• Foto: Reprodução
  • 20 // Jul // 2021
  • 11h07

Faroeste: PGR pede prisão de ex-secretário Maurício Barbosa, aponta coluna

Em nova denúncia apresentada sobre a Operação Faroeste, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu, conforme publicação feita na segunda-feira (19) pela coluna Satélite do jornal Correio da Bahia, a prisão do ex-secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP), Maurício Barbosa. Conforme a publicação, o pedido da PGR consta no trecho de 100 páginas que foi anexado à denúncia oferecida, sob sigilo ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Maurício é acusado de integrar a organização criminosa envolvida em casos de grilagem de terra e vendas de sentença dentro do TJ-BA. Ainda segundo o jornal, os detalhes que dão base ao requerimento de prisão de Barbosa serão mantidos em segredo até que o relator do caso, ministro Og Fernandes, decida se decretará ou não a prisão preventiva. Barbosa deixou a SSP-BA em dezembro do ano passado, quando teve seu nome ligado ao esquema.

  • Foto: Divulgação
  • 20 // Jul // 2021
  • 09h38

Prefeitos de Guanambi e Vitória da Conquista propõem movimento de fortalecimento regional

O prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, e a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, ambos do DEM, estão propondo a proposta de criação da Frente Integra Sudoeste (FIS). A ideia, segundo os dois, é que o grupo funcione como uma instância política formada por gestores municipais para viabilizar grandes projetos e investimentos para a região Sudoeste. A apresentação da proposta da FIS para os demais 72 gestores municipais acontecerá no próximo dia 30 de julho, durante uma reinião em Vitória da Conquista, que contará com a participação do secretário-geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e prefeito de Petrolina (PE), Miguel Coelho. O gestor  vai apresentar os benefícios da integração dos municípios para o desenvolvimento regional. Para delimitação geográfica da Frente, as duas lideranças, Nilo Coelho e Sheila Lemos, consideraram a composição administrativa da Microrregião de Saúde definida pelo governo estadual. 

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 16 // Jul // 2021
  • 18h35

Cirurgias eletivas serão retomadas de forma gradativa em toda Bahia

O Centro de Operações de Emergência em Saúde da Bahia (Coes) autorizou, nesta quinta-feira (15), o retorno gradativo das cirurgias eletivas em todo o estado, suspensas desde o ano passado em virtude da pandemia da Covid-19. Para que a retomada seja segura, as unidades de saúde devem manter o uso racional de medicamentos, como sedativos e bloqueadores musculares, atualmente com risco de desabastecimento no mercado. “Decidimos liberar as cirurgias eletivas, pois sabemos da demanda reprimida e da necessidade da população, mas é preciso entender que os mercados baiano e brasileiro não estão conseguindo atender de forma plena a demanda por medicamentos sedativos, limitando assim os estoques e, consequentemente, os procedimentos. Por isso, é necessário que as unidades atuem de forma racional e consciente no uso desses recursos, também utilizados no tratamento da Covid-19”, comenta o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas. Para a retomada, as unidades poderão relizar na totalidade os procedimentos ambulatoriais de pequenas cirurgias, sob anestesia local; cirurgias com anestesia locorregional; e procedimentos com bloqueio de plexo, raqui e peridural. Já as cirurgias com indicação de anestesia geral se limitar a 25% da capacidade operacional mensal da unidade, tendo como base de referência o ano de 2019. A exceção são os casos em que possa haver prejuízo aos pacientes pela questão tempo-dependente, tais como, cirurgias oncológicas e cardíacas. Devem ser mantidas as orientações de resguardar todas as medidas de prevenção e controle de infecção para a Covid-19, atentando para a adoção das medidas de biossegurança em todas as dependências físicas das unidades de saúde e o uso adequado de EPI’s pelos profissionais, conforme recomendações técnicas da ANVISA (Nota Técnica nº 04/ 2020) e do COE Saúde (Nota Técnica nº 17/ 2020). Dentre outras recomendações, a nota técnica sugere que os pacientes internados não recebam visitas, mesmo que em leitos de enfermaria, e que sejam incentivadas as visitas virtuais, por meio de vídeo-chamadas ou ligações. Acompanhantes estão liberados em unidades de internação tidas como abertas apenas para pacientes que necessitem de cuidado durante o período de internamento, conforme avaliação das equipes de cuidado multiprofissional e médica, com exceção dos casos previstos em lei. Para conferir a nota técnica de número 66, clique aqui.

  • Foto: Reprodução
  • 15 // Jul // 2021
  • 10h25

APLB-Sindicato mantém decisão de não retornar aulas presenciais sem a imunização dos profissionais em Educação

A APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia mantém a decisão de não retornar as aulas presenciais na Bahia. O coordenador-geral do Sindicato, Rui Oliveira, afirmou que a categoria “não pretende retornar”, mesmo após a decisão do governo do estado para que a rede pública retome as aulas em formato híbrido, a partir de 26 de julho. Rui criticou o governo do estado e a secretaria de Educação que ameaçam cortar direitos e benefícios de professores e estudantes, caso desrespeitem a decisão. “Estamos sendo intimidados. Nós não fomos consultados em nada. Esperamos que o bom senso prevaleça. A nossa luta pela vida, segue! Nossa posição é retornar após 15 dias da segunda dose aplicada em 100% da categoria”, rebate o coordenador Rui Oliveira. Uma pesquisa interna realizada pela APLB consultou 13 mil profissionais em todo o território baiano. Destes, 97% decidiram que só retornarão as aulas presenciais após concluírem o calendário vacinal com a aplicação da segunda dose. “O que é mais razoável? Nós voltarmos com todo o gás, toda a energia, sem confusão, ou acatar a esta decisão unilateral do governador, sem conversar com ninguém, intimidando cortar salários, intimidando suspender os R$ 55 dos alunos, se não voltarem. Não vão voltar porque não é dessa forma”, declarou Oliveira. Em vista disso, a APLB convocou a categoria para uma Reunião Ampliada de forma remota, nesta sexta-feira (16), às 10h.

  • Foto: Divulgação/PRF-BA
  • 15 // Jul // 2021
  • 10h01

Homem é preso na BR-407 por não pagar pensão alimentícia

Um homem com um mandado de prisão em aberto pelo não pagamento de pensão alimentícia foi preso durante fiscalização no km 13 da BR-407, na cidade de Juazeiro, Vale São-Franciscano da Bahia. A prisão ocorreu na última segunda (12) e foi informada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na terça-feira (13). Durante a fiscalização, um veículo com placas do município de Sobradinho, também no Vale São-Franciscano, foi abordado. Ao consultar os documentos do veículo e condutor, os policiais constaram que o motorista possuía em seu desfavor um mandado de prisão em aberto decorrente de processo pelo não pagamento de pensão alimentícia, expedido pela Quarta Vara da Família – Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. O homem foi encaminhado à autoridade competente da Delegacia de Polícia Civil, para as providências cabíveis. Segundo informações da PRF, no primeiro semestre desse ano, 65 pessoas com mandado de prisão em aberto foram detidas em trechos baianos.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 15 // Jul // 2021
  • 09h53

Vacinação reduz ocupação de UTIs nos estados para menos de 90%

O avanço da vacinação continua a reduzir a internação de pacientes com covid-19 em unidades de terapia intensiva (UTIs) no país e, pela primeira vez desde dezembro de 2020, nenhuma unidade da federação está com mais de 90% desses leitos ocupados. O dado consta do Boletim Observatório Covid-19, divulgado quarta-feira (14) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo os pesquisadores da Fiocruz, a vacinação tem feito diferença e traz reflexos positivos ao quadro pandêmico à medida que é ampliada. O boletim mostra que quatro unidades da federação permanecem na zona de alerta crítico, com mais 80% dos leitos ocupados. A pior situação é a de Santa Catarina (82%), seguida por Goiás (81%), Paraná (81%) e Distrito Federal (80%). A maior parte do país encontra-se na zona de alerta intermediário, em que as taxas de ocupação variam entre 60% e 80%, e sete estados estão na zona de alerta baixo, com menos de 60%: Acre (24%), Amapá (47%), Espírito Santo (55%), Paraíba (39%), Rio de Janeiro (57%), Rio Grande do Norte (55%) e Sergipe (50%). Entre as capitais, Goiânia é a única com mais de 90% dos leitos ocupados (92%), e a situação também é considerada crítica em Brasília (80%), Rio de Janeiro (81%) e São Luís (81%). De acordo com a Fiocruz, 12 capitais estão fora da zona de alerta: Porto Velho (57%), Rio Branco (24%), Belém (48%), Macapá (52%), Natal (53%), João Pessoa (40%), Recife (50%), Maceió (55%), Aracaju (50%), Salvador (52%), Vitória (54%) e Florianópolis (53%). As demais estão na zona de alerta intermediário.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 15 // Jul // 2021
  • 09h46

Bahia recebe mais 280 mil doses de vacina da AstraZeneca nesta sexta (16)

O secretário de Saúde Fábio Vilas-Boas anunciou em sua conta no Twitter a chegada de 280.750 doses de vacinas contra a Covid-19 da Oxford/AstraZeneca à Bahia nesta sexta-feira (16). De acordo com o secretário, a previsão de chegada é 0h40. Na última terça (13), em entrevista para a Rede Bahia, Vilas-Boas disse que cerca de 40 mil imunizantes produzidos pela Pfizer também devem chegar até o final da semana. Além disso, mais um lote da Coronavac é esperado para o início da próxima semana.

  • Foto: Divulgação
  • 15 // Jul // 2021
  • 09h37

Operação 'Loki' em Jequié investiga possível formação de cartel em postos de combustíveis

Uma equipe da Delegacia Territorial (DT) de Jequié, no Centro Sul da Bahia, cumpriu na terça-feira (13) dois mandados de busca e apreensão em postos de combustíveis localizados no bairro Cidade Nova. A ação é desdobramento de investigações que apuram uma possível formação de cartel. Intitulada de "Loki'', a operação apreendeu computadores e documentos. Segundo o titular da DT/Jequié, delegado Moabe Macedo Lima, a polícia busca identificar a movimentação financeira dos postos alvos da ação. O material apreendido será periciado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). Segundo a Polícia Civil, as investigações continuam e outras diligências serão realizadas.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 14 // Jul // 2021
  • 20h23

Prefeitura de Livramento prepara inauguração de grande volume de obras para os próximos dias

A Prefeitura irá realizar diversas inaugurações nos próximos dias em Livramento de Nossa Senhora. Conforme apurou o Blog Regional, no cronograma consta a inauguração da ampliação e reforma do Hospital Municipal Dr. Ulysses Celestino da Silva prevista para acontecer no próximo dia (24/07) às 18h. Para o início de agosto, estão previstas inaugurações da Passarela da Ponte do Rio Taquari, Complexo Esportivo do Bairro Taquari, Ginásio de Esporte da Escola Humberto Leal, Ginásio de Esporte da Escola Paulo Roberto Lessa Pereira (Lagoa Nova), nova sede da Escola Municipal Barão de São Timóteo e Campo de Futebol do Bairro Barriguda.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 14 // Jul // 2021
  • 20h23

A fila de obras prontas para serem inauguradas, fazem parte do perfil do governo Ricardinho Ribeiro, que procura viabilizar benfeitorias que atendam a necessidade dos moradores e a demanda que a região precisa. 

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 14 // Jul // 2021
  • 19h34

Intervalo entre doses das vacinas contra Covid-19 permanece o mesmo na Bahia, diz Sesab

O intervalo entre a primeira dose e a segunda das vacinas contra a Covid-19 na Bahia permanecerá o preconizado pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, segundo informações da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). A decisão foi confirmada nesta quarta-feira (14), em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa do Sistema Único de Saúde (SUS) e reúne representantes dos 417 municípios baianos e o governo da Bahia. Segundo a Sesab, para os imunizantes da Oxford/AztraZeneca/Fiocruz e da Pfizer permanece o intervalo de 12 semanas. Para a Coronavac, o prazo para a segunda dose continua 28 dias após a primeira aplicação.

  • Foto: Divulgação
  • 14 // Jul // 2021
  • 19h30

Bolsonaro chega em São Paulo onde será avaliada necessidade de cirurgia de emergência

O presidente Jair Bolsonaro pousou no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, após deixar o Hospital das Forças Armadas (HFA) no final da tarde desta quarta (14) para ser transferido ao Hospital Vila Nova Star, na Zona Sul da capital paulista. Ele vai fazer novos exames após o cirurgião Antonio Luiz de Macedo, que operou o presidente em 2018, ter constatado uma obstrução intestinal. Bolsonaro foi levado na madrugada desta quarta para o HFA, em Brasília, após ter sentido dores no abdômen. Há mais de dez dias ele vinha reclamando de soluços persistentes. Filho mais velho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) disse que conversou com o médico, e que não há nada mais grave acontecendo. O senador disse ainda que o presidente deve ficar três dias de observação no hospital em São Paulo para ver se haverá necessidade de um procedimento cirúrgico.

  • Foto: Divulgação
  • 14 // Jul // 2021
  • 18h39

Deputado Marquinho Viana busca ampliar os investimentos na área educacional para Livramento

O Deputado Marquinho Viana (PSB), acompanhou o Prefeito de Livramento, Ricardinho Ribeiro, em diversas audiências na Capital Baiana. Na terça-feira (13), os dois estiveram na Secretaria de Saúde do Estado onde em audiência com o secretário de Saúde, Fábio Vilas Boas, onde assinou o termo de cessão de uso de equipamentos para o Hospital Municipal. O Secretário Fábio Vilas Boas autorizou, também, a tramitação do processo para credenciar o Hospital de Livramento a realizar as cirurgias ortopédicas e eletivas.

  • Foto: Divulgação
  • 14 // Jul // 2021
  • 18h39

Nesta quarta-feira (14), a dupla esteve reunida com o Secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, quando tratavam de investimentos na área educacional no município. Em breve, investimentos nessa área serão divulgados para os Livramentenses.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 14 // Jul // 2021
  • 18h13

Aulas da rede estadual de ensino serão retomadas com manutenção do Bolsa Presença

As aulas da rede estadual de ensino irão retornar, de forma semipresencial, no dia 26 de julho, em toda a Bahia. O ano letivo 2020/21, que já estava em andamento através do ensino 100% remoto, irá adotar um modelo híbrido em que as turmas serão divididas e os estudantes terão aulas em dias intercalados, com um grupo indo às escolas nas segundas, quartas e sextas, e o outro, nas terças, quintas e sábados. Nesta quarta-feira (14), o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, conversou com a imprensa em uma coletiva virtual e tirou dúvidas sobre a retomada das atividades escolares. “Nós seguiremos todos os protocolos de segurança, evitando aglomerações, com ocupação de 50% nas salas de aula, nos ônibus e em qualquer ambiente em que haja necessidade de juntar estudantes, servidores e professores. Nos casos em que a escola tiver uma sala menor, que não tenha condição de comportar metade da turma sem respeitar o distanciamento adequado, nós reduziremos ainda mais essas turmas. Toda as medidas para evitar contágio serão tomadas, desde a chegada e a permanência na escola, durante a alimentação e até a mesmo na saída dos estudantes”, explicou o secretário. O secretário afirmou que com o retorno às aulas presenciais, as escolas fornecerão merenda escolar reforçada aos alunos. “Na próxima semana, faremos um curso para merendeiras e cozinheiras, sobre o cuidado com o uso de máscara. Nós vamos fortalecer a quantidade e a qualidade da alimentação, para garantir que os estudantes possam ter uma refeição no momento da chegada, um almoço ou lanche na saída. É claro, para os estudantes que já têm em casa uma boa alimentação, não é necessário, mas os estudantes que precisarem e quiserem terão acesso a esse lanche reforçado”. 

Bolsa Presença 

Durante a conversa, o secretário confirmou a manutenção do Bolsa Presença, benefício que garante mensalmente um crédito de R$ 150 para os estudantes com famílias inscritas no CadÚnico e em condição de vulnerabilidade socioeconômica. “O programa prevê seis parcelas de R$ 150, todos os meses, todo dia 10, e o governador Rui Costa já disse que caso seja necessário, nós podemos prorrogar esse benefício por mais seis meses. A lei que foi aprovada na Assembleia Legislativa (Alba), nos dá essa garantia. Se no decorrer deste ano ainda, não tivermos condições de voltarmos as atividades totalmente presenciais, poderemos prorrogar”, afirmou o secretário.

Concurso 

O secretário Jerônimo Rodrigues declarou ainda que o Governo do Estado irá zerar o chamamento do concurso de 2017. “Iremos convocar todos os professores e coordenadores pedagógicos que estavam no final da lista para zerar o concurso. Nós também chamaremos professores no regime REDA para suprir as vagas necessárias nas escolas, na educação especial, na educação profissional, educação indígena”.

  • Foto: Paula Fróes/GOVBA
  • 14 // Jul // 2021
  • 18h08

Empresa planeja investir mais de R$ 8 bilhões em parques eólicos em quatro municípios da Bahia

Um total de R$ 8,646 bilhões em investimentos em novos parques eólicos está previsto para os municípios de Casa Nova, Morro do Chapéu, Macururé e Várzea Nova, nos próximos três anos. Esse é o total de recursos que a empresa Casa dos Ventos pretende investir, de acordo com os protocolos de investimentos assinados nesta quarta-feira (14), com o governo da Bahia por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nelson Leal, o governo da Bahia busca descentralizar a arrecadação de receita do estado que está concentrada na maior parte na região metropolitana, “o investimento das empresas de energia eólica na Bahia gera empregos tanto na fase de instalação quanto na sua operação dos aerogeradores. Além do benefício da geração de empregos que gera renda ao trabalhador, também é revertido em impostos municipais, melhorando as finanças dessas prefeituras para promoverem melhorias nas cidades baianas, e gerando energia de uma forma limpa e renovável”, afirmou Leal. Nos quatro municípios, a previsão da empresa é gerar durante a instalação dos aerogeradores mais de dez mil empregos. Já na fase de operação serão gerados 51 empregos diretos nos parques eólicos. “Hoje assinamos protocolos de intenções que eu diria que, muito mais que intenção, é uma decisão de investimento, inclusive com a primeira obra começando agora em setembro desse ano, em Morro do Chapéu. Estamos falando de mais de oito bilhões nos próximos três anos”, afirmou o presidente da Casa dos Ventos, Clécio Eloy. A Bahia está na liderança nacional na geração de energia eólica e ocupa o segundo lugar no ranking dos cinco principais Estados em geração de energia solar no país, em abril de 2021. Os dados constam do Informe Executivo de Energias Renováveis da SDE. Do mês de junho. Juntas, as fontes de energias renováveis deverão investir cerca de R$ 30,9 bilhões no território baiano.   O Estado conta atualmente com 196 parques eólicos em operação, que tem 4.974 Megawatt (MW) de capacidade instalada, geração de 1.402 Gigawatt-hora (GWh) por mês e capacidade para abastecer cerca de 11 milhões de residências, favorecendo 35 milhões de pessoas.   

  • Foto: Reprodução
  • 14 // Jul // 2021
  • 17h47

DJ Ivis é preso em Fortaleza por agressões contra ex-mulher, Pamella Holanda

O cantor DJ Ivis foi preso nesta quarta-feira (14) em Fortaleza após os vídeos de agressões contra a ex-mulher, Pamella Holanda, serem divulgados por ela nas redes sociais. O governador Camilo Santana confirmou a prisão do artista por meio das redes sociais. "Acabo de ser informado pelo nosso secretário de Segurança da prisão do DJ Ivis, no caso das agressões a Pamella Holanda. A prisão preventiva havia sido solicitada ontem pela nossa Polícia Civil e decretada há pouco pela Justiça. Que responda pelo crime cometido", publicou Camilo. Vídeos gravados por câmera de segurança interna mostram Iverson de Souza Araújo, conhecido como DJ Ivis, agredindo a ex-mulher na frente da filha e de outras duas pessoas, a mãe dela e um funcionário do produtor musical.