Bahia

27 Julho 2017 - 11:34

Seis presos fogem pela porta da frente da delegacia de Aurelino Leal

Foto: H. Hugo/Jornal Tribuna da Região

Seis presos de alta periculosidade fugiram no início da manhã desta quinta feira (27) da delegacia da cidade de Aurelino Leal, no sul da Bahia. Segundo o site Jornal Tribuna da Região, os custodiados escaparam após render o carcereiro e saíram pela porta da frente da unidade prisional.  Os detentos seguiram a pé em direção ao município de Gongogi. A policia Militar já tem pistas dos fugitivos e realiza buscas na região do distrito de Laje do Banco, município de Aurelino Leal. Segundo informação da polícia, os detentos foragidos estavam em uma das celas do Complexo Policial. Outros presos permanecem na delegacia. Até a publicação dessa matéria, nenhum dos fugitivos tinha sido recapturado.
 

Brasil

27 Julho 2017 - 08:58

Conta de luz deve ficar mais cara em agosto por falta de chuvas

Foto: Bahia Verdade

A conta de luz deve ficar mais cara para o brasileiro a partir de agosto, devido à falta de chuvas. Os reservatórios de água das principais usinas do país, no Sudeste e Centro-Oeste – que atende 70% de todo o sistema – voltaram a secar em julho, indicando que a cobrança extra (bandeira vermelha) deve voltar. Especialistas calculam que a bandeira vermelha, que foi acionada em abril e maio, deve voltar a encarecer a conta no mês que vem. "Agosto já vai ser um mês de bandeira vermelha e o impacto disso na nossa conta vai ser um aumento de R$ 0,03 por quilowatt/hora e isso representa cerca de 5% de aumento na nossa conta de luz", diz Marcelo Parodi, da Compass Energia. A evolução das cores da bandeira tarifária indica que o custo de produção de energia no país aumentou nos últimos meses. Isso está relacionado com a chuva abaixo do previsto, o que acaba reduzindo o armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas ou fazendo com que esse armazenamento suba menos que o esperado. Quando isso acontece, aumenta a necessidade de uso de energia gerada por termelétricas, que é mais cara que a das hidrelétricas. Por isso, sobe a cobrança extra da bandeira nas contas de luz.

Conta de luz deve ficar mais cara em agosto por falta de chuvas

Bahia

27 Julho 2017 - 07:34

Casal é preso com fuzil usado para assaltos a banco na Bahia

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um fuzil 7.62, de uso exclusivo do Exército Brasileiro, foi apreendido, nesta quarta-feira (26), na residência do casal Jorge Wilian Stuart Marques Santos e Aline Souza dos Santos, no bairro Caminho de Areia em Salvador, por policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV). O casal foi localizado depois que os policiais da DRFRV flagraram e prenderam Marcelo Crispin Reis dos Santos com um veículo Fiat Toro, com restrição de roubo, e um revólver calibre 38. Marcelo também reside no mesmo endereço, onde o fuzil, utilizado para assaltos a instituições bancárias, foi apreendido. O carro foi aprendido. Autuado por porte ilegal de arma de fogo de uso exclusivo das forças armadas, pelo delegado Antônio Cláudio Oliveira, da DRFRV, Jorge Willian e Aline foram encaminhados à audiência de custódia no Núcleo de Prisão em Flagrante da Justiça. O mesmo destino teve Marcelo Santos, autuado por posse ilegal de arma e receptação.

Livramento

26 Julho 2017 - 07:17

Polícia diz que notícia sobre assalto em Livramento no último domingo é falsa

Foto: Reprodução

Na ultima segunda-feira (24), um site do município de Livramento de Nossa Senhora publicou matéria sobre um assalto que teria acontecido no  domingo (23). Segundo informações do veículo de comunicação o fato teria acontecido por volta das 19h, em uma casa localizada aos fundos do Parque de Vaquejada Tio Dedé e praticado com requintes de crueldade por dois marginais encapuzados, portando arma de fogo. Ainda segundo a publicação, os homens teriam chegado ao local em uma motocicleta e arrombado a residência, onde em seu interior havia dois homens que teriam sido surpreendidos pelos marginais, sendo amordaçados e agredidos. Em contato com a redação do Bahia Verdade, o Coordenador de área, Sgt PM Landoaldo de Souza Santos, responsável pelo policiamento no último domingo, nos informou que a noticia é falsa e que acredita que não passa de boatos já que nenhuma ocorrência sobre assalto em Livramento na data citada pelo site foi registrada. A policia compareceu ao local informado na matéria, porém os vizinhos disseram que nada de anormal foi notado no último domingo. Vale ressaltar que tramita na Câmara dos Deputados um projeto do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que torna crime a divulgação ou compartilhamento de notícia falsa ou “prejudicialmente incompleta” na internet. A pena prevista pelo texto é de detenção de 2 a 8 meses e pagamento de 1,5 mil a 4 mil dias-multa (valor unitário a ser pago pelo réu a cada dia de multa determinado pelos magistrados), que serão revertidos para o Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.

Bahia

25 Julho 2017 - 07:43

Demandas de Ituaçu são entregues ao deputado Marquinho Viana

Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (21), o deputado Estadual Marquinho Viana (PSB) esteve em Ituaçu em um encontro com os vereadores Marcinho, Almir e Joel e também o amigo Neto. Durante a visita foram discutidas as questões políticas e demandas das comunidades.

Dom Basílio

25 Julho 2017 - 07:31

Estiagem: Dom Basílio e mais dois municípios têm decretos de emergência reconhecidos

Foto: Reprodução

Mais três municípios baianos foram incluídos na lista dos que sofrem com a falta de chuva e estão com decretos de emergência decretados pelo Estado. Entram na relação, Dom Basílio, no Sertão Produtivo, sudoeste; Água Fria, no Portal do Sertão, região de Feira de Santana; e Itaetê, na Chapada Diamantina. Com o reconhecimento dos decretos, se espera que as cidades tenham auxílio de carro pipa, entre outros apoios. Das três, a com maior população proporcional afetada é Dom Basílio. Dados da prefeitura enviados à Defesa Civil do Estado apontam que toda a população local, estimada em 12,5 mil habitantes pelo IBGE, sofre com os efeitos da seca. A cidade teve o decreto prorrogado por 90 dias, valendo a partir do dia 29 de junho.  Em Água Fria, a população afetada pela estiagem é de 12 mil, ou 68,8% dos 17,4 mil moradores. Já em Itaetê os prejudicados são 9,8 mil, ou 59,3% da população de 16,5 mil. Nas duas últimas cidades, a condição de emergência vigora por 180 dias. Segundo a Sudec, em toda a Bahia, 212 municípios estão com decreto de emergência reconhecido pelo Estado. São 4,1 milhões, ou 26,8% da população baiana de 15,2 milhões. 

 

Bahia

25 Julho 2017 - 07:25

Ônibus com turistas tomba em Arraial D'Ajuda após pista ceder

Foto: Namídia News

Um ônibus com turistas tombou na manhã desta segunda-feira (24), na região de Arraial D'Ajuda, distrito da cidade de Porto Seguro, no sul do estado. De acordo com informações da Polícia Militar, repassadas ao portal G1, algumas pessoas tiveram ferimentos leves. As vítimas receberam atendimento médico em um hospital da região e todos passam bem. De acordo com a A.R Turismo, dona do veículo que presta serviço receptivo da CVC, o coletivo seguia para Arraial D'Ajuda, quando parou no acostamento para que outro veículo que seguia atrás pudesse passar quando uma parte da pista cedeu e o ônibus tombou. O veículo comporta ao todo 44 passageiros, mas não foi informado quantas pessoas estavam no veículo. Ainda segundo a empresa, os turistas deixaram o local em outro ônibus da empresa. Os feridos foram encaminhados para o Hospital Regional Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, para observação e realização de exames.

Mundo

25 Julho 2017 - 07:12

Pesquisa indica presença de água no interior da Lua

Foto: Bahia Verdade

Uma pesquisa da Universidade de Brown, nos Estados Unidos, indica que há grandes quantidades de água depositadas em reservas vulcânicas no interior da Lua. Divulgado nesta segunda-feira (24), o estudo contou com espectrômetros que registravam o reflexo da luz na superfície do satélite terrestre a partir da sua órbita. A partir da análise das informações, é possível se ter uma ideia sobre quais minerais estão presentes no local. As evidências encontradas pelos pesquisadores apontam a presença de água no magma no centro da Lua, reforçando a ideia de que o interior do satélite natural possui largas porções do líquido. O estudo corrobora com outras pesquisas feitas desde 2008 que acharam indícios da presença de água na Lua. As missões científicas Apollo 15 e Apollo 17, por exemplo, coletaram amostras que também apontaram a existência do mineral. "A distribuição desses depósitos ricos em água é chave. Eles estão espalhados pela superfície, o que nos aponta que a água encontrada nas amostras da Apolo não é uma exceção", disse Ralph Milliken, líder da pesquisa.

Livramento

25 Julho 2017 - 06:58

Jubileu de Ouro marcou a comemoração dos 50 anos de fundação da diocese de Livramento de Nossa Senhora

Foto: Reprodução | Whatsapp

Foi realizado da tarde do último domingo (23), em Livramento de Nossa Senhora, o Jubileu de Ouro em comemoração aos 50 anos de fundação da diocese do município, fundada em 27 de Fevereiro de 1967 pela Bula Qui Divina liberalitate do Papa Paulo VI, por desmembramento da Diocese de Caetité. Seu primeiro Bispo foi Dom Hélio Paschoal, que ficou no governo nos ano de  1967 à 2004. Para celebrar a data, uma missa foi i presidida pelo Bispo Dom Armando Bucciol e a celebração teve também a participação de párocos da Diocese que é composta por 21 paróquias, em 20 cidades. 

 

Rio de Contas

25 Julho 2017 - 06:56

Deputado Marquinho Viana visita mais uma vez o município de Rio de Contas

Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (21), o deputado Marquinho Viana (PSB), também visitou o prefeito de Rio de Contas, Cristiano Azevedo, em seu gabinete, com as presenças do secretário de Obras, Adão Mafra, e funcionários municipais. Essa foi mais uma oportunidade para o deputado e os dirigentes de Rio de Contas falarem sobre assuntos de interesse da municipalidade e de sua população.

Deputado Marquinho Viana visita mais uma vez o município de Rio de Contas

Foto: Divulgação

Bahia

25 Julho 2017 - 06:54

Aracatu: Polícia Civil age rápido e prende mulher acusada de mandar matar o esposo

Foto: Divulgação | Polícia Civil

Cerca de 12 horas após a ocorrência do homicídio do lavrador Regimalço dos Santos Mirante, de 37 anos, uma equipe da Polícia Civil de Brumado (20ª COORPIN), comandada pelo Delegado Samuel Bruno Paz, conseguiu prender Marta Dias de Barros, de 32 anos, a qual é acusada de ser a mandante do referido assassinato. O fato ocorreu no último sábado (22), na região rural conhecida como Umburanas, município de Aracatu, tendo a vítima sido morta a pedradas. Já no mesmo dia, a equipe coordenada pelo Delegado Plantonista Cláudio Marques conseguiu desvendar a autoria do delito, tomando as primeiras providências no inquérito policial que apura o fato. Marta, esposa da vítima, foi autuada em flagrante delito na Delegacia de Polícia Civil de Brumado pela prática do crime de homicídio qualificado, devendo permanecer presa até posterior deliberação judicial. A Polícia Civil continua as investigações e as buscas pelo segundo autor, o qual seria amante de Marta.

Brasil

24 Julho 2017 - 12:26

Dívida pública registra aumento de 3,22% no mês de junho

Foto: Divulgação

Dados do Relatório Mensal da Dívida Pública, divulgados nesta segunda-feira (24), pelo Tesouro Nacional, mostram que o estoque da dívida pública federal cresceu de R$ 3,253 trilhões para R$ 3,357 trilhões no mês de junho, o que corresponde a um aumento de 3,22% em termos nominais. Ainda segundo os números, as emissões da dívida brasileira ficaram em R$ 74,1 bilhões em junho, enquanto os resgates somaram R$ 3,84 bilhões. Assim, foram registrados R$ 70,26 bilhões em emissões líquidas. Os dados mostram ainda que R$ 72,19 bilhões foram referentes à emissão líquida da dívida pública mobiliária federal interna (DPMFi) e R$ 1,92 bilhão relacionado ao resgate líquido da Dívida Pública Federal Externa. Já o estoque da dívida pública mobiliária federal interna em circulação no mercado nacional foi ampliado em 3,31%, passando de R$ 3,130 trilhões para R$ 3,233 trilhões. A dívida pública federal externaregistrou aumento de 0,91% sobre o apurado no mês de maio, encerrando junho em R$ 123,99 bilhões (US$ 37,48 bilhões). Deste total, R$ 112,42 bilhões (US$ 33,98 bilhões) são referentes à dívida imobiliária, e R$ 11,57 bilhões (US$ 3,5 bilhões) à dívida contratual. “No que se refere à dívida externa, o destaque foram os resgates. Não houve emissão, mas resgate de um título em euro, que originalmente foi emitido em lira italiana. Trata-se de menos um título antigo e ineficiente que tínhamos”, disse o coordenador-geral de Operações da Dívida Pública, Leandro Secunho.

Bahia

24 Julho 2017 - 08:51

Operação no Presídio de Jequié apreende celulares, facas e drogas

Foto: Divulgação

Na noite da última sexta-feira (21) a polícia realizou mais uma operação dentro do Conjunto Penal de Jequié com o objetivo de apreender celulares, cadernos de anotações, armas e drogas que estariam em poder de integrantes das organizações criminosas conhecidas como Bonde do Maluco (BDM) e RR Doideira. A Operação denominada Liberté foi realizada atendendo solicitação da 9ª COORPIN e foi conduzida pela Coordenação de Inteligência Prisional (COORDIP) da Secretária de Administração Penitenciária. A operação conjunta com as polícias civil e militar apreendeu 49 aparelhos celulares, 323 trouxinhas de maconha, 5 facas, 14 tabletes de maconha, 30 chips de celular, 16 cadernos de anotações e outros materiais. Quatro internos do Presídio foram apresentados na sede da 9ª COORPIN.
 

Bahia

24 Julho 2017 - 08:47

Três morrem e quatro ficam feridos após carro capotar em Amargosa

Foto: Reprodução Amargosa News

Um homem, uma adolescente de 14 anos e uma mulher morreram em um capotamento de um carro, que tombou sobre uma árvore, na tarde de domingo (23), na BA-540, na cidade de Amargosa, no Vale do Jiquiriçá. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente deixou ainda três feridos graves, entre eles um menino de três anos, e um com ferimento leve. Todos os sete ocupantes estavam no mesmo veículo. Os quatro feridos foram socorridos para o Hospital Municipal de Amargosa. O acidente ocorreu por volta das 14h, no km 6. Não há informações sobre a causa do capotamento. 

Rio de Contas

21 Julho 2017 - 12:44

Rio de Contas: Vereador apresenta projeto que visa por fim ao recesso de meio de ano

Foto: Divulgação

O Vereador eleito no município de Rio de Contas, Vinicius Costa, apresentou no último dia (11), durante o recesso, o Projeto de lei nº 230/2017 que visa alterar dispositivos do Regimento Interno da Câmara de Vereadores e da Lei Orgânica Municipal de Rio de Contas. O projeto tem como objetivo por fim ao recesso de meio de ano (mês de julho) da referida Câmara de Vereadores de Rio de Contas. A emenda Constitucional 50 alterou, diminuindo, o tempo de recesso do Congresso Nacional. No caso específico dos pequenos municípios, onde sessões nas Câmaras de Vereadores, acontecem apenas uma vez por semana, é um despropósito que, tendo um recesso de final de ano de 60 dias, seja mantido, as férias de meio de ano. Agora, o vereador aguarda a sensibilidade de seus colegas no sentido de que aprovem o tal projeto.