Informe Publicitário

15 Outubro 2019 - 08:23

Livramento: Bahia Minas Peças comemora 35 anos e o presente quem ganha é você

Foto: Divulgação

Na Bahia Minas Peças, você pode contar com grandes variedades em peças para linha Diesel como caminhões, tratores, picapes, ônibus e vans. A Bahia Minas Peças, também dispõe de ferramentas, acetileno, oxigênio, baterias, correias industrial, vidros para ônibus e soldas em geral. No mês de novembro a Bahia Minas Peças comemora 35 anos de existência em Livramento servindo toda Região e o presente quem ganha é você, óleo móbil 15 w40 balde 20 litros por somente 270 reais. Venha conferir essa e dentre outras promoções, que só a pioneira em veículos pesados trás pra você.  Bahia Minas Peças, Avenida Leônidas Cardoso, ao lado do Posto Sabrina, em Livramento. Telefones: 77 9 9989-0113 e 77 3444-5486. Instagram @bamgpecas_.

Bahia

15 Outubro 2019 - 08:00

Xique-Xique e outras 4 cidades têm decretos de emergência reconhecidos por União

Foto: Reprodução

Os municípios baianos de Belo Campo, nos sudoeste; Matina, na região do Velho Chico; Planaltino, no Vale do Jiquiriçá; Planalto, no sudoeste, e Xique-Xique, no centro norte, tiveram decretos de emergência reconhecidos pelo governo federal nesta segunda-feira (14). Uma das cidades da lista, Planaltino, que já teve o mesmo decreto reconhecido pelo Município e pelo Estado, tem 77% da população afetada pela estiagem. Segundo dados da Defesa Civil do Estado (Seduc), 18,9 mil são prejudicados pelo problema em uma população de 24,5 mil, conforme o último censo do IBGE.

Bahia

15 Outubro 2019 - 07:54

Bahia registra mais de 20 mil mortes em acidentes de trânsito nos últimos 10 anos

Foto: Edivaldo Braga/Blogbraga

A Bahia registrou 24.479 mortes em acidentes de trânsito, entre 2009 e 2018, segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Conforme o órgão, o número é maior que a população de 287 cidades baianas, como Laje, Uauá e Coração de Maria. De acordo com a Sesab, até outubro deste ano, foram registrados 1.481 óbitos causados por acidentes de trânsito. Além disso, a secretaria destaca que cerca de 40% das internações hospitalares no estado são por causa de acidentes, na maioria das vezes envolvendo motocicletas. A Bahia foi o primeiro estado do Brasil a incluir os acidentes de trânsito na lista de doenças de notificação compulsória (obrigatória), para interesse de saúde pública, em novembro de 2017. Segundo informações da Sesab, entre 1° de janeiro e 8 de outubro de 2017, foram registrados 16.822 vítimas de acidente de trânsito, média superior a 59 casos por dia. O órgão de saúde informou que segundo os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinam), 75,1% das vítimas eram homens e 57,1% deles tinham entre 20 e 39 anos. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, no Brasil, estimativas calculam em cerca de R$ 50 bilhões ao ano os gastos com os acidentes de trânsito. No cálculo, o órgão leva em conta atendimento médico-hospitalar, seguros de veículos, danos a infraestruturas e perda ou roubo de cargas. Na Bahia, entre 1° de janeiro de 2015 e 4 de outubro deste ano, as despesas com internação hospitalar custaram R$ 50 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS). O montante não contabiliza medicamentos, fisioterapias, órteses e próteses, o que multiplicaria o valor em mais de 10 vezes. Os acidentes de trânsito vão ser o tema do Simpósio Internacional Trânsito Seguro, que acontece nesta terça-feira (15), a partir das 8h30, no auditório jornalista Jorge Calmon, na Assembléia Legislativa da Bahia (Alba). O evento é gratuito e vai ter inscrições feitas no local. Vão ser abordados experiências nacionais e internacionais de êxito, nos quais os elementos vão fazer parte do plano estadual para redução das mortes e lesões por acidentes de trânsito, que vai ser apresentada ainda neste ano. O Simpósio vai contar com as presenças da chefe da representação da OPAS/OMS no Brasil, Socorro Gross, e do diretor do Consejo Nacional de Seguridad Vial da Costa Rica, Cralos Contreras-Montoya. Também vão participar do evento a presidente da Associação Nacional de Detrans, Larissa Britto, o diretor da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério de Saúde, Eduardo Macário, e o comandante da operação Lei Seca em Pernambuco, major da Polícia Militar André Felipe Gondim.

Bahia

15 Outubro 2019 - 07:26

Luís Eduardo: 83 kg de pasta base são encontrados em carroceria de Hilux

Foto: Reprodução / SSP-BA

Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cerrado localizaram, no domingo (13), oitenta e três quilos de pasta base de cocaína escondidos na estrutura de uma Hilux. O veículo circulava na Estrada do Ouro, no município de Luís Eduardo Magalhães, quando os policiais desconfiaram da conduta do motorista. “Ele rodava por uma rodovia de baixa circulação de carros e chamou a atenção das guarnições policiais”, disse o comandante da unidade, major PM Anselmo Bispo, acrescentando que o condutor desobedeceu a ordem de parar, foi seguido e disparou contra os policiais, sendo atingido no revide e morreu. “Durante vistoria do veículo, notamos pontos de solda atípicos e, após abrir a lataria do carro, encontramos a droga”, pontuou.

Livramento

14 Outubro 2019 - 12:09

Após discussão por som automotivo  homem tenta incendiar veículo, mas atinge pessoas na zona rural de Livramento

Foto: Blog Regional

Na última sexta-feira (11), por volta das 21h, policiais da 46ª CIPM se deslocaram para o povoado de Mucambo, zona rural de Livramento de Nossa Senhora, a fim de apurar a ocorrência de uma briga entre vizinhos devido ao uso de som automotivo. No local, testemunhas informaram aos policiais que um senhor se sentiu incomodado com o barulho do som e tentou, utilizando um litro de gasolina e um isqueiro, incendiar o veículo de onde partia o som. Ao tentar ser contido por populares ele acabou ateando fogo em algumas pessoas, tendo uma delas 60% do corpo queimado. O homem fugiu em seguida. As vítimas foram socorridas e encaminhas para a UPA de Livramento. Populares informaram a guarnição que o suspeito adentrou num local de mata e se encontrava com ferimentos. Naquele momento, rondas foram realizadas, mas ele não foi encontrado. Posteriormente foi localizado e detido no hospital de Paramirim, sendo conduzido à delegacia de Livramento de Nossa Senhora para os procedimentos necessários.

Jussiape

14 Outubro 2019 - 11:35

Na CERB, deputada solicita mais acesso à água para população de Jussiape

Foto: Will Assunção/JUP

A deputada Ivana Bastos, o prefeito de Jussiape, Dr. Éder e o vereador Jadiel Carvalho, solicitaram ao presidente da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), Antônio Matos, pedidos de perfuração e instalação de poços artesianos para comunidades rurais. A audiência foi realizada na última quarta-feira (9), na sede do órgão. Para os povoados de Espinho e Pitombeiras foram solicitados a perfuração de poços artesianos. Os pedidos foram autorizados, e segundo informou o presidente da Cerb, os técnicos estarão na próxima semana nas localidades para executar os serviços. Na oportunidade, a deputada agradeceu o pronto atendimento do órgão, ressaltando a importância do procedimento que levará água para 170 famílias em ambas localidades. Ainda durante a audiência, a parlamentar e as lideranças solicitaram agilidade na implantação do sistema de abastecimento de água nas localidades de Queimadas, Riacho do Carneiro, Olhos D’' água e Rio Taquari. E também pediram a perfuração e instalação de poço nas comunidades de Cana Brava e Capoeira. Ivana Bastos disse que a busca pela ampliação de água em comunidades rurais tem sido uma pauta constante do mandato. “Temos um grande compromisso com à população de Jussiape. E ao lado desses líderes seguimos trabalhando para garantir condições básicas e ofertar mais qualidade de vida aos moradores. Aumentar o acesso à água é vital para que isso aconteça”, destacou Ivana.

Vitória da Conquista

11 Outubro 2019 - 09:55

Conquista: Pai é preso acusado de estuprar filha de 6 anos

Foto: Blog Regional

Um homem, de 44 anos, foi preso acusado de estuprar a filha, de 6 anos, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Conforme a delegada Rosilene Correia, titular do Núcleo da Criança e do Adolescente da Polícia Civil na cidade, uma denúncia de familiares levou à prisão de Endelson Oliveira Damasceno, nesta quinta-feira (10). Segundo o G1, a suspeita surgiu após o irmão da vítima, de apenas 4 anos, simular atos sexuais com a menina na frente das tias. Ainda conforme a delegada, os parentes estranharam a situação e perguntaram ao menino por que ele estava agindo daquela forma. O garoto respondeu, contando que imitava o pai. Foi quando os parentes procuraram a polícia. As crianças moram com os avós desde quando a mãe delas faleceu há um ano e meio. Nos fins de semana, elas ficam com o pai. Ainda segundo o site, a menina confirmou os abusos do pai. O suspeito nega as acusações. Porém exames constataram que a criança foi abusada. Endelson Oliveira foi levado para o Presídio de Vitória da Conquista onde cumpre prisão preventiva [sem prazo para ser encerrada].

Bahia

11 Outubro 2019 - 09:33

Motorista com CNH falsa é flagrado dirigindo ambulância na BR 407

Foto: Divulgação | PRF-BA

Por volta das 18h de quinta-feira (10), durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal, os agentes abordaram o veículo VW/Saveiro que transitava no KM 117, da BR 407, trecho do município baiano de Senhor do Bonfim, distante 380 quilômetros de Salvador. O automóvel, utilizado como ambulância, era conduzido por um homem de 29 anos. Ele apresentou aos policiais uma documentação falsa. Em consulta aos sistemas, verificou-se que o mesmo não possui CNH, confirmando a suspeita de falsidade documental. A PRF apresentou a CNH e condutor na delegacia da Polícia Civil local. Ele irá responder por uso documentação falsa, crime previsto no art. 304 do Código Penal.

Política

11 Outubro 2019 - 09:19

Deputado Marquinho Viana participa de inaugurações em Ibicoara

Foto: Divulgação

O deputado Marquinho Viana (PSB), participou na última sexta-feira (04), no município de Ibicoara, juntamente com o prefeito Haroldo e a primeira dama Keu, secretários municipais, vereadores e a população, da inauguração da pavimentação de ruas do bairro Pé de Serra, da entrega de uma caçamba/ basculante e uma camioneta para a Vigilância Sanitária. Na mesma data, o prefeito Haroldo assinou a ordem de serviço para a pavimentação de ruas do bairro Alto do Planalto e do Distrito de Cascavel, antiga reivindicação da população..
 

Política

11 Outubro 2019 - 09:12

Saída de Bolsonaro do PSL pode fortalecer centrão e enfraquecer base

Foto: Folha Uol

Uma possível saída do presidente Jair Bolsonaro do PSL deve fragilizar ainda mais a base do governo no Congresso Nacional e aproximar a legenda do bloco conhecido como centrão, destaca reportagem do jornal Folha de S. Paulo. Isso porque o atual presidente do PSL, o deputado Luciano Bivar (PE), e o grupo ligado a ele já sinalizaram uma aproximação com membros de cúpula de siglas de centro. O centrão é um bloco informal, formado por partidos independentes, com mais de 200 congressistas —de legendas como PRB, Solidariedade, DEM, MDB, PP e PL. Bivar e Bolsonaro estão em lados opostos no PSL desde o início do mandato. A crise escalou com uma declaração do presidente na terça (8), quando ele disse a um apoiador que o deputado presidente da sigla estava “queimado pra caramba”. A aliados Bolsonaro disse já ter tomado a decisão de deixar o partido. Mas ele busca uma saída jurídica para levar parlamentares, evitar perdas de mandatos e ainda tentar manter o fundo partidário. Se isso ocorrer, deve seguir o movimento um grupo de cerca de 20 deputados fiéis ideologicamente a Bolsonaro —do total de 53 da bancada do PSL. O restante dos parlamentares da sigla tenderia a permanecer com Bivar. Essa ala é considerada mais pragmática e tem mais chances de se aproximar de legendas de centro. Eleito com discurso de nova política e de que não faria questão de ter apoio formal de outras legendas, Bolsonaro tem atualmente uma base frágil no Congresso, o que já custou ao governo uma série de derrotas nos últimos meses. Apenas o próprio PSL pode ser considerado formalmente governista, ainda que em algumas votações a legenda tenha ajudado a impor perdas ao Palácio do Planalto.

Bahia

10 Outubro 2019 - 21:30

Mineração de urânio em Caetité deve ser retomada pelo governo

Foto: Divulgação

O governo federal pretende retomar a mineração de urânio em todo o país após cinco anos. Os trabalhos devem ser iniciados na mina do Engenho, em Caetité, até o fim do ano, pela estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Em entrevista ao Estadão, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que essa é uma decisão política a ser adotada. Atualmente, Caetité é o único lugar do país onde existe mineração de urânio. Entre 2000 e 2015, houve a exploração da mina Cachoeira, com a retirada de 3.750 toneladas de concentrado de urânio. Em Caetité, além da mineração, há o beneficiamento do minério, que resulta no produto concentrado de urânio ou yellowcake. Atualmente, apenas a estatal INB pode atuar na área, mas devido a restrições orçamentárias, parcerias com a iniciativa privada devem ser feitas para explorar o potencial de urânio no território nacional.

Vitória da Conquista

10 Outubro 2019 - 21:22

Vitória da Conquista: Policiais evitam fuga de detento do conjunto penal

Foto: Divulgação | SSP-BA

Guarnições da 92ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Vitória da Conquista) evitaram, na tarde de quarta-feira (9), a fuga de um detento. Valtemário Carlos Oliveira tentou sair da penitenciária durante banho de sol. Os militares patrulhavam no entorno quando notaram a tentativa de fuga do Conjunto Penal de Vitória da Conquista. Valtemário foi contido na área externa da unidade prisional. Por conta dos ferimentos provocados na tentativa de fuga, o detento foi encaminhado para o Hospital Geral de Vitória da Conquista e, após cuidados, levado novamente para o conjunto penal.

Livramento

10 Outubro 2019 - 21:02

Livramento: Praça do Nado será inaugurada nesta sexta-feira com show da banda Barões do Ghetto

Foto: Arquivo

A Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora irá inaugurar nesta sexta-feira (11), a Praça Maria Souza Dourado Aguiar. O ato de inauguração está marcado para às 20h, logo após a novena e contará com as presenças do Prefeito Ricardinho Ribeiro, vereadores e secretários. Logo após haverá um leilão beneficente a igreja, em seguida grande show com a banda Barões do Ghetto. No sábado às 19:30h missa solene em louvor a Nossa Senhora Aparecida. A comissão organizadora avisa que não aceita barracas no local.

Bahia

10 Outubro 2019 - 20:30

 Governador aciona Ministério Público para investigar terrorismo na Bahia

Foto: Blog Regional

O governador Rui Costa se reuniu nesta quinta-feira (10), na Governadoria, com membros do Ministério Público Estadual (MPE) e do Ministério Público Federal (MPF) para solicitar a investigação e a adoção de medidas cabíveis sobre os recentes ataques criminosos promovidos por bandidos em Salvador e algumas cidades do interior. Também participaram da reunião o secretário estadual da Segurança Pública, Maurício Barbosa, o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA), coronel Anselmo Brandão, e o procurador-geral do Estado, Paulo Moreno. “Estamos aqui acompanhando e combatendo essas ações criminosas lideradas por este movimento político-partidário. Essa reunião serviu para programar o combate aos bandidos e criminosos, que, nesses dois últimos dias, estão praticando ações delituosas em nosso estado. Iremos entregar todo o material de áudio, vídeo, dentre outros, que reunimos para que o MPE e o MPF deem andamento ao devido processo legal, instaurando ações cíveis e criminais contra os responsáveis por essa onda de ataques e terrorismo. Quero agradecer, em nome de todos os baianos e baianas, à nossa corporação, à PMBA, a esses homens e mulheres, pais e mães de família, que honram a farda, a disciplina, a carreira e garantem a segurança pública da população”, afirmou o governador. 

Brumado

10 Outubro 2019 - 19:59

Delegado Leonardo Rabelo deixa a 20ª Coorpin, delegado Arilano Botelho assume o comando da Coordenadoria

Foto: Wilker Porto | Agora Sudoeste

Foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (10) o Decreto da exoneração do delegado coordenador da 20ª Coorpin Leonardo Fabiani Rabelo Silva. Rabelo coordenou a Coordenadoria desde o ano de 2011. O delegado foi nomeado para o cargo de Delegado Titular I, símbolo DAS-3, da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos do Município de Vitória da Conquista, do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio. Assume a 20ª Coorpin o delegado Arilano Kleber Medeiros Botelho. Que atualmente atuava em Vitória da Conquista. Botelho já atuou na 20ª Coorpin. "Agradeço a todos a oportunidade de conviver nesse seleto grupo por 8 anos. A vida é feita de ciclos e um novo começa pra mim e para Dr. Arilano que doravante assume a gestão da 20ª Coorpin. Ficam na bagagem o salutar ganho de experiência profissional e a certeza do dever cumprido com zelo e probidade, elevando sempre o nome de nossa Polícia Civil da Bahia", disse o delegado Leonardo Rabelo.