• Foto: Reprodução
  • 26 // Out // 2020
  • 10h30

Safadão volta a cobrar retorno de eventos: Não pode show, mas pode comício

O cantor Wesley Safadão voltou a pedir o retorno de shows. Durante apresentação do “Garota Vip”, no sábado (24), em Recife, o artista fez um apelo a prefeitos e governadores. No evento, Safadão chegou a questionar as aglomerações em comícios e praias. “O meu apelo aos governadores, aos prefeitos de todas as cidades… Olhem um pouco para o entretenimento. Não pode fazer show, mas pode fazer comício. Não pode fazer show, mas praia está lotada. Não pode fazer show, mas voo comercial está lotado. Não pode fazer show, mas os cabarés estão funcionando”, afirmou. “Olhem para o entretenimento, pelo o amor de Deus, a gente precisa voltar a trabalhar. A gente precisa sentir essa energia novamente. Perguntem o povo, se o povo quer show ou se não quer também. Uma coisa é quando está todo mundo trabalhando, né? Quando ninguém pode fazer nada, mas todo mundo voltou e o entretenimento não voltou”, disse. O show do cantor contou com a presença de 300 pessoas, após autorização do governo de Pernambuco. O novo decreto do estado permite realização de eventos coorporativos e institucionais com 50% da capacidade, ou no máximo 300 pessoas.

  • Foto: Jose Sena Goulao / Reuters
  • 26 // Out // 2020
  • 10h22

Lewis Hamilton se torna maior vencedor da Fórmula 1

Na manhã de domingo (25), o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, escreveu mais um capítulo da história da Fórmula 1. Ele venceu o GP de Portugal, em Portimão, e chegou à 92ª vitória na carreira, se tornando o piloto com maior número de conquistas na categoria. A marca anterior era do alemão Michael Schumacher, com 91 provas vencidas. A conquista histórica foi tranquila. Na verdade, apesar de largar na pole position, Hamilton só teve dificuldades nas primeiras voltas, até aquecer os pneus médios. Ele foi ultrapassado por Bottas e por Carlos Sainz Jr. O piloto espanhol da McLaren liderou a prova por algumas voltas. Mas, logo na sequência, a dupla da Mercedes fez prevalecer o melhor carro e passou à frente. Na volta 20, das 54 previstas, Hamilton já era o líder. A partir daí, seguiu sem problemas para confirmar a vitória emblemática. Essa foi a oitava conquista do piloto britânico em 12 provas no ano. Agora, na temporada, Hamilton tem 256 pontos. São 77 de vantagem para o vice-líder, Valtteri Bottas, que tem 179. Sendo assim, o inglês pode se tornar heptacampeão mundial daqui a duas provas, na Turquia. Max Verstappen, da RBR, fechou o pódio, em terceiro.

  • Foto: Divulgação | Policia Militar | 46ª CIPM
  • 26 // Out // 2020
  • 10h05

Livramento: Polícia Militar encerra festa com grande aglomeração de pessoas

Na madrugada de sábado (24) a Guarnição do PETO recebeu uma denúncia, via CICOM, de que no bairro Passa Quatro, em Livramento de Nossa Senhora estava acontecendo uma festa de grandes proporções, com grande aglomeração de pessoas e som automotivo em alto volume, no interior de uma área privada. Segundo informações da Polícia Militar, ao chegarem no local, junto com o Coordenador de Área de serviço e a Guarnição da RP avistaram  um evento sendo realizado. Um homem responsável pelo evento abaixou o som acoplado em um VW/fusca, após a guarnição determinar, porém, quando a viatura da PM deslocou das proximidades, recebeu novas denúncias, as guarnições então, retornaram ao endereço, e conduziram os organizadores do evento. Todavia, ao retornar dessa situação, os policiais visualizaram outro evento sendo realizado, também com som automotivo em alto volume, o proprietário foi identificado e também conduzido com o seu veículo VW/Saveiro para a Delegacia de Polícia Territorial de  Livramento de Nossa Senhora. Todos os envolvidos juntamente com a saveiro e o som automotivo foram apresentados na Delegacia da cidade, para que as medidas cabíveis fossem adotadas pela autoridade policial competente.

  • Foto: Divulgação / Polícia Civil
  • 26 // Out // 2020
  • 09h50

Dois caminhões e cargas roubadas são encontrados sob lonas em Encruzilhada

Dois caminhões que haviam sido roubados e mais uma terceira carga, de peças de panelas de pressão, foram recuperados na sexta-feira (23). Os veículos estavam escondidos sob lonas, em uma fazenda na zona rural de Encruzilhada, sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Civil, um dos veículos era um caminhão carregado de peças de ventiladores industriais, roubado na última terça-feira (20), na BR-251. O outro, um caminhão carregado com gesso, foi roubado na mesma rodovia, em data não informada. Também foi recuperada uma carga de peças de panela de pressão. Os caminhões e as cargas estavam escondidos sob lonas em um local próximo ao povoado de Mocó, no Km-918 da BR-116, zona rural de Encruzilhada. A polícia chegou ao local após investigações prévias. Nenhum suspeito estava no local durante a recuperação dos veículos. Os proprietários dos bens foram contatados para restituição. Funcionários da fazenda onde os caminhões foram encontrados foram intimados e caso é investigado pela polícia.

  • Foto: Divulgação
  • 20 // Out // 2020
  • 17h26

Marquinho Viana agradece Marcus Cavalcante e o governador Rui Costa pelos novos acessos rodoviários para Barra da Estiva

O deputado Marquinho Viana (PSB) esteve na segunda-feira (19) no gabinete do secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcante, no CAB, para agradecer ao secretário e ao governador Rui Costa a conclusão das obras de dois acessos da Palestina para a BA-142, um chegando de Ituaçu e  o outro na saida para Mucugê, beneficiando a população de Barra da Estiva. Os dois acessos não estavam previstos no planejamento da obra, sendo incluidos no contrato pelo secretário a pedido do deputado. Marcus Cavalcante destacou o trabalho do deputado Marquinho Viana, "um lutador e defensor do governador Rui Costa", explicando ainda a demora por conta de atrasos do Banco Mundial. E garantiu que em breve o governador vai inaugurar todo o trecho do distrito de Sussuarana e passando por Tanhaçu, Ituaçu, Barra da Estiva, Mucugê e Andaraí.

  • Foto: reprodução/TV Bahia
  • 19 // Out // 2020
  • 18h51

Trios elétricos são apreendidos em eventos políticos em cidades da Bahia

Moradores de várias cidades da Bahia denunciaram descaso, aglomerações e festas em campanhas políticas entre o sábado (17) e o domingo (18). Dois trios elétricos foram apreendidos por propaganda eleitoral irregular na cidade de Matina, no sudoeste baiano. Um decreto do governo proíbe reuniões com mais de 100 pessoas, em todo estado, por causa da pandemia do novo coronavírus. Os veículos foram retidos porque os candidatos desrespeitaram a resolução do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), e violaram lei eleitoral que proíbe trios elétricos em campanhas. Os veículos estão à disposição da Justiça Eleitoral, que deve notificar os partidos. 

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 19 // Out // 2020
  • 18h35

Brasil não terá horário de verão em 2020

Assim como em 2019, após decreto decreto pelo presidente Jair Bolsonaro, em 2020 o Brasil não terá horário de verão, instrumento usado de 2008 a 2018 com o objetivo de economizar o consumo de energia em 10 estados que registram maior luminosidade entre outubro e fevereiro. O decreto, assinando em abril de 2019, levou em consideração estudo do Ministério de Minas e Energia (MME), o qual apontou que com o fim da mudança temporária o consumidor teria uma economia de R$ 100 milhões. “Nos últimos anos, com as mudanças no hábito de consumo da população e a intensificação do uso do ar condicionado, o período de maior consumo diário de energia elétrica foi deslocado para o período da tarde, quando o horário de verão não tinha influência. Como a luz traz consigo o calor, o horário de verão também passou a produzir um efeito de aumento de consumo em determinados horários, que já superavam seus benefícios”, explicou o MME em nota na época. A redução da economia do horário de verão começou a ser percebida e questionada em 2017, quando foi registrada uma queda de consumo da ordem de 2.185 megawatts, equivalente a cerca de R$ 145 milhões. 

  • Foto: Reprodução | O Globo
  • 08 // Out // 2020
  • 08h03

Bolsonaro diz que acabou com Lava Jato por não existir mais corrupção no governo

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que deu fim à Lava Jato por não existir mais corrupção no governo federal. A fala foi dita em discurso durante cerimônia de lançamento do projeto Voo Simples, no Palácio do Planalto, em Brasília, na quarta-feira (07). “Queria dizer a essa imprensa maravilhosa nossa que eu não quero acabar com a Lava Jato… Eu acabei com a Lava Jato, porque não tem mais corrupção no governo. Eu sei que não é virtude, é obrigação. Para nós, fazemos um governo de peito aberto”, afirmou, sendo aplaudido por autoridades. Com a fala, o militar reformado admitiu que agiu para parar as ações da Lava Jato. Contudo, a decisão de encerrar a operação cabe à Procuradoria-Geral da República (PGR) e não ao Poder Executivo. Existe a possibilidade de encerramento da força-tarefa de Curitiba em janeiro do próximo ano. Conforme a Folha de S. Paulo, procuradores da equipe estão mobilizados para garantir a continuação da operação, que ainda conta com 400 investigações em curso.

  • Foto: Arquivo Pessoal
  • 08 // Out // 2020
  • 07h55

Governo publica novo decreto de calamidade pública para todo o estado

O governo da Bahia anunciou que será publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (08) um novo decreto de calamidade pública no estado em virtude da pandemia do coronavírus. O decreto entra em vigor na data da publicação. Com o novo documento, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas competências, para apoiar as ações de resposta ao desastre. Estado e municípios poderão acessar recursos federais via Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para que sejam utilizados no combate à pandemia da Covid-19. O documento será encaminhado ao Governo Federal para que seja obtido o reconhecimento da União. O novo decreto substitui o anterior, publicado pelo Governo do Estado em abril, e que tinha validade até esta quarta-feira (07).

  • Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
  • 02 // Out // 2020
  • 09h17

Minas tem 42 das 45 barragens de mineração interditadas no país

A Agência Nacional de Mineração (ANM), órgão que fiscaliza o setor no país, divulgou na quinta-feira (1º) a lista das barragens que não tiveram sua declaração de estabilidade atestada e que, por isso, estão interditadas. Ao todo, 45 estruturas estão impedidas de operar, sendo 42 delas localizadas em Minas Gerais. As outras estão nos estados de Amapá, Pará e Rio Grande do Sul. A declaração de estabilidade da barragem deve ser entregue obrigatoriamente duas vezes ao ano: a primeira em março e a segunda em setembro. O documento é emitido por uma auditoria terceirizada que deve ser contratada pelas mineradoras. Caso ele não seja entregue ou a avaliação conclua que a estrutura não tem estabilidade, a ANM determina a paralisação das operações. A nova lista reúne as barragens que não foram aprovadas nas análises que deveriam ser apresentadas em setembro. De acordo com o órgão, das 45 estruturas listadas, 36 já estavam paralisadas porque não haviam tido a estabilidade atestada em março. Com as novas avaliações, 391 barragens no país têm autorização para operar. A mineradora com o maior número de estruturas interditadas é a Vale. São 31 ao todo, todas em Minas Gerais. Nos últimos anos, a mineradora tem se envolvidos em grandes tragédias ambientais no estado. Em novembro de 2015, uma barragem da Samarco, joint-venture da Vale e da BHP Billiton, se rompeu em Mariana (MG) matando 19 pessoas e causando danos ao longo de dezenas de municípios da Bacia do Rio Doce. Em janeiro de 2019, outro desastre causou 270 mortes: a ruptura de uma barragem da Vale em Brumadinho (MG). Após essa segunda tragédia, um pente-fino levou à interdição de diversas barragens da mineradora. As paralisações foram determinadas não apenas pela ANM, mas também pela Justiça mineira, que atendeu a diversos pedidos formulados em ações movidas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para paralisar outras barragens e exigir a contratação de novas auditorias externas a fim de verificar a segurança das estruturas. Há casos em que a própria Vale se antecipou e interrompeu as operações. Uma vez que a estabilidade não é atestada, automaticamente é acionado o nível 1 de emergência. Nos casos em que a gravidade da estrutura atinge nível de emergência 2 ou 3, é obrigatória a evacuação de todo o perímetro que seria alagado em caso de um rompimento. Atualmente, a Vale tem quatro barragens em nível 3, que significa risco iminente de ruptura. Muitos moradores permanecem fora de suas casas. A tragédia de Brumadinho também colocou em discussão a confiabilidade da declaração de estabilidade. A estrutura que se rompeu tinha uma declaração válida, emitida pela alemã Tüv Süd. O engenheiro da empresa, Makoto Namba, em depoimento no curso da investigação, disse ter se sentido pressionado por um executivo da Vale para conceder o documento. A Tüv Süd foi apontada pelo MPMG como uma das responsáveis pelo desastre e foi denunciada junto com a Vale. Na Câmara dos Deputados tramitam projetos que propõem mudanças no processo de avaliação das barragens e na emissão das declarações de estabilidade.

  • Foto: Reprodução
  • 01 // Out // 2020
  • 18h29

Fachin nega pedido de Lula para suspensão de processo do triplex no STJ

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou um pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para suspender o andamento do processo do tríplex, no qual o petista foi condenado a 8 anos, 10 meses e 20 dias de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. As informações são da Globo News e do portal G1. O processo está em fase de recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ao Supremo, a defesa de Lula requereu a paralisação do processo até que o Supremo julgue se o ex-juiz Sergio Moro e integrantes da força-tarefa da Lava Jato foram parciais quando o petista foi condenado neste caso na primeira instância. Segundo os advogados, como a condenação do petista pode vir a ser anulada quando a Segunda Turma do STF analisar a atuação de Moro e dos procuradores no caso do tríplex, o melhor seria frear a tramitação do processo. A ação que questiona a conduta de Moro e dos procuradores esta parada desde dezembro de 2018 e aguarda o ministro Gilmar Mendes liberar o caso para julgamento. Ainda não há data para ser retomado. O relator da Lava Jato no STJ, ministro Félix Fischer, já havia negado o mesmo pedido de suspensão do andamento do recurso. De acordo coma  Globo News e o G1, na avaliação de Fachin, não há irregularidade que justifique a concessão de uma liminar (decisão provisória) para frear o processo. Fachin afirmou que o deferimento de liminar em HC “somente se impõe quando a situação demonstrada nos autos representa manifesto constrangimento ilegal”.

  • Foto: SSP/Divulgação
  • 01 // Out // 2020
  • 18h09

Plantação com mais de 3 mil pés de maconha é encontrada pela polícia na Bahia

Uma plantação de maconha com mais de três mil pés foi encontrada e incinerada por policiais militares, na manhã de quarta-feira (30), em Casa Nova, região norte da Bahia. Três homens que acampavam no povoado de Serra Pimenta, foram levados para a delegacia. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), no local, foram achados botijão de gás, panelas, redes e outros itens necessários para o acampamento e descanso dos homens que estavam lá. A roça tinha uma estrutura com cozinha e cacimbas improvisadas para irrigação das mudas. Conforme a SSP-BA, separadas em 800 covas, as mudas tinham cerca de 2 metros de altura e, após colheita e secagem, renderiam cerca de 320 kg de maconha. Duas armas, uma artesanal e uma calibre 12, foram apreendidas no local. Não informações se os homens levados para a delegacia foram presos.

  • Foto: Reprodução
  • 01 // Out // 2020
  • 17h59

Cidade na Suíça aprova salário mínimo de R$ 24 mil

A cidade de Genebra, na Suíça, aprovou o salário mínimo de 23 francos suíços (25 dólares por hora), contabilizando 3.772 francos suíços em um mês. Em dólares, o valor equivale a 4.100, ou cerca de R$ 24 mil na cotação atual. A votação pelo piso salarial ocorreu neste fim de semana e a maioria da população foi a favor. Conforme a imprensa local, em 2011 e 2014, uma proposta parecida havia sido rejeitada pelos eleitores. Desta vez, no entanto, eles optaram pela aprovação por causa dos efeitos negativos causados pelo novo coronavírus na economia da cidade, que depende altamente do turismo. O salário mínimo deve entrar em vigor já nas próximas semanas. O valor foi escolhido por causa do custo de vida em Genebra, que é considerada uma das cidades mais caras para se viver. Diferente da maioria dos países do mundo, a Suíça não tem salário mínimo, contudo, cada região tem a liberdade de escolher as regras que pretende seguir. O salário será um dos maiores do planeta e é quase o dobro que o da França, país vizinho. No Brasil, o salário mínimo atual é de R$ 1.039. Apesar disso, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) afirma que o valor necessário para sustentar uma família de quatro pessoas no país seria de mais de R$ 4 mil.

  • Foto: Divulgação/PRF-BA
  • 01 // Out // 2020
  • 17h43

Caminhoneiro é preso em flagrante por contrabando, com 300 mil maços de cigarros na BR-110

Um caminhoneiro de 31anos foi preso no km 170 da BR-110, na altura da cidade de Ribeira do Pombal, a cerca de 270 km de Salvador, com 300 mil maços de cigarros estrangeiros de origem irregular, além de uma porção de cocaína, na noite de quarta-feira (30). O motorista foi abordado depois que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recebeu denúncias de que ele dirigia de maneira perigosa na rodovia e quase causou um acidente ao "fechar" outro veículo na pista. Os agentes interceptaram o caminhão e fizeram a fiscalização. A porção de cocaína foi encontrada na cabine do veículo. A PRF não detalhou a quantidade, nem se o motorista estava sob o efeito da droga. No entanto, a polícia informou que ele apresentava nervosismo e que chegou a dizer que a carroceria do veículo estava vazia. Os agentes então verificaram a traseira do caminhão e encontraram os 300 mil maços. O motorista foi preso em flagrante por contrabando. Ele, o veículo e a carga foram levados para a delegacia da cidade, onde o caso foi registrado.

  • Foto: Carolina Antunes / PR
  • 01 // Out // 2020
  • 17h20

Sancionada lei que aumenta punição para maus-tratos de animais

Com o objetivo de frear os maus-tratos contra animais, o Presidente Jair Bolsonaro sancionou na terça-feira (29) a Lei 1.095/2019, que aumenta a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo, aí, cães e gatos, que acabam sendo os animais domésticos mais comuns e as principais vítimas desse tipo de crime. A nova lei cria um item específico para esses animais. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem, no Brasil, 29 milhões de domicílios com cães e 11 milhões, com gatos. Agora, como define o texto, a prática de abuso e maus tratos a animais será punida com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda. Atualmente, o crime de maus-tratos a animais consta no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais 9.605/98 e a pena previa de três meses a um ano de reclusão, além de multa. A lei sancionada nesta terça-feira (29) também prevê punição a estabelecimentos comerciais e rurais que facilitarem o crime contra animais. O Presidente Jair Bolsonaro disse que, agora, a pena será compatível com a agressão ao animal. “É um projeto, uma lei bem-vinda”, afirmou o Presidente. “Quem não demonstra amor por um animal, como um cão, por exemplo, não pode demonstrar amor, no meu entender, por quase nada nessa vida”, acrescentou o Presidente Jair Bolsonaro.