Bahia

07 Junho 2019 - 14:18

Homicídios de mulheres cresceram acima da média nacional

Foto: Varela Notícias

O estudo Atlas da Violência, do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), mostrou que enquanto a taxa geral de homicídios no Brasil aumentou 4,2% na comparação 2017-2016, a taxa de mortes de mulheres cresceu 5,4%. Esta é a maior taxa desde 2007. Nos homicídios de mulheres, as mortes dentro de casa representam 28,5%, e o Ipea as relaciona a possíveis casos de feminicídio e violência doméstica. Entre 2007 e 2017, este tipo de homicídio aumentou 17,1%. A taxa de homicío de mulheres negras é maior que a de mulheres não negras, crescendo 29,9% entre 2007 e 2017, enquanto a de mulheres não negras aumentou 1,6%.

Bahia

07 Junho 2019 - 14:13

Bahia ganha 494 novos soldados para a Polícia Militar

(Foto: Jorge Cordeiro)

Em solenidades realizadas, na manhã de quinta-feira (6), na Vila Policial Militar do Bonfim, em Salvador, e em outras cinco cidades do interior, a Polícia Militar (PM) formou 494 novos soldados. Os novos profissionais vão servir em diversos municípios. Os profissionais integraram o Curso de Formação da PM, turma de 2018.2, ministrado para 148 alunos na capital e 346 em Batalhões de Ensino Instrução e Capacitação (Beic) nas cidades de Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Conquista, Barreiras e Itaberaba. O subsecretário da Segurança Pública, Ary Pereira de Oliveira, que esteve presente na cerimônia entregando premiação para alunos que mais se destacaram, lembrou que estes policiais irão para as ruas reforçar a segurança da população baiana. "Estamos muito orgulhosos de todos eles. Com esta nova turma, estamos ampliando o quadro de profissionais e garantindo mais tranquilidade para os cidadãos", falou. Com quatro policiais militares na família (irmãos e tios), o soldado Rodrigo Bastos Santos, 22 anos, aprovado no concurso de 2017, não escondeu a satisfação em integrar a corporação." Foram 10 meses de curso, de superação", lembrou. Também compareceram ao evento, o comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Francisco Teles de Macêdo.
 

Brasil

07 Junho 2019 - 13:58

Ex-namorada de Devinho Novaes acusa cantor de agressão: 'Vá tomar no c* era rotina'

Foto: Reprodução

Ex-namorada do cantor Devinho Novaes, que ganhou notoriedade nos últimos meses, Aylle Santiago exibiu uma série de acusações contra o artista. De acordo com ela, Novaes agia de forma agressiva. Em vídeos e áudios publicados, é possível atestar que o "boyzinho" usava palavras ofensivas. "Operada, cheguei a pegar ele dentro do motel. Nunca houve respeito da parte dele, sofria e engolia tudo calada. Eu e Deus. Sempre usou os piores xingamentos comigo, nunca respeitou uma mulher! De 'Vá se f****', até 'vá tomar no c*, isso era rotina'. Uma hora a gente cansa", escreveu. Em outra publicação, ela mostra o cantor com uma arma. Operada, Aylle diz ter sido agredida. "Ele rasgou minhas roupas e chutou meus seios".

Rio de Contas

07 Junho 2019 - 13:55

Escolas de Rio de Contas recebem integrantes dos Bombeiros

Foto: SSP-BA

Mais de 400 alunos da rede pública e privada do município de Rio de Contas, participam do Projeto “Kim na Escola” até a esta sexta-feira (7), cujo objetivo é ensiná-las sobre prevenção para evitar o afogamento, além da capacitação para serem semeadoras da prevenção. Aplicado pelo 7°Grupamento de Bombeiros Militar (7°GBM) através do Núcleo de Operações Aquáticas (NOA) daquela unidade, o projeto é realizado através de palestras com os cuidados no meio líquido. "Temos um índice grande de afogamentos também em rios e lagos, por isso trazemos essa iniciava para as escolas. Usamos uma linguagem adequada para a idade do nosso público, para que eles consigam entender da melhor maneira", explicou o soldado BM Rodrigo Benigno. O projeto é de autoria da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e executado pelo NOA. De acordo com a Sobrasa, no Brasil o afogamento é uma das maiores causas de morte entre as crianças. "E é através da prevenção que buscamos evitar pelo menos 85% dos afogamentos", pontuou o soldado BM Jorge Marinho, outro militar do 7ºGBM envolvido na ação. Ainda segundo a Sobrasa, anualmente uma média de 7.000 brasileiros morrem no meio líquido, entre praias, piscinas, rios e lagos. O Brasil tem uma estimativa anual de mais de 1 milhão salvamentos aquáticos, 260 mil hospitalizações por afogamentos e mais de 600 vítimas desaparecidas, o que torna um dos países com o maior número de pessoas afogadas em todo mundo.

Brasil

05 Junho 2019 - 20:49

Repórter da Globo é afastado após envolvimento em caso Neymar

(Foto: Tv Globo)

Tradicional repórter de esportes da Rede Globo, Mauro Naves foi afastado da cobertura esportiva após participar do escândalo que envolve o jogador Neymar Jr. e uma mulher que acusa o astro brasileiro de estupro. De acordo com o Jornal Nacional, o repórter passou o contato do pai de Neymar para os advogados da garota. Após isso, os defensores e Neymar "pai" teriam marcado um encontro. Âncora do JN, William Bonner anunciou o afastamento de Naves. Ele só retornará ao posto após o esclarecimento dos fatos.

Entretenimento

05 Junho 2019 - 20:23

Central das Bebidas comemora seu primeiro aniversário em Livramento

(Foto: Blog Regional)

A Central das Bebidas (Ambev) comemorou na última segunda-feira (03), um ano de sucesso em Livramento de Nossa Senhora. O ato de comemoração aconteceu em um restaurante do município, e contou com as presenças de amigos e colaboradores. “A Central das Bebidas, tem se destacado em toda região, e temos trabalhado diariamente para que possamos levar um serviço de qualidade para atender as demandas dos nossos clientes”. Disse Rony da Skimel.

Acidente

05 Junho 2019 - 19:55

Correntina: Duas pessoas morrem e mais de 10 ficam feridas após batida entre carreta e van

(Foto: Arquivo Pessoal)

Duas pessoas morreram e outras 16 ficaram feridas após uma batida entre uma carreta e uma van, na BR-349, altura de Correntina, região oeste da Bahia. O caso ocorreu no final da tarde de terça-feira (4). Conforme a Polícia Civil, que prestou atendimento no local, informações iniciais apontam que o motorista da carreta, que estava carregada de milho, dormiu ao volante e acabou invadindo a contramão, quando atingiu a van. Alex Rodrigues da Silva morreu no local. Já Maria Marlene Pereira chegou a ser encaminhada para uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos. Os 16 passageiros que ficaram feridos durante a batida foram encaminhados para o Hospital Municipal Lauro Joaquim, em Correntina. Na manhã desta quarta-feira (5), apenas duas das vítimas permaneciam na unidade. As outras foram liberadas e uma encaminhada para o Hospital do Oeste, em Barreiras. Ainda segundo a polícia, o motorista da carreta fugiu do local sem prestar atendimento às vítimas.

Bahia

05 Junho 2019 - 19:47

Saúde: Mulher é condenada a 48 anos por envenenar 4 pessoas da mesma família com doce de leite

(Foto: Reprodução/ Facebook)

A mulher suspeita de envenenar quatro pessoas da mesma família, sendo que uma delas morreu, com uma substância popularmente conhecido como “chumbinho” no município de Saúde, no norte da Bahia, foi condenada a 48 anos de prisão, em júri popular realizado no fórum da cidade, na terça-feira (4). Conforme o Ministério Público (MP), a vítima que morreu foi um homem de 47 anos. Ele ingeriu o veneno em um doce de leite oferecido pela suspeita, que foi identificada como Rosa Maria Dantas Melo. Na ocasião, Celson Alves da Silva estava com a mulher e dois filhos. Todos ingeriram o doce com o veneno. O órgão informou que Rosa Maria Dantas Melo nega o crime. O crime aconteceu em junho de 2017 e a mulher estava presa desde dezembro do mesmo ano, quando teve a prisão temporária decretada. A preventiva foi decretada no dia 18 de janeiro de 2018. Segundo o Tribunal de Justiça (TJ-BA), Rosa Maria foi condenada pela prática de homicídio e tentativa de homicídio com emprego de veneno e dissimulação ou recurso que dificultou a defesa das vítimas. A mulher está na cadeia pública do município e deve ser encaminhada para o Presídio de Juazeiro.

Livramento

05 Junho 2019 - 19:39

Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em Livramento

(Foto: Divulgação)

A Secretaria do Meio Ambiente de Livramento de Nossa Senhora (SEMAR) está realizando plantio de mudas de árvores nos distritos do município em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), já passaram por Itanagé e São Timóteo, a seguir, será em Iguatemí. Em São Timóteo, a SEMAR prestigiou a Caminhada Ecológica realizada pela E. M. Barão de São Timóteo, os alunos participaram do plantio e receberam informações sobre as árvores. A SEMAR está usando mudas de Ipê, Mini Ipê, Flamboyant, Oiti, Espigueira e Pata de vaca.

Brasil

05 Junho 2019 - 19:12

Hacker invade celular de Sergio Moro e troca mensagens por aplicativo

(Foto: Veja)

O celular do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, foi invadido por um hacker nesta terça-feira (5). De acordo com a assessoria de imprensa de Moro, o ministro só percebeu o golpe por volta das 18h, quando recebeu uma ligação de seu próprio número. O hacker ficou por seis horas utilizando de aplicativos de mensagens do ministro. Devido a invasão, o ex-juiz federal precisou cancelar a linha. De acordo com a Folha, a Policia Federal investiga o caso. O setor de tecnologia da pasta também teria sido acionado para ajudar a apurar o ataque.

Brasil

04 Junho 2019 - 18:52

Ex-advogados de mulher que acusa Neymar dizem ter certeza da agressão e que autoridades podem decidir se houve estupro

(Foto: Divulgação)

Os ex-advogados da mulher que acusa Neymar de agressão e estupro divulgaram nesta terça-feira (4) uma nota de esclarecimento onde afirmam ter convicção de que as provas apresentadas pela mulher demonstram que ela foi agredida pelo jogador durante um encontro em Paris, no dia 15 de maio e quem decidirá se o estupro "ocorreu ou não são as autoridades, que podem ter uma interpretação divergente da nossa". Segundo a nota, a mulher só relatou que tinha sido vítima de estuprodepois que os advogados se reuniram com representantes do jogador na casa do pai de Neymar - a convite do mesmo. De acordo com a nota assinada por Francis Ted Fernandes, um dos sócios da Fernandes e Abreu Advogados, o escritório foi contratado para buscar um acordo para tratamento e indenização por danos morais. Os advogados a orientaram para fazer um exame médico particular que comprovassem as agressões. Eles dizem que levaram o caso ao pai de Neymar e foram convidados para uma reunião na casa dele. “O representante/advogado da nossa ex-cliente, presente à reunião, expôs os fatos, que foram imediatamente menosprezados pelos representantes do jogador, os quais encerraram a reunião dizendo que não haveria acordo”, diz a nota. Os advogados repudiam as afirmações da defesa de Neymar de que eles teriam feito uma tentativa de extorsão, classificada pelos representares do jogador como um “cala boca”.

“Nesse ponto se ressalta o absurdo de uma reunião entre advogados ser referida, de maneira torpe, como tentativa de extorsão, ainda mais quando essa reunião só se realizou dado o convite feito pelos representantes de Neymar Júnior. Isso só demonstra que os representantes de Neymar Júnior, sabendo dos fatos, orquestraram uma armadilha com o objetivo de criar um álibi para o seu protegido, em prejuízo da vítima e de seus antigos patronos.” Os advogados reforçam que, apesar de a mulher ter mudado a versão, segundo eles, de agressão para estupro, ela “tem provas da materialidade das agressões sofridas”. “A Autoridade Policial e o Ministério Público podem e têm condições de capitular o crime como quiserem: agressão, estupro ou os dois”, diz a nota. “Nos solidarizamos com a dignidade da nossa ex-cliente, repugnando todas as manifestações preconceituosas a ela dirigidas, bem como todas as tentativas diminuir sua pessoa. Somos todos humanos e nada justifica a investida de pessoas que tentam tirar a dignidade de outras seja por qual motivo for. Não compactuamos com o linchamento público de uma mulher que tem direito a exercer sua pretensão de justiça, como qualquer um de nós.”

CONTINUE LENDO

Justiça

04 Junho 2019 - 18:49

Ministério Público diz ao STJ que Lula tem direito a progredir para regime semiaberto

( Foto: Andre Penner/AP Photo)

O Ministério Público Federal enviou um parecer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) no qual afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já cumpriu tempo suficiente da pena para progredir para o regime semiaberto. Condenado na Lava Jato, Lula está preso em regime fechado desde 7 de abril de 2018, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR). No regime semiaberto, o condenado tem direito a deixar prisão durante o dia para trabalhar. Quando foi julgado em primeira instância, Lula foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão. A defesa do ex-presidente recorreu, e o Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF-4), de segunda instância, aumentou a pena para 12 anos e 1 mês. A defesa de Lula recorreu novamente, desta vez ao STJ, que reduziu a pena para 8 anos e 10 meses de prisão. Para a subprocuradora Áurea Lustosa Pierre, o Superior Tribunal de Justiça deve discutir uma eventual progressão de regime no caso de Lula. Ainda não há, contudo, previsão para a data do julgamento. A progressão de regime é permitida para quem já cumpriu um sexto da punição e, segundo o MP, também leva em conta outros aspectos, como bom comportamento. Por isso, o STJ terá que julgar se Lula pode mudar de regime com base em todos os aspectos.

Polícia

04 Junho 2019 - 18:44

Conquista: Motorista de aplicativo é preso com outro homem antes de corrida para fazer entrega de drogas

(Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Um motorista de um aplicativo de transporte particular foi preso junto com outro homem antes de fazer uma corrida para fazer entrega de drogas no município de Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia, informou, nesta terça-feira (4), a Polícia Civil. De acordo com o delegado Neuberto Costa, titular da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), a dupla foi presa quando se preparava para levar a droga para usuários, no centro da cidade, na segunda-feira (3). Com os suspeitos, a polícia disse ter apreendido maconha, cocaína e haxixe. A droga, segundo a polícia, estava na casa de um dos suspeitos, no bairro Brasil, onde os policiais também apreenderam dinheiro, uma balança de precisão e embalagens para acondicionar entorpecentes. O motorista de aplicativo preso, segundo a polícia, já tem passagem por roubo no município de Jequié, também no sudoeste do estado. O carro que ele usava também foi apreendido. A Polícia Civil informou que o material já foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde será periciado. Os suspeitos foram autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico e encaminhados para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista, onde permanecem à disposição da Justiça.

Política

04 Junho 2019 - 18:34

Prefeito de Rio de Contas participa da Marcha dos Prefeitos em Salvador; evento foi realizado pela UPB

(Foto: Divulgação)

O Prefeito de Rio deContas, Cristiano Azevedo, participou na manhã da última segunda-feira (3), em Salvador, da Marcha dos Prefeitos. O movimento organizado pela União dos Prefeitos da Bahia (UPB), foi às ruas defender, dentre outras coisas, a unificação das eleições. Se a proposta dos parlamentares, que está em tramitação, for aprovada, os atuais prefeitos e vereadores só terminariam seus mandatos em 2022, quando houvesse eleição geral para todos os cargos. Os defensores da proposta alegam que eleições de dois em dois anos oneram os cofres públicos e compromete a fluidez da democracia. "Essa marcha também tem outro objetivo. Nós prefeitos vimos aqui lutar pelos nossos municípios: pelo fortalecimento da atenção básica da saúde, programas sociais e até pelos royalties do petróleo", declarou o prefeito Cristiano Azevedo.

Educação

04 Junho 2019 - 18:29

Em assembleia professores da Uneb mantêm greve que já dura 2 meses e elaboram nova proposta de acordo

(Foto: Divulgação/Uneb)

Os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) aprovaram a continuidade da greve, que completa cerca de dois meses, em uma assembleia realizada no campus de Salvador, na manhã desta terça-feira (4). Ainda na reunião, os grevistas decidiram também por uma nova contraproposta, que será entregue ao governo nesta tarde, na Secretaria Estadual da Educação (SEC). A expectativa dos docentes é que o governo receba representantes do movimento para uma reunião. No novo documento, os professores pedem o pagamento de 5,9% de reajuste no salário base no ano de 2019, antes do final da greve. Além disso, os docentes reivindicam o compromisso do governo de discutir um cronograma para reposição das perdas salariais de 2015 a 2018 até o final de 2022.