• Foto: Divulgação/Ascom CMLNS
  • 01 // Fev // 2022
  • 10h21

Câmara Municipal de Livramento volta do recesso parlamentar nesta quarta-feira, dia 02/02

O fim do recesso parlamentar na Câmara Municipal de Livramento de Nossa Senhora será nesta quarta-feira (02/02), com a realização da Sessão de Abertura do período legislativo do ano 2022. Apesar do recesso, todos os gabinetes e a administração funcionaram normalmente durante o mês de janeiro. A Sessão inaugural dos trabalhos será transmitida ao vivo, a partir das 15h00min., no canal da Câmara de Livramento no Youtube. O munícipe que quiser acompanhar a Sessão de forma presencial, basta se dirigir à galeria do Plenário Dona Didi Azevedo. Lembrando que é obrigatório o uso de máscara, entre outros cuidados necessários para evitar a propagação do coronavírus.

  • Foto: Divulgação SSP
  • 01 // Fev // 2022
  • 10h16

Mais de 90 aves silvestres são resgatadas por policiais na região da Chapada Diamantina

Cerca de 97 aves silvestres foram resgatadas por equipes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) de Lençóis. As apreensões aconteceram na zona rural da Chapada Diamantina, após denúncia, na sexta-feira (28). Os resgates foram feitos nos povoado Rancho Nevada, em Marcionílio Souza, e no Quilombola de Moçambique, em Itaeté. Não há informações sobre o estado de saúde dos animais. Em Rancho Nevada, os policiais apreenderam 86 aves e 79 gaiolas em uma residência. A proprietária do imóvel informou que os pássaros pertenciam ao marido dela, que não estava no local. A mulher foi conduzida junto com as aves e gaiolas para a Delegacia Territorial (DT) de Iramaia. Já no povoado Quilombola de Moçambique, um homem de 56 anos entrou em contato com a unidade e contou que criava pássaros. Os policiais foram até o local e encontraram 11 aves, que foram soltas na natureza.

  • Foto: Reprodução/Redes Sociais
  • 01 // Fev // 2022
  • 09h48

Adolescente morre após se afogar na praia da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália

Um adolescente de 17 anos morreu após se afogar na praia da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, na tarde desta segunda-feira (31). A vítima, identificada como Wildson, estava com amigos, quando se afogou. "A gente estava brincando de bola e fomos nadar, mas ele [amigo] não sabia. Pedimos para ele ficar no raso, mas mesmo assim ele foi [para o fundo]", disse Thiago Jesus Santos, um dos amigos da vítima. Thiago conta que já estava no fundo do mar e quando olhou para trás, viu que o amigo se afogava. "Tentamos salvar ele, mas não conseguimos. Ele estava afobado, me abraçou e eu quase ia junto", relatou. Quem também presenciou o momento foi Wesley Oliveira, irmão de Emerson Pataxó, uma liderança indígena de Santa Cruz Cabrália. Em uma rede social, Emerson Pataxó relatou o ocorrido e chegou a pedir "energias positivas" para que o adolescente fosse encontrado. No entanto, horas depois, a morte de Wildson foi confirmada. Em entrevista ao g1, a liderança indígena disse que o irmão ficou muito abalado e que saiu de casa sem rumo. "Meu irmão está muito abalado psicologicamente, nós trouxemos ele para casa e os outros amigos que estavam com ele para tentar amenizar essa pressão toda. Ele [irmão] fugiu aqui de casa sem rumo, mas achamos ele. Está extremamente abalado", detalhou. Uma equipe do Corpo de Bombeiros fez buscas na região onde a vítima desapareceu, mas não a encontrou. As ações foram suspensas no final da tarde e seriam retomadas na manhã de terça-feira (1°). O Corpo de Bombeiros informou que durante a noite, moradores da região continuaram as buscas no local com barcos e botes para localizar o jovem. O corpo dele foi avistado por pescadores e identificado pela família.

  • Foto: Reprodução
  • 31 // Jan // 2022
  • 18h30

ACM Neto vai se reunir com Geddel para tentar garantir apoio do MDB

Pré-candidato ao governo da Bahia, o ex-prefeito soteropolitano ACM Neto (DEM/União Brasil) vai se reunir, nesta segunda-feira (31), com o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB). Segundo apurou o bahia.ba, Neto tentará garantir no encontro, que vai acontecer no apartamento do emedebista, o apoio do partido a sua pré-candidatura a governador. Nos últimos meses, Neto tem disputado com o pré-candidato Jaques Wagner (PT) o apoio do MDB nas eleições. E, segundo apurou a reportagem, hoje o partido liderado pelo ex-deputado federal Lúcio Vieira Lima e por Alex Futuca estaria inclinado a voltar a base petista, a qual integrou entre 2006 e 2010. No entanto, é a conjuntura política que irá decidir o futuro da legenda, conforme os emedebistas. No pleito deste ano, a cúpula do MDB deseja eleger dois deputados federais e cinco estaduais, e pretende dar apoio ao pré-candidato a governador que “vitamine” o partido com a filiação de novos quadros. O destino da sigla, entretanto, só deve ser definido no final de março e início de abril.

  • Foto: TRE-BA
  • 31 // Jan // 2022
  • 17h58

TRE-BA recebe primeiro lote de novas urnas que serão utilizadas nas eleições de 2022

O primeiro lote com 600 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de 2022 foram recebidas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em Salvador, nesta segunda-feira (31). As urnas fazem parte dos 14.993 novos equipamentos que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enviará para a Bahia. Os modelos recebidos nesta segunda-feira foram fabricados na cidade de Ilhéus, no sul do estado. Além de serem produtos nacionais, os equipamentos são modelo 2020 e possuem design atualizado e mais acessível. No novo modelo, o teclado do terminal do eleitor foi reposicionado em relação à tela de LED. O terminal do mesário também foi modificado, e agora passa a ter uma tela sensível ao toque e um leitor de identificação biométrica com maior área de captura. Segundo o TRE-BA, as novas urnas corresponderão a um total de 36% dos votos nas eleições deste ano, o que representa cerca de 3,5 milhões de votos nos novos equipamentos. De acordo com o presidente do órgão, o desembargador Roberto Frank, com a chegada destes modelos a Bahia passará a ter 41.491 de urnas. O TRE-BA não especificou quais cidades receberão os equipamentos de modelo 2020.

  • Foto: Sesab
  • 31 // Jan // 2022
  • 16h58

Bahia registrou aumento de 867% dos casos de Covid-19 entre 1º e 30 de janeiro

Com mais de 102.359 exames de RT-PCR analisados, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA) registrou 867% de aumento de casos da Covid-19 entre 1º e 30 de janeiro. A informação foi divulgada nesta segunda (31), pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), através das redes sociais. Conforme informou a Sesab, a cada 100 exames analisados, o número saltou de 6,55 testes positivos (em 1° de janeiro), para 63,39 (no dia 30 de janeiro). No dia 1º de janeiro, 171 novos casos foram validados pela Sesab. Já no domingo (30), o estado registrou 3.987 novos casos de coronavírus. Neste domingo, o número de casos ativos chegou a 31.217. No sábado (29), a Bahia chegou a 31.884 casos ativos, novo recorde de casos ativos da doença, superando o dia 13 de julho de 2020, quanto tinha 30.221 casos ativos.

  • Foto: Roberta Costa/Código 19/Estadão
  • 31 // Jan // 2022
  • 11h36

Chuvas causam pelo menos 23 mortes no estado de São Paulo

O número de mortos por causa das fortes chuvas que atingem São Paulo desde sábado chegou a 23, nesta segunda-feira (31), dentre elas sete crianças. A Prefeitura de Franco da Rocha elevou de quatro para oito o número de vítimas na cidade no fim da madrugada. Os temporais também causaram deslizamentos de terra, transbordamento de rios e alagamentos. O governador João Doria anunciou a liberação de R$ 15 milhões para as cidades afetadas. Segundo o governo paulista, cerca de 500 pessoas estão desalojadas em 11 cidades do estado.

  • Foto: Reprodução / Blog do Marcos Frahm
  • 31 // Jan // 2022
  • 11h30
Por Blog do Marcos Frahm

Confusão no centro de Jequié termina com 02 mortos e 01 baleado

A madrugada de domingo (30) em Jequié foi sangrenta. Uma confusão iniciada no Calçadão da Sete de Setembro, Centro da cidade, terminou com duas mortes. Um jovem teria sido atingido por disparos de arma de fogo por homens armados que segundo informações preliminares colhidas pela polícia estariam em um carro. O colega tentou se livrar dos criminosos, mas acabou alvejado, além de colidir a motocicleta Honda Pop que pilotava em um container na Rua Félix Gaspar e também faleceu depois de socorrido ao Hospital Geral Prado Valadares. Uma terceira vítima também foi atingida por disparos e encontra-se internada no HGPV. Os mortos foram identificados pela Polícia Técnica como Ricardo Silva, 24, e Jonathas Nascimento Menezes, 18 anos. Comentários dão conta de que os grupos teriam entrado em conflito depois de uma discórdia após terem curtido a noite em um espaço de eventos, mas a situação está sendo apurada pela Delegacia Territorial de Jequié, que procura pelos autores.

  • Foto: Divulgação/TV Globo
  • 31 // Jan // 2022
  • 11h19

Esposa do jornalista Léo Batista é encontrada morta dentro de piscina no Rio de Janeiro

Morreu neste domingo (30) Leyla Chavantes Belinaso, esposa do jornalista esportivo Léo Batista, da TV Globo. À Polícia Militar, o repórter afirmou que encontrou a companheira afogada e já morta na piscina de casa. Leyla faria 85 anos no próximo dia 25. “O apresentador informou que, na parte da tarde, sua esposa estava à beira da piscina enquanto ele estava no interior da residência. Ao sair para verificar se sua esposa estava bem, se deparou com ela dentro da piscina, segurando um macarrão-bóia e com a face dentro d’água. De imediato mergulhou para retirá-la, no entanto já estava em óbito”, explica a nota. Após a constatação, Léo Batista acionou a PMERJ e o médico da família para testar o óbito e liberar o corpo. A polícia informou que novas informações devem ser divulgadas pela assessoria de imprensa do jornalista.

  • Foto: Divulgação
  • 29 // Jan // 2022
  • 12h20
Por A Tarde

'Quero ser governador, mas mas não posse dizer que não vou apoiar Wagner e Otto'

O vice-governador e secretário estadual do Planejamento, João Leão (PP), declarou confiar na manutenção da aliança local com PT e PSD, apesar de reiterar sua vontade em concorrer ao Palácio de Ondina. ”Meu desejo  é  ser governador da Bahia. Mas não posso dizer que não vou apoiar Wagner e Otto. Assim como eles não podem me negar apoio. O fato é que vamos nos acertar”, afirmou Leão, por meio de nota. Leão acrescentou ainda que os aliados têm mais  opções na montagem da chapa majoritária. ”Wagner já é senador e terá mais quatro anos no Senado a partir de 2023. Nas próximas eleições, pode ser candidato a governador e a vice. Otto pode ser candidato a senador, a governador e a vice. Eu só posso me candidatar a governador ou a senador”, completou. O vice-governador tem sustentado há meses que quer a cabeça da chapa este ano, mas o PT tem Jaques Wagner como pré-candidato ao governo e, inclusive, já iniciou uma série de encontros territoriais para discutir a pré-campanha. O PSD, por sua vez, já deixou claro que não abre mão de Otto Alencar sair candidato a reeleição no Senado.

  • Foto: Reprodução/ICTQ
  • 28 // Jan // 2022
  • 16h00

Moro recebeu R$ 200 mil por parecer favorável a israelense e contra a Vale

Em meio às suspeitas de conflito de interesse envolvendo a atuação de Sergio Moro junto à Alvarez & Marsal, a Folha de S. Paulo apurou que o ex-juiz recebeu cerca de R$ 200 mil por um parecer contra a Vale. Segundo o jornal, o documento de 54 páginas foi emitido em novembro de 2020, em resposta a uma consulta do empresário israelense Beny Steinmetz, pivô de um litígio internacional bilionário com a mineradora brasileira. Com conclusão contrária à Vale e favorável aos interesses do israelense, o trabalho veio à tona dias depois que ele encerrou o período de quarentena de seis meses exigida por conta da participação como ministro no governo Bolsonaro. Menos de um mês após o parecer contra a Vale, Moro foi contratado sócio-diretor pela empresa de consultoria Alvarez & Marsal, responsável pelo processo de recuperação judicial de investigados da Lava-Jato. Lá, o ex-juiz atuou na área de disputas e investigações. Conforme publicado pela Folha, o parecer emitido pelo ex-magistrado para Beny Steinmetz envolve um caso no qual a mineradora tenta receber uma indenização bilionária por causa do fracasso de joint venture com o israelense para a exploração de uma das maiores minas de minério do mundo, de Simandou, na República da Guiné, na África Ocidental. Redigido em papel timbrado da Wolff Moro Sociedade de Advocacia, escritório em que Moro mantém com a esposa, o documento aponta a tese de que os executivos da Vale teriam prestado informações falsas e ocultado dos acionistas e do mercado as reais condições do negócio fechado com Steinmetz. Em ressalva, o ex-juiz diz que as conclusões dependem da confirmação dos fatos apresentados pelo empresário na consulta, através de investigações, e caso “não sejam apresentadas escusas idôneas pelos investigados”. A joint venture entre a Vale e a BSGR, multinacional do bilionário israelense, foi aberta em 2010 e encerrada em 2014, sem sequer ter saído do papel, apesar da mineradora brasileira ter investido US$ 500 à vista por 51% da empresa. Segundo a Folha, a negociação azedou após a vitória de Alpha Condé nas eleições presidenciais da Guiné, meses após o negócio ser fechado. Isto porque ele mudou o código de mineração do país, dificultando e quase inviabilizando a exploração. Após alguns anos, Condé acabou revogando os direitos minerários da nova empresa, alegando indícios de pagamento de suborno para concessão de minas, na gestão de seu antecessor, o militar Lansana Conté, que permaneceu no poder por 24 anos após dar um golpe de estado. Diante do cenário, a Vale abriu um processo no Tribunal de Arbitragem Internacional de Londres contra o israelense. Em 2019 o tribunal deu ganho de causa à empresa brasileira e determinou o pagamento de US$ 2 bilhões de dólares em indenizações, mas a execução da sentença ainda não foi efetivada. Em janeiro de 2021 a Justiça suíça condenou Beny Steinmetz a cinco anos de prisão e determinou uma multa de R$ 300 milhões por pagamento de propina para poder explorar a mina de Simandou. O empresário, então, trava uma batalha judicial no Brasil e no exterior para tentar provar que a Vale conhecia os riscos da negociação, incluindo as suspeitas de corrupção junto às autoridades da Guiné.

  • Foto: Nelson Almeida/AFP
  • 28 // Jan // 2022
  • 15h00

PT reforça segurança de Lula por receio de atentados

Em ano de eleições, com receio de atentados contra Lula, o Partido dos Trabalhadores reforçou a segurança do ex-presidente. De acordo com informações da coluna de Guilherme Amado, no portal Metrópoles, o partido aumentou o número de profissionais de segurança no entorno do prédio onde o petista mora, em São Bernardo do Campo, e do Instituto Lula, em São Paulo. Ainda conforme apuração da coluna, o PT tem um grande temor de que Lula seja alvo de atentado por parte de seguidores do presidente Jair Bolsonaro. A relação intensa dos bolsonaristas com armas, inclusive, é um fator que inspira ainda mais preocupação. O ex-presidente Lula chegou a ser aconselhado a se mudar de seu apartamento para um local mais seguro, mas ele recusou a ideia. Durante a pré-campanha às eleições de 2018 uma caravana realizada pelo petista, no Paraná, foi alvo de tiros. Segundo o delegado que acompanhou o caso, o ataque foi orquestrado por um atirador que se posicionou no local e esperou a passagem do veículo.

  • Foto: Manu Dias/GOVBA
  • 28 // Jan // 2022
  • 14h00

Governo assina convênio de infraestrutura e entrega 15 ambulâncias

esta quinta-feira (27), em Salvador, o governador Rui Costa assinou convênio com 34 cidades do interior, que irão receber intervenções urbanas, por meio da Conder, companhia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Para garantir o atendimento à população, neste momento em que o número de casos de Covid-19 aumenta no estado, Rui anunciou também a criação de 230 leitos para tratamento de pacientes com coronavírus. No Hospital Espanhol, além dos 30 leitos clínicos e dos 40 de UTI já em funcionamento, serão abertos, nos próximos dias, outros 30, sendo 16 de UTI e 14 clínicos. Entre as outras unidades que também receberão leitos estão o Hospital Metropolitano, 30 clínicos; Hospital Costa dos Coqueiros/Riverside, 80 clínicos e 10 de UTI, e o Instituto Couto Maia, 10 leitos clínicos pediátricos. Com os novos investimentos, somente em 2022, o total de leitos para tratamento de Covid-19 agregados à rede estadual é de 66 leitos de UTI e 164 clínicos. Ainda em apoio à saúde e com ações voltadas para amparar as cidades atingidas pelas enchentes, Rui entregou 15 ambulâncias, tipo van, no valor de R$ 205 mil cada, totalizando um investimento de mais de R$ 3 milhões. Os veículos vão contribuir na transferência e remoção de pacientes dos municípios de Angical, Carinhanha, Cocos, Ibirapitanga, Jussari, Mascote, Morpará, Muquém do São Francisco, Paratinga, Presidente Tancredo Neves, Santana, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato e Wanderley.

Infraestrutura e habitação
Foi assinado ainda convênio no valor de aproximadamente R$ 55 milhões para possibilitar a pavimentação de ruas e a requalificação urbanística de praças em 34 cidades: Alagoinhas, Amargosa, Anguera, Aporá, Barra da Estiva, Barra do Choça, Conceição da Feira, Dom Basílio, Ibicuí, Irajuba, Itapé, Itapicuru, Itaquara, João Dourado, Jussiape, Lençóis, Malhada, Manoel Vitorino, Matina, Novo Horizonte, Piripá, Poções, Prado, Presidente Dutra, Presidente Tancredo Neves, Remanso, Ruy Barbosa, Santo Estevão, São José do Jacuípe, Sebastião Laranjeiras, Serrolândia, Ubaíra e Ubatã. Já as cidades de Alcobaça e Itamaraju tiveram o processo licitatório autorizado para a pavimentação em paralelepípedo.

Bahia Minha Casa
Rui também autorizou a Sedur a fazer chamada de audiência pública para a aquisição de imóveis no município de Itabuna, dentro do programa habitacional Bahia Minha Casa, que beneficia pessoas que perderam suas casas durante as enchentes de dezembro de 2021. Outros seis municípios já haviam sido beneficiados com 485 imóveis, por meio de convênios assinados no último dia 17. Nesta quinta-feira (27), o governador ainda celebrou convênio com três consórcios municipais para aquisição de produtos asfálticos que serão usados na reconstrução do que ficou destruído no interior do estado.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 28 // Jan // 2022
  • 11h00

Santa Maria da Vitória: PF deflagra ação contra acusado de fraudar Auxílio Emergencial

Policiais federais cumprem na manhã desta sexta-feira (28) um mandado de busca e apreensão em Santa Maria da Vitória, no Oeste baiano. A operação, denominada Sly, combate fraudes no pagamento de Auxílio Emergencial. Segundo a Polícia Federal (PF), o alvo da operação é acusado de cadastrar sete contas em nome de terceiros para receber o benefício de forma fraudulenta. Depois, ele transferia imediatamente os valores depositados em contas vinculadas ao Mercado Pago em nome de outras contas digitais [pelo menos oito contas identificadas]. O prejuízo foi estimado em R$ 80 mil. O investigado também teve o sigilo de dados quebrado. Ainda segundo a PF, a investigação começou em 2021 e resulta da Estratégia Integrada contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE). O objetivo da ação é racionalizar os procedimentos de apuração criminal sobre a temática, com foco na atuação de grupos, associações ou organizações criminosas e a desarticulação de fraudes estruturadas. O acusado responderá pela prática do crime de furto qualificado mediante fraude. O nome da operação, Sly, vem do inglês e se refere a fraudadores e golpistas. Participam dos trabalhos a Polícia Federal, o Ministério Público Federal (MPF) o Ministério da Cidadania (MCid), a CAIXA, a Receita Federal (RF), a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU). Os mandados foram autorizados pela Justiça Federal.