Livramento

05 Dezembro 2016 - 09:06

Alunos livramentenses são premiados em concurso de redação e desenho

(Foto: Divulgação)

O INPEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, entidade ligada aos fabricantes de agrotóxicos realiza anualmente o Programa de Educação Ambiental – PEA. No município de Livramento de Nossa Senhora, localizado no Centro Sul Baiano, essa ação recebe o apoio da ADAB – Agência Estadual de Defesa Agropecuária onde as escolas são incentivadas a participar, recebendo um kit educativo e orientações de como aplicá-lo em sala de aula. O tema desse ano de 2016 foi Resíduos Sólidos – Responsabilidade Compartilhada, onde os alunos do 4º e 5º ano de 06 escolas públicas e 01 escola privada do município de Livramento de Nossa Senhora participaram, concorrendo na etapa regional com mais 04 municípios da região (Vitória da Conquista, Barra do Choça, Rio do Pires e Barra da Estiva), sendo que os alunos livramentenses – Hércules Almeida Silva (Grupo Escolar D. Pedro II) e Ana Paula de Jesus Silva (Escola Municipal Lélis Piedade) foram eleitos como os melhores trabalhos regionais - desenho e redação respectivamente. A premiação ocorreu na manhã dessa 6ª feira, 02 de dezembro de 2016. De acordo com o Eng. Agrônomo e Fiscal Estadual Agropecuário da ADAB – Weber M. M. Aguiar, esse trabalho só contribui para coroar e reconhecer o trabalho desenvolvido pela ADAB em parceria com a iniciativa privada e o poder público, sobretudo as Prefeituras Municipais, pois regularmente a ADAB tem participado de diversas ações de educação sanitária nas escolas municipais e associações de produtores rurais.

Livramento

04 Dezembro 2016 - 20:53

Confira agenda da Climedi desta semana

(Foto: Divulgação)

Lava Jato

04 Dezembro 2016 - 20:50

Protesto em defesa da Lava Jato reúne manifestantes em 200 cidades do Brasil

(Foto:Marcelo Casal/Agência Brasil )

Com a segurança reforçada, milhares de pessoas vestidas de verde e amarelo e empunhando bandeiras do Brasil se reuniram hoje (4) em cerca de 200 cidades, de acordo com os organizadores, entre elas Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. O protesto é em defesa da Operação Lava Jato e contra o pacote de medidas anticorrupção aprovado com modificações pela Câmara dos Deputados na madrugada do dia 30 de novembro. Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, na Esplanada dos Ministérios até as 11h15 entre 4 e 5 mil pessoas participavam pacificamente do protesto, previsto para ser encerrado às 13h. Para os organizadores, são mais 15 mil manifestantes. Entre os movimentos que convocaram os protestos, estão o Vem pra Rua e o Avança Brasil. As manifestações estão permitidas apenas no gramado da Esplanada dos Ministérios, a partir da Catedral de Brasília até a Avenida das Bandeiras, mas alguns manifestantes conseguiram chegar próximo ao espelho d'água do Congresso Nacional, onde espalharam desenhos de ratos, simbolizando, segundo eles, os políticos.

Livramento

Bahia Verdade

03 Dezembro 2016 - 11:13

Livramento: Diplomação de candidatos eleitos em 2016 acontece dia 12 de dezembro

(Foto: Bahia Verdade)

A 101ª Zona Eleitoral em Livramento de Nossa Senhora realiza no dia 12 de dezembro, às 10h, a diplomação dos candidatos eleitos em Livramento, Rio de Contas, Jussiape e Dom Basílio no pleito de 2016. A cerimônia acontecerá na Câmara de Vereadores de Livramento. O ato da diplomação ficará a cargo do Juiz Presidente da 1ª Junta Eleitoral, da 101ª Zona Eleitoral, Dr. João Lemos Rodrigues. A cerimônia contará ainda com a presença do Promotor Eleitoral, Dr. Millen Castro Medeiros de Moura. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, a diplomação é o ato pelo qual a justiça eleitoral atesta quem são, efetivamente, os eleitos e os suplentes com a entrega do diploma devidamente assinado. Em Livramento, serão diplomados, na cerimônia, o prefeito Ricardo Ribeiro, a vice-prefeita Joanina Sampaio e vereadores eleitos.

Região Sudoeste

Bahia Verdade

03 Dezembro 2016 - 10:44

Homem invade e depreda Forúm de Paramirim

(Foto: Divulgação | Policia Militar)

Na noite da última sexta-feira (02), um homem identificado por Evaldo Santos de Oliveira, invadiu o Forúm da cidade de Paramirim e passou a depredar suas dependências, causando danos em portas e objetos, bem como quebrando vidros. A guarnição PM local, com apoio do efetivo policial de Érico Cardoso, se deslocou até o local efetuando a prisão do vândalo e conduzindo-o à Delegacia local. O conduzido é portador de problemas mentais. Segundo informações obtidas pelo Bahia Verdade, em outra oportunidade, Evaldo teria depedrado a delegacia e maçonaria daquela cidade.

Região Sudoeste

03 Dezembro 2016 - 10:01

Quadrilha explode carro-forte em Iuiu e leva dinheiro

(Foto: Bahia Verdade)

Um carro-forte foi explodido na BR-030, no município Iuiu, no sudoeste da Bahia, na manhã de sexta-feira (2). De acordo com informações do pelotão do 17ª Batalhão da Polícia Militar que atua na cidade, cerca de seis homens fortemente armados chegaram em uma caminhonete e interceptaram o carro-forte. Ainda segundo a PM, os bandidos ordenaram que os dois homens saíssem do veículo de transporte de valores, explodiram o carro e fugiram. O carro-forte ficou destruído. Não houve feridos. Ainda segundo a polícia, duas espingardas calibre 12 e três revólveres calibre 38 dos vigilantes foram levados pelos criminosos. Por meio de nota, a empresa Proseguir, responsável pelo carro-forte confirmou o ato e que nenhum dos vigilantes ficou ferido durante a ação. A empresa informou ainda que está à disposição das autoridades policiais para ajudar durante as investigações. A polícia informou ainda que os suspeitos levaram dinheiro do carro-forte, mas o valor roubado não foi divulgado. Uma quantia também ficou espalhada na rodovia. A polícia faz buscas na região na tentativa de localizar os bandidos. Até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso. 

Bahia

G1 Bahia

02 Dezembro 2016 - 14:25

Detento é morto durante rebelião na delegacia de Luís Eduardo Magalhães

(Foto: Muller Nunes/TV Oeste)

Presos da delegacia de Luís Eduardo Magalhães, na região oeste da Bahia, iniciaram uma rebelião na manhã desta sexta-feira (2). Segundo informações do delegado Leonardo Mendes, um detento foi morto pelos próprios presos. Ainda de acordo com a polícia, a confusão começou por volta das 11h30, quando os presos se revoltaram porque as visitas não estavam acontecendo devido à paralisação de policiais civis nesta sexta-feira. Até por volta das 12h45 (horário da Bahia), a Avenida Salvador, no centro de Luís Eduardo Magalhães, onde funciona a delegacia, permanecia interditada e com a presença de várias viaturas policiais. Até o início da tarde, o preso assassinado ainda não tinha sido identificado. Vários familiares de presos acompanham a situação do lado de fora da delegacia. Até quinta-feira (1º), a carceragem da delegacia abrigava 82 presos, enquanto a capacidade é para 12 detentos.

Livramento

Bahia Verdade

02 Dezembro 2016 - 12:30

Há 1 ano bandidos fortemente armados invadiram Livramento e explodiram duas agências bancarias

(Foto: Bahia Verdade)

Há exatamente 1 ano no dia (02) de dezembro de 2015, Livramento de Nossa Senhora viveu uma madrugada de terror. Pelo ao menos 15 criminosos assaltaram duas agências bancárias, segundo a Polícia Militar. Os indivíduos chegaram em dois veículos e se separaram para realizarem os assaltos simultâneos no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal. Por volta de 02 horas da madrugada a quadrilha chegou à cidade pela Praça Dom Hélio Pascoal e defrontou-se com a viatura do Pelotão Especial tático Operacional (Peto) que fazia ronda, e naquele momento houve troca de tiros entre os bandidos e quatro policiais que estavam na viatura.

Como eram em grande número e mostrando estarem bem armados, os criminosos se direcionaram as agências onde realizaram explosões e disparos com arma de fogo, o que causou barulhos que foram escutados por toda a Livramento. Segundo informações a quadrilha ficou atirando por um tempo de mais ou menos 1 hora sem cessar, com o objetivo de evitar a chegada de mais reforço policial. Muitos estabelecimentos comerciais da Avenida Dr. Edilson Pontes ficaram com as marcas de tiros. Cartuchos deflagrados de munições de fuzis calibre 7.62 e 5,56mm (de uso exclusivo das Forças Armadas) foram encontrados em muitos locais.

Bahia

02 Dezembro 2016 - 12:25

Câncer de próstata matou quase 800 homens este ano na Bahia

(Foto: Reprodução)

O câncer de próstata já matou 792 homens na Bahia este ano, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) até outubro. Neste balanço, o órgão aponta a ocorrência de 1.559 casos da doença em território baiano. O mapeamento da secretaria entre janeiro e outubro de 2016 mostra ainda que a maior parte dos casos da doença foi registrada em homens com a faixa etária de 60 a 69 anos (639 ocorrências). As faixa etárias de 70 a 79 anos e 50 a 59 anos também apresentam altos índices, totalizando 490 e 214 casos, respectivamente. No cenário de óbitos, a grande parte das situações foram na faixa etária de mais de 80 (358), de 70 a 79 anos (261), de 60 a 69 anos (139). As informações da secretaria referentes apenas à capital baiana apontaram 475 casos, até o mês de agosto de 2016, e 140 óbitos, até o mês de outubro também deste ano.

Bahia

02 Dezembro 2016 - 12:14

Bahia terá 8 feriados em dias úteis em 2017

(Foto: Bahia Verdade)

A Bahia terá onze feriados em 2017, dos quais oito serão em dias úteis. A lista de folgas e pontos facultativos a nível nacional foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (30) pelo governo federal. O primeiro feriado do ano, dia 1º de janeiro, cairá no domingo (além da Confraternização Universal, a Bahia comemora também o dia do Bom Jesus dos Navegantes). O carnaval cairá no dia 28 de fevereiro, uma terça-feira. Na segunda (27) e até às 14h da quarta-feira de Cinzas (1º de março) será considerado ponto facultativo. Os feriados de Paixão de Cristo (14 de abril) e Tiradentes (21 de abril) cairão em uma sexta-feira. O feriado do Dia Mundial do Trabalho (1º de maio) será comemorado em uma segunda, enquanto Corpus Christi (15 de junho) será apenas ponto facultativo. Feriados apenas na Bahia, as comemorações do São João (24 de junho) e Independência da Bahia (2 de julho) cairão no fim de semana: sábado e domingo, respectivamente. As comemorações da Independência (7 de setembro) e da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), cairão em uma quinta-feira. Ponto facultativo, o Dia do Servidor Público (28 de outubro) será comemorado em um sábado. A folga de Finados (2 de novembro) será em uma quinta, enquanto a da Proclamação da República (15 de novembro) será em uma quarta. Apenas em Salvador, o dia da padroeira Nossa Senhora de Conceição da Praia (8 de dezembro) será comemorado em uma sexta. Último feriado do ano, o Natal será comemorado em uma segunda-feira.

Política

01 Dezembro 2016 - 21:42

Renan Calheiros vira réu no Supremo pela primeira vez

(Foto: Felipe Sampaio/SCO/STF)

Por 8 votos a 3 , o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (1º) aceitar denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em 2013 contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pelo crime de peculato. Com a decisão, o senador se torna réu na Corte pela primeira vez. Apesar de aceitar a denúncia por peculato, a Corte também entendeu, seguindo voto do relator, ministro Edson Fachin, que as acusações de falsidade ideológica e uso de documento falso prescreveram em 2015, oito anos depois de a infração ter sido cometida. A Corte julgou nesta tarde denúncia na qual Renan é acusado de usar o lobista de uma empreiteira para pagar pensão a uma filha que teve fora do casamento. Ele também é acusado de ter adulterado documentos para justificar os pagamentos. O caso foi revelado em 2007. Na época, as denúncias levaram Renan a renunciar à presidência do Senado.

Mundo

01 Dezembro 2016 - 21:33

Corpos das vítimas do acidente na Colômbia chegam ao Brasil na manhã de sábado

(Foto: Reprodução)

Os corpos dos brasileiros que morreram no acidente aéreo da última terça-feira (29) na Colômbia devem chegar a Chapecó na manhã de sábado (3). O itinerário do vôo que vai transportar as vítimas da tragédia foi divulgado hoje (1º) pelo Ministério das Relações Exteriores. A decolagem de Medellín está prevista para amanhã (2), às 19h, pelo horário de Brasília. O avião deve voar por quatro horas e meia até Manaus, onde fará uma parada técnica para abastecimento. De lá, o avião segue por mais seis horas até a cidade catarinense. A viagem terá uma duração total de 12 horas, contando com o tempo de parada para abastecimento. Assim, a previsão é de que a aeronave pouse no aeroporto de Chapecó às 7h da manhã de sábado. Segundo confirmou hoje o Palácio do Planalto, o presidente da República Michel Temer vai acompanhar a chegada dos corpos das vítimas. Ele deve participar de uma cerimônia no aeroporto da cidade catarinense, mas não irá ao velório coletivo na Arena Condá.

Livramento

01 Dezembro 2016 - 16:11

Comunidades Quilombolas recebe 2 mil quilos de sementes de feijão para a Agricultura Familiar nas Safras Verão e Inverno

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura Municipal  de Livramento de Nossa Senhora juntamente com Secretaria de Agricultura Comércio e Meio Ambiente e Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, realiza a distribuição de sementes de feijão  phaseolus para as  Comunidades Tradicionais Quilombolas do município. Serão fornecidos dois mil quilos de feijão, onde mais de quatrocentas famílias de pequenos agricultores terão a oportunidade de fazer o cultivo em suas respectivas comunidades,proporcionando assim, uma melhoria na qualidade de vidas desses munícipes livramentenses. O objetivo é disponibilizar, de forma regular, sementes para o plantio, até que o público se torne auto-sustentável, objetivando o aumento da produção e da produtividade, gerando consequentemente aumentando da renda das famílias.

Bahia

01 Dezembro 2016 - 16:02

Mega-Sena, concurso 1.881: aposta única da Bahia fatura R$ 18,9 milhões

(Foto: Reprodução)

Uma aposta do estado da Bahia acertou as seis dezenas do concurso 1.881 da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta (30) em São Gabriel da Palha (ES). O ganhador é da cidade de Salvador e faturou R$ 18.918.141,78.  A aposta foi feita na Lotérica "Persistência", localizada na Avenida Engenheiro Raymundo Carlos Nery, no bairro Cajazeiras X.Veja as dezenas sorteadas: 03 - 10 - 30 - 44 - 53 - 56. A quina teve 44 apostas ganhadoras e cada uma vai levar R$ 50.878,02. Outras 4.024 apostas acertaram a quadra e vão ganhar R$ 794,74 cada uma. A estimativa de prêmio para o concurso 1.882, cujo sorteio será realizado no sábado (3), é de R$ 3 milhões, segundo a Caixa.

Bahia

01 Dezembro 2016 - 15:48

Policiais civis paralisam as atividades por 24 horas nesta sexta-feira

(Foto: Bahia Verdade)

Todas as categorias da Polícia Civil do Estado da Bahia e o Departamento de Polícia Técnica (DPT)  irão paralisar as atividades por 24horas,  nesta sexta-feira(2), conforme deliberação da Assembleia Unificada que ocorreu na semana passada(25), na Faculdade Visconde de Cairu. Delegados, investigadores, escrivães, peritos criminais, peritos técnicos, médicos legistas e  odontos, a partir das 9hs, vão realizar um ato público em frente ao Centro de Operação e Inteligência (COIN), próximo à Secretaria de Segurança Pública, localizado no CAB, onde será feito um protesto em repúdio à precariedade e falta de estrutura das unidades policiais e em defesa do Anteprojeto de Reestruturação Salarial das Carreiras já entregue a SAEB.  Os serviços essenciais serão mantidos de acordo com o percentual exigido por Lei. O Presidente do SINDPOC, Marcos Maurício, destaca que 90% das delegacias do Estado estão inadequadas, com condições de extrema precariedade e diversas delegacias foram instaladas em casas residenciais.