Economia

06 Setembro 2017 - 19:11

Petrobras reduz preço da gasolina em 3,8% nas refinarias, mas alta ainda é de mais de 10%

Foto: Reprodução

A nova política de preços da Petrobras tem irritado consumidores em todo o país não só pelos aumentos frequentes, mas também pelos anúncios de queda dos valores que quase nunca são repassados ao consumidor final. Nesta quarta-feira (6), a Petrobras anunciou a queda do preço da gasolina em 3,8%, com base na política da estatal prevê reajustes quase diários nos combustíveis. Só que na última segunda-feira (4), a estatal divulgou uma elevação no preço de 3,3% na gasolina, o que levou a um acúmulo de alta de mais de 10% desde o final de agosto. A queda da gasolina ocorreu depois de quatro altas consecutivas, entre 31 de agosto e 5 de setembro, acumulando reajuste de 11,09%. Já o Diesel teve a sétima alta de preços consecutiva e acumula aumento de preço de 9,71% desde 29 de agosto.

Livramento

Bahia Verdade

06 Setembro 2017 - 17:53

Prefeitura divulga programação do dia 7 de setembro

Foto: Patrick Cassiano | Bahia Verdade

A prefeitura do município de Livramento de Nossa Senhora divulgou a programação dos eventos em homenagem ao dia da Pátria e Independência do Brasil, na quinta feira (07). Confira:

8h: Hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal em frente à prefeitura.

15h30m: Revista à tropa da 46ª CIPM, pelo Major Raimundo Nonato na Avenida Presidente Vargas, altura da Rua Ana Pires Aguiar.

16h: Desfile cívico–militar com a presença da 46ª CIPM, escolas municipais e estaduais, Maçonaria, 1ª Turma do Corpo de  Bombeiros Civil de Livramento e Desbravadores do Sertão, na Avenida Presidente Vargas até a Praça 6 de Outubro.

Brumado

06 Setembro 2017 - 17:18

Brumado Sunset: Produção confirma grade completa de atrações

Foto: Divulgação

Beto Bonelly, Ney Eventos e Sólegal confirmaram nesta quarta-feira (06) a grade completa das atrações que irão agitar o Brumado Sunset no dia 23 de dezembro de 2017. Além de Naiara Azevedo e Léo Magalhães -  já confirmados - , mais quatro atrações irão fazer a festa de Brumado e região nesse evento que prometer ficar marcado no calendário de shows da capital do Minério: Seu Maxixe, Fann Estourado, Yara Vellasco e Dj Rafa Gouveia, são as novas atrações confirmadas pela produção da festa que terá uma grande estrutura montada no Parque de Exposições, além moderno camarote. Anote aí na sua agenda: dia 23 de dezembro tem o Brumado Sunset.

Livramento

06 Setembro 2017 - 16:00

Polícia Civil prende acusado de homicídio

Foto: Divulgação | Polícia Civil

Investigadores da Polícia Civil (20ª COORPIN) deram cumprimento hoje (06), na localidade da Barrinha, em Livramento de Nossa Senhora, a um Mandado de Prisão Preventiva em desfavor de  Joselito Crispim Dos Santos, de 58 anos. O Mandado fora expedido em 2015 pela Vara Criminal da Comarca de São Sebastião-SP, em razão de Joselito ter matado um indivíduo a facadas no ano de 2007. Joselito se encontra temporariamente custodiado na carceragem da Delegacia de Polícia de Livramento e deve ser submetido à julgamento em outubro do corrente ano.

Brasil

06 Setembro 2017 - 12:45

Aumento de 12% no gás de cozinha passa a valer a partir desta quarta (6)

Foto: Reprodução

A Petrobras anunciou hoje (5), no Rio de Janeiro, reajuste de 12,2% para o gás liquefeito de petróleo (GLP) para uso residencial, o chamado gás de cozinha, vendido em botijões de até 13 quilos. O aumento foi decidido pelo Grupo Executivo de Mercado e Preços (Gemp) da empresa e começa a vigorar amanhã (6). Segundo a Petrobras, o Gemp considerou para efeito de ajustes nos preços do gás para uso residencial o cenário externo de estoques baixos, além dos reflexos de eventos climáticos, como o furacão Harvey, na maior região exportadora mundial do produto, que é a cidade de Houston, no Texas, Estados Unidos, cujos terminais permanecem fora de operação, o que afeta o mercado internacional. Com a menor disponibilidade de gás, os mercados consumidores, inclusive o brasileiro, sofreram aumento de preço. A estatal afirmou, entretanto, que o reajuste aplicado “não repassa integralmente a variação de preços do mercado internacional”. O Gemp fará nova avaliação do comportamento do mercado no próximo dia 21. A Petrobras destacou que o reajuste previsto foi aplicado sobre os preços praticados sem incidência de tributos.
 

Brasil

06 Setembro 2017 - 12:38

SSP do Distrito Federal aluga tornozeleira eletrônica para Geddel

Foto: Reprodução | Uol

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal concluiu o processo para o aluguel imediato de 175 tornozeleiras eletrônicas para monitorar presos e pessoas cumprindo medidas restritivas a pedido da Justiça em Brasília. Com isso, Geddel Vieira Lima, que cumpre prisão domiciliar em Salvador, deve passar a ser monitorado pelo equipamento. A informação é do colunista Lauro Jardim, do O Globo. Com o aluguel dessas 175 peças, a Justiça Federal do Distrito Federal vai pedir para a Secretaria de Segurança Pública separar uma cota para atender sua demanda. Vão usar o argumento de que o órgão distrital recebe recursos federais por meio do Departamento Penitenciário Nacional e, portanto, a Justiça Federal também teria direito ao menos uma parte dos dispositivos. O ex-ministro cumpre pena sem o uso do dispositivo de rastreamento. A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) da Bahia informou, nesta terça-feira (5), que ainda "está aguardando" a chegada de tornozeleiras eletrônicas, dispositivos de rastreamento de detentos que cumprem pena no regime aberto ou semi-aberto.
 

Bahia

06 Setembro 2017 - 12:35

Travestis são detidas acusadas de matar professor em Barreiras

Foto: Reprodução

Duas pessoas foram presas e uma apreendida na madrugada desta quarta-feira (6), no município de Barreiras, no oeste da Bahia, suspeitas de terem envolvimento na morte do professor de inglês e músico Tallis Silva Bastos. O crime ocorreu no sábado (2). Em entrevista ao G1, o delegado José Romero, que investiga o caso, contou que as três pessoas suspeitas são travestis. Duas delas tiveram os nomes de registro divulgados: Wanderson Evangelista dos Santos e Igor Mariano dos Santos Silva. A terceira suspeita é uma adolescente. Durante depoimento, o delegado contou que as três travestis confessaram participação no crime e relataram uma suposta motivação. "Dizem que fizeram um programa com a vítima e que no final houve recusa de pagamento. Isso vai ser investigado". O crime de latrocínio, que é roubo seguido de morte, também é uma hipótese investigada. O delegado José Romero diz que o golpe de faca que matou o professor de inglês foi desferido pela travesti Wanderson Evangelista dos Santos. As duas suspeitas que são maiores de idade foram presas. A adolescente envolvida foi ouvida e liberada. Entretanto, o delegado disse que será solicitada a internação dela ao Ministério Público da Bahia (MP-BA).
 

Brumado

06 Setembro 2017 - 10:38

Veículo pega fogo às margens da BR-030, após motorista perder o controle da direção

Foto: Wilker Porto | Agora Sudoeste

Após o motorista perder o controle da direção de um automóvel na BR-030, trecho entre os municípios de Brumado e Tanhaçu, o veículo saiu da pista e pegou fogo às margens da rodovia. O acidente ocorreu na noite de sabado-feira (02) e, segundo informações os ocupantes do carro, após ouvirem um barulho estranho em um dos pneus o condutor não mais conseguiu controlá-lo e acabou saindo da pista. O motorista e um carona, saíram rapidamente do automóvel que pegou fogo minutos depois. O carro ficou completamente destruído e as vítimas foram conduzidas por uma unidade do Samu 192 ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto.

Política

06 Setembro 2017 - 10:37

Câmara aprova texto-base de PEC que altera regras de coligações e de acesso ao Fundo Partidário

Luis Macedo | Câmara dos Deputados

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (5) o texto principal da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 282/16, do Senado, que veda coligações para eleições proporcionais e cria uma cláusula de desempenho para o acesso de partidos ao Fundo Partidário e ao tempo de propaganda em rádio e TV. A proposta, relatada pela deputada Shéridan (PSDB-RR), teve 384 votos favoráveis e 16 votos contrários, em votação em primeiro turno. O presidente interino da Câmara, deputado André Fufuca, comemorou o avanço de parte da reforma política, depois de semanas de impasse. “Independentemente do resultado que nós iremos ver ao abrir as urnas, esta Casa é vencedora. Esta Casa não se furtou a ser pai da sua própria decisão, a ser pai do seu próprio destino”, disse. A votação foi realizada depois de um acordo de procedimento feito entre os líderes dos principais partidos. Pelo acordo, a análise da proposta só será retomada depois que os deputados decidirem sobre outra PEC da reforma política: a PEC 77/03, relatada pelo deputado Vicente Candido (PT-SP), que altera o sistema para eleição de deputados e vereadores e cria um fundo público para o financiamento das eleições. A decisão sobre o sistema eleitoral terá prioridade porque influencia diretamente as regras sobre coligações: por exemplo, se for aprovado o chamado “distritão”, que seria a eleição pelo sistema majoritário de deputados e vereadores em 2018 e 2020, o sistema de coligações não afeta a distribuição das cadeiras. Por outro lado, se as mudanças forem rejeitadas e ficar mantido o sistema proporcional atual, as regras para as coligações são determinantes para o resultado.

Brasil

06 Setembro 2017 - 10:35

Valor encontrado em 'bunker' que seria de Geddel contabiliza mais de R$ 50 milhões

Divulgação | PF

Em ação desencadeada pela Operação Tesouro Perdido foi cumprido mandado de busca e apreensão em apartamento fica em um edifício na Rua Barão de Loreto, no bairro da Graça, em Salvador, supostamente utilizado pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima. De acordo com informações da Polícia Federal, foi informado em 14 de julho de 2017, por meio de um telefonema, que o ex-ministro estaria escondendo “provas ilícitas” em caixas de documentos no referido imóvel – de propriedade de Silvio Silveira, o qual teria cedido o local para que o ex-ministro guardasse os pertences de seu pai já falecido. No local foram encontrados valores que contabilizaram R$ 51 milhões em dinheiro. A Polícia Federal informou que essa é a maior apreensão em dinheiro já realizada no Brasil. Geddel, que já foi ministro da Secretaria de Governo do presidente Michel Temer, cumpre prisão domiciliar em Salvador. Geddel é suspeito de ter recebido cerca de R$ 20 milhões em propina de empresas interessadas na liberação de financiamentos na Caixa Econômica Federal (CEF), banco no qual o ex-ministro foi vice-presidente de Pessoa Jurídica entre 2011 e 2013, no governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Outra operação, a Sépsis, também lançou suspeitas sobre Geddel, relativas ao pagamento de propinas para conseguir créditos no Fundo de Investimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS), administrado pela Caixa.

Livramento

06 Setembro 2017 - 10:07

Inaugurado posto da Polícia Militar no distrito de Iguatemi

Foto: Divulgação | PM

Foi inaugurado na última segunda-feira (04), em Iguatemi, distrito do município Livramento de Nossa Senhora, um Posto da Polícia Militar 46ª CIPM (PPM), que servirá de base para as guarnições que irão realizar rondas na zona rural. De acordo com informações do comandante da companhia, “situado à 45km da sede e com aproximadamente 10 mil habitantes, o distrito requer atenção especial por parte do poder público face a sua importância para a economia do município. A presença policial trouxe de volta para aquela comunidade a sensação de segurança”, disse o Major Raimundo Nonato, comandante da Companhia.

Brasil

06 Setembro 2017 - 08:43

Em denúncia ao STF, PGR aponta Lula como chefe de organização criminosa

Foto: Reprodução

A Procuradoria-Geral da República (PGR) finalizou nesta terça-feira (5) denúncia que acusa integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) de cometer crime de organização criminosa. Em ação ajuizada no Supremo Tribunal Federal (STF), o Ministério Público Federal (MPF) aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era líder de uma organização criminosa. Embora o petista não goze de foro privilegiado, a PGR apresentou a denúncia porque políticos estão entre os citados. Além dele, a PGR denunciou a ex-presidente Dilma Rousseff, os ex-ministros Antonio Palocci, Guido Mantega, Edinho Silva e Paulo Bernardo, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e a senadora e presidente do PT, Gleisi Hoffmann. A denúncia, no âmbito da Operação Lava Jato, foi oferecida dentro de inquérito que apura se o PT formou uma organização criminosa para desviar dinheiro da Petrobras. Cabe agora ao ministro do STF Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato na Suprema Corte, notificar os acusados a apresentar resposta e levar o caso à Segunda Turma, que decidirá se eles viram ou não réus pelo crime.

Brumado

04 Setembro 2017 - 18:54

Brumado: Bandido morre em confronto com a polícia no Bairro Mercado

Foto: Divulgação

Na tarde desta segunda-feira (04), policiais da 20ª Coorpin se deslocaram para a Rua Princesa Leopoldina, no Bairro do Mercado, em Brumado, onde cumpririam mandado de busca e apreensão em uma residência. De acordo com informações da polícia, no imóvel estava Leones Ferreira Costa - acusado de envolvimento no último homicídio registrado na Capital do Minério, indicado como um dos autores de vários assaltos na região e  foragido das unidades prisionais de Brumado e Salvador (presídio da Mata Escura) - o qual deflagrou tiros contra os policias assim que percebeu a tentativa de entrada no local. Houve revide, Leones foi alvejado, socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O corpo será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

Livramento

04 Setembro 2017 - 18:48

Livramento: motorista perde controle da direção e capota veículo em estrada vicinal

Foto: Reprodução | Whatsapp

Após perder o controle da direção, o condutor de um automóvel acabou capotando o veículo nas imediações do povoado de Covas de Mandioca, zona rural de Livramento de Nossa Senhora. O acidente aconteceu no domingo (03) e ocupava o veículo, além do motorista, uma mulher. Ambos tiveram suas identidades preservadas e não sofreram ferimentos graves.

Bahia

04 Setembro 2017 - 18:45

Jovem empresário morre em acidente na BR-116 em Poções

Foto: Reprodução

Um trágico acidente registrado na noite de domingo (03), na Rodovia Santos Dumont – BR 116, trecho entre Poções e Planalto, matou o jovem empresário, Anderson Patez, morador de Poções. De acordo com o blog Portal Poções, o jovem voltava de uma festa no distrito de Lucaia, quando um caminhão atravessou na frente de sua motocicleta na altura do Posto Cooparceg. A moto, Kawasaki Ninja 1000, bateu na lateral do caminhão Mercedes-Benz. Com o impacto, o motociclista foi arremessado por cerca de 20 metros na pista, onde outras carretas passaram por cima do corpo. A Polícia Rodoviária federal (PRF) e a Via Bahia realizaram a sinalização do local. O corpo será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Vitória da Conquista. Anderson Patez era empresário do ramo de autopeças no bairro Pituba, onde também tinha uma área de eventos.