Rio de Contas

17 Janeiro 2020 - 00:23

Carnaval 2020: Mais de 25 atrações são confirmadas em Rio de Contas

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

A prefeitura Municipal de Rio de Contas fecha o ciclo do quarto "Carnaval da Alegria" com chave de ouro. Com o tema “A alegria se completa aqui" O Carnaval de 2020 promete ser o mais animado dos últimos quatro anos. E para turbinar a folia, mais de 25 atrações prometem incendiar os cinco dias da festa de Momo que acontece de 21 a 25 de fevereiro. Este ano, são esperados cerca de 30 mil turistas para o maior Carnaval da Chapada Diamantina. O Carnaval de Rio de Contas é conhecido no Brasil e no exterior por ser uma das festas mais democráticas e pacíficas do mundo. Com índice zero de violência, os foliões se divertem, sem preocupações, num dos cenários mais singulares do sudoeste da Bahia. A perfeita simbiose entre o tradicional e o moderno é a marca registrada do Carnaval de Rio de Contas. Shows de grandes bandas convivem harmoniosamente com marchinhas, bailes à fantasia, blocos de mascarados e desfile de baianas vestidas a caráter.

Geral

15 Janeiro 2020 - 19:12

Toffoli suspende aplicação de juiz de garantias por seis meses

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, decidiu, nesta quarta-feira (15), suspender a aplicação de juiz de garantias, prevista na lei anticrime. O modelo de juiz entraria em vigor no próximo dia 23 de janeiro. O ministro suspendeu a eficácia da lei por 180 dias a partir do dia 24 de dezembro de 2019, data da publicação da nova legislação. O uso do novo sistema ficará condicionado à organização dos tribunais ou ao prazo de seis meses. Toffoli suspendeu indefinidamente a aplicação da lei: casos de violência doméstica, homicídios (casos do tribunal do júri), processos criminais de natureza eleitoral e processos que se iniciam em tribunais, como próprio STF. A decisão liminar temporária fica valendo em três ações contra a criação do juiz de garantias, mas deverá ainda ser analisada pelo plenário do Supremo. O ministro também renovou o funcionamento do grupo de trabalho do Conselho Nacional de Justiça que estuda terminar o tema até o dia 29 de fevereiro.

Vitória da Conquista

15 Janeiro 2020 - 18:54

Incêndio atinge fábrica de biscoitos e deixa duas pessoas feridas em Conquista

Foto: Corpo de Bombeiros

Um incêndio atingiu uma fábrica de biscoitos na manhã de terça-feira (14), na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Conforme o Corpo de Bombeiros da região, duas pessoas ficaram feridas. De acordo com os bombeiros, o incêndio ocorreu por volta das 10h50, no bairro Guarani. Segundo informações do proprietário do local, o estabelecimento pegou fogo quando um dos funcionários fazia a troca de um botijão de gás. Ainda na fábrica, os bombeiros encontraram cerca de 21 botijões de gás nos fundos do local. O incêndio foi controlado por volta das 11h30 e foi realizado um resfriamento das chamas, por causa do forte cheiro de gás no estabelecimento. Antes da chegada dos bombeiros, as duas vítimas já tinham sido socorridas para um hospital da região. Não há informações sobre qual unidade foram levadas e nem o estado de saúde delas.

Acidente

15 Janeiro 2020 - 18:44

Batida entre carro e caminhonete deixa quatro feridos em rodovia do sul da Bahia

Foto: Radar 64

Quatro pessoas ficaram feridas, sendo duas em estado grave, após batida entre um carro e uma caminhonete, na BR-101, altura de Eunápolis, cidade do sul da Bahia, na terça-feira (14). As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo a polícia, o caso ocorreu no Km-728. Informações colhidas pelos agentes no local dão conta de que um dos carros realizava uma manobra em local proibido, quando o veículo que vinha no sentido contrário não conseguiu frear e acabou batendo. Um dos veículos saiu da cidade de Natal e tinha como destino Rio de Janeiro. Já o outro veículo saiu de Teixeira de Freitas e seguia para Natal. Todos os feridos foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levados para o Hospital regional de Eunápolis. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.

Bahia

15 Janeiro 2020 - 18:33

Governador da Bahia anuncia nas redes sociais que não vai participar da Lavagem do Bonfim por orientação médica

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou nas redes sociais, nesta quarta-feira (15), que não vai participar da Lavagem do Senhor do Bonfim, que acontecerá na quinta-feira (16). Na postagem, o governador informou que não recebeu liberação médica para participar da celebração. Recentemente Rui passou por uma cirurgia em São Paulo para retirada de nódulo mamário. O governador lamentou a situação, disse que vai acompanhar o festejo de casa e que, em breve, irá até o Bonfim fazer as orações. "Insisti muito, mas não teve jeito: depois de passar por uma nova avaliação agora pela manhã, não consegui liberação médica. Mas tudo bem, vou acompanhar tudo de casa e assim que puder, irei ao Bonfim fazer minhas orações e agradecer", disse Rui. A lavagem do Bonfim é um das principais festas populares de Salvador. O momento faz parte da programação da Festa ao Nosso Senhor do Bonfim, onde ocorrem celebrações católicas desde o dia 9 deste mês e segue até 19 de janeiro. O tema da edição é "Senhor do Bonfim, 275 anos de devoção, veneração e proteção". Além do tema, a festa ainda terá o lema de "Ontem, hoje e sempre sob a sombra da Tua Cruz".

Governador da Bahia anuncia nas redes sociais que não vai participar da Lavagem do Bonfim por orientação médica

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Bahia

15 Janeiro 2020 - 18:19

Drogas sintéticas e maconha são apreendidas em caixas de som e embalagens de presentes na Central dos Correios, na Bahia

Foto: Polícia Civil | Divulgação

Drogas sintéticas e maconha foram apreendidas pela Polícia Civil dentro de caixas de som e embalagens de presentes, na Central dos Correios, em Camaçari, região metropolitana de Salvador. A ação ocorreu na terça-feira (14) e foi feita por equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), durante uma operação chamada "Correio Legal". Segundo a polícia, foram encontrados 450 comprimidos de MDMA e ecstasy, 100g de cocaína e 200g de maconha. O objetivo da operação, de acordo com a polícia, é combater o tráfico de drogas no período que antecede o carnaval. A Polícia Civil informou que as investigações continuam em andamento. Não há informações sobre quem enviou as drogas e de quem receberia os materiais.

Jussiape

14 Janeiro 2020 - 18:10

Drº Éder assina contratos para diversas obras no município de  Jussiape

Foto: Divulgação

O Prefeito de Jussiape, Éder Jakes, esteve na tarde da última segunda-feira (13) em um encontro com a Gerência Regional da Caixa Econômica Federal em Vitória da Conquista, para assinatura de contratos que irão garantir repasses para diversas obras no município. Entre elas, a construção do mercado e pavimentação em diversas ruas no Distrito de Caraguatai e Jussiape, uma parceria com Deputado Federal José Rocha, bem como a construção do portal da entrada do município, um compromisso do Deputado Federal Sérgio Brito. “Queremos melhorar a qualidade de vida da população de Jussiape, e sem dúvidas, essas obras serão importantes para o bem estar das pessoas”. Disse Drº Eder Jakes.

Livramento

14 Janeiro 2020 - 14:46

Abastecimento será temporariamente interrompido em localidades rurais de Livramento

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que para possibilitar a realização de manutenção programada em equipamentos eletromecânicos da estação de bombeamento, o abastecimento nas localidades rurais de Itanagé, Várzea e Monte Oliveira, em Livramento de Nossa Senhora, será interrompido nesta quarta, 15. O fornecimento de água será restabelecido após a conclusão prevista para o início da noite da sexta (17) e regularizado gradativamente durante o final de semana. Enquanto realiza a manutenção programada, a Embasa recomenda o uso criterioso da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando todas as formas de desperdícios. 

Educação

14 Janeiro 2020 - 14:11

Município de Livramento é acionado para garantir direito à educação de crianças e jovens com deficiência

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

O Ministério Público estadual ajuizou ação civil pública contra o Município de Livramento de Nossa Senhora para garantir a oferta de profissionais de apoio para crianças e jovens com deficiência na forma prevista na Lei Brasileira de Inclusão – Lei n° 13246/2015, nas escolas públicas locais. Na ação, o MP, por meio do promotor de Justiça Ruano Fernando Leite, requer que a Justiça determine que o Município oferte, a partir do primeiro dia de aula, a todos os alunos da rede municipal de ensino diagnosticados com deficiência, o técnico de educação inclusiva adequado às suas peculiaridades, principalmente instrutor, tradutor, intérprete educacional de libras/português e profissional de apoio escolar. Além disso, o MP requer que o Município faça a busca ativa das crianças e adolescentes que não estejam matriculados ou frequentando a escola, notadamente daqueles diagnosticados com deficiência, promovendo as ações necessárias de incentivo à matrícula, participação, aprendizagem e permanência na escola; elabore, no prazo de 20 dias, a partir da matrícula, o plano de atendimento educacional especializado de todos os estudantes com deficiência do ensino municipal; e apresente, no prazo de 30 dias, o projeto pedagógico que institucionalize o atendimento educacional especializado, bem como um plano de gestão, que assegure a oferta dos aludidos profissionais de forma contínua. “Alguns alunos já deixaram de frequentar as escolas em virtude da falta de oferta do apoio necessário. Além disso, o ano letivo encontra-se na iminência de iniciar-se, devendo ser empreendidos os esforços necessários no sentido de garantir que os alunos não percam o início das aulas”, afirmou o promotor de Justiça.

Política

14 Janeiro 2020 - 09:20

Deputado Marquinho Viana amplia atendimento ao setor de saúde de Tanhaçu

Foto: Divulgação

O deputado Marquinho Viana (PSB), esteve neste final de semana no município de Tanhaçu, onde, acompanhado do prefeito, Dr. Jorge, do vice-prefeito Batistão, de vereadores, secretários municipais, lideranças políticas e a população, procedeu a entrega de uma nova ambulância para o SAMU do município. Na oportunidade, o deputado destacou o empenho do prefeito Dr. Jorge em busca de soluções para melhor atender a população no setor de saúde.

Brasil

13 Janeiro 2020 - 19:37

Petrobras vai reduzir em 3% preço médio da gasolina e do diesel nas refinarias

Foto: Tomaz Silva | Agência Brasil

A Petrobras vai reduzir o preço médio da gasolina e do diesel nas refinarias em 3% a partir desta terça-feira (14). A decisão foi tomada após a companhia ter mantido os valores de ambos os combustíveis estáveis por semanas. De acordo com o portal G1, a gasolina não sofria um reajuste desde 1º de dezembro, enquanto o diesel tinha a cotação estável desde 21 de dezembro, quando houve um aumento de 3%. Nos preços da gasolina, houve um aumento de 4% no dia 27 de novembro. A redução do preço dos combustíveis nas refinarias acontece após um acomodação dos preços internacionais do petróleo.

Bahia

13 Janeiro 2020 - 19:28

Biometria: Justiça Eleitoral poderá cancelar mais de 900 mil títulos no estado

Foto: Divulgação | TRE-BA

A revisão biométrica chega a seu terceiro e último ciclo, podendo cancelar o título de mais de 900 mil baianos. Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), a expectativa é alcançar 100% de eleitores biometrizados até o dia 18 de fevereiro. Atualmente, 242 cidades do interior estão em processo de recadastramento. Caso os eleitores com pendências não atendam à convocação da Justiça Eleitoral dentro do prazo, os títulos serão cancelados. Para participar e votar no pleito desse ano, todo o eleitorado baiano deve estar identificado por biometria. Além de não poder participar das eleições, com o título cancelado o cidadão estará sujeito a uma série de implicações previstas pelo artigo de número 7 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965). Entre os prejuízos estão a impossibilidade de obter empréstimos em instituições públicas; dificuldade para tirar ou renovar passaporte; não tomar posse em concurso público ou ser impedido de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. Em Salvador, que encerrou a revisão biométrica em 31 de janeiro de 2018, cerca de 220 mil eleitores ainda estão com pendências na Justiça Eleitoral. A regularização dos títulos também é fundamental para que o cidadão vote nas Eleições Municipais 2020. Para fazer a biometria ou regularizar a situação o eleitor não precisa enfrentar filas. Basta agendar o serviço por site ou telefone e escolher hora e local que deseja ser atendido. O agendamento é feito no site agendamento.tre-ba.jus.br ou pelos números 0800 071 6505 ou (71) 3373-7223 (também whatsapp).

Mundo

13 Janeiro 2020 - 19:16

Homem é internado após tomar viagra para touro e ter ereção por três dias

Foto: Ascom | HPEG

Depois de três dias contínuos com ereção, um homem foi internado em um hospital na cidade de Veracruz, no México. A ereção teria ocorrido após ele tomar medicamento estimulante. A equipe médica que o atendeu contou que ele utilizou um remédio que geralmente é aplicado em touros durante processos de reprodução. A informação, divulgada pelo jornal mexicano La República, é de que o homem precisou ser submetido a uma cirurgia de emergência logo após dar entrada no hospital. Aos médicos, ele teria dito que procurou pelo “viagra de touro” porque planejava passar a noite com uma mulher de 30 anos. Em nota, o hospital IMSS afirmou que o paciente “ingeriu um estimulante sexual vindo de Veracruz, utilizado pelos fazendeiros da região como estimulante de touros no acasalamento”. Por questões de segurança, a unidade médica não divulgou a identidade do paciente.

Entretenimento

13 Janeiro 2020 - 18:58

Choppada Privilege será realizada no Carnaval 2020 em Rio de Contas

Foto: Divulgação

Com mais de 1 milhão de acessos em suas mídias digitais, o cantor e compositor Kevi Jonny é uma das atrações confirmada para a Choppada Privilege. O fenômeno que vem conquistando o Brasil promete fazer um show incrível no melhor evento do Carnaval de Rio de Contas. Além de Kevi Jonny, a grade de atrações do evento ainda conta com o Escocês, que com seu ritmo inovador se torna a cara do carnaval baiano. Temos ainda a DJ Érika Luz, que conquistou o coração dos foliões com seu repertório incomparável e nosso querido Betão & Banda para animar a turma na melhor Choppada All Inclusive do verão! Você que ainda não tinha destino para o carnaval, agora já sabe pra onde ir! Venha curtir o melhor carnaval na Chapada Diamantina na melhor Choppada All Inclusive! O evento acontecerá no dia 23 de fevereiro, na Arena Prime - Estrelada da Chapada, no Carnaval de Rio de Contas, e tem a marca de qualidade de Ney Eventos e É Show Estruturas. Aguarde mais informações sobre a venda de ingressos.

Aracatu

13 Janeiro 2020 - 18:50

Cipe Sudoeste apreende armas de caçadores na zona rural de Aracatu

Foto: Divulgação

Durante patrulhamento na zona rural do município de Aracatu, na região da Piabanha, no último sábado (11), policiais da  guarnição Cipe Sudoeste  avistaram alguns caçadores e, ao se aproximarem para averiguação, os caçadores fugiram em direção a um matagal e deixaram as armas. Foram feitas buscas na tentativa de encontrar os portadores das armas, mas sem êxito. Foram apreendidas 01 (uma) espingarda cartucheira , Cal. 36* e 05 (cinco) espingardas artesanais. O material apreendido foi apresentado na delegacia do município de Brumado.