BUSCA PELO ARQUIVO "06/2019"

28 Junho 2019 - 09:40

Empresa de mineração deve gerar 440 novos empregos em Brumado e Tanhaçu

Foto - Divulgação / SDE

A implantação de uma unidade da MG Óxidos, no Município de Brumado, na Bahia, gera atualmente 40 empregos diretos e 100 indiretos. O investimento foi de aproximadamente R$ 6 milhões, com a produção de 15 mil toneladas de calcário/óxidos para o mercado Siderúrgico. As obras de implantação foram visitadas por uma equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), na semana passada. O projeto é fruto de protocolo de intenções assinado com o Governo do Estado, por meio da SDE, no mês passado. “Esse investimento trouxe para Brumado, que é conhecida como a 'Capital do Minério', por possuir em seu subsolo variados tipos de minerais, e a Tanhaçu, que é produtor de cal, calcário e mármore, um crescimento significante na economia e geração de novos empregos na região”, afirmou João Leão, vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico. A MG Óxidos atua na produção de calcário estabilizado e customiza calcário e minério, conforme solicitação dos seus clientes. A empresa possui um pré-acordo com a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) para a construção de um terminal logístico ferroviário, proporcionando a geração de 300 empregos durante a construção e mais 150 na operação plena do projeto.

28 Junho 2019 - 09:25

Clinico Geral e Ultrassonografista: Dr. Alfredo Machado Matias atendendo de Segunda a Sábado

Foto: Divulgação

A ultrassom ou ultrassonografia abdominal total é o exame realizado para identificar alterações no abdômen, que utiliza ondas sonoras de alta frequência para visualizar órgãos internos, como fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, rins, e bexiga, por exemplo. Algumas das principais indicações do ultrassom incluem: Identificar a presença de tumores, cistos, nódulos ou massas no abdômen; Observar a presença de cálculos na vesícula e vias urinárias; Detectar alterações na anatomia dos órgãos abdominais, que acontecem em algumas doenças; Identificar inchaço ou alterações sugestivas de inflamação nos órgãos, como acúmulo de líquido, sangue ou pus. Clínica Climedi,marque sua consulta.

28 Junho 2019 - 09:22

Suspeito de homicídios e roubos faz criança de dois anos refém ao ser preso

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

Um jovem fez uma criança de 2 anos refém na manhã desta quinta-feira (27), em Feira de Santana. A situação aconteceu no momento em que ele foi abordado por policiais devido a um mandado de prisão em aberto. Darlan da Silva Conceição é suspeito de cometer homicídios, latrocínios e roubos. Conforme a Polícia Civil, ele estava escondido dentro da casa de uma amiga, no bairro Caseb, quando foi surpreendido por policiais. Na ocasião, o suspeito segurou o menino, que é filho da amiga e afilhado dele, e disse que só soltaria quando ele chegasse na delegacia. Darlan da Silva ainda exigiu a presença da imprensa. Segundo informações da polícia, a criança não sofreu ferimentos, mas foi encaminhada em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Estadual da Criança (HEC). De acordo com a Polícia Civil, Darlan da Silva foi preso com uma pistola ponto 40, de uso da polícia, e um revólver 38. O suspeito negou os crimes e informou que estava com as armas para se defender de pessoas que fazem parte de um grupo criminoso e que querem matar ele. O jovem foi autuado em flagrante e será encaminhado para o Conjunto Penal de Feira de Santana.

28 Junho 2019 - 09:15

Dois homens morrem após ciclista passar atirando em Vitória da Conquista

Foto: Blog Regional

Dois homens morreram depois de serem baleados na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, na quinta-feira (27). De acordo com a Polícia Militar, um homem que passou de bicicleta pelo local atirou nas vítimas e fugiu. Ainda segundo a PM, o caso ocorreu na Avenida Frei Benjamin, na altura do bairro Brasil, por volta das 19h30. Não há informações sobre a motivação do crime. O Samu chegou a ser acionado, mas encontrou os homens mortos ao chegar no local. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade. Não há informações sobre o sepultamento. O caso é investigado pela Polícia Civil da cidade.

28 Junho 2019 - 09:11

Enem: Nenhuma escola da rede pública da Bahia aparece entre as 100 primeiras do estado

Foto: Reprodução

A primeira escola estadual da Bahia no ranking das instituições com as melhores médias gerais no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aparece na posição 115. O Colégio da Polícia Militar Eraldo Tinoco, em Vitória da Conquista, apresentou o melhor desempenho da rede pública de ensino da Bahia com média geral 592,16. Os dados foram divulgados pelo Inep nesta quinta-feira (27) e computados pela startup de educação Evolucional. A instituição de ensino baiana com a melhor média geral, considerando todas as escolas do estado, foi o Colégio Bernoulli, com média 706,55 e a posição 17 no Brasil inteiro. O ranking baiano segue com o Colégio Helyos, de Feira de Santana, no segundo lugar com média geral 691,39 e ocupando a posição 40 nacionalmente; com o Colégio Acesso, também de Feira, com 690,05 e sendo o 43 do Brasil; seguido pelo Anchieta, com média 671,05 e 114º colocado em nível nacional. A primeira escola pública da lista é uma instituição federal e aparece na 10ª posição em âmbito estadual e 496ª no nacional, o Colégio Militar de Salvador, com média geral 642,84.

28 Junho 2019 - 09:01

No G20, Bolsonaro se reúne com Trump: 'Temos muita coisa em comum'

Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro se encontrou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, hoje (28), durante o G20, em Osaka, no Japão. Os mandatários falaram sobre mais sanções econômicas tanto para Venezuela como para Cuba, de acordo com o declaração do deputado federal Eduardo Bolsonaro à TV Globo. "Sempre o admirei desde antes das eleições. Temos muita coisa em comum. Somos dois líderes de países que, juntos, podemos fazer muito por seus pobres. Estamos à disposição para conversar com Trump, de modo que possamos fazer parcerias. Gosto muito do povo americano. A política do Brasil mudou de verdade. Nos interessa e temos o prazer de nos aproximar dos Estados Unidos", disse Bolsonaro, durante o encontro. Bolsonaro também manifestou apoio a Trump na tentativa de reeleição e o convidou para visitar o Brasil antes do pleito. O presidente americano respondeu que pretende visitar o Brasil, mas não chegou a marcar uma data. "Você tem ativos que alguns países nem conseguem imaginar. É um tremendo país, com uma população tremenda, então estou entusiasmado para ir", declarou o presidente americano. Bolsonaro ainda se reuniu com o presidente espanhol, Pedro Sánchez, e publicou no Twitter um comentário que fez a ele sobre a prisão de um sargento brasileiro da aeronáutica, em um avião da FAB da comitiva presidencial, com 39 kg de cocaína, no aeroporto de Sevilha, na Espanha. “Aproveitei para agradecê-lo pelo modo como as autoridades espanholas estão lidando com o caso dos entorpecentes apreendidos em avião da FAB e reafirmei minha defesa por punição severa para o tráfico”, escreveu, na rede social.

28 Junho 2019 - 08:53

Brasil vence o Paraguai nos pênaltis e avança na Copa América

Foto : Lucas Figueiredo/CBF

A seleção brasileira avançou para a semifinal da Copa América 2019 depois de vencer nos pênaltis o Paraguai na noite de quinta-feira (27), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pelas quartas de final da competição. O time comandado pelo técnico Tite não saiu do 0 a 0 no tempo normal. Com a classificação, o Brasil aguarda o resultado do confronto entre Venezuela e Argentina, marcado para sexta-feira  (28), às 16h, no Rio de Janeiro. Depois de um primeiro tempo sem inspiração, o time comandado pelo técnico Tite foi para o tudo ou nada na etapa final. No entanto, a equipe paraguaia se defendia como podia. O goleiro Gatito Fernandéz fechou a porteira e impediu que o Brasil marcasse.  Na cobrança de penalidades, o Brasil se superou: venceu por 4 a 3 e garantiu a presença nas semis. Marcaram para a equipe Canarinho Willian, Marquinhos, Coutinho e Gabriel Jesus. No lado paraguaio, marcaram Almirón, Valdez e Rojas. O goleiro Alisson chegou a defender uma das cobranças do Paraguai.

27 Junho 2019 - 09:59

PRF flagra adolescente viajando em para-choque de caminhão na BR-101

Foto: Divulgação / PRF-BA

Uma situação inusitada e perigosa foi flagrada na manhã de terça-feira (25) na BR 101, quando policiais rodoviários federais avistaram um adolescente viajando pendurado no parachoque de um caminhão. A ação ocorreu durante patrulhamento de rotina da PRF no trecho entre as cidades de Itabela e Eunápolis. A equipe foi surpreendida ao visualizar o adolescente de 16 anos de idade, sendo transportado em local incomum e com alto risco de morte. O caminhão foi imediatamente abordado e o ‘passageiro’ identificado, o qual informou ter iniciado a sua viagem na cidade de Guaratinga (BA) e que teria como destino final a cidade de Eunápolis (BA). Disse ainda que tomou a decisão de embarcar no caminhão após perder o ônibus local. Ele apresentava sinais de confusão mental. O condutor do caminhão ficou surpreso com a presença do adolescente e afirmou não ter autorizado ele se pendurar no parachoque. A PRF informa que o parachoque é um equipamento obrigatório em veículos de carga e é a primeira peça a ser atingida em caso de colisão traseira. O final que poderia ser trágico foi evitado em decorrência da ação rápida e efetiva dos policiais durante atividade de policiamento na rodovia. O adolescente foi encaminhado ao Conselho Tutelar de Eunápolis e em seguida, foi levado até sua residência, sendo entregue a seus familiares que ficaram extremamente gratos com a atitude da equipe de policiais e agradeceram os cuidados dispensados na condução do ocorrido.

27 Junho 2019 - 09:54

Brumado: Prefeito terá de devolver R$ 4 mi por superfaturamento em compra de terrenos

Foto: Blog Regional

O prefeito de Brumado, no Sertão Produtivo, Eduardo Lima Vasconcelos, terá de devolver R$4.077.350,93 aos cofres municipais, que foram gastos na aquisição irregular de terrenos a preços superfaturados – que sofreram acréscimos de até 6.500% em poucos meses. A decisão foi tomada pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA), nesta terça-feira (25), ao julgar termo de ocorrência lavrado em razão de irregularidades em dispensa de licitação para a aquisição dos imóveis pela administração com indícios de superfaturamento. O processo foi realizado nos meses de outubro a dezembro de 2017, gerando uma despesa total de R$4,3 milhões. O conselheiro José Alfredo Rocha Dias determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual (MP-BA) contra o prefeito para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa. Os conselheiros também aprovaram a imputação de multa no valor de R$10 mil, além do ressarcimento aos cofres municipais. Conforme o TCM-BA, o termo de ocorrência analisou as dispensas realizadas para aquisição dos terrenos visando a ampliação do Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (R$3.150.000,00); ampliação da Escola Municipal Prof. Roberto Santos (R$370.000,00); ampliação da Escola Municipal Armida Azevedo (R$240.000,00); e outros cinco terrenos para a construção de escolas municipais (R$110.000,00, cada). Na defesa, o gestor não conseguiu esclarecer quais seriam as características que teriam tornado “os imóveis singulares e mais vantajosos” à administração pública quando comparados aos demais disponíveis no município de Brumado. A relatoria apontou que em três das dispensas de licitação não foram apresentados os laudos de avaliação prévia para demonstrar compatibilidade dos preços dos imóveis com o valor de mercado. Diante disso, o relator alegou que os supostos laudos de avaliação apresentados pelo prefeito nos processos administrativos, “não podem ser considerados como válidos ou suficientes a atender as exigências legais, pois mostram generalidade, padronização e falta de especificação do objeto avaliado e das condições que interferiram na fixação do preço”. O TCM-BA alertou que os laudos de avaliação apresentados pelo gestor possuem indícios de terem sido criados de maneira artificial, com valores aleatoriamente atribuídos aos bens, não tendo sequer havido comparação com os valores praticados no mercado imobiliário local. Ainda cabe recurso da decisão.

27 Junho 2019 - 09:46

Após processo de Sol Almeida, Aviões entra com ação contra cantora e pede R$ 17 milhões

Foto: Reprodução

Depois de Solange Almeida processar a banda Aviões do Forró em R$ 5 milhões, um músico do grupo decidiu pedir um valor bem mais alto em troca. Isaías CD, como é conhecido no meio musical, entrou na Justiça dizendo que a cantora ficou com uma dívida de mais de R$ 17, 4 milhões com os Aviões, segundo informou o Diário de Pernambuco. Os dois processos correm na  3ª Vara Cível de Fortaleza. A dívida, de acordo com os argumentos de Isaías, seria resultado de uma cadeia de prejuízos que se avolumaram com a saída repentina da cantora da banda. A cantora teria deixado a banda ao perceber que o mercado sertanejo teria espaço para mais uma cantora, visto o sucesso de Marilia Mendonça, Maiara e Maraisa e outros nomes. Segundo Isaías, a banda chegou a aumentar as cotas de Solange para mantê-la mais tempo no grupo. "Não satisfeita, ao final do mês de setembro de 2016, a demandante avisou que estava em negociação com um empresário em São Paulo. Ele se propunha a investir na gravação de um CD e um DVD em caráter 'solo'. E, mesmo tendo sido abonada com 10% do capital social, insistia em abandonar a banda Aviões do Forró de modo absolutamente abrupto, comprometendo, gravemente, todo o planejamento societário", diz trecho do processo publicado pelo jornal pernambucano. Com a saída da cantora, ainda, o músico afirma, no processo, que a agenda de shows foi reduzida de 26 para 16 apresentações por mês. Em maio foi noticiado que a cantora Solange Almeida, é quem processava a banda. "Por respeito com a história que eu tinha vivido com a banda eu não quis ser a vítima da situação e não quis de certo modo criar um mal-estar, então aceitei tudo o que foi proposto. A minha saída do Aviões, chamei os sócios e disse que não ficaria mais na banda, e que eu os daria dois anos para isso [se programarem]. Aí eles me disseram em 2016 que iriam acabar com o Aviões dia 1º de setembro de 2017", disse. Porém, segundo Solange, as coisas começaram a mudar com o anúncio da saída, em 2017. "Simplesmente fiquei na minha. Logo em seguida fui convidada pelo Fantástico para dar uma nota, e eles [sócios da banda] simplesmente não deixaram. Me colocaram dentro do quarto no Piauí e pediram que eu fizesse um vídeo junto com Xand [atual vocalista] e eu fiz. E aí eu levei a culpa inteira que eu era a ingrata, que eu era a escrota, que eu queria mais dinheiro", revelou. Em meio a processos entre Solange e seus antigos colegas, a banda Aviões do Forró segue investigada pelo Ministério Público Federal do Ceará pelos supostos crimes de lavagem de dinheiro --em razão de ocultação de patrimônio-- e sonegação fiscal. O inquérito está sob sigilo e conta com o procurador da República Rômulo Moreira Conrado à frente do caso. O MPF do Ceará confirmou as informações à reportagem, mas não revelou detalhes da investigação. O caso tramita desde 2013, quando surgiu uma denúncia anônima relatando os crimes praticados pela banda no Ministério Público. De acordo com o Código Penal, crime contra a ordem tributária prevê reclusão de dois a cinco anos e multa.