• Foto: Blog Regional
  • 19 // Abr // 2024
  • 09h06

Homem de 28 anos é morto a tiros em Livramento de Nossa Senhora

No fim da noite desta quinta-feira (18) na Unidade de Pronto Atendimento (Upa 24h) em Livramento de Nossa Senhora, a Polícia Militar foi acionada para averiguar um homicídio. O paciente, identificado como Mateus Ferreira de Santana, 28 anos, deu entrada na UPA já sem vida, vítima de disparos de arma de fogo. Segundo a médica plantonista, o óbito foi confirmado no local. A mãe da vítima relatou que dois homens invadiram a residência da família por volta das 23h e cometeram o crime. As autoridades competentes foram acionadas, incluindo a Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPT), para as devidas investigações e procedimentos legais.


  • Foto: Blog Regional
  • 19 // Abr // 2024
  • 09h00

Shineray do Brasil inaugura concessionária em Livramento de Nossa Senhora com novo conceito

A Shineray do Brasil está trazendo para Livramento de Nossa Senhora sua concessionária autorizada, que será inaugurada nesta sexta-feira às 19h. A nova loja apresenta um conceito inovador, sendo a primeira da Bahia a adotar o novo padrão proposto pela marca para suas revendas. Entre as principais novidades está o espaço mais amplo para receber os clientes, oferecendo uma estrutura completa para atendimento. A concessionária conta com uma área de 300 m², que inclui não apenas o setor de pós-venda, mas também um showroom de peças. Gabriel Domingues, CEO da Shineray Livramento, destaca que a nova loja oferece toda a gama de produtos da empresa, tanto os modelos elétricos quanto os a combustão. Esta inauguração representa um marco para a marca na região, proporcionando aos clientes uma experiência de compra e atendimento de alta qualidade.

  • Foto: Blog Regional
  • 19 // Abr // 2024
  • 09h00

  • Foto: Reprodução/Redes Sociais
  • 19 // Abr // 2024
  • 08h02

Corpo de Bombeiros resgata cobra 'Corre-Campo' durante treinamento em Livramento de Nossa Senhora

Na tarde de quinta-feira (18), ma cobra da espécie Philodryas, conhecida como "Corre-Campo", foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Livramento de Nossa Senhora durante treinamentos para os Guardiões Ambientais Serra das Almas (Gasa). O resgate aconteceu após uma moradora encontrar a cobra atrás do fogão em sua residência. Os voluntários da Gasa foram acionados e, em conjunto com os bombeiros, devolveram a cobra ao seu habitat natural. O incidente foi relatado ao Blog Regional.


  • Foto: Divulgação/PRF
  • 18 // Abr // 2024
  • 17h00

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack e 5,05 Kg de maconha que eram transportadas em uma caixa sob a forma de encomenda. O fato aconteceu no Km 830 da BR 116, trecho do município de Vitória da Conquista (BA). Era por volta das 19 horas quando os policiais abordaram um ônibus que fazia a linha São Paulo (SP) x Maceió (AL). Durante a fiscalização, foi realizado o procedimento para a utilização dos cães de faro, que consiste em retirar parcialmente as bagagens do compartimento inferior com o objetivo de permitir o acesso do cão a todos os volumes. Os K-9 Friedel e K-9 Kaleu realizaram a inspeção na linha de malas, e indicaram sinal positivo para a presença de entorpecentes em uma caixa de papelão. Ao inspecionar o volume, a equipe encontrou os entorpecentes escondidos no interior da caixa. A bagagem foi despachada por encomenda para ser entregue na cidade de São Miguel dos Campos (AL) e será possível rastrear e investigar os responsáveis pelo transporte do produto. Diante dos fatos, a ocorrência foi encaminhada para a Polícia Judiciária para adoção das medidas que a lei requer.

  • Foto: Divulgação/Polícia Civil
  • 18 // Abr // 2024
  • 16h30

Homem é preso em flagrante por tentar matar a companheira

Uma equipe do Serviço de Investigação (SI) da 37ª Delegacia Territorial (DT) de São Sebastião do Passé prendeu em flagrante, na quarta-feira (17), um homem suspeito de tentativa de homicídio. Ele agrediu com um facão a sua companheira durante uma discussão. A mulher foi socorrida para um hospital municipal e serviço social da unidade denunciou o crime. O homem foi localizado em casa, no bairro Alegre, onde os policiais também apreenderam a arma usada na tentativa de homicídio. O facão foi encaminhado à perícia e o suspeito permanece à disposição da Justiça.

  • Foto: Divulgação
  • 18 // Abr // 2024
  • 16h08

Suspeito de Facção Criminosa é morto em confronto com a polícia em Ibicoara

Na manhã de quarta-feira, dia 17 de abril, uma operação conjunta das forças militares na região da Chapada Diamantina culminou na morte de um indivíduo suspeito de liderar uma facção criminosa nacional. De acordo com informações fornecidas pela Polícia Militar ao site Vinny Publicidade, a ação foi resultado de uma intensa troca de informações entre diversas unidades, incluindo a Rondesp-Chapada, CPR-Chapada, 42ªCIPM-Lençóis, CIPE-CHP, 12ªCOORPIN/Itaberaba e FICCO/Bahia, no contexto da Operação Chapada Forte. O confronto ocorreu na região de Mundo Novo, zona rural de Ibicoara, durante a busca no esconderijo do suspeito. As equipes da Rondesp-Chapada foram recebidas com disparos de arma de fogo, mas conseguiram neutralizar o criminoso, que foi socorrido para atendimento em Ibicoara, porém não resistiu aos ferimentos. Entre os itens apreendidos durante a operação estão uma pistola da marca Taurus, modelo 840, calibre .40, 52 munições do mesmo calibre e 24 papelotes de cocaína. O indivíduo abatido pela polícia tinha antecedentes criminais por tráfico de drogas e homicídio qualificado.

  • Foto: Blog Regional
  • 18 // Abr // 2024
  • 12h00

Processo de improbidade administrativa do ex-prefeito de Guanambi é remetido ao STJ

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) encaminhou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) um processo que investiga suspeitas de improbidade administrativa durante a gestão do ex-prefeito de Guanambi, atual deputado federal Charles Fernandes (PSD). O período em questão abrange os anos de 2010 a 2014, durante os quais Fernandes ocupou o cargo de prefeito, inicialmente como vice de Nilo Coelho e posteriormente como gestor municipal eleito em 2012. A acusação formulada pela Promotoria de Guanambi refere-se ao suposto favorecimento de parentes do ex-prefeito por meio de contratos de locação de salas comerciais pertencentes ao município. Entretanto, o próprio TJ-BA rejeitou a denúncia, argumentando que o valor pago pela locação estava de acordo com a média de mercado, conforme atestado por um parecer técnico. Além disso, não foi comprovado nenhum indício de superfaturamento ou estado inadequado de conservação das salas em questão. O processo, agora remetido ao STJ, aguarda novas deliberações e análises por parte do órgão superior da justiça brasileira para determinar os desdobramentos dessa investigação e possíveis desfechos legais.

  • Foto: Reprodução/Redes Sociais
  • 18 // Abr // 2024
  • 11h43

Perícia aponta que idoso morreu deitado, antes de chegar ao banco

A perícia inicial do corpo de Paulo Roberto Braga, de 68 anos, revelou que ele morreu deitado e não sentado. O idoso foi levado por Erika de Souza Vieira Nunes, na terça-feira (16) em uma agência bancaria no Rio de Janeiro para sacar R$ 17 mil, mas funcionários suspeitaram que o homem estava morto. Segundo o delegado do caso, Fábio Luiz Souza, titular da 34ª DP (Bangu), o idoso havia falecido há pelo menos duas horas, e a acusada, diferente do que havi dito, não é sobrinha, mas “prima distante” de Braga. A defesa de Erika afirmou que ele estava vivo quando chegou ao banco.  As imagens de segurança do shopping onde a agência fica localizada foram recolhidas e estão sendo investigadas para saber se há mais pessoas envolvidas no caso.  O resultado do exame, apesar de ser inconclusivo, mostram que a presença de livor cadavérico na região da nuca indica que Braga morreu deitado. O livor cadavérico é o acúmulo de sangue em determinadas regiões do corpo e ocorre depois que o coração para de bater. Os peritos avaliaram que, uma vez que o livor cadavérico foi identificado na nuca, Braga estava deitado no momento do óbito. Se ele estivesse sentado, como diz a defesa de Erika, as manchas poderiam surgir em outras partes do corpo, como pernas e braços. Na manhã de quarta-feira (17) Erika foi levada para fazer exame de corpo de delito e, em seguida, seguirá para o presídio, onde será submetido a uma audiência de custódia.

  • Foto: Divulgação
  • 18 // Abr // 2024
  • 11h25

Prefeitura de Livramento inicia obras de pavimentação na Avenida Interlagos, facilitando acesso a diversos bairros

A Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, sob a gestão do prefeito Ricardinho Ribeiro, deu início a uma importante obra de pavimentação na cidade, concentrada na Avenida Interlagos, também conhecida como "Rua no fundo da lagoa", próxima ao Bairro Santa Cruz. Essa iniciativa visa melhorar a infraestrutura viária e facilitar o acesso entre diversos bairros, incluindo o Bairro Estocada, Primeiro Gole e Avenida Dr. Nelson Leal. Na primeira fase do projeto, o Bairro Santa Cruz foi contemplado com o calcamento em paralelepípedos, trazendo melhorias significativas para a região. Além disso, a comunidade local recebeu uma nova creche, contribuindo para a qualidade da educação das crianças. Uma das principais vantagens da pavimentação da Avenida Interlagos é a acessibilidade que ela proporciona. Agora, moradores do Bairro Estocada terão um acesso mais facilitado até o Bairro Santa Cruz, bem como até o Primeiro Gole e a Avenida Dr. Nelson Leal.  O prefeito Ricardinho Ribeiro destacou a importância dessas obras para a comunidade, enfatizando o compromisso da gestão municipal em proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos os moradores. As obras estão avançando em ritmo acelerado, e a previsão é de que mais trechos sejam pavimentados em breve, beneficiando ainda mais a população de Livramento de Nossa Senhora.

  • Foto: Divulgação
  • 18 // Abr // 2024
  • 11h19

Marina Silva está entre os 100 mais influentes de 2024 da Time

Marina Silva, a Ministra do Meio Ambiente está entre as 100 pessoas mais influentes de 2024, segundo a revista Time. A publicação americana destaca a “reconstrução da capacidade do Brasil de combater o desmatamento na Amazônia”. Os nomes são escolhidos por um grupo de editores e representantes da revista. A divulgação é anual. A ministra do MMA é a única brasileira na lista de 100 nomes na edição de 2024. Marina faz parte da categoria “lideranças” da lista. “Sem dúvida, esse reconhecimento corrobora a capacidade e o compromisso do Brasil de liderar as discussões nos fóruns internacionais, especialmente G20 e COPs, sobre as políticas que coloquem o planeta efetivamente no rumo certo no enfrentamento às mudanças climáticas. Eu compartilho também esse reconhecimento com todo o governo federal, que tem enfrentado os desafios da transição ecológica, do desmatamento e das consequências das mudanças climáticas no país”, comemorou Marina. No ano passado, o presidente Lula foi selecionado para a lista. Já em 2022, a líder indígena Sônia Guajajara e o pesquisador Tulio de Oliveira estiveram presentes. Na lista de 2024, outros nomes icônicos também ganham destaque, como Dua Lipa, America Ferrera, Kylie Minogue, Sofia Coppola, Max Verstappen, Javier Milei, entre outros. Acesse o site da revista Time para conferir a lista completa.

  • Foto: Blog Regional
  • 18 // Abr // 2024
  • 10h43

Aneel autoriza reajuste da energia elétrica na Bahia

Conta de vai aumentar. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou um reajuste médio de 1,53% para os valores cobrados pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). O aumento entra em vigor na próxima segunda-feira (22). O reajuste médio para os consumidores cativos atendidos em baixa tensão (residenciais, em sua maioria) será de 1,62%, e para os atendidos em alta tensão (indústrias e comércio de grande porte) será de 1,28%. A Coelba atende a 6,6 milhões de unidades consumidoras em todo o estado. Segundo a Aneel, o processo é parte da Revisão Tarifária Periódica da Coelba, prevista no contrato de concessão da empresa, e os fatores que mais impactaram no cálculo da revisão foram os custos com compra e transporte de energia.

  • Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
  • 18 // Abr // 2024
  • 10h10

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 72 milhões

As seis dezenas do concurso 2.714 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, n.º 750, em São Paulo. O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. Acumulado pela oitava vez, o prêmio está estimado em R$ 72 milhões. Caso apenas um apostador acerte os seis números e aplique todo o valor do prêmio principal na poupança, receberá mais de R$ 418 mil de rendimento no primeiro mês. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 5.

  • Foto: Divulgação PF
  • 18 // Abr // 2024
  • 09h44

Operação da PF mira em desvios de recursos para manutenção de prédios públicos em Ilhéus

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (18), a Operação Teatro Mambembe, visando combater crimes de fraude à licitação e desvios de recursos públicos na contratação de empresa pela Prefeitura Municipal de Ilhéus, no Sul da Bahia, para realizar a manutenção e conservação de prédios públicos municipais. As investigações, que tiveram início em 2022, apontam a existência de um esquema de direcionamento da licitação para a empresa vencedora, fraude documental, superfaturamento dos serviços contratados, culminando na prestação de serviços de má qualidade. Além disso, verificou-se que diversas obras não foram executadas pela empresa vencedora da licitação, mas por pessoas vinculadas a Agentes Públicos do Executivo e Legislativo Municipal, os quais não tinham nenhum vínculo com a empresa contratada. Uma espécie de terceirização informal que resultou na precarização dos serviços prestados. Estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, nos municípios baianos de Ilhéus, Itabuna e Salvador.  Os investigados responderão pelos crimes de frustação do caráter competitivo da licitação, fraude em licitação ou contrato, corrupção passiva, estelionato, falsidade ideológica e associação criminosa todos do código penal.

  • Foto: Divulgação/Marcello Casal Jr/Agência Brasil
  • 18 // Abr // 2024
  • 09h02

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

O Senado aprovou nesta quarta-feira (17) o projeto de lei que corrige a tabela do Imposto de Renda, aumentando a isenção para quem recebe até dois salários mínimos por mês. O texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e irá à sanção presidencial. Apresentada pelo líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), a proposta replica o teor de uma medida provisória, editada por Lula em fevereiro e que já está em vigor. Com a eventual sanção do texto, a MP será revogada, dando lugar à lei. O PL 81/2024 reajusta para R$ 2.259,20 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. A lei que instituiu a nova política de valorização do salário mínimo, de 2023, autoriza um desconto sobre o imposto de 25% sobre o valor do limite de isenção, no caso, R$ 564,80, valor que somado a R$ 2.259,20 resulta em R$ 2.824, o que corresponde ao valor de dois salários mínimos.

  • Foto: Reprodução / Blog do Marcos Frahm
  • 17 // Abr // 2024
  • 23h45

Acidentes na BR-116 revelam urgência na duplicação do trecho

Na noite de terça-feira (16), a Rodovia Santos Dumont BR-116, entre Jaguaquara e Jequié, no Sudoeste baiano, foi palco de novos transtornos para os motoristas. Um acidente envolvendo uma carreta de farinha e uma colisão traseira entre caminhões causaram lentidão e interdição total do trânsito, respectivamente, na região da Serra do Mutum. Apesar de não haver vítimas, os acidentes ressaltam a necessidade urgente de duplicação desse trecho, um clamor antigo dos moradores locais. O Blog do Marcos Frahm relatou que a carreta tombada na madrugada no KM 641 e a colisão no KM 640 afetaram significativamente o fluxo de veículos, gerando longos congestionamentos ao longo do dia. Esses incidentes não são isolados; recentemente, um acidente com múltiplos caminhões resultou em uma morte e oito horas de bloqueio na Serra do Mutum. A comunidade tem se mobilizado intensamente pela duplicação da BR-116, contando com o apoio de lideranças políticas, do Rotary Club de Jequié-Norte e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jequié, que lançaram uma campanha para sensibilizar a Concessionária Via Bahia a realizar os investimentos necessários para garantir a segurança dos usuários e reduzir as tragédias no trânsito. O engajamento nas redes sociais e a união de estudantes, profissionais de saúde e a sociedade em geral evidenciam a urgência da duplicação e a determinação da comunidade em exigir melhorias na infraestrutura viária.