Bahia

07 Julho 2017 - 13:42

Passageiros de ônibus que seguiam de São Paulo para Livramento foram assaltados em Minas Gerais

Foto: Reprodução | 88 FM Livramento

Na madrugada da última quarta-feira (05), um ônibus que transportava cerca de 40 passageiros de Santo André/ SP , com destino a Livramento de Nossa Senhora, foi interceptado por assaltantes na cidade de Buritizeiro, em Minas Gerais. De acordo com informações de um dos passageiros, os criminosos atiraram contra o coletivo, obrigando o motorista a parar. Eles indicaram ao motorista para seguir até uma estrada vicinal, onde roubaram todos os pertences dos passageiros e fugiram por sentido ignorado. A polícia investiga o caso. Até o momento, ninguém foi preso.

Região Sudoeste

07 Julho 2017 - 13:24

Homem morre após carro capotar na BR-030 entre Brumado e Sussuarana

Foto: Reprodução | Destaque Bahia

Um homem de 64 anos de idade identificado como Carlito Mascarenhas, morreu após o veículo que conduzia capotar e cair em uma ribanceira na BR-030, trecho entre Brumado e o distrito de Sussuarana, em Tanhaçu. A vítima conduzia um automóvel Honda Civic com placas de Campinas/ SP, quando perdeu o controle da direção em uma curva, saiu da rodovia e caiu em uma ribandeira, próximo a fábrica de cimento. O corpo foi encaminhado  ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.

Bahia

07 Julho 2017 - 13:11

Ex-prefeito de Lagedo do Tabocal é preso acusado de desviar verba do Fundeb

Foto: Divulgação

A Justiça Federal, através da juíza Karine Costa Carlos Rhem da Silva, da Vara Única da Subseção Judiciária de Jequié, determinou, na tarde de quinta-feira (06), a prisão do ex-prefeito de Lajedo do Tabocal, no Vale do Jiquiriçá, Nilson Andrade Santos (PSDB). 'Nilsinho', como é popularmente conhecido, foi detido por agentes da Polícia Civil de Itiruçu. De acordo com a delegada Maria do Socorro Damásio, que coordenou a operação que cumpriu o mandado de prisão contra Nilson Andrade, o ex-gestor é acusado de desvio de recursos do Fundeb repassados ao município, durante a sua gestão, em 2008, através de denúncia do Ministério Público Federal. Segundo o Blog Marcos Frahm, o ex-prefeito havia sido condenado pela Justiça Federal pela prática de improbidade administrativa. No mandado expedido, a Justiça diz que a decisão ocorre em virtude da revogação de pena pela qual Nilson foi condenado, passando a obedecer a pena privativa da liberdade. A defesa do ex-prefeito ainda não se pronunciou sobre o teor da decisão que levou o político para a cadeia. Ainda segundo a delegada Maria do Socorro, Nilson Andrade foi recolhido a carceragem da Delegacia Territorial de Itiruçu, onde permanece a disposição da Justiça Federal.
 

Bahia

07 Julho 2017 - 12:38

Operação da PF investiga vazamento de informações sob sigilo no Tribunal de Justiça da Bahia

Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (07) uma operação que tem como objetivo investigar o vazamento de informações sob sigilo no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Conforme a PF, a Operação Vortigern, ocorreu por determinação do Ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça. A polícia informou ainda que estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão e quatro conduções coercitivas, na região metropolitana de Salvador. A PF não deu mais detalhes do caso, como as cidades onde estão sendo cumpridas as determinações, nem se a operação já foi finalizada. O G1 entrou em contato com o TJ-BA, mas ainda não recebeu qualquer posicionamento sobre o caso.

Brasil

06 Julho 2017 - 21:08

Empresária é encontrada morta dentro de armário; corpo tinha marca de facadas

Foto: Reprodução/ Instagram

O corpo de uma mulher de 35 anos foi achado em um armário do apartamento onde ela morava na cidade de Chapecó, em Santa Catarina. Foram os familiares da empresária Fabiana Diavan Favero que encontraram o corpo dela, na tarde de quarta-feira (05). Segundo a polícia, Fabiana morreu por hemorragia. No corpo, havia marcas de golpes de faca no tórax e no pescoço. Os parentes da vítima já estão prestando depoimento. O marido, apontado pelos investigadores como o principal suspeito do crime, ainda não foi encontrado. Os agentes não descartaram outras possibilidades de autoria do crime. Já foi encontrada a faca utilizada no episódio após uma perícia realizada no apartamento de Fabiana. De acordo com a investigação, o crime ocorreu no início da noite da terça-feira e, em seguida, o corpo foi escondido no armário.

Brasil

06 Julho 2017 - 21:01

Câmera registrou queda de helicóptero que matou noiva em São Paulo

Foto: Reprodução

Um vídeo registrou o interior do helicóptero que levava a noiva Rosemeire Nascimento da Silva ao seu casamento - a aeronave acabou caindo em São Lourenço da Serra, São Paulo, e matando os quatro ocupantes em dezembro de 2016. As imagens foram achadas pelo irmão da noiva quatro dias depois do acidente e divulgadas agora. As imagens mostram o voo do início até a queda. Elas fazem parte da investigação da Polícia Civil e também da Aeronáutica. Para o advogado que representa familiares das vítimas, é possível perceber "erros crassos" do piloto pelo vídeo. "As imagens mostram o desespero dos passageiros e o erro crasso do piloto. Ninguém está querendo tripudiar o erro do piloto, mas é possível ver que ele fica puxando os instrumentos e o manche sem perceber o perigo. Ele está dando cambalhotas e não sabia disso, ele não tinha ideia do que estava fazendo”, disse ao G1 o advogado Fernando Henrique dos Reis. Além da noiva e do piloto, estavam no helicóptero Silvano Nascimento da Silva, irmão de Rosemeire, e a fotógrafa Nayla Cristina Neves Lousada, grávida de seis meses. A câmera era da fotógrafa e foi achada quatro dias após a queda por um irmão da noiva.

Veja o vídeo:

 

Bahia

06 Julho 2017 - 20:57

Seis jovens são presos suspeitos de assaltar e agredir pessoas em velório

Foto: Divulgação/SSP

Seis jovens suspeitos de assaltar e agredir pessoas que estavam em um velório foram presos, na manhã desta quinta-feira (06), na cidade de Camaçari, região metropolitana de Salvador. De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o grupo faz parte de uma facção criminosa que atua no município Segundo a SSP, o crime ocorreu na tarde da quarta-feira (5), quando os suspeitos invadiram a cerimônia, no bairro de Burisatuba, e atacou as vítimas, com tapas e chutes. Após a ação, os homens fugiram do local. Conforme a SSP, eles foram encontrados dentro de uma casa, em uma localidade conhecida como Gleba H, após denúncias. De acordo com a SSP, ao perceberem a ação da polícia para prendê-los, houve uma tentativa de fuga, impedida pelos policiais. Conforme a SSP, com os suspeitos, foram apreendidas 4 armas, munições, 2 coletes à prova de balas, 2 máscaras (conhecidas como brucutu), 4 relógios e 6 celulares. Segundo a SSP, foi encontrada também uma quantidade de drogas, embalagens e uma balança de precisão, além de uma caderneta de anotações do tráfico. A SSP informou que, após o flagrante, o grupo foi encaminhado para a Delegacia de Camaçari, onde estão à disposição da Justiça. O material apreendido também foi levado para a unidade policial.

Brasil

06 Julho 2017 - 20:49

Depoimento de Geddel à Polícia Federal é divulgado; veja vídeo

Foto: Reprodução

Durante a audiência de custódia nesta quinta-feira (6), em que o juiz federal Vallisney de Souza Oliveira decidiu manter a prisão preventiva do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), o peemedebista negou que tenha telefonado para a mulher do doleiro Lúcio Funaro com intuito de evitar que ele fizesse delação premiada, como suspeita o Ministério Público. “Tenho a crença inabalável, convicção, de que em nenhum momento tomei nenhuma atitude que pudesse ser de longe interpretada como embaraço à Justiça ou às investigações, muito ao reverso”, afirmou o ex-ministro. Geddel pediu ainda que fossem concedidas medidas restritivas alternativas em substituição à prisão. Apesar de ter permanecido quieto em boa parte da audiência, o ex-ministro negou que em algum momento tenha pressionado alguém para que deixasse de fazer algo do interesse da Justiça. 

Veja o vídeo:

Brasil

06 Julho 2017 - 20:10

Tecnologia: Facebook lança nova ferramenta para encontrar Wi-Fi de graça

Foto: Reprodução

O Facebook anunciou o lançamento de uma nova ferramenta que é capaz de encontrar Wi-Fi gratuito em qualquer lugar do mundo, inclusive no Brasil. O app se chama "Find Wi-Fi" e está disponível para Android e iOS. A empresa anunciou a novidade através de um comunicado: "Descobrimos que a ferramenta não é apenas útil para pessoas que estão viajando, mas também em áreas onde a infraestrutura de dados móveis é escassa". Para utilizar o novo recurso, os usuários devem clicar na seção "Mais", no aplicativo do Facebook e depois em "Encontrar Redes Wi-Fi". Será possível navegar por um mapa com os pontos de Wi-Fi mais próximos, além de ter maiores informações sobre o estabelecimento da rede.
 

Brasil

06 Julho 2017 - 20:07

Pastor acolhe Suzane von Richthofen como missionária evangélica

Foto: Reprodução

O pastor Euclides Vieira, que ajuda a detenta Suzane von Richthofen e o noivo, Rogério Olberg, a se tornarem missionários na Igreja do Evangelho Quadrangular, garante que a jovem está mudada. "Desde que conversei com Suzane, conheci uma outra pessoa. Acredito que ela está mudada. Ela fala olhando nos olhos, se emociona quando ouve sobre o evangelho. Ela me passou confiança de uma recuperação", disse ao Uol. Condenada a 39 anos de prisão pela participação na morte dos pais, Suzane converteu-se ao protestantismo e foi batizada pela Assembleia de Deus no presídio. Amigo de Rogério desde 2005, Euclides foi procurado no começo de 2016 para se aconselhar sobre o possível relacionamento com Suzane. "Ele queria uma opinião, saber o que eu achava da situação, pois eles estavam praticamente namorando", lembra o pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular de Itapetininga, no interior de São Paulo. "Neste ano, ele me pediu que os visse. Eu atendi no dia seguinte e conversei com eles, orei pelos dois", conta Euclides. "Eles expressaram a vontade de fazer a obra missionária. Ela iria anunciar o evangelho, dar o testemunho do Senhor". Para se tornar uma obreira credenciada, como é chamado na igreja, é preciso seguir alguns passos. Primeiro, fazer um curso no Instituto Teológico Quadrangular. Depois, tem de passar por uma avaliação de especialistas e por uma série de entrevistas. "Então, a pessoa é levada para uma convenção e tem de ter uma indicação de um pastor local para ser aceita. Ela ficaria numa igreja fixa".

Rio de Contas

05 Julho 2017 - 21:13

TJ-BA decide desativar comarca de Rio de Contas e de mais 32 cidades do interior do estado

Foto: Reprodução | Facebook

Os desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decidiram aprovar, na manhã desta quarta-feira (5), a desativação de 33 comarcas de cidades do interior do estado. De acordo com o órgão, a medida está alinhada com a Resolução 184/2013 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece que os tribunais devem adotar providências para extinção, transformação ou transferência das unidades com baixa movimentação de processos nos últimos três anos. Ainda segundo o órgão, a medida levou em conta critérios e questões técnicas como arrecadação judicial e despesas da comarca, bem como a distância entre as unidades que passarão a assumir o acervo processual e o número de servidores da antiga comarca. De acordo com a decisão, os servidores e os acervos de processos deverão ser unificados em até 60 dias. As cidades que perderam de vez as comarcas judiciais foram Abaré, Acajutiba, Alcobaça, Angical, Aurelino Leal, Baixa Grande, Boa Nova, Boquira, Brejões, Brotas de Macaúbas, Conceição da Feira, Ibicuí, Ibirapitanga, Itagimirim, Itapebi, Itapitanga, Itiruçu, Jaguaripe, Jiquiriçá, Maraú, Milagres, Mucugê, Nova Canaã, Nova Fátima, Palmeiras, Paratinga, Pau Brasil, Presidente Dultra, Rio de Contas, Santa Luzia, São Gabriel, Serra Preta e Wanderley.  Algumas comarcas das cidades acimas já tinham sido agregadas à outras maiores, mas vinham mantendo suas estruturas. No entanto, o órgão explica que as comarcas desativadas poderão voltar a funcionar a qualquer tempo também por resolução do Tribunal Pleno. Além dessa medida, também foi decidido que as comarcas de Camamu, Castro Alves, Inhambupe, Itajuípe, Olindina, Pojuca e Uruçuca, que possuíam vara crime e cível, passam a ter vara única, sendo jurisdição plena.

Brasil

05 Julho 2017 - 13:21

Portador do HIV que fazia sexo sem camisinha se apresenta à Justiça

Foto: Reprodução

O empresário Renato Peixoto Leal Filho, de 43 anos, denunciado por lesão corporal gravíssima por tentar contaminar parceiras sexuais com o vírus HIV, apresentou-se na segunda-feira (03), à Justiça. Ele fazia sexo sem preservativo mesmo sabendo-se portador do vírus e só depois informava suas condições às mulheres. O caso veio à tona há dois anos, quando uma das vítimas procurou a polícia para denunciá-lo. Em seguida, outra mulher prestou depoimento relatando o mesmo fato. Elas disseram que ele marcava encontros via redes sociais com mulheres e depois as convencia a ter relações sem proteção. Dizia que queria "marcar a vida" da parceira. Em entrevista ao jornal carioca Extra, o empresário afirmou ser soropositivo e ter transmitido a doença para duas ex-companheiras, mas negou que tenha feito sexo sem preservativo com o intuito de infectar a parceira. Existe um mandado de prisão preventiva expedido contra ele em 30 de maio. Mas o empresário não foi encontrado e passou a ser considerado foragido. A defesa de Leal recorreu e teve seu pedido negado. Acompanhado por seu advogado, ele foi nesta segunda-feira ao cartório da 19ª Vara Criminal da capital, durante o expediente forense. O cartório, então, orientou o empresário a comparecer à 5ª Delegacia de Polícia, no centro, para que de lá ela seja encaminhado ao sistema penitenciário. Nesta quarta-feira (05), está agendada audiência  de instrução e julgamento do caso, com a sua presença.

Brasil

05 Julho 2017 - 13:16

Polícia Rodoviária Federal suspende serviços por falta de recursos

Foto: Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) suspendeu nesta quarta-feira (5) alguns serviços, por falta de verbas. A suspensão é por tempo indeterminado e afeta os serviços de escolta de cargas superdimensionadas e escolta em rodovias federais. Também estão suspensas as atividades aéreas, tanto de policiamento quanto de resgate. A PRF vai, ainda, reduzir o patrulhamento terrestre, desativar algumas unidades operacionais e diminuir o horário de atendimento ao público nas unidades administrativas. O patrulhamento das rodovias é considerado prioridade no Plano Nacional de Segurança Pública, lançado no fim do ano passado, pelo Ministerio da Justiça. A reportagem procurou o ministério, mas a pasta ainda não se manifestou. Em nota, a Polícia Rodoviária Federal informa que a suspensão dos serviços é uma consequência do contingenciamento orçamentário do governo federal. Na semana passada, a Polícia Federal suspendeu a emissão de passaportes, também por falta de dinheiro.

Brasil

05 Julho 2017 - 13:05

Após visita a Geddel, Lúcio tem reunião com Temer no Palácio do Planalto

Foto: Bahia Verdade

Um dia após a prisão do irmão, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) se reuniu com o presidente Michel Temer na terça-feira (04). De acordo com a agenda oficial, divulgada no portal da Presidência da República, o parlamentar foi recebido por Temer às 13h30, na sequência de uma reunião com a participação do ministro Moreira Franco (Secretaria – Geral da Presidência) e líderes da base aliada, que ocorreu às 13h. Ainda de acordo com a agenda presidencial, o encontro foi no Palácio do Planalto. Segundo o Bom Dia Brasil, da TV Globo, Lúcio visitou Geddel um pouco antes, na Superintendência da Polícia Federal em Brasília – horas depois, ele foi transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda, também na capital federal.
 

Bahia

05 Julho 2017 - 12:54

Carro pega fogo após bater em cavalo; motorista fica preso às ferragens e morre carbonizado

Foto: Sigi Vilares / Blog do Sigi Vilares

Um motorista morreu carbonizado após acidente de carro em Serra do Ramalho, no oeste da Bahia, na noite de terça-feira (4). João da Conceição dos Santos, de 37 anos, dirigia em uma estrada da zona rural, quando bateu em um cavalo. Após a batida o carro pegou fogo. De acordo com a polícia, ele não conseguiu sair do veículo porque ficou preso às ferragens. O animal também morreu na hora. O corpo dele foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Bom Jesus da Lapa, que fica a 60 km de Serra do Ramalho.