• Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 18 // Mai // 2020
  • 18h31

Livramento: Live solidária com Tiago Neves e Lucas Lima arrecadou alimentos e dinheiro doados ao projeto Convida 20 sem fome

No último sábado (16), um grupo de amigos em Livramento de Nossa Senhora, realizaram uma Live solidária denominada "Live In Livras", para aquisição de alimentos para doação a “Campanha Convida 20 Sem Fome”. Foram quatro horas de música ao vivo, acompanhada com grande participação da população Livramentense. Animação ficou por conta de Tiago Neves e Lucas Lima. O alcance e a solidariedade das pessoas foi ainda maior do que esperado: as doações chegaram também de outras cidades. Ao final da live, que foi um grande sucesso, foram contabilizadas 40 cestas básicas, 40kg de arroz, 60kg de feijão e R$ 2.270,00 em dinheiro. A Live foi uma realização de Patrick Cassiano (Blog Regional), Alan Rich (Informe Sudoeste), Romulo Abreu (Abreu Filmagens), Léo Nunes (Portal Sudoeste) e Michel Platini (Clinica Odontos). "Foi positiva nossa ação, primeiramente agradecer os músicos da banda, os patrocinadores e em especial a todos que fizeram as doações", disseram os organizadores.

  • Foto: Reprodução
  • 15 // Mai // 2020
  • 10h38

Nova parcela do auxílio emergencial começa a ser paga na segunda

A Caixa Econômica Federal começará a creditar a segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 a partir da próxima segunda-feira (18), informou hoje (14) o presidente do banco estatal, Pedro Guimarães, durante a live semanal do presidente Jair Bolsonaro. O calendário de pagamento será detalhado em coletiva de imprensa amanhã (15), às 15 horas, no Palácio do Planalto. "Nós começamos na segunda-feira. Amanhã, às 15h da tarde, eu e o ministro Onyx [Lorenzoni, da Cidadania] vamos dar todos os detalhes. Mas nós começamos na segunda e faremos toda a questão via mês de nascimento, exatamente para que nós tenhamos uma tranquilidade maior no pagamento. Amanhã a gente detalha", antecipou Guimarães. Ao todo, cerca de 50 milhões de pessoas estão inscritas no programa, criado para garantir uma renda básica emergencial durante três meses, para o enfrentamento dos efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus. O benefício é pago para trabalhadores informais e pessoas de baixa renda, inscritos do cadastro social do governo e no Bolsa Família. 

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 15 // Mai // 2020
  • 10h02

Livramento: Nuances da corrida eleitoral 2020

Após a divulgação das listas atualizadas das filiações partidárias, o cenário político eleitoral começa a se desenhar e algumas projeções começam a se confirmar. Pelo lado situacionista, grupo liderado pelo prefeito Ricardinho Ribeiro, o ex-prefeito Paulo Azevedo, a vice-prefeita Joanina Sampaio, os 10 vereadores que compõem a base de apoio ao governo municipal, ex-vereadores e outras lideranças com densidade eleitoral dividiram as filiações entre os partidos REDE e PL. O cenário aponta para a manutenção da união e a formação da mesma chapa do pleito eleitoral de 2016, com Ricardinho e Joanina formando a dobradinha que se sagrou vitoriosa. Ricardinho conta com a pujança da sua administração, marcada pela realização de grandes obras de forma simultânea e por honrar os compromissos financeiros da gestão municipal com pontualidade. Pelo lado oposicionista, conforme noticiado aqui, uma fonte do grupo relatou ao Blog Regional um possível estremecimento da união entre os ex-prefeitos Emerson Leal e Carlão, ante a sapiência deste último em promover as filiações dos potenciais candidatos no seu partido, PSD. De fato, consulta feita no “filia”, sistema de filiações do TSE, confirma que Carlão acomodou os três vereadores e mais alguns pré-candidatos competitivos no PSD. A expectativa é de como será realmente a reação de Emerson Leal e do deputado Nelson Leal, depois dessa artimanha do aliado, pois, como é sabido, o tema envolve divergências entre PP e PSD no plano estadual e não será visto com bons olhos. Para além disso, o grupo de oposição enfrentará dificuldades para lançar o seu candidato a prefeito em razão da sanção de inelegibilidade lançada pela famigerada Lei da Ficha Limpa sobre seus dois principais líderes. Em acórdão datado de 19 de março de 2019, nos autos da Apelação Cível nº 0000816-03.2008.4.01.3309, Emerson Leal foi condenado pela Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da Primeira Região por ato de improbidade administrativa. Pesa também contra Carlão a rejeição das contas de sua gestão referente ao ano de 2011 pela câmara de vereadores. O Decreto Legislativo que aprovou o parecer prévio do TCM/BA pela rejeição das contas é de outubro de 2013, com isso o ex-prefeito está inelegível até outubro de 2021. Carlão tenta anular o referido Decreto Legislativo nos autos da ação judicial 8000476-88.2015.8.05.0153, entretanto até o presente momento não tem nenhuma decisão favorável para desconstituir sua inelegibilidade.

  • Foto: Divulgação
  • 14 // Mai // 2020
  • 10h43

Livramento: CRAS confecciona máscaras para usuários idosos

A Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), de Livramento de Nossa Senhora, através dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), está confeccionando máscaras para ofertar para os participantes dos grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), visando à proteção e bem estar dos usuários dos serviços, dos CRAS Estocada e Taquari.

  • Foto: Reprodução
  • 14 // Mai // 2020
  • 09h57

Cinco pessoas são contaminadas após abrir caixão de vítima de coronavírus

Cinco pessoas foram contaminadas depois de decidirem abrir o caixão de uma vítima do novo coronavírus durante o velório. O caso aconteceu em Cairu, no baixo-sul da Bahia. De acordo com informações da Folha de S.Paulo, a morte foi registrada no último dia 7 como síndrome respiratória aguda grave. O caixão com a vítima saiu lacrado da Santa Casa de Valença, por causa da suspeita de Covid-19. O resultado confirmando o diagnóstico saiu na última segunda-feira (12). A cidade ainda não tinha registrado casos do novo coronavírus. Como a família tinha aberto o caixão durante o velório, a prefeitura decidiu realizar testes rápidos nas 12 pessoas que participaram do velório. Cinco delas foram diagnosticada com a doença. A prefeitura de Cairu informou em nota que a família da vítima recebeu todas as informações para realizar um sepultamento seguro, bem como sobre as normas sanitárias indicadas pelos órgãos responsáveis. Segundo a gestão municipal, pessoas próximas à vitima estão sendo monitoradas e recebem apoio de enfermeiros, técnicos de saúde, psicólogos e assistente social.

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 14 // Mai // 2020
  • 08h48

Toque de recolher em Jequié é anunciado pelo governador

Jequié é a terceira cidade a ter toque de recolher decretado, em atuação conjunta dos poderes públicos estadual e municipal. O governador Rui Costa anunciou a medida no início da noite desta quarta-feira (13), durante transmissão ao vivo pelas redes sociais. Estão proibidos, já a partir desta quinta-feira (14), a circulação de pessoas e o funcionamento de estabelecimentos comerciais, com exceção de farmácias, das 20h às 5h. O governador explicou que as regras são as mesmas determinadas para Ipiaú, cidade vizinha a Jequié, e Itabuna, que tiveram o toque de recolher anunciado no início da semana. “Jequié, assim como Lauro de Freitas, registrou um grande aumento na taxa de infectados pela Covid-19 e já figura entre as seis cidades com maior número de casos na Bahia. Falei com os prefeitos sobre a necessidade de endurecer medidas restritivas para tentar diminuir a velocidade de transmissão. O decreto referente a Jequié já será publicado amanhã [14], no Diário Oficial, com validade de dez dias. Em Lauro de Freitas, a administração ainda avalia as opções”, detalhou Rui. O governador também lembrou que este é o pior estágio da pandemia, até o momento, no Brasil. “Estamos passando pelo período mais difícil no país. Ontem, foram quase 900 óbitos em apenas 24 horas. Por isso, é preciso reforçar as medidas restritivas na tentativa de conter o avanço da doença no território estadual. Quero agradecer a todos que compreendem e respeitam essas medidas, contribuindo ativamente para vencermos essa guerra”, ressaltou. Em Jequié e Lauro de Freitas, já são, respectivamente, 128 e 123 casos confirmados. A Bahia registra 6.547 casos, 1.790 curados e 236 óbitos. A taxa de ocupação leitos clínicos está em 44% e a de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos ao tratamento da Covid-19 chegou a 56%.

  • Foto: Ulgo-Oliveira/Seinfra
  • 13 // Mai // 2020
  • 08h22

Bahia tem mais 13 municípios com transporte suspenso

O governo da Bahia decidiu suspender o transporte intermunicipal em mais 13 cidades baianas: Cairu, Catu, Encruzilhada, Entre Rios, Itamaraju, Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Ouriçangas, Prado, Quixabeira, Rodelas, Santaluz e Senhor do Bonfim. A decisão foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (13) e começa a valer a partir de quinta (14). Também ficou estabelecida a retomada do transporte em Aracatu e Seabra, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

Cidades com transporte suspenso

A Bahia totaliza 139 municípios com transporte suspenso. São eles: Abaíra, Aiquara, Alagoinhas, Amargosa, Anguera, Arataca, Barra do Choça, Barreiras, Barrocas, Boa Vista do Tupim, Buerarema, Cachoeira, Caetanos, Cairu, Caldeirão Grande, Camacã, Camaçari, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Canavieiras, Candeias, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Castro Alves, Catu, Coaraci, Conceição do Coité, Coração de Maria, Cruz das Almas, Curaçá, Dário Meira, Dias D’Ávila, Dom Basílio, Encruzilhada, Entre Rios, Eunápolis, Feira de Santana, Gandu, Governador Mangabeira, Guaratinga, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ibirataia, Ilhéus, Ipiaú, Irará, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itacaré, Itagibá, Itajuípe, Itamaraju, Itaparica, Itapé, Itapetinga, Itapicuru, Itapitanga, Itatim, Ituberá, Jacobina, Jaguarari, Jaguaquara, Jequié, Jitaúna, Juazeiro, Jussari, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Laje, Lajedo do Tabocal, Lauro de Freitas, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Madre de Deus, Manoel Vitorino, Maracás, Maragogipe, Maraú, Mata de São João e Morpará.

Também estão com transporte suspenso: Nazaré, Nilo Peçanha, Nordestina, Nova Soure, Nova Viçosa, Oliveira dos Brejinhos, Ouriçangas, Paramirim, Pau Brasil, Paulo Afonso, Pilão Arcado, Pojuca, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Presidente Tancredo Neves, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Remanso, Retirolândia, Ribeira do Pombal, Rio Real, Rodelas, Salvador, Santa Bárbara, Santa Cruz Cabrália, Santa Teresinha, Santaluz, Santanópolis, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, São Felipe, São Félix, São Francisco do Conde, São Gonçalo dos Campos, São Sebastião do Passé, Sátiro Dias, Saubara, Senhor do Bonfim, Serra do Ramalho, Serrinha, Serrolândia, Simões Filho, Taperoá, Teixeira de Freitas, Tucano, Ubaitaba, Ubatã, Umburanas, Una, Uruçuca, Valença, Valente, Várzea Nova, Vera Cruz e Vitória da Conquista.

  • Foto: Divulgação
  • 13 // Mai // 2020
  • 07h43

ALBA aprova nova legislação que regulamenta abono para policiais e servidores públicos civis

A Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA aprovou na terça-feira (12.05), em mais uma sessão legislativa virtual o Projeto de Lei 23.780/2020, que regulamenta a concessão de abono para policiais militares e servidores públicos civis estaduais que optarem por permanecer em atividade, mesmo cumprindo os requisitos para transferência à reserva remunerada e para aposentadoria, respectivamente. O parecer do relator deputado Paulo Rangel (PT) recebeu emendas, ficando a concessão do benefício congelada até 31 de dezembro de 2021. A partir dessa data, o abono permanência ficará limitado a 10% dos servidores do Legislativo, Executivo, Judiciário e Ministério Público. “A ALBA continua cumprindo o seu papel constitucional de legislar e de apreciar as propostas legislativas apresentadas pelo Legislativo e pelo Executivo. Estamos atentos a tudo que possa contribuir para reduzir os danos causados pela pandemia do Covid-19, incluindo a possibilidade de queda em 40% da arrecadação estadual em razão da pandemia. O governador Rui Costa já alertou que os salários de maio e junho estão garantidos, mas que a situação para o segundo semestre ainda é uma incógnita”, ressalta o presidente da ALBA, deputado Nelson Leal. O Projeto de Lei Complementar, o de número 160/2020, recebeu pedido de vista e será votado na próxima sessão legislativa virtual. O presidente Nelson Leal convocou sessões legislativas virtuais entre 14 a 18 de maio - quinta, sexta, sábado, domingo e segunda - para esvaziar a pauta de votações.

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 11 // Mai // 2020
  • 10h28

Embasa prossegue com serviço de melhoria na estação de tratamento de Livramento de Nossa Senhora, nos dias 11 e 12

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, para prosseguir com o serviço de melhoria na estação de tratamento, nesta segunda (11) e terça (12), terá que reduzir a oferta de água em 30% no sistema de abastecimento de Livramento de Nossa Senhora da cidade. A manutenção programada será concluída no final da tarde de terça (12), quando o abastecimento nas áreas afetadas será restabelecido gradativamente ao longo das 48 horas seguintes. Enquanto realiza a intervenção, a Embasa recomenda o uso criterioso da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando usos que possam ser adiados e todas as formas de desperdício.

  • Foto: Divulgação
  • 11 // Mai // 2020
  • 09h57

Livramento: Prefeitura constrói estrada que ligará pau-a-pique a pernambuco

A Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora, iniciou a construção de uma estrada vicinal. Finalizada, a estrada ligará as comunidades de Pau a Pique a Pernambuco e será a realização de um sonho das comunidades de Itaguaçu, Rocinha e Pernambuco, principalmente, durante os festejos de São Gonçalo quando os devotos teriam que atravessar um percurso mais longo, além disso facilitará o deslocamento, da população de Canabrava e Pau-a-Pique, para o atendimento médico na UBS de Itaguaçu.

  • Foto: Exame
  • 09 // Mai // 2020
  • 10h54

Passa de 10 mil o número de mortos pelo novo coronavírus no Brasil

O Brasil atingiu neste sábado (9) a marca de 10 mil mortos pelo novo coronavírus. Os dados são das secretarias estaduais de Saúde. Ao todo, são 146.894 o número de casos confirmados da doença. O número é maior do que o divulgado pelo Ministério da Saúde na noite da última sexta-feira (8). O balanço indicava o registro de 9.897 óbitos e 145.328 casos confirmados de Covid-19. Segundo a pasta, em 24 horas foram confirmadas 751 mortes, o que representa um acréscimo de 6,8%. Conforme levantamento do G1, entre o último domingo (3) e a sexta (8), foram registradas 3.147 óbitos, 31% do total contabilizado em todo o período da pandemia. Entre os estados com números mais críticos da doença, São Paulo se destaca com 41.830 casos confirmados e 3.416 óbitos. Rio de Janeiro vem em seguida, com 15.741 diagnósticos e 1.503 casos. Ceará chama a atenção com 14.956 casos e 966 óbitos, além de Pernambuco, que possui 11.587 pacientes com Covid-19 e 927 mortes decorrentes da doenla, e Amazonas, que acumula 10.7272 casos e 874 mortes.

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 09 // Mai // 2020
  • 10h24

Microônibus com 10 passageiros oriundos de São Paulo com destino a Macaúbas é abordado pela Polícia Militar em Livramento

Uma guarnição da Companhia Independente de Policia Militar (46ª CIPM) foi acionada na noite da última sexta-feira (08) para apoiar a Vigilância sanitária em frente ao Centro administrativo em Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações, um Microônibus foi abordado com 10 passageiros oriundos de São Paulo com destino a Macaúbas, infligindo o Decreto Estadual que proíbe transporte coletivos durante a pandemia do (COVID-19). Segundo informações apuradas pelo Blog Regional via Polícia Militar, o veículo já teria sido abordado anteriormente pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA), em Vitória da Conquista, onde também foi notificado e informado das consequências. O veículo foi encaminhado para o pátio da 46ª CIPM para ser realizado os procedimentos necessários.

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 08 // Mai // 2020
  • 15h46

Polícia Militar apreende dois ônibus clandestinos por descumprimento de decreto estadual

Na manhã desta sexta-feira (08), a 46ª CIPM recebeu informações de que dois ônibus estariam se deslocando pela BA 152, no sentido a Livramento de Nossa Senhora. De imediato uma guarnição foi deslocada para averiguar o fato. Os veículos foram interceptados e conduzidos à barreira sanitária localizada no Bairro Taquari.

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 08 // Mai // 2020
  • 15h46

Onde os condutores e todos os passageiros passaram por atendimento médico e deverão seguir as diretrizes relativas ao combate e prevenção ao COVID-19.  A ação da 46ª CIPM, contou com o apoio da AGERBA - Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia, PRE – Polícia Rodoviária Estadual e SESAU - Secretaria Municipal de Saúde.

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 08 // Mai // 2020
  • 15h46

  • Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
  • 08 // Mai // 2020
  • 10h14

Livramento: Comarca contabiliza produção de 878 atos durante teletrabalho

Um total de 373 sentenças, 293 despachos, 152 baixas e 60 decisões foram proferidos durante março e abril na Vara Cível da Comarca de Livramento de Nossa Senhora, correspondendo à produção de 878 atos. Neste período, a unidade e toda a Justiça estadual atuam em regime de teletrabalho, por conta da pandemia do Coronavírus (Covid-19). De acordo com o Juiz Titular da unidade, Gleison dos Santos Soares, a produção dos dois meses analisados supera em mais de 250% o quantitativo somado de todos os processos julgados no PJe ao longo dos dois últimos anos (2018 e 2019). Vale ressaltar que o trabalho realizado nos sistemas paralelos (SISCONDJ, RENJUD, E-PREC) e atendimentos via meios eletrônicos não estão registrados nesta análise. À frente da unidade desde outubro de 2019, o Juiz Gleison Soares destaca que para alcançarem o resultado foi “indispensável e de imensa importância a participação e o empenho de todos os servidores da Vara Cível da Comarca de Livramento de Nossa Senhora por meio do teletrabalho, em atuação digna de elogios”. Teletrabalho – Desde meados do mês de março, magistrados e servidores atuam em teletrabalho e sistema de rodízio, durante idêntico horário ao expediente regular. Além da apreciação das matérias, realizam expedientes internos, como elaboração de despachos, decisões, sentenças e atividades administrativas, seja nos processos eletrônicos, seja nos físicos, estes mediante carga.

  • Foto: Divulgação
  • 08 // Mai // 2020
  • 08h47

Live do sorteio acontecerá nesta sexta-feira (08) com Dj Thalmus às 20h

A Chapada iPhone apresenta Grande Live do sorteio com DJ thalmus será nesta sexta-feira dia 8 a partir das 20h no canal do YouTube do DJ thalmus e no Instagram da Chapada IPhone.  E atenção, durante a Live acontecerá um grande sorteios de um vale compras no valor de R$ 400, uma barca de Sushi do Bocas Grill, R$ 150 em compras na Elite Fox e duas sessões de Quiropraxia Rodrigo Santos.

  • Foto: Divulgação
  • 08 // Mai // 2020
  • 08h47

Ainda não participou? Corra que ainda da tempo. Para participar é muito fácil, (Clique aqui) e siga as regras. E atenção vai rolar sorteio extra para as pessoas que estiverem assistindo a Live no momento, no oferecimento da Central das Bebidas. Live do sorteio, é nesta sexta-feira dia 08 a partir das 20h. Reúna os amigos e família, e participe.