• Foto: Agência Senado
  • 08 // Mai // 2021
  • 10h17

CPI mira vacinas em audiências com Anvisa e Pfizer

Na próxima semana, a CPI da Pandemia fará audiências que voltam as atenções para o tema da chegada de vacinas ao Brasil. A comissão ouvirá a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pela autorização para uso de imunizantes no país, e a Pfizer, empresa americana cujas vacinas foram rejeitadas pelo governo federal em 2020. Na terça-feira (11), a comissão recebe Antônio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa. A agência deu início às aprovações de vacinas em janeiro, com autorização emergencial para a chinesa CoronaVac, e até agora já liberou o uso de quatro imunizantes: além da CoronaVac, as vacinas da Janssen, da Oxford/Astrazeneca e da Pfizer. Apenas as duas últimas têm registro definitivo, enquanto as outras se baseiam em autorização emergencial. Recentemente, a Anvisa foi criticada por impedir a distribuição da vacina russa Sputnik V, alegando falhas no processo de produção. A CPI requisitou que a agência apresentasse atas e registros em vídeo das suas reuniões em que se tratou da Sputnik V. Antônio Barra Torres é oficial de reserva da Marinha, onde alcançou o posto de contra-almirante. Ele é formado em medicina, foi diretor do Centro de Perícias Médicas e do Centro Médico Assistencial da Marinha e instrutor na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (RJ). Atua como diretor-presidente da Anvisa desde o início de 2020, mas já integrava a diretoria da agência desde 2019.

Pfizer

Na quinta-feira (13) a CPI receberá Marta Díez, presidente da subsidiária brasileira da Pfizer. A empresa farmacêutica recentemente entregou cerca de 1 milhão de doses ao Brasil, mas já negociava com o governo brasileiro desde o ano passado. Segundo relatos da companhia, o governo rejeitou as primeiras ofertas. A vacina da Pfizer foi a primeira a obter registro definitivo na Anvisa, no final de fevereiro. Também sobre as negociações com a Pfizer, a CPI ouvirá na quarta-feira (12) o ex-ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República Fábio Wajngarten, que deixou o cargo no início de março. Em entrevista concedida algumas semanas depois, Wajngarten atribuiu ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello a responsabilidade pelo encerramento das negociações com a farmacêutica. Pazuello será ouvido pela CPI no próximo dia 19. Seu depoimento seria na semana passada, mas foi adiado após ele informar que teve contato com casos confirmados de covid-19.

Requerimentos

A CPI continuará votando requerimentos durante a semana. O relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), apresentou pedido de convocação de Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde. O documento atribui a ela a defesa de medicamentos sem eficácia comprovada contra a covid-19. Na última quinta-feira (6), o chefe da pasta, ministro Marcelo Queiroga, afirmou que sua gestão não participou da distribuição desses remédios.

Os senadores também querem convocar titulares de outros ministérios — como Economia, Casa Civil, Ciência e Tecnologia, Justiça, Relações Exteriores e CGU — e governadores estaduais. Por enquanto, a CPI apenas requisitou informações dos órgãos e dos estados, mas não chamou nenhuma dessas autoridades para prestar depoimento.

CONTINUE LENDO

  • Foto: O Globo
  • 08 // Mai // 2021
  • 10h00

Clovis Torres será novo presidente de Furnas, diz coluna

O ex-diretor-executivo e consultor-geral da Vale, Clovis Torres, foi convidado pelo ministro Bento Albuquerque para substituir Pedro Brito na presidência de Furnas. Seguno a coluna de Lauro Jardim, do jornal O globo, o convite foi aceito. A missão dada por Albuquerque a Torres é uma só: preparar Furnas para a privatização que acontecerá no mesmo processo que, se tudo sair como o governo planeja, levará à desestatização da Eletrobras.

  • Foto: Fernando Vivas/GOVBA
  • 07 // Mai // 2021
  • 18h17

Bahia deve vacinar mais de 10 milhões de animais contra a febre aftosa até o final de maio

A Bahia já iniciou a campanha de vacinação contra a febre aftosa e os animais, de todas as idades, devem ser vacinados até dia 31 de maio. O estado possui um rebanho de 10,7 milhões de cabeças de gado e há 23 anos é considerada zona livre de febre aftosa. A expectativa é de que, em 2023, seja retirada a vacina por conta da erradicação da doença em território baiano. Segundo o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Maurício Bacelar, a vacinação é obrigatória para todos os animais e inclui também os bubalinos. “Iremos vacinar todos os bovinos e bubalinos. Mais uma vez, a Adab, a Secretaria de Agricultura e o Governo do Estado contam com a colaboração dos produtores para imunizar o rebanho. Os animais mais jovens, bezerros, devem ter um cuidado especial, já que são mais vulneráveis. É importante destacar que a campanha só se encerra após a declaração de todo o rebanho. A declaração pode ser feita presencialmente nos escritórios da Adab ou pelo site ”. A Agência possui 384 escritórios espalhados pelos 27 Territórios de Identidade do estado. Além disso, a vacina de 2 ml poder ser comprada pelos produtores rurais em mais de mil pontos de revendas credenciados pela Adab. A avaliação para retirada da vacinação contra a febre aftosa na Bahia dependerá da realização de auditorias e sorologia dos animais. Os produtores que não realizarem a vacinação pagarão multa no valor de R$ 53, por animal. Informações detalhadas sobre a vacinação contra a febre aftosa estão disponíveis no site da Adab. A Bahia possui certificação de Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação, tendo implementado a vacina de forma oficial em 1968. O coordenador do Programa Febre Aftosa da Adab, José Neder, destacou que a parceria com os produtores é fundamental para manter o estado como zona livre da doença. “É muito importante que, ocorrendo qualquer suspeita da doença, o produtor comunique imediatamente a Agência para que possamos fazer o atendimento. É necessário que o produtor fique ainda mais atento ao seu rebanho e, se observar algum animal babando, mancando, salivando, deitado com o pelo arrepiado no rebanho, deve comunicar de imediato à Adab. Esse atendimento será gratuito e é imprescindível para que o estado possa avançar na retirada da vacina em 2023”, explicou.

  • Foto: Fernando Vivas/GOVBA
  • 07 // Mai // 2021
  • 18h12

Rui Costa recebe a primeira dose da vacina contra a Covid-19

O governador do estado da Bahia, Rui Costa, recebeu hoje a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na tarde desta sexta-feira (7). Com 58 anos e diagnóstico de hipertensão arterial, o chefe de estado foi imunizado em uma Unidade de Saúde da Família, no bairro da Federação, em Salvador. Com essa comorbidade, Rui cumpre os requisitos previstos pelo Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, para ser imunizado. Ao receber a dose da Pfizer, o governador comentou que deseja que esse momento chegue o mais rápido possível para toda a população. “Hoje é um dia muito especial para mim e vou continuar trabalhando dia após dia para proporcionar essa emoção para todas as pessoas. Só com mais vacinas para voltar à normalidade”, comentou Rui Costa.

  • Foto: Reprodução
  • 07 // Mai // 2021
  • 17h33

Conquista: Bahia Meio Dia da TV Sudoeste passa a ter uma hora de duração a partir da próxima segunda (10)

A partir da próxima segunda-feira (10/05) a TV Sudoeste vai ter modificações significativas na sua grade de programação. O Bahia Meio Dia Regional que começa às 12h e segue até 12h25, agora será totalmente apresentado de Vitória da Conquista. O telejornal agora vai começar às 12 horas e seguirá até 13 horas. É mais espaço para as notícias regionais, sem deixar de noticiar o que é mais relevante em todo o estado. A aposta da TV Sudoeste mostra o fortalecimento do telejornalismo regional, a força do mercado de anunciantes e o respeito ao telespectador das quase 100 cidades da área de cobertura da emissora. Para dar conta da nova demanda e responsabilidade, a TV Sudoeste investiu em novas contratações e aprimoramento de sua tecnologia. “Um grande ganho, pois teremos mais tempo para deixar o telespectador mais informado de tudo que acontece na nossa região, seguindo, como sempre, os princípios dos editoriais com isenção, pluralidade e imparcialidade”, disse o gerente executivo da TV Sudoeste, Cauto Freitas.

  • Foto: Divulgação
  • 07 // Mai // 2021
  • 15h55

Projeto visando a implantação de um Subgrupamento do Corpo de Bombeiros é apresentado a Deputado e Prefeito de Livramento

A prefeitura municipal de Rio de Contas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a  46ª CIPM,  elaborou um projeto visando a implantação de um Subgrupamento do Corpo de Bombeiros com sede em Livramento de Nossa Senhora que foi apresentado  na última quinta-feira (06/07) ao deputado Marquinho Viana, ao prefeito de Livramento, Ricardinho Ribeiro e a vice Joanina Sampaio. Na oportunidade também foi entregue ao deputado um oficio solicitando que interceda junto ao Governador do Estado da Bahia para implantar esse Subgrupamento.

  • Foto: Divulgação
  • 07 // Mai // 2021
  • 15h55

A instalação desse Subgrupamento visa atender de forma mais eficiente às eminentes  demandas dos municípios de Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas, Dom Basílio, Paramirim, Érico Cardoso, Botuporâ, Caturama, Ibipitanga, Rio do Pires, Macaúbas, Boquira e demais municípios da microrregião oferecendo um atendimento mais rápido à comunidade, salvando vidas e mantendo o equilíbrio ambiental destes municípios.

  • Foto: Reprodução/TV Itapoan
  • 07 // Mai // 2021
  • 07h55

Três agências bancárias são explodidas no município de Correntina

As três agências bancárias do município de Correntina, região oeste da Bahia, foram explodidas na madrugada desta sexta-feira (07/05). A ação criminosa aconteceu por volta das 2h30. De acordo com testemunhas, um grupo de homens fortemente armados chegaram na cidade, bloquearam os acessos da rua onde os bancos estão localizados e explodiram de forma simultânea os três equipamentos. O ataque deixou a fachada, teto, estruturas internas e terminais de autoatendimento das agências da Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Brasil e do Bradesco completamente destruídos, deixando o município desabastecido e sem atendimento bancário. Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado – CERRADO, da Companhia Regional da Polícia Militar, Rondesp e da Polícia Federal já estão no local acompanhando o caso. A previsão para entrega do laudo pericial não foi divulgada. Ainda não há informações oficiais do valor subtraído, prejuízo causado às agências e a identidade dos suspeitos. Ninguém ficou ferido durante a ação. Esta é a 24ª ocorrência de explosão à bancos na Bahia registrada este ano. Além de Correntina, a capital baiana e os municípios de São Gonçalo dos Campos, Campo Alegre de Lourdes, Abaré, Itiruçú e Sapeaçú também foram vítimas de ataque da mesma natureza no estado.

  • Foto: Divulgação
  • 07 // Mai // 2021
  • 07h00

Livramento: Deputado Marquinho Viana visita obras de implantação do sistema de água em Iguatemi

Na manhã desta quinta-feira dia (06/05) o prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Ricardinho Ribeiro a vice prefeita Joanina Sampaio e o deputado estadual, Marquinho Viana, estiveram no distrito de Iguatemi acompanhados dos vereadores Ronilton Carneiro (Batata), Aparecido Lima (Cidão Aracatu), Vitalmir Moura, Joseph Ramos (Zé Pinha), Paulo Lessa filho, Joaquim da Silva (Kinka), José Marques (Deca), Hugolino Lima (Cerfoc) e o Secretário de Saúde, Gerardo Júnior.

  • Foto: Divulgação
  • 07 // Mai // 2021
  • 07h00

Na oportunidade, se reuniram com representantes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), onde teve início às obras de implantação do sistema de abastecimento de água na sede do distrito de Iguatemi. A obra é um compromisso firmado pelo Governador Rui Costa, solicitado pelo deputado Marquinho Viana para melhorar a vida da população.

  • 07 // Mai // 2021
  • 07h00

  • Foto: Divulgação/Câmara Macaúbas
  • 06 // Mai // 2021
  • 18h53

Macaúbas: Juiz cassa 4 vereadores por forjar candidaturas de mulheres

Quatro vereadores do DEM de Macaúbas, na região do Velho Chico, Oeste baiano, tiveram os mandatos cassados. A medida atinge os legisladores Ricardo Azevedo Longa, Rosenilto Defensor Santana, Marcelo Antônio Nogueira e Jurandi de Souza Amaral. Em decisão do final da tarde de terça-feira (4), o juiz eleitoral Flávio Ferrari julgou procedente uma ação que acusava a chapa do DEM de usar candidaturas femininas fictícias, como forma de atender o exigido em lei. Conforme a acusação de vereadores suplentes, a chapa usou candidaturas de três mulheres – uma delas esposa de um vereador agora cassado – que sequer fizeram campanha. As três estavam entre as sete inscritas nas eleições do ano passado na disputa do DEM para a Câmara Municipal de Macaúbas. O município tem 15 vereadores.

  • Foto: Divulgação
  • 06 // Mai // 2021
  • 18h51

Três suspeitos de roubar banco morrem em confronto com policiais na BR-101

Três acusados de participar de ataque a banco foram mortos nesta quarta-feira (5) na BR-101, em uma ação das Polícia Militar. Eles são suspeitos de participar do roubo a uma agência em Ubaíra, no Vale do Jiquiriçá. O trio foi localizado após uma troca de informações entre equipes das polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal. Os três foram encontrados no entroncamento de Laje, na BR-101. “Com os levantamentos descobrimos que veículos utilizados nos últimos ataques a bancos na região circulavam no trecho entre Santo Antônio de Jesus e Wenceslau Guimarães”, conta o comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira, major Rodrigo Fábio. Um bloqueio foi feito na BR-101 para identificar e abordar os carros apontados na investigação. Uma Fiat Doblo com restrição de roubo foi parada nesse ponto. Seis pessoas que estavam dentro do veículo conseguiram sair e entraram em uma área de mata para fugir. As equipes da Cipe Cacaueira fizeram buscas na região e, segundo a polícia, foram alvos de tiros. Os policiais revidaram, baleando e matando três dos supeitos. Os outros conseguiram escapar. Foram apreendidos duas pistolas calibre 40 e 9mm, além do veículo Fiat Doblô, de placa OKI1457.

  • Foto: Divulgação/Polícia Civil
  • 06 // Mai // 2021
  • 18h43

Acusado de sequestrar as duas filhas no Ceará é preso no norte da Bahia

Um homem suspeito de sequestrar as duas filhas, de 3 e 4 anos, foi preso na quarta-feira (5), no município de Senhor do Bonfim, no norte da Bahia. Com ele, foram apreendidos uma pistola calibre 22, um revólver 38 e a quantia de R$ 12 mil, segundo informações da Polícia Civil. De acordo com o coordenador da 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), delegado Felipe Néri, o crime ocorreu na cidade de Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, onde ele era considerado foragido. Segundo o delegado, com a suspeita de que o homem, que não teve a identidade revelada, poderia estar escondido na cidade de Senhor do Bonfim, a polícia do Ceará acionou a 19ª Coorpin para dar apoio na localização dele e das filhas. Segundo a polícia, o homem teve o mandado de prisão cumprido e as crianças serão devolvidas para a mãe. A prisão do homem aconteceu durante uma ação conjunta da 19ª Coorpin de Senhor do Bonfim com a Polícia Civil do Ceará. A polícia informou que ele está à disposição da Justiça.

  • Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional
  • 06 // Mai // 2021
  • 18h39

Sesab divulga lista de 32 cidades que não são recomendadas para visita por causa de variantes da Covid-19

Documento da Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde, órgão da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), não recomenda viajar para 32 municípios baianos por causa da confirmação de casos de infecção por covid-19 por variantes originárias de Manaus e do Reino Unido, consideradas mais agressivas. A revelação do documento foi feita pelo Política Livre, de Salvador. A variante P.1, descoberta em Manaus (AM), foi detectada em Amargosa, Anguera, Brumado, Camaçari, Cipó, Conceição do Jacuípe, Cruz das Almas, Dias D’Ávila, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, João Dourado, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luis Eduardo Magalhães, Mutuípe, Porto Seguro, Retirolândia, Riachão do Jacuípe, Salvador, Santa Luz, Santo Antonio de Jesus, São Gonçalo dos Campos, São Sebastião do Passé, Serra Preta, Serrinha e Tanhaçu. A variante B.1.1.7, descoberta inicialmente no Reino Unido, foi identificada em pacientes em Ilhéus, Itapetinga, Lauro de Freitas, Prado e Salvador. “As variantes identificadas demandam especial atenção do Poder Público e da população em razão de mutações capazes de acarretar maior transmissibilidade e maior gravidade do caso clínico”, diz o comunicado assinado por Talita Moreira Urpia, coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-BA).

  • Foto: Reginaldo Pimenta/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
  • 06 // Mai // 2021
  • 18h33

Confronto entre polícia e traficantes deixa 25 mortos no RJ

Pelo menos 25 pessoas morreram na manhã desta quinta-feira, 6, em uma operação da Polícia Civil contra o tráfico de drogas no bairro do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Segundo a Secretaria de Polícia Civil do Estado, a ação foi baseada em informações concretas de inteligência e investigação de que traficantes vêm aliciando crianças e adolescentes para integrar a facção que domina o território. Os policiais alegam que a investida teve reação dos criminosos, “não apenas para fugir, mas com o objetivo de matar”. De acordo com a polícia, os criminosos exploram práticas como o tráfico de drogas, roubo de cargas, assaltos a pedestres, homicídios e sequestros de trens da SuperVia, dentre outros crimes praticados na região. Entre os mortos está o policial civil André Leonardo de Mello Frias, que trabalhava como inspetor na corporação.

  • Foto: Divulgação
  • 06 // Mai // 2021
  • 18h14

Deputado Marquinho Viana com os prefeitos de Cordeiros e Boquira na CERB

O deputado Marquinho Viana  (PSB), acompanhou na terça-feira (04.05), o prefeito de Cordeiros, Delci, e o Secretário Municipal,  e o prefeito de Boquira, Luciano, e o Secretário de Obras, e também o vereador de Mirante, Bruno Bitombo, em audiência com o Diretor Presidente da CERB, Antônio Mattos, quando solicitaram a perfuração de poços e a implantação de sistema de abastecimento de água na zona rural dos dois municípios.