Política

11 Dezembro 2018 - 12:54

AL-BA: bancada de oposição oficializa apoio à candidatura de Nelson Leal (PP) à presidência

Foto: Reprodução

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) oficializou nesta terça-feira (11) apoio à candidatura do deputado estadual Nelson Leal (PP) à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A oficialização ocorreu em reunião dos deputados com o pepista, ocorrida nesta manhã na sala da Liderança da Minoria, na AL-BA. O apoio do grupo chega dias depois de o governador Rui Costa (PT) articular um acordo, dentro da base governista, que apazigou os ânimos na disputa pela presidência e alçou Leal ao cargo para o próximo biênio. Por outro lado, ainda deixou a sucessão do pepista nas mãos de Adolfo Menezes (PSD), para os anos de 2021 e 2022. Com o acordo, Rui evitou que a oposição fosse decisiva na eleição, já que, nos bastidores, especulava-se que quem recebesse o apoio do bloco seria eleito presidente. No entanto, segundo o prefeito ACM Neto (DEM), antes mesmo de o governador conseguir o consenso dentro da base, a oposição já havia fechado com Leal, apesar de não ter anunciado oficialmente.  Segundo informações de bastidores, a oposição deve ser bem agraciada na composição da Mesa Diretora, após o apoio a Nelson. Mesmo diminuta, com cerca de 16 deputados - atualmente, a bancada possui 18 -,  o grupo pode manter os três cargos na Mesa, inclusive um dos mais importantes, a primeira-secretaria. Além disso, caminha para manter o comando da Fundação Paulo Jackson (FPJ), que controla a TV Assembleia. O bom naco de poder dado a uma enfraquecida bancada aponta para o fato de que os espaços já estavam negociados anteriormente por Nelson, em troca do apoio da oposição, que não chegou a ser decisivo, como tinha medo o governador Rui Costa.

Saúde

11 Dezembro 2018 - 10:16

Mutirão de combate a dengue é realizado em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) desenvolveu no último dia (06), uma ação de combate ao Aedes Aegypti, no Bairro São José em Livramento de Nossa Senhora. A Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, ACE, ACS e a Lig Lixo, estiveram presentes em várias áreas com muitos focos das larvas do inseto. Foi realizado mutirão de limpeza, visita a terrenos baldios, visitas a casas com alto risco, atuação da VISA em estabelecimentos comerciais com grandes focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A SESAU pede que toda comunidade participe, evitando o acúmulo de lixo nos terrenos baldios, não desprezar lixos domésticos em locais inadequados, uma vez que dispomos de serviço público de recolhimento diário de lixo em todos os bairros da região central.

Livramento

11 Dezembro 2018 - 09:33

Livramento: SESAU realizou capacitação sobre a Triagem Neonatal e Teste do Pezinho

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE realizou a capacitação sobre a Triagem Neonatal e Teste do Pezinho na Câmara de Vereadores. O treinamento foi para os enfermeiros e técnicos em enfermagem das Unidades de Saúde da Família do nosso Município. O Teste do Pezinho é um exame feito a partir de sangue coletado do calcanhar do bebê, que permite identificar e impedir o desenvolvimento de doenças genéticas ou metabólicas que podem desencadear deficiência cognitiva e comprometer a qualidade de vida da criança. Esta Capacitação foi realizada pelas técnicas da APAE, foi um momento muito importante, melhorando a qualificação dos profissionais da saúde de Livramento.

Geral

11 Dezembro 2018 - 08:58

APA: ONG de Proteção animal em Livramento cria calendário que conta histórias de animais resgatados

Foto: Reprodução

A APA, Associação de Proteção Animal de Livramento, criou um calendário que conta histórias de alguns dos animais que foram acolhidos e resgatados  para aproximar as ações da ONG da nossa sociedade. A APA já existe em nossa cidade há 03 anos. Tem como objetivo combater os maus tratos e acolher os animais abandonados na cidade. Ela funciona atualmente em locais emprestados e através de trabalhos de pessoas voluntárias que se dividem em escalas e grupos de trabalho. Apesar de muitas atividades e solicitações pela nossa sociedade, ainda funciona sem sua sede própria, o que dificulta muito a efetividade de suas ações. Com a sede própria poderá ter abrigos planejados para os animais acolhidos além de reduzir a necessidade das escalas de trabalho, pois concentrará todos seus animais em um único local, já que hoje está separada em 3 bairros da cidade, além dos lares temporários com animais que necessitam de cuidados intensivos. A partir dessa situação-problema para a ong foi criado o projeto Calendário Animal, no qual a cada mês há um relato sobre um animal que foi resgatado dos maus-tratos e do abandono. Esse projeto foi feito para sensibilizar as pessoas sobre o amor aos animais e arrecadar fundos para a construção de sua sede própria. Entre as histórias do calendário confeccionado pela APA há sobre uma cadela paraplégica, um gatinho que foi esfaqueado e até uma filhote canina que foi abandonada com poucos dias em frente a uma clínica da cidade. Alguns foram adotados e, hoje, enchem a vida dos donos de muito amor, outros ainda se encontram disponíveis para adoção.

APA: ONG de Proteção animal em Livramento cria calendário que conta histórias de animais resgatados

Foto: Divulgação

Uma das histórias é de FRAJOLA, um doce gatinho, apesar de sua história triste. Foi resgatado após denúncia de esfaqueamento dentro de uma igreja, logo foi acolhido e tratado pela ong e adotado por uma das voluntárias da APA. Apesar do trauma, é manso e recebe as visitas com um ronronar feliz. Os calendários encontram-se disponíveis para venda através das redes sociais da ONG APA e em alguns pontos do comércio da cidade.

Mais informações pelos Whastapp:

Milena (77) 991020768

Fernanda (77) 999574845

Janaína (77) 998337746

Locais de Venda:

1. Salão de Daiane  ?

2. Riclan ?

3. Livramed ?

4. Norma hair ?

5. Delícias de Adorê ?

6. 88 FM ?

7. Estrela Real ?

8. Kamille Modas ?

9. Studio Ergos ?

10. Academia de Thiago

11. Academia de Diu ?

12. Manjericão ?

13. Beleza Chique  ?

 

CONTINUE LENDO

Região Sudoeste

11 Dezembro 2018 - 08:35

Rio do Pires é a primeira cidade da Bacia do Paramirim a receber a Caravana da Justiça Social

Foto: Reprodução

A cidade de Rio do Pires, na Bacia do Paramirim, recebeu a Caravana da Justiça Social da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). A ação foi realizada no Colégio Estadual Paulo VI. A população da cidade teve acesso gratuito a segunda via de RG, CPF, Carteira de Trabalho, Certidões de Nascimento e Casamento, além de atendimento ao Procon, emissão da Carteirinha do ID Jovem e Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência. A segunda via de RG é o carro-forte entre os serviços e, em Rio do Pires, não foi diferente. A lavradora Ariane Pereira, 28 anos, comentou sobre a experiência na caravana. "Vim com o objetivo de tirar apenas o meu RG, mas o atendimento foi ótimo e tranquilo. Então decidi tirar do meu bebê de 5 meses também". A coordenadora da Caravana, Andréia Sales destacou as parcerias que fazem a Caravana acontecer. “A Defensoria Pública, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte [Setre] e o Instituto de Identificação Pedro Melo estão aqui com a gente, nós aprendemos muito com eles e quem ganha é a população, que tem um serviço diversificado”. O destaque dessa caravana foi a grande participação da juventude em busca do ID Jovem. O jovem Lucas Silva já tem o cartão e levou amigos para emitir os seus. “Eu já viajei para São Paulo e deu tudo certo. Esse apoio foi muito importante porque sem ele eu não poderia viajar”. Para o coordenador do ID Jovem na Bahia, Silvio Lacerda, “é importante nossa presença não somente para fazer o cartão, mas também para dialogar com a juventude, trazer esse debate para o interior do estado, mostrar que eles tem que reivindicar e cobrar seus direitos”. Paralelamente, ocorreu uma capacitação em políticas públicas para pessoas com deficiência com a presença de técnicos da assistência social, profissionais da saúde, educação, dos conselhos tutelares da região e familiares de pessoas com deficiência. O debate durou toda a manhã. Assessor técnico da Superintendência de Direitos para Pessoa com Deficiência da SJDHDS, Luiz Araújo considerou o momento importante. “É preciso haver essa paridade, esse equilíbrio entre o Governo e a sociedade civil. Que todos compreendam e exerçam o seu papel”.
 

Política

11 Dezembro 2018 - 08:29

Bolsonaro e Mourão são diplomados em solenidade no TSE

Reprodução: TSE/ Divulgação

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, foi diplomado, por volta das 16h30, da última segunda-feira  (10), em solenidade no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), assim como o vice Hamilton Mourão. A diplomação é o ato formal de confirmação de que os candidatos cumpriram todos os requisitos para exercer o mandato e poderão tomar posse. Os diplomas são assinados pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber. No documento constam nome do candidato, o partido ou a coligação pela qual concorreu e o cargo para o qual foi eleito. Bolsonaro e Mourão foram levados à sessão pelos ministros do TSE Luís Roberto Barroso e Tarcísio Vieira de Carvalho Neto. Foram saudados com aplausos pelos presentes. Em seguida, a Banda dos Fuzileiros Navais executou o Hino Nacional. Bolsonaro acompanhou o Hino com a mão no peito. O TSE enviou cerca de 700 convites para a solenidade. Entre os presentes, o ministro Luiz Fux, representando o Supremo Tribunal Federal, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) , o presidente do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), a procuradora-geral eleitoral, Rachel Dodge, e o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Carlos Lamachia.

Bahia

11 Dezembro 2018 - 08:24

Contra reforma, policiais civis prometem paralisação nesta terça-feira

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Contrários a medidas de reforma administrativa enviadas à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) pelo governo Rui Costa, os policiais civis do estado marcaram uma paralisação para a tarde desta terça-feira (11). Eles pretendem protestar, junto a outras categorias do funcionalismo público, a partir das 13h, em frente à Alba, onde os projetos devem ser apreciados pelos deputados. Entre os itens da reforma que desagradam os policiais estão o aumento da alíquota previdenciária de 12% para 14%, a extinção dos 590 cargos das coordenações de plantão da Polícia Civil e a diminuição do custeio que o Estado tem com o Planserv de 4% para 2%. Na última quinta-feira (6), os sindicalistas entregaram um Termo de Acordo ao líder do governo na Casa, o deputado estadual Zé Neto (PT), com uma proposta de contrapartida, caso o governo estadual não recue em relação à reforma administrativa. O documento solicita como compensação para todas as categorias o aumento do auxílio-alimentação de R$9 para R$20; a implementação do programa habitacional através da Superintendência de Desenvolvimento Urbano( SDU) e a redução da contribuição previdenciária dos inativos e pensionistas.

Polícia

11 Dezembro 2018 - 08:11

Benito Gama é alvo de operação da Polícia Federal

Foto: Reprodução

O deputado federal Benito Gama (PTB), candidato derrotado à reeleição, é alvo da Operação Ross, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (11). A deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) e os senadores Antonio Anastasia (PSDB-MG) e Agripino Maia (DEM-RN) também são investigados. Segundo informações da Globo News, há mandados de busca e apreensão apenas contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG), Andréa Neves, sua irmã, e o deputado federal Paulinho da Força (SD-SP). Agentes da PF tiveram em imóveis ligados a eles no Rio de Janeiro e em São Paulo. Não há ordem de prisão. A medida foi autorizada pelo ministro Marco Aurélio Mello, do STF, instância onde ocorre a investigação sobre políticos com prerrogativa de foro. A operação é um desdobramento das delações de Joesley Batista e Ricardo Saud, da JBS.  Ainda de acordo com a Globo News, há a suspeita de compra de apoio de partidos por Aécio. Somente o Solidariedade, de Paulinho da Força, teria recebido R$ 15 milhões, em um esquema de caixa dois que envolve empresários.

Rio de Contas

10 Dezembro 2018 - 20:46

Dupla armada foge em moto após assaltar lotérica em Rio de Contas

Foto: Reprodução | Nova Rio de Contas FM

A polícia procura por dois homens que assaltaram uma Casa Lotérica em Rio de Contas, na tarde desta segunda-feira (10). Segundo informações da Polícia Militar, os criminosos estavam armados e fugiram em uma moto. A lotérica fica localizada no Centro de Rio de Contas. A quantia levada pelos ladrões não foi informada. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.

Rio de Contas

10 Dezembro 2018 - 20:23

Rio de Contas: Luciano Freitas Pierote é reeleito presidente da Câmara de Vereadores para o Biênio 2019/2020

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Por: Patrick Cassiano

 

Em votação na noite desta segunda-feira (10) a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rio de Contas, permanece a mesma para o biênio 2019/2020. De acordo informações apuradas pelo Blog Regional, o vereador Luciano Freitas Pierote (PSD), foi eleito reeleito presidente da Câmara. A chapa encabeçada por Pierote era a única na disputa e foi eleita por unanimidade com 9 votos. Na nova composição, o vereador Valgleber Mafra (PR) continua no cargo de vice-presidente bem como, Haislane Castro (PTB), 1º secretário e Célio Evangelista (PTB), 2º secretário. Os vereadores reeleitos devem iniciar os trabalhos após o recesso de fim de ano.

Dom Basílio

09 Dezembro 2018 - 10:28

Homem é encontrado sem vida em residência na zona rural de Dom Basílio

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Um homem identificado como Edivaldo Vieira de Almeida, foi encontrado sem vida em sua residência no último sábado (08) no Povoado de Salitre zona rural de Dom Basílio. Segundo relato de vizinhos, o homem morava só e foi visto pela última vez na quinta-feira (06) quando retornou da cidade de Brumado. Desde então os amigos e vizinhos perceberam que não havia movimento nem luzes acesas à noite na residência.  Não há informações sobre a causa da morte. O DPT – Departamento de Polícia Técnica não compareceu ao local, sendo determinado pelo Delegado de Polícia que a responsabilidade pelo corpo fosse passada para o agente funerário e a família.

Geral

09 Dezembro 2018 - 10:08

Paramirim: 138 alunos participam de formatura do PROERD

Foto: Divulgação | Polícia Militar

Na noite da última sexta-feira (07) na cidade de Paramirim, aconteceu a 2ª formatura do PROERD, Programa Educacional De Resistência as Drogas e Violência. Para os alunos do 5° Ano. Esteve presente na cerimônia o comandante da 46° CIPM o Capitão PM Vandilson Santos Araújo e o prefeito Gilberto Brito, juntamente com vários militares e autoridades municipais. Formaram 138 alunos entre 09 a 15 anos, participaram do programa as escolas municipais (Escola Professora Áurea Guedes, Escola Manoel Brasil e Escola Carmiranda Celestino De Aguiar) e as escolas particulares (Colégio Antônio Cruz, Colégio Arco íris e Escola Meu Sonho), um total de 6 escolas, onde 3 escolas pertencem a zona rural da cidade. Foram entregues premiações para as melhores redações, onde os alunos descreveram o que aprenderam nas 10 lições ministradas pelo instrutor Proerd SD PM Borba.

Paramirim: 138 alunos participam de formatura do PROERD

Foto: Divulgação | Polícia Militar

Acidente

09 Dezembro 2018 - 09:52

Livramento: Motos colidem e uma pessoa fica ferida no Povoado de Iguatemi

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Duas motocicletas colidiram frontalmente no começo da tarde do último sábado (08), no Povoado de Iguatemi, Distrito de Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações da Polícia, uma mulher identificada como Elizangela Dias de Souza, sofreu fratura exposta sendo atendida por uma equipe do SAMU192 e encaminhada a UPA24horas. Os dois veículos envolvidos no acidente foram encaminhados para o PPM - Posto da Polícia Militar do referido Distrito.

46ª CIPM

09 Dezembro 2018 - 09:32

BA-152: Acidente é registrado na 'Curva da Horta' na noite deste sábado em Livramento

Foto: Divulgação | Polícia Militar

Um acidente de trânsito foi registrado na noite deste sábado (08), na BA-152 trecho que liga Livramento de Nossa Senhora a Paramirim, mais precisamente na (Curva da Horta). Segundo informações passadas ao Blog Regional via 46ª CIPM, um veículo Sprinter de cor branca, placa policial BSV-9558, licenciada em Vitória da Conquista, conduzida por Jackson Andrade Freitas, colidiu com um Fiat Uno de cor verde, placa policial JMD -0785, licenciado em Paramirim, conduzido por um homem identificado como Manoel José de Albuquerque. As vitimas que estavam em ambos veículos, sofreram ferimentos leves e foram socorridas pela equipe do SAMU192 e encaminhadas para UPA24 e posteriormente liberadas. A via ficou obstruída, sendo necessária a permanência de uma guarnição da 46ª CIPM para salvaguardar o local de novos acidentes. Conforme orientação, os veículos envolvidos no sinistro foram encaminhados para o posto da PRE – Polícia Rodoviária Estadual de Brumado.

BA-152: Acidente é registrado na 'Curva da Horta' na noite deste sábado em Livramento

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Livramento

08 Dezembro 2018 - 11:00

Final de semana chegou, conheça os serviços do Armazém da Cerveja em Livramento; Disk Entrega 77 99944-1534

Foto: Divulgação

Livramento de Nossa Senhora conta agora com os serviços do Armazém da Cerveja, onde você encontra cerveja de todas as marcas, água mineral, gelo, carvão e bebidas em geral. E para facilitar ainda mais, dispomos do serviço de Disk Entrega, ligou entregamos na hora no seu endereço (77) 99944-1534. Não esqueça (77) 99944-1534. Armazém da Cerveja.