BUSCA PELO ARQUIVO "10/2018"

25 Outubro 2018 - 10:36

Menor é apreendido após arrombar e furtar equipamentos de PSF e Policlínica de Livramento

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Um menor infrator, de 16 anos de idade, foi apreendido em flagrante após arrombar, na madrugada de terça (23) e quarta-feira (24), a unidade do Programa Saúde da Família (PSF) Sede 2 e a Policlínica de Livramento de Nossa Senhora, respectivamente. Dos locais, o menor furtou dois monitores oftalmológicos e um computador do governo do estado, objetos estes localizados em uma residência no Bairro São José após trabalho de investigação da Polícia Civil, coordenada pelo delegado Antônio Cláudio. O adolescente foi conduzido à delegacia local para a adoção das medidas necessárias e os objetos recuperados serão encaminhados às unidades de saúde.

24 Outubro 2018 - 13:35

27 municípios baianos têm repasses da saúde bloqueados pela União

Foto: Reprodução

O governo federal determinou o bloqueio de repasses da Saúde para 27 municípios da Bahia por falta de alimentação do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab). A suspensão das transferências feitas pelo Ministério da  Saúde atinge pequenas e grandes cidades do interior, entre elas Vitória da Conquista,  Ilhéus, Jequié, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal e Candeias. A punição atinge 24  estados e, no total, 234 municípios em todo o país. A falta de inserção de informações no sistema ocorreu por três meses consecutivos, entre abril e junho deste ano, o que levou à penalidade, publicada na semana passada. Entre  os recursos bloqueados estão os destinados aos agentes comunitários, equipes de  saúde da família e bucal. Os gestores municipais devem atualizar os dados para que os repasses sejam liberados.
 

24 Outubro 2018 - 13:15

WhatsApp teve efeito limitado no primeiro turno, aponta Ibope

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

A primeira pesquisa eleitoral com perguntas específicas sobre o possível efeito de campanhas negativas pelo WhatsApp nos resultados do primeiro turno da eleição presidencial indica um impacto limitado. O levantamento revela ainda que críticas e ataques disseminados pelo aplicativo podem ter afetado na mesma proporção tanto Jair Bolsonaro (PSL) quanto Fernando Haddad (PT). Três em cada quatro eleitores ouvidos pela pesquisa Ibope/Estado/TV Globo disseram não ter recebido mensagens desfavoráveis a algum candidato à Presidência na semana que antecedeu o primeiro turno. Já as respostas dos expostos a propagandas negativas não indicam que um dos classificados ao segundo turno tenha sido mais afetado do que o outro. Questionados sobre críticas ou ataques a candidatos via WhatsApp no período, 73% disseram não ter recebido. Conteúdo contra Haddad apareceu nas telas dos celulares de 18% – mesmo porcentual no caso de Bolsonaro. Outros 14% citaram os demais candidatos. A soma das taxas excede 100% porque era possível citar mais de um nome. Mesmo entre os 25% de eleitores que afirmaram ter recebido críticas ou ataques, o impacto das mensagens parece ter sido limitado. O Ibope perguntou somente a quem viu propaganda no WhatsApp se o conteúdo ajudou ou não a decidir o voto. Nesse caso, 75% disseram não, e 24%, sim. Em relação ao universo total da pesquisa, os que receberam campanha negativa pelo aplicativo e admitiram que isso influenciou seu voto são apenas 6%. Tomando em consideração apenas essa pequena parcela que admite tanto exposição à campanha negativa quanto influência disso no voto, 39% afirmaram ter votado em Bolsonaro no primeiro turno, 35% em Haddad e 24% em outros candidatos, em branco ou nulo. 
 

24 Outubro 2018 - 12:58

Brasil tem 2.425 casos confirmados de sarampo

Foto: Reprodução

Até o dia 22 de outubro, 2.425 casos de sarampo foram confirmados no Brasil, sendo 2 mil no Amazonas e 332 em Roraima. Os dois estados registram ainda um total de 7.674 casos em investigação. De acordo com o Ministério da Saúde, casos isolados da doença foram confirmados em São Paulo (3), no Rio de Janeiro (19), no Rio Grande do Sul (43), em Rondônia (2), em Pernambuco (4), no Pará (17), no Distrito Federal (1) e em Sergipe (4).
 

24 Outubro 2018 - 12:37

Rui Costa repudia declaração 'preconceituosa' de Bolsonaro à Bahia

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

O governador reeleito Rui Costa (PT) repudiou a declaração "preconceituosa" do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) à Bahia. Em vídeo publicado nas redes sociais, o capitão reformado pergunta: "Por que é vantajoso comprar carro na Bahia?". Ele mesmo responde: "porque já vem com freio de mão puxado", ao fazer referência que baiano é preguiço. "Eu vou perder o voto da Bahia toda", acrescentou. Em sua conta no Twitter, o petista baiano diz que fala de Bolsonaro é "lamentável". "Nosso estado é pobre mas é de gente que trabalha muito no campo e na cidade. Baianos e baianos desprezam, candidato, sua fala preconceituosa. O Povo da Bahia exige respeito. Chega de Ódio e Violência", ressaltou.

24 Outubro 2018 - 12:34

PF investiga crimes eleitorais em quatro estados

Foto : Tomaz Silva/Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou hoje (24) uma operação para coibir crimes eleitorais. Com o nome de "Olhos de Lince", a ação apura delitos como os de violação do sigilo do voto e incitação ao homicídio, e tem como base acompanhamentos feitos nas redes sociais. Quatro mandados de busca e apreensão são cumpridos nos municípios de São Paulo, Sorocaba (SP), Uberlândia (MG) e Caxias do Sul (RS). Além disso, foram expedidos cinco Termos Circunstanciados de Ocorrência (registros de infração de menor potencial ofensivo), com a intimação de investigados em Juiz de Fora (MG), Varginha (MG), Recife (PE) e Caxias do Sul (RS). As ações têm o objetivo de identificar e evitar possíveis crimes eleitorais e ameaças aos candidatos que concorrem ao pleito de 2018. Para chegar aos suspeitos, a PF partiu de publicações feitas nas redes sociais e usou técnicas de reconhecimento facial.

24 Outubro 2018 - 12:22

Gilmar Mendes arquiva inquérito contra Aécio Neves

Foto : Waldemir Barreto/Agência Senado

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, decidiu arquivar um inquérito contra o senador Aécio Neves (PSDB). O tucano mineiro era investigado por supostamente maquiar dados para esconder a existência do "mensalão do PSDB".  Em junho deste ano, Gilmar Mendes já tinha arquivado outro inquérito contra Aécio. Naquele caso, o senador era investigado por supostamente integrar um esquema de corrupção na Furnas, estatal do setor elétrico.

20 Outubro 2018 - 11:12

Polícia Federal vai investigar envio de mensagens em massa no WhatsApp

Foto : Tomaz Silva/Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu que a Polícia Federal abra um inquérito para investigar empresas de marketing digital que estariam atuando nas eleições de maneira estruturada para envio em massa de mensagens pelo Whatsapp. Ontem (19), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu, a pedido da chapa de Fernando Haddad (PT), uma  processo para investigar empresas de marketing digital custeadas por empresários que apoiam o candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL), sob a justificativa de que estariam disseminando conteúdo em milhares de grupos do aplicativo contrários ao PT. Em ofício enviado pela procuradora-geral Raquel Dodge ao Ministério da Segurança Pública, ela destaca que a situação “exige que se apure quem presta serviços com uso especializado e estruturado de logística empresarial para a divulgação, em massa, de informações falsas”. Para a procuradora, o quadro de possível interferência na formação de opinião dos eleitores com atuação dessas empresas com mensagens que podem caracterizar ofensas aos dois candidatos “afronta a integridade do processo eleitoral”. 

20 Outubro 2018 - 11:07

Datafolha: Eleitores votam em Bolsonaro por renovação; em Haddad por rejeição a Bolsonaro

Foto: Divulgação

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20) apresenta as razões pelas quais eleitores vão votar em Jair Bolsonaro (PSL) e em Fernando Haddad (PT) no 2º turno das eleições presidenciais.

As respostas passam pelas propostas e até rejeição do candidato oposto. Veja:

Razões pelas quais votaria em Jair Bolsonaro:

Renovação/alternância/ mudança/um candidato novo/candidato que nunca foi presidente/ tentar outro – 30%
Porque rejeita o PT – 25%
Pelas propostas para segurança – 17%
Imagem e valores pessoais – 13%
Tem as melhores propostas/ plano de governo – 12%
Combate à corrupção/impunidade - 10%
Experiência e capacidade para governar – 5%
Pelas proposta para educação - 5%
Pelas proposta para saúde - 5%
Melhor para o Brasil/Querer o melhor/Melhorar o Brasil/Para o desenvolvimento do Brasil – 4%
É o menos ruim/pior/falta de opção - 3%
Pelas propostas para gerar empregos – 3%
Pelas propostas da área econômica - 2%
Porque rejeita Haddad – 1%
Esperança de melhorias/ otimismo – 1%
Por ele ser contra/ ter fim a ideologia de gênero/ homossexuais - 1%
Família toda vota no candidato/ família quer que vote no candidato/ marido/ esposa vai votar nele/ amigos – 1%
Outras respostas – 11%
Não sabe – 1%
Nenhuma razão específica – 1%

Razões pelas quais votaria em Fernando Haddad

Porque rejeita Bolsonaro – 20%
Tem as melhores propostas/ plano de governo – 15%
Por ideologias do partido - 13%
Experiência e capacidade para governar – 11%
Por causa do Lula - 11%
Imagem e valores pessoais - 7%
Governo voltado para o povo/ pobres/ pensa mais na população pobre - 6%
Pelas propostas para educação - 6%
É o menos ruim/ pior/ falta de opção – 4%
Pelas propostas para gerar empregos - 4%
Melhor para o Brasil/Querer o melhor/melhorar o Brasil/Para o desenvolvimento do Brasil – 3%
Pelas propostas para saúde – 3%
Pelos programas sociais – 3%
Pela democracia/ democracia s/esp. – 2%
Pelas propostas para segurança – 2%
Pelas propostas da área econômica – 1%
Renovação/ alternância/ mudança/ um candidato novo/ candidato que nunca foi presidente/ tentar outro – 1%
Vai trabalhar/ olhar pelo Nordeste – 1%
Por ser contra o fascismo/ ditadura/ ter medo do fascismo – 1%
Família toda vota no candidato/ família quer que vote no candidato/ marido/ esposa vai votar nele/ amigos – 1%
Outras respostas – 10%
Não sabe – 3%
Nenhuma razão específica – 2%
Recusa/ não respondeu - 1%

Foram entrevistados 9.137 eleitores em 341 municípios, nos dias 17 e 18 de outubro. A pesquisa Datafolha foi contratada pelaTV Globo e Folha de S.Paulo e a margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.

20 Outubro 2018 - 11:01

Inscritos no Enem saberão endereço da prova na segunda

Foto : Valter Campanato / Agência Brasil

Os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão acessar o cartão de inscrição da prova a partir da próxima segunda-feira (22),  na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O documento indica o endereço onde o estudante vai realizar as duas etapas da prova, nos dias 4 e 11 de novembro. O cartão traz também informações sobre o horário das provas, se foi concedido o atendimento especial ou recursos de acessibilidade e o idioma estrangeiro escolhido.