Livramento

01 Abril 2020 - 09:34

Notícia de que a Prefeitura de Livramento tenha recebido repasse do Governo Federal para combate ao Coronavírus é falsa

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

O prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Ricardinho Ribeiro, divulgou na última segunda-feira (30), uma nota dizendo que as notícias que circularam no fim de semana sobre o município ter recebido um repasse do Governo Federal para combate da Covid-19, e que iria gasta pouco mais de 30% na crise são falsas. “Esclarecemos que conforme pactuado, em reunião do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde da Bahia – COSEMSBA, apenas Salvador e Feira de Santana receberão, per capta, os recursos do Bloco de Custeios das Ações e Serviços Públicos de Saúde, os demais 415 municípios da Bahia será via gestão estadual. Essa decisão foi baseada no poder do estado e nas dificuldades dos municípios em conseguir adquirir EPI´s”. Escreveu o prefeito.

Geral

01 Abril 2020 - 09:30

Caetité: Padrasto detido acusado de abusar sexualmente de enteada de 11 anos

Foto: Divulgação

Na tarde do último domingo (29), um homem foi detido pela guarnição da PETO 94ª CIPM, em Caetité, acusado de estuprar a enteada de 11 anos de idade. De acordo com informações do site Radar 030, o denunciante, avô da vítima, informou que a neta relatou os abusos sexuais por parte do seu padrasto e que os atos ocorriam há mais de 02 anos. O acusado foi localizado pelos policias no bairro Ovídio Teixeira, local onde a menor confirmou toda a versão informando ainda e  que a último abuso teria ocorrido no dia anterior e que todas as vezes o abuso acontecia quando sua genitora saia para o trabalho. O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Caetité para adoção das medidas cabíveis. A criança passará o por exames para confirmar os abusos.

Saúde

01 Abril 2020 - 09:17

Livramento segue sem caso confirmado de Covid-19

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Em Boletim Informativo divulgado na terça-feira (31) a Secretaria Municipal de Livramento de Nossa Senhora informou que não há registro de caso positivo para Covid-19 – Coronavírus, no município. A secretaria detalha que são 22 casos em internamento domiciliar, nenhum caso suspeito aguardando resultado e 8 descartados.

Livramento segue sem caso confirmado de Covid-19

Foto: Divulgação

Vitória da Conquista

01 Abril 2020 - 09:10

Conquista: Jovem infectado pelo Coronavírus estava sendo monitorado pela Secretaria de Saúde

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Na noite de terça-feira (31), foi registrado em Vitória da Conquista o primeiro caso positivo de infecção pelo Covid-19. Logo após a divulgação do Boletim Epidemiológico diário, o resultado foi liberado pelo Sistema do Lacen Estadual como detectável para o Novo Coronavírus, às 18h07. O primeiro caso confirmado trata-se de um jovem de 27 anos que estava sendo devidamente acompanhado e monitorado pela equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. O paciente encontra-se assintomático e em isolamento domiciliar. Além disso, todos os seus contatos familiares também estão sob monitoramento e sem sintomas respiratórios. Durante o monitoramento domiciliar, o paciente manteve-se com quadro gripal leve. Seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a equipe do Lacen Municipal realizou a coleta do exame em sua residência no dia 24 de março de 2020 e encaminhou para o Lacen Estadual para a realização de análises. A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de que a população siga as orientações de distanciamento físico e isolamento social, mantendo os cuidados de higiene, evitando aglomerações e, caso apresente sintomas da doença, entre em contato imediatamente com uma Unidade de Saúde ou com o Call Center.

Contatos do Call Center:

Telefones fixos: (77) 3429-7451/3429-7434/3429-7436
Celulares: (77) 98834-9988/98834-9900/98834-9977/98834-9911

Geral

01 Abril 2020 - 08:59

Homem acusado de crimes em Barra da Estiva morre em confronto com a Caesg

Foto: Divulgação

Na tarde de segunda-feira (30), a guarnição Cipe Sudoeste foi acionada para verificar o fato de que no município de Barra da Estiva  um indivíduo estaria  fazendo plantio de maconha na zona rural, cometendo assaltos na região e também crime de natureza sexual, fato este que teria acontecido no dia anterior, contra uma adolescente. Em diligência em busca do acusado na zona rural,  a guarnição foi recebida por disparo de arma de fogo por um indivíduo que se encontrava no local, vindo os policiais a revidar a injusta agressão. Cessando os disparos e após varredura no local, foi verificando ao solo o agressor juntamente com a arma de cal. 32 e duas espingardas de fabricação caseira. Na localidade foram encontrados diversos pés de maconha, um saco com sementes prontas para o plantio, um saco de maconha seca pronta para consumo e uma moto Honda Broz com restrição de roubo. Diante dos fatos, foi prestado o devido socorro até o Hospital Susy Zanfretta, em Barra da Estiva, onde foi constatado o óbito do suspeito. Todo o material citado foi apreendido e encaminhado à delegacia para adoção das medidas necessárias.

Brumado

01 Abril 2020 - 08:51

Brumado tem 04 casos confirmados do novo coronavírus

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Novo Boletim Informativo de terça-feira (31) mostra a situação do novo coronavírus, na Capital do Minério. Brumado tem agora 04 casos confirmados segundo a Secretária de Saúde do Estado (SESAB). A secretaria de Saúde do Município informa que: 237 casos foram notificados, 08 descartados e 06 casos suspeitos sendo apurados. Nesta terça-feira (31), foram confirmados mais três casos, são uma médica que atende na Unidade Básica de Saúde do CAIC e mais duas pessoas.

Vitória da Conquista

01 Abril 2020 - 08:44

Coronavírus: Conquista tem seu primeiro caso confirmado; resultado foi liberado pelo Lacen

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Após ter liberado na terça-feira (31), o Boletim Epidemiológico diário, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu, no início desta noite, novas informações do Laboratório Central (Lacen). Vitória da Conquista atesta seu primeiro caso para a Covid-19. Trata-se de um homem, de 27 anos, que estava sob monitoramento.

Bahia

01 Abril 2020 - 08:35

Alagoinhas e mais 6 cidades se juntam aos municípios com suspensão de transporte

Foto: Reprodução

Um decreto publicado nesta quarta-feira (01) coloca mais oito cidades na lista com transporte municipal suspenso. Ao todo são 41 cidades com a interrupção.  Agora a medida alcança Alagoinhas e Catu, no Agreste; Barra, na região do Velho Chico, Oeste baiano; Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS); Coaraci e Itajuípe, no Sul; e Medeiros Neto, no Extremo Sul. As cidades listadas registraram o primeiro caso de novo coronavírus. Pela medida, ficam suspensas a partir das 9h desta quinta-feira (2) a circulação e a saída e a chegada de “qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. A lista ainda tem: Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro, Prado, Lauro de Freitas, Simões Filho, Vera Cruz, Itaparica, Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Camaçari, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Santa Maria da Vitória, Correntina, Entre Rios, Jequié, Brumado, Conceição do Jacuípe, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Nova Soure, São Domingos, Canarana e Ipiaú. O último balanço da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), divulgado nesta terça-feira (31), apontou 217 casos confirmados na Bahia. Foram 41 registros a mais em relação ao anotado na segunda-feira (30). No estado, 31 municípios têm casos da Covid-19. A suspensão do transporte intermunicipal é uma das ações para conter o aumento de casos da enfermidade.

Livramento

29 Março 2020 - 13:30

Livramento: Policia Civil prende homem por porte ilegal de arma de fogo e violência doméstica em Itanagé

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Uma equipe de investigadores da Polícia Civil prendeu um homem no inicio da tarde de sexta-feira (27), na Avenida Clériston Andrade, no distrito de Itanagé em Livramento de Nossa Senhora. De acordo com informações da Polícia Civil, o homem de 56 anos estaria agredindo e a ameaçando de morte, suas duas filhas menores de idade, o genitor de ambos e um senhor idoso de 90 anos de idade. Foi requerida medida protetiva e mandado de busca e apreensão, tendo sido ambos os pleitos deferidos pelo Juízo de Direito da Vara Crime de Livramento. De posse dos específicos mandados, foi realizada a diligência pela equipe da Polícia Civil, na residência do autor, com êxito. Quando abordado, o acusado tentou empreender fuga com armas de fogo, para tentar escondê-las, sem sucesso. Ele foi alcançado pelos investigadores e recebeu voz de prisão. Foi apreendido, também, material utilizado para recarga de munições de calibre 22, 28 e 38. O homem foi preso e conduzido a delegacia de Livramento de Nossa Senhora onde foi autuado em flagrante pelas práticas de Violência doméstica e Posse Ilegal de Arma de Fogo.

Bahia

29 Março 2020 - 13:21

Justiça libera mais de 800 presos de penitenciárias baianas por causa do coronavírus

Foto: Camila Souza

Mais de 800 presos foram liberados das unidades penitenciárias da Bahia, por causa da pandemia do novo coronavírus, após decisões judiciais. As informações foram confirmadas pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) na sexta-feira (27).  A Seap detalhou que a liberação não é generalizada. Segundo a secretaria, os juízes estão analisando casos específicos de presos que cumprem pena em regime semiaberto, que têm autorização de trabalho, que estão em prisão administrativa ou saída temporária. Também estão sendo liberados os detentos que estão dentro do grupo de risco, como aqueles que têm doenças graves, crônicas e os maiores de 60 anos. A Seap informou que ainda não há um número total de presos que devem ser liberados na Bahia, já que os juízes estão analisando caso a caso para decidir pela liberação. A previsão é de que, na segunda-feira (30), mais detentos sejam soltos. Apesar da liberação, os presos continuaram respondendo aos processos pelos crimes que cometeram. A secretaria não informou se esses detentos serão monitorados nem se deverão voltar para as unidades, quando a situação do coronavírus for controlada. Com a soltura dos presos, a Bahia registra 14.111 detentos, entre homens e mulheres, distribuídos pelas 26 unidades prisionais do estado. Deste número, 2.016 presos excedem a capacidade das prisões baianas, que têm vagas para 12.095 pessoas.

 

 

Vitória da Conquista

29 Março 2020 - 13:15

Companhias aéreas suspendem voos no aeroporto de Vitória da Conquista

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

As companhias aéreas que operam voos no Aeroporto Glauber Rocha, que fica em Vitória da Conquista, cidade do sudoeste da Bahia, suspenderam os voos nos terminais por causa do novo coronavírus. A previsão é de que a situação só seja normalizada em até dois meses. Segundo as empresas, a situação ocorreu depois que muitos voos precisaram ser cancelados, ou pela falta de demanda. Com isso, a última viagem no aeroporto ocorreu por volta das 6h de sexta-feira (27) e teve como destino o estado de São Paulo. Após, todos os voos previstos foram cancelados.

 

Geral

29 Março 2020 - 13:11

Mulher é detida após descumprir decreto que proíbe realização de festas por coronavírus e oferecer bebida alcoólica a adolescentes

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Uma mulher foi detida no bairro Ipiranga, na cidade de Guanambi, sul da Bahia, na madrugada deste sábado, após descumprir decreto que proíbe realização de festas por causa do coronavírus e oferecer bebidas alcoólicas a adolescentes. De acordo com a Polícia Militar, a festa tinha mais de 60 pessoas, sendo que cerca de 30 eram adolescentes. Os jovens foram levados para o Conselho Tutelar da cidade. A PM não detalhou se a mulher permaneceu detida. A cidade de Guanambi tem um decreto municipal que proíbe a realização de eventos para evitar aglomerações, que aumentam a possibilidade de transmissão do coronavírus. Além disso, o governo da Bahia também interrompeu o funcionamento de transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans no município, também por causa da Covid-19.

Bahia

29 Março 2020 - 13:04

Droga é encontrada escondida em carro durante fiscalização em rodovia na Bahia; três são presos

Foto: Divulgação/SSP-BA

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o flagrante ocorreu durante fiscalização da circulação de ônibus intermunicipais em cidades com restrições por conta da pandemia do covid-19. Segundo a SSP-BA, Polícia Militar, Agerba e PRF fizeram parte da operação. As equipes que estavam na BR-116 Sul perceberam comportamentos suspeitos dos três ocupantes de um carro. Como estavam abordando um ônibus, os policiais deixaram o veículo passar e comunicaram a outras equipes que estavam na BR-324. O carro foi abordado próximo ao posto de gasolina São Gonçalo, ainda nos limites de Feira de Santana, sentido Salvador. Durante buscas foram encontrados 7 kg de crack escondidos no para-choque. O trio informou que saiu com a droga de Goiânia e o destino final era a capital baiana. Criminosos e drogas foram apresentados na Central de Flagrantes de Feira de Santana.

Bahia

29 Março 2020 - 12:49

Rui Costa mantém, até 5 de abril, a suspensão de transporte intermunicipal em 27 cidades

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Durante conversa com os internautas, no #PapoCorreria de sexta-feira (27), o governador Rui Costa afirmou que será estendida, até o dia 5 de abril, a suspensão da circulação do transporte coletivo intermunicipal nas cidades que já tiveram casos confirmados de coronavírus. A medida deverá ser publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). O objetivo é proteger a população contra a disseminação da doença. “O que queremos com isso é diminuir a propagação do vírus. Ele não sai de uma cidade para outra pelo vento. Quem leva de uma cidade para a outra são as pessoas”, disse Rui. Até agora, o transporte rodoviário coletivo já foi suspenso em 27 municípios. São eles: Salvador, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Camaçari,  Canarana, Conceição do Jacuípe, Correntina, Entre Rios, Feira de Santana, Guanambi, Itaparica (Bom Despacho), Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Nova Soure, Prado, Porto Seguro, São Domingos, Santa Maria da Vitória, Simões Filho, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. Em algumas cidades sem casos de coronavírus, o sistema de transporte intermunicipal foi suspenso porque está integrado ao de municípios com registros da doença. É o caso de Itacaré, que não tem, até agora, pessoas identificadas com o novo coronavírus, mas está integrada ao transporte coletivo de Itabuna e Ilhéus.

Vitória da Conquista

29 Março 2020 - 12:35

Conquista: Herzem renova decreto e comércio vai continuar fechado

Foto: Redes Sociais

O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, decidiu renovar o decreto de prevenção ao coronavírus. De acordo o Blog Rodrigo Ferraz, o gestor esteve reunido com o comitê de crise na manhã deste domingo (29), e decidiu manter o decreto com relação ao comércio, academias de ginásticas, escolas, bares, restaurantes, faculdades, universidades. Tudo fechado. “Pelo que estamos acompanhando, de técnicos, da Organização Mundial de Saúde, vamos continuar com essas restrições, estamos preocupados, assustados, vamos continuar em casa, orando pelo Brasil, pela Bahia e em especial pela nossa cidade, pedimos a compreensão”, disse. (Clique aqui e veja o vídeo)