PRF, Ministério Público da Bahia e Polícia Civil deflagram Operação Dublê na Bahia e em São Paulo
MUNICÍPIOS 07 Jul 2021 - 11:22
PRF, Ministério Público da Bahia e Polícia Civil deflagram Operação Dublê na Bahia e em São Paulo

Uma ação conjunta, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), o Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (GEOSP) e a Corregedoria-Geral da Polícia Civil, deflagraram a “Operação Dublê”, na manhã desta quarta-feira (07), na capital baiana e na cidade de São Paulo/SP. Foram cumpridos mandado de prisão preventiva e cinco mandados de buscas e apreensões. A operação apurou indícios veementes da existência de associação criminosa especializada na prática de delitos de furtos, roubos e clonagem de veículos, cujo líder mantinha relação próxima e duradoura com uma servidora pública do Estado da Bahia. As investigações demonstraram que a servidora se utilizava das prerrogativas inerentes ao cargo e da influência que gozava em seu órgão para garantir a impunidade do grupo criminoso e facilitar a execução e proveito dos crimes, chegando a forjar documentos e a introduzir uma pessoa ligada à quadrilha no ambiente da Polícia, acompanhando-a, como policial fosse, portando armas e auxiliando-a nas ações de favorecimento ao grupo criminoso. Com base nas provas apresentadas, foram deferidos pela 1ªVara Especializada em Crimes Contra a Administração Pública da Comarca De Salvador-Bahia o pedido de prisão preventiva do apontado chefe da súcia, os pedidos de buscas e apreensões em endereços residenciais e outras propriedades dos investigados, bem como o afastamento cautelar do exercício das funções públicas da servidora, pelo período de um ano, cumulado com proibição de acesso às dependências e aos sistemas da instituição onde desempenhava suas funções e comunicação com outros agentes públicos, bem como utilização dos serviços do órgão. A operação ainda está em andamento e já foram apreendidos armas de fogo, veículos adulterados, documentos, placas , módulos de veículos, diversos materiais para fraudar e adulterar veículos e documentos, além de aparelhos conhecidos por Jammers, utilizados para bloquear sinal de GPS, celular e rastreamento de veículos.




Cravolândia: Suspeito de matar companheira com golpes de faca é preso
Foto: Divulgação/Polícia Civil
MUNICÍPIOS 07 Jul 2021 - 10:00
Cravolândia: Suspeito de matar companheira com golpes de faca é preso

Um homem de 42 anos suspeito de matar a companheira com golpes de faca foi preso, na manhã de terça-feira (06), na cidade de Cravolândia, no Vale do Jiquiriçá, no interior da Bahia. A informação é da Polícia Civil. De acordo com a polícia, as apurações indicaram que o feminicídio ocorreu após o suspeito perceber a chegada de um ex-namorado da vítima no local onde eles estavam fazendo uso de bebida alcoólica. A vítima, identificada como Adriana de Jesus Ferreira, de 45 anos, foi morta no dia 21 de junho. Na ocasião, um homem que seria ex-namorado dela também ficou ferido. A polícia, no entanto, não detalhou o estado de saúde dele. O delegado Nilo de Siqueira Costa Neto, responsável pelas investigações, disse que o suspeito desferiu vários golpes nas duas vítimas. O suspeito foi submetido ao exame de lesões corporais e está custodiado na delegacia à disposição da Justiça.

Desconto de 5% no IPVA vale até este mês para placas de final 9 e 0
Foto: Reprodução
BRASIL 07 Jul 2021 - 08:00
Desconto de 5% no IPVA vale até este mês para placas de final 9 e 0

Os proprietários de veículos com placas de final 9 e 0 são os últimos que ainda podem aproveitar o desconto de 5% no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2021, em cota única. Os prazos se encerram nos próximos dias 29 e 30 de julho, respectivamente. As datas podem ser consultadas na tabela do IPVA 2021 do Estado da Bahia. A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba) alerta que os proprietários de veículos com placas de final 5 e 6 têm também até os dias 29 e 30 de julho, respectivamente, para pagar o IPVA em cota única e sem desconto. Caso o proprietário não regularize o imposto e o licenciamento, o automóvel ficará com a documentação irregular. As placas de final 1, 2, 3 e 4 já perderam o prazo para quitação do imposto. O pagamento pode ser feito em uma agência, um caixa eletrônico ou aplicativo do Banco do Brasil, Bradesco ou do Bancoob apresentando o número do Renavam. Para quem estiver elegível, o desconto de 5% no IPVA é calculado automaticamente no momento da transação. Os proprietários de veículos com placas terminadas em 9 e 0 podem optar ainda por dividir o IPVA em três parcelas, sem o desconto. Para isso, basta observar os vencimentos das cotas na tabela, também de acordo com o número final da placa do veículo. Quem perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes, devendo efetuar o pagamento integral do imposto até a data da última parcela. Todas as informações poderão ser consultadas no site da Sefaz-BA, Canal Inspetoria Eletrônica – IPVA, ou pelo call center da Secretaria da Fazenda do Estado, no 0800 071 0071 (ligações de telefone fixo) e no 71 3319-2501 (para ligações de celular ou de telefone fixo).

Deputado Marquinho Viana agiliza a implantação de sistemas de abastecimento de água em Macaúbas
Foto: Divulgação
POLÍTICA 07 Jul 2021 - 06:00
Deputado Marquinho Viana agiliza a implantação de sistemas de abastecimento de água em Macaúbas

O deputado Marquinhos Viana (PSB), esteve na terça-feira (06.07), em companhia dos amigos Nei e Vá de Lindolfo, vice-prefeito e vereador de Macaúbas, em audiência com o presidente da CERB, Antônio Matos, e o Secretário da Infraestrutura Hídrica, Leonardo Góes. Na oportunidade, solicitaram a implantação de sistemas de abastecimento de água na zona rural do município.
 

Deputado Marquinho Viana agiliza a implantação de sistemas de abastecimento de água em Macaúbas
Foto: Divulgação
Datena se filia ao PSL e será lançado como pré-candidato à Presidência
Foto: Reproduçaão/Band
BRASIL 07 Jul 2021 - 01:50
Datena se filia ao PSL e será lançado como pré-candidato à Presidência

O jornalista José Luiz Datena assinou sua ficha de filiação ao PSL, sigla pela qual o presidente Jair Bolsonaro foi eleito em 2018. O próximo passo da legenda é lançá-lo como pré-candidato à Presidência da República em 2022. A informação é da colunista Bela Megale, do jornal O Globo. O ato foi formalizado na segunda-feira (5). Segundo a coluna, a ideia do partido é que o apresentador do Brasil Urgente (Band) possa ser opção de centro na corrida eleitoral do ano que vem. De acordo com Bela Megale, a filiação do apresentador foi fechada na semana passada, em um jantar com os presidentes do MDB, o deputado Baleia Rossi (SP), e do PSL, deputado Luciano Bivar (PE). O encontro aconteceu em São Paulo. Com o acerto, Datena deixa o MDB. O PSL avalia fazer um anuncio oficial da chegada do apresentador.

Pesquisa interna aponta Neto à frente de Wagner na disputa pelo governo da Bahia em 2022
Foto: Manu Dias/Governo da Bahia
MUNICÍPIOS 06 Jul 2021 - 19:28
Pesquisa interna aponta Neto à frente de Wagner na disputa pelo governo da Bahia em 2022

Se as eleições de 2022 fossem hoje, ACM Neto (DEM) derrotaria Jaques Wagner (PT) e seria eleito governador da Bahia, aponta uma pesquisa do Instituto Paraná encomendada para consumo interno pela campanha do ex-prefeito de Salvador. No levantamento, divulgado pelo Blog do Noblat, do portal Metrópoles, o demista aparece com 50% das intenções de voto, contra 22% do petista - número que garantiria a Neto uma vitória em primeiro turno. A publicação não menciona a pontuação na pesquisa do ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), cotado para participar do pleito pelo governo baiano.

Governo decide privatizar 100% dos Correios em um único leilão
Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
BRASIL 06 Jul 2021 - 17:50
Governo decide privatizar 100% dos Correios em um único leilão

O governo federal definiu nesta semana o modelo de privatização dos Correios. De acordo com proposta do MInistério da Economia, a previsão é de que a estatal tenha 100% do capital ofertado em um único leilão. A informação foi confirmada pelo secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, Diogo Mac Cord. O modelo de privatização dos Correios difere do que foi feito na venda da Eletrobrás, que foi baseado em operações no mercado de capitais. Com a venda, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) dará lugar a Agência Nacional de Comunicações (Anacom), que passará a regular os serviços postais. "A empresa vai pegar o Brasil inteiro. A gente chegou a avaliar fatiar por região, mas entendemos que para garantir a universalização é preciso ter o subsídio cruzado dentro da própria empresa", disse Mac Cord ao jornal O Globo. De acordo com dados do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), o Correios possui um passivo de R$ 13 bilhões e um ativo de R$ 14 bilhões. O governo ainda não chegou a um valor previsto para a venda da estatal, o que deve ser feito antes da publicação do edital, previsto para dezembro. A votação para aprovação do projeto na Câmara dos Deputados foi marcada para a próxima semana pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

Corpo de mulher obesa é levado por cima de muro de cemitério
Foto: Reprodução/Blog do Didi Galvão
MUNICÍPIOS 06 Jul 2021 - 10:00
Corpo de mulher obesa é levado por cima de muro de cemitério

Um caixão com o corpo de uma mulher obesa foi jogado por cima do muro de um cemitério na cidade de Juazeiro, no norte da Bahia. O caso aconteceu no sábado (03) e o corpo teria sido transportado assim porque não passou pelo portão principal do local. Segundo o Blog do Didi Galvão, os funcionários do cemitério usavam roupas que indicavam que a causa da morte havia sido Covid-19. Nas redes sociais, um vídeo mostra o veículo funerário estacionado ao lado do muro, e funcionários carregando o caixão. Ao menos sete pessoas tiram o caixão do carro e outras duas o pegam no outro lado do muro. A reportagem não conseguiu contato com a administração do cemitério.

Mais de 20.000 flagrantes de ultrapassagem proibida foram registrados nas rodovias federais da Bahia no primeiro semestre de 2021
MUNICÍPIOS 06 Jul 2021 - 08:25
Mais de 20.000 flagrantes de ultrapassagem proibida foram registrados nas rodovias federais da Bahia no primeiro semestre de 2021

A pressa fez muita gente ultrapassar de forma proibida. Conforme levantamento da instituição de janeiro a junho foram flagradas 20.947 ultrapassagens proibidas. Esse tipo de ultrapassagem é responsável pela maioria dos acidentes do tipo colisão frontal, onde o motorista não consegue efetuar em tempo a manobra de ultrapassagem ou força a ultrapassagem, colidindo frontalmente com o veículo que está trafegando no sentido contrário. A colisão frontal é o tipo de acidente que mais fere gravemente e mata pessoas em rodovias do país inteiro, além de ocasionar perdas irreversíveis. Conforme dados levantados pela PRF BA, nos primeiros seis meses deste ano foram registrados nas rodovias federais da Bahia 185 acidentes do tipo colisão frontal, que resultaram em 73 vítimas fatais. Deste total de acidentes, 61 deles ocorreram na BR 101 e 37 foram registrados na BR 116. A infração de ultrapassar em faixa amarela contínua é infração gravíssima, com multa de R$ 1.467,35 e rende 7 pontos na carteira. Em caso de reincidência em 12 meses, a multa é dobrada. Respeitar os limites de velocidade, manter distância de segurança em relação aos outros veículos, ultrapassar apenas quando houver plenas condições de segurança e não desviar a atenção do trânsito. Estas são algumas das principais orientações da PRF para reduzir o risco de acidentes. A PRF alerta aos motoristas que obedecer às normas de trânsito, contribui para um trânsito mais seguro.

Confira as dicas da PRF para realizar uma ultrapassagem de forma segura

  • Conheça seus limites e os limites de seu veículo (Domino essa manobra? Meu carro tem a potência que preciso para executar a ultrapassagem de forma segura? Sei o que fazer diante da aproximação de um veículo em sentido oposto?);
  • Para ultrapassar o veículo à sua frente, o motorista precisará conduzir mais rápido que ele. Então avalie a velocidade em que ele está e o limite de velocidade da via para decidir se, de fato, a ultrapassagem é necessária;
  • Antes de começar a ultrapassagem, confira no retrovisor se algum veículo atrás não iniciou a manobra antes. Se sim, dê a preferência para o outro veículo e aguarde o momento oportuno para realizar a manobra;
  • Só ultrapasse se estiver seguro. Se tiver dúvidas, evite fazer a ultrapassagem, pois nem sempre é possível ‘voltar’ com segurança após uma ultrapassagem iniciada e mal calculada;
  • Não ultrapasse em faixa contínua, sinalização típica de locais com pontes e trechos de visibilidade restrita (curvas e aclives);
  • A ultrapassagem deve começar e terminar na faixa seccionada (tracejada);
  • Sinalize com antecedência aos demais motoristas sua intenção de ultrapassar (use a seta da esquerda);
  • Quando for retornar para sua faixa, lembre-se de acionar a seta da direita que só deve ser desligada ao final da ultrapassagem;
  • Mantenha a distância de segurança (atrás, não grude para ‘pegar o vácuo’ e ao ultrapassar, não retorne ‘raspando’ no veículo ultrapassado).




Bahia ultrapassa a marca de 5 milhões de vacinados
Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
MUNICÍPIOS 05 Jul 2021 - 21:17
Bahia ultrapassa a marca de 5 milhões de vacinados

O Estado da Bahia ultrapassou na sexta-feira (2), a marca de 5 milhões de vacinados com primeira dose e dose única contra a Covid 19. Com os 5.009.928 de imunizados, o que representa 45% da população com 18 anos ou mais a ser imunizada, estimada em 11. 035. 540, a Bahia é um dos estados do país com o maior número de vacinados. O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, avalia que essa vitória é fruto de diversos fatores. “A Bahia é o estado do país que mais rápido aplica as vacinas, pois há uma sintonia entre a nossa operação logística, que distribui as doses para os 417 municípios em até 24 horas após a chegada da carga ao estado, com a estratégia de imunização dos gestores municipais, que inclui mutirões, drive thru e até vacinação na residência”, afirma o secretário. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.


Imunização contra influenza foi ampliada para todas as faixas etárias
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
MUNICÍPIOS 05 Jul 2021 - 19:30
Imunização contra influenza foi ampliada para todas as faixas etárias

Atendendo a recomendação da Coordenação do Programa Nacional de Imunizações, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio do Programa Estadual de Imunização, determinou que seja ampliada a oferta da vacina contra influenza para toda a população a partir de 6 meses de idade. A medida foi adota em função de as coberturas vacinais nacionais, estaduais e municipais ainda estarem baixas e heterogêneas, o que pode levar a formação de bolsões de pessoas não vacinadas, favorecendo o aparecimento da doença e suas complicações, em especial nos grupos de maior risco. Na Bahia, os dados da campanha indicam que até o momento foram vacinadas 2.033.808 pessoas, representando 38,6% do total de 5.128.509, população alvo da campanha. Diante deste cenário e da existência de vacinas nos estoques municipais, estaduais e federal, Ministério da Saúde recomenda que seja mantida e ampliada o esforço junto aos municípios para que sejam idealizadas estratégias que melhorem o desempenho da vacinação da população-alvo da campanha, na perspectiva de alcançar elevadas e homogêneas coberturas vacinais. Vale destacar que a data para do da vacinação para todas as faixas etárias e os locais de vacinação são definidos pelos municípios, e também que é necessário haver um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas contra influenza e a vacina contra a Covid-19. As pessoas que ainda não foram imunizadas contra Covid-19 ou que receberam apenas a primeira dose devem priorizar essa data e, posteriormente, buscar um posto para se vacinar contra gripe. A campanha de vacinação contra influenza é uma importante medida também no combate à pandemia de coronavírus (Covid-19). “A vacinação contra a influenza prevenirá o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e consequente sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19”, explica Vânia Rebouças, coordenadora do Programa de Imunização da Sesab. . Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz. Apresenta potencial para levar à complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral.

Sesab nega aplicação de vacinas com validade vencida
Foto: Reprodução
MUNICÍPIOS 03 Jul 2021 - 10:05
Sesab nega aplicação de vacinas com validade vencida

A Secretaria da Saúde do Estado esclarece que não houve aplicação de doses de vacina contra Covid-19 com data de validade vencida em Salvador e outros municípios, a exemplo de Juazeiro, como está sendo erroneamente divulgado. Conforme explica a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), Rívia Barros, os imunizantes foram aplicados no prazo de validade, mas a notificação, ou seja, o registro no sistema do Ministério da Saúde ocorreu depois da data de vencimento da vacina. A Sesab acrescenta que pode também ter acontecido um erro de digitação no sistema do Ministério da Saúde.

Cidades com vacinação mais avançada na Bahia passarão a receber menos doses
Foto: Sesab
MUNICÍPIOS 02 Jul 2021 - 14:00
Cidades com vacinação mais avançada na Bahia passarão a receber menos doses

Os municípios que já atingiram 55%, 70% ou 90% na cobertura vacinal contra a Covid-19 em relação a população alvo acima de 18 anos passarão a receber menos doses para que outras cidades menos avançadas possam acompanhar o ritmo. Para cada percentual, um tipo de “freio” será implementado. A nova deliberação partiu da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que inclui gestores dos municípios e do governo da Bahia, e consta no Diário Oficial do Estado de quinta-feira (01). De acordo com a publicação, os municípios com cobertura maior do que 55% de sua população alvo acima de 18 anos receberão metade das doses que forem calculadas, até que a média da cobertura estadual chegue a 55%. As cidades com cobertura maior do que 70%, receberão 33% das doses até que a média da cobertura estadual chegue a 70%; e os municípios que já atingiram 90% de sua população alvo acima de 18 anos imunizada não receberão vacinas até que a média da cobertura estadual chegue a 90%.

Prefeito de Ibipitanga é multado após gastar em festas durante período de seca
Foto: Reprodução/Rede Sociais
MUNICÍPIOS 02 Jul 2021 - 11:00
Prefeito de Ibipitanga é multado após gastar em festas durante período de seca

O prefeito de Ibipitanga, Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira (PDT), foi multado em R$ 35 mil, pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). É que, conforme o órgão, o gestor teria gasto R$ 496.994 mil, no ano de 2015, na realização de festas em um período em que a cidade do Sudoeste baiano vivia em situação de emergência devido à seca. Pela denúncia recebida pelo TCM-BA, todas as contratações dos eventos se deram após a publicação dos decretos que declararam estado de emergência, ocasião em que se exigia do município o máximo de ações de priorização da vida e de bem-estar dos cidadãos. Os auditores do TCM constataram, ainda, que a prefeitura investiu somente R$ 107.321 mil em medidas voltadas ao abastecimento de água  para combater a seca, ou seja, um montante bem inferior aos R$ 496.994 mil gastos, no mesmo exercício, com festividades. O conselheiro Mário Negromonte considerou que o prefeito não comprovou os ganhos financeiros e econômicos do município com a realização desses festejos, como assegurou em sua defesa, “razão pela qual foi mantido o entendimento pela manutenção da irregularidade e afronta aos princípios da razoabilidade e da economicidade”. O Ministério Público de Contas se manifestou no sentido da procedência parcial da denúncia, com a imputação de multa ao gestor. O órgão sugeriu, ainda, a determinação de ressarcimento ao erário municipal no importe de R$ 337.800 mil, o que não foi acatado pelo relator, vez que os serviços foram prestados. Cabe recurso da decisão.