Justiça

13 Agosto 2019 - 19:30

Livramento: mais de 18 mil títulos podem ser cancelados pela Justiça Eleitoral

Foto: Blog Regional

Mais de 18 mil eleitores do município de Livramento de Nossa Senhora poderão ter seus títulos cancelados. Na cidade, que está em fase de revisão biométrica obrigatória, 18.265 cidadãos ainda não atenderam a convocação da Justiça Eleitoral. Conforme o TRE baiano, a suspensão do documento provoca outras diversas penalidades, a exemplo do impedimento de tirar passaporte ou carteira de identidade, tomar posse em cargo público e ter acesso a programas sociais. O prazo para regularização é 18 de fevereiro de 2020. Em Livramento de Nossa Senhora, dos 33.548 eleitores convocados, apenas 15.283 (45,56%) realizaram a coleta dos dados. No decorrer deste ano, o TRE da Bahia realizou uma série de audiências públicas para alavancar o recadastramento eleitoral em 24 municípios do estado. O objetivo é realizar as Eleições Municipais de 2020 com eleitorado 100% biometrizado. A última fase da biometria no estado, prioriza o agendamento, que pode ser realizado por meio de site (agendamento.tre-ba.jus.br) ou telefone 0800 071 6505. Para agendar, o número do título será solicitado. Caso não possua a inscrição eleitoral ou não saiba o número, o eleitor deve informar número do CPF, data de nascimento e nome completo dos pais. O cidadão também pode cadastrar o número de telefone e e-mail. Esses últimos dados são importantes para que o eleitor receba confirmação e lembretes do agendamento.

Livramento

13 Agosto 2019 - 19:18

Motocicleta furtada em Livramento é recuperada pela Polícia em Jussiape

Foto: Divulgação | Polícia Civil

A coordenação de Serviço de Inteligência (SI) da delegacia de Livramento recuperou na manhã desta terça-feira (13), no município de Jussiape uma motocicleta Honda/CG, de cor vermelha, Placa Policial OKJ 2477, licenciada em Itabuna que foi abandonada no lixão do município e apreendida por uma guarnição da Polícia Militar. A moto havia sido furtada no povoado da Matinha em Livramento, próximo a uma boate, há um mês. O proprietário agradeceu o empenho das Policias Civil e Militar e de outras pessoas que ajudaram na recuperação através de denuncias.

Livramento

13 Agosto 2019 - 19:04

Livramento: Seminário debateu atualizações no Cultivo de Manga e Maracujá no Vale do Rio Brumado

Foto: Divulgação

O Polo Frutícola do Vale do Rio Brumado que compreende os municípios de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio e Rio de Contas se destaca nos cenários estaduais e nacionais na produção de manga e maracujá. As áreas cultivadas com essas 02 frutas superam os 8 mil hectares, gerando mais de 15 mil empregos diretos, onde município de Livramento de Nossa Senhora é a sede desse Polo. Diante disso, a Embrapa Mandioca e Fruticultura, através do Projeto Gest Frut, financiado pela FAPESB – Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia, realizou um diagnóstico buscando identificar os principais entraves ao processo produtivo dessas 02 culturas. Esse diagnóstico culminou com a organização do Seminário – Atualizações no Cultivo de Manga e Maracujá no Vale do Rio Brumado, pela Embrapa, Secretaria de Municipal de Agricultura de Livramento de Nossa Senhora, Associação dos Irrigantes do Projeto Brumado – ADIB, SEBRAE e ADAB, que aconteceu nesta terça-feira, 13 de agosto de 2019, no Centro Diocesano. O evento é dirigido aos produtores rurais, técnicos e toda a população, buscando difundir conhecimentos acerca da fisiologia, manejo de pragas, nutrição, irrigação e novas variedades dessas culturas.

Livramento: Seminário debateu atualizações no Cultivo de Manga e Maracujá no Vale do Rio Brumado

Foto: Divulgação

Brasil

13 Agosto 2019 - 19:00

Em dia de protestos, Moro coloca Força Nacional na Esplanada

Foto: Valter Campanato/ ABr

O ministro da Justiça Sérgio Moro determinou o uso da Força Nacional para fazer a segurança da área da Esplanada dos Ministérios e da Praça dos Três Poderes, em Brasília. A medida atende a um pedido do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e tem validade até quarta-feira (14). A solicitação ocorreu devido a três manifestações. Nesta terça ocorre o protesto de estudantes e docentes contra cortes na Educação, além da 1ª Marcha das Mulheres Indígenas. Mais uma está programada para quarta: a Marcha das Margaridas, organizada há 18 anos por trabalhadores rurais. A Força Nacional deverá atuar nas “ações de preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, na defesa dos bens e dos próprios da União”. A permanência da FNSP pode ser prorrogada.

Política

13 Agosto 2019 - 18:54

Petista deve ser novo integrante da Comissão de Relações Exteriores do Senado

Foto: Agência Senado

O 19º integrante da Comissão de Relações Exteriores do Senado será o petista Humberto Costa, segundo a repórter Andréia Sadi, da Globo News. A informação representa um risco para o governo, uma vez que Costa deve votar contra a indicação de Eduardo Bolsonaro (PSL) à embaixada brasileira nos EUA caso a mesma se concretize. A Comissão de Relações Exteriores conta com a presença de Angelo Coronel (PSD) e Jaques Wagner (PT) como titulares. Ambos já anunciaram voto contrário à possível indicação.

Brasil

13 Agosto 2019 - 18:44

Após saidão para o Dia dos Pais, Tribunal manda Nardoni de volta para o regime fechado

Foto: Reprodução | Jovem Pan

A progressão prisional concedida a Alexandre Nardoni foi cassada nesta terça-feira (13) pela 4ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo, por unanimidade. Condenado à pena de 30 anos de reclusão pelo homicídio, em 2008, de sua filha, Isabela, Nardoni terá de retornar ao regime fechado na Penitenciária 2 de Tremembé, no interior paulista. Ele havia conseguido progressão prisional e estava em regime semi-aberto desde o final do mês de abril. Após a decisão inicial da Justiça de abrandar sua pena, o Ministério Público recorreu e obteve nesta terça-feira decisão favorável no órgão colegiado do TJ. O relator do caso, desembargador Luís Soares de Mello, disse em seu voto que, apesar de Alexandre Nardoni ter cumprido os requisitos temporais para a progressão prisional, ainda não está clara sua readaptação social. Mello destacou que o exame criminológico realizado foi insuficiente para determinar, de forma segura, se Nardoni faz jus ao benefício da progressão. “Tratando-se de delito hediondo, verdadeiramente nefasto, com penas altas a descontar, toda prudência será necessária para colocar-se o cidadão de volta ao convívio social. O caso, enfim, recomenda cautela de modo que o regresso do agravante ao seio social deve ser feito com toda a prudência possível”, disse em seu voto. Na decisão da 4ª Câmara ainda foi determinado que Nardoni seja submetido ao teste de Rorschach, avaliação em que são utilizadas pranchas com borrões de tinta. As respostas revelam dados a respeito do desenvolvimento psíquico, das funções e sistemas cerebrais do indivíduo. Alexandre Nardoni foi condenado à pena de 30 anos, dois meses e 20 dias de reclusão, em regime inicial fechado, por homicídio qualificado por meio cruel, mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima, sua filha. A esposa dele e madrasta de Isabela, Ana Carolina Jatobá, também participou do crime e foi condenada a 26 anos e oito meses.

Livramento

13 Agosto 2019 - 14:28

Vereadores desmentem boatos e assegura não ter nenhuma pretensão em se candidatar a Prefeito e Vice em 2020

Foto: Blog Regional

Na tarde desta terça-feira (13), após ficarem cientes de uma notícia veiculada em um programa de rádio dando conta que os vereadores, Cidão Aracatu e Paulo Lessa estariam cogitando a romper com o atual prefeito Ricardinho Ribeiro para ambos se candidatarem a Prefeito e Vice respectivamente nas próximas eleições de 2020, os edis fizeram questão de se pronunciar sobre o assunto. “Ricardinho está tão forte que não tem oposição, de minha parte estarei com ele, pois é o melhor gestor dos últimos tempos, terá em 2020 uma Vitória histórica em Livramento”. Disse Paulo Lessa que completou “Os meus amigos sabem e estão conscientes da decisão que tomei. Ricardinho melhor gestor dos últimos tempos, não se pode esconder a Verdade. E o Trabalho não para". Finalizou Paulo. Já Cidão Aracatu atual Presidente da Câmara de vereadores, publicou uma nota de esclarecimento em sua pagina no Facebook “É falsa NOTA lida na rádio, que deveria ser comunitária, 88 FM. Não penso ser candidato a prefeito, principalmente rompendo com Ricardinho Ribeiro. Estou bem no grupo e considero a atual administração como uma as melhores, se não a melhor, que o município teve. Atualmente temos obras de norte a sul e de leste a oeste do município e o prefeito tem meu total e irrestrito apoio. Considero a nota lida na rádio uma total falta de assuntos, querendo criar atritos onde só existe união. Para um bom trabalho jornalístico a comunicadora deveria ter procurado apurar a realidade. Uma fonte me disse que a referida rádio recebeu vultosa quantia em dinheiro para vincular a nota. Estou com Ricardinho Ribeiro, pois o trabalho não para”. Escreveu Cidão. 

Bahia

12 Agosto 2019 - 12:02

Cipe Caatinga captura bandido com armas e munições

Foto: Divulgação SSP

Francisco Ribeiro da Silva Neto, 22 anos, foi preso no domingo (11), por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, em Chorrochó, na região de Paulo Afonso, com armas e munições. Segundo o comandante da Cipe/Caatinga, major Adriano Souza Dias, uma parte do armamento foi encontrada no veículo que Francisco dirigia e outra em sua residência. "Realizamos muitas ações de patrulhamento nas zonas rurais das cidades que cobrimos e ontem, quando as guarnições faziam esse trabalho, encontramos esse criminoso, com duas armas no carro e o restante do material apreendido escondido em sua casa", contou. Foram apreendidos dois rifles, um calibre 44 e outro 22, uma espingarda e uma garruncha, além de um carregador para armas e munições. Autuado por porte ilegal de arma de uso restrito, Francisco foi apresentado na Delegacia Territorial de Paulo Afonso. 

Jussiape

12 Agosto 2019 - 11:47

Jussiape: Prefeito assina convênio para disponibilização de carros-pipa

Foto: Divulgação

Com objetivo de buscar ações que visem diminuir os efeitos da seca nos municípios de Jussiape e Palmas de Monte Alto, o chefe de gabinete da deputada Ivana Bastos, Marcílio Seixas, acompanhado respectivamente dos prefeitos Manuel Rubens e Dr. Éder Aguiar, se reuniu com o coordenador de Ações Estratégicas da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (SUDEC), Paulo Sérgio Luz, na última quarta-feira (7). Na ocasião, os prefeitos assinaram o termo do convênio para liberação de recursos destinados ao abastecimento emergencial de água nas cidades, através de carros-pipa. “A escassez de água vem provocando graves transtorno no abastecimento em diversas comunidades rurais da nossa cidade. Esse apoio será extremamente importante para auxiliar nesse momento”, explicou Manuel Rubens. O prefeito de Jussiape agradeceu o empenho do órgão em atender essa necessidade emergencial do município.“O carro-pipa atenderá a população de forma emergencial até que a situação de abastecimento se normalize”, acrescentou Dr. Éder.

Livramento

12 Agosto 2019 - 11:12

Livramento: Vereadores e prefeitos participaram de reunião que discute situação da Barragem Luiz Vieira em Rio de Contas

Foto: Divulgação

Por iniciativa dos Vereadores de Livramento, Rio de Contas, Dom Basílio e Jussiape na última  quarta-feira (07), foi realizada uma reunião na Câmara de Vereadores de Livramento para tratar dos problemas da barragem Luiz Vieira em Rio de Contas. Segundo noticiários e constatação de uma Comissão da Assembleia Legislativa da Bahia a Barragem corre risco de, inclusive, desmoronamento. Nesta reunião o vereador e Presidente da Câmara de Livramento, Cidão Aracatu e os demais deliberaram por formar uma comissão para conversar com autoridades da área e que seria feita uma reunião com os prefeitos, incluindo Jussiape. No último sábado (10) vereadores, prefeito de Livramento (Ricardinho), Dom Basílio (Roberval), Rio de Contas (Cristiano) e o Presidente da Câmara de Jussiape, representando o prefeito, Dr Éder Jakes se encontraram em uma reunião. De acordo com Cidão Aracatu, ficou acordado que cada Câmara de Vereadores vai fazer uma indicação ao Ministério da Integração Nacional e ao DNOCS solicitando providencias para que a barragem seja consertada no menor período de tempo possível.

Paramirim

12 Agosto 2019 - 10:55

Paramirim: Polícia Civil estoura depósito de estelionatária

Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (09) equipes da Polícia Civil (20ª COORPIN) se dirigiram à Avenida Livramento, no bairro Mãe Izabel, em Paramirim, onde cumpriram um mandado de busca e apreensão e encontraram diversas mercadorias adquiridas fraudulentamente por uma mulher.  Segundo informações da Polícia Civil, a acusada falsificou documentos e lesou várias empresas ao adquirir mercadorias utilizando, mediante fraude, seus CNPJs. Um inquérito policial foi instaurado pela Delegada Maria Helena Tenório Teixeira, o qual deverá ser concluído nos próximos dias.

Brumado

12 Agosto 2019 - 10:31

 Carreta bitrem carregada com cimento tombou na BR-030, sentido Brumado a Caetité

Foto - Reprodução / WhatsApp

Um acidente foi registrado na madrugada desta segunda-feira (12), por volta das 02h, uma carreta bitrem carregada com cimento, apresentando placas de Santo Antônio de Jesus, tombou nas margens da BR-030, próximo a linha férrea sentido Brumado a Caetité. Até o momento não há informações sobre o estado de saúde do motorista e a causa do acidente. Na manhã desta segunda-feira (12), a carreta ainda estava no local do acidente.

Bahia

12 Agosto 2019 - 10:15

Galos apreendidos em rinha são abatidos após decisão judicial

Foto: Blogbraga

Galos apreendidos em uma rinha em Luís Eduardo Magalhães, o oeste da Bahia, foram abatidos na tarde de sexta-feira (9). O abate de 90 aves foi feito em uma indústria de processamento de aves, após autorização judicial. Desde o dia 26 de julho, quando foram apreendidos, os galos estavam no antigo pátio da delegacia do município, mas foi solicitado o abatimento por não haver condições de mantê-los no local. Na decisão judicial, o juiz Flávio Ferrari esclareceu que tentou de várias formas evitar o sacrifício dos galos, mas que órgãos de defesa, como Ibama e Secretaria do Meio Ambiente não tinham onde colocar as aves. Conforme o documento judicial, o Ministério Público, que acompanhou o caso, pediu a transferência dos animais para uma comunidade terapêutica da cidade, com o objetivo das aves servirem de alimento para as pessoas atendidas pela instituição. No entanto, um parecer técnico apresentado por um médico veterinário, apontou a impossibilidade dos galos serem utilizados para alimentação, já que eles foram submetidos a stress continuado, traumas, e tratados com procedimentos veterinários inapropriados, devido a ferimentos causadas pelas lutas. Ainda na decisão, o juiz acrescenta que consta no laudo que a carne dos animais não servia para consumo humano, por conta dos hormônios que recebiam. A Justiça disse, também, que não tinha como ser feita a doação dos galos para Ongs, por exemplo, porque todos foram treinados para matar. Inicialmente, o delegado Leonardo Mendes, titular de Luís Eduardo Magalhães, disse que cerca de 200 galos foram apreendidos na ação. No entanto, segundo o delegado Rivaldo Luz, coordenador da Polícia Civil na região, não se sabe o número exato de animais capturados. Rivaldo disse que outros galos apreendidos na ação, que não precisaram ser sacrificados, foram entregues a órgãos de proteção aos animais. O delegado não tinha detalhes de quantas aves deixaram de ser abatidas.

Acidente

12 Agosto 2019 - 09:37

Vereador de Casa Nova no norte da Bahia morre em acidente de carro

Foto: Reprodução

O vereador de Casa Nova, no norte da Bahia, Jossivaldo Rodrigues de Souza Silva (PSB), conhecido como Vadim do Pipa faleceu no início da noite de sábado (10), após o carro onde ele estava se envolver em um acidente na BR-235. De acordo com a Polícia Civil de Casa Nova, o acidente ocorreu na rodovia, a cerca de três quilômetros da entrada do município onde Jossivaldo mora e exerce função na Casa Legislativa, segundo o G1. A polícia não tem detalhes das causas do acidente, mas informou que o carro onde o vereador estava capotou. Além de Jossivaldo, outras três pessoas estavam no veículos. elas ficaram feridas, mas não há detalhes do estado de saúde delas. A prefeitura de Casa Nova lamentou a morte do vereador e decretou luto oficial de três dias.

Vitória da Conquista

12 Agosto 2019 - 09:11

Governador reconhece situação de emergência em Vitória da Conquista por conta de estiagem

Foto: Blog Regional

O governador Rui Costa (PT) reconheceu, neste domingo (11), situação de emergência em Vitória da Conquista e Maetinga por conta da estiagem. Ao declarar a situação de emergência por conta dos problemas causados pela falta de chuva, as prefeituras das cidades obtêm facilitações na contratação de serviços que envolvam a questão.  Os decretos públicos neste domingo no Diário Oficial têm duração de 180 dias e podem ser prorrogados. A situação de emergência também foi decretada pelo governador em Ibicaraí  por conta do deslizamento de solo. A decisão considera os danos decorrentes as atividades econômicas e a população nas cidades baianas. Os decretos foram assinados por Rui e por Carlos Mello, secretário da Casa Civil em exercício.