Livramento: Homens são flagrados com drogas no Bairro Taquari
Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional - Arquivo
LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA 04 Ago 2022 - 09:30
Livramento: Homens são flagrados com drogas no Bairro Taquari

Durante rondas pela Rua Sebastião da Silva Rêgo (Rua da Caixa) no Bairro Taquari a Guarnição do PETO da 46ª CIPM foi acionada por populares que relataram a suspeita de comercialização de drogas no local. Ao notar a presença policial, três indivíduos se mostraram nervosos e de imediato a guarnição realizou abordagem encontrando com eles uma pequena quantidade de substância análoga a cocaína. Os indivíduos foram conduzidos à Delegacia Territorial de Livramento para adoção das medidas cabíveis. Com eles foram encontrados, 01 porção de Substância Análoga à Cocaína; 02 aparelhos celulares e 02 motocicletas.

  Romaria de Bom Jesus da Lapa é reconhecida como patrimônio imaterial
Foto: Reprodução
MUNICÍPIOS 04 Ago 2022 - 09:00
Romaria de Bom Jesus da Lapa é reconhecida como patrimônio imaterial

Na 331ª edição, a Romaria de Bom Jesus da Lapa será reconhecida como patrimônio imaterial da Bahia na 6ª reunião ordinária do ano da Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural (CPHAAN), do Conselho Estadual de Cultura (CEC). A sessão acontece nesta quinta-feira (4),  no auditório da Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa. Após dois anos sem comemoração, a tradicional romaria já começou e vai até sábado (6). Nesta edição, deve ser festejado também o reconhecimento da manifestação cultural como patrimônio imaterial da Bahia. A expectativa é reunir um público estimado em 600 mil pessoas, mesmo número da última edição presencial em 2019. Em 2017, o governo estadual começou o processo para reconhecimento da romaria. Cinco anos depois, o registro especial foi concluído pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) e aguarda agora a relatoria da conselheira Evanice Lopes e a Câmara de Patrimônio da Bahia emitir parecer final e aprovar a consagração. O texto depois vai seguir para homologação do governador e publicação no Diário Oficial. A Bahia já tem 26 registros definitivos de patrimônio imaterial. Os ofícios das Baianas de Acarajé e dos Vaqueiros, e o Carnaval de Maragogipe são alguns deles. 

Reconhecimento Facial: Estuprador é o quarto foragido da Justiça capturado em Itabuna
Foto: Reprodução
SEGURANÇA PÚBLICA 03 Ago 2022 - 21:00
Reconhecimento Facial: Estuprador é o quarto foragido da Justiça capturado em Itabuna

Um suspeito de cometer estupro de vulnerável foi preso após alerta do suporte do Reconhecimento Facial da Secretaria de Segurança Públcia (SSP-BA), em Itabuna. A ação ocorreu nesta quarta-feira (3). Este é o 4º foragido capturado no município com auxílio da ferramenta. O foragido, que possuía mandado de prisão preventiva expedido pela Vara de Jurisdição Plena de Itacaré, teve 90% de similaridade apontada pela tecnologia, que emitiu um chamado para o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da cidade. Uma equipe do 15º Batalhão da Polícia Militar foi até o local onde realizou a checagem da documentação. Na sequência, ele foi apresentado na 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itabuna) onde teve o mandado validado. Com essa captura, a ferramenta chega a marca de 338 foragidos localizados.

Democracia Cristã oficializa candidatura de Eymael à Presidência
Foto: Democracia Cristã
ELEIÇÕES 2024 03 Ago 2022 - 20:00
Democracia Cristã oficializa candidatura de Eymael à Presidência

O empresário José Maria Eymael vai disputar a Presidência da República pela sexta vez em 2022. Na terça-feira (2), o partido Democracia Cristã (DC) oficializou a candidatura de Eymael, durante convenção nacional. O evento ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na capital paulista. O candidato à vice-Presidência da República não foi oficializado nesta terça-feira pelo partido e será escolhido nos próximos dias pela comissão executiva do diretório nacional da legenda. Nascido em Porto Alegre (RS), Eymael cursou filosofia e direito na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul. Formou-se em direito, com especialização em direito tributário, e atua como empresário há 50 anos nas áreas de marketing, comunicação e informática.

Vereador fazia sexo na frente da equipe, relata ex-assessor
Foto: Divulgação - Flávio Marroso - CMRJ
POLÍTICA 03 Ago 2022 - 17:00
Vereador fazia sexo na frente da equipe, relata ex-assessor

O ex-assessor do vereador Gabriel Monteiro (PL), Heitor Nazaré, prestou depoimento aos membros do Conselho de Ética da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro e relatou que, durante o horário de trabalho, o parlamentar fazia sexo com mulheres na frente da equipe. Segundo o ex-assessor, Monteiro levava mulheres para casa onde seus funcionários trabalhavam. No local, ele pedia para que elas mostrassem os seios na frente de toda a equipe. "Já teve ocasiões que a gente estava editando vídeo durante o expediente, e o Gabriel chega lá com uma garota e começa a transar com a garota na nossa frente, mandava ela alisar ele e coisas do tipo”, revelou Nazaré. Ainda de acordo com Heitor, alguns membros da equipe ficavam constrangidos com a situação e pediam para que o edil parasse, mas eram ignorados.  Essa é a primeira vez que foram revelados trechos de depoimentos de testemunhas de acusação no processo ético-disciplinar por quebra de decoro, que o vereador responde no Conselho de Ética da Câmara do Rio. Na semana passada, o relator Chico Alencar (PSOL) apresentou ao Conselho de Ética da Câmara o relatório que pede a cassação do mandato de Gabriel Monteiro por quebra de decoro parlamentar. O documento aponta que os atos praticados por Monteiro "são inquestionavelmente graves" e que o "exercício de mandato público é respeito à dignidade, sobretudo dos mais vulneráveis, e não postura de manipulação, arrogância e mandonismo." A defesa de Gabriel Monteiro afirmou que se manifestará após análise do relatório.

Bolsonaro chama Barroso de criminoso e acusa Fux de disseminar fake news
Foto: Marcos Corrêa - PR
POLÍTICA 03 Ago 2022 - 15:00
Bolsonaro chama Barroso de criminoso e acusa Fux de disseminar fake news

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a criticar ministros do Supremo Tribunal Federal. Nesta terça-feira (2), o presidente declarou que o ministro Luís Roberto Barroso é mentiroso e criminoso. Bolsonaro disse ainda que  o presidente da corte, Luiz Fux, equivocou-se ao defender as urnas eletrônicas nesta segunda-feira (1). “Respeito o Fux, de vez em quando trocamos algumas palavras. Ele é chefe de Poder. Mas, no mínimo, para ser educado, [a fala foi] equivocada. Ou fake news. Deveria estar o Fux respondendo processo no inquérito lá do Alexandre de Moraes se fosse um inquérito sério e não essa mentira e enganação”, afirmou Bolsonaro em entrevista à Rádio Guaíba. “Não estou atacando o Supremo de jeito nenhum, mas, já que [o sistema eleitoral] é tão evoluído assim, por que Reino Unido, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos, Reino Unido, Itália não usam?”, questionou o presidente.  Sobre Barroso, o chefe do Executivo repetiu que houve “interferência direta” do ministro dentro do Congresso Nacional na votação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do voto impresso pela Câmara dos Deputados. “Interferência política é crime previsto na Constituição, e o Barroso é um criminoso […] depois ele vai para o Reino Unido falando que queriam ressuscitar o voto de papel como antigamente. Barroso, você é um mentiroso, um mentiroso”, completou.

Em evento com Haddad, Marina Silva lançará candidatura à Câmara Federal
Foto: Valter Campanato - Agência Brasil
POLÍTICA 03 Ago 2022 - 14:00
Em evento com Haddad, Marina Silva lançará candidatura à Câmara Federal

A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede) será candidata a deputada federal. O lançamento oficial será neste sábado (2), em um evento em São Paulo com a participação do pré-candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT). Haddad será apoiado pelo Rede no estado. O evento conta ainda com a participação dos deputados federais Túlio Gadelha (Rede-PE) e Joenia Wapichana (Rede-RR), e de Heloísa Helena, também pré-candidata à Câmara Federal. Marina vai concorrer por São Paulo, apesar de ter uma trajetória política maior no Acre. Ela chegou a ser cotada como vice de Haddad, mas fez a opção de tentar a Câmara e pode ser importante para puxar votos para a sigla.

A Fazenda 14 pode ter ex-participantes; confira possíveis nomes
Foto: Reprodução
ENTRETENIMENTO 03 Ago 2022 - 13:00
A Fazenda 14 pode ter ex-participantes; confira possíveis nomes

A Record TV estuda a possibilidade de ter dois ex-peões na nova temporada de ‘A Fazenda’. A dinâmica já foi realizada na quarta edição do reality show. As informações são da coluna de Leo Dias, para o Metrópoles. A ideia é confinar Liziane Gutierrez (A Fazenda 13), Fernandinho Beatbox (A Fazenda 12), Drika Marinho (A Fazenda 11) e Vida Vlatt (A Fazenda 10), que foram os primeiros eliminados de suas respectivas edições. A partir disso, a Record abriria uma votação para que dois nomes ganhem uma nova chance de voltar para Itapecerica da Serra. Na quarta edição do programa, os primeiros eliminados das três temporadas anteriores do reality tiveram a chance de concorrer por uma nova vaga no elenco. Eles foram confinados em um “celeiro” e apenas um deles voltou para a competição. Monique Evans foi a escolhida pelo público e se consagrou a vice-campeã da temporada. De acordo com Leo Dias, até o momento nada foi decidido, mas o diretor Rodrigo Carelli estão atentos aos pedidos da web. ‘A Fazenda 14’ tem data de estreia marcada para 13 de setembro com 20 novas celebridades.

Senado marca votação de autoridades para depois das eleições
Foto: Wilson Dias - Agência Brasil
POLÍTICA 03 Ago 2022 - 12:00
Senado marca votação de autoridades para depois das eleições

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decidiu mobilizar os senadores para a votação de autoridades apenas após o primeiro turno das eleições, marcada para 2 de outubro. Este mês e setembro o Senado votará, em sessões semipresenciais, medidas provisórias (MPs) e projetos de lei sugeridos pelas bancadas. A votação de autoridades será presencial, com os senadores registrando o voto no sistema de votação do plenário e em totens espalhados pelo Senado. Já os projetos de lei e as MPs podem ser votados pelo sistema remoto. “O Senado Federal realizará sessões semipresenciais, nos meses de agosto e setembro, para apreciação de medidas provisórias e projetos de lei sugeridos pelas bancadas. Já as sessões presenciais, em regime de esforço concentrado para apreciação de autoridades, conforme decisão da maioria dos líderes, ficarão para o período imediatamente após as eleições de 2 de outubro, para se garantir quórum qualificado”, informou Pacheco pelas redes sociais. Dentre as autoridades que esperam pela sua aprovação no Senado estão os desembargadores federais Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, indicados ontem (1º) pelo presidente da República para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). As medidas provisórias são prioridade, pois têm prazo para serem votadas antes de perderem a validade. Amanhã (3), por exemplo, três MPs podem ser votadas, a 1.108/2022, que regulamenta o teletrabalho; a MP 1.109/2022, sobre adoção de regras trabalhistas diferenciadas em situações de calamidade pública, como o corte ou suspensão temporária dos salários dos trabalhadores; e a MP 1.116/2022, que institui o programa Emprega + Mulheres e Jovens, de incentivo à inserção desse público no mercado de trabalho. As duas primeiras MPs perdem a validade nos próximos dias. A MP do teletrabalho e a MP das regras trabalhistas diferenciadas vencem na próxima segunda-feira (8). Já a MP 1.116/2022 tem validade até o dia 14 de setembro. Rodrigo Pacheco se encontrou hoje com líderes partidários e ficou combinado que eles lhe entregarão uma lista de projetos considerados prioritários para votação na segunda semana de agosto. Dentre os projetos que podem constar da lista, estão propostas que asseguram aos clientes de planos de saúde o acesso a procedimentos não previstos na lista da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o chamado rol taxativo. A decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em junho, tirando a obrigação dos planos de saúde em cobrir determinados procedimentos, movimentou os senadores para atuarem no sentido contrário.

Perdendo briga pela vice de Neto, Nilo posta vídeo enigmático: 'Momento difícil na minha vida'
Foto: Vagner Souza - Salvador FM
POLÍTICA 03 Ago 2022 - 11:00
Perdendo briga pela vice de Neto, Nilo posta vídeo enigmático: 'Momento difícil na minha vida'

Cada vez mais longe de ser anunciado como candidato a vice-governador na chapa de ACM Neto (UB) ao Governo da Bahia, o deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos) postou um vídeo enigmático em sua rede social, na manhã desta quarta-feira (3). Durante a sua caminhada matinal, Nilo começa a gravação - ao som da canção instrumental 'Hallelujah' - refletindo sobre os benefícios de 'andar', seja para manter a calma ou planejar o futuro. "Eu sempre disse que andar é saúde, andar é lazer, mas andar também é um calmante, é onde você planeja suas ideias, organiza, pensa o que deve fazer", diz o ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Recorrendo à fé, o deputado que trocou o PSB pelo Republicanos, partido comandado pelo pastor evangélico Márcio Marinho, destaca que confia em uma força divina para te orientar e ajudá-lo a superar este "momento tão difícil". "Acredito muito que Deus vai me dar uma orientação para que eu passe este momento tão difícil na minha vida. Acredito em Deus, quem acredita sabe, que com certeza, bons tempos virão", finalizou. Nilo rompeu com a base do governo Rui Costa (PT) e foi para o Republicanos com a esperança de ser vice de ACM Neto. Por muito tempo rondou como favorito à vaga, mas outros nomes foram ganhando força na corrida, mais recentemente o do deputado Adolfo Viana, do PSDB, e até do ex-prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (UB).

Cerca de 1,9 mil municípios não têm rede coletora de esgoto, diz MDR
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
BRASIL 03 Ago 2022 - 10:00
Cerca de 1,9 mil municípios não têm rede coletora de esgoto, diz MDR

Um levantamento divulgado na terça-feira (2) mostrou que 1.937 municípios brasileiros não têm rede coletora de esgoto e utilizam soluções alternativas. Dentre essas soluções incluem-se fossas sépticas, fossas rudimentares, galerias de águas pluviais e lançamento de esgoto em curso d’água. Um total de 4.744 municípios informaram seus dados relativos a esgotamento sanitário para o Diagnóstico Temático da Gestão Técnica de Esgoto, lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O levantamento feito em 2020 e mostra ainda que 2.807 municípios disseram ter rede de abastecimento de água e rede coletora de esgoto. No recorte regional, a Região Norte é a que tem menor índice de atendimento total de esgoto, chegando a 13,1%. Já o Sudeste lidera o índice de atendimento total, com 80,5%. Em seguida vem o Centro-Oeste (59,5%), o Sul (47,4%), e o Nordeste (30,3%). “Existe uma variação muito grande entre as macrorregiões. No caso do atendimento urbano temos valores um pouco mais altos, pois estamos falando de atendimento por sistema coletivo ou rede coletora”, disse Sérgio Brasil Abreu, assessor técnico especializado e coordenador substituto da Coordenação de Informações, Estudos e Pesquisas (Ciep). O diagnóstico integra o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e inclui informações sobre prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário no Brasil, índices de atendimento de coleta e tratamento de esgoto e soluções alternativas implementadas no país. 

Apenas 24% dos homicídios de 2019 foram solucionados na Bahia, aponta estudo
Foto: Reprodução
MUNICÍPIOS 03 Ago 2022 - 09:00
Apenas 24% dos homicídios de 2019 foram solucionados na Bahia, aponta estudo

A Bahia solucionou apenas 24% dos homicídios que ocorreram em 2019, segundo estudo do Instituto Sou da Paz publicado na terça-feira (2). O estado divide a terceira colocação com Pará e Piauí entre as unidades da federação com o pior desempenho. Apesar da eficácia de resolução deste tipo de crime ser considerada baixa, o levantamento mostra uma melhora nos índices no estado. Em 2017, o esclarecimento de mortes violentas na Bahia foi de 20%, já em 2018 o número alcançado foi de 22%. De acordo com a pesquisa, o Rio de Janeiro foi o estado que menos solucionou homicídios com 16%, seguido de Amapá, com 19%. Em 2019, Rondônia foi o estado que mais esclareceu homicídios, com percentual de 90%, seguido pelo Mato Grosso do Sul, com 86%, e Santa Catarina, com 78%. O levantamento também mostra piora no esclarecimento de homicídios praticados no Brasil. Em 2019 apenas 37% destes crimes foram solucionados, sete pontos percentuais a menos que 2018, que registrou 44%. Desde 2017, o Sou da Paz tem requisitado aos Ministérios Públicos e aos Tribunais de Justiça das 27 unidades federativas do país informações sobre homicídios dolosos (com a intenção de matar) que geraram ações penais. Nesta edição, foram solicitados via Lei de Acesso à Informação dados de homicídios que aconteceram em 2019 e esclarecidos até 2020.

Assaltante devolve celular de atendente de pizzaria após apelo: ‘Eu estou pagando, por favor’
MUNICÍPIOS 03 Ago 2022 - 08:00
Assaltante devolve celular de atendente de pizzaria após apelo: ‘Eu estou pagando, por favor’

Um homem assaltou uma pizzaria na cidade de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, na noite de terça-feira (2). Ele chegou a tomar o celular da atendente de caixa, mas devolveu o aparelho depois que a trabalhadora fez um apelo. A informação é do G1. Toda a situação foi flagrada pelas imagens da câmera de segurança da pizzaria. O homem chegou no local com um comparsa, em uma motocicleta. Ele entrou no estabelecimento com a arma já em punho, apontando para o rosto da atendente. A todo o momento o homem gritou e fez ameaças à mulher, que pediu calma várias vezes. Primeiro, a mulher entregou o celular e depois o homem pediu o dinheiro. Quando ele já estava do lado de fora do estabelecimento, ela pediu para que ele devolvesse o aparelho, que ainda não tinha sido quitado. “É iPhone moço, para que você quer? Por favor, meu celular, moço. Eu estou pagando, por favor”. Ele então devolveu o aparelho e ela agradeceu. Em seguida, ele perguntou se havia outro celular na pizzaria, e ela responde que não tem, justamente por causa dos riscos de assalto. O homem então sai do estabelecimento e foge com o comparsa, que o esperava na moto.

Bolsonaro deve ser primeiro entrevistado do Jornal Nacional; veja ordem e datas
Foto: Reprodução - TV Globo
POLÍTICA 02 Ago 2022 - 20:00
Bolsonaro deve ser primeiro entrevistado do Jornal Nacional; veja ordem e datas

A produção do Jornal Nacional, da TV Globo, realizou, na segunda-feira (1), o sorteio que define a ordem dos entrevistados na série com candidatos à presidência. O primeiro sorteado foi o presidente Jair Bolsonaro (PL), que deve abrir a série no dia 22 de agosto, uma segunda-feira.  Em seguida, foram sorteados os nomes de André Janones (Avante), no dia 23, Ciro Gomes (PDT), no dia 24, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 25, e Simone Tebet (MDB), no dia 26.  As entrevistas terão duração de 40 minutos e serão conduzidas por William Bonner e Renata Vasconcellos. A equipe de Bolsonaro ainda não confirmou a participação do candidato à reeleição no debate. Por ter um histórico de atritos com a TV Globo, o presidente ainda avalia se vai participar do programa. Ele tem até a quinta-feira (4) para confirmar ou não.

Livramento: feira-livre do sábado 06 de agosto será antecipada
Foto: Patrick Cassiano - Blog Regional
LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA 02 Ago 2022 - 19:00
Livramento: feira-livre do sábado 06 de agosto será antecipada

Por meio do Decreto nº 092/2022 publicado em 29 de julho de 2022 o Prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Ricardinho Ribeiro, antecipou a feira-livre da sede do município que seria realizada no sábado 06/08 para a sexta-feira 05/08.
A medida leva em consideração o feriado municipal do Bom Jesus do Taquari.