Brasil

09 Junho 2017 - 10:57

TSE deve encerrar hoje julgamento do pedido de cassação da chapa Dilma-Temer

Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve concluir hoje (9) o julgamento da ação em que o PSDB pede a cassação da chapa Dilma-Temer, vencedora das eleições de 2014. A sessão está marcada para começar às 9h, com a finalização do voto do relator, ministro Herman Benjamin. Ficou acertado que, após o voto do relator, cada ministro terá cerca de 20 minutos para proferir o voto. Na primeira parte de seu voto, Herman Benjamin afirmou que a campanha da chapa praticou abuso de poder político e econômico por ter recebido propina como doação eleitoral. Ele ponderou, no entanto, que os crimes atribuídos à chapa vencedora também foram praticados por outros partidos. Na sessão de ontem (8), a Corte também debateu o pedido feito pelos advogados da chapa  para retirar do processo as delações de executivos da Odebrecht. Para os advogados, fatos que não constam na petição inicial, protocolada pelo PSDB em 2014, não podem ser alvo do julgamento. Apesar da manifestação do relator contra a retirada, quatro dos sete ministros indicaram que devem votar a favor das defesas, mas a deliberação deve ser confirmada somente hoje.
 

Bahia

09 Junho 2017 - 10:53

Apenas 80 municípios terão patrocínio da Bahiatursa nas festas juninas desse ano

Foto: Divulgação

Após dois adiamentos da seleção pública para patrocínio de festas juninas dos municípios, encerrado nesta terça-feira (6), apenas 80 prefeituras se inscreveram para receber recursos da Bahiatursa para promover os festejos. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (8) pelo secretário de Relações Institucionais (Serin), Josias Gomes. “Fizemos dois adiamentos para que pudéssemos atingir o maior número de munícipios possíveis, não passou de 80 municípios. Os que conseguiram resolver farão os convênios, vamos começar a efetuar o repasse dos recursos”. Para firmar a parceria, os Municípios não podem estar inadimplentes e ter suas contas regularizadas. De acordo com Josias, a quantidade de prefeituras que conseguiram patrocínio foi semelhante ao último ano – menos de 90 gestores. Diante da situação, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro (PSD), prefeito de Bom Jesus da Lapa, se manifestou publicamente, sugerindo que o governador autorizasse a contratação direta de produtoras e atrações pela Bahiatursa. De acordo com o titular da Serin, os recursos concedidos variam entre R$ 30 mil e R$ 100 mil. 

Brasil

09 Junho 2017 - 10:51

Brasil perde da Argentina por 1 a 0 e acaba com invencibilidade de Tite

Foto: Saeed Khan / AFP

A Seleção Brasileira de Futebol perdeu sua primeira partida sob o comando do técnico Tite. Em amistoso disputado na cidade de Melbourne, na Austrália, na manhã desta sexta-feira (9), o Brasil tomou 1 a 0 do seu maior rival, a Argentina, na estreia do técnico Jorge Sampaoli. O gol foi assinalado por Mercado. A última vitória dos argentinos sobre o Brasil tinha sido em 2012, no Superclássico das Américas, quando ambas as seleções só usaram jogadores que atuavam nos respectivos países Na terça-feira, a Seleção Brasileira volta à campo, ainda na Austrália, contra o time nacional dono da casa.

Brasil

09 Junho 2017 - 10:47

Inscrição para segunda edição do Prouni este ano termina nesta sexta

Foto: Reprodução

Termina nesta sexta-feira (9), o prazo para os estudantes se inscreverem no Programa Universidade para Todos (Prouni). De acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), o cadastro para a segunda edição deste ano deve ser feito na página do programa na internet até às 23h59. Para a Bahia, mais de 10 mil vagas são oferecidas nos cursos de administração, comunicação, odontologia e medicina. Ao todo, são 47.492 bolsas em instituições particulares de ensino superior — 67.603 integrais e 79.889 parciais. Para a inscrição no Prouni é necessário ter em mãos a senha e o número de inscrição na edição de 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado da primeira chamada será divulgado na próxima segunda-feira (12).

Livramento

08 Junho 2017 - 19:21

Livramento: Ricardo Juvelino é o novo secretário de agricultura do município

Foto: Divulgação

Na última quarta-feira (07), o prefeito de Livramento de Nossa Senhora Ricardinho Ribeiro, nomeou Ricardo Juvelino, para ocupar o cargo de  secretário de agricultura do município. Com formação técnica e vasta experiência na área, Ricardo ocupa pela segunda vez a pasta. A primeira aconteceu de 07/2011 a 12/2012, o engenheiro agrônomo sempre atuando no setor, além de ser agricultor, produtor de frutas, já exerceu várias atividades administrativas sempre voltadas para o setor agrícola. Segue um resumo das qualificações do novo secretário: engenheiro agrônomo, formado pela UFBA, em Cruz das Almas, no ano de 2002, possui cursos de especialização em diversas áreas da agronomia tais como segurança na aplicação de agrotóxicos, certificação fitossanitária, monitoramento de pragas da manga, produção irrigada de frutas, também com especializações em meio ambiente, regularização florestal, captação de recursos e elaboração de projetos socioambientais, dentre outros. Trabalhou como coordenador do programa de revitalização da cultura algodoeira e do programa de recuperação de solos (05-2007 a 12/2009 e 05/2013 a 02/2015), chefe do escritório da EBDA do nosso município, subgerente regional da Ater de Caetité, coordenador do projeto Reflorestar, em Rio de Contas/BA, coordenador de serviços e consultorias em engenharia agronômica com hortas comunitárias em comunidades quilombolas, engenheiro agrônomo do projeto Revitalizar da Mata Ciliar do Rio Brumado, Secretário de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente de Livramento de N. Senhora (07/2011-12/2012) e, nos últimos meses, chefe do setor de Comércio e Indústria de nossa cidade.

Bahia

08 Junho 2017 - 19:05

Homem é preso na BR-116 com 100kg de maconha em carro roubado

Foto: Divulgação/PRF

Um homem de 45 anos que não foi identificado foi flagrado na tarde da última quarta-feira (07) transportando 100Kg de maconha em um carro roubado. O suspeito foi abordado por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) quando passava pela BR-116, em um trecho de Vitória da Conquista. A PRF informou que, após fiscalizaram a documentação do veículo e do motorista, verificaram o interior do automóvel, onde encontraram uma mala e uma mochila com vários tabletes de maconha. Questionado, o suspeito informou que comprou a droga e a revenderia na Paraíba. Depois, contudo, ele revelou que só estava transportando a droga de São Paulo para a Paraíba porque seria pago em troca. No carro, os policiais também encontraram adulterações nos chassi e motor e constataram que o automóvel era roubado e que o suspeito estava utilizando placas "clonadas". O homem foi preso e encaminhado para a Delegacia de Vitória da Conquista, onde vai responder por tráfico de drogas e receptação.

Bahia

08 Junho 2017 - 13:56

Administração Rui Costa é aprovada por 63% dos eleitores, diz pesquisa

Foto: Bahia Verdade

A administração do governador Rui Costa é aprovada por 63% dos eleitores, segundo levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas, por solicitação da Record Bahia. O índice de reprovação, na consulta espontânea, é de 32,6%; 4,4% não souberam ou não opinaram. Na pesquisa estimulada, a avaliação positiva é de 40,4%, sendo que 6,1% consideraram a gestão de Rui “ótima” e 34,3% classificaram como “boa”. Neste tópico, 34,3% apontaram o mandato como “regular”. A reprovação equivale a 22,8%, sendo que 12,3% consideraram “ruim” e 10,5% “péssimo”. Entre os entrevistados, 2,2% não souberam ou não opinaram. Foram entrevistadas 1.510 pessoas em 70 municípios baianos, entre os dias 31 de maio e 4 de junho. A margem de erro da pesquisa é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
 

Mundo

07 Junho 2017 - 18:21

Destroços de avião que desapareceu com 116 pessoas são encontrados no mar

Foto: AFP

Destroços do avião militar birmanês que viajava com 120 pessoas a bordo e desapareceu nesta quarta-feira (7) foram encontrados no mar. A aeronave sumiu dos radares em Mianmar e autoridades lançaram navios militares em uma operação de busca após perderem o contato. "Encontramos peças do avião no mar", a 218 quilômetros de Dawei, afirmou Naing Lin Zaw, responsável da Força Aérea birmanesa. Acredita-se que mais de uma dúzia de crianças viajava no avião, que decolou da cidade de Myeik, no sul de Mianmar, com destino a Yangon, capital econômica do país. O general Min Aung Hlaing, comandante das Forças Armadas, afirmou que 106 soldados estavam a bordo, além de membros de suas famílias e 14 pessoas da tripulação, mas não forneceu o número exato. Apesar de ser período de monções em Mianmar, as condições climáticas não eram ruins no momento em que o avião desapareceu. "Nos orientamos para um incidente técnico. O tempo estava bom", acrescentou.

Bahia

07 Junho 2017 - 18:16

Vigilantes chegam a acordo e greve termina após 15 dias

Foto: Divulgação

A greve dos vigilantes chegou ao fim na tarde desta quarta-feira (7), após 15 dias de paralisação. A categoria solicitava 6,44% de reajuste, mas aceitou a proposta oferecida pelos patrões de 6%.  Os empresários também concordaram em descontar 15% do tíquete alimentação, ao invés de 20%. Durante o período da paralisação, estabelecimentos como museus, bancos e agências do INSS também suspenderam o funcionamento devido à falta de segurança.

Brasil

07 Junho 2017 - 18:09

Petrobras anuncia reajuste de 6,7% no preço do gás de botijão

Foto: Bahia Verdade

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (7) que o preço do GLP, o gás de botijão residencial, vai sofrer um reajuste de 6,7%. De acordo com o diretor de Refino da Petrobras, Jorge Celestino, o botijão residencial vai passar a ter revisões mensais, numa política parecida à já adotada para a gasolina. O executivo ainda acrescentou que as variações de preços, para cima ou para baixo, vão ocorrer sempre a partir do dia 5 de cada mês. O preço vai levar em considerar a cotação de mercado do metano e do propano, insumos do GLP. Segundo o presidente da Petrobras, Pedro Parente, o botijão era o último combustível que ainda não tinha uma política de preços definida.

Bahia

07 Junho 2017 - 17:31

Homem é condenado a 14 anos de reclusão por homicídio no município de Boquira

Foto: Reprodução

Um homem foi condenado a 14 anos de reclusão pelo homicídio duplamente qualificado de Roberto Ferreira Inácio, ocorrido no ano de 1999, no município de Boquira, interior da Bahia. O crime, praticado por motivo fútil e com recursos que impossibilitaram a defesa da vítima, foi cometido por Márcio Vasconcelos de Oliveira contra Roberto Ferreira Inácio, conforme denúncia oferecida pelo Ministério Público estadual. A sentença, proferida no último dia 31 pelo Tribunal do Juri no município de Vitória da Conquista, determinou o cumprimento imediato da prisão do réu, que respondia o processo em liberdade. A denúncia do MP sustentou que Márcio Oliveira, por volta das 21h30 do dia 31 de janeiro daquele ano, encontrava-se embreagado em frente a um bar no município de Boquira, quando se desentendeu com a vítima e efetuou disparo de arma de fogo, provocando-lhe lesão que a levou à morte. A sessão de julgamento, acompanhada pelo promotor de Justiça José Junseira e presidida pelo juiz Reno Viana Soares, foi finalizada com a condução do preso para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista. A pena deverá ser cumprida em regime fechado.

Bahia

07 Junho 2017 - 16:36

Luciano Ribeiro: Governo do Estado é omisso com questões cruciais no interior da Bahia

Foto: Divulgação

Em seu discuso na tribuna da Assembleia Legislativa, na última terça-feira (06), o deputado Luciano Ribeiro (DEM) abordou sobre alguns fatos de omissão que vem ocorrendo no Estado da Bahia. Para o deputado, a inércia do governador tem prejudicado principalmente o interior. “O governador apaixonado que está para combater a força do prefeito na capital, esquece do interior, mas não esquece de fazer propaganda, e nós que lá moramos estamos a assistir o total descaso desse governo”, criticou o deputado, lembrando das situações intransitáveis das estradas e da ameaça do fechamento das comarcas do interior, que tira da população o acesso à justiça. Como ação de marketing, o governador assinou convênios com os consórcios municipais, a exemplo do consórcio do Alto Sertão, na região Sudoeste, que recebeu R$1.750.000 para recuperar/construir 14 trechos de estradas, o que significa uma média de R$ 100.000 para cada trecho. “A população se animou achando que o grande sonho da construção da estrada Caculé/Condeúba sairia, mas, com R$ 100 mil não dá sequer para fazer a limpeza da vegetação à margem da estrada. E, ainda assim, o governador se apregoa como se isso fosse uma grande ação e ainda faz propaganda. Triste realidade para quem quer ação de verdade”, avaliou Ribeiro.

 

Livramento

07 Junho 2017 - 16:09

Fraude no sistema de cotas: Maria Regina Bonfim responsável por emissão de atestados falsos é denunciada à Justiça

Foto: Reprodução

Falsidade ideológica. Esse é o crime atribuído a quem faz inserir declaração falsa em documento público ou particular com o fim de alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante. Esse foi o crime cometido pela presidente da Associação do Desenvolvimento Comunitário, Cultural, Educacional e Social do Quilombo da Rocinha e Região (Acooped) em Livramento de Nossa Senhora, Maria Regina Bonfim, ao inserir falsas declarações relativas à condição de remanescente de quilombola e/ou de residente na comunidade em atestados de pessoas que não possuíam essas qualidades, afirma o promotor de Justiça Millen Castro, que a denunciou à Justiça. Segundo ele, 13 estudantes utilizaram os documentos emitidos ou assinados por Maria Regina para obter acesso a universidades públicas por meio do sistema de cotas. A denunciada, explica Millen Castro, tinha ciência de que os documentos seriam usados com esse fim. Segundo as investigações do promotor de Justiça, as declarações falsas foram inseridas nos atestados entre os anos de 2011 e 2015. Os documentos foram utilizados para acesso às universidades Federal da Bahia (Ufba), Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Estadual de Feira de Santana (Uefs) por Luiza Lorraine Oliveira Castro, Thaline Cerqueira Moreira, Gabriella Fernandes Amorim, Maria Isabel Correia Silva, Ana Carolina Tanajura Lima, Vanessa Lessa Souza, Valtamiro Cássio dos Santos Santana Neves, Fabiana de Jesus Novais, Luis Augusto Cruz Santos, Antônio Marcos Santos Magalhães, Fernanda de Jesus Novais, Rayr Jander Souza Silva e Maiara Aparecida Oliveira Freire. Essa última já foi denunciada pelo MP à Justiça. Em 2014, a promotora de Justiça Carla Medeiros denunciou Maiara Freire pelos crimes de falsidade ideológica e uso de documentos falsos. A estudante de medicina foi condenada em 2016, mas recorreu. Administrativamente, Maiara Freire foi expulsa da Uesb. Cópias dos autos dos demais procedimentos foram remetidas pelo promotor de Justiça Millen Castro para as Promotorias de Justiça das comarcas onde os estudantes usaram os atestados e também para as universidades, a fim de serem adotadas providências criminais e administrativas contra eles.

Região Sudoeste

07 Junho 2017 - 09:01

Jussiape: Polícia Militar apreende armas, munições, motocicletas, automóvel, dinheiro e drogas; quatro homens foram presos

Foto: Divulgação | Polícia Militar

No final da tarde de ontem (06), no município de Jussiape, a CIPE Chapada, com apoio da Guarnição local da referida cidade e também  do PETO, efetuou apreensões de diversos materiais e equipamentos de uso ilícito e que poderiam vir a serem usados para tal fim. Armas, munições, motocicletas, automóvel, dinheiro e diversas substâncias que aparentam ser drogas (maconha, cocaína e outras). Todo esse material fora encontrado em posse de 04 (quatro) elementos. A ação dos militares parece ter dado fim a dois tipos de crime: desmanche de veículos e tráfico de entorpecentes. A quadrilha já atuava a algum tempo na cidade.Todos os envolvidos e material apreendido foram apresentados na DP da cidade de Brumado. A apresentação ainda encontra-se em andamento. Posteriormente, maiores detalhes serão divulgados.

Bahia

07 Junho 2017 - 08:43

Deputado Marquinho Viana leva prefeitos para  audiência com o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento Cássio Peixoto

Foto: Divulgação

Na manhã da última terça-feira (06), o Deputado Marquinho Viana acompanhou os prefeitos de Tabocas do Brejo Velho, Humberto Pereira da Silva, de Rio de Contas, Cristiano Cardoso de Azevedo à audiência com o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento - SIHS, Cássio Ramos Peixoto, oportunidade em que foram solicitados para Rio de Contas a Estação de Tratamento /ETA de João Vaz, a ampliação do sistema de água, através do Bahia Produtiva para Arapiranga, Carrapicho, Umbuzeiro dos Santos e Casa de Telha. Ainda para Rio de Contas foi solicitada a liberação de 2.500 metros de tubos de 75 para a realização da melhoria do Sistema de Lagoa Grande. Para Tabocas do Brejo Velho, o prefeito solicitou a perfuração e instalação de três poços artesianos, nas comunidades de Guairas, Peixinho e Olho D`águinha. O deputado Marquinho ainda solicitou uma visita técnica para instalação do poço de Boa Vista e implantação de dessalinizador para abastecer o povoado de Placa (cerca de 250 casas), no município de Iramaia. Diante da aprovação e autorização do Secretário para execução das obras,todos sairam muito satisfeitos da audiência.