Livramento

28 Novembro 2016 - 10:07

Prefeito eleito e primeira dama participam da 4ª caminhada

(Foto: Reprodução)

O prefeito eleito de Livramento de Nossa Senhora Ricardo Ribeiro (REDE), participou neste domingo (27), da 4ª Caminhada "Passos que Salvam". Acompanhado de sua esposa, a futura primeira dama Leila Ismara, da vice prefeita Joanina Sampaio, Eduardo Tadeu fundador e presidente da CAASE. - Casa de Apoio Amigos da Saúde e do ex secretario de esporte Noberto Azevedo. A caminhada teve como o objetivo de alertar toda a população livramentense sobre o combate ao câncer infanto-juveni, e atraiu milhares de pessoas que caminharam pela Avenida Presidente Vargas em direção ao Clube de Campo Caiçara. 

Livramento

28 Novembro 2016 - 09:39

CAASE realizou caminhada Passos que Salvam em Livramento de Nossa Senhora

(Foto: Divulgação)

A CAASE (Casa de Apoio Amigos da Saúde) realizou, neste domingo (27), a 4ª caminhada "Passos que Salvam". Que teve início na Praça Zezinho Tanajura (Posto Pôr do Sol) e término no Clube de Campo Caiçara, onde contou com palestras, aula de dança e uma confraternização. A caminhada teve o objetivo de alertar toda a população livramentense sobre o combate ao câncer infanto-juvenil e a conscientização da população quanto a prevenção, o tratamento dos diferentes tipos de câncer e a importância do diagnóstico precoce. Todas as arrecadações serão destinadas a manutenção da residência.

Bahia

28 Novembro 2016 - 08:23

Região Oeste: Ônibus da Novo Horizonte tomba no município de Angical

(Foto: Reprodução | Sigi Vilares)

Na tarde de domingo (27), um ônibus da empresa Novo Horizonte que fazia linha de Angical à Goiânia, tombou na BA 447, na altura do povoado de Gameleira na Região Oeste do Estado. As causas do acidente não foram divulgadas, mas segundo informações obtidas três pessoas ficaram feridas e foram socorridas pelo SAMU para o Hospital do Oeste, em Barreiras. Não há informações sobre o estado de saúde das vitimas.

Educação

28 Novembro 2016 - 08:01

Matrícula para o ano letivo de 2017 da rede estadual inicia na segunda-feira

(Foto: Gov Bahia)

Começam na segunda-feira (28) as matrículas para o ano letivo de 2017 na rede estadual de ensino. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou o cronograma de matrícula com o objetivo de proporcionar maior comodidade e agilidade aos estudantes. A Secretaria da Educação disponibiliza o Sistema de Matrícula Online, por meio do qual os alunos, pais e/ou responsáveis, podem realizar a matrícula pela internet em Salvador e mais 26 municípios do interior. De acordo com a secretaria, o processo começa com a rematrícula a partir de segunda-feira, até 30 de dezembro, exclusivamente para os alunos que já estão matriculados, com frequência regular no ano letivo de 2016, nas escolas estaduais. A matrícula segue de 24 a 31 de janeiro de 2017 para alunos que irão mudar de escolas e alunos novos. Todos os estudantes já matriculados na rede estadual podem fazer a rematrícula pela internet. Pais, mães, responsáveis ou estudantes maiores de 16 anos, devem digitar o código na carta de renovação que o aluno recebe na escola no Portal da Educação. Esta carta de renovação deverá ser devolvida à secretaria escolar para efetivar a renovação da matrícula.

Livramento

Mandacaru da Serra

27 Novembro 2016 - 19:25

Livramento: Promotoria quer anular reajuste de subsídios

(Foto: Bahia Verdade)

A 1ª Promotoria de Justiça de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, iniciou procedimentos para verificar indícios de irregularidades no reajuste de 26,34% que os vereadores concederam aos subsídios que recebem. Para se darem o aumento, eles aprovaram a Lei nº 1.339/2016, elevando o valor mensal de R$6.012,70 para R$7.596,68. E ainda brindaram os secretários municipais com o mesmo montante (Lei nº 1.340/2016). Para o promotor de justiça Millen Castro Medeiros de Moura, há suspeita de descumprimento da Instrução nº 01/2004, do Tribunal de Contas dos Municípios, e do art. 21 da Lei nº 101/2000 (Responsabilidade Fiscal). A Câmara ignorou o prazo mínimo de 30 dias antes da eleição, sugerido nas orientações do TCM, e o de 180 dias, antes do final do mandato do prefeito, exigido no art. 21 da LRF. As leis em tela foram publicadas em 29 de setembro e com o município em pleno estado de emergência, devido à seca que castigava grande área do seu território, deixando mais de 10 mil pessoas flageladas. Segundo a Promotoria, há ainda indícios de violação dos princípios da razoabilidade, economicidade e de falta de participação popular na discussão da matéria. Situação idêntica será apurada, também, em Dom Basílio. O promotor Millen Castro enviou recomendação aos prefeitos e presidentes das câmaras dos dois municípios para que adotem medidas para revogação das leis municipais concessivas do reajuste dos subsídios. Se isso não ocorrer, a inconstitucionalidade das leis será solicitada à Justiça, além da adoção de medidas judiciais contra os responsáveis pela publicação e sanção das leis, editadas em desacordo com princípios e normas constitucionais.

Região Sudoeste

27 Novembro 2016 - 19:19

Em evento realizado em Paramirim, Major Irlando Oliveira é premiado como Destaque do Ano

(Foto: Reprodução)

Na noite da última sexta-feira (25), o comandante da 46ª CIPM, Irlando Oliveira esteve no município de Paramirim, desta vez não foi a trabalho. Oliveira participou de um evento realizado pelo Jornal o ECO que premiou comércios e personalidades que foram destaques no ano de 2016. Reconhecido como um dos comandantes atuante, Major Irlando recebeu o prêmio de personalidade da PM. No momento da entrega do certificado, ele ressaltou que “nos sentimos muito lisonjeados com tal premiação, a qual indubitavelmente nos servirá de estímulo para novas empreitadas ao trabalho que temos nos dedicado” e ainda destacou que “registramos, também, a nossa satisfação em comandar a 46ª CIPM, entendendo, perfeitamente, que essa homenagem não é somente nossa, mas de todos os integrantes da referida Companhia”. Irlando Lino Magalhães Oliveira é Oficial da Polícia Militar da Bahia, no posto de Major do QOPM, atual Comandante da 46ª CIPM/Livramento de Nossa Senhora, Aspirante a Oficial da Turma de 1986, tendo ingressado nas fileiras da Corporação no ano de 1984. Possui especialização em Gestão da Segurança Pública, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Direitos Humanos, pela Faculdade Dois de Julho; e Programa de Desenvolvimento Gerencial Integrado (PDGI), na área de Gestão de Segurança Pública, pela UNEB e Fundação de Administração e Pesquisa Econômico-Social (FAPES). Já proferiu mais de 150 (cento e cinquenta) palestras abordando temas sobre Segurança Pública, Violência em Meio Escolar, Segurança nas Escolas, Drogas, dentre outros.

Livramento

27 Novembro 2016 - 19:14

Confira agenda da Climedi desta semana

(Foto: Divulgação)

Política

27 Novembro 2016 - 18:43

ACM Neto e Rui Costa analisam saída de Geddel do governo

(Foto: Manu Dias | Secom)

A queda do ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) da Secretaria de Governo foi comentada na noite da última sexta-feira, 25, pelos dois principais líderes políticos da Bahia e possíveis adversários em 2018: o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), aliado do ex-articulador político do governo Temer, e o governador da Bahia, Rui Costa (PT). O prefeito destacou que o ex-ministro fez um trabalho importante para a Bahia e Salvador na sua passagem pelo primeiro escalão do governo e disse que “continua firme” a sua parceria com PMDB. “Tenho certeza que ele (Geddel) vai continuar a nos ajudando na construção das políticas públicas na cidade e vamos continuar usando nossa articulação em Brasília (com o governo federal) para defender os interesses da cidade”, afirmou Neto. Para o gestor municipal, a saída do ministro do governo não altera o atual quadro das forças políticas na Bahia, depois que a oposição saiu fortalecida da última eleição. “Geddel continuará sendo importante ator político no Estado. O PMDB é forte na Capital e no interior”, avalia ACM Neto. O governador Rui Costa (PT) não quis comentar sobre as repercussões políticas geradas pela demissão do ex-ministro Geddel Vieira Lima. Mas disse esperar que o episódio não contamine o esforço que os estados vêm fazendo para superar a crise orçamentária. “É importante a união de todos os segmentos no sentido de recompor o equilíbrio fiscal e garantir os investimentos para importantes obras de infraestrutura e a geração de emprego. Meu foco está distante destas questões políticas”, afirmou Rui Costa.
 

Rio de Contas

27 Novembro 2016 - 18:19

Rio de Contas completa 293 anos de emancipação política

(Foto: Composção | Bahia Verdade)

Linda, repleta de informações que mostram características típicas nosso país, Rio de Contas não é só uma cidade, é um livro aberto recheado de histórias, lendas, e muita beleza rústica e natural. O seu rio compõe uma das dezesseis bacias hidrográficas do estado da Bahia, está administrativamente subordinada ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas. A bacia compreende os seus principais afluentes, que são: Rio Brumado, Rio do Antônio, Rio Gongogi, Rio Jequiezinho, Rio Gavião, Rio Sincorá e Rio Jacaré. Parabéns Rio Contas, nós de Livramento de Nossa Senhora temos orgulho de sermos os seus vizinhos e podermos contemplar as suas belezas e tão rica história.

Bahia

27 Novembro 2016 - 17:54

Soldado da PM reage a assalto e é baleado no rosto em Bom Jesus da Lapa

(Foto: Reprodução | Arquivo Familiar)

Um soldado da Polícia Militar foi baleado na noite de sexta-feira (25) em Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano. O soldado Thiago Rangel Fernandes Souza Silva estava na porta de casa, no bairro Vila Maia, e conversava com um vizinho quando dois homens em uma moto chegaram anunciando assalto. O PM reagiu à abordagem e foi baleado, sendo atingido no rosto - a bala ficou alojada no maxilar. O policial foi socorrido por uma viatura da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) para uma unidade de saúde. Por conta da gravidade do ferimento, ele foi transferido em seguida para o Hospital Regional do Oeste, em Barreiras. Três suspeitos foram presos logo em seguida por guarnições da PM e confessaram participação no assalto. A PM não esclareceu qual a função do terceiro suspeito no crime. Os três foram levados para a Delegacia de Bom Jesus da Lapa. O PM baleado segue internado, com estado de saúde estável e não corre risco de morrer. Até o final de outubro, a Força-tarefa da Secretaria de Segurança Pública que investiga crimes contra policiais havia registrado a morte de 20 policiais na Bahia em 2016, sendo que 18 das vítimas eram PMs e as outras duas da Polícia Civil. 

Bahia

27 Novembro 2016 - 17:45

Bahia perde de virada para o Atlético-GO, mas garante acesso à Série A

(Foto: Reprodução)

O Bahia perdeu para o Atlético-GO por 2 a 1 neste sábado, 26, no estádio Olímpico, em Goiânia, mas conseguiu o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro. O Tricolor dependeu do resultado do jogo entre Náutico x Oeste, na Arena Pernambuco, para confirmar a classificação para a Série A. A apreensão ficou maior porque o jogo do Náutico foi paralisado por conta de uma invasão quando estava 2 a 0 para o Oeste. O Esquadrão esperou para comemorar o acesso, mas no final pode soltar o grito de "O Tricolor voltou". O Esquadrão se classificou na 4ª colocação, atrás do campeão Atlético Goianiense, do Avaí e do Vasco. O time fez campanha de 18 triunfos, 9 empates e 11 derrotas. 

 

Mundo

26 Novembro 2016 - 10:30

Barcelona está de olho em meio-campista do Real Madrid, diz jornal

(Foto: EFE)

Com Iniesta cada vez mais próximo de uma aposentadoria, o Barcelona já começa a se mexer para buscar um substituto de seu camisa 8. E uma das opções estaria justamente no maior rival, o Real Madrid. Pelo menos é o que garante neste sábado o jornal Mundo Deportivo, que coloca Isco na mira do clube catalão. Com contrato até junho de 2018, Isco ainda não acenou positivamente sobre uma renovação com o Real Madrid, o que fez com que muitos clubes já ficassem atentos a oportunidade, entre eles o Barça. Segunda a publicação catalã, o jogador agrada por sua "indiscutível" qualidade, idade (tem apenas 24 anos) e oportunidade de mercado. Além de já ser conhecido pelo Barcelona - esteve próximo de assinar com o clube antes de fechar sua ida ao Real em 2013 -, Isco agrada o presidente do clube, Josep Maria Bartomeu. Apesar de não interferir nas escalações, o mandatário sabe que poucos técnicos recusariam a contratação de um jogador deste nível. Outra fator importante para uma possível chegada do jogadar é que, se viesse de graça ao final do contrato, estaria ainda com 26 anos, enquanto Iniesta, jogador com um perfil parecido ao do madrilenho, já teria 34.

Saúde

26 Novembro 2016 - 09:45

Laranja é o alimento com maior risco de contaminação por agrotóxico, diz Anvisa

(Foto: Reprodução)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta sexta-feira o rlatório do Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), que conclui que quase 99% das amostras dos alimentos analisados estão livres de resíduos de agrotóxicos que apresentam “risco agudo” para a saúde. O risco agudo está relacionado às intoxicações que podem ocorrer dentro de um período de 24 horas após o consumo do alimento que contenha resíduos. Entre 2013 e 2015, o programa avaliou mais de 12 mil amostras de alimentos em todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal. Foram avaliados cereais, leguminosas, frutas, hortaliças e raízes, totalizando 25 tipos de alimentos. O critério de escolha foi o fato dos itens representarem mais de 70% dos alimentos de origem vegetal consumidos pela população brasileira. Entre os alimentos mais consumidos pela população, as laranjas apresentaram o maior risco de contaminação por agrotóxico. Das 744 amostras, 684 foram consideradas satisfatórias e 141 não apresentaram resíduos. O maior risco associado a laranjas está relacionado ao agrotóxico carbofurano, atualmente em processo de reavaliação na Anvisa. Das amostras avaliadas, 11% apresentaram situações de risco relativas ao carbofurano. O documento registra que o abacaxi também merece atenção. Pelo menos 5% das amostras da fruta apresentaram potencial de risco relacionado ao agrotóxico carbendazim. Nos demais produtos, como mamão, feijão, abobrinha, pimentão, tomate e morango, o risco agudo verificado foi considerado aceitável em mais de 99% das amostras. Segundo a Anvisa, apesar de as irregularidades apontadas no levantamento “não representarem risco apreciável à saúde do consumidor do ponto de vista agudo, podem aumentar os riscos ao agricultor, caso ele utilize agrotóxicos em desacordo com as recomendações de uso autorizadas pelos órgãos competentes”. Iniciado em 2001, o programa PARA é coordenado pela Anvisa em conjunto com as vigilâncias sanitárias de estados e municípios e com os Laboratórios Centrais de Saúde Pública. O objetivo do programa é avaliar os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos que chegam aos consumidores. Os resultados do relatório são um ponto de partida para que a Anvisa adote ações mitigatórias como fiscalização, restrições de uso do agrotóxico no campo, entre outras medidas.

Laranja é o alimento com maior risco de contaminação por agrotóxico, diz Anvisa

Os itens representam mais de 70% dos alimentos de origem vegetal consumidos pela população brasileira, conforme detalhados na tabela (Foto: Divulgação/Anvisa)

Livramento

26 Novembro 2016 - 09:26

Em Livramento, Instituto Semiárido ISA, realizou seminário na câmara de vereadores

(Foto: Divulgação)

O ISA – Instituto Semiárido realizou na última terça-feira (22), na Câmara de Vereadores  um seminário com o tema “Identidade Negra e Racismo”, com o objetivo de trazer um debate sobre o porquê das políticas públicas afirmativas e valorização a identidade negra para combater ações de discriminação e preconceito que persistem na sociedade. O palestrante Flávio Passos abordou o tema: O porque das políticas afirmativas? Cleuza Juriti abordou o tema: O protagonismo e liderança da mulher negra. Gislene Bulhões uma das organizadoras do evento ressaltou que é preciso ampliar as discussões sobre o problema do racismo no Brasil e busque meios eficazes para que se fortaleça a autoestima de todos nós e se compreenda que a cultura de um povo ou o conjunto de suas práticas culturais constitui parte daquilo que chamamos de identidade. O ISA - Institudo Semiárido é uma Entidade sem fins lucrativos, idealizado por Georgia Botelho, Gislene Bulhões e Zorizeth Oliveira, tendo hoje os seguintes membros Célia Castro, Paula Pires , Lane Araújo e Laíze Nascimento com objetivo desenvolver projetos e programas que visem à alternativa de vida as camadas sociais em situação de vulnerabilidade socioeconômica, bem como fomentar estudos e pesquisas para comunidades em risco de vulnerabilidade principalmente as comunidades quilombolas que estiveram e ainda estão exclusas do processo de desenvolvimento.

Em Livramento, Instituto Semiárido ISA, realizou seminário na câmara de vereadores

(Foto: Divulgação)

Mundo

26 Novembro 2016 - 09:04

Morreu aos 90 anos de idade Fidel Castro ex-presidente de Cuba

(Foto: AFP)

O ex-presidente de Cuba Fidel Castro morreu aos 90 anos de idade, informou neste sábado (26) seu irmão, o atual mandatário do país, Raúl Castro, em um discurso transmitido pela televisão estatal. O líder histórico da Revolução Cubana faleceu na noite de sexta-feira (25), às 22h29 (hora local), e seu corpo será cremado "atendendo sua vontade expressa", explicou Raúl Castro, visivelmente emocionado. O presidente cubano afirmou que, nas próximas horas, será anunciado como acontecerá o funeral de Fidel Castro, que foi visto pela última vez no último dia 15, quando recebeu em sua residência o presidente do Vietnã.