Política

19 Agosto 2019 - 17:11

Barra da Estiva: Deputado Marquinho Viana participou da procissão em louvor a São Roque

Foto: Divulgação

Em Barra da Estiva, na última quinta-feira (15), o deputado estadual Marquinho Viana participou da procissão em louvor a São Roque no povoado do Mintira/Passagem de Santana, extensão 6km, acompanhado da ex-prefeita Dona Lúcia, vereadores Rena, Bico, Fabrício, amigos e lideranças. O deputado tradicionalmente participa do evento religioso.

Brasil

19 Agosto 2019 - 17:02

Governadores do Nordeste se reúnem nesta quarta (21) no Piauí

Foto: Camila Peres/GovBA

Sob o comando de Rui Costa (PT-BA), governadores que integram o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste se reunirão nesta quarta-feira (21), em Teresina (PI). É o segundo encontro do bloco após uma série de ataques do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Na pauta, os gestores discutirão caminhos para resistir à possibilidade de Bolsonaro dificultar o envio de verbas federais para a região. Na quinta (22), os chefes dos Executivos estaduais participam do evento Oportunidades de Investimentos no NE, na Associação Brasileira de Infraestrutura de Base (Abdib), também na capital piauiense.

Entretenimento

19 Agosto 2019 - 16:49

Festival da Cachaça em Abaíra divulga atrações deste ano

Foto: Montagem | Blog Regional

O município de Abaíra, localizado na Chapada Diamantina, receberá entre os dias 19 e 22 de setembro deste ano, o XXVII Festival da Cachaça. O evento, que acontece a cada dois anos, é uma das festas mais esperadas pelos moradores e turistas que amam a consagrada cachaça local. A festa que acontece em praça pública, com entrada gratuita, contará com as apresentações da banda Parangolé, com o cantor Tony Sales à frente, da banda clássica do fim dos anos 60, Os Pholhas, além de Rafa e Pipo Marques, Larissa Mello, Vitor Fernandes, Renan Moreira, Edson Lima e Gatinha Manhosa, Lambasaia e Gabriel Gava. No ano passado a Cachaça Abaíra recebeu o selo de Indicação Geográfica, emitido pelo Sebrae. Esse selo representa produtos que são caracterizados não apenas pela marca que ostentam, mas também pela indicação da sua verdadeira origem geográfica. A indicação dá uma identidade própria o distinguindo dos demais produtos disponíveis no mercado. O termo “indicação geográfica” foi se firmando quando produtores, comerciantes e consumidores começaram a identificar que alguns produtos de determinados lugares apresentavam qualidades particulares, atribuíveis à sua origem geográfica, e começaram a denominá-los com o nome geográfico que indicava sua procedência.

Bahia

19 Agosto 2019 - 16:29

Policiais da Bahia se reunirão para definir possível greve no dia 11 de setembro

Foto: Luiza Lopes/bahia.ba

Policiais e bombeiros participarão de uma assembleia, no dia 11 de setembro, para definir se a categoria entrará em greve. De acordo com o presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), Soldado Prisco, os profissionais da segurança pública esperam que o governo responda às solicitações da categoria até o dia da assembleia. “A princípio é uma assembleia. Vamos esperar o governo, que não cumpre acordo e não negocia com a categoria”, afirmou o representante dos policiais.Os profissionais se reuniram na sede da Adelba, em Salvador, na última sexta-feira (16). No final do encontro, os PMs e bombeiros saíram em passeata até a governadoria. A categoria reivindica  questões de correção salarial, melhora nos planos de saúde, solução para o novo sistema RH, reforma do estatuto da categoria, além do plano de carreira.

Livramento

18 Agosto 2019 - 11:07

Livramento: Prefeitura inaugura praça na comunidade de São Timóteo; veja vídeo

Foto: Divulgação

Com as bênçãos de Senhora D'Ajuda, a Praça de São Timóteo foi inaugurada na noite deste sábado (17).  A inauguração contou com a presença do Prefeito Ricardinho Ribeiro, Vice-prefeita Joanina Sampaio, secretários, vereadores e moradores da localidade. A praça era uma reivindicação antiga dos moradores que agora possui um local agradável para realizar as festas religiosas, mas também conversar com amigos. O Prefeito destacou que além da praça a lagoa da comunidade que passou por limpeza e ampliação também foi entregue. A praça foi construída pela Secretaria de Infraestrutura com recursos próprios do município. Veja Vídeo

Jussiape

18 Agosto 2019 - 10:56

Prefeitura de Jussiape abre credenciamento para Operação Água Potável

Foto: Will Assunção/JUP

A Prefeitura Municipal de Jussiape, por meio da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), abrirá no dia 20 de agosto o credenciamento para proprietários de caminhões-pipa interessados em participar da Operação Água Potável 2019. Para realizar o credenciamento, é necessário que os interessados se apresentem, portando todos os documentos solicitados como pessoa física ou jurídica na Secretaria de Assistência Social de Jussiape, na praça 9 de Julho, às 14h, no dia 20 de agosto. É aconselhável que os pipeiros apresentem os documentos na Prefeitura Municipal já a partir desta sexta-feira (16), das 8h30 às 13h, para que possam ser vistoriados, evitando pendências e contratempos no dia do credenciamento. A Operação Água Potável é um convênio da Prefeitura Municipal de Jussiape com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Governo do Estado da Bahia por meio do processo administrativo nº 014.5372.2019.0002839-91, que celebra uma operação de cooperação técnica.
 

Acidente

18 Agosto 2019 - 10:48

Guanambi: Paratleta é atropelado e morre durante tradicional Corrida do Suruá

Foto: Reprodução

O paratleta Jackson Silva, de 38 anos, morreu neste sábado (17) após ser atropelado por um veículo enquanto participava da XXIII Corrida do Suruá, em Guanambi, no Sertão Produtivo da Bahia. A competição, segundo a Agência Sertão, atrai atletas de várias localidades da Bahia e é realizada anualmente durante as comemorações de aniversário do município. Ao site Sudoeste Bahia, a Polícia Militar informou que o atleta natural de Ipiaú, participava do evento entre os atletas cadeirantes, quando foi atingido por um veículo Chevrolet Astra. O motorista,  aparentemente apresentava sinais de embriaguez e fugiu sem prestar socorro, mas foi encontrado pela polícia e preso segundo informações do Sudoeste Bahia. Jackson Silva chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos.

Acidente

18 Agosto 2019 - 10:35

Van com banda Sampa Crew é atingida por carro e deixa 1 morto e pelo menos 8 feridos

Foto: R7

A van com a banda Sampa Crew foi atingida por um carro, que vinha na contramão, em São Paulo. O acidente deixou um morto e pelo menos oito feridos na madrugada deste domingo (18). De acordo com o G1, o acidente ocorreu por volta das 3h30 da manhã na altura do km 28 da Bandeirantes, em Caieiras, no sentido em direção à capital paulista. O vocalista da banda, João Carlos, conhecido como J. C. Sampa, estava na van e relatou que o carro, que tinha placas de Jarinu, veio na contramão e estava com as luzes apagadas. Um dos ocupantes do veículo morreu. Além disso, dois feridos foram retirados do local pelos bombeiros e mais seis pelas equipes de segurança da concessionária. A esposa do vocalista está entre os feridos.

 

Bahia

18 Agosto 2019 - 10:03

Polícia localiza 40 mil pés de maconha com auxílio de drone

Foto: Divulgação/SSP

Policiais Militares localizaram uma plantação de cerca de 40 mil pés de maconha com auxílio de um drone no município de Canudos (a 404 km de Salvador). A descoberta ocorreu por meio de denúncia anônima. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), equipes das companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Caatinga e Nordeste realizaram a operação que culminou com a apreensão da droga, no distrito de Bendegó. Após algumas horas sobrevoando a região, os PMs encontraram o terreno que abrigava o plantio ilegal. Uma quantidade relevante da droga, porém, já havia sido colhida.  O local era uma espécie de acampamento utilizado pelos criminosos que cuidavam das mudas de maconha. Ao avistarem as guarnições, um grupo fugiu utilizando um veículo. Um integrante do bando, contudo, foi cercado e preso com uma espingarda. Conforme a SSP, o material apreendido foi queimado. “Mais uma ação de combate ao tráfico de drogas na Bahia. Não paramos”, disse o coronel Sérgio Freire, comandante do Policiamento Especializado (CPE) da PM.

Política

18 Agosto 2019 - 09:45

Bolsonaro diz que projeto de abuso de autoridade vai ter veto

Foto: O Globo

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que “vai ter veto” ao projeto que define quais situações configuram abuso de autoridade, aprovado na Câmara dos Deputados. Em conversa com jornalistas na noite de sexta (17), Bolsonaro disse que ainda não leu o projeto, mas “que vai ter veto, vai”. O presidente já sinalizou que um dos pontos que deverão ser vetados é o artigo sobre a punição à utilização irregular de algemas. “Não li ainda o projeto. Segunda-feira eu leio, mas que vai ter veto, vai, afirmou o presidente após comer cachorro-quente em um food-truck que era acostumado a frequentar na época em que era cadete da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), durante viagem a Resende (RJ), de acordo com a Agência Brasil. Bolsonaro tem 15 dias para decidir se sanciona ou veta o texto, parcial ou integralmente. O projeto tem sido alvo de críticas de várias entidades que participam do sistema Judiciário.

Brasil

18 Agosto 2019 - 09:37

Ações trabalhistas pendentes na Justiça caem abaixo de 1 milhão

Foto: Reprodução

O número de processos trabalhistas à espera de julgamento em primeira instância recuou a menos de 1 milhão pela primeira vez nesta década, informa reportagem da Folha de S. Paulo. O volume está no patamar de 2007, diz a publicação. De acordo com levantamento do jornal paulista. até junho deste ano, o volume residual despencou a 959 mil ações. Esse total é semelhante ao de 12 anos atrás, quando 2007 terminou com 946 mil reclamações sem julgamento. Segundo a Folha, a queda no total de processos residuais é reflexo da reforma trabalhista do governo Michel Temer (MDB). As alterações na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) entraram vigor em novembro de 2017. Em menos de dois anos, mudanças nas leis trabalhistas voltaram ao debate no Congresso. A MP (medida provisória) da Liberdade Econômica, que está tramitando, é chamada de minirreforma trabalhista. As mudanças implantadas a partir da reforma trabalhista, nos últimos dois anos, causaram grande impacto no dia a dia das Varas do Trabalho, em especial porque houve queda no número de novos processos recebidos desde então. Com um menor volume de processos ingressando, os juízes conseguiram baixar o estoque. De acordo com dados do TST (Tribunal Superior do Trabalho), a primeira instância fechou 2017 com 1,8 milhão de processos sem solução. O número caiu para 1,2 milhão em 2018. A queda, segundo especialistas, representa maior cuidado de advogados dos trabalhadores. Se derrotados, os empregados agora devem arcar com as custas da defesa dos empregadores. Ações pendentes na Justiça do Trabalho caem abaixo de 1 milhão pela primeira vez desde 2007 Até junho, eram 959 mil, total semelhante ao de 12 anos atrás, quando ano encerrou com 946 mil ações

Justiça

16 Agosto 2019 - 21:07

Cármen Lúcia arquiva pedido de investigação contra Moro feito por PT

Foto: Reprodução

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta sexta-feira (16) arquivar um pedido do PT para que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, fosse investigado por supostamente ter tido acesso à investigação sigilosa da Polícia Federal na Operação Spoofing, que apura a invasão de celulares de diversas autoridades. Cármen Lúcia atendeu a pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que não viu indícios de que Moro tenha violado o sigilo da investigação. O pedido de investigação havia sido feito pela presidente do PT, a deputada Gleisi Hoffmann (PR), pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS) e pelo senador Humberto Costa (PT-PE). Os parlamentares acusaram Moro dos crimes de abuso de autoridade, violação de sigilo funcional e supressão de documento. A motivação dos petistas foi a divulgação de uma nota do Superior Tribunal de Justiça (STJ) afirmando que Moro entrou em contato com João Otávio de Noronha, presidente da Corte, para avisar que seu celular fora invadido e que as respectivas mensagens seriam destruídas. A PGR, porém, disse que a PF negou que Moro tenha tido acesso à investigação, e que não vê desvios na conduta do ministro da Justiça. “Não há nenhum elemento que indique que o ministro [Moro] tenha obtido conhecimento do teor dos dados telemáticos ilegalmente captados – informações estas protegidas por sigilo, tampouco que tenha divulgado esse conteúdo a terceiros. Do que consta, houve apenas informação a determinadas autoridades públicas no sentido de que teriam sido elas também vítimas do crime investigado”, disse Raquel Dodge em parecer enviado nesta semana ao STF.

Livramento

16 Agosto 2019 - 20:26

Livramento: Praça no distrito de São Timóteo será inaugurada neste sábado

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora irá entregar neste sábado dia (17), a nova Praça de São Timóteo que fica localizada em frente à Igreja de Nossa Senhora D'Ajuda e foi construída com recursos próprios do município. A solenidade de inauguração está prevista para acontecer às 20h na comunidade e contará com a presença do prefeito municipal Ricardinho Ribeiro e moradores. Já no domingo dia (18), acontecerá à tradicional festa da padroeira local.

Livramento: Praça no distrito de São Timóteo será inaugurada neste sábado

Foto: Divulgação

Vitória da Conquista

16 Agosto 2019 - 20:18

MPF denuncia cinco por invasão de área federal para construção de aeródromo privado em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou, em 5 de agosto, cinco homens pelos crimes de invasão de terreno público e de desmatamento de área de Mata Atlântica, considerada área de preservação permanente, em Vitória da Conquista (BA). O aeródromo particular Fly Club Ninho das Águias foi construído no terreno que integra o Projeto de Assentamento Amaralina (PA Amaralina) e é destinado ao Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). De acordo com a denúncia, os crimes foram descobertos em 2014, quando agentes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) deram início à titulação dos beneficiários do projeto e encontraram uma pista de pouso e decolagem medindo aproximadamente 1.200 metros. A apuração dos fatos (Inquérito Policial n° 0173/2015) culminou na deflagração da Operação Overbooking, realizada em conjunto pelo MPF, Polícia Federal (PF) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em outubro de 2016, quando foram cumpridos mandados de busca e apreensão no aeródromo e em quatro residências.

Jussiape

16 Agosto 2019 - 19:55

Jussiape: Éder deve se reunir com deputados e outros prefeitos para discutir situação de barragem

Foto: Blog Regional

O prefeito de Jussiape Doutor Éder Jakes (PP) deve se reunir com prefeitos de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio e Rio de Contas – municípios que integram região onde fica localizada a Barragem Luiz Vieira – para discutir a situação da estrutura notificada pelo risco eminente de rompimento. O encontro está marcado para o dia 30 de agosto. Localizada em Rio de Contas, município vizinho a Jussiape, a barragem integra lista das dez barragens que apresentam riscos estruturais no Estado da Bahia. O encontro, que deve reunir deputados federais, visa encontrar uma solução viável e de curto prazo.