• Foto: Divulgação
  • 20 // Mar // 2023
  • 09h20

Partido Rede Sustentabilidade convoca plenária municipal em Livramento nesta segunda-feira (20)

O Presidente e Porta Voz da Comissão Executiva Municipal do Partido Rede Sustentabilidade de Livramento de Nossa Senhora, Jânio Soares Lima, convoca os filiados para a Plenária Municipal Partidária. O evento acontecerá nesta segunda-feira (20), às 19h00, na Câmara Municipal de Vereadores, localizada na Praça Dom Hélio Paschoal, Nº 41 - Centro, Livramento de Nossa Senhora.  Durante a plenária, serão discutidos assuntos de interesse do partido. Jânio Soares, presidente e porta-voz da Comissão Executiva Municipal da Rede Sustentabilidade, destaca a importância da participação dos filiados no evento e ressalta que a Plenária Municipal Partidária é uma oportunidade para discutir e deliberar sobre assuntos relevantes para o partido. Não deixe de participar! Marque na sua agenda e compareça à Plenária Municipal Partidária da Rede Sustentabilidade em Livramento de Nossa Senhora.

  • 18 // Mar // 2023
  • 09h14

Governo de Livramento realiza terceira obra de ponte com recursos próprios

O prefeito de Livramento, Ricardinho Ribeiro, esteve presente na última sexta-feira, 17 de março, para vistoriar as obras da ponte do Boqueirão, onde o governo assumiu o compromisso de resgatar a estrutura em benefício da comunidade local. Segundo o prefeito, essa é a terceira ponte que o governo está realizando com recursos próprios, sendo que as outras duas foram construídas na divisa de Brumado com Iguatemi e na Ladeira do Bonfim. Além dessas obras, o governo também está realizando outras obras em convênio, como a ponte Rodoviária, e diversas passagens molhadas como na região de Rocinha, Pernambuco e Iguatemi. Segundo o prefeito, o governo assume o compromisso de resgatar essas estruturas e não para de trabalhar em prol da comunidade. Na ocasião, o prefeito estava acompanhado do vereador José Roberto, também conhecido como "Zé de Vital", e do ex-vereador José Araújo, para acompanhar os serviços de concretagem da nova ponte do Boqueirão.

  • Foto: Divulgação - 46ª CIPM
  • 18 // Mar // 2023
  • 08h58

Guarnição da 46ª CIPM apreende motocicleta e condutor menor de idade após manobras perigosas

Na noite da última segunda-feira (13), uma equipe do PETO da 46ª CIPM flagrou um jovem realizando manobras perigosas na Praça Coronel Zezinho Tanajura, em Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações da PM, ao avistar a viatura, o condutor empreendeu fuga, mas foi alcançado pelos militares, que constataram que se tratava de um menor de idade. O jovem estava pilotando uma motocicleta Honda Pop 100, quando foi abordado pela polícia. O PETO conduziu o condutor e a motocicleta para a Delegacia Territorial de Livramento, onde as medidas cabíveis serão tomadas. Manobras perigosas em vias públicas podem colocar em risco a vida de pedestres e motoristas, além de configurarem infração de trânsito. A Polícia Militar segue trabalhando para garantir a segurança e a ordem no município.

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 18 // Mar // 2023
  • 08h43

Livramento: Presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde e Endemias anuncia grande conquista para a categoria

A presidente do Sindicato Base Regional e Municipal dos Agentes de Saúde e Endemias, Cleide Coelho, anunciou uma grande conquista para a categoria em discurso realizado na tribuna da Câmara de Vereadores de Livramento, nesta sexta-feira, 17 de março. Cleide explicou que um processo jurídico foi iniciado em junho de 2016, com 97 processantes, quase todos os agentes de saúde, em busca de um direito que foi cortado na gestão de 2014 a 2016. Apesar das tentativas de negociação com a gestão para um acordo em consonância, o processo foi recorrido diversas vezes e chegou até a última instância, onde a categoria foi vencedora. Cleide apresentou um cronograma resumido do processo, que teve seu despacho do juiz no dia 9 de março de 2023, com o prazo de cinco dias para que o município se posicionasse a favor. A resposta do jurídico do município foi no dia 10 e a decisão do juiz saiu no dia 14 de março. A partir de segunda-feira (20), quando o dinheiro estiver circulando, Cleide espera evitar indagações ressaltando que a conquista é um direito da categoria. A presidente do sindicato destacou que a categoria perdeu um valor para receber, mas preferiu usufruir dele agora no atual momento do que esperar mais quatro ou cinco anos para receber em precatório. Cleide agradeceu a gestão, que recebeu a categoria com muita atenção no dia anterior ao seu discurso, e anunciou que o dinheiro já está na conta do procurador jurídico e será repassado para cada um dos 97 processantes. Ela também ressaltou que essa não será a única vez que o sindicato voltará para fazer agradecimentos e o uso da casa. A presidente do sindicato enfatizou a importância de compartilhar as conquistas e mostrar que nem tudo é ruim, destacando que é preciso valorizar o que é bom, respeitoso e honroso. Ela agradeceu a liberdade de expor tudo o que acontece com a categoria e afirmou que continuará lutando pelos direitos dos agentes de saúde e endemias.

  • Foto: Reprodução
  • 18 // Mar // 2023
  • 07h36

Mulher trans é morta a tiros em Jaguarari, norte da Bahia

Na noite de quinta-feira (16), uma mulher trans de 27 anos, identificada como Laila, foi morta a tiros dentro de uma casa na cidade de Jaguarari, no norte da Bahia. Segundo informações da Polícia Civil, ela foi encontrada sozinha no imóvel e a motivação do crime ainda é desconhecida. Laila foi socorrida por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para o Hospital Municipal de Jaguarari, mas não resistiu aos ferimentos. A polícia já iniciou as investigações para identificar a autoria do assassinato.

  • Foto: Divulgação
  • 18 // Mar // 2023
  • 07h32

Emenda parlamentar viabiliza entrega de trator em Livramento

Na tarde da última sexta-feira (17), Dilto Aguiar, acompanhado por Cido Quilombola, se reuniu com o Deputado Federal Bacelar para discutir a entrega de um trator à comunidade de Tamboril, distrito de São Timóteo. O equipamento foi adquirido por meio de uma emenda parlamentar do deputado. Durante a reunião, Dilto Aguiar convidou o deputado para participar da entrega do trator em Tamboril, juntamente com o prefeito Ricardinho Ribeiro e o vereador Ronilton Carneiro, "Batata", no município de Livramento. O deputado se mostrou entusiasmado com o convite e ficou de agendar uma visita ao município em breve. A aquisição do trator representa uma importante conquista para a comunidade de Tamboril e para o distrito de São Timóteo como um todo, já que o equipamento será utilizado para melhorar a infraestrutura local e auxiliar os produtores rurais da região. A entrega do trator é aguardada com grande expectativa pelos moradores e deve ser um momento de celebração para toda a comunidade.

  • Foto: depositphotos.com
  • 18 // Mar // 2023
  • 07h21

Estudo aponta alta prevalência de violência sexual entre estudantes no Brasil

Um levantamento realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) revelou que a violência sexual é uma realidade para muitos estudantes brasileiros entre 13 e 17 anos. De acordo com os dados, 14,6% dos adolescentes entrevistados relataram já ter sofrido abuso sexual em algum momento da vida, enquanto 6,3% relataram já ter sofrido estupro. A pesquisa, que utilizou informações da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) de 2019, entrevistou mais de 159 mil adolescentes em escolas públicas e privadas de todo o país. Essa edição da pesquisa reformulou as questões sobre violência sexual, com detalhamento das vivências de abuso e estupro, e também foi acrescentada uma pergunta para que o adolescente identificasse o responsável pelas violências. O estudo define violência sexual como qualquer ação em que uma pessoa obriga outra a ter, presenciar ou participar de alguma maneira de interações sexuais, valendo-se de uma posição de poder ou fazendo uso de força física, coerção, intimidação ou influência psicológica. Ela é dividida em dois tipos: abuso sexual e estupro. Estupro é definido como a situação em que alguém ameaçou, intimidou ou obrigou a ter relações sexuais ou qualquer outro ato sexual contra a sua vontade, enquanto o abuso sexual é definido como a situação em que alguém tocou, manipulou, beijou ou expôs partes do corpo contra a vontade da vítima. Os pesquisadores da UFMG identificaram que as maiores prevalências de violência sexual ocorrem com adolescentes do sexo feminino, da faixa etária de 16 e 17 anos. Além disso, a pesquisa concluiu que as agressões são, em sua maior parte, de pessoas do núcleo familiar e das relações íntimas e de afeto da vítima. Entre os escolares que sofreram estupro, mais da metade relatou ter sido vítima dessa violência antes dos 13 anos de idade. Os agressores mais comuns, tanto para o abuso sexual quanto para o estupro, foram namorado, ex-namorado ou ficante.

  • Foto: Divulgação
  • 18 // Mar // 2023
  • 06h00

Homem é preso por furtar mais de R$ 8 mil em produtos de supermercado em Juazeiro

Na última quinta-feira (18), a 73ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) prendeu um homem por furtar cerca de R$ 8,5 mil em produtos de um supermercado em Juazeiro, região Norte da Bahia. Uma ordem de prisão preventiva foi expedida pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR). De acordo com a major Ivana Almeida, comandante da unidade, os funcionários do estabelecimento, localizado no bairro de Jardim Vitória, próximo ao Centro da cidade, informaram às equipes que um trio estava furtando o mercado. "Os três furtaram diversos produtos. Pegamos um deles em uma rua próxima ao supermercado", contou a oficial. Segundo a militar, os suspeitos levaram diversos itens, incluindo 21 caixas de Nutella, 16 caixas de creme dental, 11 shampoos, nove desodorantes, nove lâminas de barbear, entre outros produtos. O preso e os materiais foram apresentados na DRFR e o homem foi autuado por furto.

  • Foto: Reprodução - Blog Marcos Frahm
  • 16 // Mar // 2023
  • 09h50

Usuários da BR-420 reclamam de condições perigosas da estrada após acidente na região

Passageiros de um táxi que se dirigia de Jaguaquara para Jequié tiveram um grande susto na manhã desta quarta-feira (15) na Rodovia BR-420, em uma curva sinuosa da estrada. De acordo com informações obtidas pelo Blog do Marcos Frahm, o condutor de um dos veículos invadiu a pista contrária, causando uma colisão lateral. Apesar do susto, os ocupantes do táxi não sofreram ferimentos. Usuários da BR-420 reclamam das condições da estrada, especialmente dos declives na pista, que aumentam a probabilidade de acidentes na região. Veículos pesados, como caminhões, trafegam no meio da via para evitar tombamento, colocando em risco a vida de quem circula pelo trecho de 10 km entre a cidade e a BR-116. Os condutores de veículos de passeio são obrigados a desviar para evitar colisões. A responsabilidade pela manutenção da BR-420 é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Muitos moradores da região pedem que essa questão seja abordada pela classe política junto ao Governo Federal, com o objetivo de garantir a reestruturação da via e, consequentemente, a segurança dos usuários da estrada.

  • Foto: Divulgação - Polícia Civil
  • 15 // Mar // 2023
  • 20h35

Túmulo de Lázaro Barbosa, 'serial killer do DF', é violado em Cocalzinho de Goiás

O túmulo de Lázaro Barbosa, conhecido como "serial killer do DF", foi violado na madrugada desta quarta-feira (15) em Cocalzinho de Goiás, no noroeste do estado. Lázaro passou 20 dias fugindo da polícia após ter matado uma família no Distrito Federal em junho de 2021 e acabou sendo morto em confronto com a polícia em julho. Inicialmente, a polícia suspeitou que o crânio de Lázaro teria sido levado durante a violação do túmulo, mas após perícia constatou-se que o corpo estava intacto. O coveiro do cemitério local denunciou o crime à polícia. Ainda não se sabe se a violação foi realizada por uma única pessoa ou por um grupo de pessoas, e os nomes dos possíveis suspeitos não foram divulgados pela polícia. Eles devem responder pelos crimes de violação de sepultura e subtração de cadáver. A Prefeitura de Cocalzinho, responsável pelo cemitério, não se pronunciou sobre o ocorrido até o momento. A polícia continua investigando o caso e buscando informações que possam levar aos responsáveis pela violação do túmulo de Lázaro Barbosa.

  • Foto: Divulgação
  • 15 // Mar // 2023
  • 20h28

Marquinho Viana solicita recursos para a Polícia Civil de Barra da Estiva em reunião com Secretário de Segurança Pública

O deputado estadual Marquinho Viana (PV) se reuniu recentemente com o Secretário da Segurança Pública do Estado, Marcelo Werner, para discutir medidas para melhorar a segurança no município de Barra da Estiva. Durante a audiência, Viana solicitou recursos para a Polícia Civil, incluindo a aquisição de uma nova viatura, reforma da delegacia local e o aumento do número de recursos humanos disponíveis para a corporação. O deputado afirmou que é importante garantir que as forças policiais tenham as ferramentas necessárias para combater a criminalidade e proteger os cidadãos da região. A audiência com o Secretário da Segurança Pública do Estado teve como objetivo apresentar as demandas e buscar soluções para melhorar a segurança pública em Barra da Estiva.

  • Foto: Polícia Federal
  • 15 // Mar // 2023
  • 20h19

Operação Notas Fakes apreende mais de 500 cédulas falsas no sul da Bahia

Na terça-feira (14), a Polícia Federal (PF) encerrou a Operação Notas Fakes com a apreensão de mais de 500 cédulas falsas em três cidades do sul da Bahia: Itabuna, Camamu e Camacan. A ação resultou no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão, que visaram combater a aquisição e introdução na circulação das cédulas. Essa não foi a primeira vez que a Polícia Federal investigou o crime de falsificação de moeda na região. Em janeiro deste ano, um mandado de busca já havia sido cumprido na cidade de Itabuna por causa do mesmo crime. De acordo com a PF, os crimes investigados, como adquirir, vender, trocar, ceder, emprestar, guardar ou introduzir na circulação moeda falsa, preveem penas que podem chegar a 12 anos de reclusão e multa. As investigações começaram a partir do monitoramento realizado pela Coordenação de Segurança Corporativa dos Correios, que notificou suspeitas de encomendas contendo cédulas falsas à Unidade Especial de Repressão à Falsificação de Moeda Falsa da Polícia Federal.

  • Foto: Divulgação - Gaeco (MP-BA)
  • 15 // Mar // 2023
  • 20h11

Operação 'Laksya' investiga organização criminosa por extorsão e lavagem de dinheiro

O Ministério Público estadual deflagrou nesta quarta-feira (15) a Operação "Laksya" nos municípios de Euclides da Cunha e Ribeira do Pombal. O objetivo é investigar uma organização criminosa formada por familiares acusados de extorsão, lavagem de bens e de dinheiro e usura. Segundo as investigações, desde 2015, o grupo familiar passou a extorquir vítimas ameaçando-as de morte, exigindo pagamentos de sucessivos empréstimos com juros exorbitantes, em valores que chegam a R$ 150 mil. Os acusados teriam até mesmo exigido a entrega de imóveis como forma de pagamento. A operação já apreendeu mais de R$ 10 milhões em notas promissórias e R$ 600 mil em espécie. A ação contou com o apoio do Centro de Operações Especiais da Polícia Civil e da Força-Tarefa da Corregedoria-Geral da Secretaria de Segurança Pública. Os oito mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Vara Criminal de Euclides da Cunha. O nome da operação, "Laksya", vem do sânscrito e significa alvo ou objetivo e dá origem ao nome da deusa hindu, Lakshmi, que representa fortuna e prosperidade.

  • Foto: Divulgação - Gaeco (MP-BA)
  • 15 // Mar // 2023
  • 20h11

  • Foto: Reprodução
  • 15 // Mar // 2023
  • 20h04

Presidente Lula proíbe anúncio de projetos por ministros sem aval da Casa Civil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou na terça-feira (14) que ministros não anunciem publicamente qualquer política pública sem o aval do Ministério da Casa Civil, que é comandado pelo ex-governador baiano Rui Costa (PT). Segundo Lula, todas as propostas de ministros devem ser transformadas em propostas de governo. A declaração foi feita durante uma reunião com 19 dos 37 ministros do governo para discutir a área social do país e fazer um balanço dos primeiros 100 dias de gestão. O objetivo é garantir que as políticas anunciadas tenham o respaldo da Casa Civil e estejam alinhadas com os objetivos do governo. O pronunciamento, que durou cerca de sete minutos, foi transmitido ao vivo pela TV Brasil e teve como objetivo destacar a importância da coordenação e da coesão do governo em relação às políticas públicas.

  • Foto: Reprodução
  • 14 // Mar // 2023
  • 11h00

STF determina soltura de mais 130 presos por atos antidemocráticos em Brasília; mais de 1 mil foram liberados

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na segunda-feira (13) a soltura de mais 130 homens denunciados pelos atos antidemocráticos que resultaram na depredação das sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro. Ao todo, dos 1,4 mil detidos, mais de 1 mil já foram soltos. Com as novas decisões, vão permanecer na prisão 392 pessoas, sendo 310 homens e 82 mulheres. Os liberados estão sendo monitorados com tornozeleira eletrônica e precisam cumprir restrições, como recolhimento domiciliar noturno e proibição de usar redes sociais. A revogação das prisões foi determinada pelo ministro depois que a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncias contra os investigados, por delitos como incitação ao crime e associação criminosa. Ao todo, a PGR já denunciou 919 pessoas por esses crimes, sendo que 219 responderão também por delitos mais graves, como dano qualificado, abolição violenta do estado de direito e golpe de estado.