Bahia

BN

01 Fevereiro 2017 - 17:02

Nazareno Silva está próximo de ser o novo técnico do Bahia de Feira

Foto divulgação

O Bahia de Feira está próximo de anunciar seu treinador para a sequência do Campeonato Baiano. O nome mais cotado para o cargo é o de Nazareno Silva, campeão da Série B do estadual pelo Tremendão, em 2009. A informação foi confirmada pelo presidente da agremiação, Tiago Souza. “Estamos tentando o Nazareno. Ele está tentando resolver pendências pessoais”, revelou, em entrevista ao Bahia Notícias. Além do título de 2009, o profissional também passou pela equipe feirense em 2013. Experiente, Nazareno exerce a profissão desde 1989 e treinou clubes como Chapecoense, Avaí, Figueirense, Paysandu, Fluminense de Feira e Atlético de Alagoinhas. O posto era ocupado por Jaelson Marcelino, que não resistiu à derrota por 1 a 0 para o Vitória da Conquista, na estreia do Baianão 

Bahia

01 Fevereiro 2017 - 16:30

Bahia: Ônibus que sumiram de garagem em Feira são achados

Foto: Reprodução/Tv Subaé

Em Feira de Santana, cidade a 100 km de Salvador, foram encontrados ônibus circulares na cidade nesta quarta-feira (1º). Não há detalhes de onde os coletivos foram localizados. No total, 51 veículos usados no sistema de transporte coletivo do município desapareceram da garagem no sábado (28). Todos já foram encontrados e já estão em Feira, segundo informações do secretário municipal de Transporte e Trânsito, Pedro Boaventura.  Trinta e cinco ônibus haviam sido achados na noite de terça-feira (31), em uma fazenda na cidade de Serrinha, a cerca de 70 km de Feira. O paradeiro dos veículos foi descoberto pela Polícia Militar. Conforme a PM, os veículos estão em bom estado de conservação. O dono da fazenda não foi achado para esclarecimentos. Segundo o secretário Pedro Boaventura, 17 veículos da empresa Rosa que foram retirados da frota já estão rodando na cidade. Boaventura ainda informou que a própria empresa teria levado os ônibus até a fazenda, depois que a fabricante dos veículos conseguiu na Justiça uma ordem de busca e apreensão dos ônibus por causa do atraso no pagamento das parcelas do financiamento da compra. Segundo o secretário, o setor jurídico da empresa Rosa está tentando resolver o problema na Justiça.

Bahia

01 Fevereiro 2017 - 16:00

Mulher morre em grave acidente ocorrido na BA-504 no interior da Bahia

Foto: Alta Pressão Online

Uma mulher morreu após um acidente na BA-504, trecho que liga Alagoinhas a Araçás, por volta das 4h da madrugada desta quarta-feira (1/02). Segundo informações passadas à imprensa na Delegacia Territorial de Alagoinhas, o veículo Honda Civic prata, de placa FTL 6314, estaria sendo conduzido por Laís Freitas de Souza, 28 anos. O capotamento aconteceu nas imediações da Fazenda Onça. Ainda conforme as informações, ela estava em companhia do namorado Ribamar Almeida, que foi socorrido pelo SAMU para o hospital Dantas Bião. Com o impacto o carro ficou parcialmente destruído. O corpo de Laís foi removido pela equipe do DPT e encaminhado ao IML de Alagoinhas. Ela era moradora do Severino Vieira. Ainda não há informações sobre as causas do capotamento.

Bahia

Bahia Notícias

01 Fevereiro 2017 - 15:30

Fluxo para encaminhamento ao Hospital da Mulher é definido pela prefeitura de Salvador

Foto divulgação

Após o governador Rui Costa afirmar que a prefeitura de Salvador não envia pacientes para o Hospital da Mulher, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) definiu o fluxo de encaminhamento para a unidade especializada. A partir desta quarta-feira (1º), mulheres com residência fixa na capital que tiverem perfil para acolhimento terão acesso ao serviço por meio do fluxo de pré-agendamento. As pacientes referenciadas poderão efetivar um pré-cadastro por meio das 23 unidades básicas de referência espalhadas nos 12 distritos sanitários do município. Desde a inauguração do hospital, Salvador já encaminhou 166 pacientes para atendimento na unidade, sendo que 84 já tiveram consultas agendadas. "Para facilitar esse encaminhamento, estabelecemos 23 pontos estrategicamente escolhidos em todas as regiões da cidade para facilitar o acesso das usuárias à marcação dos procedimentos no Hospital da Mulher. Para realizar o agendamento, a paciente terá que apresentar o cartão SUS com endereço em Salvador, documento de identificação com foto e a requisição médica com a indicação da consulta prescrita"explicou Daniela Alcântara, coordenadora municipal de regulação. As pacientes da capital baiana também poderão optar para realização do pré-cadastro por meio do telefone Fala Salvador 156.

Brasil

G1

01 Fevereiro 2017 - 15:00

SUS passa a oferecer cirurgia bariátrica por videolaparoscopia

Foto divulgação

O Sistema Único de Saúde (SUS) passará a oferecer cirurgia bariátrica por videolaparoscopia, técnica menos invasiva em comparação à cirurgia aberta. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (1º). Na cirurgia aberta, o médico faz um corte de 10 a 20 cm no abdômen do paciente. Já na videolaparoscopia, são feitas de quatro a sete mini-incisões de 0,5 a 1,2 cm cada uma, por onde passam as cânulas e a câmera de vídeo. A taxa de mortalidade média da cirurgia videolaparoscópica é menor do que a da cirurgia aberta, segundo informações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. A recomendação da inclusão do procedimento tinha sido feita pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) em relatório de novembro de 2016. "A evidência atualmente disponível sobre eficácia e segurança do procedimento de gastroplastia com derivação intestinal em Y-de-Roux por laparoscopia para tratamento da obesidade grave e mórbida é baseada em revisões sistemáticas, estudos clínicos controlados e estudos observacionais", afirma o relatório. O documento também observa que o aumento da escala de compras dos materiais usados na cirurgia bariátrica laparoscópica deve fazer com que o preço desses equipamentos diminua no Brasil.

Bahia

01 Fevereiro 2017 - 14:30

Vitória da Conquista: cachorrada gera reclamações em Hospital Municipal

Blog do Anderson

Desde o ano passado que ante sala da recepção e canteiros do Hospital Municipal Esaú Matos receberam novas visitas que não deixaram mais o local. Na tarde desta quarta-feira (1) o BLOG DO ANDERSON foi conhecer os moradores da instituição que recebem os visitantes sob latidos, o que tem gerado muitas queixas de servidores, pacientes e familiares. São três vira-latas que se transformaram em guardiões do HMEM. De acordo com ativistas, cerca de 5 mil bichos vivem nas ruas da Capital do Sudoeste Baiano em receber a mínima atenção das políticas públicas. Eles também não são vacinados.

Bahia

Itambé Agora

01 Fevereiro 2017 - 14:00

Conquista: Idoso perde a paciência por conta de som alto e atira contra vizinho

Foto: Divulgação

Um idoso de 64 anos perdeu a paciência e atirou contra seus vizinhos que moram mesmo prédio, na madrugada da última segunda-feira (30), em Vitória da Conquista. Segundo relatos da esposa do autor do disparo, no dia anterior os vizinhos, que são estudantes universitários, passaram horas com som alto e baderna no apartamento que fica logo em cima do seu. Neste domingo o fato se repetiu. Ao perceber que não teria mais paz para dormir o morador chegou ao extremo. Ele pegou um revólver e atirou em direção ao interior do apartamento vizinho. O disparo resvalou na parede e atingiu superficialmente um dos jovens. A Polícia Militar foi acionada e apreendeu a arma do atirador, o qual não foi encontrado, sendo conduzida a sua esposa, que estava no imóvel. Ela e a vítima foram apresentados no Disep, juntamente com a arma. //Informações: Blitz Conquista.

Bahia

Bahia Notícias

01 Fevereiro 2017 - 13:30

Cachoeira: Grupo ataca agências e incendeia veículo em ponte e na BR-101

Foto: Reprodução / Voz da Bahia

Agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal de Cachoeira, no Recôncavo, foram alvo de ataques na madrugada desta quarta-feira (1°). De acordo com informações da Delegacia Territorial, o grupo, formado por 15 a 20 integrantes, explodiram caixas do Banco do Brasil e tentaram detonar a Caixa, sem sucesso. O fato ocorreu por volta das 3h. Ainda segundo a Polícia Civil, os bandidos bloquearam as entradas da cidade, chegando a abandonar cinco veículos na fuga. Um dos carros foi incendiado na ponte Dom Pedro II, que liga a cidade a São Félix. Outro foi queimado na pista da BR-101, que dá acesso ao município. Ainda não há informações de quantia levada nem do paradeiro da quadrilha. Também não há relatos de feridos. 

Bahia

Bahia Notícias

01 Fevereiro 2017 - 13:00

Feira de Santana: Três mulheres agridem e cortam cabelo de jovem

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

Uma jovem de 23 anos foi agredida e teve o cabelo cortado por três mulheres, nesta terça-feira (31), em Feira de Santana. As agressoras são mãe e filhas, e todas as envolvidas moram no mesmo bairro. A vítima prestou queixa no Complexo Policial Investigador Bandeira, no bairro Jamafa. Ao Acorda Cidade, a balconista disse que tinha saído da casa do sogro em direção a sua residência quando passou na porta da casa das criminosas e foi chamada. Conforme a vítima, elas teriam a acusado de intermediar o envolvimento de uma amiga com um determinado rapaz, e de ter saído com ele, o que ela nega. Em seguida, o trio teria jogado um copo de molho de pimenta no rosto da jovem e iniciado as agressões, a mãe das agressoras foi a responsável por cortar os cabelos da vítima. Ainda de acordo com a balconista, ela teria sido ameaçada de morte, as mulheres empunhavam um revólver no momento da ação.

Bahia

Bahia Notícias

01 Fevereiro 2017 - 12:30

Jacobina: Fogo consome quase 60 hectares de Serra do Tombador

Foto: Reprodução / TV Bahia

Já foram destruídos 59 hectares de mata nativa da Serra do Tombador, em Jacobina, no Piemonte da Diamantina. Segundo a prefeitura, o fogo começou na tarde desta segunda-feira (30) e foi controlado na madrugada desta terça-feira (31). Trabalharam para debelar as chamas, brigadistas voluntários, funcionários da secretaria municipal de meio ambiente e agentes da guarda civil local. Conforme o G1, esse é o segundo incêndio que atinge a região em sete dias. Na semana passada, outro foco foi debelado na área. Ainda segundo a prefeitura, há suspeita de que os focos de incêndio tenham sido cometidos por criminosos. Na cidade de Iramaia, na Chapada Diamantina, um incêndio destrói uma vegetação de área de preservação ambiental, desde a semana passada. A prefeitura local informou que o fogo começou na quarta-feira (25) e foi controlado no domingo (29), mas na tarde da segunda-feira novos focos apareceram.

Curiosidade

Fatos Desconhecidos

01 Fevereiro 2017 - 12:00

12 coisas sobre seus olhos que você nunca imaginou serem verdade

Foto: Divulgação

Quantas vezes por dia você esfrega seus olhos? Quantos ciscos já te incomodaram? Quantas vezes você presenciou coisas que queria nunca ter visto? Quantas vezes você chorou de emoção por poder ver determinadas coisas? Além de nossos olhos, essas situações só foram possíveis por conta de nosso cérebro, local onde realmente acontece a visualização das imagens captadas por nossos olhos. O que não deixa de lado a importância desses órgãos maravilhosos.

Confira: 12 coisas sobre seus olhos que você nunca imaginou serem verdade

1 – As imagens capturadas por nossos olhos são enviadas para uma parte atrás e a baixo em nosso cérebro.

2 – Os músculos que controlam os olhos são os mais ativos do organismo humano.

3 – Os Maias acreditavam que pessoas com estrabismo eram o ideal de beleza.

4 – Os seres humanos e os cachorros são as únicas espécies conhecidas que conseguem captar emoções quando olham nos olhos dos outros. O cães só conseguem isso quando interagem com humanos.

5 – O olho humano só consegue fazer movimentos suaves se estiver seguindo algum objeto em movimento.

6 – Existem cores que são muito complexas para o olho humano, por isso não conseguimos enxergá-las.

7 – Os olhos começaram a se desenvolver há 550 milhões de anos.

8 – Eles se curam muito rápido. Com o cuidado adequado, leva apenas 48 horas para o olho humano reparar um arranhão corneano.

9 – A “lente” do olho é mais rápida do que a de qualquer câmera.

10 – Pessoas cegas, que não nasceram cegas, podem enxergar seus sonhos.

11 – Os olhos usam cerca de 65% do cérebro humano, mais do que qualquer outra parte do corpo.

12 – Você vê com o cérebro e não com os olhos. Em muitos casos, a visão embaçada ou falha não é causada pelos olhos. Podem ser causadas por falhas no córtex visual do cérebro.

 

Bahia

01 Fevereiro 2017 - 11:30

Livramento: Homem ateou fogo na própria casa

Foto: Bahia Verdade

Na tarde da última terça-feira (31), o indivíduo de nome Robson Silva, conhecido como "Ró de Vando", ateou fogo na própria casa, localizado na avenida Hidelbrando, s/n, próximo à sede da 46 CIPM em Livramento de Nossa Senhora. Uma guarnição da PM esteve no local e controlou o incêndio com a ajuda de familiares. O incendiário fugiu do local. Às 18h30min, o Oficial de Justiça informou que o Juiz de Direito, Dr. João Lemos, havia entregue a ele o mandado de prisão contra Robson Silva, e o mesmo foi preso pela guarnição do PETO e entregue à Delegacia, onde permanece custodiado.

Bahia

G1

01 Fevereiro 2017 - 11:30

‘Fiquei paralisada’, diz turista de SP que teve 'doença da urina preta' na Bahia

Foto Divulgação

Os moradores de São Paulo Sibely e Robson Rodrigues foram passar as férias na Bahia e voltaram com a "doença da urina preta". Eles chegaram ao estado nordestino no dia 18 de janeiro e ingeriram peixe nos três primeiros dias na Praia do Forte e em Barra do Pojuca. Os filhos, de 7 e 11 anos, também comeram, mas não desenvolveram a doença. "Primeiro, eu comecei com os sintomas: uma dor muito forte na musculatura na parte de trás da coxa, subiu pela lombar, pelas costas, no pescoço e, enfim, pelos braços. Na sequência eu não me mexia mais. Fiquei paralisada", disse Sibely. O marido apresentou os sintomas cerca de uma hora depois. Ambos tiveram problemas nos rins e fizeram o xixi preto. "A intensidade da dor é muito forte. Pra você ter uma ideia, eu já tive dengue. E pra mim, foi muito mais forte que a dengue. E a cor da urina era cor de refrigerante Coca-Cola", completou. De acordo com o médico Antônio Bandeira, que investiga a doença na Bahia, outros casos foram registrados em janeiro no estado. A Secretaria de Estado da Saúde da Bahia divulgou os dados até o dia 5 de janeiro: 52. No Ceará o gorverno informou os casos suspeitos subiu para nove nesta terça-feira (31).

Saúde

Remédio da Terra

01 Fevereiro 2017 - 10:30

Remédios caseiros para AVC

Foto: Divulgação

 A abreviação da doença: Acidente vascular cerebral ou Derrame cerebral. Ocorre quando a irrigação sanguínea do cérebro é bloqueado por causa de uma ruptura ou bloqueio de artéria, provocado por coágulo.

O AVC pode afetar quem ?

Humanos que sofrem com aterosclerose, hipertensão e sífilis são as que tem maior chance de sofrer um AVC. O doente padece de um colapso repentino, sem algum aviso antecipado  de anormalidade. Além disso acontece em meio ao sono noturno normal, especialmente em pessoas de mais idade (ou seja, idosos).

Sintomas mais frequentes do AVC

Variação da vista- Este indício pode se manifestar com a visão embaçada, com ardor, erros do campo da visão (hemianopsias) ou visão dupla e estrabismo na movimentação dos olhos.

Dores de cabeça- Quando o AVC motiva muita dor na cabeça, normalmente são dores diferentes das dores normais que o paciente já veio a sentir, e se for a situação de um AVC hemorrágico, a dor costuma ser súbita e muito forte, algumas vezes levando até mesmo a mal-estar e desmaio na hora da dor.

Sintomas de AVC que se apresentam ficam por cerca de alguns minutos e depois retrocedem-naturalmente-  Aparenta bem de natureza de uma ameaça de AVC, o denominado como: AIT-Ataque Isquêmico Transitório. O AIT é semelhante uma emergência neurológica, visto que as pessoas mostram algum tipo de problema de oclusão arterial ou risco aumentado para terem um AVC definitivo nos dias seguintes.

Dormência (paralisia) de um lado do corpo, ou do rosto- Possivelmente pode-se prolongar subitamente, afetando em maior ou menor grau o braço, ou perna, ou o lado todo do rosto e corpo. A pessoa percebe fraqueza, moleza nos membros afetados, com ou sem alteração da sensibilidade junto da fraqueza.

 

Plantas usadas como remédios caseiros para AVC

  • Alfazema- Chá das folhas (20 g para 1 litro de água). Tomar 4 xícaras ao dia.
  • Flor-da-noite- Chá do caule (15 g para 1 litro de água). Tomar 3 xícaras ao dia.
  • Guaco- Tomar com decoção* da casca (20 g para 1 litro de água). Tomar 5 xícaras ao dia.
  • Guaraná- Chá em pó (10 para 1 litro de água). Tomar 4 xícaras ao dia.

Brasil

IstoÉ

01 Fevereiro 2017 - 10:00

Com casa cheia, Botafogo faz primeira decisão com o Colo Colo pela Libertadores

Foto: Divulgação

Uma derrota, um empate e o corte de Sassá por mau comportamento deram uma estremecida no ambiente do Botafogo. Porém, a partir das 21h45 desta quarta-feira, no Engenhão, no Rio, o time brasileiro tentará esquecer todos os problemas deste início de temporada para enfrentar o Colo Colo e largar com vantagem na primeira partida da segunda fase preliminar da Copa Libertadores. O jogo de volta está marcado para o dia 8, na próxima quarta-feira, no Estádio Monumental, em Santiago, no Chile. O vencedor enfrenta Independiente del Valle ou Olímpia na terceira fase preliminar, valendo uma vaga na fase de grupos da Libertadores. Surpresa do último Campeonato Brasileiro, quando conseguiu a quinta colocação, o Botafogo não tem repetido as boas atuações do último ano. O início da participação no Campeonato Carioca foi com derrota para o Madureira, por 2 a 0, e empate com o Nova Iguaçu, por 1 a 1. Apesar dos resultados ruins, o técnico Jair Ventura tem minimizado os problemas e promete reação.