• Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 09 // Nov // 2022
  • 21h00

'Não tem vencedor de véspera': Ivana Bastos mantém candidatura à presidência da AL-BA

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) afirmou que mantém candidatura à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Em entrevista à Salvador FM, a parlamentar afirmou que apesar do desejo do seu colega de sigla Adolfo Menezes (PSD), de ser reconduzido ao cargo, o seu nome segue à disposição para ocupar a vaga. “Há quatro anos meu nome está à disposição do meu partido [...] Nós começamos a procurar e conversar com diversos deputados, a gente tem o próprio deputado Adolfo Menezes que é o atual presidente, também colocou seu nome a disposição, e eu tô muito confiante nessa perspectiva de ser a primeira presidente mulher na Assembleia Legislativa”, apontou a deputada. Ivana destacou ainda que seu nome segue à disposição do partido, mesmo após acenos de deputados à reeleição de Adolfo. Entretanto, a deputada salienta que a decisão deve ser feita pelo partido. “Eu sou do PSD, o Adolfo também é do PSD, o partido não pode ter dois candidatos [...] A gente tem feito a nossa campanha com respeito e no nosso partido, não terá nenhum atrito”. A deputada pontua ainda que a legenda se reunirá no fim de novembro para decidir entre os pares quem será o candidato da sigla para o pleito. De acordo com Ivana, o senador Otto Alencar, presidente do partido na Bahia, ainda não manifestou apoio.  Quando questionada sobre a possibilidade de assumir alguma secretaria de governo do governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT), Ivana afirma que está focada em se candidatar à presidência da AL-BA.  “Meu foco é a presidência da Assembleia, eu sou muito obstinada por uma coisa que eu acredito, e no momento eu não tenho plano B nenhum. Eu coloquei meu nome à disposição, e eu vou me empenhar e gostaria muito de chegar à presidência da AL-BA”, concluiu.  Ivana Bastos foi a parlamentar baiana mais bem votada ao cargo nas eleições deste ano. A deputada obteve 118.407 votos.

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 09 // Nov // 2022
  • 20h05

Ministério da Defesa entrega relatório sobre o sistema eleitoral sem apontar fraude

O Ministério da Defesa entregou nesta quarta-feira (9), ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o relatório que a pasta fez sobre o sistema eleitoral. O relatório afirma que não investigou crime eleitoral. "Assinalo que o trabalho restringiu-se à fiscalização do sistema eletrônico de votação, não compreendendo outras atividades, como, por exemplo, a manifestação acerca de eventuais indícios de crimes eleitoral", diz o texto. O relatório pede que o TSE analise dois pontos: "Do trabalho realizado, destaco dois pontos. Primeiro, foi observado que a ocorrência de acesso à rede, durante a compilação do código-fonte e consequente geração dos programas (códigos binários), pode configurar relevante risco à segurança do processo. Segundo, dos testes de funcionalidade, realizados por meio do Teste de Integridade e do Projeto-Piloto com Biometria, não é possível afirmar que o sistema eletrônico de votação está isento da influência de um eventual código malicioso que possa alterar o seu funcionamento". A Defesa pede que o TSE analise esses dois aprimoramentos no futuro: "Em consequência, solicito à Corte Eleitoral atender ao sugerido pelos técnicos militares no sentido de: - realizar uma investigação técnica para melhor conhecimento do ocorrido na compilação do código-fonte e de seus possíveis efeitos; e - promover a análise minuciosa dos códigos binários que efetivamente foram executados nas urnas eletrônicas", completou. Após o segundo turno, demais entidades fiscalizadoras, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), atestaram que o sistema eleitoral é seguro e imune a qualquer vício ou irregularidade. A missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) que observou as eleições no Brasil também disse que as eleições transcorreram de forma transparente e que as urnas eletrônicas demonstraram mais uma vez a eficácia. A missão de observadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) afirmou que a eleição no Brasil obedeceu aos padrões internacionais de segurança.

Nota do TSE

Após a Defesa ter divulgado o relatório, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, escreveu uma nota. Veja a íntegra:

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu com satisfação o relatório final do Ministério da Defesa que, assim como todas as demais entidades fiscalizadoras, não apontou a existência de nenhuma fraude ou inconsistência nas urnas eletrônicas e no processo eleitoral de 2022. As sugestões encaminhadas para aperfeiçoamento do sistema serão oportunamente analisadas. O TSE reafirma que as urnas eletrônicas são motivo de orgulho nacional, e as Eleições de 2022 comprovam a eficácia, lisura e total transparência da apuração e totalização dos votos.

  • Foto: Reprodução
  • 09 // Nov // 2022
  • 20h00

Meta demite 11 mil funcionários no Facebook, Instagram e WhatsApp

A Meta Platforms, conglomerado de tecnologia dono do Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou nesta quarta-feira, 9, a decisão de demitir 13% de seus funcionários, em carta do CEO Mark Zuckerberg. Cerca de 11 mil “funcionários talentosos” serão demitidos, disse ele. A Meta também decidiu cortar gastos discricionários e estender o congelamento de contratações ao longo de todo o primeiro trimestre de 2023, decisões que tornarão a empresa “mais eficiente”, de acordo com Zuckerberg. O CEO ponderou que as decisões ocorrem após uma receita bem abaixo do que ele esperava no terceiro trimestre deste ano. No período, o lucro líquido da big tech caiu abaixo da metade em comparação com o mesmo trimestre do ano passado, enquanto a receita reduziu 4%. “No início da pandemia de covid-19, o mundo mudou rapidamente para o online e o aumento do comércio eletrônico levou a um crescimento desproporcional da receita. Muitas pessoas previram que essa seria uma aceleração permanente que continuaria mesmo após o término da pandemia. Eu também, então tomei a decisão de aumentar significativamente nossos investimentos. Infelizmente, isso não aconteceu do jeito que eu esperava”, admite Zuckerberg As demissões e outras medidas de contenção de gastos agradaram investidores, e a ação da companhia subia 3,88% no pré-mercado das bolsas de Nova York, às 08h31 (de Brasília).

  • Fotos: Luana Bernardino - Divulgação
  • 09 // Nov // 2022
  • 19h00

Em reunião com Arthur Lira, Jerônimo destaca importância do equilíbrio da Câmara dos Deputados para o país

Em reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, na noite da terça-feira (8), o governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues, lamentou os atos antidemocráticos que estão sendo realizados por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em diversas regiões do Brasil. O encontro aconteceu no presidência da Câmara, onde Jerônimo esteve acompanhado de deputados e deputadas federais baianos e do vice-governador eleito, Geraldo Júnior, para uma visita de cortesia. "O equilíbrio desta Casa é muito importante nesse momento", afirmou Jerônimo durante a conversa com Arthur Lira. "Peço a Deus força pra você conduzir esta Casa com responsabilidade e tranquilidade. É serenidade que o país precisa", acrescentou o petista, que destacou a qualidade dos parlamentares baianos: "Com todo respeito aos outros estados, aqui temos professores e professoras de política. A Bahia se sente muito honrada com sua bancada, que está com muita disposição de ajudar a reconstruir o Brasil e continuar promovendo desenvolvimento em toda a Bahia", disse o sucessor do governador Rui Costa.

 

  • 09 // Nov // 2022
  • 19h00

A visita de Jerônimo e Geraldo aconteceu imediatamente após a participação dos eleitos na sessão da Câmara que discutiu a destinação das emendas parlamentares para o estado. Lira parabenizou a iniciativa do governador eleito e afirmou que sempre estará "aberto às demandas de todos os estados e da Bahia". No encontro com Lira, Jerônimo repetiu o que havia assegurado em plenário com a bancada baiana: "pactuei com os deputados e deputadas de fazermos mais encontros para ouvirmos as demandas do legislativo federal. Serei incansável na defesa dos interesses da Bahia", concluiu. À tarde, durante agenda em Brasília, Jerônimo Rodrigues, Geraldo Júnior, o senador Otto Alencar e a equipe de transição do Governo da Bahia visitaram o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e se encontraram com o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, e a equipe de transição do Governo Federal. A comitiva baiana retornou à Bahia na noite desta terca e o governador eleito cumpre agenda na cidade de Mucugê, junto com o governador Rui Costa, na manhã desta quarta.

  • Foto: Antonio Augusto - Secom - TSE
  • 09 // Nov // 2022
  • 18h30

Em relatório ao TSE, OAB conclui que não houve suspeita de irregularidades na votação

No início da noite de terça-feira (8), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, recebeu do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), José Alberto Simonetti, ofício acerca do relatório final elaborado pela entidade sobre as Eleições Gerais de 2022. O documento foi produzido pela Comissão Especial de Direito Eleitoral da Ordem e reforça a confiança da entidade no sistema eletrônico de votação. No ofício entregue ao ministro, Simonetti afirmou que, após a análise dos relatórios feitos pelas Comissões de Direito Eleitoral distribuídas em todo o país, a instituição concluiu que não houve nenhuma suspeita de irregularidade na votação. “Evidenciou-se, ao contrário, a postura transparente da Justiça Eleitoral na preservação da lisura e da segurança”, escreveu o presidente do Conselho Federal da OAB. Além de ser uma das entidades legitimadas pela Resolução TSE nº 23.673 a fiscalizar o processo eleitoral brasileiro, a OAB participou ativamente de diversas iniciativas instituídas pela Corte Eleitoral, como o Programa de Enfrentamento à Desinformação, a Comissão de Transparência das Eleições (CTE), o Observatório de Transparência das Eleições (OTE) e o Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação (TPS). O papel da Ordem dos Advogados do Brasil como entidade fiscalizadora foi outro ponto destacado pelo presidente do CFOAB no relatório entregue ao presidente do Tribunal. Ele ressaltou que a OAB Nacional acompanhou a totalização dos votos no primeiro e no segundo turno presencialmente, no Centro de Divulgação das Eleições (CDE/TSE), ocasião em que atestou a confiabilidade e a integridade das urnas eletrônicas. “A efetividade e o respeito à soberania do voto popular foram alcançados com maestria. Desse modo, este Conselho Federal da OAB reafirma, seguramente, que o Brasil presenciou eleições limpas, transparentes e seguras”, concluiu Simonetti. Veja a íntegra do ofício do CFOAB.

  • Fotos: Luana Bernardino - Divulgação
  • 09 // Nov // 2022
  • 16h00

Jerônimo se reúne com bancada baiana na Câmara dos Deputados e garante diálogo para defender interesses da Bahia

A recepção à fala do governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues, por parte dos parlamentares baianos em reunião na noite de terça-feira (8) foi entusiasmada e com compromissos práticos, a começar pelo fortalecimento do diálogo e da parceria. Aplaudido ao dizer que “o que for de interesse do Estado da Bahia e que necessitar de alguma articulação com o governo federal, nós vamos fazer”, ele se comprometeu com todos os deputados e deputadas, sendo ou não da base. Vinte e dois parlamentares baianos estiveram presentes, além de prefeitos do interior do estado. A plenária, que contou com a presença do senador Otto Alencar e foi conduzida pela deputada federal Lídice da Mata, teve lotação máxima e foi espaço para um diálogo que deve se repetir em Brasília ou na Bahia, de modo contínuo, como acertou o governador eleito. "O meu compromisso, e [do meu vice] Geraldo Júnior, é arcar com a responsabilidade do que for combinado de emendas com vocês. Tudo aquilo que vocês pactuarem nesse momento, que a execução orçamentária possa caber ao papel do Estado, eu quero dar aqui a minha palavra que honrarei, com todo combinado que for feito para esse orçamento de 2023", afirmou Jerônimo.

  • 09 // Nov // 2022
  • 16h00

“O Anel de Contorno de Feira de Santana está na lista de prioridades para destinação das emendas. A obra beneficiará quem segue para Santo Estevão, Alagoinhas, Serrinha”, pontuou Jerônimo em entrevista à imprensa em Brasília, onde esteve a todo instante acompanhado do vice-governador eleito Geraldo Júnior. Ele também disse que as emendas vão permitir obras como o Canal do Sertão, uma adutora que beneficiará os municípios de Bom Jesus da Lapa, Igaporã, Riacho de Santana, entre outras obras em estradas e obras de abastecimento de água. "Quero dizer à bancada que não caminhou conosco, por ser da oposição, que aquilo que for de interesse do Estado da Bahia e que necessitar de alguma articulação com o Governo Federal, eu, em conjunto com a bancada da situação, também farei esse compromisso imediato. Tudo aquilo que for de interesse do Estado da Bahia, de algum território ou município, vocês podem contar, porque eu articularei e não medirei esforços para que a gente possa levar ao presidente Lula. Quero fazer com que a gente possa estabelecer esse regime de colaboração", concluiu Jerônimo Rodrigues, que retorna para Salvador ainda nesta terça. Antes do compromisso na Câmara dos Deputados, Jerônimo se reuniu com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e se reuniu com o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, e membros do grupo de transição do Governo Federal, que já estão atuando em Brasília.

  • Foto: Reprodução
  • 09 // Nov // 2022
  • 14h00

Jerônimo quer governo alinhado com gestão de Lula e não descarta criar novas secretarias

O governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) sinalizou na manhã de terça-feira (8) o desejo de manter a estrutura da gestão estadual baiana alinhada com o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para isso, o petista não descartou a criação de novas pastas ou superintendências. Ele foi questionado pelo Bahia Notícias durante a entrega de um colégio de tempo integral no bairro de São Cristóvão, em Salvador. “Estamos avaliando em função do que o governo da Bahia precisa avançar e modernizar, então tem uma demanda que é nossa, do meu governo, e tem uma demanda que nós vamos alinhar muito com a reforma e com a transição do Lula. Ele está falando que vai criar um ministério para tratar dos povos originários, dos indígenas, então a gente precisa equalizar aqui para que possamos acompanhar e captar recursos e também dirigir uma ação nesse sentido. O Lula vai atuar muito forte no combate à fome, a gente precisa ter uma estrutura no governo do Estado que se responsabilize por isso. Então pode ser que não seja uma secretaria, mas uma superintendência ou uma coordenação especial, isso estamos trabalhando agora essa semana”, revelou Jerônimo durante entrevista ao Bahia Notícias.

  • Foto: Reprodução
  • 09 // Nov // 2022
  • 13h00

Manutenção em refinaria afeta distribuição de gás de cozinha na Bahia

Os consumidores que dependem do botijão de gás para cozinhar estão encontrando dificuldade para comprar o produto em toda a Bahia. Devido a uma manutenção na Refinaria de Mataripe, a distribuição de gás foi reduzida para as distribuidoras. Por causa disso, quase 50% das revendedoras estão fechadas, pela escassez do produto. A informação é do site Correio 24 horas. A Acelen, que administra a Refinaria de Mataripe, informou, em nota, que “que está atuando ativamente para regularizar o fornecimento de GLP aos seus clientes”. Ainda segundo a empresa, unidades da refinaria estão passando por manutenção programada e que, por isso, foi necessário ajustar os prazos previstos para retomada de produção por questões de segurança de processo. “Estamos desde então buscando meios alternativos para abastecer a todos com segurança, transparência e qualidade. Esperamos nos próximos dias ter regularizado o cronograma de produção e retomar o abastecimento regular”, finaliza.

  • Foto: Reprodução
  • 09 // Nov // 2022
  • 12h00

Casa onde Lula ficou hospedado na Bahia tem diária a partir de R$ 10 mil

A casa onde o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou hospedado na Bahia, por quatro dias, tem oito quartos, nove banheiros e diária a partir de R$ 10 mil. O imóvel fica em Caraíva, distrito turístico de Porto Seguro, no sul da Bahia, e pertence à família do deputado federal do PP no estado, Ronaldo Carletto.

  • Foto: Reprodução
  • 09 // Nov // 2022
  • 12h00

O local conta com quatro chalés, sendo cada um deles estruturados com duas suítes, ar condicionado, frigobar, cama de casal queen, sofá, forros de cama e travesseiros. A estrutura externa do imóvel possui um espaço gourmet com churrasqueira, cervejeira, lavabo e uma piscina com deck voltado para o mar. O acesso à praia ocorre através de uma trilha de cerca de 100 metros. Além disso, o local possui um heliponto para maior comodidade dos hóspedes, informa o site G1.

  • Foto: Divulgação
  • 09 // Nov // 2022
  • 10h00

Demandas de energia elétrica para Pindaí e Malhada de Pedras são discutidas na Supec

Em mais uma produtiva reunião na Superintendência de Energia e Comunicação do Estado (Supec), a deputada Ivana Bastos e os prefeitos de Pindaí, João Veiga; e de Malhada de Pedras, Beto de Preto Neto; acompanharam pedidos para obras de energia elétrica em comunidades rurais. Também presente na ocasião, o presidente da Câmara de Pindaí, Jean Cleber. Para Pindaí, foi reiterado o pedido para a execução das obras da comunidade de Tartaira. O gestor do órgão, Celso Rodrigues, informou que enviará técnicos ao local, nas próximas semanas, para verificar a situação do pedido. Já para Malhada de Pedras, a parlamentar e o prefeito trataram sobre o andamento para as obras na comunidade de Lagoa da Juliana. Na oportunidade, Rodrigues também colocou na programação a ida de técnicos ao município.

  • Foto: Divulgação
  • 09 // Nov // 2022
  • 10h00

  • Fotos: Luana Bernardino - Divulgação
  • 08 // Nov // 2022
  • 19h46

Jerônimo vai a Brasília e se reúne com presidente do Senado e Geraldo Alckmin

O governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues, desembarcou em Brasília, na tarde desta terça-feira (8), e se reuniu com os coordenadores da equipe de transição de Lula: o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, e Aloizio Mercadante. O encontro aconteceu na residência do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Na agenda, Jerônimo esteve acompanhado do seu vice, Geraldo Júnior; do senador reeleito Otto Alencar; dos secretários de Relações Institucionais, Luiz Caetano e de Infraestrutura, Marcus Cavancanti; e do assistente especial da Casa Civil, Adolpho Loyola, que integram o Grupo de Transição do Estado.  “Nosso objetivo é fortalecer o diálogo, estabelecer uma relação civilizada que permita sempre o benefício dos baianos e baianas. Vim abrir portas e convidá-los para irem a Bahia”, disse Jerônimo. A agenda em Brasília prevê ainda um diálogo com a bancada baiana no Congresso Nacional para ajustar entendimento sobre prioridades em relação às emendas ao Orçamento 2023. O encontro com deputados e deputadas federais acontece ainda na noite desta terça.

  • Fotos: Luana Bernardino - Divulgação
  • 08 // Nov // 2022
  • 19h46

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 08 // Nov // 2022
  • 19h00

Auditoria do TCU não identifica falhas em urna eletrônica no segundo turno

O Tribunal de Contas da União (TCU) concluiu a auditoria realizada nas urnas eletrônicas durante o segundo turno das eleições deste ano. Assim como aconteceu no primeiro turno, o órgão não identificou nenhuma falha ou inconsistência no sistema. No segundo turno, 54 auditores do tribunal espalhados pelo país compararam os resultados impressos nos boletins de 601 urnas eletrônicas com a votação divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Todos os números bateram. Segundo o Valor Econômico apurou, apenas três boletins não puderam ser checados porque as informações ainda não estão disponíveis no site do TSE. Na segunda-feira (7), o Ministério da Defesa informou que o relatório das Forças Armadas referente às urnas eletrônicas será entregue nesta quarta-feira (9). Após o primeiro turno, a pasta foi cobrada pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes. No dia 18, o presidente do TSE deu 48 horas para a Defesa apresentar o documento. Em resposta, o ministério disse que concluiria a fiscalização somente após a eleição.

  • Foto: Divulgação
  • 08 // Nov // 2022
  • 18h11

Deputado Marquinho Viana leva prefeitos a SDR

Deputado Marquinho Viana (PV) continua na luta para atender aos prefeitos e seus eleitores. Em audiência com o secretário Jeandro Ribeiro (SDR) juntamente com os prefeitos Phellipe Brito (Ituaçu), Ricardinho (Livramento de Nossa Senhora), ex-prefeito Albercinho (Ituaçu) e o presidente da Associação de Psicultura, Pedro reivindicaram investimentos para agricultura familiar de seus respectivos municípios.

  • Fotos: Divulgação - Ascom
  • 08 // Nov // 2022
  • 17h30

Deputada Ivana Bastos e prefeitos cumprem agenda de trabalho na Conder

Com o objetivo de acompanhar o andamento de convênios para melhor infraestrutura dos municípios de Igaporã, Palmas de Monte Alto, Jussiape, Novo Horizonte, Malhada de Pedras e Seabra, a deputada Ivana Bastos esteve em uma reunião com o presidente da Conder, José Trindade, no último dia 07 de outubro. Ao lado dos respectivos prefeitos Neto, Manoel Rubens, Dr. Éder, Djalma, Beto de Preto Neto; e do vice-prefeito de Seabra, Marlon Leite; a parlamentar verificou pendências e ajustou detalhes de diversos convênios para garantir o melhor serviço para as famílias dos municípios. "É muito importante fazer esse acompanhamento para dar maior celeridade nas obras, sanar os problemas e assegurar mais qualidade de vida para a população e mais desenvolvimento para as cidades", afirmou a deputada.

  • Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
  • 08 // Nov // 2022
  • 14h30

João Roma é escolhido novo presidente do PL na Bahia

O deputado federal e candidato derrotado ao governo do estado, João Roma, foi escolhido como presidente do PL na Bahia na segunda-feira (7). Ele é considerado um dos grandes aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL), que perdeu a eleição para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no pleito de 30 de outubro. Em seu perfil no Instagram, o parlamentar comemorou a escolha da legenda e disse que abraça o “desafio com muito entusiasmo”. “Disposto a perpetuar o grande legado da direita em benefíco da nossa Bahia. Vamos trabalhar com firmeza, competência e transparência”, escreveu Roma.