Bahia

26 Março 2017 - 09:52

Jequié: Operação ”The Dollar Rising” apreende drogas e celulares dentro do Conjunto Penal

Foto: Divulgação / Polícia Civil

A Polícia Civil de Jequié, após solicitação da Coordenação de Monitoramento e Avaliação do Sistema Prisional, sob determinação da SGP, na noite de sexta-feira (24), desencadeou a Operação The Dollar Rising, com o objetivo de apreender ilícitos no interior do Conjunto Penal local. De acordo com a polícia, a operação teve como alvo o interno Sandro Santos Queiroz, Real, e contou com a participação de policiais civis, militares e agentes penitenciários que foram comandados pela equipe da Coordip, adentrando no Módulo Penitenciário I por volta das 19h40, tendo realizado revistas as celas: 01, 02, 03, 08, 09, 10, sendo apreendidos 18 aparelhos celulares, 20 chunchos, 12 carregadores de celular, 420 gramas mais 29 trouxinhas de maconha, aproximadamente 120 gramas mais 63 trouxinhas de cocaína, 17 Chips de celular, 05 Pen Drives e cerca de 20 gramas de pasta base de cocaína. Conforme a polícia, a operação foi finalizada por volta das 21h e, o suspeito alvo, Sandro Santos o Real alegou estar passando mal e foi atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, na própria unidade prisional, que medicou o mesmo e o fez retornar ao pavilhão. A droga e os celulares apreendidos foram apresentados na sede da 9ª Coorpin, em Jequié.

Brumado

25 Março 2017 - 10:14

Brumado: sessão extraordinária acaba em pancadaria entre professor e secretário de Agricultura e Meio Ambiente

Foto: Reprodução | Vídeo | Bahia Verdade

Nesta sexta-feira (24), o presidente legislativo, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT) convocou sessão extraordinária para a segunda votação do projeto de lei de autoria do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, que propõe a rejeição da APLB/Sindicato como representação dos professores no município. O projeto foi aprovado pela maioria dos vereadores e a plenária - composta por professores, representação sindical e populares- demostraram indignação com vaias e invadindo o espaço reservado aos vereadores. A ação causou tumulto, chegando a ser registrada briga entre um professor e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, Rodrigo Cunha Vasconcelos. Inicialmente, houve agressão verbal mútua e posteriormente ambos foram para as vias de fato. Eles foram separados por vereadores e populares e os ânimos se acalmaram gradativamente. Assita o Vídeo:

Livramento

Bahia Verdade

25 Março 2017 - 10:07

Homem fica ferido após acidente de moto em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Bahia Verdade

Um homem ficou ferido em um acidente com moto na noite desta sexta-feira (24), na Avenida Presidente Vargas em Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações, o motociclista por motivos ainda desconhecidos teria perdido o controle da direção da moto que pilotava, colidindo com outra moto que estava estacionada e caindo logo em seguida. Ele usava capacete no momento do acidente, mas não foi suficiente para evitar que a vitima tivesse alguns ferimentos no rosto. Socorristas do SAMU192 foram acionados, estiveram no local prestando os primeiros atendimentos e encaminhando para Unidade de Pronto Atendimento UPA 24 Horas de Livramento.               

Bahia

24 Março 2017 - 14:00

Polícia Militar apreende arma e droga na zona rural de Piatã

Foto: Divulgação | Polícia Militar

A 29ª CIPM – Companhia Independente de Polícia Militar intensificando abordagens no município de Piatã apreendeu arma e droga na ultima terça-feira (21).  Segundo informações obtidas pelo Bahia Verdade, durante rondas e abordagens na zona rural, um cidadão que preferiu não se identificar informou aos policiais que um indivíduo teria efetuado disparos de arma de fogo na região. A guarnição se deslocou para averiguar a situação, e o suspeito ao avistar a viatura tentou empreender fuga, tendo sido cercado pelos policiais e contido. Na residência do indivíduo, foi encontrada a arma utilizada (espingarda de fabricação artesanal), bem como uma pequena plantação de maconha, sementes e folhas em processo de secagem para posterior comercialização/consumo. Tendo sido o autor flagranteado na delegacia de Seabra, a polícia militar segue intensificando abordagens em toda a região.

Região Sudoeste

24 Março 2017 - 12:32

Caetité: Polícia militar realiza reunião com gestores municipais da área da 94ª CIPM

Foto: Claudio Amaral | PMC

Na tarde da última quarta-feira (22), o Comandante da Região Sudoeste Coronel PM Inácio de Lira, realizou uma reunião no auditório do CETEP com gestores municipais e vereadores das cidades nas quais há atuação da 94ª CIPM. Na oportunidade, foi discutida a participação do município na segurança pública e o seu papel institucional. O encontro é uma maneira que o Comando do Sudoeste encontrou para mostrar aos prefeitos e vereadores que o município tem um papel muito importante no contexto da segurança pública. Já foi realizada palestra nas cidades de Livramento de Nossa Senhora, Vitória da Conquista, Itapetinga, Jequié e Guanambi. “O objetivo é que a gente se conheça, que vocês tragam pra gente as demandas do município. Então estamos promovendo esse diálogo, para que a gente evolua enquanto instituição e possamos promover melhorias na segurança pública de cada município”, explicou o Coronel Lira. Em sua fala, o Coronel destacou importantes ações que o município pode desempenhar para melhorar a segurança pública, como: a elaboração do termo de cooperação técnica, com a Secretaria de Segurança Pública e a interveniência do Comando Geral da Corporação – esse é um documento que legitima a ajuda do município à polícia militar; a criação de pequenos centros de educação para crianças; a ampliação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), que atua nas escolas, principalmente, com a faixa etária de 09 a 12 anos, ensinando as crianças a dizerem não; a criação da Guarda Municipal, para proteção do patrimônio; a criação do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg); além da realização de ações sócio preventivas.

Bahia

24 Março 2017 - 12:30

Copa do Nordeste: Vitória pega River e Bahia enfrenta o Sergipe nas quartas de final

Foto: Divulgação

O Vitória vai enfrentar o River-PI nas quartas de final da Copa do Nordeste. O Rubro-Negro tem a vantagem de decidir a vaga para as semifinais da competição no estádio do Barradão, já que terminou a fase de classificação em primeiro lugar. A primeira partida entre as duas equipes será na próxima quarta-feira (29), em Teresina, no Piauí. O jogo de volta será no dia 2 de abril. Já o Bahia, que também terminou a fase de classificação em primeiro lugar, vai pegar o Sergipe nas quartas de final. O primeiro jogo será no estádio Batistão, no dia 29 de março (quarta) e a partida de volta no dia 2 de abril, na Arena Fonte Nova. 

Bahia

24 Março 2017 - 10:00

Polícia Civil apreende explosivos em fazenda no município de Novo Horizonte

Foto: Polícia Civil | Seabra

Duas equipes do serviço de Inteligência e Plantão da delegacia de Seabra, cumpriram na última quinta-feira (23), mandado de prisão na região de Novo Horizonte, após investigações e denúncias sobre uso de um depósito de artefatos explosivos. O material foi localizado na Fazenda Pinga onde foram apreendidas 72 unidades de Emulsão explosiva de demolição tipo E de 20 cm cada, 26 de 30 cm, 13 de 59 cm, 2 metros de Cordel, 27 Espoletas, 4 kg de explosivos granulado de cor azul e 08 kg de cor Branca. As pessoas que estavam responsáveis pela Fazenda, onde funciona um garimpo de pedras de rutilo, e o alvo do mandado de prisão não foram encontrados no local e vários garimpeiros evadiram-se com a chegada da Polícia. Foi instaurado inquérito na Delegacia Territorial de Novo Horizonte para apuração dos fatos, todo o material foi apresentado na delegacia circunscricional de Seabra, ficando à disposição das autoridades competentes.

Bahia

24 Março 2017 - 09:14

Nove armas apreendidas podem ter sido utilizadas em ataque a banco em Irecê

Foto: Divulgação | SSPBA

Flaldemir Martins Lopes, mais conhecido como Duda e Damião de Souza, foram presos na manhã de ontem (23), por policiais militares e civis, no município de São Gabriel, localizado a 39 quilômetros de Irecê. Com eles foram encontradas nove armas longas e um simulacro de fuzil. A polícia acredita que as armas foram utilizadas no ataque a uma agência bancária ocorrida na última segunda-feira (20), em Irecê. O material será encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para confirmar as suspeitas. Com Flaldemir foram encontradas uma pistola calibre 765, quatro espingardas calibre 28,16 e 36, três carabinas, um simulacro de fuzil e uma luneta. Já com Damião, um rifle calibre 44 e dez cartuchos foram apreendidos. A dupla foi encaminhada para a 14ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Irecê) onde é ouvida pelo delegado titular Roberto Leal. Unidades do Batalhão de Operações Policiais Militares (Bope), da Companhia Independente de Policiamento Especializado Semiárido (Cipe/Semiárido), do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco) e da 14ª Coorpin participaram da prisão e continuam nas buscas por possíveis remanescentes da quadrilha. Ferido durante o ataque bancário, o assaltante reincidente James Cleido Mourato de Matos também foi capturado no final de tarde de ontem, no município de Muquém do São Francisco, na região Oeste da Bahia, distante 332 km de Irecê. Ele estava aos cuidados de outras oito pessoas que também foram encaminhadas à delegacia. Dentre elas, Gildivânia Lucas de Souza, esposa de James e Tatiana Benício César ficaram detidas acusadas de participação direta na ação.

Livramento

24 Março 2017 - 08:37

Livramento: Carro com professora colide contra animal na BA-152

Foto: Reprodução | Rádio 88 FM

Uma professora identificada como Christe Mara Farias Rocha de 39 anos, ficou ferida sem gravidades no final da manhã desta quinta-feira (23), após o carro em que ela estava colidir contra um bezerro. O acidente aconteceu em um trecho da BA-152, estrada que liga Livramento de Nossa Senhora à Paramirim. O automóvel, um Fiat Palio de cor preta, seguia sentido ao Distrito de Itanagé quando o animal cruzou a pista. O motorista após o impacto perdeu o controle da direção e acabou colidindo na traseira de uma Kombi que estava estacionada no acostamento. Os três ocupantes do Fiat Palio sofreram ferimentos leves. Socorristas estiveram no local e prestaram os primeiros atendimentos a professora que foi levada a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Livramento. O animal sobreviveu à colisão.

Bahia

24 Março 2017 - 08:21

Governo define empresa organizadora de concurso da PM e bombeiros; são 2.750 vagas

Foto: Carol Garcia GOVBA

O governo estadual bateu o martelo e definiu, na noite desta quinta-feira (23), a empresa que vai organizar o concurso público para soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro Militar. Segundo a assessoria do governo, a contratação do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) será publicada na edição desta sexta (24) do Diário Oficial, com o resumo da licitação. Após a publicação desta sexta, o próximo passo na divulgação do certame é a publicação do edital, previsto para o início de abril. De acordo com o governo estadual, serão ofertadas ao todo, 2 mil vagas para soldados da PM e 750 para o Corpo de Bombeiro. A remuneração, composta de soldo e gratificação, é de R$ 2.484 (30h) e de R$ 3.019 (40h) tanto para a Polícia Militar como para os bombeiros. Quanto à escolaridade, os candidatos devem ter o nível médio concluído. O concurso está sob a organização da Secretaria da Administração (Saeb). O IBFC já organizou outros concursos na Bahia, como os da Juceb, Agerba, Seap e Embasa, além de certames em outros estados, como Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Paraíba.

Brasil

24 Março 2017 - 08:12

Brasil goleia o Uruguai com show de Paulinho e fica a um passo da Copa de 2018

Foto: Andres Stapff | Reuters

O Brasil goleou o Uruguai por 4 a 1, em Montevidéu, na noite desta quinta-feira, e praticamente garantiu sua vaga na Copa do Mundo de 2018. O jogo, que ocorreu no Estádio Centenário e era válido pela 13ª rodada das eliminatórias sul-americanas, foi marcado por uma visível superioridade brasileira durante os 90 minutos. Apesar disso, o time de Tite viu os uruguaios abrirem o placar com Cavani, de pênalti. Apesar de sair atrás, a equipe canarinha chegou ao resultado positivo com gols Paulinho, três vezes, e Neymar. Com a vitória, Tite fez história. É o treinador da seleção brasileira com mais vitórias (sete) consecutivas em eliminatórias de Copa do Mundo, superando João Saldanha, que, em 1969, venceu seis jogos seguidos. O treinador gaúcho se mantém 100% no comando da Canarinha, com oito triunfos em oito partidas - considerado também o amistoso no Jogo da Amizade, vencido por 1 x 0. O Brasil chega, agora, a 30 pontos na tabela de classificação das eliminatórias, sete à frente do Uruguai, segundo colocado. Assim, está virtualmente classificado para o Mundial da Rússia, no ano que vem, com cinco rodadas de antecedência. Restam, portanto, três vagas diretas e uma para a repescagem. Os comandandos de Tite voltam a campo na próxima terça-feira, na Arena Corinthians, em São Paulo, para encarar o Paraguai, às 21h45 (de Brasília).

Brasil

23 Março 2017 - 10:40

Defesa de Dilma pede prazo maior para análise de material enviado pela PF ao TSE

Foto: Reprodução

Os advogados de defesa da ex-presidente Dilma Rousseff apresentaram um requerimento, no processo de cassação da chapa Dilma-Temer, pedindo a ampliação do prazo para que tomem conhecimento do conteúdo dos documentos enviados nos últimos dias pelo juiz federal Sérgio Moro, pela Polícia Federal e pelo Ministério Público. O processo tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Há pelo menos seis novas pastas com trinta novos arquivos que foram trazidos aos autos a partir das 12 horas de hoje - 21 de março (terça-feira). E, pelo que se observa, são documentos de enorme relevância ao deslinde do feito, contendo tanto informações compartilhadas pelo Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba, como Relatório de Diligências da Policia Federal, além de Notícia de Fato junto ao Ministério Público Eleitoral", alegou a defesa de Dilma. O requerimento foi encaminhado ao ministro do TSE e relator do caso, Herman Benjamin, na noite da última terça.

Brasil

23 Março 2017 - 08:41

Câmara aprova projeto que libera terceirização de toda atividade

Foto: Divulgação

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (22) projeto de 1998 que regulamenta a terceirização no país, liberando-a para ser usada em qualquer ramo de atividade das empresas privadas e de parte do setor público. Hoje há o entendimento de que jurisprudência da Justiça do Trabalho veda a prática na chamada "atividade-fim". Ou seja, uma fábrica de sapatos não pode terceirizar nenhuma etapa de sua linha de produção, mas sim atividades não diretamente relacionas ao produto final, como o serviço de copa e cozinha, de segurança e de limpeza. O painel eletrônico mostrou 231 votos a favor da medida, contra 188 votos e 8 abstenções. Os deputados rejeitaram seis destaques, mantendo o texto do projeto na íntegra. Agora, o texto vai à sanção do presidente Michel Temer, que é defensor da proposta. A aprovação foi polêmica não só pelas críticas da oposição, para quem a medida representa um claro salvo-conduto para a precarização da mão de obra no país, mas também porque não houve o aval da maior parte dos atuais senadores. No sistema legislativo brasileiro, as leis são feitas mediante a aprovação das duas casas que formam o Congresso, a Câmara e o Senado.

Bahia

23 Março 2017 - 08:35

Homem é preso suspeito de ter participado da tentativa de assalto a banco em Irecê

Foto: Divulgação

Na tarde da última quarta-feira (22), soldados da CIPE Chapada, CIPE Cerrado  Caesa, com apoio da Rondesp realizaram duas ações nos municípios de Barro Alto e Muquém do São Francisco, Região Oeste do Estado. Nas operações os policiais apreenderam uma grande quantidade de armas, drogas e oito pessoas supostamente envolvidas na tentativa de assalto ao Banco do Brasil de Irecê. Por volta das 13h, com o apoio das unidades do Comando de Policiamento Especializado, CIPE Chapada e CIPE Cerrado, bem como pelas unidades do orgânico do Comando de Policiamento da Região Oeste, Rondesp Oeste e 28ª CIPM/Ibotirama, foi preso na cidade de Muquém do São Francisco, Jackson Pereira da Silva, 34 anos, natural de Simão Dias/Sergipe. A Diligência se desenvolveu no intuito identificar onde um suposto baleado - Jackson - estaria se recuperando de lesão similar a identificada pelas câmeras de monitoramento do 7BPM/Irecê, fato que foi confirmado, sendo apreendidos um revólver Rossi Cal. 38, municiado com 06 e com 23 sobressalentes e uma pistola Taurus .40, 33 munições e dois carregadores com numeração suprimida. Além de Jackson, foram também conduzidas mais 08 pessoas, sendo 04 homens e 04 mulheres, entre elas a esposa de Jackson Tatiana Benício César, 35 anos.  Já por volta das 13:20h, duas Guarnições da CAESA, chegaram à localidade de Gameleira de Barro Alto, para localizar a propriedade onde os indivíduos de vulgos "Leo", "Babau" e "Laio ou Alemão" estariam escondidos depois de terem também participado da tentativa de assalto ao Banco em Irecê. Ao ver aproximação das Guarnições por um sistema de monitoramento, camuflado em árvores, eles fugiram levando armamentos. No local foi presa em flagrante Yasmin Sodré de Souza de posse dos seguintes materiais: 01 espingarda, CBC, calibre 28, numeração 415852 com 05 cartuchos intactos; 03 conjuntos de Coletes balísticos; 280 gramas de cocaína; 652 gramas de maconha; 05 celulares; R$ 804,50; 01 conjunto de farda da PMSP; 02 conjuntos de fardas tipo selva; 01 camisa da PC/SP;  01 balança de previsão; 42 estojos de diversos calibres  (.40, 380, .38). Todos os conduzidos e materiais apreendidos foram apresentados na sede da 14ª Coorpin em Irecê.

Brasil

22 Março 2017 - 10:00

STJ nega habeas corpus a Eduardo Cunha

Foto: Evaristo Sa | AFP

Por unanimidade, a 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve preso o deputado cassado Eduardo Cunha. O ex-presidente da Câmara está preso em Curitiba, no âmbito da Operação Lava Jato, desde outubro. Ele é réu por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Em fevereiro, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou um recurso da defesa de Cunha. Entre outras coisas, o plenário da Corte considerou que já estava em tramitação no STJ um habeas corpus ainda pendente de análise. A partir de agora, com a negativa da 5ª Turma do STJ, os advogados do peemedebista podem novamente recorrer ao Supremo. Cunha aposta nos tribunais de Brasília – STJ e STF – para sair da prisão. Até agora, no entanto, os julgamentos foram negativos para a defesa do peemedebista. Interlocutores de Cunha dizem que o ex-presidente da Câmara não admite falar em negociação de delação premiada antes de esgotar todas as possibilidades de defesa. Na 5ª Turma do STJ, os ministros seguiram o voto do relator, ministro Félix Fischer. Para ele, enquanto o dinheiro supostamente recebido por Cunha a partir da prática de crime não for totalmente rastreado há risco de ”dissipar o produto do crime”, o que inviabiliza a recuperação dos valores. Os ministros apontaram que há indícios de crimes envolvendo ao menos US$ 1,5 milhão.Cunha foi preso em 19 de outubro, na ação em que responde por lavagem de dinheiro e corrupção, acusado de receber propina oriunda de um contrato da Petrobras na África e manter o dinheiro em contas secretas na Suíça. O caso foi encaminhado a Moro após ele ser cassado e perder o foro privilegiado.