto que eu não tinha mais lágrimas para chorar, mas foi melhor assim o fim da minha existência nessa terra.” O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado foi acionado ao local e o corpo da jovem foi encaminhado para Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. A Polícia Civil de Paramirim deverá  investigar o caso.

Paramirim: Jovem de 18 anos comete suicídio e deixa carta

Foto: Reprodução

20 Fevereiro 2018 - 08:31

Intervenção no Rio é ‘gesto populista’, critica Lídice

Foto: Patrick Cassiano | Bahia Verdade

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) se mostrou contrária à intervenção do governo federal no estado do Rio de Janeiro. Segundo a socialista, a medida é um “gesto populista” do governo Michel Temer (MDB). “Essa intervenção tem intenções política, como tirar da pauta a votação da reforma da Previdência, porque eles não tinham votos. Outra coisa que eles quiseram mostrar foi um gesto populista, outra é tentar salvar o desastroso governo de Pezão”, opinou, em entrevista a Mário Kertész, na Rádio Metrópole. A congressista baiana afirmou ainda que um dos objetivos da ação é alavancar o nome de Rodrigo Maia (DEM) para o governo do Rio de Janeiro. “Junto disso tem uma certa articulação para fortalecer o nome do presidente da Câmara como possível substituto de Pezão, depois de ter seu nome ventilado para presidente da República, o Maia agora vai para essa empreitada”. Para Lídice, o uso do Exército para ações no Rio “coloca em risco até mesmo a segurança do próprio Exército”. “O comandante Villas Boas demonstra sua preocupação. A fala das pessoas é quase unânime, dizendo que tecem para dar certo, mas dizem que isso também não é a solução. Não é que a população não creia no Exército, mas a população sabe que essa não é a solução”, defendeu.

 

20 Fevereiro 2018 - 08:24

Governo federal retém R$ 31 bi em gastos para saúde

Foto: Patrick Cassiano | Bahia Verdade

Em um período de 15 anos, o governo federal reteve R$ 31,25 bilhões de gastos para a área de saúde pública. Os recursos estavam previstos no Orçamento da União destinados ao setor, porém, na prática, foram cancelados ou não foram executados. De acordo com levantamento do Estadão, com o aporte seria possível custear, durante um ano, 10.416 das mais complexas unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), com nove médicos em serviço. Além disso, daria para pagar 161 milhões de sessões de hemodiálise e 70,5 milhões de partos normais e permitir a compra de 379 mil ambulâncias. A quantia retida é equivalente a um quarto de todo o Orçamento do Ministério da Saúde para este ano. Mesmo não pagas ao fim de cada ano, as despesas permitiram que o governo comprovasse a aplicação obrigatória de recursos para o segmento, conforme prevê a Constituição Federal.

19 Fevereiro 2018 - 18:49

Prefeito de Conquista quer Nilo Coelho em provável chapa com Neto: 'fortalecer interior'

Foto: Reprodução

Para o prefeito de Vitória da Conquista, no sudoeste, Herzem Gusmão (PMDB), Nilo Coelho (PSDB), ex-governador do estado, deve ser candidato a senador ou a vice-governador nas eleições deste ano. Ao Blog da Resenha Geral, que é ligado a Gusmão, o prefeito disse que o nome do ex-governador em uma eventual chapa com ACM Neto fortaleceria o interior, principalmente a região sudoeste em representatividade. “Tenho o dever como prefeito da terceira maior cidade do Estado de tomar uma posição capaz de fortalecer politicamente o interior da Bahia. Nilo Coelho é o nome capaz de robustecer a ideia política e atrair as atenções do Governo para regiões esquecidas pelo PT”, disse. Até o momento, Nilo Coelho não se pronunciou sobre a possiblidade de candidatura. “Conversas foram iniciadas. Nilo não disse que sim, mas também não disse que não aceita”, afirmou Gusmão.