Dicas de Dr. Ricardo Barbosa do uso correto de seu travesseiro
Foto: Divulgação
09 Jul 2018 - 21:27
Dicas de Dr. Ricardo Barbosa do uso correto de seu travesseiro

O travesseiro ideal . A escolha errada pode causar danos à saúde, como cefaleia (dor de cabeça), cervicalgia (dor no pescoço), dor na região dorsal na altura dos ombros por pressão, alterações respiratórias que levam ao ronco, além de insônia e da sensação de muito cansaço ao levantar de manhã. Se a pessoa apresenta esses sintomas, a orientação é que procure um especialista para ver se há alterações na coluna e orientar o travesseiro ideal.

O travesseiro influencia muito na qualidade do seu sono. Se você sente que não está dormindo direito, acorda como se não tivesse dormido nada durante a noite e passa o dia sonolento, pode ser que seu travesseiro não esteja adequado. Escolher o travesseiro que melhor se adapta a posição em que você dorme, pode contribuir para melhorar sua disposição durante o dia, acordar mais descansado e aumentar sua qualidade de vida. O travesseiro ideal é aquele que alinha a sua coluna vertebral com a cabeça, o que possibilita melhor circulação sanguínea e não compromete os estímulos nervosos enviados pelo cérebro aos outros órgãos do corpo.

Para quem dorme de barriga para cima, o travesseiro não pode ser tão espesso. Sua altura deve ser suficiente para ocupar o espaço entre a cabeça e os ombros. Ele não deve ser alto demais a ponto de deixar a cabeça muito inclinada. Experimente colocar um travesseiro sob os joelhos deixando-os levemente curvados. Isso ajuda a posicionar melhor os quadris e a relaxar os músculos da região lombar. Porém essa posição é contra-indicada para quem ronca ou sofre de apnéia do sono.

Dicas de Dr. Ricardo Barbosa do uso correto de seu travesseiro
Dor cervical

Para quem costuma dormir de lado, o modelo de travesseiro ideal é um de altura média, nem muito alto, nem muito baixo. O espaço entre os ombros e a face deve ser todo ocupado pelo travesseiro. Nesta posição, experimente usar um travesseiro de corpo. Ele é ideal para apoiar braços e pernas e fornecer um relaxamento maior durante o sono.

Dicas de Dr. Ricardo Barbosa do uso correto de seu travesseiro

Dormir de bruços  não é muito indicada. Isso porque, ao dormir de bruços, você deve girar a cabeça para não afundar seu rosto no travesseiro, certo? Porém, essa simples rotação da cabeça comprime a coluna cervical e pode resultar em torcicolos. O ideal é tentar se habituar a dormir em outra posição.A  pessoa que se movimenta muito durante o sono, muda constantemente de posição. O travesseiro ideal é aquele que seja flexível o bastante para se adaptar as diversas posições que a pessoa adota ao se mexer na cama.

Dicas de Dr. Ricardo Barbosa do uso correto de seu travesseiro
Comentários


Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixar Comentário