BUSCA PELO ARQUIVO "04/2018"

24 Abril 2018 - 10:56

Seis pessoas morrem em acidente na BR-116; Cinco ficaram gravemente feridas

Foto: Reprodução/Estado de Minas

Na madrugada de segunda-feira (23), um grave acidente envolvendo um ônibus, uma carreta e uma caminhonete resultou na morte de seis pessoas. De acordo com informações da Agência Brasil, o fato ocorreu por volta das 0h15, em trecho da BR-116, próximo a cidade de Governador Valadares, em Minas Gerais. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), 12 pessoas ficaram feridas e cinco foram internadas em estado grave. Os feridos foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ainda conforme o órgão, outras pessoas que estavam no veículo também tiveram ferimentos leves. Após o acidente, a pista foi totalmente interditada e liberada somente às 4h. O ônibus e a caminhonete foram retirados da via, no entanto, a carreta permanece no trecho e será retirada posteriormente. Há suspeita de que o condutor da caminhonete estava embriagado no momento da batida, pois foram encontradas latas de cerveja dentro do veículo. Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade.

24 Abril 2018 - 10:29

Justiça inclui trabalho infantil em cálculo de tempo para aposentadoria

Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), de Porto Alegre, mandou incluir no cálculo da aposentadoria o trabalho na infância. A decisão levanta polêmica entre especialistas em razão do ativismo judicial e da legitimação da exploração de crianças. A medida vale para todo o país. Na prática, os desembargadores proibiram, em julgamento no dia 9 de abril, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de fixar idade mínima para contagem dos anos de serviço e contribuição. O INSS foi notificado na última quarta-feira (18) e diz que vai recorrer manter o reconhecimento do tempo de serviço só a partir dos 16 anos. A sentença diz respeito a uma ação civil pública ajuizada em 2013 pelo MPF. A sentença diz respeito a uma ação civil pública ajuizada em 2013 pelo MPF (Ministério Público Federal). A relatora do acórdão, desembargadora federal Salise Monteiro Sanchotene, afirma que as regras editadas para proteger crianças “não podem prejudicá-las naqueles casos em que, não obstante a proibição constitucional e legal, efetivamente, trabalharam durante a infância ou a adolescência”. Ela afirma que o trabalho infantil se faz presente no Brasil e lembra que, apesar das normas protetivas, crianças são levadas pelos pais a auxiliar no sustento da família nos meios rural e urbano. “Além disso, há aquelas que laboram em meios artísticos e publicitários”, escreve Sanchotene. No Brasil, porém, o trabalho só é legalmente reconhecido após os 16 anos de idade. Na condição de aprendiz, é autorizado a partir dos 14. Pela jurisprudência, entram nos cálculos de benefícios previdenciários atividades exercidas depois dos 12 anos. Segundo o IBGE, 1 milhão de crianças trabalhavam no Brasil no ano passado. A relatora do acórdão, desembargadora federal Salise Monteiro Sanchotene, afirma que as regras editadas para proteger crianças “não podem prejudicá-las naqueles casos em que, não obstante a proibição constitucional e legal, efetivamente, trabalharam durante a infância ou a adolescência”. Ela afirma que o trabalho infantil se faz presente no Brasil e lembra que, apesar das normas protetivas, crianças são levadas pelos pais a auxiliar no sustento da família nos meios rural e urbano. “Além disso, há aquelas que laboram em meios artísticos e publicitários”, escreve Sanchotene. No Brasil, porém, o trabalho só é legalmente reconhecido após os 16 anos de idade. Na condição de aprendiz, é autorizado a partir dos 14. Pela jurisprudência, entram nos cálculos de benefícios previdenciários atividades exercidas depois dos 12 anos. Segundo o IBGE, um milhão de crianças trabalhavam no Brasil no ano passado.

24 Abril 2018 - 10:21

Vice-prefeita de cidade no oeste da Bahia é presa por desacato a policiais

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Solange Pereira Martins de Novais (PSB), vice-prefeita da cidade de Morpará, no oeste da Bahia, foi presa na madrugada de domingo (22), de acordo com informações da Polícia Militar,  por desacato a autoridade após discussão com policiais . Conforme a Polícia Militar, a mulher apresentava sinais de embriaguez e precisou ser algemada. De acordo com o G1, a PM informou que a situação aconteceu após um desentendimento por causa de um carro. A vice-prefeitura foi conduzida para a delegacia e, ao chegar no local, tentou impedir os policiais de entrar na unidade. Conforme a polícia, Solange ficou exaltada e xingou os militares. Por conta do estado em que estava, ela precisou ser algemada. Segundo a PM, a medida foi tomada para proteger a integridade física de Solange e dos policiais, porque ela estaria descontrolada.

24 Abril 2018 - 10:04

PT reafirma candidatura de Lula para presidência da República

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Diretório Nacional do PT se reuniu nesta segunda-feira (23), em Curitiba, para definir as próximas ações do partido. Em nota, reiterou a inocência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o registro oficial da candidatura dele em 15 de agosto. Antes, o PT indicará, em 28 de julho, o nome de Lula como o candidato da legenda para as eleições presidenciais de outubro. O ex-presidente está detido, na Superintendência da Polícia Federal de Curitiba, desde o último dia 7. Ele foi condenado a 12 anos e um mês por corrupção e lavagem de dinheiro.De acordo com o PT, mesmo preso, Lula será candidato. O partido pretende conclamar várias frentes em defesa da candidatura do ex-presidente. Paralelamente, serão lançadas ações nas redes sociais e nas ruas. Também serão mantidos o acampamento e a vigília, na capital paranaense, denominados Lula Livre em Curitiba.

24 Abril 2018 - 09:53

Forró do Mica: Corra adquira seu ingresso pois vem aí virada de preço

Foto: Divulgação

Está chegando o grande dia! As vendas estão indo de vento em polpa e você não pode ficar de fora, porque se aproxima também a virada de preço! Isso mesmo! A virada de preço do segundo lote de ingressos do Forró do Mica é no dia (27) mas você não pode esperar terminar, né? Aproveite, pois existe a possibilidade de ser esgotado antes da data! Vá até um dos pontos de vendas mais próximo de você e adquira o seu ingresso! O melhor evento do ano te espera e você é o nosso convidado! Quem avisa, amigo é! Compre antes e garanta a sua entrada para o Forró do Mica! O esgotamento está sujeito à alterações por conta do fluxo de vendas, então não dê bobeira porque vem virada de preço aí! 

23 Abril 2018 - 11:54

Aracatu: Polícia Militar recupera motocicleta roubada

Foto: Divulgação | Polícia Militar

No último sábado (22), por volta de 9h, a radiopatrulha do Destacamento Policial Militar de Aracatu (34ª CIPM) encontrou, nas proximidades de um posto de combustíveis, no citado município, uma motocicleta roubada e com placa policial adulterada. O veículo foi  conduzido e apresentado ao preposto da delegacia policial local,. O condutor não foi localizado. Observa-se o grande número de veículos recuperados pela 34ª CIPM nesse início de ano. De acordo com a companhia, esse fato decorre da estratégia de policiamento implementada pelo comando da unidade.

23 Abril 2018 - 11:52

Guanambi: mulher é assassinada em casa noturna

Foto: Reprodução | Portal Vilson Nunes

Uma identificada como Suzimaura Mesquita, 42 anos, foi assassinada à tiros na noite do último domingo (22), dentro de um prostíbulo situado na avenida Amazonas, Bairro São José, em Guanambi. De acordo com informações do Portal Vilson Nunes, dois indivíduos chegaram ao local a bordo de uma motocicleta, adentraram e um deles efetuou seis disparos de arma de fogo contra a vítima. Ela morreu ainda no local. O Departamento de Polícia Técnica esteve no local e o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. Ainda não há informações sobre a autoria ou motivação do crime. A principal suspeita da Polícia Civil é que o crime tenha ligação com o tráfico de drogas. Suzimaura é irmã da vereadora de Palmas de Monte Alto, Rosemaura Mesquita.

23 Abril 2018 - 11:49

Sindicato oferece recompensa por informações sobre a morte do delegado Marco Torres

No intuito de colaborar com a equipe de investigação, o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia oferece uma recompensa de R$ 10 mil (dez mil reais) para quem fornecer informações que identifiquem o(s) autor (es) da morte do delegado MARCO TORRES, titular da Delegacia de Barra da Estiva. A denúncia pode ser feita anonimamente através do telefone (77) 98104-1010. De acordo com o presidente da entidade, Fabio Lordello, a iniciativa tem o condão de contribuir para a elucidação do crime. "Nossos colegas estão focados e a Diretoria da ADPEB/Sindicato decidiu oferecer a recompensa por entender que este é mais um mecanismo que pode auxiliar e agilizar as investigações. Temos absoluta confiança na capacidade da equipe de policiais designada”, explica.  O corpo do delegado Marco Torres foi encontrado carbonizado no município de Anagé, na última sexta-feira, dia 13. De acordo com relatos, o servidor desapareceu logo depois que viajou de Barra da Estiva para Vitória da Conquista - a distância entre as duas cidades é de cerca de 190 quilômetros. Marco Torres dirigia uma caminhonete e levava uma motocicleta na carroceria.

23 Abril 2018 - 11:40

Menina de 9 anos é baleada após reagir a tentativa de estupro de garoto de 11

Foto: Imagem Ilustrativa

Uma menina, de apenas nove anos, foi baleada na região das nádegas na última sexta-feira (20), após resistir a uma tentativa de estupro no município de Teixeira de Freitas. A história já seria assustadora, mas o fato de o suspeito de ter cometido o crime ser um garoto de apenas 11 anos, vizinho da vítima, faz com que o enredo se torne quase que inacreditável. De acordo com a assessoria da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), a menor foi socorrida por populares para o hospital municipal. Atingida por um disparo feito por uma arma popularmente conhecida como garrucha, ela passou por uma cirurgia no local e segue internada. Apreendido, o menino, que é órfão de mãe, foi encaminhado para a delegacia da cidade, onde prestou depoimento na presença de um membro do Conselho Tutelar, sendo liberado em seguida. A polícia já sabe que a arma pertence a um irmão dele, de 17 anos, que já tem passagens por tráfico de drogas. A Polícia Militar da Bahia disse ainda que a madrasta do garoto também foi conduzida à delegacia para prestar esclarecimentos, uma vez que o crime foi cometido na casa dela. A arma, que possui dos canos, foi apresentada por uma das irmãs do garoto. O caso segue sendo investigado pela Policia Civil.