Livramento: Vereador João de Ogum comemora a chegada do tão sonhado asfalto no Bairro Benito Gama
LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA 22 Mai 2020 - 15:52
Livramento: Vereador João de Ogum comemora a chegada do tão sonhado asfalto no Bairro Benito Gama

Um sonho antigo de todos os moradores do Bairro Benito Gama vem sendo concretizado. As ruas estão recebendo pavimentação asfáltica e logo a população vai poder desfrutar deste benefício. O vereador João de Ogum, disse a reportagem do Blog Regional que o asfalto é mais uma conquista para os moradores do Benito Gama, e que o Prefeito Ricardinho Ribeiro, vem realizando um sonho de muitos, que há 28 anos esperavam por uma pavimentação em frente a suas residências.

Livramento: Vereador João de Ogum comemora a chegada do tão sonhado asfalto no Bairro Benito Gama
Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

“O Prefeito Ricardinho viu a necessidade, e trouxe o asfalto para esse Bairro, que durante muito tempo foi esquecido”. Disse João. “Nosso objetivo é o de melhorar a vida das pessoas, seja na saúde, na educação, na segurança, no trânsito, enfim, proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população do nosso bairro, por meio de nossas indicações, e consequentemente, da execução dessas solicitações. Por isso, temos acompanhado de perto a execução desta tão importante obra”, destacou o Vereador.




Livramento: Homens são detidos  praticando arrombamento em residência e veículos no Bairro Taquari
Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA 22 Mai 2020 - 11:03
Livramento: Homens são detidos praticando arrombamento em residência e veículos no Bairro Taquari

Na noite dequinta-feira (21), uma guarnição da 46ª CIPM foi solicitada via Central de Operações, para que deslocasse até a Rua Piatã no Bairro Taquari, onde tinha ocorrido uma denuncia de arrombamento. No local, a proprietária do imóvel informou que dois homens um de capuz e outro com a camisa no rosto arrombaram a porta sua casa, e quem ambos evadiram a pé. Ainda de acordo a PM, a mesma guarnição em rondas foi solicitada novamente, nas proximidades da Delegacia de Polícia onde dois homens estavam tentando arrombar carros naquelas redondezas, chegando ao local ambos foram abordados e conduzidos para delegacia. Posteriormente foi confirmado que os mesmos que estavam tentando arrombar os carros, arrombaram a casa na Rua Piatã.

Mais 17 cidades baianas terão o transporte intermunicipal suspenso; total chega a 196
Foto: Reprodução
MUNICÍPIOS 22 Mai 2020 - 10:44
Mais 17 cidades baianas terão o transporte intermunicipal suspenso; total chega a 196

O transporte intermunicipal será suspenso em mais 17 cidades baianas a partir de sábado (23), devido ao novo coronavírus (Covid-19), conforme publicação no Diário Oficial desta sexta-feira (22). São elas Aporá, Apuarema, Barra do Rocha, Canavieiras, Governador Mangabeira, Igrapiúna, Itanagra, Itapebi, Itororó, Jacaraci, Mairi, Mirante, Olindina, Sátiro Dias, Saubara, Tabocas do Brejo Velho e Ubaíra. Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. No mesmo decreto, o governo estadual autorizou a retomada do transporte América Dourada, Boa Vista do Tupim, Itaguaçu da Bahia e Nilo Peçanha, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos da Covid-19.

Lista de municípios

No total, a Bahia possui 196 municípios com restrição no transporte. São eles: Abaíra, Água Fria, Aiquara, Alagoinhas, Amargosa, Amélia Rodrigues, Anagé, Anguera, Aporá, Apuarema, Araçás, Aracatu, Araci, Arataca, Aurelino Leal, Banzaê, Barra, Barra do Choça, Barra do Rocha, Barreiras, Barro Preto, Barrocas, Belmonte, Bom Jesus da Lapa, Boquira, Buerarema, Cachoeira, Caém, Caetanos, Caetité, Cairu, Caldeirão Grande, Camacã, Camaçari, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Canavieiras, Candeias, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Cardeal da Silva, Castro Alves, Catu, Coaraci, Cocos, Conceição da Feira, Conceição do Almeida, Conceição do Coité, Conceição do Jacuípe, Condeúba, Coração de Maria, Cravolândia, Cristópolis, Cruz das Almas, Dário Meira, Dias D’Ávila, Dom Basílio, Encruzilhada, Entre Rios, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Floresta Azul, Gandu, Gongogi, Governador Mangabeira, Iaçu, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ibirataia, Igrapiúna, Ilhéus, Ipecaetá, Ipiaú, Irará, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itabuna, Itacaré, Itagi, Itagibá, Itajuípe, Itamaraju, Itanagra, Itaparica, Itapebi, Itapicuru, Itapitanga, Itarantim, Itatim, Itiúba, Itororó, Jacaraci, Jacobina, Jaguarari, Jaguararipe, Jaguaquara, Jequié, Jitaúna, Juazeiro, Lafaiete Coutinho, Laje, Lajedo do Tabocal, Lapão, Lauro de Freitas e Licínio de Almeida. A suspensão inclui ainda Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Madre de Deus, Mairi, Manoel Vitorino, Maracás, Maragogipe, Maraú, Mata de São João, Medeiros Neto, Mirangaba, Mirante, Monte Santo, Morpará, Morro do Chapéu, Mucugê, Mucuri, Mundo Novo, Muritiba, Mutuípe, Nova Ibiá, Nova Soure, Nova Viçosa, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Ouriçangas, Paramirim, Paratinga, Pau Brasil, Paulo Afonso, Piripá, Piritiba, Pojuca, Ponto Novo, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Presidente Tancredo Neves, Queimadas, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Remanso, Retirolândia, Riachão do Jacuípe, Ribeira do Pombal, Rio Real, Rodelas, Ruy Barbosa, Salvador, Santa Bárbara, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santaluz, Santanópolis, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, São Desidério, São Félix, São Francisco do Conde, São Gonçalo dos Campos, São Sebastião do Passé, Sátiro Dias, Saubara, Saúde, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Sobradinho, Tabocas do Brejo Velho, Taperoá, Teixeira de Freitas, Teofilândia, Ubaíra, Ubaitaba, Ubatã, Umburanas, Una, Urandi, Uruçuca, Valença, Valente, Várzea da Roça, Vera Cruz, Vereda, Vitória da Conquista e Wenceslau Guimarães.

Bolsonaro troca comandos da PRF e do Departamento Penitenciário Nacional
Foto: Reprodução
BRASIL 22 Mai 2020 - 10:17
Bolsonaro troca comandos da PRF e do Departamento Penitenciário Nacional

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) decidiu trocar os comandos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os novos nomes foram anunciados nesta sexta-feira (22), por meio de publicação no Diário Oficial da União. O policial Eduardo Aggio de Sá é o novo diretor-geral da PRF, no lugar de Adriano Marcos Furtado, que estava no cargo desde fevereiro de 2019. No Depen,  a delegada da Polícia Federal (PF) Tânia Maria Matos Ferreira Fogaça assume a diretoria-geral no lugar de Fabiano Bordignon, que estava no cargo desde janeiro do ano passado.

Eures Ribeiro fala em queimar vivo pessoa com covid-19 em Bom Jesus da Lapa
Foto: Reprodução
MUNICÍPIOS 22 Mai 2020 - 09:39
Eures Ribeiro fala em queimar vivo pessoa com covid-19 em Bom Jesus da Lapa

O prefeito do município de Bom Jesus da Lapa e presidente da União dos Municípios da Bahia, Eures Ribeiro (PSD), disse que pensou em “atear fogo” em uma pessoa com Covid-19 na cidade. A declaração foi dada em entrevista à Rádio Baiana FM, 92.5. “Quero contar com os comerciantes, as famílias de Bom Jesus da Lapa a me ajudarem nesse momento […]. Não dormir a noite toda, passou tanta coisa na minha cabeça. Até vontade de ir na UPA com tanque de gasolina e atear fogo nesse cidadão vivo, pela raiva e ódio. A pessoa contaminada querendo contaminar as pessoas”, afirmou. Eures disse ainda que tirou a pessoa da cidade por ela não estar bem psicologicamente. “Ponderei minha raiva e agi pela razão, tirando-o do município. Não foi barato, não sabe quanto foi caro para tirar e botar para fora de Bom Jesus da Lapa, e devolver a sua família no Rio Grande do Norte”, acrescentou. Dada a repercussão negativa, o pessedista emitiu nota afirmando que usou uma “figura de linguagem”. “O prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, esclarece que usou uma figura de linguagem durante a entrevista na Rádio Baiana (FM 92.5), para dividir com a população o seu sentimento de revolta ao presenciar uma pessoa que, de maneira propositada e intencional, estava tentando contaminar os profissionais da saúde e outros presentes na UPA do município de Bom Jesus da Lapa com a Covid-19. Diante de todo o tumulto e agressões feitas, o prefeito viabilizou o retorno do paciente imediatamente para o Rio Grande do Norte, aonde o mesmo reside”, disse.

Governo do Estado recebe 159 respiradores para utilização na capital e interior
Foto: Fernando Vivas / GOVBA
MUNICÍPIOS 21 Mai 2020 - 23:45
Governo do Estado recebe 159 respiradores para utilização na capital e interior

O Governo da Bahia recebeu uma carga com 159 respiradores mecânicos na noite de quarta-feira (20). O material foi desembarcado no terminal de cargas da empresa Latam em Salvador e encaminhado a um depósito para posterior esterilização. O governador Rui Costa acompanhou o desembarque dos equipamentos presencialmente. "Com esses respiradores, nós vamos montar leitos de UTI. São respiradores que, a partir de amanhã [21], começam a ser distribuídos nas nossas unidades hospitalares em Salvador e no interior do estado, em várias regiões", afirmou Rui. De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, os equipamentos foram comprados de uma empresa do Rio Grande do Sul e embarcados na tarde desta quarta-feira (20), na cidade de Navegantes, em Santa Catarina. “Esses equipamentos serão distribuídos para todas as unidades da capital e interior do estado. Os respiradores foram fabricados no Brasil e têm capacidade para ventilar todos os pacientes de coronavírus, incluindo adultos, crianças e recém-natos, e também servem para transportar pacientes de uma unidade hospitalar para outra”, explicou Vilas-Boas. 

Levantamento do TCM vai fiscalizar gastos municipais com a pandemia
Foto: Reprodução
MUNICÍPIOS 21 Mai 2020 - 23:38
Levantamento do TCM vai fiscalizar gastos municipais com a pandemia

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) vai fazer um levantamento de todos os gastos que estão sendo realizados pelos 417 municípios do estado relacionados ao controle da pandemia da Covid-19. O objetivo é acompanhar de perto e obter informações sobre os atos praticados pelos gestores municipais, visando estimular o uso eficiente dos recursos públicos. De acordo com a Corte, o controles internos das prefeituras têm até o dia 7 de junho para encaminhar respostas solicitadas em questionário, que será disponibilizado no site do tribunal, para coletar informações sobre eventuais contratações para a realização de obras ou prestação de serviços, assim como outros procedimentos executados pelas administrações municipais em relação ao combate à disseminação do coronavírus. A partir de então, os dados serão analisados pelas inspetorias regionais de controle externo do TCM, que definirão os processos de acompanhamento e de fiscalização a serem adotados. A iniciativa visa a uma orientação tempestiva da Corte de Contas para proporcionar a tempo, se necessário, correções ou alterações nas ações, no sentido de evitar eventuais prejuízos ao erário. Isto para repelir possíveis sanções quando da análise regular das contas, que ocorrerá em momento posterior. O questionário foi dividido em nove grandes blocos, que tratam dos seguintes temas: Ações de enfrentamento à Covid-19; Processo de contratação (licitação-dispensa); Processo de Contratação (execução do contrato); Pessoal; Orçamento público; Lei de Responsabilidade Fiscal; PNAE/PNAN; Auxílio financeiro; Outros.

Governo decide liberar saldo do Fundo PIS-Pasep
Foto: Reprodução
BRASIL 20 Mai 2020 - 20:01
Governo decide liberar saldo do Fundo PIS-Pasep

O governo federal decidiu, por meio do Conselho Diretor do Fundo PIS-Pasep, autorizar liberação aos participantes do saldo registrado na rubrica “Reserva para Ajuste de Cotas” em 30 de abril deste ano, somada às demais reservas e retenções. Segundo resolução publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira  (20), a distribuição será efetuada mediante crédito na conta individual do participante, em 31 de maio de 2020, de valor correspondente a 1,2% do saldo da respectiva conta antes do crédito da atualização monetária.

Regina Duarte deixa o cargo de secretária especial de Cultura
Foto: Reprodução
BRASIL 20 Mai 2020 - 19:53
Regina Duarte deixa o cargo de secretária especial de Cultura

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira (20), a saída da atriz Regina Duarte do cargo de secretária especial de Cultura, dois meses após a veterana ser anunciada como a nova adição do governo do militar. Em uma publicação compartilhada nas redes sociais, o presidente afirma que ela assumirá a Cinemateca Brasileira, em São Paulo. “Regina Duarte relatou que sente falta de sua família, mas para que ela possa continuar contribuindo com o Governo e a Cultura Brasileira assumirá, em alguns dias, a Cinemateca em SP. Nos próximos dias, durante a transição, será mostrado o trabalho já realizado nos últimos 60 dias”, afirmou Bolsonaro. A Cinemateca Brasileira é vinculada da Secretaria da Cultura e é responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira.

Deputado estadual Marquinho Viana destaca ações realizadas diante da pandemia da Covid-19
Foto: Divulgação
MUNICÍPIOS 20 Mai 2020 - 19:30
Deputado estadual Marquinho Viana destaca ações realizadas diante da pandemia da Covid-19

Em informativo publicado nesta semana, o deputado estadual Marquinho Viana  destacou que, em face da inesperada pandemia da Covid -19, destinou os recursos de suas emendas  impositivas de 2020 para apoiar as estratégias e programas específicos do Governo do Estado na área da saúde para o combate ao vírus “que tem causado inigualável calamidade ao território baiano. Com o mesmo propósito, tenho participado das sessões on-line da assembleia legislativa, onde aprovamos, com prontidão, os decretos de calamidade pública para os municípios e, entre estes, aqueles que compõem a minha base aliada. Assim, foram beneficiados com os decretos os municípios elencados a seguir com seus respectivos prefeitos: Aracatu - Sérgio Maia; Belo Campo - José Henrique Silva Tigre: Boquira, Luciano de Oliveira e Silva; Contendas do Sincorá - Véliton Valdir Palmeira Souza; Caraíbas – Jones Coelho Dias; Coribe – Manuel Alves Rocha: Érico Cardoso - Érico Cardoso de Azevedo; Ibicoara - Haroldo Aguiar; Livramento de Nossa Senhora - José Ri cardo Assunção Ribeiro; Planalto - Edilson Duarte da Cunha; presidente Jânio Quadros - Alex da Silva; Tabocas do Brejo Velho - Humberto Pereira da Silva: Rio de Contas - Cristiano Aze vedo e Tanhaçu - Jorge Teixeira da Rocha. Os demais municípios onde recebi o apoio de lideranças políticas e população também fazem parte de meu compromisso”, observou o parlamentar, o qual observou ainda que defendeu, na última sessão remota que o governador Rui Costa, e enviou para aprovação da ALBA, o projeto de lei da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, secretário João Leão, que propõe a regulamentação e regularização dos terrenos dos centros industriais em todo o estado, para que os empresários possam instalar e ampliar suas empresas, gerando emprego e renda para a população. (Confira).

Ex-prefeito de Livramento Emerson Leal  sofre AVC e é internado em Salvador
Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
MUNICÍPIOS 20 Mai 2020 - 18:55
Ex-prefeito de Livramento Emerson Leal sofre AVC e é internado em Salvador

O ex-prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Emerson Leal, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), em Salvador. De acordo com o colunista Levi Vasconcelos do Jornal A Tarde, o fato aconteceu no último domingo (17). “Nelson Leal (PP), presidente da Assembleia, ganhou uma preocupação pesada nestes tempos de pandemia: o pai dele, o médico Emerson Leal, três vezes prefeito de Livramento de Nossa Senhora, atualmente diretor da Urbis, sofreu um AVC domingo”. Diz a publicação. Não há informações oficialmente sobre seu estado de saúde.

Livramento: Homem sofre tentativa de homicídio no Povoado de Barrinha
Foto: Arquivo | Patrick Cassiano | Blog Regional
LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA 19 Mai 2020 - 17:41
Livramento: Homem sofre tentativa de homicídio no Povoado de Barrinha

Policiais da 46ª CIPM se deslocaram na noite desta segunda-feira (18) para o povoado da Barrinha, zona rural de Livramento de Nossa Senhora, para apurar a ocorrência de que uma pessoa havia sido alvejada. No local, um homem foi encontrado alvejado com tiro de arma de fogo na perna direita. Ele foi socorrido por uma unidade do Samu 192 e encaminhado a UPA 24h. Não há informação sobre a autoria e motivação do crime.

Estado divulga resultado provisório de provas objetivas para concursos de PM e Bombeiros
Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
MUNICÍPIOS 19 Mai 2020 - 10:50
Estado divulga resultado provisório de provas objetivas para concursos de PM e Bombeiros

O Governo do Estado publicou nesta terça-feira (19) o resultado provisório de dois concursos na área de segurança pública. Os candidatos que participaram da primeira etapa dos certames para o cargo de soldado da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e para o cargo de oficiais de saúde da PM já podem conferir o resultado provisório das provas objetivas no Diário Oficial do Estado, em caderno especial da edição desta terça. O resultado provisório da prova discursiva será divulgado posteriormente. De acordo com os editais dos concursos, os candidatos interessados poderão fazer vistas ao resultado provisório e interpor recurso no prazo de dois dias úteis, a partir do dia 20 de maio. A interposição deve ser feita, de forma exclusiva, no site da organizadora dos certames, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (www.ibfc.org.br). Ao todo, foram registradas 113.385 inscrições – 112.335 para os cargos de soldado da PM e CBM e outras 1.050 para oficial de saúde. Segundo o governo, o concurso para soldado da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros vai disponibilizar 2,5 mil vagas de nível médio para as duas corporações – sendo mil policiais militares e 250 bombeiros militares com ingresso em 2020; os demais serão incorporados ao serviço público em 2021. O candidato aprovado será designado de acordo com a região de classificação – município/sede para o qual se inscreveu. As provas foram aplicadas no dia 19 de janeiro, em 183 locais de prova, distribuídos entre as cidades de Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba. Já o concurso para oficial de saúde da PM conta com 17 vagas de nível superior para os cargos de médico e odontólogo, que vão assumir o posto de 1° Tenente. Dentre as oportunidades ofertadas, as vagas para médico serão distribuídas entre as regiões de Salvador, Barreiras, Itabuna e Juazeiro. Serão convocados cardiologistas, ortopedistas, psiquiatras e clínicos gerais. Já as vagas para odontólogo são para atuar em Salvador, Itabuna e Juazeiro. Na capital é preciso ser especialista em Implantodontia, Periodontia e Prótese Dentária. Nos municípios do interior, as vagas são para Cirurgião Dentista. As provas foram aplicadas no dia 26 de janeiro.

Após pandemia, preço médio da gasolina acumula queda de 17,11%
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
BRASIL 19 Mai 2020 - 08:43
Após pandemia, preço médio da gasolina acumula queda de 17,11%

De acordo com a Síntese do Comportamento dos Preços dos Combustíveis, publicada semanalmente pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), divulgada na segunda-feira (18), o preço médio de revenda da gasolina C acumula queda de 17,11% em 16 semanas consecutivas de baixa, sendo comercializada a R$ 3,808 o litro entre os dias 10 e 16 deste mês. Já o etanol hidratado viu o preço médio de revenda recuar 1,2% na semana, acumulando queda de 21,67% em nove semanas consecutivas de baixa. O preço de comercialização do produto no período foi R$ 2,548 o litro. No item referente ao óleo diesel S500, a ANP registrou queda acumulada no preço médio de revenda de 19,61% em 16 semanas consecutivas de baixa, com o litro comercializado a R$ 3,055. O gás liquefeito de petróleo (GLP P-13), isto é, o botijão de 13 quilos, teve variação de negativa no preço médio de revenda de 0,21%, constituindo a quinta semana consecutiva de baixa. O botijão de 13 quilos foi comercializado a R$ 69,50. A pesquisa de preços semanal da ANP visa acompanhar os preços praticados pelas distribuidoras e postos revendedores de combustíveis e se baseia no Levantamento de Preços e de Margens de Comercialização de Combustíveis (LPMCC). Os preços e margens são pesquisados em 459 localidades de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.

Bolsonaro sanciona com vetos linha de crédito para micro e pequenas empresas
Foto: O Globo
BRASIL 19 Mai 2020 - 08:14
Bolsonaro sanciona com vetos linha de crédito para micro e pequenas empresas

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou, com vetos, uma lei que flexibiliza a concessão de empréstimos a pequenas empresas durante a crise do novo coronavírus. A publicação foi feita no Diário Oficial da União desta terça-feira (19). A linha de crédito, que faz parte do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), será de até até 30% (trinta por cento) da receita bruta anual da empresa calculada, com base no exercício de 2019. Bolsonaro, no entanto, vetou a dois pontos do texto: a carência de oito meses para o pagamento do empréstimo e à prorrogação, por 180 dias, dos prazos para pagamento de parcelamentos da Receita Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Os vetos serão analisados pelo Congresso, que pode derrubá-los. A lei já entra em vigor com a sanção presidencial. O Pronampe é destinado às microempresas, com faturamento bruto anual de até R$ 360 mil, e empresas de pequeno porte, cujo faturamento anual é de até R$ 4,8 milhões. O prazo total para o pagamento é de 36 meses. Todas as instituições financeiras públicas e privadas autorizadas a funcionar pelo Banco Central poderão conceder a linha de crédito.