Bahia

05 Janeiro 2017 - 09:33

IPVA 2017 já pode ser pago com 10% de desconto

(Foto: Bahia Verdade)

Os motoristas baianos já podem aproveitar o desconto de 10% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2017, efetuando o pagamento em cota única até o dia 7 de fevereiro. Os valores estão disponíveis para consulta no site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) , no canal Inspetoria Eletrônica – IPVA - Licenciamento integrado. O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, bastando apenas apresentar o número do Renavam. A tabela do IPVA com o cronograma de pagamento para cada placa também pode ser consultada no site da Sefaz. O IPVA teve redução média de 5% em relação a 2016, tomando-se por base os cálculos da Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe), feitos a partir dos valores de mercado de veículos usados. Para os automóveis, o IPVA registrou queda de 5%. Já as motos tiveram redução de 2,8%, os caminhões, de 7,4%, os ônibus e micro-ônibus, de 5,4%, e os veículos utilitários, de 4,8%.

 Além do desconto de 10%, existe ainda a opção de pagamento com 5% de abatimento para quem fizer a quitação do valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira das três cotas do parcelamento padrão do imposto, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo. Outra opção é parcelar o imposto em três vezes, bastando para isso observar a data de vencimento da primeira cota na tabela, de acordo com o número final da placa. Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela, e os débitos anteriores do IPVA ainda não notificados também podem ser divididos em três vezes, juntamente com o IPVA 2017. Vale ressaltar que o proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes. Estão isentos do pagamento do IPVA os veículos de empresas concessionárias de serviço público de transporte coletivo, aqueles com mais de 15 anos de fabricação, veículos terrestres com motor de potência inferior a 50 cilindradas e embarcações com motor de potência inferior a 25 HP. Também estão na faixa de isenção máquinas agrícolas, táxis de propriedade de motoristas profissionais autônomos, e veículos pertencentes a embaixadas, a representações consulares, a funcionários de carreira diplomática e a pessoas jurídicas de direito privado instituídas pelo poder público estadual ou municipal. São imunes ao IPVA, por sua vez, os veículos da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, dos partidos políticos, inclusive suas fundações, e das entidades sindicais, instituições de educação ou assistência social sem fins lucrativos e dos templos religiosos. O governo baiano, além disso, estabeleceu que a redução da alíquota de IPVA, de 2,5% para 1%, que já era válida para veículos adquiridos em compras diretas por locadoras atuantes na Bahia, seja aplicada também nas compras feitas por essas empresas via contratos de leasing. O objetivo é estimular o desenvolvimento do setor e o emplacamento dos veículos no Estado. Todas as informações poderão ser consultadas também através do site ou do call center da Sefaz, pelo 0800 071 0071.

CONTINUE LENDO

Livramento

Bahia Verdade

04 Janeiro 2017 - 18:29

Livramento: Prefeito se reúne com administração de Brumado para discutir sobre Consórcio Regional de Saúde e Policlínica Regional

Foto: Divulgação | ASCOM PML

Na manhã desta quarta-feira (04), o prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Ricardo Ribeiro esteve reunido em seu gabinete com o Presidente da Câmara de Vereadores; Aparecido Lima (Cidão Aracatu), Secretario de Saúde Gerardo Júnior, Vice-Prefeito de Brumado Édio Pereira e o Chefe de Gabinete de Brumado Cláudio Feres. O motivo da reunião teria sido para tratar de assuntos relacionados ao Consórcio Regional de Saúde e a Policlínica Regional. De acordo informações obtidas pelo Bahia Verdade, os assuntos eram relativos às melhorias nos serviços prestados, nos exames especializados e para buscarem, junto ao governo do estado, aumentar o número de leitos da UTI da Policlínica Regional.

Mundo

04 Janeiro 2017 - 16:11

Papa lamenta morte de detentos em presídio do Brasil

Foto: Reprodução

O papa Francisco fez orações pelas vítimas da rebelião no presídio de Manaus na primeira audiência geral de 2017, realizada nessa quarta-feira (4). Ao todo, 60 pessoas morreram no Complexo Penitenciário Anísio Jobim após a rebelião. A informação é da Agência Ansa. "Ontem, chegaram notícias dramáticas do Brasil sobre o massacre ocorrido no presídio de Manaus, onde um violentíssimo confronto entre grupos rivais causou dezenas de mortes", disse o pontífice nas mensagens finais da audiência. "Exprimo dor e preocupação pelo que aconteceu. Convido a todos para rezar pelos mortos, pelos seus familiares, por todos os detentos daquele presídio e por aqueles que lá trabalham. E renovo meu apelo para que os institutos penitenciários sejam locais de reeducação e de reinserção social e as condições de vida dos presidiários sejam dignas de pessoas humanas", afirmou o papa. Após um momento de silêncio, ele pediu que os presídios de todo o mundo "sejam locais de reinserção, que não sejam superlotados" e concluiu solicitando que todos rezassem uma Ave Maria. O papa Francisco manifesta apreço pela questão dos encarcerados, pedindo condições dignas e humanas para gestores do sistema prisional de todo o mundo. Ele, inclusive, visita prisões ao redor do mundo - sempre que possível - quando faz viagens internacionais.

Geral

04 Janeiro 2017 - 15:23

Cavalo se despede do dono com gesto inesperado em velório e surpreende a todos

Foto: Kyioshi Abreu/ Arquivo Pessoal

Um cavalo comoveu a família e os amigos do vaqueiro paraibano Wagner Figueiredo de Lima, que morreu em um acidente de moto na madrugada do dia 1º de janeiro. O animal foi levado para se despedir do dono - e ao ser colocado próximo ao veículo onde estava o corpo, deitou a cabeça sobre o caixão, um momento que chamou a atenção de todos que foram ao velório de Wagner de Lima. O enterro do vaqueiro aconteceu na tarde desta terça-feira (3) na cidade de Cajazeiras, Sertão da Paraíba. “Esse cavalo era tudo para ele, Wagner, era como se o cavalo soubesse o que estava acontecendo e quisesse se despedir. Durante todo o trajeto até o cemitério ele relinchava e batia com as patas no chão”, disse Wando de Lima, irmão de Wagner. Wando teve a ideia de levar o cavalo para o enterro do irmão e organizou as homenagens junto com outros vaqueiros e amigos de Wagner. Com a morte do irmão, Wando disse que vai assumir a responsabilidade de manter e cuidar de "Sereno". Segundo ele, o cavalo, que já estava há oito anos com Wagner vai ficar "para sempre" com a família. Wagner de Lima Figueiredo tinha 34 anos e além de vaqueiro era funcionário da Prefeitura de Cajazeiras, no sertão da Paraíba. Wagner morreu na madrugada do dia 1º, em um acidente de moto, no estado do Rio Grande do Norte. Ele estava sozinho na motocicleta no momento do acidente e chegou a ser socorrido para um hospital da cidade de Mossoró, onde passou por cirurgia, mas morreu.  

ASSISTA O VÍDEO:

Livramento

04 Janeiro 2017 - 14:54

Publicadas novas diretrizes das UPAs; Bahia tem 16 unidades sem funcionamento, entre elas Livramento de Nossa Senhora

Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (4) portaria que redefine as diretrizes de modelo assistencial e financiamento das unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Entre outros pontos, a portaria estabelece que "caberá ao gestor" definir o número de profissionais, incluindo médicos, da equipe assistencial da UPA 24 horas, tomando como base a necessidade da Rede de Atenção à Saúde (RAS) e as normas em vigor. Segundo a portaria, deve ser mantido "o quantitativo de profissionais suficiente, de acordo com a capacidade instalada e o quadro de opções de custeio". As medidas definidas pelo ministério têm o objetivo de readequar UPAs que estão prontas, mas sem funcionamento. De acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), há 16 unidades no estado nessa situação: Rio Real, Araci, Santo Antônio de Jesus, Macaúbas, Monte Santo, Morro do Chapéu, Jaguaquara, Gandu, Conceição do Coité, Itabuna, Esplanada, Eunápolis, Itamaraju, Brumado, Euclides da Cunha, Livramento de Nossa Senhora.
 

Bahia

Acorda Cidade

04 Janeiro 2017 - 13:43

Pai é suspeito de atear fogo na casa e matar 5 da família em Feira de Santana

Foto: Reprodução | Acorda Cidade

Um homem identificado como Gilson de Jesus Moura, 49 anos, é acusado de atear fogo na casa onde residia com a família,  no bairro Mangabeira, em Feira de Santana, por volta das 4h40 desta quarta-feira (4). Segundo  o Corpo de Bombeiros, cinco corpos foram encontrados no interior da residência, localizada no residencial Alto do Rosário, inclusive de crianças. Duas pessoas ficaram feridas. Morreram no incêndio Thays de Jesus Moura, 13 anos, Carlos Alexsandro de Jesus Moura, 9 anos, e Xayane Vitória de Jesus Moura, 8 anos;  filhos do acusado, a enteada dele, Emile de Jesus Moura, 16 anos, que estava grávida de cinco meses, e o filho de Emile, de prenome Enzo. Vizinhos informaram ao site Acorda Cidade que depois de atear fogo na casa, ele trancou a família e fugiu em um carro. Os vizinhos arrombaram a porta e tentaram salvar as vítimas, mas conseguiram retirar apenas a esposa dele, Ana Cristina de Jesus, 37 anos, e Aila Daniela de Jesus Moura, 3 anos. Elas foram socorridos para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e Hospital Estadual da Criança (HEC). O estado de saúde não foi informado. O Corpo de Bombeiros esteve no local e controlou as chamas. “Segundo informações de vizinhos ele já tinha prometido que iria cometer uma chacina com a família. Já estava discutindo com a esposa desde domingo e teria levado a gasolina para a residência na segunda-feira. Na madrugada de hoje, usando o combustível, ele ateou fogo na casa. Os vizinhos disseram que ele sentia ciúmes da mulher e tinha intrigas com a enteada”, informou ao Acorda Cidade o capitão da Polícia Militar, Fábio Silva. Segundo a polícia, o acusado fugiu em um veículo VW, Gol, cor vermelha, placa identificação com números 1723. As guarnições da 66 ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) realizaram diligências em busca do autor, mas até o momento ele não foi preso. Na residência onde o crime aconteceu funcionava um bar e mercearia.

Livramento

04 Janeiro 2017 - 13:39

1ª Tarde da Alegria em prol a CAASE será realizada em Livramento

Foto: Divulgação

A Casa de Apoio Amigos da Saúde CAASE irá realizar neste domingo, dia 08 de janeiro, na Praça Zezinho Tanajura, a partir das 17 horas, a primeira “Tarde da Alegria”, destinada ao público infantil.  Conforme informações dos organizadores, o evento virá contar com diversos brinquedos como pula-pula, piscina de bolinhas, tobogã, além de animadores, dentre outros serviços de entretenimento para as crianças. A CAASE é um projeto social que realiza trabalhos de poio à pessoas com câncer na região de Livramento de Nossa Senhora.

Brasil

03 Janeiro 2017 - 20:19

Filho de Willian Bonner e Fátima Bernardes se envolve em acidente com caminhão e ônibus

(Foto: Reprodução)

Vinícius Bonemer, de 19 anos, filho de Fátima Bernardes e William Bonner, sofreu um acidente de carro na manhã de hoje (03) , na RJ-106, entre Búzios e Cabo Frio. O Corpo de Bombeiros, através do  25º BPM, informou que o carro em que ele estava bateu em um caminhão e depois em um ônibus, no trevo de Búzios. Vinícius e um amigo foram levados para a Unidade de Atendimento de Tamoios, distrito de Cabo Frio. O estado de saúde das vítimas ainda não foi informado. O colunista do Dia, Leo Dias, disse que fontes próximas a ele informaram que os dois amigos passaram o réveillon em Búzios e voltavam para casa, quando se acidentaram. Fátima Bernardes está em Cabo Frio acompanhando o caso e sua assessoria ainda não se manifestou.

Brumado

03 Janeiro 2017 - 19:55

Polícia Civil: 20ª COORPIN registrou o menor número de homicídios do interior da Bahia

(Foto: Reprodução)

A 20ª COORPIN registrou, em 2016, o menor número absoluto de Crimes Violentos Letais Intencionais (homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte) ocorridos no interior da Bahia, em comparação com os dados das outras 25 (vinte e cinco) Coordenadorias Regionais da Polícia Civil no Interior. Foram registrados, no ano passado, nos 21 municípios integrantes, o total de 34 (trinta e quatro) CVLI, sendo que a referida região apresentou a taxa de apenas 9,2 homicídios por 100.000 habitantes, índice inferior ao considerado aceitável pela ONU que é de 10 homicídios  por 100.000 habitantes. Vale salientar que a média de homicídios no Brasil é de 32,4 mortes para cada 100 mil habitantes.

Livramento

03 Janeiro 2017 - 15:04

Visite e conheça as novas instalações da Delicatessen Dorata

Foto: Divulgação

Como é bom acordar e saborear um delicioso café da manhã não é mesmo? E é por isso que a “Delicatessen Dorata” convida você para conhecer as suas novas instalações, e o que há de melhor para o seu café da manhã. Mais ampla e oferecendo a você um delicioso café self-service, com uma grande variedade de lanches na chapa, salgados, bolos, caldos e muito mais. Delicatessen Dorata aberta das 05h30min às 21h00min, todos os dias, inclusive aos domingos e feriados. Venha conhecer as novas instalações da Delicatessen Dorata situada na Rua do Fórum. Delicatessen Dorata - A arte de fazer delicia. Telefone (77) 3444-1688. (Clique aqui e acesse o nosso facebook).

Bahia

03 Janeiro 2017 - 14:32

Quatro pessoas morrem em acidente no município de Riachão do Jacuípe; carro ficou destruído

Foto: Raimundo Mascarenhas \ Site Calila Notícias

Quatros pessoas, entre elas um bebê, morreram na tarde desta segunda-feira (2), depois que o carro em que viajavam bateu de frente com uma carreta que transportava querosene, na BR-324, trecho do município de Riachão do Jacuípe, a cerca de 200 quilômetros de Salvador. As informações foram confirmadas ao G1 pela Polícia Rodoviária Federal. De acordo com a PRF, três das vítimas morreram na hora e os corpos delas ficaram presos nas ferragens do carro. O Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer a remoção.  O bebê chegou a ser levado para o Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe por pessoas que passaram pela rodovia logo após o acidente mas, segundo a unidade de saúde, morreu a caminho. O condutor da carreta não sofreu ferimentos. As vítimas ainda não foram identificadas. Os corpos serão levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Serrinha, a cerca de 50 quilômetros de Riachão do Jacuípe, onde serão periciados. Com a batida, o carro em que as vítimas estavam foi completamente destruído. A carreta tombou, ficou atravessada na rodovia e a carga de querosene foi derramada na pista. A via foi interditada nos dois sentidos. Conforme a PRF, o tráfego de veículos precisou ser desviado para estradas vicinais da região. O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) foi acionado para analisar a situação e fazer a remoção do veículo do local do acidente.

Região Sudoeste

G1 Bahia

03 Janeiro 2017 - 13:01

Prefeito de Guanambi, decreta que cidade pertence a Deus

(Foto: Reprodução/Diário Oficial de Guanambi) O prefeito da cidade de Guanambi, no sudoeste da Bahia, Jairo Magalhães (PSB),

O prefeito da cidade de Guanambi, no sudoeste da Bahia, Jairo Magalhães (PSB), publicou um decreto na terça-feira (2), primeiro dia útil do ano, que entregou a chaves da cidade a Deus. No documento, o gestor do município declarou também que a cidade pertence a Deus. Ele assumiu o cargo no domingo (1º), e esse foi o primeiro ato dele à frente da prefeitura. "Declaro ainda que todos os principados, potestades, governadores deste mundo tenebroso, e as forças espirituais do mal, nesta cidade, estarão sujeitas ao senhor Jesus Cristo de Nazaré", afirma o gestor na publicação. O decreto foi intitulado como "Entrega  da  chave  da  cidade  ao  Senhor Jesus Cristo". Ainda no documento, Jairo Magalhães disse que "cancela todos os pactos realizados com qualquer outro deus ou entidades espirituais". Ele conclui o decreto com afirmação de que a palavra dele é irrevogável. O prefeito de Guanambi é empresário e foi eleito com pouco mais de 50% dos votos em primeiro turno. Por meio de nota, o prefeito de Guanambi informou que a publicação "não teve a intenção de ferir a laicidade e que foi inspirada no preâmbulo do texto constitucional, que invoca o nome de Deus. Jairo Magalhães afirmou ainda que tem  harmonia e respeito com todos que professam, ou não, os mais variados credos. Na nota, o prefeito também pede desculpas pelo decreto e disse que não teve a intensão de ofender nenhum cidadão ou religião. O gestor de Guanambi conclui o esclarecimento com a afirmação de que a obrigação dele é de "governar para todos, primando pelo diálogo inter-religioso, sem distinção de qualquer natureza". Por conta do decreto, o procurador Rômulo Moreira, do Ministério Público da Bahia (MP-BA), fez uma representação nesta quarta-feira (3), onde solicitou à procuradora geral, Edine Lousado, que entre com uma ação contra o prefeito Jairo Magalhães. A Procuradoria Geral de Justiça vai avaliar a representação do procurador e, caso seja aceita, haverá uma ação direta de inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça do Estado (TJ-BA) para anular o decreto.

Livramento

Bahia Verdade

03 Janeiro 2017 - 11:10

Prefeitura de Livramento divulga lista de novos secretários

Foto: Divulgação | Ascom PML

A Prefeitura de Livramento através da Assessoria de Comunicação (ASCOM), anunciou na manhã desta terça-feira (03), mudanças nos comandos de secretarias da cidade. Foram 11 secretários anunciados: alguns deles integram a equipe do governo municipal pela primeira vez e os demais já colaboraram com outras gestões. A pasta onde os novos secretários irão atuar são: Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Municipal de Saúde,  Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer, Secretaria Municipal de Administração e Planejamento, Secretaria Municipal da Fazenda, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Controladoria Geral, Administrador de Planejamento e Financeiro do Hospital. Confira abaixo os nomes dos secretários e seus respectivos cargos:

SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO

Leila Ismara Lima Correia Ribeiro

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Gerardo Azevedo Júnior

 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS

 Gilton Hipólito Lima Rodrigues

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA

 Lafaiete Nunes Dourado

 SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE, TURISMO E LAZER

Ronilton Carneiro Alves

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO

 Elaine Regina Assunção Ribeiro Morais

 SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA

 Maria Rosa Gomes da Silva

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

 Aline Stella de Castro Xavier

 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

 Sebastião Fernandes de Oliveira

 CONTROLADORIA GERAL

Jânio Soares Lima

ADMINISTRADOR DE PLANEJAMENTO E FINANCEIRO DO HOSPITAL

 Webster Meira

 

Brasil

03 Janeiro 2017 - 10:00

Casos de chikungunya devem voltar a subir neste ano

Foto: Reprodução

Os casos de dengue e Zika no Brasil devem se manter estáveis neste ano em relação ao ano passado, enquanto as infecções por chikungunya devem aumentar ainda mais. Este é o cenário previsto por especialistas do Ministério da Saúde para 2017. Dados da pasta revelam que, em 2016, foram registrados 1,4 milhão de casos de dengue contra 1,6 milhão no ano anterior, além de 211 mil casos prováveis de infecção por Zika (não há comparativo com o ano anterior porque os dados só começaram a ser coletados em outubro de 2015). Em relação à febre chikungunya, os registros apontam para 263 mil casos em 2016 contra 36 mil no ano anterior – um aumento de cerca de 620%. “O mosquito pica alguém, recebe o vírus e passa para outra pessoa. Como cresceu o número de pessoas que têm [o vírus], entendemos que haverá uma ampliação [dos casos]”, explicou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Brasil

Agência Brasil

02 Janeiro 2017 - 15:23

Secretário confirma pelo menos 60 mortes durante rebelião em presídio de Manaus

Divulgação/Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, confirmou que pelo menos 60 presos que cumpriam pena no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus (AM), foram mortos durante a rebelião que começou no início da tarde desse domingo (1º) e chegou ao fim na manhã de hoje (2), após mais de 17 horas de duração. Fontes também confirmou que a chacina é resultado da rivalidade entre duas organizações criminosas que disputam o controle de atividades ilícitas na região amazônica: a Família do Norte (FDN) e o Primeiro Comando da Capital (PCC). Aliada ao Comando Vermelho (CV), do Rio de Janeiro, a FDN domina o tráfico de drogas e o interior das unidades prisionais do Amazonas. Desde o segundo semestre de 2015, líderes da facção criminosa amazonense vêm sendo apontados como os principais suspeitos pela morte de integrantes do PCC, grupo que surgiu em São Paulo, mas já está presente em quase todas as unidades da federação. Segundo o secretário de Segurança Pública, o estado, sozinho, não tem condições de controlar uma situação como essa. A rebelião começou no início da tarde desse domingo (1º). Agentes penitenciários da empresa terceirizada Umanizzare e 74 presos foram feitos reféns. Parte desses detentos foram assassinados e ao menos seis apenados foram decapitados. Corpos foram arremessados por sobre os muros do complexo. As autoridades estaduais ainda não sabem ao certo quantos presos conseguiram fugir do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus. Poucas horas antes do início da rebelião no Compaj, dezenas de detentos tinham conseguido escapar de outra unidade prisional de Manaus, o Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat). O próprio secretário chegou a afirmar a jornalistas que a fuga do Ipat pode ter servido como “cortina de fumaça” para acobertar a ação no Compaj. Segundo Fontes, as forças de segurança optaram por não entrar no Compaj por considerar que as consequências seriam imprevisíveis. “[A rebelião] Foi gerida com negociação e com respeito aos direitos humanos”, disse Fontes, garantindo que os líderes da rebelião serão identificados e responderão pelas mortes e outros crimes. Em nota, o Ministério da Justiça informou que o ministro Alexandre de Moraes esteve em contato com o governador do Amazonas, José Melo de Oliveira, durante todo o tempo. Ainda segundo o ministério, o governo estadual deve utilizar parte dos R$ 44,7 milhões de repasse que o Fundo Penitenciário do Amazonas recebeu do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) na última quinta-feira (29) para reparar os estragos na unidade.