Bahia

28 Junho 2017 - 19:40

Livramento: Veículo sofre pane mecânica e pega fogo

Foto: Bahia Verdade

Um carro pegou fogo, na noite desta quarta-feira (28), na Rua José Maria Tanajura, nas imediações da Escola Polivalente de Livramento de Nossa Senhora. Ninguém ficou ferido. De acordo com informações obtidas pela reportagem do site  Bahia Verdade, o carro sofreu uma pane mecânica por volta das 18:20h e pegou fogo. Pessoas que passavam pelo local ajudaram a conter as chamas.

Livramento: Veículo sofre pane mecânica e pega fogo

Foto: Bahia Verdade

Brasil

28 Junho 2017 - 19:14

PF suspende emissão de passaporte por falta de orçamento

Foto: Divulgação

A Polícia Federal anunciou na noite desta terça-feira (27) que suspendeu a emissão de novos passaportes devido à "insuficiência do orçamento". De acordo com nota da Polícia Federal, o agendamento online e o atendimento nos postos estão mantidos, mas a entrega dos novos passaportes dependerá da normalização da situação orçamentária. Em média, a PF faz 8 mil atendimentos por dia de pessoas que requisitam a emissão de passaporte. Os usuários atendidos nos postos de emissão até esta terça receberão o passaporte normalmente, informa a nota. Segundo a assessoria da PF, a insuficiência de orçamento não significa insuficiência financeira (falta de dinheiro). Quer dizer que se atingiu o limite do gasto autorizado na Lei Orçamentária da União para essa rubrica específica. Com isso, deverá ser necessária a edição de uma medida provisória ou aprovação de um projeto de lei para se modificar a Lei Orçamentária. "A Polícia Federal acompanha atentamente a situação junto ao Governo Federal para o restabelecimento completo do serviço", diz o texto.
 

Bahia

28 Junho 2017 - 19:05

Idoso sofre parada cardíaca e é salvo por massagem de policial

Foto: Divulgação / Polícia Militar da Bahia

Uma massagem cardíaca, feita por um soldado lotado na 94ª Companhia Independente de Polícia Militar, salvou a vida de um idoso vítima de infarto numa padaria no município de Vitória da Conquista, a 582 quilômetros da capital. Era um dia comum de serviço quando o soldado Filipe Rocha, acompanhado do colega Silva, foi tomar café da manhã numa padaria no bairro Sumaré antes de assumir o serviço. Ao chegar ao local, recebeu a informação de que um homem estava caído no chão e, ao perguntar o seu nome, não obteve resposta e percebeu que ele estava sem respirar. Prontamente, iniciou as manobras de reanimação até que uma ambulância o socorresse. Após 30 minutos, a vítima voltou a ter pulsação e foi levada para o Hospital de Vitória da Conquista. Com 22 anos de idade e quase três na Polícia Militar, Filipe ficou emocionado quando o idoso voltou a respirar após a massagem cardíaca. “Poderia ter sido com alguém de minha família. Só queria que ele voltasse a si. Quando respondeu aos estímulos, fiquei aliviado. Consegui, foi meu desabafo”, revelou.

Bahia

27 Junho 2017 - 18:42

Bancários aderem à greve geral desta sexta-feira

Foto: Reprodução

Em assembleia realizada nesta terça-feira (19), os bancários decidiram aderir à greve geral desta sexta (30) contra a aprovação das reformas trabalhista e previdenciária propostas pelo governo do presidente Michel Temer. De acordo com o presidente do Sindicato de Bancários, Augusto Vasconcelos, as agências em todo o estado terão suas atividades paralisadas por 24h. Os bancários devem participar do ato público às 6h em frente ao Shopping da Bahia e da caminhada no Campo Grande, às 15h. Ainda segundo Vasconcelos, a categoria realizará uma plenária nesta terça (27) às 18h para tratar de assuntos referentes a organização da manifestação. Às 19h ocorrerá uma reunião com todas as categorias que vão aderir à greve para organização do protesto. 

Livramento

27 Junho 2017 - 12:35

Forró do Mica: Festa com Gusttavo Lima e Solange Almeida bate recorde de vendas

Foto: Divulgação

A festa que se tornou objeto de desejo por todos os livramenteses chega a mais uma edição, e pretende surpreender o público em geral. Nesse sábado dia 01 de Julho véspera de feriado a cidade de Livramento de Nossa Senhora receberá mais uma vez a edição de uma das festas mais aguardada da região. Em sua segunda edição o “Forró do Mica” se tornou referencia, de  qualidade e profissionalismo, com uma logística bem diferenciada. O evento contará com a animação do sertanejo Gusttavo Lima, Solange Almeida, Papazoni, Donas do Bar e Erllan Pegação. Inovar é a palavra que move o empresário Ney Eventos, que em toda edição mostra sua criatividade e bom gosto. Nesta segunda edição a novidade é o camarote “Villa Music All Inclusive” com estrutura montada, piso elevado e o serviço especial de comidas e bebidas, entre elas Sushi & Yakissoba, Leitoa e Sarapatel, Acarajé, Mini-pizza, Milho Verde e Amendoim, além de Wisk, Cerveja, Voodka, Catuaba, Água Mineral e Refrigerante. Também contará com DJs nos intervalos dos shows. A festa terá praças de alimentação, bares, sanitários, atendimento de socorro e uma equipe de segurança especializada. Em seus eventos os números falam mais alto em relação à estrutura, e para essa edição está esperado mais de 25 toneladas de equipamentos de som e iluminação. A festa está prevista para acontecer a partir das 15hrs com abertura dos portões da Arena Prime. Segundo informações apuradas pelo Bahia Verdade, devido à procura de ingressos que já bate recorde de vendas, o terceiro lote poderá durar até o dia 30, porém pode esgotar antes da data prevista para virada do próximo lote que já que é limitado. Então corra e adquira o seu e não fique de fora dessa grande festa. Realização, Ney Eventos, Edy Show e Marcos Galvão. Apoio, Brega Light e 88 Fm.

Bahia

27 Junho 2017 - 08:43

Casal que veio do Maranhão só para roubar em festa da Bahia é preso com 29 celulares

Foto: Divulgação | Polícia Civil

Um casal foi preso, na madrugada de segunda-feira (26), suspeito de ter roubado 29 celulares numa festa em Senhor do Bonfim, no Centro Norte da Bahia. Os paraenses Halen Denílson Ferreira Benjamin, 26, e Thayane Gonçalves da Cunha, 20, foram alcançados pela polícia enquanto tentavam fugir num ônibus com destino ao estado do Maranhão, onde moram. Eles foram descobertos depois que uma das vítimas furtadas foi até a delegacia para denunciar o crime. O telefone dela foi rastreado pela polícia e a dupla foi interceptada num posto da Polícia Federal, já na saída da cidade. Os aparelhos foram recuperados por equipes da 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). Na delegacia o casal confessou que fazia parte de uma quadrilha e que foram até Senhor do Bonfim com a finalidade de roubar os celulares. Thayane e Halen contaram ainda que outros dois casais, integrantes da mesma quadrilha, já haviam voltado de carro para o Maranhão, por volta das 20h de domingo (25). Com eles foram encontrados sete celulares da marca Samsung, 11 da Motorola (Moto G’s), quatro da LG, três da Apple (Iphones), dois da Lenovo, um da Sony e outro da Asus (Zenfone). A dupla foi autuada em flagrante por furto pelo coordenador regional, o delegado Felipe Neri. Os paraenses ficarão custodiados na carceragem da 19ª Coorpin, à disposição da Justiça.
 

Bahia

27 Junho 2017 - 08:39

Caixão é violado e cadáver é levado de cemitério na Bahia

Foto: Reprodução / Blog Ramos Filho

Moradores do município de Casa Nova, na região baiana do Vale do São Francisco, levaram um susto quando foram ao cemitério da cidade no último domingo (25). Segundo informações do blog Ramos Filho, as pessoas se depararam com túmulos destruídos, objetos furtados. Um caixão foi violado e o cadáver recentemente sepultado foi levado pelos criminosos. Segundo informações dos moradores publicadas pelo blog local, os bandidos teriam aproveitado a escuridão e falta de segurança para entrar no cemitério. Foram levadas além de objetos como cruzes, vasos e lápides, restos mortais e ossadas. Ainda conforme as informações da imprensa local, a Polícia Civil investiga as ações criminosas no cemitério da cidade. 
 

Brasil

26 Junho 2017 - 19:07

Avião com 500 quilos de cocaína é interceptado pela FAB

Foto: Reprodução

Um avião bimotor com cerca de 500 quilos de cocaína foi interceptado no último domingo (25) no interior de Goiás, por um avião A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB). A ação faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a FAB, a Polícia Federal e órgãos de segurança pública. Segundo nota divulgada pela Aeronáutica, o avião decolou da Fazenda Itamarati Norte, no município de Campo Novo do Parecis (MT) com destino a Santo Antonio Leverger (MT). O piloto da FAB comandou a mudança de rota e o pouso obrigatório no aeródromo de Aragarças (GO). Inicialmente, a aeronave interceptada seguiu as instruções da defesa aérea, mas ao invés de pousar no aeródromo indicado, arremeteu. O piloto da FAB novamente comandou a mudança de rota e solicitou o pouso, porém o avião não respondeu, sendo classificado como hostil. O A-29 da FAB executou um tiro de aviso para forçar o piloto da aeronave interceptada a cumprir as determinações da Defesa Aérea, e voltou a comandar o pouso obrigatório. O bimotor novamente não respondeu e pousou na zona rural do município de Jussara, interior de Goiás. Um helicóptero da Polícia Militar de Goiás foi acionado e fez buscas no local. O avião será removido para o quartel da Polícia Militar de Goiás em Jussara. A droga apreendida será encaminhada para a Polícia Federal em Goiânia.

Brasil

26 Junho 2017 - 18:54

Temer suspende análise de FGTS para o pagamento do seguro-desemprego

Foto: Presidência da República

Michel Temer desistiu de dar continuidade nas análises para utilizar os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagar o seguro desemprego. A informação, de acordo com o jornal O Globo, foi avisada ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, durante reunião realizada no Palácio da Alvorada, neste domingo (25). Além de Meirelles, estiveram presentes outros seis ministros, líderes do governo na Câmara dos Deputados e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. A medida tinha como objetivo reter uma parte dos recursos da conta vinculada ao FGTS, além de uma multa de 40% referente às demissões por justa causa. A proposta alterava o saque no FGTS, que atualmente é dado integralmente e autorizado uma única vez nas demissões sem justa causa, para um parcelamento de três vezes, em valores referentes ao último salário do trabalhador. Isso provocaria uma economia no seguro desemprego.

Bahia

26 Junho 2017 - 18:46

Bahia:  Índice de mortes nas rodovias estaduais reduz 20% durante o São João

Foto: Divulgação

O número de mortes nas rodovias estaduais da Bahia reduziu em 20%, este ano, durante o período do São João, em comparação com o ano passado. O dado foi divulgado nesta segunda-feira (26) pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que integra a Polícia Militar. A operação São João foi realizada pala PRE entre a quinta-feira (2) e esta segunda. Conforme a assessoria da PM, este ano foram registrados nas rodovias estaduais 33 acidentes com quatro mortes e 29 feridos, sendo 9 deles com lesões graves. A maioria das mortes aconteceu no domingo (25). Em 2016, foram cinco óbitos nas estradas durante o período junino. Segundo a Polícia Militar, houve aumento de 33% e 50%, respectivamente, no número de vítimas com ferimentos leves e graves este ano em comparação com o ano passado. De acordo com a assessoria da PM, as ações preventivas foram feitas por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária e das Companhias Independentes de Policiamento Rodoviário (1ª CIPRv/Itabuna, 2ª CIPRv/Brumado e 3ª CIPRv/Barreiras).
 

Bahia

26 Junho 2017 - 18:08

Anatel tem aplicativo para cliente reclamar de operadoras; saiba como baixar

Foto: Reprodução

Há exatos dois anos, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) disponibilizou um aplicativo para que o público possa registrar reclamações sobre serviços de telecomunicações. Mas nesse meio tempo, ele ainda é bem menos usado. Para baixá-lo, clique nos links a seguir para seu respectivo sistema operacional: AndroidiOS ou Windows Phone. Segundo dados da própria Anatel, o app ainda é o modo menos usado para a agência atender aos usuários. De janeiro a maio deste ano, a Anatel recebeu 1,52 milhão de reclamações, das quais apenas 131.900 foram pelo app. O segundo meio mais usado é o site da Anatel, na área de reclamações. Mas o campeão mesmo ainda é o contato por telefone, no call center (número 1331), com 983 mil registros no período. A solução não virá da Anatel, mas da própria operadora, que será informada pela agência. Se em cinco dias úteis a solução não surgir, o consumidor tem até 15 dias úteis para reclamar novamente. Do contrário, o caso será encerrado. 

Bahia

22 Junho 2017 - 14:26

Jovem de 20 anos é morta a tiros pelo ex-namorado em Juazeiro

Foto: Reprodução

Uma jovem de 20 anos foi morta a tiros na noite de terça-feira (20) em Juazeiro, no norte da Bahia. Laise dos Santos Silva estava retornando de mototáxi do trabalho, no bairro Itaberaba, quando foi atacada. O suspeita pelo crime é o ex-companheiro que não aceitava o fim do namoro entre os dois. Laise já tinha inclusive conseguido uma medida protetiva que proibia o ex de se aproximar dela. De acordo com a  Delegacia de Atendimento à Mulher da cidade (Deam), Laise prestou queixa contra o ex no começo do ano. Ela relatou que na época ele tentou matá-la, atirando contra a jovem - o tiro não pegou. Desde abril, a jovem tinha uma medida protetiva contra o ex. Na terça, durante o crime, além de matar Laise o suspeito ainda feriu o mototaxista que a levava para casa. Identificado como Anderson, o mototaxista foi socorrido para o Hospital Regional por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Não há detalhes sobre seu estado de saúde. Laise foi socorrida no local pela ambulância, mas não resistiu.

Bahia

22 Junho 2017 - 14:24

Janot vai ao STF para derrubar leis que permitem vaquejadas na Bahia e em outros estados

Foto: Reprodução

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou no Supremo Tribunal Federal (STF), no início deste mês, três ações para tentar derrubar leis que autorizam a vaquejada na Bahia, no Amapá e na Paraíba. Em maio, uma ação semelhante foi protocolada para invalidar a lei em Roraima. Em outubro do ano passado, o STF já havia derrubado a lei que regulamentava a pratica no Ceará, argumentando que a atividade impõe sofrimento aos animais e, portanto, fere princípios constitucionais de preservação do meio ambiente e proteção da fauna. No dia 6 de junho, contudo, o Congresso promulgou uma emenda constitucional, norma acima das demais leis do país, que viabiliza a retomada das vaquejadas em todo o território nacional, afirmando que "não são cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais". As ações de Janot foram apresentadas ao STF antes da promulgação da emenda, e contestam regras específicas estaduais que detalham como devem se realizar as vaquejadas. Segundo o procurador, mesmo com as normas para garantir o bem estar animal, a pratica “inevitavelmente” submete animais a tratamento violento e cruel, contrariando preceitos da Constituição. “Não é possível, a pretexto de realizar eventos culturais e esportivos, submeter espécies animais a práticas violentas e cruéis”, escreveu Janot nas ações.

Bahia

22 Junho 2017 - 14:06

Leur Lomanto Jr. pede que Rui faça como Neto e antecipe 100% do salário dos servidores

Foto: Reprodução

O líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Leur Lomanto Jr, disse que o governador Rui Costa  (PT) deveria seguir o exemplo do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) e antecipar 100% do salário de junho para os servidores estaduais. Em razão dos festejos juninos, ACM Neto anunciou na última quarta-feira (21), que vai adiantar a remuneração em sua totalidade nesta sexta-feira para os funcionários do município.  Por sua vez, o governador anunciou que anteciparia apenas 30% para os servidores estaduais. O deputado Leur Jr lembra que o governador e o secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório admitiram recentemente o reequilíbrio financeiro com a saída do estado do limite prudencial, o que deveria motivar o governo a fazer a antecipação total do salário para o funcionalismo público estadual. " O governador vive numa disputa política com o prefeito ACM Neto, tentando interferir em questões da prefeitura.  Ele deveria também imitar o prefeito, liberando 100% da remuneração de forma antecipada, lembrando que esse período importante para a maioria dos baianos", sugeriu. Leur Lomanto Jr.  acrescentou também que  não dá pra entender a má vontade do governo em promover o reajuste dos servidores.  "Vale ressaltar que os servidores do estado aguardam ansiosamente um reajuste e o governo até outro dia alegava que não podia dar porque o estado havia atingido o limite prudencial de gastos com pessoal. E agora por que não chamam os servidores para tratarem sobre o reajuste?", questionou.
 

Livramento

21 Junho 2017 - 17:17

Seagri realiza palestra sobre Cadastro Ambiental Rural e Regularização Ambiental

Foto: Divulgação |PMLNS

A Seagri de Livramento realizou na última terça-feira (20), uma palestra sobre o CAR – Cadastro Ambiental Rural. O CAR é o sistema onde se informa a situação das áreas de preservação permanente, de reserva legal, florestas, remanescentes de vegetação nativa, áreas de uso restrito, áreas consolidadas das propriedades e poses rurais. Participaram do evento o gerente do Banco do Brasil, que explicou sobre a Lei 13.340, que trata de renegociação de dívidas onde o produtor pode ter descontos, a Asamil, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Livramento, Adab, Adib e mais de 30 associações do município, além da empresa SALTUS, contratada do governo do estado, que é a responsável pelo cadastro. O CAR é todo eletrônico e online, para maiores informações os interessados devem procurar, a partir da próxima segunda-feira, 26 de junho de 2017, a Seagri, no Centro Administrativo de Livramento. O secretário de agricultura, Ricardo Juvelino, falou, ainda, sobre a campanha Campo Limpo, parceria da prefeitura com a ADAB para o recolhimento de embalagens de agrotóxicos.