Aracatu

23 Março 2020 - 08:20

Prefeito de Aracatu, Sérgio Maia, proíbe corte de água, luz e internet no Município enquanto durar a crise causada pelo coronavírus

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

O Prefeito de Aracatu, Sérgio Maia, através de Decreto Municipal publicado neste domingo (22) proíbe corte de água, luz e internet no Município enquanto durar a crise causada pelo coronavírus. “Ficam proibidos, até o dia 12/04/2020, a suspensão de serviços essenciais à população, sobretudo energia, abastecimento de água e esgoto, internet e telefone, em todo território do Município de Aracatu-BA. Parágrafo único. Eventuais descumprimentos das determinações contidas no presente decreto serão imediatamente comunicados à Polícia Militar para adoção das medias pertinentes, além da responsabilização criminal, cível e administrativa pelo fato."

Brumado

23 Março 2020 - 07:49

Brumado tem um caso confirmado do Novo Coronavírus

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

A secretária de Saúde de Brumado divulgou na noite deste domingo (22) um boletim informativo sobre o Novo Coronavírus. Foi confirmado o primeiro Caso Confirmado do COVID-19. Um caso foi descartado, dois aguardam resultado e sete casos são suspeitos. "Paciente encontra-se bem e permanece em isolamento domiciliar conforme o protocolo de Vigilância em Saúde" disse o secretário de saúde, Cláudio Feres ao Agora Sudoeste.

Brumado tem um caso confirmado do Novo Coronavírus

Foto: Divulgação

Livramento

22 Março 2020 - 12:09

Coronavírus: Sesau e Polícia Militar atuam na fiscalização e orientação de pessoas que descumprem decreto municipal

Foto: Divulgação

A Sesau – Secretaria Municipal de Saúde de Livramento e a 46ª CIPM- Companhia Independente de Polícia Militar atuam na fiscalização dos estabelecimentos que descumprem o decreto municipal. A determinação do Prefeito Ricardinho Ribeiro, é para que os estabelecimentos não fiquem abertos. Neste caso, os que podem funcionar são os supermercados, farmácias e locais que prestem serviços à saúde no interior dos referidos estabelecimentos. A medida atende ao decreto nº 028/2020, publicado na tarde do último sábado (21). Quem desobedecer à determinação poderá ser enquadrado no crime de desobediência, previsto no Código Penal. A Polícia Militar realiza também, um trabalho de conscientização e orienta as pessoas em praças, academias e estabelecimentos como bares e restaurantes que insistiam em funcionar e causar aglomerações.

Coronavírus: Sesau e Polícia Militar atuam na fiscalização e orientação de pessoas que descumprem decreto municipal

Foto: Divulgação

Livramento

22 Março 2020 - 11:31

Prefeito de Livramento decreta situação de emergência e fechamento de comércios para prevenção contra o novo Coronavírus

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

O Prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Ricardinho Ribeiro (REDE), através do Decreto Nº 024/2020 havia estabelecido na cidade medidas para controle e prevenção contra o novo Coronavírus (Covid-19), publicou um novo Decreto na tarde do último sábado (21). O novo decreto de Nº 028/2020 estabelece que fica suspenso pelo prazo de 16 dias (de 21 de março a 5 de abril), o atendimento presencial ao público em estabelecimento comerciais e atividades, sendo os seguintes: Galerias e similares; lojas de comércio varejista e atacadista; restaurantes bares e lanchonete; casas noturnas e similares; clubes associações recreativas e similares; hotéis, hospedarias; para pessoas oriundas do exterior ou municípios com casos confirmados de coronavírus; locais de eventos e similares; quaisquer outros serviços privados de atendimento ao público, não expressamente excetuados no presente decreto. Os estabelecimentos comerciais deverão manter fechados os acessos do público ao seu interior ficando permitido somente atividades de serviços de entrega (delivery) de restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos de gêneros alimentícios. Foi ainda decretado situação de emergência, no âmbito da saúde pública no Município, em razão da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).

Atividades que não serão afetadas

Ficarão funcionando normalmente serviços de saúde, excetuando-se os serviços ambulatoriais eletivos das redes públicas e privadas; farmácias, assistência médica e hospitalar; supermercados, minimercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas e centros de abastecimento de alimentos, mediante controle de acesso para não gerar aglomeração de pessoa; lojas de venda de alimentação para animais; distribuidores de gás; lojas de venda de água mineral; padarias; geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; tratamento e abastecimento de água; captação e tratamento de esgoto e lixo; processamento de dados ligados a serviços essenciais; segurança privada; serviços funerários; bancos e cooperativas de crédito; postos de combustível e outros que vierem a ser definidos em ato expedido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Primeiro Decreto

O primeiro decreto, de Nº 024/2020 continua valendo. Nele consta que estão suspensas as atividades na rede pública e particular de ensino pelo período de 30 dias, contadas desde a última quinta-feira (19), podendo ainda ser prorrogado. Estão suspensas ainda: A concessão de férias e licença-prêmio para os profissionais da rede municipal de saúde e setores estratégicos; de forma parcial o acesso aos prédios públicos de forma parcial; eventos festivos de grande aglomeração de pessoas, realizados por entidades públicas ou privadas. É recomendado que a população residente no município evite viagens desnecessárias, evite as feiras livres caso não haja necessidade, principalmente idosos. Para as funerárias a recomendação é organizar o fluxo de pessoas. Já para as academias, o documento recomenda seus fechamentos. Pessoas com sintomas de gripes e resfriados e que tenham retornado de locas com fácil contágio devem permanecer em isolamento domiciliar por sete dias,  e no surgimento de febre tosse ou dificuldade de respirar, buscar a Unidade Básica de saúde e se necessário a UPA 24h da cidade. Os órgãos e entidades devem adotar medidas preventivas e devem comunicar as autoridades os casos suspeitos. E por fim, os laboratórios ou privados devem informar imediatamente a Secretaria Municipal de saúde qualquer caso suspeito ou positivo do Covid-19.

Saúde

22 Março 2020 - 11:27

Prefeitura de Érico Cardoso instala posto na entrada da cidade para controle de viajantes

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Érico Cardoso instalou um posto na entrada da cidade para controle de viajantes, como parte integrante do Plano de contingência do COVID-19, a Secretaria Municipal de Saúde, as Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e Atenção Básica do Município, com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal estão realizando desde as 05:00 horas de sexta-feira (20), uma Barreira Sanitária para inspecionar todos os transportes coletivos vindos de outros estados e municípios com destino a Érico Cardoso. Os passageiros terão suas temperaturas aferidas e aqueles que apresentarem febre e outros sintomas da doença serão encaminhados para avaliação médica no Hospital Municipal de Érico Cardoso. Os demais viajantes serão orientados a se manterem em isolamento domiciliar por 7 ou 14 DIAS conforme a situação do local de origem da viagem.

Livramento

22 Março 2020 - 11:04

Coronavírus: Barreiras sanitárias são instaladas em Livramento para prevenção ao coronavírus

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

A Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora instalou neste domingo (22), barreiras em locais que dão acesso ao município com intuito de restringir a entrada e saída de pessoas e evitar a propagação do coronavírus (Covid-19). Ao todo, 3 barreiras sanitárias foram montadas nos Bairros Taquari e Primeiro gole, onde profissionais da saúde estão fazendo o controle de acesso com termômetros infravermelhos. Também, uma equipe volante da SESAU - Secretaria de saúde de Livramento, realiza fiscalização com o apoio da 46ª CIPM, em locais que estão descumprindo o exposto no Decreto Municipal 028/2020, inclusive, fechando e multando os proprietários.

Coronavírus: Barreiras sanitárias são instaladas em Livramento para prevenção ao coronavírus

Foto: Divulgação

Jussiape

22 Março 2020 - 10:42

Coronavírus: Blitz conta com apoio da Polícia Militar em Jussiape

Foto: Divulgação

A Vigilância Epidemiológica, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde de Jussiape, com o apoio da Polícia Militar e de técnicos de enfermagem, realizou uma blitz sanitária no sábado (21) na rotatória que dá acesso à cidade. Automóveis com placas de outras cidades foram parados e os motoristas orientados sobre a importância da prevenção contra o coronavírus. Os condutores e passageiros tiveram a temperatura corporal medida por um termômetro de precisão a laser. À Jussi Up, a Vigilância Epidemiológica informou que quem decidiu permanecer em Jussiape foi necessário assinar um termo de responsabilidade se comprometendo a permanecer em quarentena.
 

Dom Basílio

22 Março 2020 - 10:32

Dom Basílio: Prefeitura monta Barreira Sanitária para conter avanço do Coronavírus

Foto: Divulgação

A prefeitura de Dom Basílio através da Secretaria Municipal de Saúde instalou um posto da Barreira Sanitária na Praça São João com apoio da Polícia Militar. De acordo com o Portal Dom Basílio, a ação visa conter a disseminação do coronavírus (COVID-19). A Barreira montada tem como objetivo catalogar todos os passageiros que desembarcarem para posterior monitoramento, aferir os sinais e sintomas da COVID-19 e orientar sobre medidas de prevenção. Outras ações da secretaria de saúde estão sendo montadas para manter a cidade afastada de possíveis casos do COVID-19.

Dom Basílio: Prefeitura monta Barreira Sanitária para conter avanço do Coronavírus

Foto: Divulgação

Rio de Contas

22 Março 2020 - 10:07

Coronavírus: Prefeitura de Rio de Contas montam barreiras nos portais de entrada e saída da cidade

Foto: Hudson Novais | Divulgação

A Vigilância em Saúde Sanitária e Epidemiológica, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde de Rio de Contas, com o apoio das demais Secretarias Municipais, está neste momento, fazendo barreiras nos portais de entrada e saída da cidade, entregando panfletos e orientando os transeuntes sobre a importância da prevenção contra o coronavírus. A enfermeira técnica da Vigilância Epidemiológica, Juvandésia Silva explica que a ação é extensiva a outros pontos da cidade como estabelecimentos comerciais e feira-livre. "São medidas preventivas para que este vírus não se instale em nosso município. Lembrando que pessoas que chegarem de viagem, permaneçam em casa por 14 dias". A ação da Secretaria de Saúde para conscientizar à população sobre a gravidade da pandemia conta, também, com o apoio da Polícia Militar. " Cada um de nós, na medida do nosso recorte geográfico temos que fazer a nossa parte. Tanto no sentido de saber do que se trata, essa doença, quanto no sentido de nos precavermos, a fim de evitar o alastramento dessa enfermidade que vem tomando uma proporção insustentável", enfatiza Paulo Roberto, tenente da PM.
 

Livramento

19 Março 2020 - 21:38

Prefeito de Livramento adota medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo COVID-19

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

O prefeito de Livramento de Nossa Senhora publicou o Decreto nº 024-2020, que dispõe sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo COVID-19 (novo Coronavírus). Dentre as medidas estão: Ficam suspensas as atividades escolares em todas as unidades de ensino integrantes da rede pública e particular do município de Livramento de Nossa Senhora, pelo período de 30 dias a partir do dia 19 de março de 2020, podendo este prazo ser prorrogado por igual período, ou estendido por prazo indeterminado. Fica suspensa a concessão de férias e licenças-prêmio para os profissionais que integram o quadro de servidores da rede municipal de saúde e outros setores estratégicos, podendo vir a ser suspensas as férias, em caso de agravamento da crise. Recomenda-se a população residente no município evitar viagens desnecessárias durante o período de pandemia, sobretudo tendo como destino cidades com caso suspeitos/confirmados do novo Coronavírus – COVID-19.Todo servidor municipal deve comunicar à sua chefia imediata qualquer viagem para os locais de risco, definidos pelo Ministério da Saúde ou OMS, e, quando do retorno, se apresentar a Secretaria Municipal de Saúde, para as medidas pertinentes. Suspensão parcial do acesso aos prédios da Administração Pública Municipal, evitando aglomerações, sem prejuízo de outros controles de acesso, e implementação de outros meios para disponibilização dos serviços públicos, sem comprometimento dos serviços básicos e essenciais aos munícipes. Fica suspensa pelo prazo de 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período, caso haja mudança do cenário epidemiológico que justifique tal medida, a realização de eventos coletivos/festivos, que impliquem em aglomeração de pessoas, realizados por órgãos ou entidades da Administração Pública direta, indireta, privados, com ou sem fins lucrativos, sob pena de responsabilidade civil, administrativa e criminal dos agentes organizadores. Recomenda-se a adoção de medidas educativas para se evitar a permanência desnecessária de pessoas nas feiras livres, sobretudo idosos e demais grupos de risco. Recomenda-se às funerárias organizar o fluxo de pessoas em velórios e ainda o fechamento das academias.

Bahia

19 Março 2020 - 21:26

Rui decreta situação de emergência no Estado; Suspenso atendimento em SACs de seis cidades

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

O Governo do Estado declara nesta quinta-feira (19), em decreto publicado no Diário Oficial (DOE), situação de emergência em todo o território baiano em virtude do coronavírus (Covid-19). Conforme o decreto, "a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença". Além das medidas de combate ao coronavírus já anunciadas pelo Governo do Estado, como a suspensão do transporte coletivo intermunicipal público e privado, o decreto determina a suspensão, a partir de segunda-feira (23), dos atendimentos presenciais do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) em Salvador, Feira de Santana, Prado, Porto Seguro, Lauro de Freitas e Simões Filho. Também fica autorizada pelo decreto a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito de suas competências, para empregar esforços no intuito de apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução. *Produtos médicos* Outro decreto também publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (19) determina a requisição administrativa de bens e serviços, como máscaras cirúrgicas, máscaras de proteção, luvas, aventais hospitalares, óculos de proteção e antissépticos para higienização. Este decreto tem prazo de 180 dias e pode ser prorrogado.

Livramento

19 Março 2020 - 07:15

Livramento: Major Vandilson deixa o comando da 46ª CIPM; Major Cleise Delfino assume

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

No comando da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar – Livramento - desde novembro de 2018, o Major Vandilson Santos Araújo foi exonerado pelo Governador do Estado, Rui Costa (PT) do cargo de Comandante de Companhia Independente, símbolo DAS-3, da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar - Livramento. Major Vandilson Araújo foi nomeado novo Comandante da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar – Itapetinga. Para assumir o comando da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar, o Governador do Estado nomeou a Major PM Cleise Delfino da Costa, que já atuou bastante tempo como Subcomandante da mesma Companhia. A decisão foi  publicada no Diário oficial do Estado desta quarta-feira (18).

 

Livramento

18 Março 2020 - 13:41

Resultado de exame do primeiro caso suspeito de Coronavírus em Livramento deu negativo

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Um caso suspeito do Novo Coronavírus (COVID-19) em Livramento de Nossa Senhora deu teste negativo. A informação foi dada pelo secretário de saúde, Gerardo Júnior, durante uma entrevista numa emissora de rádio. Desde a última semana, foi enviado ao LACEN em Salvador o material coletado, secreção nasal e orofaringe do paciente com o caso suspeito, os exames tiveram resultado negativo. A secretaria de saúde reforça as ações de prevenção e pede a população para se prevenir com a higienização das mãos, evitar aglomerações, UPAs e hospitais, eventos festivos religiosos e viagens sem necessidade.

Política

18 Março 2020 - 13:23

Deputado Marquinho Viana com Rui Costa na inauguração da Central Integrada de Comando e Controle da Saúde

Foto: Divulgação

O deputado Marquinho Viana (PSB), participou, na Secretaria de Saúde do Estado, no CAB, do ato solene em que o governador Rui Costa inaugurou a Central Integrada de Comando e Controle da Saúde, presentes também o prefeito de Caraibas, Jones, o vice Carlinhos. vereadores e lideranças politicas.