Livramento

Bahia Verdade

28 Dezembro 2016 - 11:15

Recém-inaugurada, UPA 24 Horas de Livramento é alvo de reclamações

Foto: Reprodução

Inaugurada há pouco menos de uma semana, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h Drº Marilton Tanajura Matias, já é alvo de reclamações da população que freqüenta o local. Tudo porque, de acordo com os pacientes, os médicos que prestam serviço na unidade durante o dia, bem como período noturno, não têm sido suficientes para suprir a demanda de atendimentos. Na tarde de ontem (27), por exemplo, a gestante Hérika Brito teria procurado atendimento na referida unidade médica, porém em uma postagem em sua rede social, ela escreveu que chegou à unidade às 15h45min e só conseguiu atendimento as 21h10min. A gestante desabafou ainda que o que mais a deixou indignada foi o fato de que a unidade não estava tão lotada para ela chegar à parte da tarde e só conseguir ser atendida a noite, já que ela teria prioridade por ser gestante. Ainda segundo postagem ela teria questionado na unidade o fato da demora no atendimento, porém teria ouvido que a troca de gestão teria sido um dos fatores principais, “Questionei do atendimento e ouvi que é a troca de gestão, mais o que o cidadão tem haver com isso”. Desabafou. E ainda concluiu, “Inaugurar para mostrar obra é fácil quero ver mostrar respeito com a vida do próximo”. A reportagem do Bahia Verdade tentou contato com o secretario de saúde do município para comentar sobre o caso, porém sem sucesso.

Recém-inaugurada, UPA 24 Horas de Livramento é alvo de reclamações

Foto: Reprodução

Região Sudoeste

Bahia Verdade

28 Dezembro 2016 - 10:39

Dupla assalta farmácia, troca tiros com a polícia e é alvejada em Iramaia

Foto: Reprodução | Whatsapp Bahia Verdade

Na noite de terça-feira (27), Durante tentativa de assalto a uma farmácia do município de Iramaia, dois criminosos identificados pelo prenome Samuel e Sidicleyson, ambos de Barra da Estiva foram baleados em confronto com a Polícia Militar. Segundo informações obtidas pelo Bahia Verdade, a dupla que estava armada com revolver, entrou na farmácia e anunciou o assalto. Durante a ocorrência uma guarnição da Polícia Militar passava em frente ao estabelecimento quando perceberam a ação. Os suspeitos, que estavam no interior da farmácia, ao avistarem a viatura da polícia, teriam efetuado os disparos, dando início a um tiroteio. Os suspeitos foram alvejados e levados para o hospital da cidade onde foram atendidos pela equipe medica. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.

Brasil

28 Dezembro 2016 - 10:02

Governo vai checar autodeclaração de cotistas negros em concursos

Foto: Reprodução

Uma portaria conjunta publicada na edição da última terça-feira (27) do Diário Oficial da União instituiu um grupo de trabalho (GT) com a finalidade de discutir os procedimentos a serem adotados para verificar a veracidade da autodeclaração de cotistas negros em concursos públicos.  A iniciativa é dos ministérios do Planejamento e da Justiça e Cidadania. O grupo vai apresentar diretrizes para nortear o Ministério do Planejamento na edição de instrução normativa para regulamentar os procedimentos de verificação da autodeclaração. A iniciativa faz parte de um compromisso firmado pela União com o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública da União e a Advocacia-Geral da União. A primeira reunião do GT deve ocorrer dentro de 30 dias. A coordenação poderá convidar para as reuniões representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil. As atividades devem ser concluídas em até seis meses após a primeira reunião, sendo prorrogável uma única vez pelo prazo de três meses, desde que apresentadas justificativas. Ao final do prazo, deverá ser apresentado relatório com as conclusões dos trabalhos, acompanhado das atas das reuniões. A lei que reserva 20% das vagas nos concursos públicos federais para candidatos negros entrou em vigor em junho de 2014, com duração prevista de 10 anos. Podem concorrer a essas vagas aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição no concurso. A reserva abrange as vagas oferecidas para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União.

Brasil

28 Dezembro 2016 - 09:52

Agências bancárias abrem até a próxima quinta

(Foto: Bahia Verdade)

As agências bancárias de todo o país estarão abertas para atendimento ao público até a próxima quinta-feira (29) e fecham na sexta-feira (30) para o recesso de Ano Novo. O atendimento será retomado no dia 2 de janeiro, segunda-feira, primeiro dia útil de 2017. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) ressalta que contas e carnês com vencimento na data em que as agências estiverem fechadas poderão ser pagos no primeiro dia útil seguinte ao feriado bancário sem cobrança de multas por atraso. A alternativa para o dia em que não houver atendimento nos bancos é utilizar os caixas eletrônicos, internet banking, banco por telefone e correspondentes bancários como casas lotéricas e agências dos Correios.

Livramento

Bahia Verdade

27 Dezembro 2016 - 20:55

Livramento: Ainda é mistério quanto ao secretariado que assumirá o comando da prefeitura em 2017

(Foto: Bahia Verdade)

Faltando menos de uma semana para o início da nova gestão, o futuro prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Ricardo Ribeiro (REDE), ainda faz mistério quanto ao secretariado que assumirá o comando da prefeitura em 2017.  Até o momento, oficialmente, nenhum nome foi divulgado. Pessoas próximas do prefeito eleito comentam que o assunto vem sendo tratado reservadamente e ainda não houve aceno sobre nomes já definidos. Nos últimos dias, segundo uma fonte, Ricardinho teria focado nos trabalhos da equipe de transição de governo. Aliás, alguns membros dessa equipe já estariam com o terno pronto para a posse em 1º de janeiro de 2017, como futuros secretários municipais. Informações obtidas pelo Bahia Verdade, dão conta de que esses assuntos relacionados à escolha do secretariado estaria sendo discutido com mais consistência. Nos bastidores, há uma especulação sobre possíveis nomes que irão compor o quadro de secretários no novo governo. Porém, a fonte prefere não opinar a respeito de quem estaria cotado para as funções chaves da estrutura administrativa municipal, como a Controladoria-geral do Município, secretarias de Finanças, Administração, Saúde, Assistência Social e Educação, as mais cobiçadas. Como até agora só existem especulações e nada de divulgações oficiais, resta aguardar.

Brasil

27 Dezembro 2016 - 20:27

MEC antecipa pagamento de R$ 1,25 bilhão para professores

(Foto: Reprodução)

O governo federal liberou neste mês de dezembro R$ 1,25 bilhão para complementar o piso nacional dos professores de nove Estados em 2016. O montante faz parte dos repasses do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). A informação foi anunciada nesta terça (27) pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. A antecipação do pagamento é uma das iniciativas do governo federal para injetar dinheiro na economia e estimular o consumo. A medida foi estudada pela área econômica do governo e teve o aval tanto do presidente Michel Temer como do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. O montante seria pago em abril de 2017.

Dom Basílio

Bahia Verdade

27 Dezembro 2016 - 20:14

Reveillon em Dom Basílio será animado pela Banda D'Look abordo do Trio Oasis

(Foto: Reprodução)

A Cidade de Dom Basílio preparou um dos melhores réveillons da região. A festa acontecerá no próximo sábado dia (31), e terá como atração principal a Banda D’ Look a bordo do trio elétrico Oasis. O show foi confirmado pelo próprio cantor da Banda Elton Oliver em um áudio que esta circulando pelo whatsapp. A festa acontecerá na Praça São João Batista e é esperado público recorde.

Bahia

27 Dezembro 2016 - 17:35

Grupo armado com fuzis explode carro-forte e leva malotes no norte da Bahia

Foto: Luciano Castro/Central Notícia

Cerca de 20 homens armados explodiram um carro-forte no município de Itaguaçu da Bahia, no norte do estado, na manhã desta terça-feira (27). O crime ocorreu na BA-052, região que integra o povoado de Rio Verde III. Em entrevista ao G1, o delegado Heloísio Sandro Lacerda destacou a ousadia dos criminosos, que pararam o carro-forte usando outros três veículos e ostentando armas de grosso calibre. Os integrantes da quadrilha usavam fuzis e chegaram a trocar tiros com os seguranças. "Ninguém ficou ferido, mas chegou a ocorrer o confronto. Todos os seguranças [eram quatro] foram retirados do veículo pelos bandidos, que depois foi explodido",  contou. Com a explosão, a estrutura do carro-forte ficou bastante danificada. O teto do veículo ficou parcialmente aberto. O delegado Heloísio Sandro conta que o grupo levou todos os malotes de dinheiro, mas destaca que ainda não há informações sobre os valores roubados. O carro-forte era usado para abastecer uma unidade de correspondente bancário do município, além da agência lotérica. Os criminosos conseguiram fugir e não tinham sido localizados até o início da tarde desta terça-feira.

Livramento

Bahia Verdade

27 Dezembro 2016 - 16:23

Livramento: Banda AFF Maria e Swit de Luxo serão as atrações da festa de Réveillon

Foto: Divulgação

O ano será fechado em grande estilo no município de Livramento de Nossa Senhora, com uma animada festa de Réveillon. Apresentam-se na Praça Coronel Zezinho Tanajura -  Praça do Colégio Por do Sol -  a Banda Aff Maria e Swit de Luxo.  A festa terá início a partir ás 22:30hrs  e a meia-noite haverá  queima de fogos celebrando a chegada do Ano Novo. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora.

Livramento

Bahia Verdade

27 Dezembro 2016 - 16:11

Neste domingo (1°), acontece a posse dos eleitos em Livramento de Nossa Senhora

(Foto: Bahia Verdade)

O prefeito eleito Ricardo Ribeiro ‘Ricardinho’, a vice-prefeita Joanina Sampaio e vereadores tem a honra de convidar a todos para a cerimônia de posse de prefeito, vice-prefeita e vereadores, para o mandato de 2017 a 2020, que  será realizada no dia 1º de janeiro de 2017, ás 10h,  na Câmara Municipal de Livramento.

Neste domingo (1°), acontece a posse dos eleitos em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Divulgação

Livramento

Bahia Verdade

27 Dezembro 2016 - 15:46

Acidente entre carro e moto deixo uma pessoa ferida em Livramento

(Foto: Bahia Verdade)

Um acidente entre uma moto de placa policial PKB 5390 lincenciada em Livramento e um carro Chevrolet Spin de placa policial PKD 1188 licenciado em Guanambi, deixou uma pessoa ferida na tarde do último domingo (25). O acidente aconteceu no cruzamento da Avenida Drº Edilson Pontos com a Rua Francisco de Paula Lima em Livramento. Segundo testemunhas, o motociclista seguia sentido Bairro Taquari quando foi atingindo pelo veículo que fez uma conversão para entrar na referida rua, ele foi socorrido por uma unidade do SAMU192 e encaminhado ao Hospital de Livramento com algumas escoriações. A Polícia Militar foi acionada e registrou a ocorrência.

Brasil

27 Dezembro 2016 - 13:01

Mega da Virada pode pagar R$ 225 milhões no último dia de 2016

Foto: Divulgação

A Mega da Virada deve pagar ao menos R$ 225 milhões para quem acertar os seis números sorteados no principal concurso do ano, de acordo com a estimativa da Caixa Econômica Federal. No último sorteio do ano, o prêmio não acumula. Caso nenhum apostador acerte as seis dezenas, o valor será dividido entre os que acertarem cinco números, e assim por diante. As apostas para a Mega da Virada começaram no dia 31 de outubro. As lotéricas federais devem receber bilhetes para o sorteio até as 14h do dia 31 de dezembro, no horário de Brasília, e os números ganhadores serão conhecidos às 20h do mesmo dia. O bilhete mínimo para concorrer à Mega Sena ou à Mega da Virada custa R$ 3,50 e pode ser comprado nas casas lotéricas ou pela internet para os clientes da Caixa.

Bahia

27 Dezembro 2016 - 12:22

Mais de 10 mil baianos ainda não sacaram o PIS 2014; prazo para saque termina nesta quinta

Foto: Reprodução

Termina na próxima quinta-feira (29) o prazo para sacar o abono salarial de 2014 e na Bahia, 10.703 mil contribuintes ainda não sacaram o benefício que corresponde a um salário mínimo. Segundo o Ministério do Trabalho, 18.658 baianos já sacaram o valor no estado. O prazo original de saque do abono expirava no final de junho, mas 1,2 milhão de pessoas em todo o país ainda não tinha feito o saque. O estado de São Paulo é aquele com mais saques pendentes. Dos 395.188 trabalhadores com direito ao abono, 353.054 ainda não retiraram o dinheiro. No Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, mais de 60% dos que têm direito ao benefício ainda não sacaram. Como no dia 30, data-limite para o saque, não haverá expediente bancário, as pessoas que possuem Cartão Cidadão com senha registrada podem sacar o dinheiro em caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal e em casas lotéricas.

Região Sudoeste

27 Dezembro 2016 - 12:17

Aracatu: Jovem morre eletrocutado em cerca de propriedade rural da família

Foto: Informe Aracatu

Um jovem de 17 anos, identificado como, Adreano Teixeira Correia, morreu na manhã desta segunda – feira (26), na Fazenda Lagoa do Sertão, município de Aracatu, após ser atingido por uma descarga elétrica ao tocar em uma cerca de arame. A cerca de arame havia sido energizada pela própria família, para impedir que o gado atravessasse para o outro lado da roça. Segundo informações do blog Informe Aracatu, Adreano tinha conhecimento, mas acabou se esquecendo e ao atravessar a cerca morreu eletrocutado. A Polícia Militar esteve no local, juntamente com a Polícia Técnica, que após realizar a perícia, encaminhou o corpo para o IML (Instituto Médico Legal) de Brumado, onde passou por exame de necropsia e foi liberado na parte da tarde para os familiares realizarem os procedimentos fúnebres. A morte do jovem causou grande comoção entre os amigos, conhecidos e principalmente nos familiares.

Região Sudoeste

26 Dezembro 2016 - 14:53

Prefeito eleito de Ituaçu foi vitima de atentado

Foto: Reprodução

O prefeito eleito de Ituaçu, Adalberto Alves Luz (PTB) teve sua residência invadida e foi vítima de um atentado. Segundo informações do Jornal do Sudoeste, o imóvel teria sido invadido por Phellipe Ramonn Gonçalves Brito, filho do atual prefeito Albércio da Costa Brito Filho ( Albercinho) - derrotado nas eleições deste ano, quando tentava a reeleição. Em entrevista concedida a publicação, o prefeito eleito relatou que  Phellipe Ramonn Gonçalves Brito demonstrava inconformismo com a derrota eleitoral do pai e teria dito a diversas pessoas que classificava o resultado das eleições como traição e injustiça. Disse, ainda, que Phellipe teria pulado o muro de sua residência e, não fosse ter sido flagrado por populares, que investiram na sua defesa, certamente o jovem teria consumado o crime. “Não há como não supor que ele tentativa me matar”, completou Adalberto Luz. O prefeito efeito revelou também que nas últimas semanas, vinha recebendo ameaças anônimas, mas não as levou a sério. O caso foi registrado na delegacia de Brumado e solicitado  reforço para a vítima e seus familiares.