• Foto: Camila Souza/GOVBA
  • 09 // Jul // 2021
  • 17h24

Mais de 100 PMs serão promovidos ao oficialato na Bahia

A Polícia Militar da Bahia promoverá 102 policiais, na próxima terça-feira (13), em Salvador. Na academia de Polícia da Vila Militar, no bairro do Dendezeiro os preparativos e treinamentos para o evento já começaram.  Os crescimentos de carreiras são frutos do Plano de Promoção e Progressão que visa acelerar as ascensões dos PMs, consentindo que os militares conquistem a patentes mais altas, ainda durante a ativa. De acordo com o Comandante da Academia de Polícia Militar (APM), coronel Henrique Melo, os PMs serão promovidos já ao posto de Primeiro Tenente, após cumprirem um estágio de três meses. “A Academia de Polícia Militar desde 1985 forma líderes para a segurança de toda a população. Esta turma, a primeira turma de formação de tenentes auxiliares é composta por policiais militares que vieram da tropa com no mínimo 27 anos de efetivo nos serviços, eles fizeram o curso de formação, e estão prontos para o estágio do aspirantado, que dura seis meses, depois serão promovidos ao posto de primeiro tenente”, explica o Coronel. O Projeto de Lei N° 23.723/2020, que propõe alterações na legislação para acelerar promoções nas carreiras dos policiais militares e dos bombeiros militares da Bahia, foi encaminhado à Assembleia Legislativa no dia 08 de janeiro de 2020.  O governo do Estado sancionou a lei no dia 20 de abril de 2021. A proposta apresentada pelo Governo sugere que o interstício de cabo para sargento seja diminuído de 96 para 60 meses, já o interstício de sargento para subtenente foi reduzido de 84 meses para 36. Do total de aspirantes agraciados com a promoção, sete são mulheres. Para a aspirante Márcia Araújo, o sentimento é de reconhecimento do trabalho prestado a toda a população baiana. “Nós esperávamos por isso há muito tempo e nos sentimos recompensados. Verdadeiramente é um reconhecimento a esses anos todos, que nós temos dedicados à Polícia Militar da Bahia abdicando de estar com nossas famílias em época de festas, para estarmos dando segurança à população. Então neste momento é uma grande alegria.” garante. O policial militar Jorge Leal garante que chegar ao oficialato é motivo de glória para os militares que fazem parte da turma em formação. “É a coroação de uma carreira dedicada a causa da segurança pública, chegar ao oficialato. É motivo de honra para nós, para nossos comandantes e para os nossos familiares.” 

  • Foto: Reprodução/Redes Sociais
  • 09 // Jul // 2021
  • 15h06

Projeto do Sistema de Esgotamento Sanitário de Livramento é iniciado

A empresa Venko de Salvador, contratada pela Embasa para fazer o projeto do Sistema de Esgotamento Sanitário de Livramento iniciou os serviços topográficos para a elaboração do projeto. O novo Sistema de Esgotamento Sanitário de Livramento contará com várias estações elevatórias e uma estação de tratamento que deverá ser construída a cerca de 5 quilômetros da sede do município. Esta obra do Sistema de Esgotamento Sanitário será construída pela Embasa para cumprir o CONTRATO DE PROGRAMA assinado com a Prefeitura Municipal e contemplará 60% do município.

  • Foto: Divulgação/SSP-BA
  • 09 // Jul // 2021
  • 09h29

Operação Iaguará cumpre 12 mandados e conduz cinco suspeitos

Doze mandados de busca e apreensão foram cumpridos, na manhã desta quinta-feira (8), durante a Operação Iaguará, deflagrada pelas polícias Civil e Militar, no município de Jaguaquara, no Sudoeste baiano. Cinco suspeitos foram conduzidos por equipes do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Jequié) e da Delegacia Territorial de Jaguaquara. Informações apontavam para esconderijos de responsáveis por homicídios e tráfico de drogas. Por volta das 6h da manhã, 50 policiais iniciaram as diligências, com foco na redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e Contra o Patrimônio no município. O comandante do 19º BPM, major Reinaldo Souza Santos, contou que um cerco foi montado para impedir possíveis fugas. “Montamos bloqueios na rodovia que dá acesso à cidade e abordamos veículos que passavam pelo local”, contou o oficial. Um homem com passagem pelo sistema penitenciário por tráfico de drogas, escondido em uma das residências alvo das buscas, foi localizado, tentou fugir atirando contra os policiais, mas acabou atingido. Encontrado com um revólver calibre 38 e aproximadamente 250 gramas de maconha, ele foi socorrido para o Hospital Municipal de Jaguaquara, mas não resistiu. Conforme o titular da DT de Jaguaquara, delegado Chardson Castro, cinco pessoas foram conduzidas por estarem com celulares que possivelmente pertencem a traficantes. "Todos estão sendo ouvidos e vão assinar um termo. As informações serão fundamentais para novas medidas conjuntas", completou Chardson. Em apoio a Polícia Rodoviária Federal (PRF), equipes do 19º BPM interceptaram um ônibus de viagem que saiu do município cearense de Iguatu, com destino a São Paulo, na madrugada desta quinta-feira. O veículo foi parado na BR-116 e durante a abordagem os policiais encontraram quatro homens suspeitos de integrarem um grupo criminoso. Um revólver calibre 38 foi encontrado. “A PRF tinha informações sobre a possibilidade de um deles possuir mandado de prisão. O trio foi apresentado, na 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié)”, contou o major Reinaldo. Na unidade, o coordenador regional, delegado Rodrigo Fernando de Souza informou que um deles era foragido da Justiça e responde por três homicídios e duas tentativas do mesmo crime. “Fizemos o cumprimento do mandado, expedido pela comarca de Várzea Alegre, no Ceará. Suspeitamos que os outros três integrem uma mesma organização criminosa, que só será confirmado após as investigações”, contou. O quarteto foi autuado por porte ilegal de arma de fogo.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 09 // Jul // 2021
  • 01h24

Decreto modifica horário de toque de recolher e libera eventos para até 100 pessoas

O Governo do Estado decidiu prorrogar a restrição de locomoção noturna até o dia 23 de julho, em todo o território baiano. A partir desta sexta-feira (9), a medida passa a valer das 24h às 5h. Além do toque de recolher, decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta sexta-feira (9), autoriza a realização de eventos e atividades com público inferior a 100 pessoas. A partir de 15 de julho, os eventos com até 200 pessoas poderão ocorrer somente nos municípios integrantes de região de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid permaneça, por cinco dias consecutivos, igual ou inferior a 60%. Os shows e festas, públicas ou privadas, independentemente do número de participantes, continuam proibidos até 23 de julho. Também em toda a Bahia, os estabelecimentos comerciais que funcionem como restaurantes, bares e congêneres deverão encerrar o atendimento presencial às 23h, permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação até as 24h. Os eventos desportivos coletivos e amadores estão autorizados, mas sem a presença de público. Já os espaços culturais como cinemas e teatros funcionarão obedecendo a limitação de 50% da capacidade do local. Os museus, parques de exposições e espaços congêneres também podem funcionar, desde que seja garantido o distanciamento mínimo de 1,5m, sendo vedada a realização de excursões para visitações desses equipamentos. O decreto mantém os atos religiosos litúrgicos com a ocupação limitada a 50% da capacidade do local. Academias também podem manter o funcionamento, desde que limitem a ocupação a 50% da capacidade. De 9 de julho até 23 de julho, a circulação dos meios de transporte metropolitanos fica suspensa no período das 0h30 às 5h. Também de 9 a 23 de julho, os ferry boats não circulam das 23h às 5h, respeitadas as normas editadas pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). Conforme o decreto, as unidades de ensino públicas e particulares podem manter as atividades de forma semipresencial. Para que isso ocorra, é necessário que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 esteja abaixo de 75%, por cinco dias consecutivos, nas regiões de saúde. A realização das atividades letivas semipresenciais fica condicionada à ocupação máxima de 50% da sala de aula.

INFORME PUBLICITÁRIO
Julho é o mês de aniversário da 'Ótica Popular' e o presente quem ganha é você
  • Foto: Divulgação

Julho é o mês de aniversário da 'Ótica Popular' e o presente quem ganha é você

Julho é aniversário da Ótica Popular, mas quem ganha o presente é você. Na Ótica Popular você já sabe, seu óculos velho vale R$100 de desconto para comprar o novo e você ainda vai ganhar as lentes de sol com grau. E para deixar ainda melhor, em todas as comprar no mês de aniversário da Ótica Popular, você concorre á um prêmio de R$500 em dinheiro.  Você vai ficar de fora dessa?  Acho que não. Ótica Popular, popular no preço sofisticada na qualidade. Praça 6 de outubro, N°175 – centro de Livramento de Nossa Senhora. Telefone (77) 9 8817-8031.

  • Foto: Divulgação/Policia Militar/46ª CIPM
  • 08 // Jul // 2021
  • 12h00

PM encerra rinha de galo com aglomeração em Livramento

Após diversas denúncias de moradores locais sobre aglomeração na Rua Francisco de Souza Lima, em Livramento de Nossa Senhora na quarta-feira (07), foi constatado que em um cômodo no fundo de um bar havia um local para prática de maus tratos, ferimentos e mutilação de aves, vulgarmente conhecida como “Rinha de galo”, em desacordo com o artigo 32, da Lei 9.605 (Lei de Crimes Ambientais). O policiamento foi intensificado nesse local e por volta das 19h30min, a guarnição do PETO da 46ª CIPM, juntamente com o PETO Motociclistas visualizaram uma intensa aglomeração de pessoas no bar, sendo necessário o ingresso da Polícia Militar para intervir nessa situação.

  • Foto: Divulgação/Policia Militar/46ª CIPM
  • 08 // Jul // 2021
  • 12h00

Foi solicitado ao responsável pela “rinha” a entrada da Polícia Militar nos cômodos situados nos fundos do bar, sendo devidamente autorizado e assinado, conforme documento de autorização para realização de busca domiciliar. Ao adentrar no local, foram encontrados 27 galos e diversos objetos que eram usados nos animais. Os envolvidos, os animais e todo o material foram apresentados à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora para serem tomadas as medidas cabíveis.

  • Foto: Divulgação/Agora Sudoeste
  • 08 // Jul // 2021
  • 10h59

Contas de 2019 da Prefeitura de Malhada de Pedras continuam rejeitadas pelo TCM-BA

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) acatou parcialmente recurso ordinário apresentado pela ex-prefeita de Malhada de Pedras, Terezinha Baleeiro Alves Santos (PP), mantendo, entretando, a rejeição das contas relativas ao exercício de 2019. O relator do recurso, o conselheiro substituto Ronaldo Sant’Anna, excluiu o ressarcimento imputado no valor de R$ 55.658,48 e foram mantidas as duas multas imputadas. A primeira no valor de R$ 50.400 mil, referente a não recondução da despesa com pessoal, e a segunda, no valor de R$ 5 mil, pelas demais irregularidades contidas no relatório. A ex-prefeita apresentou, no recurso, os processos de pagamento conferidos aos credores “Miranda Silva Advogados” (R$ 7.500 mil); “FAM Soluções e Serviços” (R$ 24.283,71); “Support Consultoria” (R$ 14 mil); INSS (R$ 3.589,77); e “Djalma Andrade da Silva” (R$ 6.285 mil); sanando a irregularidade que motivou a determinação do ressarcimento no valor de R$ 55.658,48. Terezinha Baleeiro deixou um débito de INSS de R4 10 milhões.

  • Foto: Reprodução
  • 08 // Jul // 2021
  • 10h53

Acusado de assédio sexual e moral contra alunas, professor do IFBA de Barreiras é alvo da PF

A Polícia Federal cumpriu, na quinta-feira (8), mandado de busca contra um professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Barreira, acusado de cometer abuso sexual e moral contra alunas da unidade. Durante as buscas, a polícia apreendeu o celular do investigado, no qual foram encontrados indícios de materialidade dos crimes. O docente também é investigado pelo crime de coação ao curso do processo administrativo disciplinar, que significa usar de violência ou grave ameaça para favorecimento próprio.  No site do IFBA, uma publicação revela que 17 casos de assédio foram denunciados, com ocorrência em 11 dos 22 campi da instituição.

  • Foto: Divulgação/Polícia Civil
  • 08 // Jul // 2021
  • 10h43

Responsáveis pelo suporte logístico de ataques a bancos são presos

Dois homens, apontados como responsaveis pela logística de ataques a instituições financeiras na Bahia, foram presos por equipes do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco) durante a terceira fase da Operação Aerarium, na manhã desta quinta-feira (08). "São prisões muito importantes para esclarecer a individualização da atuação de cada membro da organização criminosa. Buscaremos a identificação de todos os responsáveis por esses crimes, onde quer que estejam", explicou o diretor do Draco, delegado José Bezerra. De acordo com a Polícia Civil, com um dos presos foram localizados drogas e dinheiro parcialmente destruídos. "Possivelmente, as cédulas são frutos dos ataques a banco. Vamos levar as notas para perícia. Ele oferecia o suporte logístico para viabilizar as ações criminosas e será autuado em flagrante. As diligências em relação a ele ainda estão em curso", esclareceu Bezerra. Mandados continuam sendo cumpridos nos municípios de Simões Filho, Rafael Jambeiro, Itatim, Santo Estevão, Feira de Santana, Caetité e Itaberaba.

  • Foto: Agência Senado
  • 08 // Jul // 2021
  • 10h28

Ex-diretor Roberto Dias é liberado após pagar fiança de R$ 1,1 mil

Preso durante depoimento concedido nesta quarta-feira (07) na CPI da Covid-19, o ex-diretor de logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias, foi liberado ainda na noite de quarta-feira, mediante ao pagamento de uma fiança calculada em R$ 1,1 mil. Ele havia sido encaminhado às dependências da Polícia Legislativa pelo presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM). Desde o período da manhã, Roberto Dias esteve prestando depoimento na CPI, que durou por mais de sete horas e se encerrou às 18h. No entanto, ele foi acusado de ter mentido em seus 'esclarecimentos', fator que caracterizaria como perjúrio ou violação do juramento de falar a verdade. O ex-diretor de logística do Ministério da Saúde deixou a sede da Polícia Legislativa do Senado por volta das 23h10, acompanhado pela advogada Maria Jamille José, em um carro preto. Ele permaneceu no local por cerca de cinco horas em uma sala com mesa, cadeira, café. Enquanto esteve no local, Dias recebeu as visitas dos senadores governistas Marcos Rogério (DEM-RO) e Marcos do Val (Podemos-ES), além de esclarecer sobre falas supostamente falsas que deu durante a participação na comissão parlamentar de inquérito. O relatório com as falas de Dias foi encaminhado ao Ministério Público.

  • Foto: Metrópoles
  • 07 // Jul // 2021
  • 19h07

Ex-diretor da Saúde é preso acusado de mentir à CPI da Covid

O ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias saiu preso da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. Segundo o presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), Dias cometeu "perjúrio" em seu depoimento, nesta terça-feira, 7, ao negar que havia combinado um encontro com o policial militar Luiz Paulo Dominguetti, que o acusou de pedir propina para vender vacinas ao governo. Dias será levado à Polícia Federal, onde ficará detido. Em seu depoimento, Dias disse que conheceu o policial após ele aparecer em um restaurante de um shopping de Brasília em que jantava com um amigo. Na versão do ex-diretor, o encontro não havia sido agendado e Dominguetti se juntou à mesa porque estava acompanhado de Marcelo Blanco, ex-assessor do Ministério da Saúde. O policial, então, se apresentou como representante da empresa Davati Medical Supply e disse que gostaria de fechar negócio com o governo para vender 400 milhões de doses da vacina AstraZeneca. A quebra de sigilo do celular de Dominguetti, porém, sugere que o encontro não foi por acaso, como afirmou Dias, mas estava previamente combinado.

Em mensagens em áudio, divulgados pela CNN Brasil, o policial já tratava do encontro dois dias antes. A um interlocutor identificado como Rafael, o PM mencionou, no dia 23 de fevereiro, o encontro, que aconteceu no dia 25. "Rafael, tudo bem? A compra vai acontecer, tá? Estamos na fase burocrática. Em off, pra você saber, quem vai assinar é o Dias mesmo, tá? Caiu no colo do Dias... E a gente já se falou, né? E quinta-feira a gente tem uma reunião para finalizar com o Ministério". Roberto Dias alega que encontrou Dominguetti por acaso, sem ter agendado. O Código Penal, em seu artigo 342, classifica o ato de fazer afirmação falsa em investigação como crime punível com reclusão de dois a quatro anos e multa. A decisão do presidente da CPI de prender Dias foi classificada como "abuso de autoridade" pelo senador governista Marcos Rogério (DEM-RO). Na CPI, Dias também negou ter pedido vantagens, como relatado a Dominghetti. Em depoimento à CPI da Covid, na semana passada, o policial disse que Dias pediu propina de US$ 1 por dose na compra de 400 milhões de unidades da vacina. Dominguetti já havia feito a mesma acusação em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. Ele não comprovou a acusação. A AstraZeneca, por sua vez, nega que a Davati tenha autorização para vender a vacina. O ex-diretor foi demitido do cargo na semana passada. Durante a sessão, o presidente da CPI afirmou que Dias "se preparou" pois sabia que poderia deixar o cargo. "O senhor sabe que o senhor fez um dossiê para se proteger. Eu estou afirmando, eu não estou achando. Nós sabemos onde está esse dossiê, e com quem está. Não vou citar nomes para que a gente não possa atrapalhar as investigações", disse o parlamentar. Aziz declarou ao Estadão que a CPI ainda não teve acesso ao documento, mas reforçou a avaliação de que Dias tem provas do envolvimento de outras pessoas em negociações suspeitas por vacinas. "Ele se preparou para sair. Quando estava sendo perseguido, fez um dossiê e entregou para uma pessoa fora do País. Ele tem muitos documentos, se preparou, deve ter e-mail, pedido, coisa parecida".

CONTINUE LENDO

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 07 // Jul // 2021
  • 15h00

Delegada é afastada por envolvimento em quadrilha especializada em roubos

A “Operação Dublê”, deflagrada na manhã desta quarta-feira (07), na capital baiana e na cidade de São Paulo cumpriu um mandado de prisão preventiva e cinco mandados de buscas e apreensões. De acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), a operação apurou "fortes indícios" da existência de associação criminosa especializada na prática de furtos, roubos e clonagem de veículos. Ainda conforme o MP-BA, o líder dessa quadrilha mantinha relação próxima e duradoura com uma delegada de polícia. Participaram da operação o MP-BA, por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (GEOSP), Polícia Rodoviária Federal e a Corregedoria-Geral da Polícia Civil. As investigações demonstraram que a delegada se utilizava das prerrogativas inerentes ao cargo e da influência que gozava na Polícia Civil para garantir a impunidade do grupo criminoso e facilitar a execução e proveito dos crimes. Ainda segundo a apuração da operação, ela chegou a forjar documentos e a introduzir uma pessoa ligada à quadrilha no ambiente da Polícia, acompanhando-a, como policial fosse, portando armas e auxiliando-a nas ações de favorecimento ao grupo criminoso. Com base nas provas apresentadas, foram deferidos pela 1ªVara Especializada em Crimes Contra a Administração Pública da comarca de Salvador/BA o pedido de prisão preventiva do apontado chefe da súcia, os pedidos de buscas e apreensões em endereços residenciais e outras propriedades dos investigados. Também foi deferido o afastamento cautelar do exercício das funções públicas da delegada de polícia, pelo período de um ano, cumulado com proibição de acesso às dependências e aos sistemas da Polícia Civil, comunicação com outros agentes de segurança e utilização dos serviços da Secretaria de Segurança Pública.

  • Foto: Sesab
  • 07 // Jul // 2021
  • 14h00

Bahia não tem circulação de variante indiana da Covid-19

Com um total de 368 exames de sequenciamento genético do vírus da Covid-19 realizados em nove meses, a Bahia não tem circulação da variante indiana da Covid-19 (Delta). De acordo com o último boletim divulgado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), a variante Gamma (antiga P.1, originária em Manaus) ainda é responsável por quase 80% das infecções no estado. Reconhecida como a 3ª maior unidade de vigilância laboratorial do país e classificado na categoria máxima de qualidade pelo Ministério da Saúde, o Lacen-BA analisou amostras de 150 municípios dos nove Núcleos Regionais de Saúde. As amostras continham genomas completos do Sars-CoV-2, a partir das quais foi possível identificar que circulam no estado 23 linhagens diferentes do vírus da Covid-19. Entre elas, as variantes Alpha (Reino Unido) e Gamma (Manaus), consideradas como variantes de preocupação e de interesse. Por orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), as variantes são agora denominadas por letras do alfabeto grego. “Na Bahia, não foi identificada a circulação das cepas Beta (África do Sul) e Delta (Índia). A variante Gamma e a do Reino Unido (Alpha) ainda são as predominantes no mapeamento genético que fazemos que é essencial para o planejamento e definição de ações na área da Vigilância Epidemiológica do Estado”, explica a diretora do Lacen-BA, Arabela Leal. A escolha das amostras para o sequenciamento foi baseada na representatividade de todas as regiões geográficas do estado da Bahia, casos suspeitos de reinfecção, amostras de indivíduos que evoluíram para óbito, contatos de indivíduos portadores de variantes de atenção (VOC) e indivíduos que viajaram para área de circulação das novas variantes com sintomas clínicos característicos.

  • Foto: Divulgação
  • 07 // Jul // 2021
  • 12h00

Livramento: Vereador Paulo Lessa Filho se reúne com Secretário de Agricultura

O vereador, Paulo Lessa Filho, esteve reunido na terça-feira (06), com o Secretário de Meio Ambiente, Ricardo Juvelino. Segundo o vereador, a visita cortesia foi bastante produtiva, onde foi discutido temas bastante importantes para o município a exemplo do Plano Municipal de Saneamento Básico, a Secretaria está disponibilizando através de um link (Clique aqui), um questionário para ajudar a sanar os problemas de esgotamentos sanitários por localidades, distribuição de água potável, coleta e tratamento do lixo que atenderá todo o município. Outro tema também discutido durante o encontro, foi sobre a construção de um tanque de resfriamento de leite na comunidade de Lagoa Nova. Em Livramento já existem 4 instalados: Tamboril, Lourenço, Jacaré e São Timóteo. A Prefeitura realiza o processo de construção dos abrigos dos laticínios da região junto ao Governo do Estado da Bahia, que fornece os tanques. O Secretário também informou que já está em fase final de construção o laticínio de Livramento, na comunidade Várzea de Dentro, onde já está sendo regularizado junto ao Consórcio, para realizar a venda em toda região. Ao final do encontro, o Secretário informou que já foi solicitado a instalação de mais 4 tanques, onde será contemplada mais 4 localidades da zona rural, entre elas a Comunidade de Bem posta. “Debatemos também sobre o PRONAF e o  Garantia Safra”. Finalizou o vereador.

  • Foto: Divulgação / PRF-BA
  • 07 // Jul // 2021
  • 11h22

PRF, Ministério Público da Bahia e Polícia Civil deflagram Operação Dublê na Bahia e em São Paulo

Uma ação conjunta, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), o Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (GEOSP) e a Corregedoria-Geral da Polícia Civil, deflagraram a “Operação Dublê”, na manhã desta quarta-feira (07), na capital baiana e na cidade de São Paulo/SP. Foram cumpridos mandado de prisão preventiva e cinco mandados de buscas e apreensões. A operação apurou indícios veementes da existência de associação criminosa especializada na prática de delitos de furtos, roubos e clonagem de veículos, cujo líder mantinha relação próxima e duradoura com uma servidora pública do Estado da Bahia. As investigações demonstraram que a servidora se utilizava das prerrogativas inerentes ao cargo e da influência que gozava em seu órgão para garantir a impunidade do grupo criminoso e facilitar a execução e proveito dos crimes, chegando a forjar documentos e a introduzir uma pessoa ligada à quadrilha no ambiente da Polícia, acompanhando-a, como policial fosse, portando armas e auxiliando-a nas ações de favorecimento ao grupo criminoso. Com base nas provas apresentadas, foram deferidos pela 1ªVara Especializada em Crimes Contra a Administração Pública da Comarca De Salvador-Bahia o pedido de prisão preventiva do apontado chefe da súcia, os pedidos de buscas e apreensões em endereços residenciais e outras propriedades dos investigados, bem como o afastamento cautelar do exercício das funções públicas da servidora, pelo período de um ano, cumulado com proibição de acesso às dependências e aos sistemas da instituição onde desempenhava suas funções e comunicação com outros agentes públicos, bem como utilização dos serviços do órgão. A operação ainda está em andamento e já foram apreendidos armas de fogo, veículos adulterados, documentos, placas , módulos de veículos, diversos materiais para fraudar e adulterar veículos e documentos, além de aparelhos conhecidos por Jammers, utilizados para bloquear sinal de GPS, celular e rastreamento de veículos.