LEM: Mãe e filha são estupradas após receberem bebida ‘batizada’ em bar
Foto: Divulgação
MUNICÍPIOS 09 Mar 2022 - 09:30
LEM: Mãe e filha são estupradas após receberem bebida ‘batizada’ em bar

Um homem de 40 anos foi preso sob suspeita de ter dopado mãe e filha na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano. As mulheres também foram estupradas durante o crime, que aconteceu no último domingo (6). De acordo com a Polícia Militar, mãe e filha foram a um bar na Avenida Ayrton Senna e, por volta das 4h, conheceram o homem suspeito de dopá-las. Ele ofereceu uma bebida para as duas, que aceitaram. Depois disso, as vítimas relatam se lembrar apenas de terem acordado nuas na cama, na casa do acusado. Muito assustada e sem entender o que estava acontecendo, uma das vítimas foi ao banheiro e disse ter sentido dor na região íntima. Nesse momento, elas entenderam que foram vítimas de estupro. A polícia foi chamada por volta das 6h30 do mesmo dia. Uma equipe da 85ª Companhia Independente da PM foi até a casa do homem e o prendeu. Ele foi levado para o Distrito de Segurança Pública (Disep) e encaminhado à cadeia em Barreira (Disep), juntamente com as vítimas. Em seguida, o suspeito foi levado para a cadeia em Barreiras, onde permanece à disposição da Justiça.

Ministério Público quer que Adab suspenda abate de jumentos na Bahia
Foto: Reprodução
MUNICÍPIOS 09 Mar 2022 - 09:00
Ministério Público quer que Adab suspenda abate de jumentos na Bahia

O Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Julimar Barreto Ferreira, ajuizou na terça-feira (8) ação civil pública contra a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia (Adab) para que fortaleça a fiscalização nas propriedades criadoras e que recebem jumentos no estado. Também foi acionada a empresa Nordeste Pecuária, Indústria e Comércio, situada em Amargosa, para que suspenda o abate de jumentos em suas dependências até que o Estado da Bahia, por meio da Adab, regulamente a exigência do exame de Mormo e de anemia infecciosa equina como protocolo para o recebimento e o abate dos jumentos em todos os frigoríficos licenciados da Bahia. A ideia é que o abate seja suspenso até que seja disciplinado um protocolo para a efetiva criação de uma cadeia produtiva destes animais no estado, demonstrando que o crescimento vegetativo da espécie seja superior ou, no mínimo, igual ao número de abates dos jumentos, a fim de evitar a extinção dos mesmos.

Novo decreto autoriza eventos com até 8 mil pessoas na Bahia
Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
MUNICÍPIOS 09 Mar 2022 - 08:54
Novo decreto autoriza eventos com até 8 mil pessoas na Bahia

O governo da Bahia publicou, na edição desta quarta-feira (9) do Diário Oficial do Estado, uma ampliação do público máximo permitido em eventos, de três para oito mil pessoas. A medida tem validade até o dia 18 de março e é preciso respeitar o limite máximo de 50% de ocupação dos espaços. Na terça-feira (8), o governador Rui Costa havia dito, em redes sociais, que um novo decreto seria elaborado, autorizando o público de cinco mil participantes. O decreto que estava em vigor na terça estava previsto para seguir até o dia 14 de fevereiro, e permitia a participação de até três mil pessoas por evento. No decreto, estão enquadrados casamentos, formaturas, feitas, parques de diversões e exposições, teatros, cinemas, museus, circos, passeatas, e outros eventos urbanos e rurais, seja em locais públicos ou privados. Em todos os casos, o acesso aos locais está condicionado à comprovação de vacinação contra a Covid-19 e é obrigatório o respeito aos protocolos sanitários, a exemplo do uso de máscara. O último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia, na terça-feira (8), aponta que o estado tem 3.485 casos ativos de Covid-19. Nas últimas 24 horas, foram contabilizados 2.789 casos conhecidos de Covid-19 e 21 mores. A Bahia tem mais de 11,4 milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose, 10,4 milhões com a segunda dose ou dose única e cerca de 4 milhões com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 643.560 crianças já foram imunizadas.

Deputado Marquinho Viana entrega trator para Canatiba
Foto: Divulgação
POLÍTICA 09 Mar 2022 - 08:46
Deputado Marquinho Viana entrega trator para Canatiba

Na manhã da última segunda-feira (07) juntamente com o governador Rui Costa, o deputado Marquinho Viana fez a entrega de equipamento agrícolas para a Associação de CANATIBA, no município de MACAÚBAS, solicitado pelo vice-prefeito Nei e o vereador Vá de Lindolfo. 

Motorista de carro funerário morre em batida com caminhão na BR-101, no sul da Bahia
Foto: Radar 64
MUNICÍPIOS 09 Mar 2022 - 08:30
Motorista de carro funerário morre em batida com caminhão na BR-101, no sul da Bahia

O motorista de um carro funerário morreu em um acidente na tarde de terça-feira (08) na altura do km 680 da BR-101, no município de Itagimirim. O carro locado pela Prefeitura de Itapebi de uma pequena empresa mortuária, colidiu na lateral de um caminhão-baú. Edvaldo Barbosa dos Santos, 56 anos, que era servidor público do município de Itapebi, chegou a ser retirado das ferragens por equipes do Samu e dos bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu poucos minutos depois. O acidente, de acordo com as informações da polícia, aconteceu em uma curva, próximo ao trevo da BA-275. A pista estava molhada. A polícia apura as causas da batida. A reportagem do RADAR 64 apurou que o motorista estava vindo buscar o corpo de uma pessoa que morreu em um hospital de Eunápolis, que fica a cerca de 38 quilômetros do local do acidente.

Livramento de Nossa Senhora recebe nova Ambulância
Foto: Divulgação
MUNICÍPIOS 08 Mar 2022 - 21:19
Livramento de Nossa Senhora recebe nova Ambulância

O município de Livramento de Nossa Senhora recebeu mais uma ambulância, tipo furgão, para a frota do Hospital Municipal Dr. Ulysses Celestino da Silva. O veículo foi entregue ao prefeito Ricardinho Ribeiro pelo governador do estado Rui Costa, em Salvador, na manhã da última segunda-feira (07). O equipamento foi adquirido através de emenda do deputado estadual Marquinho Viana.

Em Brasília, Solidariedade anuncia apoio à pré-candidatura de ACM Neto
Foto: Divulgação
MUNICÍPIOS 08 Mar 2022 - 20:53
Em Brasília, Solidariedade anuncia apoio à pré-candidatura de ACM Neto

Pré-candidato ao governo da Bahia, o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) recebeu nesta terça-feira (8) o apoio do Solidariedade. O acordo foi selado em Brasília, em um encontro que contou com as participações dos presidentes nacional e estadual do partido, o deputado Paulinho da Força e Luciano Araújo, respectivamente, além de outros dirigentes da sigla. “Estamos na base de ACM Neto desde sua primeira eleição para a Prefeitura de Salvador e vamos marchar juntos na campanha para o governo do Estado porque ele (Neto) é o único candidato que pode colocar a Bahia na rota do desenvolvimento”, disse Luciano Araújo. Na Bahia, o Solidariedade conta com 60 vereadores e três prefeitos. “Vamos disputar as eleições com 40 candidatos à Câmara Federal e 64 postulantes à Assembleia Legislativa”, disse Luciano Araújo. Após o encontro, o ex-prefeito ACM Neto afirmou que o apoio do Solidariedade é muito importante em sua campanha. “No sábado passado recebemos o apoio do Cidadania e hoje, do Solidariedade. Estamos fortalecendo nossa base com partidos que têm compromisso com as aspirações dos baianos”, concluiu ACM Neto.

Ivana Bastos garante a assinatura de 14 convênios e a entrega de 2 ambulâncias e 1 trator para 12 municípios
Foto: Divulgação
POLÍTICA 08 Mar 2022 - 19:27
Ivana Bastos garante a assinatura de 14 convênios e a entrega de 2 ambulâncias e 1 trator para 12 municípios

Dezessete conquistas. Esse foi o número de investimentos que a deputada Ivana Bastos garantiu em um só dia para doze municípios baianos. Em um ato, realizado em Salvador, nesta segunda-feira (7), a parlamentar, o governador Rui Costa, os deputados federais Charles Fernandes e Otto Filho asseguraram investimentos que ultrapassam o valor de R$ 15 milhões para os municípios de Candiba, Caetité, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Igaporã, Iraquara, Malhada, Matina, Pindaí, Palmas de Monte Alto, Tanhaçu e Urandi.

Trator

A Associação dos Pequenos Produtores e Trabalhadores Rurais dos povoados de Cabeça da Onça, Várzea do Padre, Sucesso Região, no município de Tanhaçu, recebeu um trator com implementos agrícolas. Após o trabalho da deputada, ao lado do deputado federal Charles Fernandes e do vereador Carlinhos, o governador Rui Costa entregou o maquinário nas mãos do presidente da associação, Sérgio Barbosa.

Ambulâncias

O prefeito de Palmas de Monte Alto, Manoel Rubens, e a prefeita de Matina, Olga Gentil, receberam do governador Rui Costa, as chaves de uma ambulância 0 km. O veículo de Matina foi adquirido através de emenda da deputada Ivana Bastos com o apoio do deputado federal Charles Fernandes; e o veículo de Palmas de Monte Alto foi viabilizado pelo deputado federal Waldenor Pereira, com o apoio da deputada.

Convênios

Após o trabalho da deputada Ivana Bastos, o governador Rui Costa assinou diversos convênios para obras de infraestrutura nos municípios.

Urandi

Para o município, foram viabilizados cerca de R$2.5 milhões para as obras de calçamento com drenagem e construção de praça no povoado de Entupição; para a revitalização da Praça da Rodoviária; e a construção de praça com pista de caminhada no povoado de Salinas. O investimento contou também com o trabalho do deputado federal Charles Fernandes e do prefeito Warlei Oliveira. Também estavam presentes no ato, os vereadores Edson David e Antônio Carlos (Dai de Neide).

Pindaí

"União de forças minha, do prefeito João Veiga e do deputado Charles só tem garantido bons resultados", disse Ivana Bastos após a assinatura do convênio para o calçamento no distrito de Guirapá e povoado de Tabua e a revitalização e construção da Praça Genebaldo Correia.

Malhada

Através de um trabalho ao lado do prefeito Gimmy e do deputado Charles Fernandes foi assinado o convênio com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), para o calçamento com drenagem superficial de ruas no povoado de Parateca. Um investimento de R$373 mil. Também presente no ato, o vice-prefeito Manoel Rufino; os vereadores Cristiano, Bita, Rafael, Warley e os assessores Elbinho e Guto.

Iraquara

Mais de R$1.2 milhão será disponibilizado para a reforma da Praça Walter Coutinho no município de Iraquara, graças ao nosso trabalho ao lado do prefeito Nino Coutinho e do deputado federal Otto Filho. "Tenho muito orgulho de somar forças para garantir mais esse investimento para a população de Iraquara. Essa praça trará mais um belo espaço de lazer e entretenimento para as famílias", afirmou Ivana.

Igaporã

Igaporã vai contar com um Mercado Municipal totalmente reformado, no valor de R$1.6 milhão, em resposta ao trabalho da deputada e do prefeito Neto Cotrim. "Esse trabalho ao lado de Neto tem colocado, cada vez mais, o município de Igaporã na rota do desenvolvimento", considerou a parlamentar.

Dom Basílio

"É na união de forças e na parceria com o trabalho ao lado do prefeito Roberval que, cada vez mais, estamos garantindo investimentos para Dom Basílio", frisou a deputada. O município receberá a ampliação e a reforma do Mercado Municipal, no valor de cerca de R$1.5 milhão.

Contendas do Sincorá

O governador Rui Costa e a prefeita Margareth Pina assinaram o convênio para a construção de praças na zona rural e para a modernização e ampliação do mercado municipal. Um investimento de aproximadamente R$2 milhões.

Candiba

Em resposta ao compromisso da deputada, de Charles Fernandes e do prefeito Reginaldo Prado, foram assegurados R$ 4 milhões para as obras de revitalização da urbanização às margens da BR 122, Vilas Neves; e para o calçamento de ruas na sede, distrito de Pilões e na Vila Neves.Estavam presentes a primeira-dama, Nalva Prado; os vereadores Ismael Domingos, Lau e Neobino Marques e o diretor do colégio estadual, Valdimir Pereira.

"Gratidão a todos que confiaram no meu trabalho e me deram a oportunidade de lutar pelos municípios", ressaltou a deputada.

Cachorro se joga no chão ao ver os suspeitos deitados durante a revista
Foto: Reprodução
BRASIL 08 Mar 2022 - 18:41
Cachorro se joga no chão ao ver os suspeitos deitados durante a revista

Durante uma abordagem no último domingo (06), em Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba, a Polícia Militar foi surpreendida pela ação de um cachorro que deitou no chão ao lado de dois suspeitos. De acordo com o policial Tiago Wendrechoviski, ao ver os homens sendo revistados com as mãos algemadas no chão, o cão de rua também deitou e encolheu as patas. "Achei que o cachorro foi bem parceiro dos caras. Foi estranho, porque ele não conhecia eles, mas se compadeceu e deitou do lado dos caras", disse o policial. Diante do comportamento diferente, a equipe decidiu fotografar a cena, que viralizou na internet. De acordo com informações do G1, o policial informou que em Itaperuçu não há nenhum serviço de canil do município, por isso, o  cachorro não foi recolhido e foi embora.

CPR Sudoeste realiza Solenidade de Passagem de Comando da 79ª CIPM (Poções) e 93ª CIPM (Maracás)
Foto: Divulgação
MUNICÍPIOS 08 Mar 2022 - 15:09
CPR Sudoeste realiza Solenidade de Passagem de Comando da 79ª CIPM (Poções) e 93ª CIPM (Maracás)

A Polícia Militar da Bahia renova regularmente seu quadro de comandantes das unidades, valorizando o passado, e seu grande protagonismo, orquestrando novos sentimentos futuro. Na manhã de segunda-feira (07) na sede do CPRSO em Vitória da Conquista o Cel PM Ivanildo da Silva, Comandante do CPRSO, presidiu a solenidade de Passagem de Comando da 79ª CIPM (Poções) e da 93ª CIPM (Maracás). Os comandantes das respectivas Unidades Major PM Alécio e Major PM Heroney, foram permutados de Companhia. Sendo assim o Major PM Heroney passa a comandar a 79ª CIPM e o Major PM Alécio comandará a 93ª CIPM. No encerramento da solenidade, o Comandante Regional, Cel PM Ivanildo da Silva, frisou a importância da lealdade e da confiança entre toda tropa e desejou sucesso aos Comandantes em suas novas missões.

MUNICÍPIOS 08 Mar 2022 - 11:58
Rui busca unidade e aposta na vitória da chapa governista

O governador Rui Costa disse buscar a união entre os integrantes de seu grupo político e afirmou apostar na vitória da chapa governista nas eleições de 2022. A declaração foi dada na manhã desta terça-feira (8), quando ele destacou também a importância de se buscar o fortalecimento em torno do nome do ex-presidente Lula, candidato à presidência da República: “Vamos dialogar para manter esse grupo forte e unido com o presidente Lula. A Bahia precisa de Lula e Lula precisa da Bahia unida. Juntos, vamos reconstruir o Brasil e continuar transformando a vida de baianos e baianas”, disse Rui.

Prefeito de Livramento inaugura quadra poliesportiva e entrega reforma e ampliação de escola em Arrecife
Foto: Divulgação/ ASCOM PML
LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA 08 Mar 2022 - 10:39
Prefeito de Livramento inaugura quadra poliesportiva e entrega reforma e ampliação de escola em Arrecife

Completando nesta terça-feira (08), dia Internacional da Mulher, 21 anos de sua fundação, a Escola Municipal Darcy Tanajura de Cássia recebeu, como presente de aniversário, uma grande reforma em sua estrutura física, além da construção de novas salas de aula para melhor acolher os alunos e servidores do educandário. Para completar as comemorações, um antigo sonho dos moradores se tornou realidade, a escola ganhou sua tão sonhada quadra poliesportiva, um novo local de lazer não só para servidores e alunos, mas para todos de Arrecife e comunidades circunvizinhas. Os benefícios foram entregues no último sábado (05), pelo Prefeito, Ricardinho Ribeiro, vice-prefeita, Joanina Sampaio e vereadores.

Ambulâncias e máquinas agrícolas são enviadas para o interior do estado
Foto: Manu Dias/GOVBA
MUNICÍPIOS 08 Mar 2022 - 09:46
Ambulâncias e máquinas agrícolas são enviadas para o interior do estado

O governador Rui Costa realizou, na manhã desta segunda-feira (7), no Parque de Exposições em Salvador, a entrega de equipamentos agrícolas e ambulâncias para diversas prefeituras baianas, além de firmar 125 convênios com 98 municípios e assinar ordens de serviços para realização de obras de infraestrutura urbana, como pavimentação de ruas, recuperação de praças, construção de sistemas de abastecimento de água e saneamento, reforma de mercados e estádios municipais, construção de novas estruturas, como campos de futebol e ciclovias, entre outras melhorias. Rui Costa ainda entregou oito equipamentos para quatro consórcios intermunicipais, incluindo usinas de asfalto. Dentre as cidades beneficiadas com os convênios e ordens de serviço estão Feira de Santana, Amargosa, Barra do Choça, Caravelas, Andaraí, Belo Campo, Itanhém, Luís Eduardo Magalhães, Ubaíra, Várzea do Poço, Gandu, Jequié, Ubatã e Campo Alegre de Lourdes. No total, 42 veículos tipo van irão ajudar na modernização da frota de ambulâncias no interior, num investimento que ultrapassa R$ 8 milhões realizado através da Secretaria da Saúde (Sesab). Os municípios de Antas, Canavieiras, Ipiaú, Cachoeira, Camacã, Poções, Pilão Arcado, Lençóis e Santo Amaro foram alguns dos que receberam as ambulâncias. Juntas, as secretarias da Agricultura (Seagri), da Infraestrutura (Seinfra) e de Desenvolvimento Rural (SDR) entregaram 46 tratores com implementos agrícolas, um micro trator e cinco retroescavadeiras. Fizeram parte do grupo de beneficiados com os equipamentos as cidades de Eunápolis, Itamaraju, Medeiros Neto, Belmonte, Porto Seguro, Ibicuí, Itapetinga, Brejões, Itacaré, entre outras.

Governo do Estado mantém congelamento do ICMS sobre combustíveis
Foto: Carol Garcia/GOVBA
MUNICÍPIOS 08 Mar 2022 - 09:15
Governo do Estado mantém congelamento do ICMS sobre combustíveis

A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) esclarece que o congelamento dos preços de referência para cálculo do ICMS sobre combustíveis permanece em vigor, e que já respondeu à consulta sobre o tema formalizada pela Acelen. A atual operadora da Refinaria Mataripe solicitou esclarecimentos em 27 de janeiro, perto do final do prazo de vigência da primeira fase do congelamento, e a resposta da Sefaz-BA foi encaminhada em 7 de fevereiro, esclarecendo que a empresa deveria parametrizar o seu sistema de acordo com a legislação, fixando os preços de referência registrados em 1º de novembro. O congelamento, que deveria valer por três meses, foi prorrogado por novo decreto estadual, estendendo-se até final de março. A Acelen, no entanto, acaba de encaminhar à Sefaz-BA nova consulta sobre a questão. A Secretaria da Fazenda reitera o posicionamento da Bahia, em linha com o que vem sendo apontado pelo Comsefaz – Comitê Nacional de Secretários da Fazenda, Finanças, Receitas ou Tributação dos Estados e Distrito Federal, de que as frequentes altas registradas nas bombas decorrem da política de preços da Petrobras, que gera a maior parte da sua produção em território brasileiro, com custos em reais, mas insiste em dolarizar os valores praticados para o mercado interno, o que tem resultado em frequentes reajustes dos combustíveis e em forte pressão inflacionária, situação que tende a ser agravada com a guerra na Ucrânia. As alíquotas do ICMS para combustíveis permanecem as mesmas há vários anos, e o congelamento dos preços de referência para cálculo do imposto foi adotado pelos estados na expectativa de que o Governo Federal e a Petrobras promovessem a revisão da política de preços da empresa.

Preço do diesel aumenta 23,4% na Bahia e economista explica impacto no consumidor geral: 'Efeito cascata'
Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo
MUNICÍPIOS 08 Mar 2022 - 09:03
Preço do diesel aumenta 23,4% na Bahia e economista explica impacto no consumidor geral: 'Efeito cascata'

O preço do óleo diesel teve um aumento de 23,4% na Bahia, de acordo com a Acelen, empresa que opera da Refinaria Mataripe, na Bahia. Em Salvador, o combustível é encontrado em uma média de R4 7,29 o litro. O aumento representa um impacto significativo principalmente no orçamento de caminhoneiros e outros transportadores, mas também gera alta no índice de inflação, por causa da perda do valor de compra e aumento no preço da energia elétrica. O economista Cézar Almeida também destaca que a alta no valor tem um efeito cascata, porque também cresce os preços de bens de consumo, como comida e roupas, além do repasse no valor do frete. “O diesel tem um grande impacto na nossa economia porque, no Brasil, a maior parte do nosso transporte é feito de forma rodoviária, e os caminhões são abastecidos com óleo diesel. Então, isso gera um impacto direto no preço do frete, que gera um impacto direto nos preços da cadeia de produção como um todo, diretamente no consumidor, nos alimentos, nos eletrônicos, compras pela internet e por aí vai", avaliou ele. "Também tem o que a gente chama de efeito em cascata, porque a própria indústria, para comprar insumos, vai comprar de empresas e a maior parte vai ser transportado de forma rodoviária, então o preço dos custos também são pressionados, o que gera também um aumento do preço final para o consumidor", complementou.