Bahia

14 Março 2017 - 09:00

Carro-forte carregado de dinheiro tomba na BR-101, no sul da Bahia

Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

No final da manhã da última segunda-feira (13), um carro-forte virou na BR-101, no Km 667,5, trecho conhecido como sequencia de curvas do 'João do boi', a pouco mais de um quilometro da entrada da cidade de Itapebi, no sul da Bahia. De acordo com o relato do motorista ao blog Itapebi Acontece, chovia no momento do acidente. Ele acredita que a água na pista fez o carro escorregar na curva, saindo da pista e colidindo em num barranco, virando em seguida. Quatro pessoas seguiam dentro do veículo e aparentemente ninguém se feriu. Somente duas delas reclamaram de dores no corpo. Outro veículo da mesma empresa de transporte de valores foi ao local para garantir a segurança do carro forte que capotou e recolher os malotes com valores do carro acidentado.

Rio de Contas

14 Março 2017 - 08:00

Governador da Bahia estará em Rio de Contas no próximo sábado

Foto: Bahia Verdade

O município de Rio de Contas receberá no próximo sábado (18), o governador do estado Rui Costa, que participará de um evento onde serão entregues a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água e a implantação da adutora de água tratada do Rio de Contas para o distrito de Marcolino Moura, além de efetuar entrega de uma viatura para a Polícia Civil. A cerimônia de inauguração está prevista para acontecer ás 09h30min.

Brasil

14 Março 2017 - 07:30

Justiça Federal suspende cobrança por despacho de bagagem em voos

Foto: Bahia Verdade

A Justiça Federal em São Paulo concedeu na segunda-feira (13), liminar contra a norma que autoriza as companhias aéreas a cobrar pelo despacho de bagagens. A decisão da 22ª Vara Cível atende pedido do Ministério Público Federal (MPF) contra a Resolução 400, de 13 de dezembro de 2016, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que permite as novas taxas a partir dessa terça-feira (14). Na ação, o MPF argumentou que “a cobrança fere os direitos do consumidor e levará à piora dos serviços mais baratos prestados pelas empresas”. Atualmente os passageiros têm direito de despachar itens com até 23 quilos em voos nacionais e dois volumes de até 32 quilos cada, em viagens internacionais, sem pagar taxas extras. Na cabine, os consumidores podem levar bagagem que não ultrapassem 5 quilos. O Artigo 13 da nova resolução da Anac elimina a franquia mínima de bagagem despachada, alertou o MPF. O valor pago pela passagem incluiria apenas a franquia da bagagem de mão de 10 quilos, peso que pode ser reduzido “por motivo de segurança ou de capacidade da aeronave”. O Ministério Público argumenta que a Anac fez a mudança sem analisar a estrutura do mercado brasileiro, nem o impacto da medida sobre os passageiros com menor poder aquisitivo. Além disso, uma perícia realizada pelo MPF concluiu que “o objetivo das novas regras é ampliar o lucro das companhias, que reduzirão a qualidade dos serviços de menor custo, já embutidos no valor das passagens, e aperfeiçoarão os pacotes mais caros para estimular os consumidores a comprá-los”.

Bahia

13 Março 2017 - 19:03

Homem é preso acusado de manter relações sexuais com jumenta na Bahia

Foto: Reprodução | Whatsapp

A Polícia Civil com o apoio da Militar prendeu na manhã dessa segunda-feira (13), um homem de 60 anos, acusado de manter relações sexuais com uma jumenta. A informação foi confirmada ao site Giro em Ipiaú pela delegacia local. O crime de zoofilia teria sido praticado entre a noite de sábado (11) e a madrugada de domingo (12), numa rua da cidade. Uma testemunha filmou e compartilhou no aplicativo whatsapp. Após a repercussão e uma denuncia na delegacia local, o acusado foi preso pelo crime ambiental. Até a tarde dessa segunda-feira (13), o idoso, que aparentemente possui transtornos mentais, continuava custodiado no Complexo Policial de Aiquara. Segundo apurou nossa reportagem, no Brasil ainda não existe nenhuma lei que tipifique zoofilia como crime, porém utilizando de analogia prejudicial, condena-se o praticante por crime de abuso e maus tratos aos animais, encontrada no artigo 32 da Lei 9605/98. Em junho de 2015, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou, proposta que prevê pena de detenção, de um a três anos, e multa a quem comete ato de zoofilia ou bestialidade (prática de atos libidinosos contra animais). A matéria ainda precisa ser analisada ainda pela Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), antes de seguir para o Plenário.

Bahia

13 Março 2017 - 18:41

Governo convoca novos delegados, escrivães e investigadores

Foto: Bahia Verdade

O governador Rui Costa anunciou em suas redes sociais nesta segunda-feira (13) a convocação de 32 novos servidores para a área de segurança pública, destinados às funções de delegado, escrivão e investigador. A relação dos convocados será publicada no Diário Oficial desta terça-feira (14) de forma conjunta entre as secretaria da Administração (Saeb) e Segurança Pública (SSP). Do total, doze convocações são para candidatos aprovados no concurso para a Polícia Civil, realizado em 2013. Serão convocados cinco delegados, cinco escrivães e dois investigadores – estes candidatos solicitaram remanejamento de suas posições para o final da fila ou que não se encontram sub judice, ou seja, não mais aguardam determinação judicial. As vagas restantes são destinadas a aprovados no concurso DPT. São 15 aprovados na função de perito criminalístico e cinco, na função de perito médico. O Estado convoca este quantitativo de vagas em função de ter estourado o limite prudencial, ter extrapolado os gastos com pessoal, como estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). De acordo com consulta feita à Procuradoria Geral do Estado (PGE) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), tal procedimento não implicaria aumento de gastos com pessoal. Em duas convocações anteriores, o Governo nomeou um total de 647 servidores para a Polícia Civil, sendo 432 investigadores, 138 delegados e 77 escrivães. As vagas a serem ocupadas com as convocações – a quarta para a Polícia Civil e a segunda para o DPT – são fruto de levantamento de quadros da Polícia Civil e DPT, realizado pela Diretoria de Recursos Humanos da Saeb. Os convocados devem comparecer, no dia e local estipulados, para apresentarem documentação exigida no Edital de Convocação.

Bahia

Bahia Notícias

13 Março 2017 - 17:03

Conselhos de Saúde da Bahia emitem nota contra ensino à distância: 'Precariza a saúde'

Foto: Reprodução

Contrários ao Ensino à Distância, os conselhos profissionais de saúde da Bahia de Enfermagem (Coren), Farmácia (CRF-BA), Fonoaudiologia (Crefono 4), Odontologia (CRO-BA), Nutrição (CRN 5), Psicologia (CRP - 3ª Região), Biomedicina (CRBM - 2ª Região) e Medicina Veterinária (CRMV-BA) emitiram nota pública expondo seu posicionamento quanto à extensão da modalidade para a área. Segundo eles, ela provoca a "precarização das categorias profissionais de saúde", o que deve impactar na qualidade do serviço prestado. "Entendemos que a formação em saúde requer contato presencial, paradigma norteador de humanização que estrutura o Sistema Único de Saúde (SUS). A relação interpessoal e grupal das (os) estudantes, profissionais em formação, é condição sine qua non para uma atuação profissional eficiente, crítica e humana", afirmam. Para as entidades, a modalidade promove justamente o distanciamento entre os profissionais de saúde e a comunidade, enfraquecendo o diálogo com a realidade atual e o exercício da atuação multidisciplinar e interdisciplinar. Elas argumentam ainda que esse tipo de graduação desconsidera o contexto contemporâneo pelo qual passam as instituições de ensino. "Esta bandeira dos profissionais de saúde pelo ensino presencial busca a manutenção da qualidade e a preservação da instituição científica enquanto um interventor para a melhoria social. Sem contar que a proposta de ensino predominantemente EAD na graduação fere o SUS de maneira inconteste, pois arruína o paradigma de humanização que atravessa as práticas em saúde", criticam os conselhos. O texto segue o entendimento do próprio Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Educação

13 Março 2017 - 16:40

Escola Municipal Dona Tina inicia ano letivo em Livramento

Foto: Divulgação

Na manhã dessa segunda-feira (13), teve inicio o ano letivo da Escola Municipal Dona Tina. Os alunos e visitantes foram recepcionados pelo diretor Prof. Marcílio Rubem, e pela vice-diretora Profª Patrícia Meira. O pátio da escola ficou repleto, além dos alunos, direção da escola, professores e servidores estiveram presentes o prefeito Ricardo Ribeiro, o secretário de educação, representante do Conselho Tutelar, pais e familiares dos alunos. A vice-diretora Profª Patrícia Meira, iniciou o ano letivo dando as boas vindas a todos, falando que foi escolhida para abrir a reunião por ter lecionado na Escola Estadual Dona Tina e agora, ser a vice-diretora, do turno matutino da Escola Municipal Dona Tina, apresentou o novo diretor Prof. Marcílio Rubem, que assumiu a condução da reunião, os alunos cantaram o Hino Nacional, logo após, o diretor convidou a Coordenadora Educacional Profª Elisângela, para apresentar os novos professores da escola, foi escolhido um corpo docente com muitos anos de experiência e todos com licenciatura/graduação nas matérias que lecionam. A Escola Municipal Dona Tina,  atende aos alunos do Ensino Fundamental II (5ºao 9º ano), EJA (jovens maiores de 18 anos), apenas no turno da noite e EIXO (jovens de 14 a 18 anos), estes dois últimos sob responsabilidade do estado, mas assumidos pelo município pois os alunos já se encontravam matriculados. São aproximadamente 500 alunos nos três turnos de ensino.

Escola Municipal Dona Tina inicia ano letivo em Livramento

 

Nova Direção e Corpo Docente da Escola Municipal Dona Tina


Diretor - Prof. Marcílio Rubem (lic. em Geografia)
Vice-diretora – matutino – Profª Patrícia Meira (lic. em Letras)
Vice-diretor – vespertino – Prof. Tadeu de Castro (lic. em Matemática)
Coordenadoras educacionais – Profª Mariluze Matias (grad. Pedagogia) e Profª Elisângela Barbosa (grad. Pedagogia)
PORTUGUÊS
Profª Arlete Aguiar (lic. em Letras, com pós em Literatura, também leciona informática)
Profaª Núbia Amorim (lic. em Letras)
Prof. Edílson Miranda (lic. Letras Vernáculas)
Prof. Edilúcio Aguiar (lic. Letras)
MATEMÁTICA
Profª Maria de Fátima (grad. em Matemática)
Profª Elisvânia Bomfim (grad. em Matemática)
Profª Marilza Matias (grad. em Matemática)
INGLÊS
Profª Maria Elizabete Gil (grad. em Letras e cursou por 5 anos o CCAA)
HISTÓRIA
Profª Nildete Vasconcelos (grad. em História)
Profª Marilene Almeida (lic. História)
GEOGRAFIA
Profª Gleide Mara Nascimento (grad. em Geografia)
Prof. Raimundo do Livramento (lic. Geografia e Pedagogia)
ARTES E CIÊNCIAS
 Prof. José Alves (grad. em Matemática, Pedagogia e graduando em Artes, conclusão 08/2017)
CIÊNCIAS
Prof. Samuel Aguiar (grad. Biologia)
Prof. Evandro Silva (grad. Biologia)
EDUCAÇÃO FÍSICA
Wilson Novais (lic. Educação Física e Pedagogia)

CONTINUE LENDO

Brasil

13 Março 2017 - 16:34

Exame não constata lesões em mulher de Victor

Foto: Reprodução

O caso da suposta agressão envolvendo o cantor Victor, da dupla com Léo, ainda está longe de ser elucidado. Em coletiva nesta segunda-feira, a delegada responsável pelo caso, Danúbia Quadros, chefe da Divisão Especializada no Atendimento à Mulher, ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (Demid) de Belo Horizonte, disse que os exames feitos pelo IML não comprovaram qualquer tipo de lesão que fosse proveniente de alguma agressão sofrida por Poliana Bagatini Chaves, mulher do sertanejo. O inquérito segue com investigações. Agora a delegada aguarda o laudo das imagens das câmeras do prédio onde Victor e Poliana moram, já que não há testemunhas. Nenhum funcionário ou vizinho do prédio presenciou a suposta briga entre os dois. De acordo com a delegada, a briga teria começado porque Victor levou a filha do casal para a casa da mãe, que mora no mesmo prédio em Belo Horizonte. Poliana não teria gostado e teria partido atrás da criança na casa da sogra. No último domingo, 12, Danúbia Quadros tomou o depoimento de Victor. Ele e seu advogado permaneceram duas horas na delegacia. Victor saiu do local por volta das 23h30, de cabeça baixa e preocupado. Mas ao ser abordado por fãs na saída, posou para selfies, sorriu e deu entrevistas. Ainda no domingo, a mãe de Victor, Marisa Chaves Zapalá Pimentel, e a irmã, Paula Chaves Zapalá Pimentel, também foram ouvidas por cerca de uma hora cada uma. Elas negaram a versão de Poliana, que afirma ter sido agredida em casa com chutes. Após denunciar Victor, no dia 24 de fevereiro, Poliana voltou atrás nas redes sociais, dizendo que não houve agressão. “Mas para a polícia isso não quer dizer nada. Ela não voltou à delegacia para retirar a queixa. Qualquer pessoa pode ter escrito a carta na rede social”, conta uma fonte ligada ao caso.
 

Lava Jato

13 Março 2017 - 14:34

Ex-diretor da Odebrecht delata caixa dois ao agora ministro Aloysio Nunes, em 2010

Foto: Reprodução

Carlos Armando Paschoal, ex-diretor da Odebrecht, denunciou em sua delação premiada o pagamento de R$ 500 mil por meio de caixa dois para a campanha de Aloysio Nunes (PSDB-SP) ao Senado em 2010. De acordo com a Folha de S. Paulo, o delator disse que o pedido pelo dinheiro foi feito pelo próprio Aloysio e o valor foi entregue em duas ou três parcelas em hotéis na cidade de São Paulo. Em 2010, Aloysio se tornou o senador mais votado da história de São Paulo, com mais de 11 milhões de votos, o equivalente a 30% do total. O parlamentar arrecadou R$ 9,2 milhões na campanha, mas a Odebrecht não aparece entre os doadores. Na última semana, ele foi nomeado ministro das Relações Exteriores. O ex-executivo da empreiteira relatou que Aloysio designou uma pessoa de confiança para combinar o local e senhas para a entrega do dinheiro. Paschoal é um dos 78 delatores ligados a Odebrecht que tiveram os depoimentos homologados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Dom Basílio

13 Março 2017 - 12:22

MP instaurou procedimento preparatório para inquérito civil relacionado ao concurso público de Dom Basílio

Foto: Reprodução

Foi instaurado no dia 03/03/2017, pela 1ª Promotoria de Justiça de Livramento de Nossa Senhora, Procedimento Preparatório para Inquérito Civil nº 703.9.39510/2017, com base na relação emitida pela própria prefeitura de Dom Basílio, que aponta mais de 80 contratados temporários, apesar de haver Termo de Ajustamento de Conduta no Inquérito Civil nº 703.0.14.0600.2014 sobre contratação irregular e de existir concurso público e processo simplificado em vigência, para apurar se tais contratados temporários ocupam cargos para os quais ainda há aprovados nas seleções públicas realizadas em 2016 pelo Poder Executivo de Dom Basílio, que ainda não foram nomeados e qual seria a razão para que os temporários continuem trabalhando em vez de terem sido convocados os classificados nos certames. No procedimento, o Promotor de Justiça Millen Castro Medeiros de Moura, aduz que tais condutas poderão constituir violação a princípios administrativos e ser objeto de ação por improbidade administrativa.

Brasil

13 Março 2017 - 12:00

Lula afirma a aliados que vai se candidatar em 2018

Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalia que a Lava Jato causará impacto em “todos os partidos” e diz agora que o que chama de “exageros” da operação, somados ao desemprego e à crise econômica, tendem a produzir um movimento “queremista” por sua volta ao poder. Pela primeira vez,  desde que virou réu na Lava Jato, Lula começou a chamar aliados para detalhar seus planos e admitir a intenção de disputar o Palácio do Planalto, tendo o comando do PT como ponto de apoio para ganhar mais visibilidade. “Para vocês posso dizer: eu serei candidato à Presidência da República”, afirmou ele à deputada Luciana Santos (PE), que comanda o PCdoB, e também a Orlando Silva (SP). A conversa ocorreu na segunda-feira passada, em São Paulo.

Livramento

13 Março 2017 - 11:00

Campeonato Beira Rio: Ribiboca vence o Nado por 5 a 0

Foto: Divulgação

O Clube Beira Rio, foi palco de grandes e fortes emoções nesta noite de sábado (11), com 4 jogos emocionantes. Na primeira partida, a equipe do Ribiboca enfrentou o Nado em noite inspirada do atacante Asprila, que marcou 4 gols da vitória por 5 a 0 sobre o Nado e distribuiu muitos beijinhos pra sua esposa e pra toda a torcida do Ribiboca. A noite de luar prometia muito e não faltaram emoções. No feminino Rocinha e Play Girls protagonizaram o jogo do vira vira, mas no fim, 3 a 3 no placar pra delírio do torcedor. Essa mesma adrenalina foi mantida no terceiro jogo, entre Cruzeiro e Bahia que ficaram no 3 a 3. Destaque para Anselmo do Cruzeiro que marcou duas vezes e caiu nos encantos do amor e distribuiu beijinhos e coração pra sua namorada. No quarto e último jogo, a noite era mesmo dos artilheiros do amor e Romário não fez diferente pela equipe do Barça, marcando 3 dos 7 a 0 que o Barça sapecou pra cima da Barrinha. A noite foi de belíssimos gols e muito amor no Clube Beira Rio. #Futebol e Amor Tudo a ver!
RESULTADOS:
RIBIBOCA 5 X 0 NADO
PLAY GIRLS 3 X 3 ROCINHA 
CRUZEIRO 3 X 3 BAHIA 
BARRINHA 0 X 7 BARÇA

Livramento

13 Março 2017 - 10:00

Prefeito de Livramento visita casa dos estudantes  em Vitória da Conquista e fala sobre apoio

Foto: Divulgação

No último domingo (12), o prefeito  de Livramento de Nossa Senhora, Ricardo Ribeiro, reuniu com os estudantes que residem na casa do estudante em Vitória da Conquista. Além do prefeito, estiveram presentes o secretário de educação Sebastião Fernandes, o coordenador técnico Nairton Meira,  advogado Adailton Porto, o Diretor de Cultura Zeferino Neto e os pais de alguns estudantes. Com o objetivo de está sempre construindo “caminhos para o diálogo”, o representante do executivo municipal se colocou de maneira solícita, frente os questionamentos e reivindicações dos estudantes. O atual gestor fez questão de enfatizar que essa reunião é a primeira de muitas pois, uma das metas da atual gestão é justamente o apoio incondicional a educação.

Brasil

13 Março 2017 - 09:28

Agências da Caixa abrem mais cedo hoje e amanhã para saques do FGTS

Foto: Reprodução

Todas as agências da Caixa Econômica do país estarão abertas a partir das 9h, duas horas antes do funcionamento normal, nestas segunda (13) e terça-feira (14). A medida é para otimizar o atendimento sobre contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). No total, 4,8 milhões de trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro têm direito a retirar o saldo. Os autorizados a sacar a quantia são aqueles que tiveram contratos de trabalho encerrados até 31 de dezembro de 2015. Só na sexta-feira (10), primeiro dia de saques, 1,4 milhões de trabalhadores sacou R$ 1,8 bilhão nas agências, caixas eletrônicos ou lotéricas. Outros R$ 2 bilhões foram depositados automaticamente nas contas de quem é cliente do banco, segundo informado pela própria Caixa. De acordo com o calendário divulgado pelo governo federal, o dinheiro dos nascidos em março, abril e maio será liberado a partir de 10 de abril. No dia 12 de maio serão privilegiados os nascidos em junho, julho e agosto. Os aniversariantes de setembro, outubro e novembro poderão realizar o saque a partir de 16 de junho. Por último, os nascidos em dezembro terão a quantia liberada em julho.

Livramento

Raminundo Marinho | Mandacaru da Serra

13 Março 2017 - 09:00

Rio Brumado: Trabalho de estudante mostra contaminação por coliformes

Foto: Reprodução | Mandacaru da Serra

O estudante Augusto Souza Silva, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, fez uma avaliação do impacto de dejetos sanitários nas águas do Rio Brumado e confirmou a contaminação por coliformes, como há tempos tem sido denunciado. A avaliação foi tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentado à Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), com sede em Vitória da Conquista (BA), para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Farmácia. A pesquisa foi delimitada ao trecho do rio que vai da Barragem Luiz Vieira (Rio de Contas), ao balneário Dr. Edilson Pontes (Livramento). Foram analisadas amostras coletadas nas águas da Barragem (1), da chamada Cachoeira do Fraga (2) e no balneário (3). O estudo concluiu que somente a água da barragem não apresentou alterações relevantes. A água coletada no ponto de lançamento do esgoto, no Fraga, além de coliformes totais (240 NMP/100mL), apresentou teor de oxigênio abaixo dos níveis permitidos (3,1mg.L-1). Na água da piscina (balneário) em Livramento, nominado como ponto 3 de coleta, os coliformes totais e termotolerantes mostraram-se dentro dos parâmetros legais, com respectivamente 43 NMP/100mL e 3,6 NMP/100mL. O trabalho do estudante confirma o discurso da Embasa, segundo o qual, efluentes oriundos da estação de tratamento de esgoto de Rio de Contas são lançados no rio tratados. Mas ela nunca divulgou o impacto que isso causa, mesmo assim, no ambiente. E é sempre bom esclarecer que esse grau de contaminação é suficiente para tirar a potabilidade e a balneabilidade da água, tornando-a imprópria tanto para o consumo quanto para o banho.

Rio Brumado: Trabalho de estudante mostra contaminação por coliformes