BUSCA PELO ARQUIVO "08/2018"

14 Agosto 2018 - 09:28

Resgate do PIS/Pasep começa hoje

Os trabalhadores de todas as idades que tiverem direito a cotas dos fundos dos programas de Integração Social, o PIS, e de Formação do Patrimônio do Servidor Público, o Pasep, podem sacar seus recursos a partir desta terça-feira (14). O prazo para sacar o benefício vai até 28 de setembro. Têm direito ao saque as pessoas que trabalharam com carteira assinada antes da Constituição de 1988. As cotas são os recursos anuais depositados nas contas de trabalhadores criadas entre 1971, ano da criação do PIS/Pasep, e 1988, como explica o diretor de Assuntos Financeiros do Ministério do Planejamento, Sérgio Calderini. É importante destacar que aqueles que contribuíram após 4 de outubro de 1988 não tem direito ao saque. Para quem é correntista da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, o crédito tem sido disponibilizado desde 8 de agosto. 

14 Agosto 2018 - 09:18

Bolsonaro diz que 'Wal do Açaí' pediu demissão após ser mencionada em debate na TV

Foto : Kelly Fuzaro/Band

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) disse na segunda-feira (13) que Walderice Santos da Conceição, assessora lotada no gabinete dele na Câmara, pediu exoneração. A assessoria de imprensa do Legislativo confirmou a exoneração e disse que a “Wal do Açaí” decidiu se demitir depois de o candidato a presidente pelo PSOL, Guilherme Boulos, ter levantado o assunto no primeiro debate do ano. Na TV Bandeirantes, na última quinta-feira (9), o socialista questionou o rival: "É importante que o Brasil saiba: quem é a Wal, Bolsonaro?". Em resposta, o capitão reformado negou que ela fosse funcionária-fantasma e respondeu a Boulos que ela sempre prestou serviço em uma casa de veraneio da família, em Angra dos Reis. No site da Câmara, no entanto, Walderice aparece como secretária parlamentar desde 2003.  

14 Agosto 2018 - 08:53

Tayrone Exclusive: Contagem regressiva para a maior sofência do ano; atenção vem aí virada de preço

Foto: Divulgação

Já entramos em contagem regressiva para a ‘Maior sofrência do ano’. Sábado dia (18) de agosto o Parque de Vaquejada Tio Dedé em Livramento de Nossa Senhora recebe ‘Tayrone Exclusive’, uma estrutura jamais vista e shows com Ciel Rodrigues, Unha Pintada e 2:30h de Tayrone. E atenção, vem aí virada de preço dia (16), novos valores dia (17), então corra e adquira seu ingresso. Em Livramento: Sorveteria Beijo Frio, Loja Vivo e Sófia Comissária; Paramirim com Rosana no Consultorio de Drª Jamille; em Brumado em Tiazinha e Bar do Rey. Realização do evento LG Produções e Janete Meira. Está imperdível!

13 Agosto 2018 - 12:54

Band Bahia promove 1º Debate entre candidatos ao governo do estado

(Foto: Divulgação)


Na próxima quinta-feira, a partir das 22h, os candidatos ao governo do estado se enfrentam pela primeira vez na TV em debate na Band Bahia. Com mediação da apresentadora e editora do jornal BandCidade, Carolina Rosa, o programa terá transmissão simultânea da Rádio BandNews FM (99,1) e contará com novidades: também será veiculado, ao vivo, no portal band.com.br/bahia; na página da emissora no Facebook e no canal da BandBahia no Youtube. Além disso, em dois blocos, Célia Sacramento (Rede), João Henrique (PRTB), João Santana (MDB), José Ronaldo (Democratas), Marcos Mendes (Psol) e Rui Costa (PT) poderão responder aos questionamentos mais de uma vez, o que antes não acontecia. Ao todo, o programa será dividido em cinco etapas com perguntas formuladas por colunistas e jornalistas do grupo Bandeirantes.
 

13 Agosto 2018 - 12:51

De olho em concessão, chineses sobrevoam mina em Caetité e traçado da Fiol

(Foto: Divulgação)

Representantes do Governo do Estado, da Bahia Mineração (Bamin), da ERG, acionista da Bamin, e empresários chineses fizeram neste domingo (12) um sobrevoo na mina de minério de ferro localizada em Caetité, sudoeste do estado, e em trechos da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol). Na ocasião, os chineses conheceram de perto a qualidade do minério e a extensão da mina. As empresas da China, a Bamin e a ERG vão trabalhar em conjunto para desenvolver os projetos da Fiol, mina de ferro e Porto Sul, que já tem todas as licenças para início das obras. “O objetivo dessa visita é continuar fortalecendo a parceira dos projetos da Fiol, Porto Sul e mina de ferro. O presidente da companhia chinesa Crec e suas subsidiárias veio conferir de perto o projeto que vai contribuir para o desenvolvimento da Bahia”, afirmou o coordenador executivo da Casa Civil, José Carlos Valle da Silva, que acompanha os chineses na visita. Nesta segunda-feira (13), o governador Rui Costa irá se reunir com os presidentes e demais executivos das companhias chinesas. Essas empresas vão apresentar resultados dos projetos da mina, Porto Sul e Fiol. Além dos chineses, participam da reunião o presidente da Bahia Mineração (Bamin) e o chefe regional da ERG, grupo controlador da Bamin. Os chineses estão interessados, ainda, na concessão da Fiol. O estudo de viabilidade técnica e econômica da ferrovia foi aprovado na última semana.
 

13 Agosto 2018 - 12:41

Candidaturas de militares dobram em quatro anos, diz jornal

Foto : Antonio Augusto/ Câmara dos Deputados

O número de candidatos originários das Forças Armadas, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros quase dobrou em relação ao pleito de 2014. De acordo com o Estadão, os militares são incentivados pela reprovação a políticos de carreira. A publicação identificou pelo menos 25 militares, da ativa ou da reserva, que vão concorrer a presidente, vice-presidente, governador ou vice-governador, ante 13 nomes na eleição passada, um aumento de 92%. Quando comparado com 2010, quando sete militares disputaram cargos majoritários, a alta chega a 257%. Se levar em conta todo o universo de postulantes ao Executivo, os militares representam 7% dos nomes já anunciados pelos partidos.

13 Agosto 2018 - 11:21

 Dicas de Dr. Ricardo Barbosa sobre o tipo de pisada

Foto: Divulgação

Você está na casa dos 20 anos e já sente dores no joelho ou na coluna? Percebeu que o seu tênis fica desgastado mais de um lado do que do outro? Sente que poderia correr mais leve e rápido? Então, precisa procurar um ortopedista. Sem saber, você pode estar pisando de forma errada.

TIPOS DE PISADA

O modo como se pisa é determinado a partir das características anatômicas de cada indivíduo, como, por exemplo, os tipos de pé, joelhos e flexibilidade nas articulações. Cada pessoa pisa de uma maneira, mas costuma-se generalizar em três tipos: 

 Dicas de Dr. Ricardo Barbosa sobre o tipo de pisada

O modo como se pisa é determinado a partir das características anatômicas de cada um (Foto: Getty Images)

- Pronada - quando a parte de fora do calcanhar toca no chão, o pé inicia uma rotação excessiva para dentro.

- Supinada - o pé toca o solo com a face externa do calcanhar e se mantém na banda externa do pé.

- Neutra - começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro. 

PALAVRA DE ESPECIALISTA

Complicado? Nem tanto se você for bem orientado por um ortopedista. É importante que o atleta reconheça o seu tipo de pisada para usar o modelo certo de tênis e, assim, evitar vícios posturais, lesões nos tornozelos, joelhos e na coluna. 

Tudo está relacionado ao apoio excessivo num ponto do pé, que deveria ser melhor distribuído. Os problemas agudos vão desde lesões superficiais, como calos e bolhas, até as lesões ósseas, como fratura por estresse. Os crônicos são as tendinites, canelites e deformidades ósseas, como joanete e dedos em garra.

 Dicas de Dr. Ricardo Barbosa sobre o tipo de pisada

As empresas fabricantes de tênis abusam da tecnologia para melhorar a absorção do impacto e evitar entorses. Os tênis neutros não interferem no desempenho ou prejudicam o atleta, mas se for comprado um para a correção e a pisada não for aquela que o tênis diz corrigir, pode piorar a lesão.

- Quando nosso pé atinge o solo, durante a corrida, aplica-se uma força de, aproximadamente, oito vezes o nosso peso corporal. Nosso corpo absorve o choque de cada passo. A resultante desta força é distribuída de uma forma correta quando estamos com um tênis adequado. A compra de um bom tênis não deve ser encarada como um gasto, mas sim como um investimento, pois todo gasto feito para a nossa saúde é bem-vindo - afirma o ortopedista Marcelo Portugal. 

- É aconselhável que os praticantes do esporte escolham o calçado mais confortável possível. Se tiverem algum erro de pisada, detectado após a consulta, trato a lesão e corrijo a pisada com palmilhas personalizadas, deixando marcas e modelos a critério de cada um.

COMO DESCOBRIR

A melhor maneira de descobrir como se pisa é procurar um ortopedista, de preferência especializado em tornozelo e pé. Caso alguma doença não seja diagnosticada, faz-se o teste com fisioterapeuta especializado em baropodometria, que é a análise de marcha. 

Caso não tenha acesso a esses especialistas, um teste caseiro pode ajudar: molhe a sola do pé e caminhe sobre uma folha de jornal. Depois compare o desenho feito na folha com a arte acima para saber se sua pisada é normal, pronada ou supinada.
Agora, é só comprar o tênis certo para os seus pés.

12 Agosto 2018 - 11:24

TSE aposta que corte encerrará caso Lula antes de inserir nomes nas urnas

(Foto : Fernando Frazão/Agência Brasil)

Ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) afirmam à Folha de S. Paulo que a corte talvez não consiga concluir até o dia 30 de agosto a análise do registro de Lula (PT). No entanto, os magistrados afirmam ter certeza de que o caso estará resolvido até o dia 17 de setembro, para evitar que o nome do petista chegue às urnas. O Tribunal tem até 20 dias antes do primeiro turno das eleições, que ocorrerá em 7 de outubro, para fechar as urnas.  O último dia para registro dos candidatos na corte é na próxima quarta (15), quando a sigla oficializará o nome do ex-presidente do tribunal.