Queimadas em terrenos no Centro de Livramento; População sofre com efeitos do ato irresponsável
Foto: Leitor - Blog Regional
LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA 17 Ago 2022 - 08:05
Queimadas em terrenos no Centro de Livramento; População sofre com efeitos do ato irresponsável

Um fato tem se tornado corriqueiro em diversos terrenos localizados no Centro de Livramento de Nossa Senhora e gerado inúmeros transtornos para moradores do entorno. As queimadas realizadas em terrenos públicos e particulares geram intensa fumaça que invade residências ocasionando crises respiratórias, principalmente em crianças e idosos, além do alto risco das chamas se espalharem e provocarem danos materiais em residências e comércios próximos.

Queimadas em terrenos no Centro de Livramento; População sofre com efeitos do ato irresponsável
Foto: Leitor - Blog Regional

Recentemente a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos e Meio Ambiente fez um alerta para a população com divulgação de texto e imagem onde pede para que as pessoas não utilizem fogo para limpeza de lotes urbanos ou áreas rurais devido as condições severas do clima, uma vez que, em vegetação seca, uma pequena chama pode se transformar em grande incêndio urbano ou florestal. Apesar do apelo, as atitudes criminosas continuam a ocorrer. Na última terça-feira (16), leitores do Blog Regional demonstraram indignação e registraram imagens de uma queimada na área conhecida como "Pinicão".

Partidos apoiadores de Bolsonaro são campeões em lançar candidato a deputado estadual
Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
ELEIÇÕES 2024 16 Ago 2022 - 18:30
Partidos apoiadores de Bolsonaro são campeões em lançar candidato a deputado estadual

poiadores nacionalmente da candidatura à reeleição de Jair Bolsonaro à Presidência, Republicanos, PL e PP são campeões em lançar candidato a deputado estadual na Bahia, segundo levantamento do Metro1. O partido de Bolsonaro, o PL, é, inclusive, a legenda com mais nomes na briga por uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). São, ao todo, 65. O Republicanos lançou 64, e o PP tem 60. O Republicanos e o PP apoiam a candidatura de ACM Neto (UNIÃO) ao governo da Bahia, já o PL é o partido do candidato a governador João Roma. O PSC, que não apoia Bolsoanro, também tem 64 postulantes. A coligação de Jerônimo Rodrigues (PT) lançou, ao todo, 179 candidatos a deputado estadual. A federação formada por PT, PV e PCdoB tem 58 nomes, e o MDB tem 53. A coligação de João Roma tem 155 postulantes à AL-BA. Já a aliança política de ACM Neto lançou 500 candidatos a estadual.

Confira a lista abaixo do número de candidatos lançados por partido:

Coligação de Jerônimo Rodrigues

AVANTE - 24
MDB - 53
PSD - 16
PSB - 28
FEDERAÇÃO BRASIL DA ESPERANÇA - 58

Coligação de João Roma

PMB - 15
PATRIOTA - 46
PL - 65
PROS - 19
AGIR - 10

Coligação de ACM Neto

DC - 20
9 - PRTB - 9 
UNIÃO - 58
SOLIDARIEDADE - 33
PROS - 19
PMN - 39
FEDERAÇÃO (PSDB/CIDADANIA) - 24
REPUBLICANOS - 64
PP - 60
PDT - 54
PTB - 56
PSC - 64
PODEMOS - NOMES NÃO FORAM DIVULGADOS

Mais de 118 milhões de brasileiros poderão votar neste ano usando cadastro biométrico
Foto: Agência Brasil
ELEIÇÕES 2024 16 Ago 2022 - 17:00
Mais de 118 milhões de brasileiros poderão votar neste ano usando cadastro biométrico

Mais de 118 milhões de brasileiros poderão votar nas eleições deste ano por meio do cadastro biométrico – sistema que verifica eletronicamente as impressões digitais do eleitor e, em seguida, libera a urna para votação. O número representa 75,52% do total de cidadãos aptos a votar nas eleições de outubro. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a principal vantagem da biometria é a segurança na identificação do eleitor, impedindo que uma pessoa vote no lugar de outra. O tribunal, no entanto, projeta que o cadastramento biométrico de 100% do eleitorado só deve ocorrer em 2026, uma vez que a coleta de digitais após as eleições de 2020 acabou suspensa em razão da pandemia de Covid-19. Do total de 5.571 municípios do País, 4510 já estão aptos a identificar eleitores pelo sistema de digitais, 243 ainda não iniciaram a coleta dos dados e 998 começaram mas não concluíram o cadastramento dos eleitores. Na região Sudeste, que concentra os maiores colégios eleitorais do País, é onde se encontram os estados mais atrasados na coleta dos dados biométricos. Em Minas Gerais, apenas 51% dos eleitores possuem a biometria cadastrada. Espírito Santo (54%), Rio de Janeiro (57%) e São Paulo (67%) estão um pouco mais adiantados, mas ainda assim bem atrás de estados do Nordeste, como Sergipe, Paraíba e Alagoas, que já cadastraram as digitais de 94% dos seus eleitores. Dos brasileiros aptos a votar nas 181 seções espalhadas no exterior, apenas 19% concluíram o processo de cadastramento biométrico. Na prática, os cerca de 38 milhões de brasileiros que ainda não puderam registrar suas digitais na Justiça Eleitoral deverão votar pelo método tradicional, que envolve o trabalho dos mesários na conferência do documento de identificação oficial com foto e na preparação da urna para receber o voto.

Ipec: Lula sai na frente no 1º turno com 44%; Bolsonaro tem 32%
Foto: Reprodução
POLÍTICA 16 Ago 2022 - 13:00
Ipec: Lula sai na frente no 1º turno com 44%; Bolsonaro tem 32%

A pesquisa Ipec divulgada na segunda-feira (15), encomendada pela TV Globo, apontou que o ex-presidente Lula (PT) lidera o primeiro turno, com 44% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 32% na corrida ao Palácio do Planalto. Quem aparece em seguida é Ciro Gomes (PDT), com 6% das intenções. Simone Tebet (MDB), com 2%, e Vera (PSTU), com 1%, também pontuaram e estão empatadas na margem de erro. Os nomes de Constituinte Eymael (DC), Felipe d'Avila (NOVO), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (UNIÃO) foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto, cada um. No cenário estimulado, 8% optaram Branco/nulo e 7% Não sabe/não respondeu. O nome do candidato Roberto Jefferson (PTB) não consta nesta pesquisa. Segundo o Ipec, o motivo é que, quando a pesquisa foi registrada no TSE, ainda não havia informações suficientes sobre a candidatura, que foi oficializada posteriormente. O Instituto ouviu 2.000 pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-03980/2022. 

Fechada pela polícia ,'clínica' de aborto clandestina em Feira de Santana
Foto: Divulgação
SEGURANÇA PÚBLICA 16 Ago 2022 - 10:00
Fechada pela polícia ,'clínica' de aborto clandestina em Feira de Santana

Os investigadores  da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prenderam  um homem no dia(5) de agosto, no bairro Santo Antônio dos Prazeres, acusado de fornecer medicamentos abortivos e acabaram  descobrindo  uma clínica clandestina  onde também funcionava uma farmácia destivada, que era mantida como fachada e funcionava em um imóvel localizado na rua Arivaldo de Carvalho, próximo ao Complexo Policial do bairro Sobradinho, em Feira de Santana. A partir de denúncia anônima, policiais da DH prenderam Fernando P.G, que já foi ouvido em audiência de custódia e está preso no Conjunto Penal de Feira, e no desdobramento das investigações, chegaram até o local onde ocorriam os abortos clandestinos. A polícia informou que ali  funcionou uma farmácia no imóvel, mas apesar de desativada, o proprietário atendia e ministrava medicamentos abortivos no local. Ainda de acordo com a polícia, o segundo suspeito e dono da clínica clandestina, está foragido. 

Fechada pela polícia ,'clínica' de aborto clandestina em Feira de Santana
Foto: Divulgação
Campanha eleitoral começa hoje nas ruas do país
Foto: Agência Brasil
ELEIÇÕES 2024 16 Ago 2022 - 09:23
Campanha eleitoral começa hoje nas ruas do país

Candidatos à Presidência da República, aos governos dos estados e aos cargos de senador, deputado federal, estadual e distrital saem, a partir de hoje (16), em busca dos votos de 156,4 milhões de eleitores aptos a exercer o direito ao voto nas eleições de outubro. Pela legislação eleitoral, os candidatos estão autorizados a fazer caminhadas, carreatas com carro de som e a distribuir material de campanha até as 22h. A campanha vai até 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno. Os comícios poderão ser realizados entre as 8h e a meia-noite, horário que poderá ser prorrogado por mais duas horas no caso de encerramento de campanha. Showmícios gratuitos são proibidos por lei. Na internet, a propaganda eleitoral pode ser feita em sites e redes sociais, mas deve ser identificada como publicidade e exibir o nome do candidato, partido, coligação ou federação. A propaganda por meio de telemarketing também é proibida. O impulsionamento de conteúdo por apoiadores é proibido. O disparo de mensagens só pode ser feito aos eleitores que se cadastrarem voluntariamente para recebê-las. O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno  para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro. 

Número recorde: Bahia tem mais de 1600 candidatos registrados no TSE
Foto: Reprodução
MUNICÍPIOS 16 Ago 2022 - 09:00
Número recorde: Bahia tem mais de 1600 candidatos registrados no TSE

Terminou ontem, 15, o prazo para os partidos políticos, federações e coligações partidárias pedirem os registros de candidatas e candidatos nas eleições deste ano. De acordo com o último balanço do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Bahia teve 1628 registros de candidaturas, um número recorde comparado aos das outras eleições gerais mapeadas pelo Tribunal desde 1994. As eleições de 2022 superam as de 2018 em 432 pleiteantes a um cargo eletivo. A distribuição de candidatos registrados consta de seis concorrentes ao governo do estadual, acompanhado pelos seus seis respectivos candidatos a vice, seis candidaturas ao Senado, 730 candidatos à Câmara dos Deputados e 868 candidaturas a deputado estadual. Desse total, 80 candidatos tentarão em outubro deste ano a recondução aos cargos que já ocupam. Um deles ao Senado, o senador Otto Alencar (PSD), 32 parlamentares da bancada baiana tentam permanecer na Câmara dos Deputados, e 47 deputados estaduais querem ser reeleitos.

Partidos

O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro e do candidato ao governo João Roma é a legenda que registrou mais candidaturas na Justiça eleitoral, 108, seguido pelo Republicanos, com 105 e PSC com 104. Na outra ponta, as siglas com menos candidatos na Bahia são, respectivamente, UP (2), PCB (5) e Novo e PCO, com sete cada. Entre as federações partidárias Psol/Rede registrou 107 candidatos, seguido por PT/PCdoB/PV com 93 e o agrupamento de partidos formados por PSDB/Cidadania que tem 52. De acordo com o calendário eleitoral, o prazo final para que todos os pedidos de registro de candidatura – e eventuais recursos — tenham sido devidamente analisados e julgados pelos tribunais eleitorais é 12 de setembro, 20 dias antes do primeiro turno.

Brasil

Em todo o país, até às 19h desta segunda-feira, foram registrados 28.109 pedidos de candidatura, sendo 12 para presidente, 222 para governador, 230 para senador, 10.246 para deputado federal, 16.136 para deputado estadual e 566 para deputado distrital. 

Livramento: Rua Sebastião da Silva Rêgo recebe pavimentação
Foto: Divulgação - Ascom
LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA 12 Ago 2022 - 22:00
Livramento: Rua Sebastião da Silva Rêgo recebe pavimentação

Na manhã da última quarta-feira (10), a prefeitura municipal de Livramento de Nossa Senhora, iniciou os serviços de pavimentação, da Rua Sebastião da Silva Rêgo no Bairro Taquari. Os moradores que há muito tempo esperavam por esse benefício, em breve estarão livres da poeira e lama, principalmente por se tratar de uma rua com muitas residências. 

Livramento: Rua Sebastião da Silva Rêgo recebe pavimentação
Foto: Divulgação - Ascom
Utilizando incubadora neonatal, recém-nascido em Livramento é transferido para UTI em Brumado
Foto: Divulgação - Ascom
LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA 12 Ago 2022 - 19:57
Utilizando incubadora neonatal, recém-nascido em Livramento é transferido para UTI em Brumado

Um recém-nascido prematuro, de 35 semanas de gestação, natural de Livramento de Nossa Senhora, necessitou de uma transferência para uma UTI neonatal na cidade de Brumado. De acordo com a Secretaria de Saúde, ele nasceu com problemas respiratórios. A transferência ocorreu na quinta-feira (11) após a liberação da vaga, pelo SUREM. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi responsável pela viagem que precisou também de uma incubadora de transporte neonatal, equipamento esse adquirido recentemente pelo município e que foi usado pela primeira vez.

Radares descalibrados geram multas indevidas no trânsito
Foto: Divulgação
BRASIL 12 Ago 2022 - 16:00
Radares descalibrados geram multas indevidas no trânsito

Uma das grandes causas de multas no trânsito vem da ultrapassagem da velocidade permitida nas vias. Mas, por vezes, falhas na validação dos radares podem causar alguns erros e aplicação de punições indevidas. Para isso, além das habituais fiscalizações e manutenção, o Inmetro possibilita que os motoristas confiram se o equipamento que os multou estava validado ou não através do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE). Usados pelos órgãos de trânsito para garantir maior fluidez e funcionamento, os medidores de velocidade passam por regulamentação. "A aferição dos radares pelo Inmetro é importante porque garante ao condutor a constatação e a comprovação da velocidade do veículo para fins de autuação de trânsito", explica o coronel Genésio Luide, especialista em trânsito. Sobre as aplicações das multas, o coronel ainda detalha. "O processo de autuação de condutores infratores por equipamentos eletrônicos é realizado por empresas terceirizadas contratadas por licitação, que registram a infração e encaminham para o órgão de trânsito para homologação, que, no caso de ocorrência de inconsistência, invalidam a autuação", explica ele.

Uma das grandes causas de multas no trânsito vem da ultrapassagem da velocidade permitida nas vias. Mas, por vezes, falhas na validação dos radares podem causar alguns erros e aplicação de punições indevidas. Para isso, além das habituais fiscalizações e manutenção, o Inmetro possibilita que os motoristas confiram se o equipamento que os multou estava validado ou não através do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE). Usados pelos órgãos de trânsito para garantir maior fluidez e funcionamento, os medidores de velocidade passam por regulamentação. "A aferição dos radares pelo Inmetro é importante porque garante ao condutor a constatação e a comprovação da velocidade do veículo para fins de autuação de trânsito", explica o coronel Genésio Luide, especialista em trânsito. Sobre as aplicações das multas, o coronel ainda detalha. "O processo de autuação de condutores infratores por equipamentos eletrônicos é realizado por empresas terceirizadas contratadas por licitação, que registram a infração e encaminham para o órgão de trânsito para homologação, que, no caso de ocorrência de inconsistência, invalidam a autuação", explica ele.

Ibametro

O especialista em metrologia da coordenação técnica do Ibametro (Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade), Emanuel Portela, conta como se dá o passo a passo de verificação da precisão dos radares. "Todo instrumento regulamentado passa por verificações periódicas anuais, após reparo, quando o órgão metrológico achar necessário para fiscalizações surpresas ou quando o cidadão registra uma denúncia pelo 0800 071 1888", explica. "Utilizando um padrão de velocidade calibrado instalado em uma viatura do órgão, realiza cinco passagens com velocidade acima do permitido da via e compara com as velocidades registradas no radar. Calcula o erro que deve ficar abaixo de ±5 km/h para velocidades menores que 100km/h conforme portaria 158/2022", detalha ele. Mas uma das maiores frustrações relatadas pelos motoristas é a falta de aviso prévio nos casos de alterações em limites de velocidade nas ruas, responsável por pegar os condutores de surpresa. "A gente tenta andar na linha porque a gente não pode estar tomando ponto na carteira, ainda mais por nossa profissão, a gente fica mais receoso", relata G*, que trabalha dirigindo. O Coronel Luide reforça que estas modificações devem ser acompanhadas do devido alerta aos motoristas. "Primeiramente precisa que sejam devidamente sinalizados com placas de advertência e pintados de acordo o sentido da via, além disso é preciso verificar a perfeita adequação do equipamento a geometria da via, a exemplo da colocação de redutores (quebra molas) nas curvas", conclui.

Números

A reportagem solicitou os dados referentes às multas geradas ao longo deste ano à Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), mas foi informada que os dados só estarão disponíveis a partir de manhã. No entanto, o deputado federal João Carlos Bacelar (PL), que se envolveu em uma confusão no com agentes da Transalvador, na manhã da última quarta-feira, no aeroporto de Salvador, enviou alguns números. De acordo com Bacelar, entre janeiro e maio deste ano, a Transalvador aplicou 233.787 multas em Salvador, arrecadando o total de R$ 35,2 milhões. "Muitas delas feitas através de abordagens agressivas e intimidações", disse ele, que completou: "Infelizmente, ficamos exaltados e perdemos a calma, pois está cada vez mais revoltante essa situação". "Antes de exercer um cargo público, também sou um cidadão! Não estou isento de seguir nenhuma norma de trânsito, muito menos estou contra ou acima dos agentes da lei. Respeito o trabalho daqueles que diariamente se dedicam em proporcionar vias mais seguras e fluidas em nossa cidade", continuou o deputado. De acordo com o parlamentar, "essa não é a primeira vez que sofremos abusos e abordagens arbitrárias daqueles que deveriam estar focados em garantir melhores condições de deslocamento no trânsito, ao invés de agirem com arrogância e superioridade. [...] sofri uma abordagem extremamente grosseira e sem motivos da Transalvador". João Bacelar informou ainda que já solicitou uma reunião com os sindicatos e entidades responsáveis tanto pela administração do aeroporto quanto de motoristas de táxis e aplicativos.

CONTINUE LENDO
Bolsonaro pede a banqueiros para que não assinem 'cartinhas'
Foto: Wilson Dias - Agência Brasil
POLÍTICA 12 Ago 2022 - 13:00
Bolsonaro pede a banqueiros para que não assinem 'cartinhas'

O presidente Jair Bolsonaro (PL) defendeu, na última segunda-feira (8), o seu governo e atacou o PT em almoço na Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em São Paulo. O encontro ocorreu após uma série de críticas de Bolsonaro a banqueiros, que, segundo ele, teriam assinado manifestos em defesa da democracia como uma reação à criação do PIX. Para o presidente, os manifestos são "cartinhas", e os banqueiros precisam julgá-lo por suas ações. "Alguém recontrataria empregado que roubou sua empresa no passado? Acho que não", afirmou o presidente, em referência ao candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva. Na sequência, Bolsonaro seguiu os ataques ao petista: "Alguns acham que o canalha que estava preso vai voltar para não continuar o que estava fazendo". "Vocês têm que olhar na minha cara, ver minhas ações e me julgar por aí. Não assinar cartinha, não vai assinar cartinha", afirmou o chefe do Executivo em referência à Carta em Defesa da Democracia que foi lida nesta quinta-feira (11), em diversas partes do país. "Quem quer ser democrata não tem que assinar cartinha, não", completou. Bolsonaro também pediu a redução dos juros cobrados sobre empréstimos consignados contraídos por inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos e pessoas de baixa renda com deficiência. "Faço apelo para vocês agora, vai entrar pessoal do BPC no consignado. Isso é garantia, desconto em folha. Se puderem reduzir o máximo possível (os juros)", afirmou o presidente, lembrando o episódio em que pediu aos supermercadistas um corte da margem de lucro na cesta básica. Lei sancionada na quarta-feira da semana passada autoriza a concessão de crédito consignado a inscritos nos programas de renda do governo, ao limite de 40%. Instituições bancárias, porém, resistem a aderir à proposta, vista pela campanha à reeleição como possível alavanca para Bolsonaro nas pesquisas de intenção de voto. Como resposta, o presidente ouviu que a política de juros não é responsabilidade só do setor bancário. "As taxas de juros precisam realmente ser mais baixas, mas isso não depende apenas da vontade dos bancos", disse o presidente da Febraban, Isaac Sidney. 7 Segundo ele, os bancos também defendem juros baixos, mas que, para as taxas caírem, as condições da economia têm de permitir. O líder da entidade do setor financeiro disse ainda que a Febraban está aberta ao diálogo com o presidente. "Portanto, sinta-se à vontade, presidente, para colocar sua visão na forma e no tempo que lhe convier", disse ele, de acordo com discurso obtido pelo Estadão.

 

Fifa antecipa início da Copa do Mundo 2022 para 20 de novembro
Foto: Kai Pfaffenbach - Reuters
MUNDO 12 Ago 2022 - 12:00
Fifa antecipa início da Copa do Mundo 2022 para 20 de novembro

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou, na quinta-feira (11), a antecipação do início da próxima edição da Copa do Mundo para o dia 20 de novembro. Segundo comunicado divulgado pela entidade, o jogo inaugural será disputado entre Catar e Equador, a partir das 13h (horário de Brasília), no estádio Al Bayt. "A partida de abertura e a cerimônia do torneio deste ano no Estádio Al Bayt foram antecipadas um dia após uma decisão unânime tomada hoje pela Mesa do Conselho da Fifa", diz a nota da Fifa. A programação inicial era de que fossem realizadas duas partidas antes do confronto envolvendo os donos da casa: Holanda contra Senegal, e Inglaterra contra Irã. Os três jogos estavam marcados para o dia 21, junto com a cerimônia de abertura, que teria início momentos antes de Catar e Equador. "A mudança garante a continuidade de uma longa tradição de marcar o início da Copa do Mundo com uma cerimônia de abertura por ocasião da primeira partida entre os anfitriões ou os atuais campeões", justificou a Fifa, em nota. O Brasil estreia no mundial no dia 24 de novembro, uma quinta-feira, a partir das 16h (horário de Brasília), contra a Sérvia. 

Consórcio de imprensa suspende debate presidencial em pool
Foto: Reprodução - Jonne Roriz - Ricardo Stuckert
ELEIÇÕES 2024 12 Ago 2022 - 11:00
Consórcio de imprensa suspende debate presidencial em pool

O consórcio de veículos de imprensa, que inclui G1, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, UOL e Valor, suspendeu nesta quinta-feira (11) a realização de um debate em pool entre candidatos à Presidência da República. O pool é um formato de confronto que reúne vários veículos de comunicação. O debate estava marcado para 14 de setembro, em São Paulo. A ideia era reunir os quatro primeiros colocados em pesquisa eleitoral Ipec ou Datafolha da semana anterior ao evento. O confronto foi cancelado porque, segundo o portal G1, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) não se comprometeram em participar, até as 23h59 de quarta-feira (10). Confirmaram participação as campanhas de Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Leonardo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Luiz Felipe d'Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (UB) e Vera Lúcia (PSTU). José Maria Eymael (DC) não respondeu.

Xique-Xique também confirma 1º caso de varíola dos macacos
Foto: Reprodução
MUNICÍPIOS 12 Ago 2022 - 07:00
Xique-Xique também confirma 1º caso de varíola dos macacos

Foi confirmada pela Secretaria de Saúde de Xique-Xique na quarta-feira (10) o primeiro caso da “Monkeypox”, doença essa, conhecida como Varíola dos macacos. O paciente é um homem de 29 anos, que trabalha na cidade, e passa bem. No dia 29 de julho, segundo o órgão municipal, o paciente deu entrada na unidade de saúde com febre e lesões características da doença. Porém, o resultado só foi informado nesta quarta-feira pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). A secretaria de Xique-Xique informou que o homem estava sendo controlado dia-a-dia e que as lesões já se encontram curada. Sendo assim, não há sequer mais risco de transmissão da doença. Ainda nesta quarta-feira, Feira de Santana, cidade que fica a cerca de 100 quilômetros de Salvador, confirmou também o primeiro caso da varíola dos macacos.

 

Ibirataia: Jovem de 18 anos é preso com mil reais em cédulas falsas
Foto: Reprodução - Polícia Federal
MUNICÍPIOS 12 Ago 2022 - 06:00
Ibirataia: Jovem de 18 anos é preso com mil reais em cédulas falsas

Um jovem de 18 anos foi preso em flagrante, na tarde de terça-feira (09) em Ibirataia, cidade no sul da Bahia, por comprar mil reais em cédulas falsificadas. Segundo a Polícia Federal (PF), a prisão aconteceu durante uma operação para combater crimes de falsificação e aquisição de moeda falsa. O suspeito foi preso enquanto retirava uma suposta encomenda, em uma agência dos Correios. Ainda segundo a PF, após a abordagem, o jovem foi levado para a sede da delegacia da PF em Ilhéus e encaminhado à Justiça Federal de Jequié. Com ele, foram apreendidas 10 cédulas fraudulentas, no valor de R$ 1.000. A PF informou que trabalha na identificação dos responsáveis pela falsificação da moeda, e também de outras pessoas que compraram o material ilícito. A pena para falsificação e aquisição de moeda falsa é de três a 12 anos de reclusão, além de multa.