Eleições 2018

13 Agosto 2018 - 12:54

Band Bahia promove 1º Debate entre candidatos ao governo do estado

(Foto: Divulgação)


Na próxima quinta-feira, a partir das 22h, os candidatos ao governo do estado se enfrentam pela primeira vez na TV em debate na Band Bahia. Com mediação da apresentadora e editora do jornal BandCidade, Carolina Rosa, o programa terá transmissão simultânea da Rádio BandNews FM (99,1) e contará com novidades: também será veiculado, ao vivo, no portal band.com.br/bahia; na página da emissora no Facebook e no canal da BandBahia no Youtube. Além disso, em dois blocos, Célia Sacramento (Rede), João Henrique (PRTB), João Santana (MDB), José Ronaldo (Democratas), Marcos Mendes (Psol) e Rui Costa (PT) poderão responder aos questionamentos mais de uma vez, o que antes não acontecia. Ao todo, o programa será dividido em cinco etapas com perguntas formuladas por colunistas e jornalistas do grupo Bandeirantes.
 

Bahia

13 Agosto 2018 - 12:51

De olho em concessão, chineses sobrevoam mina em Caetité e traçado da Fiol

(Foto: Divulgação)

Representantes do Governo do Estado, da Bahia Mineração (Bamin), da ERG, acionista da Bamin, e empresários chineses fizeram neste domingo (12) um sobrevoo na mina de minério de ferro localizada em Caetité, sudoeste do estado, e em trechos da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol). Na ocasião, os chineses conheceram de perto a qualidade do minério e a extensão da mina. As empresas da China, a Bamin e a ERG vão trabalhar em conjunto para desenvolver os projetos da Fiol, mina de ferro e Porto Sul, que já tem todas as licenças para início das obras. “O objetivo dessa visita é continuar fortalecendo a parceira dos projetos da Fiol, Porto Sul e mina de ferro. O presidente da companhia chinesa Crec e suas subsidiárias veio conferir de perto o projeto que vai contribuir para o desenvolvimento da Bahia”, afirmou o coordenador executivo da Casa Civil, José Carlos Valle da Silva, que acompanha os chineses na visita. Nesta segunda-feira (13), o governador Rui Costa irá se reunir com os presidentes e demais executivos das companhias chinesas. Essas empresas vão apresentar resultados dos projetos da mina, Porto Sul e Fiol. Além dos chineses, participam da reunião o presidente da Bahia Mineração (Bamin) e o chefe regional da ERG, grupo controlador da Bamin. Os chineses estão interessados, ainda, na concessão da Fiol. O estudo de viabilidade técnica e econômica da ferrovia foi aprovado na última semana.
 

Eleições 2018

13 Agosto 2018 - 12:41

Candidaturas de militares dobram em quatro anos, diz jornal

Foto : Antonio Augusto/ Câmara dos Deputados

O número de candidatos originários das Forças Armadas, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros quase dobrou em relação ao pleito de 2014. De acordo com o Estadão, os militares são incentivados pela reprovação a políticos de carreira. A publicação identificou pelo menos 25 militares, da ativa ou da reserva, que vão concorrer a presidente, vice-presidente, governador ou vice-governador, ante 13 nomes na eleição passada, um aumento de 92%. Quando comparado com 2010, quando sete militares disputaram cargos majoritários, a alta chega a 257%. Se levar em conta todo o universo de postulantes ao Executivo, os militares representam 7% dos nomes já anunciados pelos partidos.

Saúde

13 Agosto 2018 - 11:21

 Dicas de Dr. Ricardo Barbosa sobre o tipo de pisada

Foto: Divulgação

Você está na casa dos 20 anos e já sente dores no joelho ou na coluna? Percebeu que o seu tênis fica desgastado mais de um lado do que do outro? Sente que poderia correr mais leve e rápido? Então, precisa procurar um ortopedista. Sem saber, você pode estar pisando de forma errada.

TIPOS DE PISADA

O modo como se pisa é determinado a partir das características anatômicas de cada indivíduo, como, por exemplo, os tipos de pé, joelhos e flexibilidade nas articulações. Cada pessoa pisa de uma maneira, mas costuma-se generalizar em três tipos: 

 Dicas de Dr. Ricardo Barbosa sobre o tipo de pisada

O modo como se pisa é determinado a partir das características anatômicas de cada um (Foto: Getty Images)

- Pronada - quando a parte de fora do calcanhar toca no chão, o pé inicia uma rotação excessiva para dentro.

- Supinada - o pé toca o solo com a face externa do calcanhar e se mantém na banda externa do pé.

- Neutra - começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro. 

PALAVRA DE ESPECIALISTA

Complicado? Nem tanto se você for bem orientado por um ortopedista. É importante que o atleta reconheça o seu tipo de pisada para usar o modelo certo de tênis e, assim, evitar vícios posturais, lesões nos tornozelos, joelhos e na coluna. 

Tudo está relacionado ao apoio excessivo num ponto do pé, que deveria ser melhor distribuído. Os problemas agudos vão desde lesões superficiais, como calos e bolhas, até as lesões ósseas, como fratura por estresse. Os crônicos são as tendinites, canelites e deformidades ósseas, como joanete e dedos em garra.

 Dicas de Dr. Ricardo Barbosa sobre o tipo de pisada

As empresas fabricantes de tênis abusam da tecnologia para melhorar a absorção do impacto e evitar entorses. Os tênis neutros não interferem no desempenho ou prejudicam o atleta, mas se for comprado um para a correção e a pisada não for aquela que o tênis diz corrigir, pode piorar a lesão.

- Quando nosso pé atinge o solo, durante a corrida, aplica-se uma força de, aproximadamente, oito vezes o nosso peso corporal. Nosso corpo absorve o choque de cada passo. A resultante desta força é distribuída de uma forma correta quando estamos com um tênis adequado. A compra de um bom tênis não deve ser encarada como um gasto, mas sim como um investimento, pois todo gasto feito para a nossa saúde é bem-vindo - afirma o ortopedista Marcelo Portugal. 

- É aconselhável que os praticantes do esporte escolham o calçado mais confortável possível. Se tiverem algum erro de pisada, detectado após a consulta, trato a lesão e corrijo a pisada com palmilhas personalizadas, deixando marcas e modelos a critério de cada um.

COMO DESCOBRIR

A melhor maneira de descobrir como se pisa é procurar um ortopedista, de preferência especializado em tornozelo e pé. Caso alguma doença não seja diagnosticada, faz-se o teste com fisioterapeuta especializado em baropodometria, que é a análise de marcha. 

Caso não tenha acesso a esses especialistas, um teste caseiro pode ajudar: molhe a sola do pé e caminhe sobre uma folha de jornal. Depois compare o desenho feito na folha com a arte acima para saber se sua pisada é normal, pronada ou supinada.
Agora, é só comprar o tênis certo para os seus pés.

Eleições 2018

12 Agosto 2018 - 11:24

TSE aposta que corte encerrará caso Lula antes de inserir nomes nas urnas

(Foto : Fernando Frazão/Agência Brasil)

Ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) afirmam à Folha de S. Paulo que a corte talvez não consiga concluir até o dia 30 de agosto a análise do registro de Lula (PT). No entanto, os magistrados afirmam ter certeza de que o caso estará resolvido até o dia 17 de setembro, para evitar que o nome do petista chegue às urnas. O Tribunal tem até 20 dias antes do primeiro turno das eleições, que ocorrerá em 7 de outubro, para fechar as urnas.  O último dia para registro dos candidatos na corte é na próxima quarta (15), quando a sigla oficializará o nome do ex-presidente do tribunal.

Bahia

12 Agosto 2018 - 11:12

Van conduzida por vice-prefeito é tomada de assalto, passageiros são saqueados e veículo incendiado

(Foto: Reprodução/Central Notícias)

Uma van foi saqueada, na manhã da última sexta-feira (10), em Irecê, centro norte baiano. Oito passageiros que estavam a bordo do veículo foram saqueados, entre elas o vice-prefeito do município de América Dourada, Aleomar Francisco da Silva. De acordo com informações de agentes da Delegacia Territorial de Irecê (DT/Irecê), Aleomar conduzia o veículo quando foi abordado por dois homens que estavam na estrada que liga Irecê a América Dourada. A dupla interceptou o veículo, rendeu o motorista e assumiu a direção do carro. Os bandidos conduziram o carro até as imediações do povoado Aristides, quando saquearam os passageiros. Os criminosos levaram aparelhos celulares, dinheiro e outros pertences. A dupla fugiu com o automóvel que, à noite, foi encontrado incendiado em um matagal nas proximidades da zona rural de João Dourado, município vizinho a América Dourada. O crime está sendo investigado pela DT/Irecê.

Eleições 2018

12 Agosto 2018 - 11:04

Otto nega apoio a Ciro, mas diz que candidato teve melhor desempenho em debate

( Foto: Roque de Sá)

Presidente do PSD na Bahia, o senador Otto Alencar negou que o partido vai apoiar o presidenciável Ciro Gomes (PDT), mas fez questão de dizer que o pedetista teve o melhor desempenho no debate transmitidos pela TV Bandeirantes com os postulantes ao Palácio do Planalto. ”Ainda não tenho nenhuma definição [sobre quem apoiar na corrida presidencial], mas a gente quer apoiar o candidato do governador [Rui Costa]. Não tenho que me precipitar agora. Agora, eu achei que Ciro Gomes se colocou muito bem. Acho que ele saiu muito bem do ponto de vista do que penso para o país. Eu gosto do Ciro porque ele defende uma política social de centro. Isso não quer dizer que a gente vá apoiar. É apenas uma opinião de espectador”, afirmou, em entrevista ao site Metro1. Apesar de declarar apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador Rui Costa e o ex-ministro Jaques Wagner já se manifestaram a favor de o PT abrir mão da candidatura para reforçar a empreitada de outro partido aliado.

Polícia

12 Agosto 2018 - 10:46

Líder de quadrilha que foi alvo de mega operação na Bahia e no RJ é preso em Salvador

(Foto: SSP/BA)

O homem apontado como o atual líder da quadrilha que foi alvo da mega operação policial ”Polêmica”, deflagrada na última quinta-feira (9), na Bahia e no Rio de Janeiro, para combater o tráfico de drogas, homicídios e assaltos a bancos em Salvador e cidades do interior e região metropolitana, foi preso na manhã deste sábado (11). Conhecido como ”Boquinha”, William da Silva Ribeiro, encabeçava as ações do bando após a morte de Alex de Jesus Hora, conhecido como ”Argentino” ou “Totó”, de 27 anos, ocorrida em confronto com a Polícia Militar, no dia 22 de julho. foi capturado por equipes da Coordenação de Operações Especiais (COE) após uma denúncia anônima. Com viaturas despadronizadas, os policiais civis abordaram o traficante quando ele passava pela Rua da Igreja, na localizade da Polêmica, em Brotas, dirigindo um veículo. Willian, que já tinha um mandado de prisão, foi cercado e preso. Com este flagrante, a operação ”Polêmica” totaliza 13 presos. Na última quinta-feira, 12 pessoas foram detidas, um adolescente apreendido e um criminoso morto em confronto. A operação “Polêmica” foi deflagrada na manhã da última quinta-feira. Durante a ação, foram apreendidos R$ 16 mil em espécie, cinco armas de fogo, munições, seis veículos, além de drogas como haxixe e ecstasy. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), na capital baiana, foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão nas localidades da Polêmica, no Conjunto dos Comerciários e no Parque Bela Vista.Foram realizadas diligências também no bairro da Mata Escura e em cidades da região metropolitana, como Lauro de Freitas e São Sebastião do Passé, e interior do estado, como Valença e Cruz das Almas. Na ocasião, foi expedido ainda um mandado de busca no Rio de Janeiro, em um apartamento no bairro de Jacarepaguá, que era mantido por Alex. A quadrilha estava envolvida em crimes de tráfico de drogas, assaltos a banco e homicídios. A última ação do bando foi registrada em 17 de julho, quando explodiram duas agências bancárias em Serra Dourada, no oeste da Bahia. Dias após a ação, cinco homens apontados pela polícia como autores do crime morreram após um confronto policial, entre eles, o líder do bando, Alex. G1

Esporte

12 Agosto 2018 - 09:45

Bahia bate o América-MG na Fonte Nova e encosta na parte de cima da tabela da Série A

(Foto : Divulgação/ECB/Felipe Oliveira)

O Bahia derrotou o América-MG na noite de sábado (11), em partida disputada na Arena Fonte Nova, pelo Brasileirão. O confronto foi válido pela 18° rodada e terminou com o triunfo tricolor por 1 a 0. O gol foi marcado pelo atacante Gilberto, no segundo tempo. Em cobrança de escanteio pela direita, Tiago venceu a defesa e cabeceou forte. O goleiro João Ricardo defendeu parcialmente e o camisa 9 completou e mandou para o gol vazio. O placar fez o tricolor subir para a 11° posição na tabela, com 21 pontos. O próximo desafio do Bahia é na quinta-feira (16), pelo jogo de volta da Copa do Brasil, contra o Palmeiras, no Pacaembu.

Geral

12 Agosto 2018 - 09:35

12 de Agosto Dia Internacional da Juventude; homenagem da CLIMEDI

Foto: Reprodução

Dia internacional da juventude, devemos lembrar que a educação e conscientização de nossos jovens é fundamental para mudarmos o Brasil.

Geral

09 Agosto 2018 - 12:51

Livramento: Participe da 'Sexta-feira dos milagres' na Igreja Universal do Reino de Deus

Foto: Divulgação

Sexta feira (17) de agosto acontecerá a ‘’Sexta-feira dos Milagres” com a presença do pastor Ricardo Bastos. Qual área da sua vida você precisa de um milagre? Na família, casamento, saúde, vida financeira, nos seus negócios, você está desenganado pela medicina, já bateu em varias portas mais nada aconteceu? Chegou o dia do seu milagre. Sexta feira dia 17 de agosto às 19 horas, o pastor Ricardo Bastos estará presente nesta grande concentração de fé clamando pelo seu milagre. Venha e traga toda sua família, na Igreja Universal do Reino de Deus, na Avenida Leônidas Cardoso, Nº 13, no centro de Livramento de Nossa Senhora.

Livramento

08 Agosto 2018 - 23:19

Livramento: Após parceria entre prefeitura e empresários, Povoado dos Patos recebe implantação de adutora

(Foto: Divulgação | ASCOM PML)

Em uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Livramento e os empresários Tadeu Viana (Supermercado Viana) e Zé Maria (Banco do Brasil), uma parte do povoado dos Patos, que não estava sendo atendida pelo sistema de abastecimento de água, recebeu a implantação de uma adutora de 1.300m, com a tubulação de 50mm, que atenderá mais de 30 famílias. Dessa forma, esses moradores, agora, receberão a água em suas casas. O Prefeito Ricardinho Ribeiro, agradece a Tadeu Viana e a Zé Maria por essa parceria e Norberto dos Patos que deu todo apoio para a realização dos serviços.

Livramento: Após parceria entre prefeitura e empresários, Povoado dos Patos recebe implantação de adutora

(Foto: Divulgação | ASCOM PML)

Justiça

08 Agosto 2018 - 23:14

Ministro Dias Toffoli é eleito para presidir STF no biênio 2018-2020

(Foto: Nelson Jr. / SCO /STF)

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu nesta quarta-feira (8) o ministro Dias Toffoli para presidir o Tribunal e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) durante o biênio 2018-2020. A posse deve ocorrer no dia 13 de setembro, às 17 horas. Na eleição, que aconteceu no início da sessão ordinária no período da tarde, os ministros também elegeram o ministro Luiz Fux como próximo vice-presidente da Corte. Em nome do Tribunal, a atual presidente, ministra Cármen Lúcia, parabenizou os ministros Dias Toffoli e Luiz Fux e desejou aos colegas um período profícuo e mais calmo, “para que esta seja uma administração na qual se possa dar continuidade àquilo que é próprio do Tribunal, que é julgar e julgar bem, de maneira eficiente”. Ao também desejar sucesso aos eleitos, o ministro Celso de Mello, decano do Supremo, disse que Dias Toffoli – que será o 58º presidente do STF desde o Império e 47º desde a Proclamação da República – chega ao cargo com uma larga experiência, advinda de suas atuações como advogado-geral da União, como ministro do Supremo e também como presidente do TSE. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, desejou êxito na missão e disse ter certeza de que a nova gestão vai apresentar o melhor de si à nação. A procuradora também parabenizou a ministra Cármen Lúcia por seu trabalho à frente do STF nos últimos dois anos, “motivo de muito orgulho para todos os brasileiros e sobretudo para as mulheres, principalmente as que integram o sistema de Justiça do Brasil”. De acordo com o Regimento Interno do STF, a eleição deve ocorrer na segunda sessão ordinária do mês anterior ao do final do mandato do atual presidente.

Livramento

08 Agosto 2018 - 22:56

Livramento: Praça Manoel Mesquita Ramos é inaugurada no Bairro Taquari

(Foto: Divulgação | ASCOM PML)

Buscando o melhor para as pessoas que moram e vivem em nossa cidade, a Prefeitura de Livramento, tem se empenhado em buscar recursos, serviços e realizar obras por todo o município. 

Livramento: Praça Manoel Mesquita Ramos é inaugurada no Bairro Taquari

(Foto: Divulgação | ASCOM PML)

No final da manhã da última segunda feira (06), foi entregue a população banheiros públicos e a revitalização da Praça Manoel Mesquita Ramos, no bairro Taquari. A praça passou por toda uma revitalização, além do plantio de gramas e de árvores (Ipês), também, foi construí banheiros públicos, masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais. 

Livramento: Praça Manoel Mesquita Ramos é inaugurada no Bairro Taquari

(Foto: Divulgação | ASCOM PML)

O prefeito Ricardinho Ribeiro e familiares do senhor Manoel Mesquita Ramos descerraram a placa comemorativa. Todos os serviços e obras na Praça Manoel Mesquita Ramos foram pagos com recursos próprios do município.