Geral

08 Abril 2020 - 13:01

Deputado Marquinho Viana na sessão virtual que reconheceu estado de calamidade pública em 158 municípios

Foto: Divulgação

O deputado Marquinho Viana (PSB), participou hoje (08.04), da sessão virtual da Assembléia Legislativa que votou e aprovou, por unanimidade, o reconhecimento do "estado de calamidade pública em razão da pandemia do Covid-19" para, dentre outros, os municípios de Coribe, Ibicoara, Boquira, Livramento de Nossa Senhora, Caraíbas, Belo Campo, Érico Cardoso, Rio de Contas, Presidente Jânio Quadros e Planalto. Marquinho Viana afirma que o reconhecimento atende às solicitações dos prefeitos, Os demais municípios terão seus decretos aprovados, possivelmente na próxima quarta-feira (15.04), considerando que não houve tempo hábil para elaboração dos decretos. É importante considerar que o decreto de calamidade pública é fundamental para os prefeitos adotarem medidas urgentes no combate ao coronavirus.

Dom Basílio

08 Abril 2020 - 11:41

Maria Ilza confirma sua pré-candidatura a prefeita de Dom Basílio

Foto: Reprodução

A ex-primeira dama do município de Dom Basílio, Maria Ilza Araújo Matias, confirmou sua pré-candidatura a prefeita do município. O anuncio ainda não oficial, foi feito na manhã desta quarta-feira (08), em contato telefônico com a redação do Blog Regional, após diversos rumores que a mesma teria sua pré-candidatura lançada pelo grupo da oposição, apoiada pelo médico e ex-prefeito, Alfredo Machado Matias. Por conta da pandemia da covid-19, o anuncio oficial será feito nos próximos meses. Na última terça-feira (07), dia em que Dom Basílio comemorou 57 anos de emancipação politica, Maria Ilza surpreendeu a todos em um vídeo, onde fala da importância das pessoas e do município e pediu para que todos faça sua parte para se proteger da covid-19. “Parabéns Dom Basílio, parabéns a nossa cidade querida, nossa cidade amada, pelos seus 57 anos de emancipação politica, parabéns a nosso povo querido, ao povo que construiu e constrói a historia da nossa cidade, esse povo batalhador, lutador. Sei que o momento é um momento muito delicado, um momento pelo qual não só nós de Dom Basílio mais toda humanidade, um momento muito tenso, um momento muito preocupante, mais aqui estamos nós fazendo a nossa parte e sei que você está fazendo a sua”. Disse Maria Ilza. Além de ser uma figura importante e filha de um dombasiliense, Ilzinha como é carinhosamente conhecida, é também viúva de uma pessoa de muita importância na história do município, o médico e ex-prefeito Drº Marilton Matias.

Veja o vídeo:

Rio de Contas

08 Abril 2020 - 10:26

Major Cleise Delfino participa de reunião com prefeito de Rio de Contas

Foto: Divulgação

O Prefeito de Rio de Contas, Cristiano Azevedo se reuniu, na tarde de terça-feira (07), com a cúpula da Polícia Militar que atua nos municípios de Rio de Contas, Érico Cardoso, Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Jussiape, Paramirim, Caturama e Botuporã. A pauta principal da reunião foi a elaboração de um plano se gerenciamento de crise para o enfrentamento da COVID-19. Também ficou definido na reunião que a Comte da PM, Cleise da Costa irá destacar uma equipe para operar, de forma fixa, no município nesse período crítico contra o novo coronavírus. A Polícia Militar e Prefeitura de Rio de Contas, através da Vigilância Epidemiológica e a guarda municipal formarão uma força-tarefa, a fim de intensificar as ações de fiscalização e conscientização nos portais da cidade. O prefeito é categórico: "Se a gente afrouxar as barreiras, a tendência é que venham surgir casos em nossa cidade'.
 

Bahia

08 Abril 2020 - 09:53

Ilhéus dispara em números de casos confirmados da covid-19

Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde de Ilhéus registrou até a tarde de terça-feira (7) mais sete casos de infecção por Covid-19 confirmados por teste laboratorial. Até o momento, Ilhéus tem 21 casos. Eram 14 até a tarde de segunda-feira (6). Os diagnósticos positivos são de cinco mulheres, de 41 e 25 anos, residentes na Barra de Itaípe e no Parque Infantil, zona norte, e outra de 27 anos, moradora do Teotônio Vilela. Além disso, há também uma mulher de 44 anos, residente no Centro, e uma mulher de 45 anos, de Castelo Novo, todas com Covid-19. Dois homens de 37 e 30 anos, moradores de uma comunidade rural e do bairro Banco da Vitória, respectivamente, também tiveram resultado positivo para a Covid-19. Os pacientes já se encontram em isolamento social.

Geral

08 Abril 2020 - 09:29

Justiça bloqueia fundos eleitoral e partidário e autoriza uso para combater coronavírus

Foto: Reprodução

O juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara Cível da Justiça Federal em Brasília, determinou nesta terça-feira (7) o bloqueio dos recursos do fundo partidário (dinheiro destinado aos partidos políticos) e do fundo eleitoral (para custear campanhas eleitorais). O magistrado decidiu que a verba ficará à disposição do governo federal para ser usada em medidas de combate ao coronavírus ou em ações contra os reflexos econômicos da crise em razão da pandemia da doença. “Determino, em decorrência, o bloqueio dos fundos eleitoral e partidário, cujos valores não poderão ser depositados pelo Tesouro Nacional, à Disposição do Tribunal Superior Eleitoral. Os valores podem, contudo, a critério do Chefe do Poder Executivo, ser usados em favor de campanhas para o combate à Pandemia de Coronavírus – Covid-19, ou a amenizar suas consequências econômicas”, ordenou o magistrado, que atendeu a um pedido formulado por um advogado de São Paulo em uma ação popular. A Advocacia-Geral da União (AGU) informa que ainda não foi notificada, mas que vai recorrer. “A utilização dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha e do Fundo Partidário para medidas de combate ao coronavírus, no entendimento da AGU, é medida que demanda uma alteração legislativa, não cabendo a uma decisão judicial tal finalidade”, informou a AGU.

Vitória da Conquista

08 Abril 2020 - 09:12

Vitória da Conquista registra 7 casos confirmados da covid-19

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Em Vitória da Conquista, já são 271 casos notificados com suspeita clínica e epidemiológica de infecção pela Covid-19. De acordo com Boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, até às 17h de terça-feira (7), foram confirmados 7 casos, dos quais: 5 tiveram confirmação após análise laboratorial e divulgação do resultado pelo Lacen Estadual e 2 por meio de exames realizados por laboratório privado, que seguiram para exame de contraprova no Lacen Estadual. Outros 144 casos suspeitos foram descartados laboratorialmente e 5 por vínculo epidemiológico, 77 aguardam resultado laboratorial e 38 aguardam coleta de amostra. A análise das amostras enviadas é feita pelo Lacen, do Governo do Estado, em Salvador, que também faz a divulgação dos resultados do município por meio do sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

Brasil

08 Abril 2020 - 09:04

 Governo autoriza novos saques do FGTS em meio à crise do coronavírus

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

O governo publicou no fim da noite desta terça-feira (7) uma Medida Provisória (MP) que libera saque de R$ 1.045 de contas ativas e inativas do FGTS a partir de 15 de junho e até 31 de dezembro. Como se trata de uma MP, a operação tem aplicação imediata, mas precisa ser aprovada pelo Congresso em 120 dias. Diante da crise da Covid-19, o Congresso editou um ato para que as MPs tenham um rito mais rápido no Legislativo durante este período, de apenas 16 dias. Caberá à Caixa Econômica Federal (CEF) definir os critérios e o cronograma dos saques.

Acidente

07 Abril 2020 - 18:30

 Comandante da Caesg sofre grave acidente na BR-116; Major e familiares estão hospitalizados

Foto: Reprodução | Whatsapp

Na manhã desta terça-feira (07), o comandante da Cipe Sudoeste (Caesg), Major Edson Mascarenhas foi vítima de acidente de trânsito na  BR- 116, próximo a cidade de Manoel Vitorino, na região de Jequié. O Major estava em veículo particular na companhia da esposa e filhos, quando um automóvel  modelo Corolla  estourou o pneu, o condutor perdeu o controle da direção e colidiu contra o veículo do comandante da especializada. As vítimas foram socorridas por equipes do Samu 192 e Via Bahia, sendo encaminhadas ao Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié. A esposa e filho do comandante sofreram apenas escoriações leves e receberam alta da unidade hospitalar na tarde de hoje. O Major e a filha passaram por cirurgias ainda na tarde de hoje no referido hospital.

Covid-19

07 Abril 2020 - 18:19

Coronavírus - MPBA e MPF recomendam aos bancos e agências lotéricas que impeçam aglomeração de pessoas nos estabelecimentos

Foto: Reprodução | Redes Sociais

O Ministério Público do Estado da Bahia e o Ministério Público Federal recomendaram na última segunda-feira (06), à Federação Brasileira de Bancos (Febraban), instituições bancárias e agências lotéricas que cumpram efetivamente as determinações do poder público, as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde no intuito de impedir aglomerações de pessoas e garantir a distância mínima de um metro entre os clientes nas filas de atendimento. Além disso, as instituições bancárias devem realizar a sinalização horizontal com faixas, a fim de garantir esse espaçamento mínimo entre as pessoas em todos os locais de atendimento presencial à população. A Febraban, agências lotéricas e os bancos devem ainda enviar manifestação aos MPs  relatando as diligências que foram adotadas no prazo de 48 horas. O documento foi elaborado pelo promotor de Justiça Fernando Lins e pelo procurador da República Leandro Bastos Nunes. O MPBA e o MPF expediram a recomendação à Febraban, Casas Lotéricas, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Bradesco, Itaú, Santander e demais instituições financeiras após a veiculação de notícias na imprensa que apontam a existências de filas e aglomerações em instituições bancárias de Salvador.

 

Livramento

07 Abril 2020 - 08:47

Livramento: Cidade segue sem casos confirmados de Covid-19

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

A cidade de Livramento de Nossa Senhora, sudoeste da Bahia, permanece até o momento sem nenhum caso confirmado do novo coronavírus (Covid-19). As informações são da Secretaria de Saúde do município (Sesau) e foram passadas através de boletim diário do órgão que informa a população sobre dados da doença. Conforme a Sesau, são 19 casos descartados, 13 em internamento domiciliar (com sintomas leves da doença sem necessidade urgente de teste), e 01 aguardando resultado laboratorial.

Brumado

07 Abril 2020 - 08:42

Brumado registra 7º caso confirmado do Novo Coronavírus

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

A Prefeitura de Brumado divulgou que a cidade tem mais dois casos do novo coronavírus confirmado. A informação foi postada pela Secretaria de Saúde da cidade na noite desta segunda-feira (06). Não foi divulgado se é homem ou mulher e a idade. A Capital do Minério soma sete casos confirmados do Covid-19. Já são 371 casos notificados, 18 casos descartados e 07 aguardando resultado.

Bahia

07 Abril 2020 - 08:34

Secretaria de Saúde confirma 11ª morte por coronavírus na Bahia

Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde da Bahia confirmou a 11ª morte por coronavírus no estado. Segundo o comunicado do órgão, trata-se de um homem de 64 anos de idade, que tinha diabetes e problemas cardíacos como principais comorbidades. O paciente era residente de Salvador e estava internado desde o dia 24 de março no hospital Couto Maia. De acordo com o último boletim da Sesab, são 437 casos confirmados da doença no estado. Destes, 83 estão curados e 46 estão internadas, sendo 26 em UTI.

Educação

07 Abril 2020 - 08:25

FEBRACE: Estudantes de Barreiras e Livramento de Nossa Senhora são premiados

Foto: Divulgação

O projeto “Lima-da-pérsia como solução alternativa e natural para a desinfecção da água”, desenvolvido pelas estudantes Tainá Larissa Nascimento e Julya Pires da Silva, ambas de 16 anos e do 3º ano do Colégio Estadual João Vilas Boas, localizado em Livramento de Nossa Senhora, ganharam três prêmios na 18ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). Os alunos Diogo Regis, Dievisson Wyllyan Baliza, Matheus Almeida Campos e Walas de Oliveira Santos, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Rio Grande, em Barreiras, também foram premiados com seus respectivos projetos. O evento, iniciado no dia 23 de março, foi realizado de forma virtual pela primeira vez, por conta da pandemia do Coronavírus. Os projetos foram avaliados por pesquisadores através da plataforma de teleconferência on-line Zoom. A rede estadual de ensino contou com a participação de 18 projetos finalistas no total. A representante da cidade de Livramento, Tainá, falou da satisfação pela conquista dos prêmios e do aprendizado obtido. “Para nós, esses prêmios representam a valorização de todo o nosso esforço e um incentivo para nós continuarmos o projeto. Ficamos extremamente gratas pela nossa participação na FEBRACE, porque sabemos que estávamos no meio de projetos incríveis e foi uma experiência que vamos lembrar com muito carinho, pelo resto de nossas vidas”. Ela e a colega Julya ganharam três prêmiações: Prêmio destaque SBBq (Sociedade Brasileira de Bioquímica), com certificado e medalha; Prêmio STEAM & English, com um curso de uma semana a ser realizado na Universidade de São Paulo (USP), em setembro; e o 4ª lugar em Ciências Biológicas. O estudante Diogo Regis, 18, do curso técnico em Agropecuária do CETEP da Bacia do Rio Grande ganhou o prêmio SBBq (Sociedade Brasileira de Bioquímica), com o projeto “Utilização do fruto do jatobá para a produção de bebida nutricional”. “É uma honra ganhar este prêmio e agradeço muito ao CETEP e ao Governo do Estado por me proporcionar esta experiência. Este projeto, para mim, foi uma grande iniciativa para o mundo químico, biológico e social, pois através dele eu posso auxiliar pessoas de baixa renda e, também, mostrar a outros estudantes que podemos mudar o mundo através da educação pública”, comemorou. Outro projeto premiado foi o “Elaboração de conservas de palmito do miolo da bananeira como alternativa de alimentação e renda”, desenvolvido pelos estudantes Dievisson Wyllyan de Souza Baliza, Matheus Almeida Campos e Walas de Oliveira Santos, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Rio Grande, em Barreiras. Sobre a FEBRACE - A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que é realizado na Universidade de São Paulo (USP), em uma grande mostra de projetos. Dentre os objetivos da FEBRACE destacam-se: estimular novas vocações em Ciências e Engenharia através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores, e aproximar as escolas públicas e privadas das universidades, criando oportunidades de interação espontânea entre estudantes e professores das escolas com a comunidade universitária para uma melhor compreensão dos papéis das universidades em ensino, pesquisa, cultura e extensão.

Bahia

07 Abril 2020 - 08:17

TJ-BA suspende liminar que proibia Embasa de cortar água de todos inadimplentes

Foto: Reprodução | TJ-BA

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Lourival Trindade, suspendeu a liminar proferida pela 7ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, que impedia a Embasa de cortar água de inadimplentes diante da crise provocada pelo coronavírus. O pedido foi feito pelo Estado da Bahia por ter feito um acordo com a Embasa para proteger o cidadão hipossuficiente. A ação foi movida pelo Consórcio Intermunicipal Somar.  A liminar questionada já reforçava que a proibição do corte de água não era um “salvo conduto para inadimplência”. No recurso, o Estado da Bahia alega que a medida, por não direcionar exatamente a proibição para quem de fato necessita de incentivos e subsídios, pode criar um grande problema para os cofres públicos, principalmente quando é preciso de recursos para enfrentar a pandemia do coronavírus. O Estado da Bahia pontuou que já anunciou com a própria Embasa medidas para proteger a população mais carente no período da pandemia. Ainda diz que é preciso analisar todas as medidas neste momento diante dos efeitos que pode causar em todo o sistema, por afetar tantos setores da sociedade. Ainda diz que, se a liminar vigorar, causaria um prejuízo aos cofres públicos de R$ 55 milhões, além de mobilizar mais de 13,8 mil servidores, “o que fere frontalmente a determinação de distanciamento social, colaborando com a proliferação do vírus, justamente o que, afinal, se busca evitar”. Segundo o presidente do TJ-BA, as medidas adotadas administrativamente entre o Governo da Bahia e a Embasa são plausíveis para garantir a manutenção do serviço para a população carente durante o enfrentamento do Covid-19, sobretudo, para os cidadãos inscritos no programa Tarifa Social. Lourival Trindade também considerou que a suspensão da liminar é necessária diante do prejuízo de R$ 55 milhões que a autarquia poderia ter e como esse prejuízo pode prejudicar a prestação do serviço. A medida não afeta o acordo administrativo realizado entre o Governo do Estado e a Embasa.

Brasil

07 Abril 2020 - 08:12

'Nós vamos continuar', diz Mandetta após reunião com Bolsonaro

Foto: Reprodução

Após rumores de que podia ser demitido do Ministério da Saúde, Henrique Mandetta concedeu entrevista na noite de segunda-feira (6) e, assim como disse o vice-presidente Hamilton Mourão, confirmou que continua na pasta. "Hoje foi um dia que rendeu muito pouco no ministério. Gente limpando as gavetas, até as minhas gavetas. Nós vamos continuar para enfrentar o nosso inimigo - o coronavírus. Eu vou continuar porque médico não abandona paciente", disse. A coletiva foi após uma reunião que contou com outros ministros e com o presidente Jair Bolsonaro. De acordo com Mourão, a conversa foi para falar sobre os cenários futuros para flexibilizar o isolamento.