Livramento

16 Março 2020 - 22:07

Polícia Militar resgata mulher e filho de cárcere privado em Livramento

Foto: Arquivo | Blog Regional

Na tarde da última sexta-feira (13), por volta das 16h20, equipe da Polícia Militar de Livramento de Nossa Senhora se deslocou até o bairro Beira Rio para averiguar denúncia de cárcere privado, onde uma mulher de 18 anos estaria sendo mantida em cárcere juntamente com seu filho, um menor de 10 meses, pelo pai da criança, um homem de 18 anos. No local, a vítima relatou à polícia que estava sofrendo tortura física e psicológica e o agressor tinha quebrando o seu celular, a privando de comunicação. A vítima foi conduzida para a delegacia de Livramento, juntamente com o menor e seus pertences  para formalizar a denúncia e o autor ao perceber a presença das guarnições evadiu se do local com destino ignorado.

Rio de Contas

16 Março 2020 - 21:52

Rio de Contas: Vereador entra com representação no Ministério Público por crime contra a honra

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

O Vereador Vinicius Costa do Município de Rio de Contas, que no último dia 02 foi à tribuna da Câmara denunciar atos que teriam sido praticados ilicitamente no Hospital do Município, foi atacado pelo Diretor Adílio Aparecido Domingos da Silva contra sua honra. Após viralizar na impressa da região a denúncia de que um recém-nascido teria sido sepultado sem declaração, guia de sepultamento, certidão de óbito e sem ter sido o seu corpo encaminhado ao IML da cidade de Brumado-BA, o Diretor administrativo do Hospital do Município de Rio de Contas – BA solicitou á aquela casa o uso da tribuna livre com o fim de prestar esclarecimentos. No ultimo dia 09 fazendo o uso da tribuna livre o Diretor administrativo do Hospital ao invés de elucidar a população sobre a denúncia, optou por ofender a honra do Vereador Vinicius Costa acusando-o da prática de crime injúria racial. A redação do Jornal da 88, em contato com o Vereador obtivemos  informações que o mesmo já adotou as medidas jurídicas cabíveis através de representação por cometimento de crime contra a honra no Ministério Público da Comarca de Livramento de Nossa Senhora – BA. E ainda informou que “Sou conhecido por toda a região e todos sabem que sou um cidadão, advogado e cristão que primo pelo respeito mútuo e que não adotei e jamais adotaria qualquer prática discriminatória contra qualquer pessoa e mesmo por este fato não abrirei mão de aguardar a resposta do judiciário.” disse o vereador.

Rio de Contas: Vereador entra com representação no Ministério Público por crime contra a honra

Foto: Divulgação

Bahia

16 Março 2020 - 21:24

Governo do Estado determina suspensão das aulas por 30 dias e outras medidas

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

O governador Rui Costa anunciou, na tarde desta segunda-feira (16), uma série de medidas que visam conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19) na Bahia. As ações serão publicadas em decreto, na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (17). O ponto principal do decreto é a suspensão das aulas por 30 dias na rede estadual de ensino em Salvador, Feira de Santana e Porto Seguro, cidades que registraram casos de coronavírus, já a partir de terça-feira (17). “Ao longo da semana, iremos monitorar a situação em outras cidades e esta medida poderá ser ampliada. Continuaremos a agir com responsabilidade e serenidade para conter e garantir assistência à saúde pública aos baianos e baianas”, destacou Rui. Ainda segundo o governador, os eventos que reúnam mais de 50 pessoas em Salvador, Feira de Santana e Porto Seguro estão suspensos, sejam de cunho religioso, político ou cultural. Rui ainda determinou a higienização especial para todos os transportes públicos na Bahia. “A medida irá valer para o transporte municipal de cada cidade, intermunicipal, interestadual e mesmo para todos os transportes escolares, sejam eles privados ou públicos feitos pelas prefeituras”. Também fica estabelecida a medição da temperatura das pessoas que chegam ao estado da Bahia pelos aeroportos, Rodoviária de Salvador e rodovias federais que dão acesso, principalmente, aos passageiros que vêm de São Paulo e Rio de Janeiro.  De acordo com o governador, serão instalados postos avançados na BR-116, BR-101 e na BR-242, que ligam a Bahia ao centro-oeste do país. Caminhões e ônibus serão parados para que a medição da temperatura dos passageiros seja realizada. Aqueles que apresentarem temperatura elevada ou febre não terão a entrada permitida no estado. Caso seja baiano, será orientado sobre os procedimentos que deve adotar. Também fica suspenso o recadastramento de pensionistas e inativos do Estado da Bahia que é realizado mensalmente. O procedimento ficará suspenso por 90 dias, a partir desta terça-feira (17). As férias e licença-prêmio de todos os profissionais de saúde da Bahia também ficam suspensas e serão reprogramadas posteriormente. Servidores estaduais acima de 60 anos poderão trabalhar em suas residências. Ficam suspensas as viagens de servidores estaduais para Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.  Está suspenso ainda o atracamento de navios de cruzeiros na Bahia a partir desta terça-feira (17). Policiais da reserva poderão ser convocados para fiscalização das medidas restritivas citadas acima. 
 

Bahia

16 Março 2020 - 21:14

Bahia confirma 10º caso do novo coronavírus (Covid-19)

Foto: Reprodução


O 10º caso do novo coronavírus (Covid-19) na Bahia foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) nesta segunda-feira (16). Trata-se de um homem de 43 anos, de Porto Seguro, que trabalha na residência de uma das pessoas com diagnóstico positivo para Covid-19 que estavam em uma festa realizada em Itacaré. O paciente relatou contato diário com o caso confirmado e encontra-se assintomático. 
Os outros nove casos confirmados são de residentes em Salvador (quatro) e Feira de Santana (cinco). De janeiro até às 17h desta segunda-feira (16), a Bahia registrou 587 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 10 confirmados. Outros 249 foram descartados e 328 aguardam análise laboratorial. Ressalta-se que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Um novo boletim, com dados atualizados, será divulgado às 17h de terça-feira (17).  É importante pontuar que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital. Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar. Outras informações podem ser obtidas no site da Sesab. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de uma amostra que será encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA). Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito. A fim de ampliar as medidas de prevenção contra infecções virais como Coronavírus, H1N1, H3N2 e Influenza B, as autoridades sanitárias municipais e estadual vem sensibilizando a sociedade sobre a importância da higiene regular das mãos e ratificar a necessidade de cumprimento da Legislação Estadual nº 13.706/2017, que determina a disponibilização de dispensadores de álcool gel por parte de estabelecimentos comerciais que prestam serviços diretamente à população.
 

Brumado

16 Março 2020 - 21:11

Autorizadas obras da Policlínica Regional de Saúde em Brumado

Foto: Camila Souza/GOVBA

O equipamento de média e alta complexidade que já assiste oito milhões de baianos que vivem  em 16 regiões da Bahia vai ser instalado também em Brumado, no centro-sul do estado. Na manhã desta segunda-feira (16), o governador Rui Costa assinou a ordem de serviço para a construção de uma Policlínica Regional de Saúde que servirá aos habitantes do município e de outras 17 cidades do entorno. A intervenção conta com um investimento superior a R$ 11,7 milhões e tem previsão de conclusão prevista para cerca de dez meses. O governador Rui Costa fez a assinatura do documento no bairro São José, que futuramente abrigará o equipamento de saúde. “As policlínicas vêm se juntar às unidades básicas de saúde, com o objetivo de fortalecer a prevenção. Antes das policlínicas, as pessoas que moram no interior tinham que se deslocar para municípios distantes ou para a capital, em busca de uma especialidade ou exame que não era ofertado na sua cidade. Com esse novo modelo de regionalização da saúde, a população dispõe de uma estrutura confortável, inclusive no deslocamento, para um atendimento de qualidade”.  Com 3.200 metros quadrados de área construída, a Policlínica em Brumado ofertará atendimento ambulatorial, apoio diagnóstico e terapia, por meio de exames como raio-X, ultrassonografia, tomografia, mamografia, ressonância magnética, endoscopia, ergometria, eletrocardiograma, ecocardiograma e eletroencefalograma. Ainda há espaços destinados ao tratamento do pé diabético, coletas laboratoriais e procedimentos ambulatoriais. Os municípios beneficiados, que integram o Consórcio Interfederativo de Saúde da Região de Brumado, são, além da cidade que dá nome à entidade, Barra da Estiva, Boquira, Botuporã, Caturama, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Érico Cardoso, Ibicoara, Ibipitanga, Ituaçu, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires e Tanhaçu.
 

Brasil

16 Março 2020 - 20:51

Guedes anuncia R$ 147,3 bilhões em medidas contra coronavírus

Foto: CNN Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou nesta segunda-feira (16) em Brasília um pacote de R$ 147,3 bilhões em medidas emergenciais contra os impactos econômicos do novo coronavírus (COVID-19). Entre elas estão a antecipação da segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas do INSS para maio, a antecipação do abono salarial para junho e a transferência de recursos não sacados do PIS/Pasep para o FGTS, de forma a permitir nova liberação de saques. "É um esforço inicial, apesar da magnitude. Vocês vão ter que se acostumar, porque estamos monitorando e a cada 48 horas podem surgir novas medidas", afirmou Guedes. Após reunir-se com Jair Bolsonaro, nesta tarde, Guedes disse que o presidente manifestou duas preocupações principais: com os idosos e os mais vulneráveis na crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Segundo o ministro, "saúde e mercado de trabalho" foram os pilares que nortearam as medidas anunciadas. Do total de recursos, R$ 83,4 bilhões serão voltados à população considerada mais frágil, sobretudo idosos e mais pobres. Dentro desse valor, e entre as novas medidas, R$ 23 bilhões se referem à antecipação da segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas do INSS para maio; R$ 21,5 bilhões em valores não sacados do PIS/Pasep transferidos para o FGTS para permitir novos saques; R$ 12,8 bilhões liberados em antecipação do abono salarial para junho e R$ 3,1 bilhões destinados como reforço ao Bolsa Família. Outra medida, que já havia sido anunciada na semana passada, foi a antecipação de R$ 23 bilhões da 13ª parcela de aposentados e pensionistas do INSS para abril.  Em coletiva de imprensa, Guedes reforçou que o país não pode se entregar à "psicologia de pânico e derrotismo". "Quando estávamos começando a decolar veio esse vento contra (do coronavírus). Se nós tivermos a atitude correta, trabalhar em vez de reclamar (...), a capacidade de resposta é maior."  

Rio de Contas

14 Março 2020 - 11:34

Rio de Contas: Homem morre após ser arrastado por correnteza

Foto: Adaílton Silva | Blog Regional

Um homem morreu afogado após ser arrastado por uma correnteza em um córrego do Rio Ribeirão na comunidade de Engenho Velho, zona rural do município de Rio de Contas. De acordo com informações da familia, a vitima identificada por Diolino Pires Santos, 60 anos, estava desaparecido desde a tarde de quinta-feira (12), ele teria caído no córrego ao fazer a travessia e acabou sendo arrastado pela forte correnteza. O seu corpo foi encontrado por volta das 15:30h de sexta-feira (13), a cerca de três quilômetros do local de onde teria desaparecido. A Polícia Militar foi acionada e fez o isolamento da área. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) removeu o corpo e encaminhou para o IML de Brumado.

Livramento

13 Março 2020 - 08:32

Livramento: Na Semana do Consumidor com ofertas imbatíveis na Ortobom

Foto: Divulgação

Na Semana do Consumidor, todos os dias a Ortobom tem super ofertas. Produtos com até 50% de desconto. Venha conferir as ofertas imbatíveis. Visite a loja Ortobom e confira, situada na Rua Deoclides Alcântara, no Centro de Livramento, em frente a Pinte Arte. Telefones: (77) 3444 - 5433 / (77) 99127 - 6028 / (77) 99803 - 5447.

Livramento: Na Semana do Consumidor com ofertas imbatíveis na Ortobom

Foto: Divulgação

Política

12 Março 2020 - 08:16

Deputado Marquinho Viana na CERB agiliza abastecimento de água para Ibicoara

Foto: Divulgação

O deputado Marquinho Viana (PSB), acompanhou o prefeito de Ibicoara, Haroldo Aguiar, na assinatura do convênio com o presidente da CERB, Dr. Antônio Matos, para a implantação dos sistemas de abastecimento de água nos povoados de Córrego Fundo e Canoão; Serão atendidas 111 famílias e uma Igreja, com água de qualidade para uma população de aproximadamente 450 pessoas.
 

Livramento

12 Março 2020 - 08:09

Carreta quebra e interdita BA-148, trecho da Serra das Almas, em Rio de Contas

Foto: Reprodução | 88 FM

Na manhã de quarta-feira (11), uma carreta acabou causando a interdição temporária da BA-148, trecho da Serra das Almas, em Rio de Contas. O veículo apresentou problemas e ficou posicionado em “L”. Não há informações sobre qual  problema causou a paralisação do veículo. Com a pista interditada, condutores de veículos tiveram que interromper o tráfego por alguns instantes. Segundo informações a carreta já foi retirada do local e o trânsito flui normalmente.

Livramento

12 Março 2020 - 08:04

Vigilantes de Livramento de Nossa Senhora aderem a greve estadual

Foto: Divulgação

Os vigilantes de segurança de Livramento de Nossa Senhora resolveram aderir a greve estadual, eles prestam serviços em várias instituições da Bahia e iniciaram e greve na terça-feira (10), por tempo indeterminado. Segundo o Sindicato dos Empregados de Empresas de Segurança e Vigilância do Estado (Sindivigilantes), a decisão ocorreu durante uma assembleia coletiva e depois de muitas tentativas de reajuste salarial com o setor patronal. “No ano de 2019, nós tivemos 13 rodadas [de negociação], incluindo o Ministério Público Estadual (MP-BA) e nada andou. Agora [neste ano], tivemos outras rodadas, mas não tivemos avanço. Por isso, a categoria escolheu fazer a greve por conta da intransigência do patrão”, disse Jeferson Fernandes, Secretário de Comunicação do Sindivigilantes.

Informe Publicitário

12 Março 2020 - 07:53

Livramento: Aulão de Forró Pé de Serrá acontece nesta sexta-feira (13) na Brasa Pizzaria

Foto: Divulgação

Um Aulão de Forró Pé de Serra acontece nesta sexta-feira (13) na Brasa Pizzaria, o Aulão ‘’Sexta Pé de Serra’’, terá inicio a parti das 20:00h, com os professores Raul Caíres e Day Lima Dance. Venha e traga a sua família. Diversifique seu final de semana com uma boa música pé de serra e uma boa pizza. Chega junto, pois QUEM DANÇA É MAIS FELIZ !!!

Livramento

12 Março 2020 - 07:47

Abastecimento de água temporariamente reduzido em Livramento

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

A Embasa informa que, temporariamente, a oferta de água distribuída no Sistema de Abastecimento de Livramento de Nossa Senhora encontra-se parcialmente reduzida. As chuvas registradas nos últimos dias elevaram subitamente a coloração da água bruta do Rio Brumado, requerendo alterações no processo de tratamento para garantir a qualidade da água fornecida na cidade. Enquanto a situação persistir, a Embasa recomenda que a população de Livramento utilize de forma criteriosa a água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando desperdícios, além de redobrar os cuidados com a água.

Informe Publicitário

12 Março 2020 - 07:28

Aproveite o  Super bota fora em móveis da Mapec Movéis

Foto: Divulgação

A Mapec móveis está com super ofertas em roupeiros, estantes, cristaleiras, racks, home theater, camas, sofás e muito mais.  Uma verdadeira seleção de marcas e modelos com descontos mais que especiais, produtos com até 70% de desconto e ainda dividido em até 1 ano para pagar. Aproveite este super bota fora de móveis que só a Mapec traz para você. Promoção válida por tempo limitado, até durar os estoques. Mapec móveis a certeza de um bom negócio. Avenida Dr. Edilson Pontes, em frente a Caixa Econômica. Telefone: 77 3444-2172/ Whatsapp: 9 9964-6705

Brasil

11 Março 2020 - 08:01

TSE defende resultado das eleições de 2018 após ataque de Bolsonaro

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Ante a recente notícia, replicada em diversas mídias e plataformas digitais, quanto a suspeitas sobre a lisura das Eleições 2018, em particular o resultado da votação no 1º turno, o Tribunal Superior Eleitoral reafirma a absoluta confiabilidade e segurança do sistema eletrônico de votação e, sobretudo, a sua auditabilidade, a permitir a apuração de eventuais denúncias e suspeitas, sem que jamais tenha sido comprovado um caso de fraude, ao longo de mais de 20 anos de sua utilização. Naturalmente, existindo qualquer elemento de prova que sugira algo irregular, o TSE agirá com presteza e transparência para investigar o fato. Mas cabe reiterar: o sistema brasileiro de votação e apuração é reconhecido internacionalmente por sua eficiência e confiabilidade. Embora possa ser aperfeiçoado sempre, cabe ao Tribunal zelar por sua credibilidade, que até hoje não foi abalada por nenhuma impugnação consistente, baseada em evidências. Eleições sem fraudes foram uma conquista da democracia no Brasil, e o TSE garantirá que continue a ser assim.