• Foto: Camila Souza/GOVBA
  • 28 // Dez // 2021
  • 09h13

Alba vai doar R$ 12,6 mi em emendas impositivas para desabrigados das enchentes no estado

Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) vai destinar R$ 12, 6 milhões em emendas impositivas dos 63 deputados para os desabrigados pelas enchentes nas regiões sul e sudeste da Bahia. A informação foi divulgada pelo portal G1, e confirmada pelo presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes, na segunda (27). O termo "orçamento impositivo" se refere à parte do Orçamento-Geral da União definida pelos parlamentares e que não pode ser alterada pelo Poder Executivo. Se a previsão estiver no orçamento, o governo federal terá a obrigação de executar a despesa – ou seja, liberar o dinheiro. Além disso, a Alba também irá realizar a votação de Projetos de Lei que serão encaminhados pelo governador Rui Costa para destinar recursos às famílias atingidas pelas chuvas. Os projetos não foram detalhados.

  • Foto: Ricardo Ganem
  • 28 // Dez // 2021
  • 09h09

Após alagamentos, nível do Rio Cachoeira em Itabuna começa a baixar

O nível do Rio Cachoeira em Itabuna, uma das cidades mais atingidas pelas chuvas no fim de semana, começou a baixar na última segunda-feira (27). No domingo (26), o nível de água chegou a subir nove metros, deixando centenas de casas debaixo d'água. O idoso João Alves foi um dos afetados pelo alta do rio. Um vídeo em que ele aparece sendo resgatado de sua casa com água até o pescoço viralizou na Internet. Nesta terça-feira (28), segundo informações da TV Bahia, o abastecimento de água na cidade já está sendo restabelecido gradativamente, começando pelos bairros mais afetados pelas enchentes. Os moradores de Itabuna, porém, ainda devem ficar atentos. A previsão para o decorrer dessa semana continua sendo de chuva. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve o Alerta Amarelo, para quando há risco de chuvas intensas, na região de Itabuna.

  • Foto: Divulgação
  • 28 // Dez // 2021
  • 08h48

Deputado Marquinho Viana preocupado com a situação dramática das famílias atingidas pelas chuvas, coloca-se à disposição dos prefeitos para ajudar a resolver a situação

O deputado Marquinho Viana (PSB), preocupado com a situação dos municípios atingidos pelas fortes chuvas na Bahia, emitiu nota solidarizando-se "com a população do Sul e do Sudoeste da Bahia, que está sofrendo com os efeitos das fortes chuvas no nosso Estado". Afirma o deputado que as chuvas vêm trazendo consequências terríveis para todos os municípios, e que muitas famílias estão sofrendo com a situação de calamidade pública. O deputado Marquinho Viana, em contato com os Prefeitos, se coloca à disposição para ajudar no que for possível para amenizar a situação dramática das populações atingidas.
 

  • Foto: Gilberto Jr
  • 22 // Dez // 2021
  • 20h55

ACM Neto diz que próximo governador deve aumentar efetivo de policiais: 'carreira precisa ser valorizada'

O pré-candidato a governador ACM Neto afirmou nesta quarta-feira (22), em Itatim, que o próximo chefe do Executivo estadual deve fazer concurso público para aumentar o efetivo de policiais e destacou que a carreira deve ser valorizada pelo governo. A visita à cidade foi a última da agenda Pela Bahia este ano. No total, Neto esteve em 70 municípios desde janeiro. Na entrevista à imprensa da região, Neto ainda ressaltou a necessidade de um plano estratégico que leve em conta o potencial de cada região da Bahia. A visita a Itatim contou com a participação de lideranças locais e regionais.  Ao falar sobre o avanço da violência, o pré-candidato a governador afirmou que a questão foi tratada como problema secundário pelos governos petistas. Ele disse que os governadores do PT transferiram responsabilidade e que, se for eleito, pretende chamar para si o problema, sem procurar culpados ou desculpas. Neto voltou a se posicionar contra a legalização das drogas, que foi defendida pelo atual secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, e frisou a necessidade de valorização dos policiais e de maior uso da tecnologia para combater o crime. “Existe hoje um problema sério no estado da Bahia que é um efetivo de policiais abaixo do necessário. Portanto, será fundamental que o próximo governador faça concurso público, contrate policiais e aumente o efetivo de policiais presentes na rua. Depois, será essencial valorizar a carreira. Hoje a gente conversa com os policiais militares e civis, e eles estão desestimulados. Essa carreira precisa ser valorizada, apoiada, incentivada, que é algo que eu pretendo fazer caso seja eleito governador”, afirmou. “Quando eu visito municípios nessa caminhada pela Bahia, tenho tido a oportunidade de conversar e de ver de perto os problemas. A gente chega em muitos municípios e qual é a realidade? A gente encontra um policial por turno para cobrir a cidade toda, a sede e a zona rural. Muitos municípios com as delegacias fechadas. Muitos municípios sem viatura. Quando funciona alguma coisa é porque o prefeito ajuda a manter ali a estrutura da segurança pública, porque se o prefeito não ajudar, não tem”, continuou.  Interiorização da Saúde - Sobre a regulação, chamada por lideranças do interior de “fila da morte”, Neto disse que o sistema não tem funcionado. “Quando você se dirige à regulação do estado é uma dificuldade. Muitas vezes as pessoas esperam meses, quando não mais de ano, para conseguir o internamento, fazer uma consulta ou um exame. Essa realidade tem que ser mudada e só tem um caminho, que é interiorizar assistência à saúde, ampliando a quantidade de hospitais regionais, fazendo um trabalho em parceria com os municípios”, disse.

  • Foto: Reprodução
  • 22 // Dez // 2021
  • 18h11

Ônibus invade rodoviária e avança sobre passageiros; vídeo

Um ônibus invadiu a plataforma de embarque e desembarque da rodoviária de Porangatu, cidade que fica no norte de Goiás, e quase atingiu as pessoas que aguardavam sentadas ou passavam pelo local. O caso aconteceu no final da tarde de segunda-feira (20/12). A cena foi registrada pelas câmeras de segurança do local. O veículo aproximou-se da plataforma e, apesar de não estar em alta velocidade, ultrapassou o limite e adentrou no piso do espaço de embarque da rodoviária. Pelas imagens é possível notar que as pessoas se assustaram e muitas tiveram que se levantar às pressas para não serem atingidas. Ninguém ficou ferido. Os danos teriam sido, apenas, materiais.

  • Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Economia
  • 22 // Dez // 2021
  • 17h52

Delegados da Receita entregam cargos após decisão de reajuste para policiais

Delegados e chefes de divisão da Receita Federal entregaram seus cargos após cortes nos recursos previstos para o Ministério da Economia em 2022. O dinheiro que iria para a Economia poderá ser usado para viabilizar o reajuste de policiais. De acordo com o Sindicato Nacional dos Auditores (Sindifisco), foram 283 pedidos de dispensa até agora. A entidade afirmou à CNN nesta quarta-feira que, em algumas regiões fiscais, houve baixa de todos os delegados. São os casos de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba. “Não é carta de intenção. É pedido de exoneração efetivo. Isso significa que o órgão de arrecadação do país puxou o freio de mão. Vamos esperar uma solução mas enquanto isso há um caos administrativo”, afirmou à CNN, Kleber Cabral, presidente da entidade sindical. Os servidores da Receia Federal cobram do governo que conceda o pagamento de uma gratificação associada à produtividade, o que acabou não sendo incluído no orçamento aprovado nesta terça-feira. Para pressionar uma resposta do governo, a categoria vai realizar assembleia nesta quinta com indicativo de greve geral. “Para dar reajuste a policiais, pegaram o orçamento do órgão que arrecada”, criticou Cabral.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 22 // Dez // 2021
  • 09h20

Livramento: Caixas de som instaladas de forma irregular são removidas dos postes pela Neoenergia Coelba

É comum que nos períodos de final de ano comerciantes intensifiquem a divulgação de suas empresas e, para tanto, busquem as mais diversas formas de anúncios de produtos e serviços. Em Livramento, uma forma de veiculação de propagandas deixou de existir e vem causando estranheza aos populares: as caixas de som acopladas a postes de energia elétrica na área central da cidade, denominada como "Divulgadora 88". Para saber os motivos que fizeram com que o serviço não fosse mais realizado o Blog Regional manteve contato com a empresa Neoenergia Coelba que esclareceu, através de nota, que removeu desde o mês de junho, 19 caixas de som instaladas de forma irregular nos postes da concessionária em Livramento de Nossa Senhora e entregou à Delegacia da cidade. A Distribuidora reforçou ainda que, os equipamentos instalados à revelia da Coelba podem gerar riscos para a população e ao fornecimento de energia na região. "A Neoenergia Coelba esclarece que removeu, no mês de junho, 19 caixas de som instaladas de forma irregular nos postes da concessionária em Livramento de Nossa Senhora e entregou à Delegacia da cidade. A distribuidora reforça que os equipamentos instalados à revelia da distribuidora pode gerar riscos para a população e ao fornecimento de energia da região. A Neoenergia Coelba se coloca à disposição". Diz a nota.

  • Foto: Divulgação
  • 22 // Dez // 2021
  • 09h05

Profissionais de saúde de Livramento participam de capacitação

Os profissionais da rede municipal de saúde, principalmente, da UPA 24h Dr. Marilton Tanajura Matias e do Hospital Municipal Dr. Ulysses Celestino da Silva, estão participando de uma capacitação de suporte básico e avançado de vida, oferecido pela gestão municipal e ministrado pela CTE PH Treinamento, de Vitória da Conquista, de 20 a 22 de dezembro de 2021, na Câmara de Vereadores. O curso tem o objetivo de qualificar os técnicos em saúde nos atendimentos de urgência e emergência, reconhecer o tipo da gravidade do estado do paciente em ambiente intra-hospitalar, a realização e o manuseio em parada cardiorrespiratória, intubação orotraqueal, reanimação, uso dos aparelhos ventiladores, monitores cardíaco, DEA e uso de medicamentos para reanimação e intubação, seguindo os fluxogramas e protocolos atualizados do Ministério da Saúde. Entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem, da rede, o total de 90 pessoas estão participando do curso.

  • Foto: Claudiono Jr
  • 22 // Dez // 2021
  • 08h26

Alunos da rede estadual podem renovar matrículas até o próximo dia 28 de dezembro

A Secretaria Estadual de Educação (SEC) vai renovar, até o dia 28 de dezembro, a matrícula dos estudantes para o ano letivo de 2022. Para renovar a inscrição, o aluno interessado deverá se dirigir até a unidade escolar onde estuda para assinar a lista de renovação. Poderão realizar a renovação os alunos com mais de 16 anos ou os responsáveis legais. Segundo a SEC, será obrigatória a atualização cadastral, com a apresentação do original e da cópia de documentos como CPF, Carteira de Identidade e Carteira de Vacinação. A orientação é para que os estudantes, pais ou responsáveis procurem verificar se há ausência de documentos junto à secretaria escolar. O cronograma de matrícula dos alunos novos para o ano letivo 2022 foi divulgado por meio da Portaria Nº 2043/2021. O documento também estabelece as normas e os procedimentos de matrícula para Pessoas com Deficiência (PcD) e a transferência de estudantes entre unidades escolares da rede estadual. A matrícula começa para as Pessoas com Deficiência (PcD), no dia 24 de janeiro, via internet, por meio do endereço eletrônico ou em qualquer unidade escolar da rede estadual. Já o estudante que pretende se transferir para outra unidade escolar da rede estadual, quando do seu próprio interesse ou em razão de ausência da série na unidade escolar a qual concluiu o ano letivo 2021, deverá solicitar, no dia 25 de janeiro de 2022, a sua transferência diretamente na unidade escolar em que o mesmo está devidamente matriculado. O calendário da matrícula segue, nos dias 26 e 27 de janeiro, para os concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental, apenas oriundos da rede municipal de ensino. A matrícula poderá ser realizada pelo próprio estudante, caso seja maior de 16 anos de idade, ou pelo responsável legal, preferencialmente, via internet, através do endereço eletrônico, ou em qualquer unidade escolar da rede estadual. No dia 28 de janeiro, a matrícula será destinada para o ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual, em qualquer ano ou série do Ensino Fundamental, sem distinção da rede de ensino de origem. Já no período de 31 de janeiro e 1º de fevereiro, poderá ser efetuada a matrícula do estudante que deseja ingressar em uma unidade escolar da rede estadual, em qualquer ano ou série do Ensino Médio. Nestes três dias, a matrícula também poderá ser feita pela internet ou em qualquer unidade escolar da rede estadual.

  • Foto: Divulgação
  • 20 // Dez // 2021
  • 19h20

Vereador de Campo Formoso é preso por descumprimento de medida

Um vereador de Campo Formoso, a 401 km de Salvador, foi preso nesta segunda-feira (20), naquele município. A ação cumpriu mandado judicial pelo  descumprimento de medidas cautelares que lhe haviam sido impostas – notadamente, violar o recolhimento domiciliar aos finais de semana. O político, de 64 anos, responde a um processo pela prática de estelionato, corrupção ativa, tráfico de influência e organização criminosa. A ação penal é resultado da investigação realizada na Operação Captiosus, da Polícia Civil, que, em 2019, desarticulou um esquema de venda de carteiras de habilitação naquela região. O homem será levado ao Conjunto Penal de Juazeiro, à disposição do Poder Judiciário.

  • Foto: Reprodução
  • 16 // Dez // 2021
  • 15h45

Servidores do Estado que não apresentarem comprovante da vacina serão afastados de suas funções

Servidores e empregados públicos da ativa que ainda não realizaram a comprovação da imunização contra a Covid-19, serão notificados com o prazo máximo de 15 dias para apresentar o cartão vacinal. De acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), as coordenações de recursos humanos dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual iniciaram o envio das notificações na quarta-feira (15). A determinação atende a Instrução Normativa n° 028/2021, da Secretaria da Administração (Saeb), publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). Caso o servidor se recuse em receber o aviso, o mesmo será atestado com a assinatura de duas testemunhas. O não cumprimento da notificação pelo servidor implica no afastamento de suas funções. Durante o prazo regulamentar das notificações, o registro poderá ser feito pelo sistema do RH Bahia para comprovações que não tenham sido realizadas de 30 de novembro a 14 de dezembro. A Sesab ainda informa que o procedimento é o mesmo para o servidor que, por justa causa, não puder se submeter à vacinação. Neste caso, é exigido apresentar no RH Bahia ou nos setores de recursos humanos, relatório médico que ateste as razões para o não recebimento da imunização. De acordo com a normativa, as coordenações de recursos humanos terão prazo máximo de 15 dias para realizar a notificação dos servidores civis e militares, além dos integrantes do Partiu Estágio, que deixaram de comprovar a primeira e a segunda dose do imunizante ou sua dose única, dependendo da vacina, bem como do reforço subsequente, se for o caso. Podem ser utilizados na comprovação o Certificado Covid, emitido pelo aplicativo Conecte SUS, ou arquivos digitalizados em formato PDF da carteira de vacinação, frente e verso, e do resumo emitido pelas secretarias municipais de saúde. Os mesmos documentos devem ser apresentados na forma impressa para comprovação presencial nos setores de RH.

  • Foto: Divulgação
  • 16 // Dez // 2021
  • 08h37

Deputado Marquinho Viana acompanha o Governador Rui Costa na visita aos municípios de Guajeru e Malhada de Pedras

O deputado Marquinho Viana (PSB), acompanhou o Governador Rui Costa nesta quarta-feira (15.12), na visita aos municípios de Guajeru e Malhada de Pedras. Presentes também os prefeitos de Livramento de Nossa Senhora, Ricardinho, a vice-prefeita Joanina com os vereadores da base de apoio, a prefeita de Maetinga, Aline, o prefeito de Ituaçu, Phellipe, o ex- prefeito Albercinho com os vereadores, além de prefeitos e vereadores das cidades vizinhas.
 

  • Foto: Divulgação
  • 15 // Dez // 2021
  • 17h43

Quinto Energy: Ex-Ministro do Meio Ambiente apresenta o projeto Jasmin para Prefeitura de Livramento

O diretor de relações institucionais da Quinto Energy, o ex-ministro do meio ambiente Edson Duarte, esteve na Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora nesta quarta-feira (15), para apresentar o Projeto Jasmim para a gestão municipal, sendo recebido pelo controlador geral do município, Jânio Soares. O Complexo Híbrido Jasmim, com parques eólicos e solares, contará com 180 aerogeradores e 468 mil módulos fotovoltaicos, que serão capazes de produzir energia elétrica suficiente para abastecer mais de 2 milhões de residências. Abrangerá os municípios de Brumado, Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas. Há estimativas de transferência direta para os arrendamentos das terras mais de R$  1 milhão/mês.

  • Foto: Reprodução/Diário do Nordeste
  • 15 // Dez // 2021
  • 17h27

IBGE abre inscrição para seleção de 207 mil trabalhadores para o Censo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou nesta quarta-feira (15), no Diário Oficial da União, o edital para seleção de recenseadores e agentes censitários do Censo Demográfico 2022. Serão 206.891 vagas temporárias para todo o país. Antes deste edital, o IBGE já tinha aberto dois processos seletivos, que foram cancelados, devido a adiamentos do censo. O primeiro cancelamento foi em março de 2020 e, o segundo, em outubro deste ano. Das vagas, 183.021 serão para recenseador, 18.420 para agente censitário supervisor e 5.450 para agente censitário municipal. As inscrições serão abertas às 16h de hoje (15) e terminam às 16h de 29 de dezembro deste ano. As inscrições serão feitas pelo site da FGV Conhecimento, onde também poderão ser encontradas informações sobre as provas.

  • Foto: Reprodução / TV Bahia
  • 15 // Dez // 2021
  • 17h14

Ruas de Itamaraju acumulam entulhos e lixos após chuvas

Ruas da cidade de Itamaraju, extremo sul da Bahia, amanheceram repletas de entulho e lixo nesta quarta-feira (15), após as fortes chuvas que atingiram o município. A situação tem atraído a presença de urubus em alguns pontos e moradores cobram a retirada do material. A situação mais grave é registrada na rua Vale do Jucuruçu, bairro Baixa Fria. Segundo os moradores, no fim de semana a água chegou a medir 1,5 metro dentro das casas e teve gente que perdeu todos os pertences. Somente na segunda-feira (12) eles puderam voltar para as casas, contabilizaram os prejuízos e fizeram limpeza nos imóveis. Muitos colocaram nas ruas e calçadas o pouco que conseguiram salvar e também o que precisava ser retirado. Além disso, a chuva ajudou a espalhar lixo pelas vias, o que piorou a situação. Muitas ruas estão intransitáveis, devido a grande quantidade de resíduos. Urubus pousam no alto das residências e também é possível sentir mau cheiro, em alguns pontos. Segundo moradores, há três dias não é realizada coleta de lixo no município. A Prefeitura de Itamaraju informou que funcionários da limpeza pública vão ao local ainda nesta quarta para fazer a limpeza e desinfecção da rua com hipoclorito de sódio.