Livramento

24 Janeiro 2017 - 16:16

Livramento: Advogada Maiza Rêgo é nomeada Assessora Jurídica da bancada de oposição na Câmara de Vereadores

Foto: Bahia Verdade

Através da portaria 37/2017 do dia 13 de Janeiro, o presidente da Câmara de vereadores de Livramento, Aparecido Lima Silva, nomeou para Assessoria Jurídica, a Advogada Maiza Cristina Rêgo Sousa que estará à frente do assessoramento jurídico da bancada da oposição do município. O objetivo da nomeação é a execução dos serviços de assessoria jurídica em direito constitucional e administrativo para emissão de pareceres, elaboração e aprovação de Projetos, Contratos e Convênios, etc. Atualmente a bancada de oposição na Câmara é formada pelos vereadores, Juscélio Pires, João Louzada, Márcio Alan, e João Amorim. 

Brasil

24 Janeiro 2017 - 16:12

Dique-denúncia: Ajude a Polícia Militar localizar assaltantes que mataram PMs em Bom Jesus da Lapa

Uma campanha nas redes sociais foi iniciada nesta terça-feira (24), solicitando ajuda à população na busca dos assassinos dos soldados PM Éverton Oliveira de Santana e Gilberto Lemos Silva Júnior, encontrados mortos na zona rural de Bom Jesus da Lapa, segunda-feira (23). A ação, que visa a sensibilizar o público do município e de cidades vizinhas (inclusive de outros estados), ficará disponível no Facebook e WhatsApp da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e da PM. Quem tiver qualquer informação sobre os envolvidos nos homicídios pode entrar em contato com a polícia, pelos números de telefones de emergência da PM já conhecidos (190 ou 181) ou por meio do (77) 3481-5642. O comandante de Policiamento Especializado, coronel Raimundo Lázaro, lembrou que todos podem contribuir com o trabalho policial de forma sigilosa. "Não é necessário a identificação para este tipo de informação", ressaltou. Integrantes da Força Tarefa da Secretaria da Segurança Pública, do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) e do Batalhão de Operações Policiais Militares (Bope), além das companhias independentes de Policiamento Especializado Cerrado e Semiárido, estão na região em diligências.

Geral

24 Janeiro 2017 - 15:56

Prefeito de Livramento esteve reunido com secretário de saúde do estado da Bahia

Foto: Divulgação

O prefeito de Livramento Ricardinho Ribeiro reuniu-se na manhã desta terça-feira, 24 de janeiro, com o secretário de saúde do estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, em seu gabinete, na capital baiana, participaram da reunião o deputado estadual Marquinhos Viana, os prefeitos Cristiano Azevedo - Rio de Contas, Éder Jakes – Jussiape, Roberval Meira – Dom Basílio, Drº Érico Cardoso -Érico Cardoso Sérgio Maia – Aracatu e o ex-prefeito, de Livramento, Paulo Azevedo. Na reunião, cada prefeito fez suas solicitações e demandas. Ricardinho solicitou mais verbas para a área da saúde e, principalmente, recursos para reformas no hospital municipal, tais como melhorias no centro cirúrgico, lavanderia, pronto socorro e demais orgãos da saúde.

Prefeito de Livramento esteve reunido com secretário de saúde do estado da Bahia

Livramento

24 Janeiro 2017 - 11:45

Livramento: Aprovados no concurso público serão convocados em fevereiro

(Foto: Bahia Verdade)

Os candidatos aprovados no último concurso público realizado pelo município de Livramento de Nossa Senhora, nos dias 17 e 24 de julho de 2016, serão convocados no próximo mês de fevereiro. Em reunião realizada no dia 23/01/2017, na Promotoria de Justiça de Livramento de Nossa Senhora - BA, nos autos do Inquérito Civil nº 703.0.185279.2014, o prefeito José Ricardo Assunção Ribeiro informou ao Pormotor de Justiça Millen Castro Medeiros de Moura, que os aprovados na área de saúde e alguns cargos de outras secretarias serão convocados até o dia 02 de fevereiro, enquanto os aprovados nas demais secretarias serão convocados até o dia 20 de fevereiro. O prefeito ressaltou, ainda, que os funcionários temporários contratados emergencialmente pelo município, sem processo seletivo, serão exonerados até o último dia do mês de fevereiro de 2017. 

Livramento: Aprovados no concurso público serão convocados em fevereiro

Dom Basílio

24 Janeiro 2017 - 11:25

Nepotismo: Ministério Publico recomenda aos prefeitos de Livramento e Dom Basílio que anulem contratações de parentes e pessoas ligadas aos mesmos

(Foto: Bahia Verdade)

O Promotor de Justiça de Livramento de Nossa Senhora, Millen Castro Medeiros de Moura, com base no artigo 37, caput, e no art. 129, incisos II e IX, da Constituição da República e demais dispositivos legais, sobretudo a súmula vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal, expediu Recomendação, através dos Procedimentos Preparatórios nº 703.9.9612.2017 e nº 703.9.9673.2017, recomendando aos prefeitos de Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio, que anulem as contratações temporárias, no prazo de 20 (vinte) dias, de pessoas ligadas ao prefeito, vice-prefeito (a), vereadores, secretários municipais e servidores municipais, por casamento ou parentesco até o terceiro grau, bem como se abstenham de realizar novos contratos com tais restrições; que anulem as nomeações, no prazo de 20 (vinte) dias, dos servidores ocupantes de cargos comissionado ou função de confiança, parentes até o terceiro grau, afim, consaguineo ou civil, do prefeito, vice-prefeito (a), secretarios municipais e vereadores, bem como se abstenham de realizar novas nomeações com as mencionadas limitações; que informem a Promotoria de Justiça o prazo de 20 (vinte) dias, a lista de eventuais servidores municipais que sejam conjugê, companheiro ou parente (linha reta, colateral ou afinidade), até o terceiro grau, inclusive do prefeito, do vice-prefeito(a), dos vereadores e dos secretários municipais, comissionados ou contratados sem concurso público, relacionando-os com os respectivos parentes; que no caso de agente político que possua parentesco, especifiquem a qualificação técnica, com o envio de prova documental; que em 20 (vinte) dias comuniquem a Promotorial de Justiça as medidas adotadas em razão da Recomendação.

Bahia

23 Janeiro 2017 - 22:08

PM realiza operações no Oeste e faz cerco nas divisas

Foto: Reprodução

Com o objetivo de localizar os autores do crime praticado contra os policiais militares na madrugada desta segunda-feira (23), em Bom Jesus da Lapa, a Polícia Militar realiza diligências ininterruptas na região do oeste baiano, com o apoio de equipes de unidades especializadas e do serviço de inteligência, desde que o fato aconteceu. Na noite de domingo (22), os soldados Everton Oliveira de Santana e Gilberto Lemos Silva Júnior, lotados na 38ª CIPM, impediram bravamente uma ação criminosa e trocaram tiros com homens armados. Um terceiro policial militar que integrava a guarnição ficou ferido e o quadro de saúde dele é estável. Os soldados Everton e Gilberto foram levados como reféns e assassinados covardemente pelo grupo criminoso. Durante a ocorrência de domingo (22), os criminosos estouraram transformadores na entrada da cidade e fecharam as saídas de Bom Jesus da Lapa, inclusive atravessaram um caminhão para impedir o acesso ao município. Naquele momento, uma guarnição do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) que estava na região, ao se deparar com os criminosos, trocou tiros e um dos integrantes da quadrilha morreu no local. Os demais conseguiram fugir. O criminoso atingido estava com fuzil e colete. Assim que conseguiram chegar na cidade, os policiais militares já tinham sido levados como reféns. O Bope localizou um dos veículos utilizados pelos criminosos, um Toyota SW4, da cor branca, com explosivos no interior e muitas munições. Além do Bope, equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cerrado, Chapada, Semiárido realizam neste momento operações na região e contam ainda com o apoio das aeronaves do Grupamento Aéreo (Graer). A Polícia Militar da Bahia estreitou o contato com as Polícias Militares de estados vizinhos com o objetivo de fortalecer o cerco policial nas divisas do estado.

Livramento

23 Janeiro 2017 - 21:46

Livramento: Polícia localiza veículo utilizado em assalto a joalheria

Foto: Divulgação / Polícia Militar

A Polícia Militar localizou na manhã de segunda-feira (23), o veículo que foi utilizado no assalto da Joalheria Oriental Presentes em Livramento de Nossa Senhora, no último dia (18). De acordo com informações do comandante da 46ª CIPM, Major Irlando Oliveira, o veículo um Fiat Idea de placa OKI 8850 foi encontrado abandonado em um matagal próximo à comunidade de Morrinhos. Nenhum dos suspeitos foram localizados.

Geral

Aparecido Silva | Boção News

23 Janeiro 2017 - 14:08

MP investiga nepotismo em Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora

Foto: Reprodução

O Ministério Público estadual instaurou dois inquéritos para apurar os casos de nepotismo registrados nas cidades de Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora, ambas no sudoeste baiano. A medida partiu da 1ª Promotoria de Justiça localizada em Livramento, mas que atua nos dois municípios. Em Dom Basílio, o prefeito Roberval de Cássia Meira (PR) nomeou a esposa Leila Márcia Caires Araújo Meira para comandar a Secretaria de Finanças. Já em Livramento, três parentes foram nomeados pelo prefeito José Ricardo Assunção Ribeiro, o Ricardinho (Rede). A esposa Leila Ismara Lima Correia Ribeiro, foi agraciada com o cargo de secretária de Governo. A irmã do prefeito, Elaine Regina Assunção Ribeiro Morais, ganhou a Secretaria de Administração e Planejamento. Já a prima Aira Regina Castro Assunção, assumiu a função de coordenadora de uma unidade saúde do município.

Geral

23 Janeiro 2017 - 13:19

Corpos são achados carbonizados dentro de carro incendiado na BR-101

Foto: Reprodução

Dois corpos foram encontrados carbonizados dentro de um carro incendiado nas margens da BR-101, entre os municípios de Muritiba e Cruz das Almas, a cerca de 145 km de Salvador, na manhã deste domingo (22). De acordo com informações passadas pela Polícia Civil, uma equipe da Polícia Militar foi acionada depois de receber informações sobre um acidente no local. O carro foi encontrado em um barranco, ao lado de uma estrada que dá acesso à zona rural de Muritiba. A polícia não tem informações sobre a identidade das vítimas, que estavam nos bancos da frente do veículo. A polícia informou que suspeita inicial é de que o veículo tenha se envolvido no acidente e, depois, pegado fogo com as duas pessoas dentro. Outras hipóteses, no entanto, não são descartadas. Os corpos foram removidos e encaminhados para para o Instituto Médico Legal (IML) de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo da Bahia, onde deverão ser indentificados através de exames de DNA.
 

Brasil

23 Janeiro 2017 - 12:10

Integrantes do Sistema de Justiça Criminal debatem situação das unidades prisionais na Bahia

Foto: Divulgação

Problemas detectados no sistema prisional baiano foram discutidos  em reunião que teve a participação da procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado, no último dia 18. O encontro aconteceu na sede do Tribunal de Justiça e foi conduzido pela presidente do órgão, desembargadora Maria do Socorro Santiago, que conclamou os integrantes do Sistema de Justiça Criminal a trabalharem juntos na busca de soluções que propiciem resultados práticos e ofereçam para a sociedade mais segurança e paz social. “Não podemos ter a ideia simplista de que o problema é apenas do Judiciário e do Ministério Público. Ele é de todos nós: MP, TJ, OAB, Defensoria, Poder Público e sociedade”, destacou a PGJ Ediene Lousado, frisando que os órgãos estão unidos em busca de soluções. Ela assinalou que a conjugação de esforços contribuirá para o alcance efetivo de resultados para essa situação que existe há décadas.

Bahia

23 Janeiro 2017 - 11:25

Dois PMs são mortos a tiros durante ataque de bandidos em Bom Jesus da Lapa

Foto: Blog do Sigi Vilares

Dois policiais militares foram mortos a tiros, e um ficou ferido, durante um ataque de cerca de 20 homens ao município de Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia, na noite de domingo (22). Segundo informações da polícia, o grupo invadiu a cidade com objetivo de explodir caixas eletrônicos. Um dos suspeitos morreu.Ainda de acordo com a PM, por volta das 23h, houve tentativas de explosões em duas agências. A Polícia Militar (PM) impediu os bandidos e uma troca de tiros foi iniciada na cidade. Nesse momento, bandidos que estavam espalhados em outros pontos da cidade começaram a disparar tiros para o alto. Alguns imóveis foram atingidos, mas nenhum morador ficou ferido. Durante a perseguição aos bandidos, a polícia encontrou um carro abandonado carregado de explosivos, armas e munições. Outros carros foram queimados pelo grupo e utilizados para bloquear as estradas que dão acesso a cidade, com objetivo de atrasar a ação da polícia. As rondas em busca dos suspeitos continuam na manhã desta segunda-feira (23). A PM calcula que toda ação dos bandidos durou cerca de 30 minutos. Os corpos dos policiais mortos foram encontrados no bairro de Salina, a cerca de 2 quilômetros do centro da cidade, e o policial ferido foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas passa bem. As vítimas foram identificadas como os soldados Gilberto Lemos Silva Júnior, de 28 anos, e Everton Oliveira de Santana, 26 anos. O primeiro integrava a coorporação há um ano e sete meses, e o segundo há um ano e oito meses. Na manhã desta segunda-feira a PM se manifestou com uma nota de pesar. 

Livramento

Bahia Verdade

20 Janeiro 2017 - 16:18

Prefeitura de Livramento antecipa Feira Livre para sexta feira (27)

Foto: Bahia Verdade

Em virtude das festividades de São Gonçalo, padroeiro da Cana Brava no município de Livramento de Nossa Senhora, o prefeito Ricardinho Ribeiro através de Decreto, decidiu antecipar de sábado (28) para sexta-feira (27) a Feira Livre do município. Desta forma, a comunidade e os comerciantes devem ficar atentos à alteração. 

Geral

20 Janeiro 2017 - 16:08

Contribuintes tem até o dia 7 para pagar IPVA 2017 com desconto

Foto: Divulgação

Os motoristas baianos podem aproveitar o desconto de 10% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2017, válido para o pagamento em cota única realizado até o dia 7 de fevereiro. Os valores podem ser consultados no site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz). O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, bastando apenas apresentar o número do Renavam. A tabela do IPVA com o cronograma completo de pagamento para cada número final de placa também pode ser consultada no site da Sefaz. Além do desconto de 10%, existe a opção de pagamento com 5% de abatimento para quem fizer a quitação do valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira das três cotas do parcelamento padrão do imposto, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo. Outra opção é parcelar o IPVA em três vezes, bastando para isso observar a data de vencimento da primeira cota na tabela, também de acordo com o número final da placa.  Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela, e as dívidas de exercícios anteriores do imposto ainda não notificados também podem ser divididos em três vezes, juntamente com o IPVA 2017. Vale ressaltar que o proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes. Maiores informações no site da Sefaz.

Geral

20 Janeiro 2017 - 15:59

Estudantes já podem consultar vagas do Sisu; inscrições começam dia 24

Foto: Reprodução

O Ministério da Educação abriu nesta quinta-feira (19) a consulta de vagas que serão ofertadas em universidades e institutos federais e instituições estaduais por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A consulta pode ser feita no site do Sisu por curso, instituição e município. Ao todo, são 228.071 vagas em 131 instituições públicas. As inscrições serão abertas feitas na semana que vem e poderão ser feitas do dia 24 ao dia 27 de janeiro. O resultado será divulgado no dia 30. O período de matrícula será de 3 a 7 de fevereiro. Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular para as vagas poderão participar da lista de espera, entre 30 de janeiro e 10 de fevereiro. Esses candidatos serão convocados a partir do dia 16 de fevereiro, caso haja vagas remanescentes.

Brasil

20 Janeiro 2017 - 15:46

Cantora foi queimada viva e assassinos cantaram ‘Chorando se foi’, diz delegado

A cantora Loalwa Braz, de 64 anos, foi queimada viva dentro do próprio carro, informou na quinta-feira (19) o delegado responsável pelo caso, Leonardo Macharet. De acordo com o investigador, os dois suspeitos presos – identificados como Wallace, de 23 anos, e Gabriel, de 21 – não demonstraram arrependimento com o crime e chegaram a debochar da situação. “Eles entraram na pousada, bateram nela com um pedaço de madeira, que já foi localizado. Também apreendemos uma faca e a camisa de um dos elementos com sangue. Ela estava gritando muito, eles resolveram levá-la para o carro. Um deles iria sair com ela do local, mas parece que o carro morreu e eles atearam fogo nela. Ela estava viva no momento que a queimaram. Foi queimada viva. Essa foi a parte mais cruel”, contou Macharet. “Os presos não demonstram arrependimento e ainda brincaram com a música sucesso dela (‘Chorando se foi’). Demonstraram total certeza do que faziam e nenhum arrependimento. É um crime bárbaro, bastante violento, e foge até da normalidade de Saquarema. Vamos trabalhar para prender o terceiro elemento ainda. Não temos o nome, apenas a descrição”, completou. Loalwa era vocalista do grupo Kaoma, que ficou famoso nos anos 1980 com a música de lambada. Ela foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro em Saquarema, no Rio de Janeiro, a cerca de 800 metros de sua pousada, que também foi parcialmente incendiada pelos criminosos. Wallace trabalhava na pousada há 15 dias como caseiro. A polícia já identificou que os dois, com a ajuda de um terceiro suspeito, teriam levado R$ 15 mil em pertences como louças, itens pessoais e até um disco de ouro que o grupo Kaoma ganhou.