Deputado Marquinho Viana recebe demandas do município de Cordeiros
Foto: Divulgação
POLÍTICA 15 Abr 2021 - 10:54
Deputado Marquinho Viana recebe demandas do município de Cordeiros

O deputado Marquinho Viana (PSB), foi recebido nesta quarta-feira (14.04), pelo grupo político do município de Cordeiros, liderado pelo prefeito Delcir, o vice-prefeito Teco, o presidente da Câmara Municipal, Fabiano, o ex-prefeito Vavá, o ex-prefeito Dodô, vereadores, secretários municipais e lideranças. Na ocasião, foi firmado um compromisso de trabalho para o desenvolvimento de Cordeiro, e  realizada uma visita às diversas ruas e ao centro da cidade. O deputado Marquinho Viana recebeu também diversas demandas para serem cobradas junto ao Governo do Estado.
 

Crisópolis: Ao menos dez pessoas ficam feridas em explosão de loja de fogos
MUNICÍPIOS 15 Abr 2021 - 00:03
Crisópolis: Ao menos dez pessoas ficam feridas em explosão de loja de fogos

Um imóvel onde funciona uma venda de fogos de artifício explodiu na tarde de quarta-feira (14) em Crisópolis, município baiano. O imóvel estava localizado na Avenida Nelson Santiago, uma das principais da cidade. A explosão atingiu outras três casas ao lado. Duas delas ficaram completamente destruídas e uma ficou em chamas. Segundo o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Ivan Paiva, ao menos 10 pessoas ficaram feridas.

Homem é detido acusado de tentativa de estupro de vulnerável e ameaça em Livramento
Foto: Arquivo/Patrick Cassiano/Blog Regional
LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA 14 Abr 2021 - 23:42
Homem é detido acusado de tentativa de estupro de vulnerável e ameaça em Livramento

Na noite de terça-feira (13), a guarnição do PETO da 46ª CIPM se deslocou ao Bairro Polivalente, em Livramento de Nossa Senhora, para atender a denúncia de que uma menor de idade havia sofrido uma tentativa de estupro. Ao chegar no local, a guarnição encontrou o pai da menor, desesperado, e relatou que ao adentrar no local de trabalho do acusado, encontrou o indivíduo acariciando sua filha e com as calças abaixadas. A menor relatou aos policiais militares que o acusado foi à sua residência, próxima ao local do ocorrido e marcou um encontro com ela às 21h, ameaçando-a de fazer mal a um dos seus familiares, caso ela não comparecesse ao encontro. Diante dos fatos, o acusado e a vítima juntamente com seu pai foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Brumado.

'Não existe permissão para festa', esclarece Rui Costa sobre o decreto de liberação de eventos
Foto: Reprodução
MUNICÍPIOS 14 Abr 2021 - 23:34
'Não existe permissão para festa', esclarece Rui Costa sobre o decreto de liberação de eventos

O governador da Bahia, Rui Costa, esclareceu na terça-feira (13), durante uma transmissão online, que o decreto autorizando a realização de eventos com o limite máximo de 50 pessoas, não significa festas com aglomeração na Bahia. De acordo com Rui, o decreto se refere apenas a eventos sociais, como reuniões de trabalho ou conferências. Em tempo, ele ainda informou que  vai solicitar à Secretaria da Casa Civil para reescrever a cláusula para que não hajam dúvidas. “Ninguém está permitindo festa não, ouviu? Então, se ficou dúvida no decreto, eu vou pedir pra esclarecer que ali não está permitindo festas. O termo evento se caracteriza eventualmente reuniões de trabalho, algum tipo de conferência ou de palestra. Estou falando de eventos, não de festas. Não está permitido festas com número nenhum de pessoas". disse. Embora o decreto tenha entrado em vigor no estado, o governador ressaltou que os municípios que estão com situação mais crítica ainda estão excluídos. “Irecê, Barreiras, Ibotirama, Santa Maria, Brumado Guanambi. Então, essas seis regiões não podem realizar evento com nenhuma quantidade de pessoas. As outras regiões da Bahia, nós flexibilizamos para eventos com até 50 pessoas”, informou

STF confirma decisão de Barroso que determinou instalação da CPI da Covid-19
Foto: O Globo
POLÍTICA 14 Abr 2021 - 23:16
STF confirma decisão de Barroso que determinou instalação da CPI da Covid-19

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), em sessão plenária realizada nesta quarta-feira (14), decidiu manter a decisão do ministro Luís Roberto Barroso que determinou a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), no Senado, para investigar as ações de governantes na pandemia de covid-19. A decisão foi confirmada por 10 votos a 1. A discordância foi do ministro Marco Aurélio Mello, que sustentou que a decisão monocrática do ministro Luís Roberto Barroso, proferida na última quinta-feira (8), não necessitava ser julgada pelo plenário da Corte. A comissão parlamentar, além de investigar a gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no enfrentamento à pandemia, também tratará de repasses de verbas federais para estados e municípios. O presidente Rodrigo Pacheco (DEM-MG) deve anunciar nos próximos dias se a comissão será presencial ou remota, tomando como base o protocolos sanitários de afastamento social.

Anvisa diz que prazo para liberar vacinas tem a ver com documentação
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
BRASIL 14 Abr 2021 - 23:11
Anvisa diz que prazo para liberar vacinas tem a ver com documentação

O diretor-presidente presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa), Antônio Barra Torres , disse nesta quarta-feira (14) que não há um “cronômetro” determinando os trabalhos da agência na liberação do uso de vacinas contra a covid-19. Segundo Barra Torres, as decisões são tomadas com base na documentação exigida. “Sobre a análise das vacinas Covaxin [Índia] e Sputnik V [Rússia], não há neste momento um cronômetro disparado sobre a agência. Nossa análise só progride com o aporte de documentos”, destacou Barra Torres ao participar de reunião da diretoria colegiada da Anvisa. A manifestação de Torres coincide com o prazo de 30 dias, dado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal ( STF) Ricardo Lewandowski, para que a Anvisa decida sobre o pedido de importação da Sputnik V pelo governo do Maranhão. Barra Torres reafirmou que a liberação de uso só vai avançar mediante a entrega de informações sobre os imunizantes. Até agora, nove unidades da Federação – Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Ceará, Pernambuco, Bahia, Acre, Rio Grande do Norte e Sergipe – solicitaram à agência autorização excepcional para importar doses da vacina russa. A compra seria fora do Programa Nacional de Imunizações. Na mesma reunião, a Anvisa confirmou a liberação de importação direta de insumos para acelerar o acesso a medicamentos do kit intubação, usado no tratamento de pacientes graves internados com covid-19. A medida autoriza o registro e importação de medicamentos anestésicos, sedativos, bloqueadores neuromusculares e de outros fármacos hospitalares usados no tratamento da covid-19 de empresas que ainda estão sem registro.

Bahia registra 3.547 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h
Foto: Divulgação/Sesab
MUNICÍPIOS 14 Abr 2021 - 23:06
Bahia registra 3.547 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretária de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foram registrados 3.547 novos casos de Covid-19 na Bahia nas últimas 24 horas. Dos 848.627 casos confirmados desde o início da pandemia, 816.077 já são considerados recuperados, 15.691 encontram-se ativos. Também foram registrados 146 óbitos. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas hoje. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.159.067 casos descartados e 188.307 em investigação. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 16.859, representando uma letalidade de 1,99%. Dentre os óbitos, 55,40% ocorreram no sexo masculino e 44,60% no sexo feminino. Na Bahia, 46.316 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

PRF e PMBA recuperam retroescavadeira avaliada em 150.000 reais e libertam refém na BR 116
Foto: Divulgação / PRF-BA
MUNICÍPIOS 14 Abr 2021 - 22:57
PRF e PMBA recuperam retroescavadeira avaliada em 150.000 reais e libertam refém na BR 116

Na manhã desta quarta-feira (14), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em ação conjunta com a Polícia Militar da Bahia (PMBA), conseguiu recuperar um trator e libertar a vítima mantida refém. Tudo começou após denúncia de usuários que relataram uma movimentação estranha na rodovia e informaram que uns indivíduos estavam trocando as placas de dois veículos no acostamento. Em razão da suspeita resolveram acionar a polícia de Poções. Logo em seguida, uma equipe da Polícia Militar chegou ao local para averiguar a situação e descobriram que se tratava de um crime, ocorrido momentos antes na cidade de Vitória da Conquista. De imediato, deram voz de prisão aos indivíduos. A vítima que estava no porta-malas do carro foi libertada e prestado o auxílio. Aos policiais, o homem informou que é proprietário de uma retroescavadeira e foi contratado para realizar um serviço. Disse ainda que ao chegar no local combinado foi surpreendido pelos criminosos que mediante ameaça anunciaram o assalto. Explicou ainda que foi rendido, imobilizado e jogado no porta-malas de um carro. Dando continuidade às diligências, os policiais descobriram que o trator foi colocado em um caminhão que seguia pela BR 116. De imediato foi feito contato com a PRF do posto de Jequié que montou um cerco na altura do quilômetro 598 e conseguiu interceptar o caminhão guincho e recuperar a retroescavadeira intacta. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil para lavratura do flagrante e demais procedimentos cabíveis. A PRF conta com grupos especializados de combate ao crime e intensificou às ações nos principais pontos considerados críticos para evitar assaltos, porte ilegal de arma, contrabando, receptação de veículo roubado, tráfico de entorpecentes e demais ilícitos penais. Para informações, denúncias, comunicação de crimes e acidentes a PRF dispõe do número de emergência 191. A ligação é gratuita e atende 24 horas em qualquer parte do País.

Livramento: Requerimento para abertura de CPI é arquivado
POLÍTICA 13 Abr 2021 - 20:42
Livramento: Requerimento para abertura de CPI é arquivado

O presidente da Câmara Municipal de Livramento de Nossa Senhora, arquivou o requerimento da oposição que objetivava a criação de uma CPI com base em veiculação de áudio no WhatsApp em que envolvia o nome do prefeito Ricardinho Ribeiro (REDE) e seu filho Aécio Ribeiro. Os vereadores de oposição, Josemar Miranda (Professor Zemar) e Márcio Alan (Alan de Gonçalinho), cobraram a leitura do requerimento. Logo no início dos debates, o vereador José Roberto Caires (Zé de Vital) pediu que sua assinatura fosse retirada. Com isso, o requerimento deixou de ter um terço de assinaturas necessárias para sua criação. Vereadores de situação, Uilton Nunes (Huga de Lafaiete), Aparecido Lima (Cidão Aracatu) e Joaquim da Silva (Kinka), defenderam o arquivamento da CPI argumentando a falta dos requisitos legais para sua instalação. Todos ainda afirmaram que áudio de WhatsApp sem provas não pode ser base para uma CPI. Ao final das discussões, o presidente da mesa, vereador Ronilton Carneiro Alves (Batata), elencou uma série de argumentos que justificava o arquivamento do pedido: "No caso presente, o requerimento apresentado pelos vereadores, em nosso entendimento, não atende o requisito de fato ou fatos determinados e da temporariedade, conforme exigência do art. 58, §3º da Constituição Federal, e com a retirada da assinatura do vereador Zé de Vital deixou de ter um terço das assinaturas necessárias para sua instalação", argumentou.




Governo do estado volta a permitir eventos com até 50 pessoas na Bahia
Foto: Fernando Vivas /GovBa
MUNICÍPIOS 13 Abr 2021 - 10:00
Governo do estado volta a permitir eventos com até 50 pessoas na Bahia

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), voltou a permitir a realização de eventos com até 50 pessoas na Bahia. Desde 4 de dezembro do ano passado, essas atividades estavam proibidas, independentemente do número de pessoas, para evitar aglomerações e, assim, conter a contaminação pelo novo coronavírus. A nova regra está em decreto publicado na edição desta terça-feira (13) do Diário Oficial do Estado. Ao fixar o limite máximo de 50 pessoas, a norma diz que ficam vedados "os eventos e atividades com a presença de público superior a 50 (cinquenta) pessoas, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos, religiosos, cerimônias de casamento, feiras, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica." A medida vem na esteira de uma série de flexibilizações que o governo estadual e prefeituras vêm fazendo nas medidas restritivas de combate à Covid-19. Em Salvador e Região Metropolitana, por exemplo, atividades econômicas não essenciais como comércio de rua, shoppings e centros comerciais e bares e restaurantes estão com funcionamento liberado deste o último dia 5, com anuência do estado. As liberações, no entanto, acontecem em um momento de quantidade de casos e óbitos ainda alta na Bahia. Nesta manhã, a ocupação de leitos de UTI adulto está em 84% no estado - o governo argumenta ter aberto uma quantidade maior de UTIs do que o existente na primeira onda, o que dá maior segurança para flexibilizações. Entre domingo (11) e segunda (12), a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) registrou 1.581 novas contaminações pelo novo coronavírus e 95 novos óbitos. O número de internados com casos graves da Covid-19 voltou a crescer na Bahia e atingiu um novo recorde: são 1.316 pacientes com a doença ocupando leitos de terapia intensiva no estado, o maior número de toda a pandemia.

Após fuga e condutor quebrar cancela de pedágio, PRF apreende quase 300 Kg de maconha na Grande Salvador
Foto: Divulgação/PRF
MUNICÍPIOS 12 Abr 2021 - 13:59
Após fuga e condutor quebrar cancela de pedágio, PRF apreende quase 300 Kg de maconha na Grande Salvador

Durante uma perseguição policial que se iniciou na BR-324, mais de 267 quilos de maconha foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em um carro, na manhã desta segunda-feira (12), na Estrada do Coco, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. De acordo com a PRF, por volta das 4h30 da madrugada, policiais realizavam fiscalização Km-599 da BR-324, altura de Simões Filho, quando sinalizaram para que o condutor de uma caminhonete parasse. O motorista desobedeceu a ordem e fugiu em velocidade pela rodovia, iniciando a perseguição que se prolongou por dezenas de quilômetros. Ainda de acordo com a PRF, ao chegar na altura da localidade de Abrantes, o homem abandonou o veículo e correu para um matagal. Em seguida, os policiais fizeram uma vistoria na caminhonete, momento em que foram encontrados dezenas de sacos de maconha in-natura e prontas para venda. A PRF ainda destacou que a ocorrência foi apresentada na delegacia de Polícia Civil, para registro do crime e demais procedimentos cabíveis. Forças policiais foram acionadas e buscas foram iniciadas para encontrar o suspeito.

Governo prorroga toque de recolher e proibição de eventos e aulas presenciais em toda a Bahia
Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
MUNICÍPIOS 12 Abr 2021 - 07:46
Governo prorroga toque de recolher e proibição de eventos e aulas presenciais em toda a Bahia

O Governo do Estado decidiu prorrogar o toque de recolher, a proibição das aulas presenciais e a suspensão de eventos em toda a Bahia. As medidas, que venceriam nesta segunda-feira (12), passam a valer até 19 de abril. A prorrogação foi publicada ainda no domingo (11), na versão on-line do Diário Oficial do Estado (DOE). Também fica vedada a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, no período das 18h do dia 16 até as 5h de 19 de abril. Das 20h às 5h, em toda a Bahia, segue restrita a locomoção de pessoas, sendo vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas. Segue proibida ainda, em todo o território baiano, a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras até 19 de abril, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações. Continua autorizado o funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, desde que limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade do local, observados os protocolos sanitários estabelecidos. A circulação dos meios de transporte metropolitanos deverá ser suspensa das 20h30 às 5h, até 19 de abril. A circulação dos ferry boats também será suspensa das 20h30 às 5h do dia 12 a 16 de abril, ficando vedado o funcionamento nos dias 17 e 18 de abril. A circulação das lanchinhas fica proibida das 20h30 às 5h, até 19 de abril, limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade da embarcação nos dias 17 e 18 de abril. Continuam suspensas, até 19 de abril, as aulas presenciais nas unidades de ensino, públicas e particulares, ressalvados os estágios curriculares obrigatórios dos cursos da área de saúde. Permanecem proibidos também os eventos e as atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, como eventos desportivos coletivos e amadores, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica.

Deputado Marquinho Viana destaca o Dia da Chapada Diamantina, seu potencial e beleza
POLÍTICA 11 Abr 2021 - 12:12
Deputado Marquinho Viana destaca o Dia da Chapada Diamantina, seu potencial e beleza

O deputado Marquinho Viana (PSB), destacou hoje (11.04), o Dia da Chapada Diamantina, afirmando que a Chapada contém inúmeros ecossistemas naturais e uma grande relevância ecológica, que atrai os olhares por sua grande beleza, suas cachoeiras e a grande possibilidade de lazer ao ar livre.

Hemoba e Polícia Militar iniciam campanha de doação de sangue em todo o estado
Fonte: Ascom/Hemoba
MUNICÍPIOS 10 Abr 2021 - 15:08
Hemoba e Polícia Militar iniciam campanha de doação de sangue em todo o estado

A Fundação Hemoba e a Polícia Militar da Bahia se unem pelo segundo ano consecutivo com o tema “Doe uma Gota de Carinho” para mobilizar e conscientizar policiais militares em todo o estado para a doação de sangue. A campanha terá abertura nesta terça-feira (13), na Vila Policial Militar do Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, onde um ônibus de coleta será instalado e ficará até sexta-feira (16), das 8h às 17h. A unidade móvel ficará aberta para atendimento aos policiais militares e à sociedade civil que resida ou trabalhe no Centro Administrativo da Bahia (CAB) e no seu entorno. Na ocasião serão realizadas coletas de sangue e cadastros de doadores de medula no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Após a primeira semana no CAB, a campanha segue acontecendo até o dia 13 de maio nas unidades fixas de coleta da Hemoba do estado. O médico hematologista e diretor da Hemoba Fernando Araújo lembra que os militares são grandes apoiadores da causa do sangue. “É uma alegria ter os policiais militares da Bahia como parceiros. Eles vestem a camisa mesmo! Ano passado abasteceram nosso estoque em todo estado, mobilizaram muitos voluntários! Somos muito gratos por esse compromisso que eles têm com a doação de sangue”, diz. Em 2020, os policiais mobilizaram todos os batalhões da Bahia, incentivados pela baixa dos estoques de sangue, em função da pandemia — queda representou 10% nas doações em relação a 2019. Só na primeira semana de campanha foram 694 bolsas doadas. “A doação de sangue é um significativo ato de amor ao próximo. Com mais uma campanha, a corporação renova a parceria com a Fundação Hemoba e reafirma seu compromisso institucional”, ressalta o major Evanluiz, da Coordenação de Direitos Humanos da Diretoria de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos (DPCDH) da Polícia Militar da Bahia. No interior – As doações podem ser realizadas em um dos 24 pontos de coleta da Hemoba, localizados nos municípios de Feira de Santana, Camaçari, Eunápolis, Barreiras, Recôncavo da Bahia, Alagoinhas, Vitória da Conquista e outras regiões do estado. Os voluntários são atendidos por ordem de chegada, sem agendamento prévio, ou pelo Hora Marcada através do telefone de cada unidade de acordo com sua região. Quem pode doar – Para doar sangue, o voluntário deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por, pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Durante a pandemia, a recomendação é de que pessoas com mais de 60 anos permaneçam em casa.

Livramento: Homem é detido após confusão em Restaurante
Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA 10 Abr 2021 - 14:48
Livramento: Homem é detido após confusão em Restaurante

A guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) de Livramento de Nossa Senhora foi solicitada pela Central de Operações da 46ª CIPM, na tarde de sexta-feira (09), para averiguar uma denúncia da proprietária de um Restaurante, que havia um senhor descontrolado e quebrando todo o estabelecimento. Ao chegar no local foi comprovada a veracidade dos fatos, o senhor havia quebrado a mesa e alguns objetos, e após ser contido, alegou ser Coronel da Polícia Militar da Bahia. Sem apresentar nenhum documento funcional que o identificasse como Oficial Superior da ativa ou da reserva, passou a proferir palavras de baixo calão e humilhantes. Após a chegada do Coordenador de Área de serviço, o indivíduo foi conduzido à Delegacia desta cidade.