• Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
  • 22 // Fev // 2022
  • 13h23

Em ano eleitoral, Guedes fala em flexibilizar uso do FGTS até o fim de 2022

Durante evento do banco BTG Pactual, nesta terça-feira (22), o ministro da Economia Paulo Guedes afirmou que o governo federal pode flexibilizar o uso de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) até o fim deste ano. A informação é da Folha de S. Paulo. “Há várias iniciativas que podemos ter até o fim do ano que devem ajudar a economia a crescer. Podemos mobilizar recursos do FGTS também, porque são fundos privados”, disse o ministro. “São pessoas que têm recursos lá e que estão passando por dificuldades. Às vezes o cara está devendo dinheiro no banco e está credor no FGTS. Por que não pode sacar essa conta e liquidar a dívida dele do outro lado?”, questionou. Segundo a publicação, a medida faz parte da estratégia do governo, que em ano eleitoral tem usado os cofres públicos e destravado recursos para implementar políticas de apelo popular. Nesta linha, no mesmo evento Paulo Guedes disse que a União prepara um corte de 25% do IPI, com o objetivo de reduzir custos de produtos como eletrodomésticos e automóveis.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 22 // Fev // 2022
  • 10h17

Rui afirma que seu nome está à disposição para ser candidato ou concluir o mandato

O governador Rui Costa defendeu, nesta segunda-feira (21), uma ampla coalização em torno do ex-presidente Lula visando a vitória nas eleições de outubro. Ele acha “natural” que Lula e o PT conversem com outras correntes na economia com o objetivo de construir propostas para governar o Brasil nos próximos anos. Rui foi entrevistado pela jornalista Miriam Leitão, da GloboNews, que exibe o conteúdo na íntegra hoje, às 23h30, com retransmissão nas redes sociais do governador. Sobre a sucessão no Estado, Rui Costa voltou a afirmar o desejo de ajudar o seu grupo político da melhor maneira possível, inclusive concluindo seu mandato até o final de dezembro: “Teria o maior orgulho de ficar”. Também garantiu que se o mesmo grupo entender que ele cumprirá um papel importante sendo candidato ao Senado, “o meu nome estará à disposição”.

  • Foto: Divulgação/SEAP
  • 22 // Fev // 2022
  • 10h13

Secretário de Administração Penitenciária é exonerado após rebelião com 6 mortos em presídio de Salvador

O secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia, Nestor Duarte, foi exonerado após a rebelião que deixou seis mortos e 38 feridos na Penitenciária Lemos Brito, que fica no Complexo Penitenciário de Mata Escura, em Salvador. A saída dele foi publicada nesta terça-feira (22), no Diário Oficial. Nestor já havia pedido a saída da secretaria no dia 8 de fevereiro, antes mesmo do motim entre os detentos. Além dele, também foi exonerado, a pedido, o chefe de gabinete da pasta, Carlos Eduardo Sodré. Com isso, Luís Antônio Nascimento Fonseca, que é o atual superintendente de Ressocialização Sustentável vai assumir a pasta interinamente. 

  • Foto: Divulgação/PRF
  • 21 // Fev // 2022
  • 21h16

Celulares, notebook, drones e tênis são apreendidos em ônibus no oeste da Bahia

Celulares, notebook, drones, tênis de marca famosa e outros equipamentos de informática, totalizando 1.673 itens, foram apreendidos na manhã desta segunda-feira (21), em um ônibus, na BR-242, em trecho da cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a apreensão aconteceu durante comando de enfrentamento ao crime em frente à Unidade Operacional, no km 800. O transporte era interestadual, que saiu de São Paulo e tinha como destino o Piauí. Os agentes da PRF fizeram uma fiscalização detalhada no local e durante a vistoria foram encontrados, entre as bagagens, caixas com celulares e eletrônicos de última geração, sem o despacho aduaneiro. Entre o material apreendido foram encontrados 670 celulares de última geração e de alto valor no mercado, além de diversos equipamentos de informática como teclado, mouse e carregador. Também foram achados drones, notebook, capas para celular, fones de ouvido, baterias e outros produtos. Questionado, o motorista do veículo disse que as caixas foram embarcadas em São Paulo e relatou desconhecer o conteúdo das mercadorias despachadas. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia de Barreiras, onde a identificação do remetente e o destinatário dos equipamentos serão investigados. De acordo com a PRF, o crime de Descaminho (importar produtos sem o pagamento dos respectivos impostos) está previsto no art. 334 do Código Penal e tem pena de um a quatro anos de prisão.

  • Foto: Divulgação
  • 21 // Fev // 2022
  • 11h51

Ivana Bastos busca ampliação de sistema de abastecimento de água para Guanambi

Com o objetivo de garantir mais acesso à água em comunidades do município de Guanambi, a deputada Ivana Bastos se reuniu com o diretor de Operações da Embasa, Ubiratan Mota, na tarde desta quinta-feira (17). A pedido da parlamentar, o diretor aprovou a liberação de material para as obras de extensão de rede das localidades de Suruá/ Barreirinho e Chêta, beneficiando 90 famílias. O pedido atende a solicitação do vereador Paulo Costa e do presidente do PSD local, Hugo Costa. Na ocasião, Ivana Bastos também acompanhou a solicitação para implantação do sistema de abastecimento na localidade de Morro do Carro. Um pedido também do deputado federal Charles Fernandes, da presidente da associação Lúcia e da suplente de vereadora Rose Gomes. A intervenção beneficiará 75 famílias. Ainda na reunião, a deputada acompanhou o processo para a extensão de rede no distrito de Morrinhos, que levará água de qualidade até as torneiras das famílias das localidades de Tanque do Caldeirão, Velha Rita, Jurema dos Bezerros, Sítio Novo e Sacouto. Para a execução dos serviços, que está em fase de homologação da licitação, serão investidos R$ 3.4 milhões, para a realização de 255 ligações domiciliares. A obra é resultado da luta da deputada junto ao deputado federal Charles Fernandes e do vereador Homero Castro.

 

  • Foto: Alberto Maraux
  • 21 // Fev // 2022
  • 11h39

Tentativa de fuga e briga entre internos resultaram nas mortes de cinco detentos, na tarde de domingo (20)

As Secretarias da Segurança Pública (SSP) e de Administração Penitenciária (Seap) investigam a entrada de armas, no Complexo de Mata Escura. Uma tentativa de fuga e uma briga entre custodiados, na tarde de domingo (20), resultaram nas mortes de cinco detentos. Dezoito internos ficaram feridos e foram encaminhados para unidades de saúde. A ocorrência começou às 15h45, quando policiais penais ouviram disparos de arma de fogo, no Módulo II da Lemos Brito. Guarnições do Batalhão de Guardas (BG) da Polícia Militar foram até o local e impediram a fuga de detentos pela porta principal daquela unidade. Na sequência, com reforços de equipes do Bope, Batalhão de Choque, Graer, Apolo, Gêmeos e Rondesp Central, os militares entraram na unidade prisional, reestabelecendo o controle. Armas brancas e de fogo foram apreendidas. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil investiga a motivação dos crimes e os autores.

  • Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
  • 19 // Fev // 2022
  • 20h14

Total de mortos em Petrópolis sobe para 146

O número de mortos em Petrópolis, na região serrana do Rio, subiu para 146, segundo anunciou no início da tarde de hoje (19) a Defesa Civil. O Instituto Médico Legal (IML) do Rio de Janeiro identificou 91 corpos de vítimas da tragédia no município, também chamado de Cidade Imperial. De acordo com os últimos dados da prefeitura, 65 vítimas foram sepultadas no cemitério do centro. Esse número foi corrigido. Anteriormente o município tinha divulgado que eram 72. A explicação é que “na soma dos enterros de sexta-feira, dia 18, foram contabilizados sete sepultamentos que não foram de vítimas de soterramento”. No dia seguinte ao temporal, uma pessoa foi enterrada. Na quinta-feira foram 17 e ontem (18) houve 28 sepultamentos, número que também foi corrigido. Antes eram 35. Hoje, até as 11h30, foram realizados 19 enterros. Segundo a Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio (Sepol), até as 10h de hoje (19) o IML tinha recebido 133 cadáveres e três despojos. Entre as vítimas, 82 são mulheres e 51 homens. O total de pessoas resgatadas com vida continua em 24. No quinto dia de buscas de desaparecidos e de recuperação da cidade, a previsão do Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ) para as próximas horas é de chuva moderada a forte na cidade. As equipes de monitoramento permanecem enviando alertas à população e acompanhando as condições do clima. Petrópolis foi devastada por um temporal na terça-feira (15) e até este sábado sofre com a chuva que ainda torna o tempo instável e preocupante. O solo encharcado e o retorno da chuva durantes os dias representam riscos de novos deslizamentos. Desde terça-feira, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro mantém os trabalhos de busca e resgate das vítimas durante 24 horas. Mais de 500 militares atuam nas ações distribuídas por todos os locais críticos. Segundo os bombeiros, as três áreas principais são os setores Alfa, Bravo e Charlie, que abrangem regiões como o Morro da Oficina, a Rua Teresa, o Alto da Serra, a Chácara Flora, a Vila Felipe, Caxambu e localidades vizinhas. O Posto de Comando Central foi montado no 15º Grupamento de Petrópolis. O Corpo de Bombeiros RJ informou que, por meio da Liga Nacional de Bombeiros (Ligabom), as operações contam com apoio de 79 militares e 36 cães farejadores de corporações de outros estados. São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná enviaram equipes a Petrópolis. Os efeitos da chuva provocaram 675 chamados para a Defesa Civil, segundo dados até o início da noite de ontem. Até aquele momento, as equipes tinham feito atendimentos em 30 localidades. Do total, 546 eram relativos a deslizamentos e 98 avaliações de risco estrutural. A Assistência Social da cidade atendeu 967 pessoas que precisaram ser acolhidas nos 19 pontos de apoio instalados em escolas públicas da cidade. A Defesa Civil informou, ainda, que, entre as localidades que receberam o suporte dos seus agentes e de integrantes de demais órgãos dos governos estadual e federal nas operações conjuntas, estão Morin, Praça Pasteur, Rua Teresa, Floresta, Saldanha Marinho, Mosela, Chácara Flora, Estrada da Saudade, Rua Hermogênio Silva, São Sebastião, Thouzet, Siméria, Independência, Taquara, Quitandinha, Bingen, Bairro Castrioto, Retiro, Roseiral, Parque São Vicente, Alagoas, Rio de Janeiro, Rua Ceará, Coronel Veiga, Meio da Serra, Vila São José, Vila Militar, Rua Itália, 24 de Maio e Jardim Salvador. Ainda segundo a Defesa Civil, nesses locais os chamados foram por conta de deslizamentos e a única região com resgate de vítimas foi a da Chácara Flora. “Na localidade foram identificadas ao menos 30 pessoas debaixo dos escombros”, informou. Por causa da tragédia, a Secretaria Municipal de Educação decidiu que a previsão para o retorno das aulas de toda a rede de ensino do município é para após o carnaval, que este ano será nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro e 1º de março.

  • Foto: Polícia Civil
  • 19 // Fev // 2022
  • 20h09

Polícia fecha local que abrigava rinha de galos e resgata aves em Nova Itarana

A Polícia Civil apreendeu 37 galos que estavam em um imóvel às margens das BR-116, no distrito do KM 100, município de Nova Itarana, no Vale do Jiquiriçá. Os animais foram encontrados na sexta-feira (18), em um espaço onde eram realizadas rinhas. Ninguém foi encontrado no local, que estava cheio de gaiolas ocupadas por animais visivelmente feridos. As aves foram encaminhadas para o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), onde serão tratadas. No espaço, ainda foram apreendidas duas armas de fogo de fabricação caseira. A polícia tenta localizar o proprietário do imóvel.

  • Foto: Divulgação/PRF
  • 19 // Fev // 2022
  • 19h54

Homem é preso e mais de meia tonelada de cocaína é apreendida na BR-116, em Feira de Santana

Um homem foi preso neste sábado (19) após ser flagrado com 540 kg de cocaína. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), responsável pelo flagrante, o caso aconteceu no km 429 da BR-116, no trecho de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador. Segundo a polícia, do total da droga apreendida, 490 kg estava sob a forma de pasta base e outros 50 kg de cloridrato de cocaína, a forma mais pura encontrada da droga. A abordagem ao suspeito foi realizada quando ele passava pela rodovia em uma caminhonete e a PRF fazia uma fiscalização de combate à criminalidade. Ao ser questionado pelos agentes, o condutor apresentou suspeitas após dar respostas consideradas vagas pelos policiais. O teor da conversa não foi divulgado. Em seguida, o veículo foi revistado e a droga encontrada na carroceria, armazenada em fardos. Após ser flagrado, o motorista informou que pegou a droga na cidade de Ji-Paraná (RO) e que ganharia a quantia de R$15 mil para deixá-la na rodoviária de Feira de Santana. A ocorrência foi encaminhada para a delegacia de Polícia Civil de Feira de Santana . O motorista responderá pelo crime de tráfico de drogas, que tem pena prevista de 5 a 15 anos de prisão. A PRF informa que em pouco mais de uma semana essa é a sexta ocorrência de tráfico de drogas nas rodovias e estradas federais da Bahia, o que resultou na retirada de circulação de drogas tais como cocaína, maconha e crack.

  • Foto: Alberto Maraux/SSP-BA
  • 19 // Fev // 2022
  • 19h18

Três estudantes de Medicina são presos por falsificação de documentos em Barreiras

Três estudantes de Medicina foram presos em Barreiras, no Oeste da Bahia, sob suspeita de ingressar em uma universidade com documentos falsos. Ao todo, quatro pessoas foram presas – outro suspeito em Goiás – e 15 mandados de prisão foram expedidos, incluindo os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí, Rio Grande do Norte e o Distrito Federal, na última quinta-feira (17). Os suspeitos teriam ingressado em diferentes faculdades do Brasil de forma irregular, com documentos falsificados que usavam timbres de outras instituições de ensino do país. O esquema começaria em outros países, com integrantes de uma quadrilha que aliciavam estudantes em faculdades internacionais com a promessa de que conseguiriam concluir o curso no Brasil. Os estudantes disseram que chegaram a pagar valores que iam de R$ 20 mil a R$ 150 mil pelos documentos que possibilitassem o ingresso nas instituições locais. Na Bahia, os suspeitos que foram presos se tornaram estudantes da Universidade São Francisco de Barreiras (Unifasb), considerada vítima pela polícia. Por vezes, os documentos falsos chegavam a suprimir semestres inteiros – assim, um estudante que tinha cursado apenas até o segundo semestre chegava ao Brasil sendo matriculado no quinto ou sexto período. A polícia identificou que parte desses suspeitos já até fazia atendimentos em hospitais, unidades básicas de saúde e clínicas particulares. O caso passou a ser investigado depois que a Polícia Civil da Bahia foi notificada pela Polícia Civil de Goiás sobre a suposta atuação de uma quadrilha. Assim, a Operação Hipócrates foi deflagrada na última quinta. Em nota, a Unifasb informou que, após denúncias, realizou auditoria em todos os documentos de ingressantes por meio de transferência. As documentações suspeitas foram direcionadas para os órgãos competentes, que tomaram as medidas necessárias. A instituição afirmou, ainda, que “segue, rigorosamente, todas as legislações vigentes e atua em conformidade com as normas e determinações do Ministério da Educação”.

  • Foto: Reprodução/Rede Sociais
  • 17 // Fev // 2022
  • 22h15
Por Em Tempo

Bebê de 1 ano morre com sinais de estupro e agressão; mãe e padrasto são suspeitos

A morte da pequena Mirella Fernanda, de apenas 1 ano, deixou a cidade de Penápolis, no interior de São Paulo, revoltada. A criança foi agredida e estuprada. A criança deu entrada no pronto-socorro da cidade durante a tarde de segunda-feira (14). Segundo o boletim de ocorrência que foi lavrado, a bebê já chegou no local com rigidez cadavérica, indicando que a morte não tenha ocorrido naquele momento. Além disso, no corpo da bebê haviam inúmeras marcas roxas e também dilaceração do ânus. A médica do pronto-socorro que estava de plantão no momento que a criança chegou, percebeu os sinais de violência acionou a Polícia Militar para ficarem cientes da situação. No hospital, a polícia questionou a mãe e o padrasto da criança. Eles alegaram que colocaram a bebê para dormir no domingo (13) e só perceberam que a menina estava morta no dia seguinte. Entretanto, o Conselho Tutelar da cidade informou à polícia que já haviam várias denúncias de maus-tratos à pequena Fernanda. Com isso, a Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o caso. A polícia aguarda o laudo pericial. Após a morte da menina, a população da cidade foi às ruas protestando por justiça pela criança. Mesmo com os indícios, o delegado do caso informou que precisa do resultado do laudo para pedir a prisão do casal.

  • Foto: Divulgação
  • 17 // Fev // 2022
  • 19h05

Graças a esforço de Ivana comunidade de Jacaraci terá sinal de celular

Muito em breve os moradores do distrito de Irundiara, no município de Jacaraci terão acesso ao sinal de telefonia móvel. Seguem em fase final, as obras para instalação da tecnologia na localidade, fruto do esforço da deputada Ivana Bastos e da gestão municipal de Jacaraci composta pelo prefeito Antônio Carlos e da vice-prefeita Cleulete Fernandes, através do apoio da secretaria de Infraestrutura. A parlamentar e a gestão municipal vem travando uma luta junto à secretaria Estadual de Infraestrutura, através da Superintendência de Energia e Comunicação (Supec), para assegurar esse importante serviço à população. No último dia 14 de fevereiro, o mandato da deputada esteve com a vice-prefeita em uma reunião com o coordenador responsável pela área da telefonia na Supec, Jorge Andrade, tratando dos ajustes finais da obra. De acordo com Cleulete, o município já recebeu o restante do material para finalização das obras, e a expectativa é que em breve, o serviço esteja em pleno funcionamento. Na localidade, as obras estão sendo executadas pela operadora Tim. "O mandato tem trabalhado, em parceria com a vice-prefeita, para levar o sinal do celular para Irundiara e atender esse grande sonho da população. E seguimos acompanhando o processo para assegurar às famílias modernidade e conforto", ressaltou Ivana Bastos.
 

  • Foto: Reprodução/Rede Sociais
  • 17 // Fev // 2022
  • 14h24

Paulinha Abelha tem piora no quadro clínico e está em coma, diz hospital

A cantora Paulinha Abelha teve uma piora clínica nas últimas 12 horas e está em coma. A informação foi divulgada na tarde desta quinta-feira (17) pela assessoria da cantora no perfil dela em uma rede social. De acordo com o último boletim médico divulgado às 13h desta quinta, está programada a transferência de unidade hospitalar, mas por conta da instabilidade neurológica, a paciente não reúne condições clinicas seguras para que o procedimento seja feito no momento. Paulinha Abelha foi hospitalizada na última sexta-feira (11), depois de chegar de uma turnê com a banda Calcinha Preta em São Paulo.

  • Foto: Divulgação
  • 17 // Fev // 2022
  • 14h17

Polícia Militar da Bahia celebra 197 anos em evento com homenagens e entrega de viaturas

A Polícia Militar da Bahia comemorou, nesta quinta-feira (17), o aniversário de 197 anos de fundação. A celebração ocorreu em uma solenidade realizada na Vila Policial do Bonfim (VPB), com a presença do governador Rui Costa, do secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, além de outras autoridades. Durante a solenidade foram entregues 177 viaturas a unidades operacionais e administrativas, entre elas 150 motocicletas e 27 automóveis. De acordo com o governo do estado, responsável pela maior parte do investimento, o valor total foi de R$ 10,6 milhões. Cinquenta motocicletas são provenientes de convênios da PM com o Departamento de Trânsito (Detran) e sete caminhonetes foram doadas pelo Ministério da Justiça. “É um orgulho fazer parte deste momento. E aproveito para parabenizar cada profissional que honra a farda desta instituição tão importante para a segurança pública e enche de orgulho os baianos com a sua bravura, dedicação e respeito”, afirmou o titular da SSP. O evento ainda prestou homenagens com a entrega de medalhas por tempo de serviço para oficiais e praças da PM que completaram 10, 20 e 30 anos de serviço público à segurança. O comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho realizou as entregas. Também foram entregues medalhas de “Amigo da PM”, homenagem feita a personalidades.