BUSCA PELO ARQUIVO "06/2018"

28 Junho 2018 - 18:37

Fachin libera para o plenário do Supremo pedido de liberdade de Lula

Foto: Carlos Moura/SCO/STF

O ministro Luiz Edson Fachin liberou nesta quinta-feira (28) para julgamento no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) o recurso da defesa de Luiz Inácio Lula da Silva contra a decisão que arquivou o pedido de liberdade do ex-presidente. Caberá à presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, marcar a data. Com a decisão de liberar o caso para a pauta do plenário antes mesmo de parecer da PGR, Fachin tenta garantir que o pedido de liberdade de Lula seja analisado pelo plenário na volta do recesso, a fim de evitar uma decisão liminar (provisória) de outro ministro antes disso. O STF entra em recesso em julho e retoma as atividades em agosto. Fachin tomou a decisão de liberar o processo depois que a defesa de Lula apresentou um novo pedido de liberdade e solicitou a mudança de relator. Lula foi preso em abril, depois de ser condenado pelo Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF-4) a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP). Lula se diz inocente. A prisão do ex-presidente foi baseada em entendimento do STF de que a pena pode começar a ser cumprida a partir da condenação na segunda instância, como o TRF-4. A defesa de Lula, no entanto, argumenta que ele tem direito de ficar livre enquanto houver possibilidades de recursos.

28 Junho 2018 - 18:27

Manga: Bom pegamento das flores deve elevar produção em Livramento

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Os pomares de manga de Livramento de Nossa Senhora (BA) têm sido favorecidos pelo clima em 2018. Chuvas no início do ano contribuíram para o bom desenvolvimento das plantas que, no fim de maio, já estavam cobertas de flores. Diferentemente do ano passado (quando a seca foi mais rigorosa), produtores têm grandes expectativas para a safra do segundo semestre deste ano, que deve ter maior produtividade – a colheita do primeiro semestre na região já registrou rendimento 13% maior que o do mesmo período de 2017. Outro fator que vem animando mangicultores baianos é a boa qualidade das frutas, cujo calibre já está mais adequado aos padrões de qualidade exigidos pelo mercado. Assim, a expectativa é conseguir melhores preços para a fruta, visando garantir a boa rentabilidade, uma vez que os custos com irrigação tendem a aumentar no segundo semestre.

Manga: Bom pegamento das flores deve elevar produção em Livramento

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

28 Junho 2018 - 11:23

Datena afirma que vai se candidatar ao Senado: 'pode confirmar'

Foto: Veja

O apresentador de TV José Luiz Datena confirmou que vai se candidatar ao Senado pelo DEM nas eleições 2018. O jornalista deve integrar a coligação do ex-prefeito da capital João Doria (PSDB). Datena confirmou ao jornal O Estado de S. Paulo na manhã de quarta-feira (27), que fará a candidatura, mas disse que não podia dar mais detalhes. "Pode confirmar, mas não posso adiantar nada antes do lançamento oficial", disse. O partido reservou uma sala no Hotel Intercontinental, na região central de São Paulo, para o anúncio na quinta-feira, 28. Em maio, uma pesquisa do Ibope/Band mostrou que o apresentador tinha 24% das intenções de voto, atrás do vereador Eduardo Suplicy (PT), com 30%. Neste ano, cada Estado elege dois senadores. Em 2016, Datena cogitou entrar na disputa para a Prefeitura de São Paulo, mas desistiu. Esta era a última semana para o apresentador decidir sobre sua participação nas eleições deste ano - ele cogitou disputar a Presidência, mas depois recuou. A Justiça Eleitoral determina que pré-candidatos a cargos eletivos estão proibidos de apresentar programa de rádio ou TV a partir do próximo sábado.
 

Por: Juliana Alves

28 Junho 2018 - 10:58

Chega ao fim com muito sucesso os festejos juninos de Livramento de Nossa Senhora

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Durante todo o mês de junho a cidade de Livramento de Nossa Senhora manteve as tradições e realizou as comemorações com muito zelo, organização e alegria. A festa junina central aconteceu nos dias 23 e 24 na Praça João Marques de Oliveira e foi animada por grandes nomes da música nacional como Marcos e Belutti, Forró Anjo Azul, Sergiane e Forrozão Corta Fogo, Dedim Gouveia, Bonde do Forró e Chris Pimenta. Estiveram prestigiando o evento os deputados federais José Rocha e Benito Gama, o deputado estadual Marquinhos Viana, além do prefeito Ricardinho Ribeiro, a primeira dama Leila Ismara e vereadores. Para o prefeito Ricardinho esse é um momento de muita alegria para a cidade. "Os festejos trazem uma alegria que é contagiante, e ver o nosso povo satisfeito nos alegra ainda mais. Não mediremos esforços para fazer o melhor por nossa cidade e para o nosso povo.  Com o apoio do governo do estado conseguimos realizar uma linda festa que encanta a quem participa." Frisou o prefeito. Veja fotos em nossa galeria de eventos.

28 Junho 2018 - 10:50

Ibope: Lula mantém liderança na disputa presidencial e Bolsonaro fica em segundo

Foto: Reprodução

Pesquisa Ibope divulgada hoje (28) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança na corrida pelo Palácio do Planalto, e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) fica em segundo lugar.

De acordo com o levantamento, o petista tem 33% das intenções de votos. Já o parlamentar tem 15%. A ex-ministra Marina Silva (Rede) aparece em terceiro lugar, com 7%, enquanto Ciro Gomes (PDT) soma 4%, empatado com o pré-candidato do PSDB, Geraldo Alckmin.

O instituto ouviu 2 mil eleitores em 128 municípios entre os dias 21 e 24 de junho.

– Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 33%
– Jair Bolsonaro (PSL): 15%
– Marina Silva (Rede): 7%
– Ciro Gomes (PDT): 4%
– Geraldo Alckmin (PSDB): 4%
– Álvaro Dias (Podemos): 2%
– Manuela D'Ávila (PC do B): 1%
–  Fernando Collor de Mello (PTC): 1%
–  Flávio Rocha (PRB): 1%
– Levy Fidelix (PRTB): 1%
– João Goulart Filho: 0%
– Outro com menos de 1%: 2%
– Brancos/Nulos: 22%
– Não sabe/não respondeu: 6%

28 Junho 2018 - 10:46

Brasil vence a Sérvia por 2 x 0 e garante 1º lugar do Grupo E

Foto: Divulgação / Fifa

Em sua melhor atuação na Copa, até agora, a seleção brasileira venceu a Sérvia por 2 x 0 em Moscou. Com a vantagem do empate para se classificar, o Brasil teve paciência para tocar a bola, arriscar pouco e não ceder contra-ataques ao adversário. A defesa brasileira saiu-se bem contra os atacantes sérvios que, embora mais altos e fortes, tiveram poucas chances de gol. Foi uma vitória sem sustos, em que o “jogo seguro” prevaleceu sobre o “jogo bonito”. Com gols de Paulinho e Thiago Silva, o Brasil soube se defender bem e aproveitar as falhas da defesa sérvia. Na entrevista após a partida, Thiago Silva afirmou que a seleção teve paciência e aplicação durante o jogo e “soube sofrer”. “Desde o primeiro jogo até aqui, tivemos dificuldades em alguns momentos. O mais importante foi que a equipe soube sofrer. O outro lado também tem qualidades.” O Brasil não foi para cima da Sérvia, buscando o gol o mais rápido possível, como alguns poderiam esperar. Neymar usou pouco seu repertório de dribles e fez um jogo mais voltado para o coletivo.

Por: Juliana Alves

28 Junho 2018 - 10:35

Deputados visitaram Livramento no São João

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Os deputados federais José Rocha e Benito Gama e o deputado estadual Marquinhos Viana visitaram a cidade de Livramento de Nossa Senhora no último domingo (24). O prefeito Ricardinho Ribeiro ao lado da primeira dama Leila Ismara, além da vice-prefeita Joanina Sampaio, vereadores e secretários municipais, recepcionaram a comitiva que cumpriram agenda na cidade com diversas lideranças e a noite prestigiaram os shows musicais de Dedim Goveia, Bonde do Forró e Cris Pimenta na Praça João Marques de Oliveira.

26 Junho 2018 - 10:49

Com jogo do Brasil, bancos devem fechar às 13h amanhã

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

As agências bancárias de todo o país vão fechar mais cedo nesta quarta-feira (27) por causa do jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo. A partida contra a Sérvia será às 15h (horário de Brasília). O horário excepcional será determinado por cada banco, mas a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) recomenda que seja das 9h às 13h. A recomendação da Febraban segue uma circular do Banco Central publicada em maio, que permite que as agências bancárias funcionem por, pelo menos, quatro horas em dias de jogos do Brasil na Copa. Mesmo sem compromisso de seguir um horário específico, as agências são obrigadas a afixar avisos com o horário de funcionamento nos dias de jogos do Brasil com pelo menos 48 horas de antecedência.

26 Junho 2018 - 10:08

Bahia tem 75 vítimas de queimaduras por fogos e explosão de bombas no período do São João

Foto : Mateus Pereira/GOVBA

A Bahia registrou 75 atendimentos de vítimas de queimaduras por fogos e explosão de bombas entre sexta-feira (22) e segunda-feira (25), segundo balanço divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado. De acordo com a Sesab, o Hospital Geral do Estado, em Salvador, teve o maior número de ocorrências relacionadas aos festejos de São João. Foram realizados 43 atendimentos, com 11 vítimas de queimaduras por fogos e 32 por explosão de bomba. No Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, outra unidade referência em atendimento a queimados, deram entrada 14 vítimas. Outros hospitais do interior do estado também registraram atendimentos: Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana (4); Geral de Itaparica (1); Dantas Bião, em Alagoinhas (1); Regional de Juazeiro (7); Regional da Chapada, em Seabra (3), e Regional Costa do Cacau, em Ilhéus (2).

26 Junho 2018 - 10:00

Dicas de Dr. Ricardo Barbosa sobre uso correto dos colchões

Foto: Divulgação

Dormir nem sempre significa descanso de verdade, porque o colchão e o travesseiro podem não serem os mais adequados para um determinado tipo físico. Por isso, é preciso ter cuidado na hora de comprar um colchão ou travesseiro para evitar noites mal dormidas, dores no corpo e problemas de coluna.  As pessoas passam aproximadamente um terço de suas vidas dormindo, uma pessoa de 71 anos, por exemplo, passou pelo menos 23 anos dormindo. Na hora de comprar um colchão ou travesseiro, deve-se levar em conta o peso do consumidor, a qualidade do produto e a preferência por conforto ou necessidades especiais.

Dicas de Dr. Ricardo Barbosa sobre uso correto dos colchões

Foto: Divulgação

O colchão ideal deve ser firme o bastante para suportar o peso corporal e flexível o suficiente para acomodar as saliências físicas (quadril, ombros e joelhos) a coluna vertebral na posição correta. O principal é que seja novo, de boa qualidade e tenha as especificações do biótipo do paciente. Durante o período de sono, o colchão deve manter a postura correta da coluna, proporcionar o relaxamento muscular, a livre circulação sanguínea e a transpiração. Para aumentar a vida útil do seu colchão, gire-o horizontalmente, invertendo o lado dos pés e da cabeça. Esta operação deve ser repetida a cada três meses.