Bahia

02 Fevereiro 2017 - 09:14

Livramento: Concurso Público Nº 01/2016 Edital de Convocação 001/2017

Foto divulgação

O prefeito do Município de Livramento de Nossa Senhora, estado da Bahia, no uso de suas atribuições, e tendo em vista o disposto no art. 37 da Constituição Federal, na Lei Orgânica Municipal e nas demais leis que regem a espécie e, considerando a homologação do Resultado do Concurso Público objeto do Edital 01/2016 e homologado pelo Decreto Municipal nº 287/2016, de 01 de novembro de 2016, TORNA PÚBLICO A CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS APROVADOS, relacionados no anexo II deste Edital, para o provimento de cargos do quadro efetivo da Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora. Os candidatos relacionados no Anexo II do presente Edital deverão comparecer ao Setor de Recursos Humanos da Secretaria de Administração e Planejamento, na sede da Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora/BA, situada à Praça Dom Hélio Paschoal, Nº 94, Centro, Livramento de Nossa Senhora/BA, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, iniciando a partir de 03 de fevereiro de 2017, no horário das 08:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00 horas, para apresentação, entrega dos documentos e exames de saúde pré-admissionais constantes do anexo I deste Edital. (CLIQUE AQUI E VEJA O EDITAL)

Brasil

Agência Brasil

02 Fevereiro 2017 - 09:00

OMS diz que antes de 2020 não será licenciada vacina segura contra o vírus Zika

Pesquisadores fazem o sequenciamento do genoma do vírus ZikaReprodução/TV Brasil

Um anos depois da declaração de emergência internacional sobre o Zika, a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, afirmou que, em grande parte do mundo o vírus está “firmemente entrincheirado”, apesar de existirem “incertezas” relacionadas à doença. Ao fazer um balaço das ações para combater o vírus, adotadas nos últimos 12 meses, Chan estimou que antes de 2020 não será licenciada uma vacina segura contra o Zika. “De acordo com as recomendações da OMS, algumas abordagens inovadoras para o controle dos mosquitos estão sendo experimentadas de maneira piloto em vários países, com resultados promissores. Cerca de 40 vacinas estão em preparação. Enquanto alguns avançaram para ensaios clínicos, uma vacina julgada segura o suficiente para uso em mulheres em idade fértil pode não ser totalmente licenciada antes de 2020”, disse Chan em evento realizado ontem (1º) em Genebra, na Suíça. A diretora-geral da OMS lembrou que o surto da doença revelou falhas nos serviços de planejamento familiar e o desmantelamento de programas nacionais de controle de mosquitos. Segundo Chan, passada a fase mais aguda do problema, os países precisam tratar do Zika de forma continuada e em longo prazo.

Brasil

Agência Brasil

02 Fevereiro 2017 - 08:30

Correção: Meirelles diz que país deve sair da recessão no primeiro trimestre

Foto: Divulgação

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse ontem (1º) que a economia brasileira deverá sair da recessão ainda no primeiro trimestre de 2017 e que deve registrar crescimento de aproximadamente 2% no quarto trimestre deste ano em relação aos últimos três meses de 2016. “A nossa expectativa é que, sim, sai da recessão, significando que [a economia do país] crescerá a uma taxa moderada no primeiro trimestre, mas já entra em uma trajetória de crescimento durante o ano e, consolidando isso, nós teremos um crescimento”, disse o ministro em evento organizado pelo banco de investimento Credit Suisse na capital paulista. Para o ministro da Fazenda, o ajuste fiscal e as reformas que estão sendo implementadas pelo governo farão com que o país consiga evitar ciclos acentuados de melhora e queda do desempenho da economia. “Temos que entrar em uma rota de crescimento estável. Tem ciclos econômicos, é normal, é inevitável, mas sair desse padrão de ciclos acentuados de crescimento e queda. E isso vem como resultado da evolução na solução dos problemas fundamentais, do ajuste fiscal”, destacou.

Bahia

iBahia

02 Fevereiro 2017 - 08:00

Atrações do Carnaval são divulgadas pelo governo do Estado

Foto: Divulgação

Os nomes de algumas das atrações do Carnaval 2017 de Salvador foram divulgados pelo governo do Estado na edição desta quarta-feira (1º) do Diário Oficial. Entre os artistas confirmados estão Márcia Short, Aloísio Menezes, Jorge Mautner, Mariella Santiago, As Ganhadeiras de Itapuã, Larissa Luz, Ellen Oléria, Gerônimo e Fred Menezes.  Os artistas foram distribuídos em apresentações em trios, microtrio e Nanotrio nos circuitos da folia. A relação completa dos projetos aprovados e artistas contratados pode ser consulta aqui. Também foram definidas algumas das atrações que irão se apresentar no Centro-Histórico, como Magary Lord, Ilê Aiyê, Banda Filhas de Gandhy, Quabales Show, Bailinho de Quinta, Virgílio, Márcia Castro, Raimundo Sodré e Orquestra Fred Dantas, entre outros. As apresentações foram distribuídas em nove estilos: Afro, antigos carnavais, arrocha, axé, guitarra baiana, hip hop, Pop Rock, Reggae e Orquestra. Haverá também performances e bandinha de sopro e percussão, corda e percussão, percussão e baile infantil. A Secretaria de Cultura do Estado (Secult) informou que a lista é provisória e que os candidatos não contemplados têm até o dia 6 de fevereiro para recorrer da decisão. Os recursos deverão ser entregues no protocolo da sede do órgão ou enviados via sedex,  para o Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n - Centro, CEP: 40.020-010. 

Curiosidade

01 Fevereiro 2017 - 21:19

Zuckerberg tem 12 pessoas só para tirar críticas de seu perfil no Facebook

Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP

Você acha difícil gerenciar seu perfil no Facebook? Imagine Mark Zuckerberg, cofundador e diretor-executivo da rede social. Para ajudar nessa tarefa, ele conta com nada mais, nada menos que 12 funcionários, segundo informações da agência de notícias Bloomberg. O trabalho dessa equipe se resume a apagar comentários negativos ou ofensivos postados no perfil de Zuckerberg. Para escrever discursos e fazer postagens na rede social, o chefão do Facebook tem mais alguns funcionários.

Mundo

01 Fevereiro 2017 - 19:34

Brasileiros vão poder entrar sem visto no Canadá a partir de maio

Foto: Reprodução

O governo do Canadá anunciou que a partir do dia 1º de maio alguns brasileiros não vão mais precisar de visto para visitas temporárias ao país a lazer ou a trabalho. A facilidade vale para brasileiros que já tenham viajado para o Canadá nos últimos dez anos ou tenham visto válido de não imigrante para os Estados Unidos. Esses viajantes precisarão apenas solicitar uma autorização de viagem, a Autorização Eletrônica de Viagem (Electronic Travel Authorization – eTA). Segundo informou o embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone, a medida visa facilitar a entrada temporária de brasileiros no país que estejam viajando a lazer ou a trabalho. Quem não atende a essas condições continuará precisando pedir o visto para entrar no país. O documento custa cerca de 100 dólares canadenses (R$ 297,14), além de mais 30 dólares canadenses (R$ 89,14) de taxa.

Bahia

01 Fevereiro 2017 - 19:13

Solenidade celebra formatura de 120 novos Policiais

Foto: Ascom/SSP-BA

Novos policiais e viaturas foram apresentados na manhã desta terça-feira (31), em solenidade realizada do Centro de Formação e Aperfeiçoamento das Praças da Polícia Militar (CFAP), no Alto de Ondina, em Salvador. Cento e vinte soldados, sendo 21 mulheres e 99 homens, foram recebidos pelo subsecretário da Segurança Pública, Ary Pereira de Oliveira, e pelo comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão.  Na ocasião também foram entregues 30 novas motocicletas, aumentando a frota do Esquadrão Águia, unidade responsável por diversas ações preventivas de segurança. “Este é um momento de comemoração. Para quem sonha em defender a sociedade, o momento da conclusão do curso é a realização de um sonho. São todos muito bem-vindos”, afirmou Oliveira. Com a chegada do efetivo, sobe para mais de 2500 o número de soldados incorporados na Polícia Militar nos últimos dois anos. Já o comandante-geral da PM ressaltou a importância do policial ser exemplo de defesa para toda a sociedade. “Nossa profissão não é fácil, mas a vontade de ajudar o próximo e de lutar para um mundo melhor está acima de qualquer dificuldade que venha a aparecer”, disse. A solenidade lembrou ainda dos soldados Everton Oliveira de Santana e Gilberto Lemos Silva Júnior, lotados na 38ª Companhia Independente da Polícia Militar (Bom Jesus da Lapa) e mortos enquanto defendiam os interesses da sociedade. “Não vamos esquecer, nem sossegar enquanto os responsáveis por estes atos não pagarem pelos atos covardes”, ressaltou Brandão. 

Cultura

01 Fevereiro 2017 - 19:03

Beyoncé anuncia gravidez de gêmeos

imagem: Reprodução/Instagram/beyonce

Beyoncé anunciou que está grávida de gêmeos. Nesta quarta-feira (1º), a cantora de 35 anos publicou no Instagram uma foto em que aparece segurando a barriga, de lingerie e véu em meio a flores. Na rede social, Beyoncé agradeceu as mensagens de carinho dos fãs e celebrou a segunda gestação. "Nós gostaríamos de compartilhar nosso amor e felicidade. Fomos abençoados duas vezes. Estamos incrivelmente felizes que nossa família vai aumentar mais duas vezes, e agradecemos a vocês por seus desejos de felicidades", comemorou a cantora no Instagram. A revelação surpreendeu os fãs, que deixaram comentários emocionados: "Oh, meu Deus, a rainha terá outras princesas", escreveu uma seguidora. A cantora também recebeu mensagens em português. "Que linda! Deus abençoe vocês", celebrou uma fã brasileira. Casados desde abril de 2008, Beyoncé e Jay Z são pais de uma menina, Blue Ivy Carter, que completou cinco anos no último dia 7.

Dom Basílio

01 Fevereiro 2017 - 18:13

Dom Basílio: homem é preso acusado de envolvimento na morte de empresário

Foto: Divulgação | Polícia Civil

Joílsom Guedes Lopes, 32 anos de idade, foi preso na segunda-feira (30), no município de Dom Basílio, acusado de participar do homicídio que vitimou o empresário Raimundo Caíres Dourado, 46 anos de idade, assassinado no dia 13 de janeiro. A prisão fez parte do desdobramento da operação “Caixa de Pandora”, onde quatro pessoas – também acusadas de envolvimento no mesmo crime - já foram presas. De acordo com informações da Polícia Civil, o mandante do crime está foragido, mas o trabalho de investigação se intensifica a fim de capturá-lo.

Bahia

BN

01 Fevereiro 2017 - 17:02

Nazareno Silva está próximo de ser o novo técnico do Bahia de Feira

Foto divulgação

O Bahia de Feira está próximo de anunciar seu treinador para a sequência do Campeonato Baiano. O nome mais cotado para o cargo é o de Nazareno Silva, campeão da Série B do estadual pelo Tremendão, em 2009. A informação foi confirmada pelo presidente da agremiação, Tiago Souza. “Estamos tentando o Nazareno. Ele está tentando resolver pendências pessoais”, revelou, em entrevista ao Bahia Notícias. Além do título de 2009, o profissional também passou pela equipe feirense em 2013. Experiente, Nazareno exerce a profissão desde 1989 e treinou clubes como Chapecoense, Avaí, Figueirense, Paysandu, Fluminense de Feira e Atlético de Alagoinhas. O posto era ocupado por Jaelson Marcelino, que não resistiu à derrota por 1 a 0 para o Vitória da Conquista, na estreia do Baianão 

Bahia

01 Fevereiro 2017 - 16:30

Bahia: Ônibus que sumiram de garagem em Feira são achados

Foto: Reprodução/Tv Subaé

Em Feira de Santana, cidade a 100 km de Salvador, foram encontrados ônibus circulares na cidade nesta quarta-feira (1º). Não há detalhes de onde os coletivos foram localizados. No total, 51 veículos usados no sistema de transporte coletivo do município desapareceram da garagem no sábado (28). Todos já foram encontrados e já estão em Feira, segundo informações do secretário municipal de Transporte e Trânsito, Pedro Boaventura.  Trinta e cinco ônibus haviam sido achados na noite de terça-feira (31), em uma fazenda na cidade de Serrinha, a cerca de 70 km de Feira. O paradeiro dos veículos foi descoberto pela Polícia Militar. Conforme a PM, os veículos estão em bom estado de conservação. O dono da fazenda não foi achado para esclarecimentos. Segundo o secretário Pedro Boaventura, 17 veículos da empresa Rosa que foram retirados da frota já estão rodando na cidade. Boaventura ainda informou que a própria empresa teria levado os ônibus até a fazenda, depois que a fabricante dos veículos conseguiu na Justiça uma ordem de busca e apreensão dos ônibus por causa do atraso no pagamento das parcelas do financiamento da compra. Segundo o secretário, o setor jurídico da empresa Rosa está tentando resolver o problema na Justiça.

Bahia

01 Fevereiro 2017 - 16:00

Mulher morre em grave acidente ocorrido na BA-504 no interior da Bahia

Foto: Alta Pressão Online

Uma mulher morreu após um acidente na BA-504, trecho que liga Alagoinhas a Araçás, por volta das 4h da madrugada desta quarta-feira (1/02). Segundo informações passadas à imprensa na Delegacia Territorial de Alagoinhas, o veículo Honda Civic prata, de placa FTL 6314, estaria sendo conduzido por Laís Freitas de Souza, 28 anos. O capotamento aconteceu nas imediações da Fazenda Onça. Ainda conforme as informações, ela estava em companhia do namorado Ribamar Almeida, que foi socorrido pelo SAMU para o hospital Dantas Bião. Com o impacto o carro ficou parcialmente destruído. O corpo de Laís foi removido pela equipe do DPT e encaminhado ao IML de Alagoinhas. Ela era moradora do Severino Vieira. Ainda não há informações sobre as causas do capotamento.

Bahia

Bahia Notícias

01 Fevereiro 2017 - 15:30

Fluxo para encaminhamento ao Hospital da Mulher é definido pela prefeitura de Salvador

Foto divulgação

Após o governador Rui Costa afirmar que a prefeitura de Salvador não envia pacientes para o Hospital da Mulher, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) definiu o fluxo de encaminhamento para a unidade especializada. A partir desta quarta-feira (1º), mulheres com residência fixa na capital que tiverem perfil para acolhimento terão acesso ao serviço por meio do fluxo de pré-agendamento. As pacientes referenciadas poderão efetivar um pré-cadastro por meio das 23 unidades básicas de referência espalhadas nos 12 distritos sanitários do município. Desde a inauguração do hospital, Salvador já encaminhou 166 pacientes para atendimento na unidade, sendo que 84 já tiveram consultas agendadas. "Para facilitar esse encaminhamento, estabelecemos 23 pontos estrategicamente escolhidos em todas as regiões da cidade para facilitar o acesso das usuárias à marcação dos procedimentos no Hospital da Mulher. Para realizar o agendamento, a paciente terá que apresentar o cartão SUS com endereço em Salvador, documento de identificação com foto e a requisição médica com a indicação da consulta prescrita"explicou Daniela Alcântara, coordenadora municipal de regulação. As pacientes da capital baiana também poderão optar para realização do pré-cadastro por meio do telefone Fala Salvador 156.

Brasil

G1

01 Fevereiro 2017 - 15:00

SUS passa a oferecer cirurgia bariátrica por videolaparoscopia

Foto divulgação

O Sistema Único de Saúde (SUS) passará a oferecer cirurgia bariátrica por videolaparoscopia, técnica menos invasiva em comparação à cirurgia aberta. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (1º). Na cirurgia aberta, o médico faz um corte de 10 a 20 cm no abdômen do paciente. Já na videolaparoscopia, são feitas de quatro a sete mini-incisões de 0,5 a 1,2 cm cada uma, por onde passam as cânulas e a câmera de vídeo. A taxa de mortalidade média da cirurgia videolaparoscópica é menor do que a da cirurgia aberta, segundo informações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. A recomendação da inclusão do procedimento tinha sido feita pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) em relatório de novembro de 2016. "A evidência atualmente disponível sobre eficácia e segurança do procedimento de gastroplastia com derivação intestinal em Y-de-Roux por laparoscopia para tratamento da obesidade grave e mórbida é baseada em revisões sistemáticas, estudos clínicos controlados e estudos observacionais", afirma o relatório. O documento também observa que o aumento da escala de compras dos materiais usados na cirurgia bariátrica laparoscópica deve fazer com que o preço desses equipamentos diminua no Brasil.

Bahia

01 Fevereiro 2017 - 14:30

Vitória da Conquista: cachorrada gera reclamações em Hospital Municipal

Blog do Anderson

Desde o ano passado que ante sala da recepção e canteiros do Hospital Municipal Esaú Matos receberam novas visitas que não deixaram mais o local. Na tarde desta quarta-feira (1) o BLOG DO ANDERSON foi conhecer os moradores da instituição que recebem os visitantes sob latidos, o que tem gerado muitas queixas de servidores, pacientes e familiares. São três vira-latas que se transformaram em guardiões do HMEM. De acordo com ativistas, cerca de 5 mil bichos vivem nas ruas da Capital do Sudoeste Baiano em receber a mínima atenção das políticas públicas. Eles também não são vacinados.