Equipes da prefeitura de Livramento se reúne com representantes do Banco do Nordeste
Foto: Divulgação
LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA 05 Abr 2022 - 09:32
Equipes da prefeitura de Livramento se reúne com representantes do Banco do Nordeste

Milhões de reais são investidos, anualmente, através de programas federais, pelo Banco do Nordeste do Brasil - BNB, em nosso município. Na última semana, o BNB, agência de Brumado, solicitou uma reunião para prestação de contas, destes investimentos em Livramento, na manhã da última sexta-feira, 1º de abril de abril de 2022, aconteceu esse encontro. A vice-prefeita Joanina Sampaio, o secretário da pasta Ricardo Juvelino, o controlador geral do município Jânio Soares, Vítor Bonfim presidente da CDL de Livramento e prepostos do BNB se reuniram na sede da prefeitura municipal. Segundo o BNB, no ano de 2021 foram liberados mais de 10 milhões de reais para o nosso município, ficando em 2º lugar na área de atuação da agência, ficando atrás apenas da cidade de Brumado. A SEMAR tem participação direta nestes investimentos, principalmente, nos que incentiva a micro e pequena produção da agricultura familiar, visto que, constantemente, fomenta e dá suporte técnico, administrativo e logístico a estes produtores, em todo o município. O BNB agradeceu e a parceria com o município com votos de que esse relacionamento continue por muito tempo.

Vacinação contra a gripe começa hoje em todo o país; ministério quer vacinar 76,5 milhões de pessoas
Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
BRASIL 04 Abr 2022 - 19:20
Vacinação contra a gripe começa hoje em todo o país; ministério quer vacinar 76,5 milhões de pessoas

Começa nesta segunda-feira (4) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A meta do Ministério da Saúde é imunizar cerca de 76,5 milhões de pessoas até o dia 3 de junho, data prevista para encerramento da campanha. Segundo a pasta, 80 milhões de doses da vacina Influenza trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan e eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, estarão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Para evitar surtos da doença, que pode sobrecarregar os serviços de saúde e até levar à morte, a pasta alerta para a importância da vacinação dos grupos prioritários. A campanha nacional ocorrerá em duas etapas. Na primeira, de hoje a 2 de maio, serão vacinados idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. A segunda, que vai de 3 de maio a 3 de junho, tem como público-alvo crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; membros de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e pessoas privadas de liberdade. No caso das crianças de 6 meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina influenza ao longo da vida, deve-se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022. Para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda aplicação da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.

Pela 1ª vez Bahia não registra novos casos de covid em 24h
Foto: Reprodução/World Health Organization
MUNICÍPIOS 04 Abr 2022 - 19:04
Pela 1ª vez Bahia não registra novos casos de covid em 24h

Nas últimas 24 horas, não foram registrados novos casos confirmados de covid-19 na Bahia. Essa é a primeira vez que não há novos registros da doença em um dia, desde a confirmação do primeiro caso no Estado, em 6 de março de 2020. Ainda nesta segunda-feira (04), 35 casos são considerados recuperados (+0,002%) e mais 5 óbitos foram registrados. Desde o início da pandemia, dos 1.534.051 casos confirmados, 1.503.032 já são considerados recuperados, 1.288 encontram-se ativos e 29.731 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.817.063 casos descartados e 327.880 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 62.999 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Prefeito de Livramento, vice-prefeita e deputados participam de Cavalgada em Itaguaçu
Foto: Reprodução
ENTRETENIMENTO 04 Abr 2022 - 18:34
Prefeito de Livramento, vice-prefeita e deputados participam de Cavalgada em Itaguaçu

Na tarde do último domingo (03), foi realizado na Comunidade de Itaguaçu em Livramento de Nossa Senhora, tradicional Cavalgada São Felipe. O evento é uma tradição na Região, promovido pela equipe de montaria São Felipe. A festa contou com a participação de diversas equipes de montaria vindo de toda região, e foi animada pelas bandas, Os Manos do Forró, Ed Rossi e Roberto Dantilly. Participaram o Prefeito de Livramento, Ricardinho Ribeiro, a vice-prefeita, Joanina Sampaio, o controlador do município, Jânio Soares, o ex-vereador, Lafaiete Nunes e o atual vereador, Uilton Nunes, o deputado estadual, Marquinho Viana e o deputado federal, José Rocha.

Prefeito de Livramento, vice-prefeita e deputados participam de Cavalgada em Itaguaçu
Foto: Divulgação
Filha de ex-vereador morre após ser baleada em ataque a tiros no interior da Bahia
Foto: Divulgação
MUNICÍPIOS 04 Abr 2022 - 10:05
Filha de ex-vereador morre após ser baleada em ataque a tiros no interior da Bahia

Uma mulher de 51 anos morreu na noite de sábado (2), após ser atingida por um disparo de arma de fogo na cabeça. O crime aconteceu no município de Terra Nova, a cerca de 116 km de Salvador. Filha do ex-vereador Antônio Francisco Neto, que exerceu o cargo em Feira de Santana, Francisca Izaíra do Nascimento, de 51 anos, foi baleada quando estava em um bar nas imediações do Mercado Municipal de Terra Nova, com o namorado. De acordo com a Polícia Civil da cidade, informações iniciais apontam os disparos ocorreram por causa de uma briga entre grupos criminosos. Algumas pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas na cidade estavam na região do Mercado Municipal quando um carro se aproximou e pessoas que estavam dentro do veículo efetuaram os disparos. Outras pessoas que estavam nas imediações do mercado também foram atingidas, mas só Francisca morreu. A polícia informou que identificou os suspeitos dos disparos e está em busca deles. As testemunhas começarão a ser ouvidas na segunda-feira (4). As investigações vão ser realizadas na delegacia de Terra Nova.

Itamaraju: Jovem morre após ser baleada por irmão adolescente durante discussão
Foto: Divulgação
MUNICÍPIOS 04 Abr 2022 - 09:23
Itamaraju: Jovem morre após ser baleada por irmão adolescente durante discussão

Uma jovem de 24 anos foi baleada durante uma discussão com o irmão, um adolescente de 16 anos, de acordo com informações da Polícia Civil neste domingo (3). A briga aconteceu na sexta-feira (1º) na cidade de Itamaraju, no extremo sul da Bahia, e a jovem, que foi internada após o ferimento, faleceu neste domingo. A mãe da jovem e do adolescente foi atingida na mão. Informações preliminares são de que ela tentou evitar que a filha, identificada como Renata de Jesus Campos, fosse ferida pelo irmão. A polícia ainda detalhou que no sábado (2), o adolescente William Campos dos Santos, foi achado morto. As circunstâncias da morte ainda são investigadas. Uma espingarda encontrada ao lado do corpo de William foi apreendida e encaminhada à perícia. Ainda não há informações se ocorreu um homicídio ou suicídio. A motivação da discussão também é investigada. A polícia ainda apura a origem da arma. *As informações são do G1

Menino de 10 anos morre após ser atingido por tiro enquanto manuseava arma do pai
Foto: Reprodução
MUNICÍPIOS 04 Abr 2022 - 09:05
Menino de 10 anos morre após ser atingido por tiro enquanto manuseava arma do pai

O garoto Pedro Jorge do Vale Nascimento, 10 anos, morreu após ser atingido por um tiro de espingarda, no povoado de Santa Maria Eterna, município de Belmonte, na manhã deste domingo (03). Segundo a mãe, ele e o irmão – dois anos mais velho -, manuseavam duas espingardas de fabricação artesanal guardadas em um cômodo nos fundos da residência. Uma delas teria caído e disparado acidentalmente. A mãe relatou que pediu para Pedro Jorge e o outro filho limparem o quintal da casa, inclusive o quartinho onde estavam as armas. Para ela, o disparo pode ter ocorrido enquanto os meninos mudavam as armas de local. Pedro Jorge foi atingido por um tiro na cabeça e morreu no local. As armas, que são de fabricação artesanal, estavam ao lado do corpo. Uma perícia pode indicar se a espingarda disparou acidentalmente durante a queda ou se o menino chegou a acionar o gatilho. No momento da tragédia, o pai da criança não estava em casa. Ele tinha saído mais cedo para trabalhar. A mulher contou que cuidava da filha pequena e ao ouvir o disparo correu ao local e viu o filho já ferido.

Ciclista passa mal e morre durante passeio ciclístico na zona rural de Jequié
Foto: Reprodução
MUNICÍPIOS 04 Abr 2022 - 09:01
Ciclista passa mal e morre durante passeio ciclístico na zona rural de Jequié

O adepto do ciclismo local Mário Oliveira Santos, 62 anos, morreu na tarde de domingo (03) quando retornava de um passeio ciclístico no povoado das Queimadas, na zona rural de Jequié. Segundo informações do Jequié Reporter, “Senhor Mário” como era chamado pelos praticantes do esporte em duas rodas, residia no bairro Jequiezinho, sendo um entusiasta e incentivador do esporte na cidade. No retorno do passeio, ele se sentiu mal, caiu da bicicleta e morreu no local. O corpo de Mário Oliveira está sendo velado na Pax Nacional, na Avenida Lions Clube, no bairro Jequiezinho, e será sepultado nesta segunda-feira (04).

Publicado resultado de licitação para pavimentação de Pindaí a Guirapá
Foto: Divulgação
POLÍTICA 02 Abr 2022 - 14:30
Publicado resultado de licitação para pavimentação de Pindaí a Guirapá

As obras do asfaltamento do entroncamento com a BR-122, ligando o município de Pindaí ao distrito de Guirapá, numa extensão de aproximadamente 16 km, ganhou um passo importante na última quinta-feira (31). Foi publicado no Diário Oficial do Estado, pela Secretaria de Infraestrutura, o resultado da licitação para contratação da empresa que executará as intervenções. Ao verificar a publicação, Ivana Bastos ressaltou que a obra é fruto da união de forças do mandato, ao lado do prefeito João Veiga e do deputado federal Charles Fernandes, através do apoio do governo do estado, por meio da Seinfra. "O resultado da licitação sinaliza que, muito em breve, teremos as máquinas trabalhando a todo vapor para entregar esse investimento para o município", destacou Ivana Bastos. A empresa vencedora foi a Comsapa Projetos e Construções LTDA. O resultado segue para homologação.

Três secretários deixam governo da Bahia para disputar eleições
Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
MUNICÍPIOS 01 Abr 2022 - 21:25
Três secretários deixam governo da Bahia para disputar eleições

Três secretários estaduais do governo da Bahia deixaram a gestão de Rui Costa nesta sexta-feira (1) para disputa das eleições deste ano. As exonerações de Jerônimo Rodrigues, da Educação (SEC), de Eures Ribeiro, do Desenvolvimento Urbano (Sedur), e de Josias Gomes, do Desenvolvimento Rural (SDR), foram publicadas no Diário Oficial do Estado.De acordo com a legislação eleitoral, os gestores têm até sábado (2) para deixar o cargo. À exceção de quem vai concorrer à reeleição, a lei determina que postulantes devem sair de suas pastas seis meses antes do pleito – que ocorrerá no primeiro fim de semana de outubro. Dos três, o único com mandato é Josias Gomes (PT), que retorna à Câmara de Deputados. Ele tentará a reeleição. Já o ex-prefeito de Bom Jesus da Lapa e ex-secretário de Desenvolvimento Urbano, Eures Ribeiro, tentará uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia. Já o ex-secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues será o candidato do PT para o governo do Estado. Além deles, o Diretor-Geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Oziel Oliveira (PSD) também deixa o cargo para disputar as eleições. Ex-prefeito de Luis Eduardo Magalhães, ele será tentará uma vaga na Câmara de Deputados. Ainda de acordo com a publicação do Diário Oficial, com a saída de Josias Gomes, o então Chefe de Gabinete Jeandro Laytynher Ribeiro assume a pasta. O mesmo ocorre na Sedur, onde Ananda Teixeira Costa Lage será a nova gestora. Na Educação, o subsecretário Danilo de Melo Souza será o nome chefe da pasta.

Deputado Marquinho Viana retorna ao Partido Verde
Foto: Divulgação
MUNICÍPIOS 01 Abr 2022 - 20:59
Deputado Marquinho Viana retorna ao Partido Verde

Nesta sexta-feira (01), em reunião com o Diretório Regional do Partido Verde na Bahia, na presença do Presidente Ivanilson, do Deputado Federal Bacelar, do Deputado Estadual Alan Castro e de diversos membros do diretório, o Deputado Marquinho Viana retornou ao quadro de filiados do Partido Verde. “Já exerci 2 mandatos junto ao Partido Verde e irei disputar esse ano mais uma eleição para o cargo de Deputado Estadual”, informou Viana. 

Vitória da Conquista e Porto Seguro desobrigam uso de máscaras em locais fechados
Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
MUNICÍPIOS 01 Abr 2022 - 20:50
Vitória da Conquista e Porto Seguro desobrigam uso de máscaras em locais fechados

A prefeitura de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, e de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, emitiram decretos desobrigando o uso de máscaras em locais fechados. A medida de flexibilização acontece devido à queda dos números de casos e óbitos decorrentes da covid-19 nos dois municípios. Em Porto Seguro, o decreto entra em vigor no próximo sábado (02). A possibilidade para não usar máscaras em locais abertos em Porto Seguro já existia desde o dia 11 de março de 2022. Com isso, o uso de máscaras nas escolas municipais, unidades de saúde, transporte coletivo, exceto balsa, continua sendo obrigatório. Em Vitória da Conquista, o decreto entrou em vigor na quinta (31) e o uso de máscaras de proteção contra covid-19 será obrigatório apenas no transporte coletivo urbano e rural, em agências bancárias e locais destinados à prestação de serviços de saúde. Nos demais locais, abertos ou fechados, o uso da máscara é facultativo.

ACM Neto e Caiado falam em desfiliação de Moro do União Brasil após ex-juiz dizer que 'não desistiu de nada'
Foto: Reprodução
BRASIL 01 Abr 2022 - 20:34
ACM Neto e Caiado falam em desfiliação de Moro do União Brasil após ex-juiz dizer que 'não desistiu de nada'

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto, secretário geral da União, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), afirmaram que vão pedir a desfiliação de Sérgio Moro (União) do partido caso ele resolva ser candidato a presidente. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo. Neto e Caiado se manifestaram logo após o ex-juiz e ex-ministro da Justiça dizer, na tarde desta sexta-feira (1º), que "não desistiu de nada", ao falar sobre sua filiação ao União Brasil na última quinta. ACM Neto declarou que será apresentado ainda nesta sexta o pedido de desfiliação de Moro. “Vamos apresentar, ainda hoje, um requerimento de impugnação da filiação dele. Será assinado pelos 8 membros com direito a voto no partido, o que corresponde a 49% do colegiado. A filiação, uma vez impugnada, requer 60% para ter validade”, disse.

Acidente na BR-020 deixa 4 mortos e mais de 20 feridos em Correntina
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
MUNICÍPIOS 30 Mar 2022 - 21:06
Acidente na BR-020 deixa 4 mortos e mais de 20 feridos em Correntina

Um acidente grave envolvendo um ônibus de viagem deixou ao menos quatro pessoas mortas e mais de 20 feridas na BR-020, no trecho da cidade do município de Correntina, no oeste da Bahia. A situação aconteceu na madrugada desta quarta-feira (30). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus seguia em direção a Brasília, e havia passado pelo entroncamento da BR-349, quando o motorista perdeu o controle da direção, invadiu a BR-020, subiu em um canteiro e tombou. A PRF informou que as causas do acidente ainda são desconhecidas. Os feridos foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Eles foram levados para hospitais das cidades goianas de Posse, Alvorada do Norte e Buritinópolis. Os nomes das vítimas e suas cidades ainda não foram divulgados. Equipes da polícia foram acionadas para auxiliar os feridos e organizar o trânsito. De acordo com a PRF, equipes da polícia seguem no local na tarde desta quarta-feira, mas o ônibus capotado não está na via e o trânsito flui normalmente.

ACM Neto lidera em todos os cenários na disputa pelo governo, aponta nova pesquisa
Foto: Divulgação
MUNICÍPIOS 30 Mar 2022 - 20:27
ACM Neto lidera em todos os cenários na disputa pelo governo, aponta nova pesquisa

Em nova pesquisa eleitoral divulgada nesta quarta-feira (30), ACM Neto (União Brasil) vence em todos os cenários da corrida pelo governo do estado. Neto lidera nas pesquisas espontânea e estimulada. Na pesquisa espontânea, Neto aparece com 33,77% das intenções de voto, seguindo de Jerônimo Rodrigues (PT) com 3,60%, João Roma (PL) com 1,77% e Kleber Rosa (PSol), com 1,05%. Também aparecem Rui Costa (3,08%), Jaques Wagner (0,20%), César Borges (0,07%), Ricardo (0,07%), Lula (0,07%) e Felipe Fernandes (0,07%). Nulos somam 10,41% e não sabem ou não responderam, 45,88%. Já na estimulada, Neto lidera com 63,48% das intenções de voto. Jerônimo aparece em segundo, com 6,54%, João Roma em terceiro, com 5,69% e Kleber Rosa (1,83%). Votos nulos somam 12,37% e não sabem ou não opinaram são 10,08%. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Séculus, entre os dias 24 e 26 de março, em 72 municípios baianos. Foram realizadas 1.526 entrevistas. A confiança é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada sob o nº BA 04461/2022. Na pesquisa estimulada, incluindo os apoios políticos, Neto aparece com 55,63%. Já Jerônimo, com apoio de Wagner, Rui Costa e Lula, tem 20,29%. João Roma, com apoio de Bolsonaro, aparece com 6,54%. Votos nulos somam 9,16%. Não sabem ou não opinaram são 8,38%. Para a vaga de senador da república, Otto Alencar (PSD), aparece liderando, com 26,18% das intenções de votos. João Leão (PP) vem em segundo, com 16,36%. Drª Raissa Soares (PL) tem 9,10% das intenções, e Tamara Azevedo (PSol), 3,01%. Votos nulos somam 21,66% e não sabem, 23,69%.  *Com informações do Correio 24 horas