Esporte

18 Abril 2018 - 20:07

Jiu-jitsu: Soldado da PM que era lotado na 46ª CIPM de Livramento é vice-campeão brasileiro e garante vaga no mundial

Foto: Divulgação

O soldado da PM, José Bruno Silva Santos, que ja fez parte da 46ª CIPM de Livramento de Nossa Senhora, ficou em segundo lugar no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, realizado no último final de semana, em Feira de Santana, que reuniu atletas de todo o Brasil. Integrante da 33ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Valença), José Bruno foi elogiado por seu comandante, o major Alexandre Costa de Souza. “Com a colocação que o atleta ficou no campeonato ele conseguiu vaga para disputar o Mundial. Ele é um policial padrão, muito focado e disciplinado, tanto aqui na unidade policial, quanto no esporte que pratica. Estamos orgulhosos”, disse o major. O bom desempenho do soldado na prática do esporte poderá render frutos para o município de Valença. O major afirmou que a companhia pretende dar aulas de jiu-jitsu para a população. “Queremos que crianças carentes da cidade possam fazer essa prática esportiva ministrada pelo soldado. Será mais uma forma de aproximação com a comunidade”, concluiu.

Bahia

18 Abril 2018 - 19:53

Conta de energia vai aumentar cerca de 17% na Bahia

Foto: Reprodução

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou na última terça-feira (17), em reunião pública, a Revisão Tarifária Periódica da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – COELBA, a partir de 22/4/18. Consumidores do Grupo B – baixa tensão (residências, comércios, industrial, serviços): 17,22 % de aumento. Consumidores do Grupo A – alta tensão (tensão de fornecimento maior que 2,3 kV): 16,95 % de aumento. A revisão tarifária periódica reavalia as tarifas de energia após analisar os custos e investimentos para a prestação dos serviços de distribuição de energia elétrica. Essa revisão ocorre em um intervalo médio de quatro anos na Bahia, explica o Engenheiro Eletricista Vitor Gomes, responsável técnico da Vital Energia. “Os ajustes tarifários periódicos são determinados por contrato e, dessa forma, os consumidores são obrigados a aceitar o que é determinado pela ANEEL. É importante destacar que existem muitas medidas para redução do consumo e, além disso, o consumidor pode se livrar de qualquer aumento de tarifa com a instalação de um sistema de energia solar em sua casa, comércio ou indústria” – comenta Vitor.

Livramento

17 Abril 2018 - 15:25

Livramento: Homem foi ferido a golpe de faca no Bairro Benito Gama; suspeito do crime foi detido

Foto: Reprodução | Whatsapp Blog Regional

Policiais militares da 46ª CIPM se deslocaram na noite do último domingo (15), por volta das 19h, ao Bairro Benito Gama, em Livramento de Nossa Senhora, onde foi informado através do 190 que haveria um homem ferido. No local, os policiais encontraram um indivíduo de prenome Welliton com ferimento provocado por perfuração de faca. O Samu 192 foi acionado e a vítima informou à polícia que o autor do crime seria um homem de nome Maciel Pina Oliveira, que teria fugido em uma motocicleta com a ajuda de um outro homem. Após buscas, o suspeito do crime foi localizado na casa da namorada. Ele e o homem que o ajudou a fugir, bem como a faca supostamente usada na agressão, foram encaminhados á delegacia.  Não há informações sobre estado de saúde da vítima.

Acidente

17 Abril 2018 - 13:39

Jovem de 17 anos morre após teto de varanda cair enquanto ela se balançava em rede

Foto: Reprodução

No último sábado (14), uma jovem de 17 anos morreu após o teto da varanda em que estava cair enquanto ela se balançava em rede. Segundo informações obtidas pelo G1, que só foram divulgadas nesta segunda-feira (16), a jovem foi identificada como Júlia Inácio e estava acompanhada de outras duas pessoas no momento do acidente, ocorrido na zona rural de Alagoinha, Agreste de Pernambuco. De acordo com o site, a adolescente foi socorrida para uma unidade de saúde local e chegou a ser transferida para o Hospital Lídio Paraíba, em Pesqueira, mas não resistiu aos ferimentos. Testemunhas informaram que Júlia e as outras duas pessoas foram para a rede após o almoço, mas a estrutura não suportou o peso e cedeu. Não há informações sobre o estado de saúde das outras duas vítimas. 
 

Brasil

17 Abril 2018 - 13:33

Encontrado corpo de médica capixaba que era procurada na Bahia

Foto: Reprodução

O Departamento Médico Legal (DML) de Vitória (ES) informou na segunda-feira (16) que o corpo encontrado às margens do Rio Jucu, na divisa entre Domingos Martins e Marechal Floriano, na Região Serrana do Espírito Santo, é da médica cardiologista Jaqueline Colodetti, 50 anos. A médica que morava em Cariacica havia sumido dia 3 de abril, depois de realizar atendimentos Santa Leopoldina. Ela deveria voltar para a cidade onde mora para atender em outra clínica, mas no meio do caminho parou perto de uma ponte sobre o Rio Jucu, não sendo mais vista. O corpo, em estado avançado de decomposição, estava só com uma calça jeans e de sutiã. A família não revelou a causa da morte. O sepultamento aconteceu às 11h desta terça-feira (17), no Cemitério São Pedro, no bairro Cruzeiro do Sul, em Cariacica. A médica chegou a ser procurada também na Bahia, onde um caminhoneiro disse à família ter dado carona para Jaqueline entre Planalto e Poções, no Sudoeste do estado.
 

Livramento

17 Abril 2018 - 13:23

Livramento: Câmara de Vereadores muda dia e horário das sessões

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Através da Resolução nº 01, de 10 de abril a Câmara de Vereadores muda o horário das sessões ordinárias. O que até aqui vinha sendo às 18h das terças-feiras agora passará, a partir da próxima semana, a ser às 9h das sextas-feiras segundo site Livramento Hoje. A última mudança ocorreu no final de 2016, quando passou para o horário das 18 horas, sob o argumento de que havia pedido de populares. Sob este argumento o então vereador Antônio Luis (PT) apresentou o Projeto para alteração, tendo sido aprovado por unanimidade. Quinze meses depois o argumento do vereador não se mostrou verdadeiro, pois, na sua maioria, as Sessões Legislativas ocorrem sem nenhuma presença popular. Esta legislatura conta com cinco vereadores do sertão do município (três de Iguatemi, um de Itanagé e um de Tabuleiro) e diante da ausência popular resolveu-se por alterar o horário para dar maior segurança aos edis no retorno para suas residências.  Em termos de assistência da população o novo horário poderá melhorar, pois a população do interior do município, que sempre está na cidade pela manhã, poderá ir à Câmara Municipal encontrar seu Vereador.  A Resolução da mudança de horário está publicada no Diário Oficial do Legislativo de quarta-feira (11) abril, juntamente com mais três Decretos Legislativos, que dão Título de Cidadão Livramentense às Senhoras Dirce Cerqueira, Graça Maria Bergami (D. Graça, da Farmácia Vitória) e Joanina Batista Silva Morais Sampaio, a Vice-prefeita.
 

Livramento

17 Abril 2018 - 12:53

Livramento: Prefeito sanciona lei que veda a nomeação e contratação de parentes no âmbito da administração municipal

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Através da lei de nº 1.381/2018, de 16 de abril de 2018, o prefeito do município de Livramento de Nossa Senhora, José Ricardo Assunção Ribeiro, altera a redação da Lei nº 1.048/2007, de 26 de março de 2007, que dispõe sobre as condições de vedação para a nomeação e contratação de parentes no âmbito da administração municipal. Deste modo, passa a vigorar  a seguinte redação: “Art. 1º - É vedada a nomeação remunerada para cargos de secretários municipais, bem para como cargos comissionados e funções de confiança, do cônjuge e dos parentes consanguíneos ou afins, até o terceiro grau, ou por adoção, do Prefeito, do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara Municipal, no âmbito, respectivamente, da Prefeitura e da Câmara Municipal.” Parágrafo único – Os nomeados e contratados ficam obrigados a apresentar declaração de que não se enquadram na vedação prevista no caput. Art. 2º - Altera a redação do Artigo 3º da Lei nº 1.048/2007, de 26 de março de 2007, que passa a vigorar nesses termos: “Art. 3º - Fica vedada, também, a nomeação remunerada para cargos, em comissão, ou a contratação temporária, sem processo seletivo, no âmbito do Poder Legislativo, do cônjuge e dos parentes consanguíneos ou afins, até o terceiro grau, ou por adoção, do Prefeito, do Vice-Prefeito, e, no âmbito do Poder Executivo, do cônjuge e dos parentes consanguíneos ou afins, até o terceiro grau, ou por adoção, do Presidente da Câmara Municipal, desde que configurada a reciprocidade, assim entendida como o cruzamento de nomeações.” Parágrafo único – Os nomeados e contratados ficam obrigados a apresentar declaração de que não se enquadram na vedação prevista.

Justiça

17 Abril 2018 - 12:47

STF decide hoje se torna réu o senador Aécio Neves

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Alvo de nove inquéritos, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) terá uma denúncia apresentada contra ele a partir da delação da JBS julgada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) nesta terça-feira (17). No entanto, inquéritos que chegaram ao Supremo antes ainda esperam um desfecho. A 1ª Turma do STF vai decidir se recebe denúncia contra Aécio, sua irmã Andréa Neves e outros dois acusados. Somente com o recebimento da denúncia é que se instaura oficialmente um processo em que os réus serão julgados. Após a apresentação de provas e depoimento de testemunhas, o relator do processo apresenta seu voto pela condenação ou absolvição. A sentença é definida em julgamento no qual votam os cinco ministros da 1ª Turma do STF. A defesa do senador nega a prática de qualquer irregularidade. Esse processo chegou ao STF em maio do ano passado. Há ainda um segundo inquérito contra Aécio, de origem na delação da JBS. Outras cinco investigações contra o senador foram abertas com a delação da Odebrecht e chegaram ao Supremo em março do ano passado.

Os dois últimos inquéritos contra o senador tucano no STF foram abertos em maio de 2016, a partir da delação do ex-senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS). Apenas no inquérito julgado esta terça-feira já foi apresentada denúncia contra Aécio. O oferecimento de denúncia ocorre quando a PGR (Procuradoria-Geral da República) julga ter provas suficientes para pedir a condenação do investigado. Entre as acusações que pesam sobre Aécio nesta denúncia, está a gravação na qual o tucano pede R$ 2 milhões ao empresário Joesley Batista, um dos donos da J&F, controladora da JBS. Em uma conversa, o tucano aparece pedindo o dinheiro ao empresário sob a justificativa de que precisava pagar despesas com sua defesa na Operação Lava Jato. Também são acusados de corrupção passiva nesse inquérito Andréa Neves, irmã do senado, seu primo Frederico Pacheco de Medeiros e Mendherson Souza Lima, ex-assessor parlamentar do senador Zezé Perrella (MDB-MG). A investigação teve início a partir da delação dos executivos da JBS. Foi este mesmo acordo de colaboração premiada que levou às duas denúncias apresentadas contra o presidente Michel Temer (MDB), hoje suspensas por ordem da Câmara dos Deputados, e um terceiro inquérito contra o presidente. Além do crime de corrupção pela negociação dos R$ 2 milhões, a PGR também denunciou Aécio pelo crime de obstrução de Justiça. A Procuradoria afirma que Aécio, por meio de uma série de contatos com o diretor-geral da Polícia Federal na época, Leandro Daiello, “deixou clara a sua intenção de interferir” para que a investigação sobre irregularidades na licitação da Cidade Administrativa de Minas Gerais ficasse com “um delegado específico” na corporação. Ligações entre Aécio e Daiello foram gravadas com autorização da Justiça. O senador responde a um inquérito por suspeita de fraude nessa licitação quando era governador de Minas. A PGR destaca que, apesar das tentativas do senador, o responsável não foi trocado. A defesa do senador afirma que não houve crime, pois foi feito um pedido de empréstimo pessoal ao empresário. “As provas revelam que o empréstimo pessoal feito ao senador não envolvia dinheiro público ou, como reconheceu a própria PGR, qualquer contrapartida. Assim, inexiste crime ou ilegalidade na conduta do senador Aécio”, afirma o advogado Alberto Zacharias Toron. Sobre a acusação de obstrução à Justiça, Toron afirma que não há indícios de irregularidade nos diálogos gravados entre Aécio e Daiello.

CONTINUE LENDO

Região Sudoeste

16 Abril 2018 - 22:05

Tanhaçu: Jovem é morta e tem corpo carbonizado pelo ex após briga por ciúme; homem é preso e confessa crime

Foto: Whatsapp/ Composição / Blog Regional

Uma jovem de 22 anos, identificada como Sivanilda dos Santos Pinto foi morta e teve parte do corpo carbonizado pelo ex-companheiro, na noite do último domingo (15), após uma discussão motivada por ciúme, na cidade de Tanhaçu. O corpo da vítima, foi encontrado dentro de uma vala, na manhã desta segunda-feira (16). Em seguida, o ex-companheiro da jovem foi preso suspeito do crime e confessou ter matado a vítima, informou a polícia. De acordo com o delegado Edson Santos de Souza, titular da cidade, o suspeito, identificado como Edson Gomes da Silva, de 41 anos, contou em depoimento que discutiu com a jovem após ela receber uma ligação de outro homem, durante um encontro com ele. Os dois estavam separados, mas se encontravam à vezes. "Ele [suspeito] disse que um cara ligou para ela [vítima] e ele ficou com raiva. Eles discutiram, ele deu uma gravata na jovem e ela ficou desacordada. Ele disse que chegou a bater no rosto dela para ela acordar, mas ela não acordou. Sem saber o que fazer, ele jogou o corpo dela em uma vala, foi em casa, pegou gasolina e ateou fogo", contou o delegado. A polícia chegou até o suspeito porque o casal costumava brigar quando estava junto e a vítima já havia registrado ocorrências de agressão na Delegacia de Tanhaçu. O suspeito será encaminhado para a carceragem da 20ª Coordenação de Polícia Civil do Interior (Coorpin), em Brumado. O corpo da vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da mesma cidade.

Acidente

16 Abril 2018 - 21:33

Brumado: Carro capota na BA-148, saída para Livramento de Nossa Senhora

Foto: Janilson Santos | Blog Regional

Um veículo Gol branco capotou no início da tarde desta segunda-feira (16) na BA-148, em Brumado, saída para o município de Livramento de Nossa Senhora. De acordo com informações, o automóvel era conduzido por uma mulher, que perdeu o controle da direção do veículo, vindo este a sair da pista, bater em um barraco e capotar. Não há dados que indiquem a causa do acidente. A motorista foi socorrida pelo Samu 192 e encaminhada ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Não há informações sobre seu estado de saúde.

Geral

16 Abril 2018 - 21:27

Deputado pede à Justiça que proíba apreensão de veículos por atraso no IPVA e outras taxas

Foto: Reprodução

O diretório municipal do PSDB de Itabuna, por meio do seu presidente, o deputado estadual Augusto Castro, ingressou na Justiça, na última semana, pedindo a proibição da apreensão de veículos, por autoridades de trânsito, em toda a Bahia, em função da falta, ou atraso no pagamento de taxas e tributos, como IPVA e outros encargos. Augusto Costa lembra que o confisco, além de ilegal, impõe constrangimento aos cidadãos. ”Trata-se de uma verdadeira violência estatal contra o indivíduo”, avalia o deputado. Castro pede também a desvinculação do pagamento de taxas, a exemplo do licenciamento, da quitação das multas. ”Na Bahia a liberação do licenciamento está condicionada à quitação de todos os débitos do veículo. Entendemos que isso é inconstitucional, basta observar o que está disposto na Constituição Federal, a esse respeito”, diz Augusto. O inciso IV do Art. 150 da Carta Magna reza que é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios utilizar tributo com efeito de confisco. ”Diante de inquestionável evidência, estamos submetendo tal medida inconstitucional à avaliação da Justiça, certos de que sairemos vitoriosos”, conclui o deputado.

Brasil

15 Abril 2018 - 11:50

Opção do PT para eleição presidencial, Wagner deve ter ?conversa franca? com cúpula

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Tido como uma opção do Partido dos Trabalhadores (PT) para disputar a presidência da República – caso Lula (PT) não consiga –, o ex-governador da Bahia e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner (PT), deverá ter uma "conversa franca" com a cúpula do partido nos próximos dias. De acordo com a coluna Radar, da revista Veja, "por ordem de Lula", "eles vão pressionar o companheiro a dizer se em suas gavetas há negócios que a Polícia Federal (PF) ainda não conhece". A informação foi divulgada pela coluna ontem à tarde (14). O ex-presidente Lula (PT) está preso em Curitiba, no Paraná, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá, em São Paulo.

Geral

15 Abril 2018 - 11:45

Polícia apreende cerca de 85 kg de drogas e armas em paredão com adolescentes

Foto: Alberto Maraux/divulgação/SSP

Na madrugada deste domingo (15), agentes da 49ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/São Cristóvão) apreenderam cerca de 85 kg de drogas em uma festa paredão que acontecia no bairro de Jardim das Margaridas, em Salvador. De acordo com a SSP, os policiais faziam rondas na região quando suspeitaram de uma movimentação na casa.

Polícia apreende cerca de 85 kg de drogas e armas em paredão com adolescentes

Foto: Alberto Maraux/divulgação/SSP

Lá foram encontrados 73 tabletes de maconha prensada, dois revólveres calibres 38 e 32, além de um simulacro de pistola, porções de cocaína, celulares, relógios e caixas de som. Cerca de 100 pessoas participavam da festa, inclusive adolescentes. Os policiais ainda acionaram a Operação Sílere – ação que combate a poluição sonora da prefeitura.

Polícia apreende cerca de 85 kg de drogas e armas em paredão com adolescentes

Foto: Alberto Maraux/divulgação/SSP

Agentes da Superintendência de Obras Públicas (Sucop) e da Guarda Municipal deram suporte na operação. Todas as pessoas foram encaminhadas para a 12ª Delegacia Territorial (DT/Itapuã), onde passaram por triagem. Os organizadores do eventos, três homens que não tiveram a identidade revelada, foram presos em flagrante.

Política

15 Abril 2018 - 11:40

Após prisão, Lula perde votos e Bolsonaro e Marina Silva empatam, segundo Datafolha

Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo após a prisão, lidera a corrida à Presidência da República com 31% das intenções de votos no melhor cenário. Apesar da liderança, o petista viu a diferença diminuir em relação aos seus principais adversários após ser preso pela Operação Lava Jato, segundo pesquisa divulgada no início da madrugada deste domingo (15/4), pelo Datafolha. No fim de janeiro, no levamento anterior, o petista tinha até 37%. O levantamento divulgado neste domingo é o primeiro após Lula ter sido preso. A pesquisa também mostrou que os pré-candidatos Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede) herdam dois de cada três apoiadores do ex-presidente. Nos cenários sem Lula, o deputado Jair Bolsonaro (PSL) aparece com 17% das intenções de voto, empatado tecnicamente com Marina Silva (Rede), entre 15% e 16%. A pesquisa foi realizada entre quarta-feira (11/4) e sexta-feira (13/4) – Lula foi preso no sábado, 7, após se entregar na sede da Polícia Federal, em Curitiba. O PT ainda considera o ex-presidente candidato do partido ao Planalto e diz que irá registrá-lo dia 15 de agosto. A condenação em segunda instância, no entanto, faz com que ex-presidente se enquadre na Lei da Ficha Limpa. O registro depende de aprovação do Tribunal Superior Eleitoral. O Datafolha traçou 9 cenários na corrida presidencial.  Lula aparece em três deles e oscila entre 30% e 31%, à frente do deputado Jair Bolsonaro (PSL), que varia entre 15% e 16%, e Marina Silva (Rede), com 10%. Nos outros seis cenários, sem a presença do ex-presidente Lula, Bolsonaro e Marina Silva aparecerem tecnicamente empatados. O deputado federal lidera com 17% e a ex-ministra oscila entre 15% e 16%. Em todos os cenários, o instituto de pesquisa colocou o nome do ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, apontado pelo seu partido, o PSB, como pré-candidato ao Planalto. Barbosa, que ainda não admitiu publicamente se será ou não candidato, oscila entre 8% e 10% das intenções de voto. Já o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, pré-candidato do PSDB, aparece com 6% e até 8% no melhor dos cenários.

Polícia

15 Abril 2018 - 11:37

Homem é morto a facadas por causa de briga por mulher em Feira

Foto: Reprodução

Raimundo Moreira da Conceição, de 52 anos, morador do Conjunto Viveiros, em Feira de Santana, foi atingido com golpes de faca na região do peito e ombro esquerdos por volta das 19h30 de sábado (14), em um bar no mesmo bairro. A vítima foi socorrido para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), mas não resistiu e morreu. Segundo informações da polícia, o crime aconteceu por causa de uma mulher. Uma testemunha que socorreu a vítima para o hospital disse a polícia que Raimundo estava em um bar no Conjunto Viveiros, quando um homem chegou em uma motocicleta e o alvejou pelas costas. O caso será investigado pela Polícia Civil da cidade, o corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), para ser necropsiado.