BUSCA PELO ARQUIVO "03/2018"

26 Março 2018 - 14:37

Novo golpe do WhatsApp oferece facilidade para liberar carros removidos em blitze

Foto: Detran/Ba

Um novo golpe que circula pelo aplicativo WhatsApp promete facilitar a remoção de veículos retidos em blize do Detran (Departamento Estadual de Trânsito da Bahia) em Salvador e Região Metropolitana. De acordo com órgão, a fraude também tem sido aplicada via telefone. Os criminosos prometem "ajuda" mediante a pagamento e diversas reclamações já foram recebidas pela ouvidoria. "Trata-se de um golpe praticado por uma quadrilha que atua também em outros estados", afirmou o Detran. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) investiga o caso. 

26 Março 2018 - 14:32

TRF4 rejeita recurso de Lula e mantém condenação à prisão

Foto: Reprodução | Exame

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) rejeitou por unanimidade os recursos apresentados pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a pena 12 anos e 1 mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Com isso, os embargos declaratórios não foram aceitos pelos magistrados da Corte. Mesmo com a decisão, Lula não pode ser preso, já que o Supremo Tribunal Federal garantiu, em decisão provisória, a liberdade do petista até o julgamento do habeas corpus no próprio STF no dia 4 de abril. A condenação tornou o ex-presidente considerado "ficha suja" por conta da lei da Ficha Limpa, que veta a possibilidade de candidatos condenados em segunda instância concorrerem nas eleições. Para garantir o nome no pleito, o petista vai depender de uma decisão favorável do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou o Supremo Tribunal Federal (STF), que podem conceder uma autorização especial.

26 Março 2018 - 13:23

Suspeito de traficar droga do Paraguai para a Bahia é preso em Vitória da Conquista

Foto: SSP/ Divulgação

Policiais civis da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Vitória da Conquista capturaram, na manhã deste domingo (25), naquele município, Lucas Tadeu Silva Cunha, 36 anos, responsável por trazer drogas do Paraguai e distribuir em cidades do Sul e Sudoeste da Bahia. Com mandado de prisão expedido, ele acumula passagens por venda de entorpecentes e corrupção ativa. A polícia estima que Lucas, principal fornecedor de drogas, principalmente para as cidades de Vitória da Conquista e Porto Seguro, movimentava cerca de 200 quilos de maconha a cada viagem ao país vizinho. Ele foi localizado quando saía de casa, no bairro Ibirapuera, em Conquista.

Suspeito de traficar droga do Paraguai para a Bahia é preso em Vitória da Conquista

Foto: SSP/ Divulgação

Um veículo modelo Ford Ka alugado por ele por 20 dias, terminou apreendido. Uma Amarok de sua propriedade também foi levada pelos policiais. A prisão do traficante, de acordo com o delegado Neuberto Costa, titular da DTE de Conquista, ocorreu após uma sequência de outras operações que identificaram níveis mais baixos do escalão na venda de entorpecentes na cidade. "Seguimos os passos da droga que abastecia a cidade até chegar no distribuidor que buscava o material no Paraguai. Um grande de trabalho investigativo" afirmou. Acrescentou que os investigadores da DTE conseguiram também diversas imagens de carregamentos de maconha trazidos pelo criminoso. "Estimamos que 200 quilos é uma média baixa do que era trazido por ele para a região", contou.

26 Março 2018 - 12:54

Pesquisa: 74% dos eleitores consideram como ruim ou péssima gestão do prefeito de Livramento

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Uma pesquisa realizada pelo  Instituto de Pesquisas Folha Regional traz o índice de aprovação e rejeição do prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Ricardinho (REDE). De acordo com as informações divulgadas pelo instituto, o prefeito alcançou 74% de rejeição dos 590 entrevistados. No levantamento, 2%  dos eleitores disseram considerar a gestão ‘Ótima’, e ‘Boa’ para 8% dos entrevistados. É ‘Regular’ na opinião de 14%, ‘Ruim’ para 31% e para 43% tem a gestão como ‘Péssima’. Não souberam ou não responderam, 2%. A pesquisa indagou ainda aos eleitores se consideram o prefeito um político ‘Humilde’:  47% responderam que ‘Não’. 25% disseram que ‘Sim’. Os que não responderam foram 23% e 5% não sabem. Quando questionados sobre os principais problemas da cidade, as piores áreas de atuação da prefeitura, na opinião dos moradores, temas como saúde, esgoto, imposto e taxas, emprego, estradas, social, água, agricultura, combate e prevenção ao uso de drogas lideram as expectativas. Os entrevistados puderam ainda atribuir nota de 0 a 10 para cada área. A questão ‘Esgoto’ foi a pior área de atuação da prefeitura, a nota zero alcançou 72% na opinião dos moradores, e a ‘Geração de Emprego’ foi mencionada como zero por 68% dos entrevistados. A gestão ainda não se pronunciou sobre o assunto.

26 Março 2018 - 12:34

Padre é atingido com golpes de facão em está em coma em hospital de Feira de Santana

Foto: Reprodução

O padre Carlos Vianey Oliveira, 63 anos, passou por uma cirurgia durante a madrugada deste sábado (24), deixou a sala por volta de 1h e foi induzido ao coma. Ele foi internado no Hospital Unimed, em Feira de Santana, depois de ser agredido com golpes de facão na porta de casa, no final da tarde desta sexta-feira (23). O autor da tentativa de homicídio foi preso. O arcebispo de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino, contou que padre Vianey foi atingido nas mãos, punhos, braços e no rosto. A arquidiocese está acompanhando o caso e disse que o religioso precisará passar por outros procedimentos médicos nos próximos dias. ”Os golpes atingiram o rosto e os braços dele, acredito que porque tentou se defender, e ele ainda será submetidos a outros procedimentos. Ele estava de licença do sacerdócio, mas não estava suspenso, ou seja, poderia realizar celebrações na capela da casa dele e ajudava outros padres durante a missa. A licença aconteceu por conta da saúde dele”, afirmou.

Padre Vianey estava na porta de casa, em São José de Itapororoca, no distrito de Maria Quitéria, na região de Feira, quando Raimundo Marcos Vieira Bento, 32, teria se aproximado. O bandido estava armado com um facão, e aplicou os golpes de surpresa sobre o religioso. A vítima foi socorrida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o hospital. O crime assustou os moradores. Um dos vizinhos, Hamilton Moreira, disse em entrevista para a TV Subaé que saiu da casa do padre minutos antes do crime.”Sempre acompanhei o padre. Disse para ele ‘padre, vou em casa e volto’. Fui dá a merenda dos meninos, e quando voltei já tinha acontecido essa fatalidade. Quando eu cheguei já era tarde”, disse. Raimundo fugiu após do crime, mas foi preso algumas horas depois por policiais da 65ª Companhia Independente da PM (CIPM/Feira de Santana). Em nota, a Polícia Militar informou que os PMs fizeram rondas na região e prenderam o suspeito em flagrante. Ele foi conduziu para o Complexo de Delegacias do Sobradinho. A Polícia Civil informou que Raimundo vai responder por tentativa de homicídio, e que será apresentado em audiência de custódia na segunda-feira (26). Os investigadores ainda apuram o motivo do crime.

CONTINUE LENDO

26 Março 2018 - 12:22

Menino de 1 ano que entrou em coma após receber anestesia morre em hospital de Salvador

Foto: Reprodução

O pequeno Kayllan Dias, de um ano e seis meses, que estava internado no Hospital Teresa de Lisieux há um mês, morreu na noite de sexta-feira (23). A informação foi publicada no G1 e confirmada pela assessoria da unidade médica, em nota, na manhã de sábado (24). O corpo do menino foi levado para o Instituto Médico Legal (IML), onde a família aguarda a liberação. Kayllan deu entrada no hospital após sofrer um corte na mão em casa, pouco depois das 20h do dia 23 de fevereiro. Na unidade, ele sofreu quatro paradas cardíacas e entrou e coma, após tomar anestesia.Conforme a família, ele se cortou, perto do punho, ao brincar com um vidro de perfume. ”Ele chegou [no hospital] brincando. Tem filmagens dele ‘batendo parabéns’, me chamando de mãe e soltando beijos”, relatou a mãe da criança. Na época, a família da criança disse que houve demora no atendimento e acusou o hospital de negligência. Além disso, os pais de Kayllan acreditam que ele entrou em coma depois de uma dosagem errada de anestesia. O médico que aplicou a substância chegou a ser afastado e o Hospital Teresa de Lisieux informou que abriu uma sindicância para apurar as denúncias da família do garoto.

26 Março 2018 - 12:18

Bebê de 1 mês com malformação no coração precisa de vaga em hospital para fazer cirurgia

Foto: TV Bahia

Um bebê com apenas um mês está internado em estado grave, no Hospital Municipal Esaú Matos, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Heloysa Lisboa possui cardiopatia congênita complexa e precisa de uma vaga em um hospital especializado para fazer uma cirurgia, mas a unidade de saúde onde ela está internada não faz o procedimento médico. De acordo os pais da criança, aos sete dias de vida Heloysa precisou ser internada na UTI neonatal do hospital por conta da cardiopatia, que é uma malformação no coração e desde então não deixou a unidade de saúde. ”É de apertar o coração ver que a filha da gente não consegue nem chorar, a única coisa que a gente consegue ver é a lágrima saindo do olho dela”, disse o pai Wesley de Carvalho. A família, que mora em Barra do Choça, a cerca de 30 km de Vitória da Conquista, não tem como permanecer no hospital, nem na cidade onde fica o hospital em que a filha está internada. Com isso, todos os dias eles precisam fazer o trajeto para acompanhar a internação do bebê. ”A gente está de mãos atadas, a gente não sabe o que fazer. Não aguento mais chegar no hospital e vê minha filha daquele jeito, toda inchada. Ela precisa urgentemente dessa cirurgia, para sobreviver”, disse a mãe da criança, Gisele Lisboa. Por meio de nota, o Hospital Municipal Esaú Matos informou que oferece todos os cuidados necessários e disponíveis e que solicitou, em caráter de urgência, a transferência do bebê para um centro especializado já que Vitória da Conquista não possui. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) foi procurada, mas ainda não se posicionou sobre o caso. Os pais, angustiados, correm contra o tempo. Eles conseguiram uma determinação da Justiça no dia 7 de março para transferência imediata de Heloysa para um hospital público ou particular que faça a cirurgia. A espera tem uma multa de R$ 1 mil por dia. Entretando, a família segue sem respostas. ”A médica já chegou para gente e falou que o coração dela [Heloysa] não está aguentando e não vai aguentar se não fizer essa cirurgia logo. A gente está aqui no apelo para ver se consegue uma vaga logo para minha filha”, concluiu Wesley.

26 Março 2018 - 09:54

Confira agenda da CLIMEDI desta semana

Foto: Divulgação

25 Março 2018 - 11:34

Quadrilha de tráfico e roubo de veículos presa em Mucugê

Foto: Divulgação

Osvaldo Souza Ribeiro Filho mais conhecido como 'Nego', Lourisvaldo Souza Ribeiro, o 'Real', Adervaldo João José da Silva Neto e Pedro Neto Silva Nogueira, o 'Dinho', dono de um ponto do tráfico, foram presos, na sexta-feira (23), após a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Chapada), receber uma denúncia de que a quadrilha estava realizando venda de drogas no povoado de Brejo de Cima, localizado no município de Mucugê. O quarteto tem envolvimento também com roubos de veículos, na região. “Uma operação foi montada para buscar os acusados. Prendemos primeiro o Nego que estava em liberdade condicional por roubo. Já Real é envolvido com roubo de motocicletas e participou de uma tentativa de estupro. É uma quadrilha perigosa. Tirá-los das ruas trará sossego para a cidade”, comentou o comandante da Cipe Chapada major Ricardo Passos. Com a dupla foram encontrados maconha e uma motocicleta Honda CG Titan, placa BXX 3112. “Os criminosos indicaram o bar de Dinho, que era onde ficava localizado o ponto do tráfico da quadrilha. Ao chegarmos lá encontramos Adervaldo que também estava de posse de maconha e no bar apreendemos ainda mais 14 tabletes de maconha, R$ 544,40, seis cartuchos de espingarda calibre 32, diversos sacos para embalar a droga e uma calça camuflada”, explicou o major. Os três criminosos foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Seabra onde foram autuados em flagrante. Em outra ação da Cipe Chapada, Alan dos Santos foi preso, também, no município de Mucugê, pois possuía um mandado de prisão em aberto. O criminoso foi apresentado na Delegacia Territorial onde aguarda transferência para o presídio. “Saímos para uma ronda de rotina, notamos o criminoso e ao realizar a abordagem verificamos no sistema que ele possuía um mandado em aberto”, contou o major Ricardo Passos.

25 Março 2018 - 11:22

General critica decisão do STF a favor de Lula: Envergonhado

Foto: Reprodução

A decisão do STF, Supremo Triubunal Federal, de garantir salvo-conduto ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva até o dia 4 de abril, foi criticada pelo general da reserva do Exército brasileiro, Antonio Hamilton Martins Mourão, em suas redes sociais. Sobre a sessão da última quinta-feira (22) no STF, Mourão afirmou que se sentiu “envergonhado” pelo o que chamou de “covardia moral” dos ministros do Supremo. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o militar era cotado para ser o vice do deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) na corrida pelo Palácio do Planalto, mas desistiu após se aposentar no mês passado.