Acidente

04 Abril 2019 - 20:33

Idosa morre em acidente na BA-142 entre Anagé e Tanhaçu

(Foto: Albert Danton | Blog do Anderson)

A buraqueira da BA-142, trecho entre Suçuarana, Zona Rural de Tanhaçu, e Anagé, que fica a 110 quilômetros de Vitória da Conquista, pode ter sido o principal fator de um grave acidente na tarde desta quinta-feira (4). De acordo com o Blog do Anderson, a batida frontal envolveu uma pick-up e uma caminhonete resultou na morte de uma mulher. Equipes da Companhia Independente de Polícia Rodoviária, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestaram socorro às vítimas.

Idosa morre em acidente na BA-142 entre Anagé e Tanhaçu

(Foto: Albert Danton | Blog do Anderson)

O corpo, cuja identidade ainda não revelada, foi removido ao Instituto Médico Legal em Brumado, no Sudoeste Baiano. Internautas tem lamentado as condições dessa rodovia, tanto dos buracos e falta de sinalização, além de animais na pista.

Bahia

04 Abril 2019 - 20:29

Uneb: professores decretam greve por tempo indeterminado

(Foto: Divulgação | Aduneb)

Os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) decretaram greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira (4). A decisão vale para as 24 unidades da universidade, localizadas em todo o estado da Bahia. Os docentes já estavam se mobilizando desde o mês passado, quando foi decretado estado de greve. Por meio de nota enviada à imprensa, os professores disseram que tentam negociar a pauta de negociações com o governo desde 2016. “Apenas na Uneb, mais de 400 docentes que já deveriam ter sido promovidos, aguardam em uma fila de espera. Há seis anos também não acontece aumento salarial. Outro problema são os contingenciamentos orçamentários, ou seja, dinheiro que está previsto não chega na universidade, porque o governo não repassa. Somente entre agosto e novembro do ano passado esse contingenciamento, em média, confiscou 55% do orçamento da Uneb”. Após ouvir os professores, representantes do governo se comprometeram em apresentar propostas à pauta. Uma nova reunião acontecerá na próxima segunda-feira (8), às 15h30, no Instituto Anísio Teixeira.

Pauta de reivindicações

– Destinação de, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) do Estado da Bahia para o orçamento anual das universidades estaduais. Atualmente esse índice é de aproximadamente 5%;

– Reposição integral da inflação do período de 2015 a 2017, em uma única parcela, com índice igual ou superior ao IPCA;

– Reajuste de 5,5% ao ano no salário base dos docentes para garantir a política de recuperação salarial, referente aos anos de 2015, 2016 e 2017;

– Cumprimento dos direitos trabalhistas, a exemplo das promoções na carreira, progressões e mudança de regime de trabalho. Atualmente, só na Uneb, mais de 400 professores possuem seus direitos à promoção negados pelo Estado;

– Ampliação e desvinculação de vaga/classe do quadro de cargos de provimento permanente do Magistério Público das Universidades do Estado da Bahia.

Livramento

04 Abril 2019 - 20:20

Cidão Aracatu participa da VII Conferência Municipal de Saúde de Livramento

(Foto: Blog Regional)

O vereador e atual Presidente da Câmara, Aparecido Lima Silva, (Cidão Aracatu), participou nesta quinta-feira (4) da VII Conferência Municipal de Saúde de Livramento. Para o vereador esse é o momento democrático e que precisa ser valorizado, pois facilita compreender as necessidades da comunidade. "Esta é a oportunidade para a população participar e apresentar sugestões, contribuindo para a gestão da saúde em nosso município", avalia o vereador Cidão. O evento é um importante marco para deliberar diretrizes e propostas populares, uma vez que o formato permite que a comunidade elenque suas prioridades para a área.

Bahia

04 Abril 2019 - 20:15

Seis espingardas e revólver apreendidos com dupla em Laje

(Foto: Divulgação | SSP-BA)

Diligências de uma investigação sobre homicídio resultaram nas apreensões de seis espingardas, revólver e munições. O flagrante aconteceu, na quarta-feira (3), no município de Laje (distante 226 km de Salvador), com equipes da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Antônio de Jesus). Os investigadores apuravam a morte de Cosme Santos da Silva, ocorrida em fevereiro deste ano, na cidade de Laje. Na localidade de Cotia, os policiais civis chegaram aos suspeitos Robenito Felismino dos Santos e José Santos da Silva, irmão da vítima. Com a dupla foram encontrados seis espingardas calibres 28 e 36, um revólver calibre 38 e munições. Durante depoimentos Robenito e José confessaram o planejamento e assassinato de Cosme. A arma utilizada no homicídio foi a espingarda calibre 28. Aos policiais civis a dupla relatou que sofria ameaças da vítima e por isso decidiu matá-la. Robenito e José responderão pelos crimes de homicídio qualificado e porte ilegal de arma de fogo. "Parabéns às equipes pela rapidez na elucidação da morte, captura dos autores e apreensões das armas", destacou o diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), delegado Flávio Góis.

Brasil

04 Abril 2019 - 20:11

PF encontra provas de corrupção na delegacia do caso Marielle Franco

Foto : Renan Olaz/ CMRJ

A Polícia Federal (PF) encontrou provas de que houve atos de corrupção praticados por integrantes da Delegacia de Homicídios da Capital (DH) do Rio de Janeiro, que é responsável pela investigação dos assassinatos da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes, há mais de um ano. De acordo com reportagem do UOL, os atos de corrupção na delegacia impediram o esclarecimento da autoria de assassinatos que envolvem milicianos do "Escritório do Crime" e integrantes da máfia do jogo do bicho no RJ. A informação foi confirmada por duas fontes ligadas ao inquérito da PF que investiga se houve obstrução à investigação sobre as mortes de Marielle e Anderson. Ao menos dois delegados estariam na folha de pagamento do chamado "Escritório do Crime". A propina era paga na própria delegacia, localizada na Barra da Tijuca. Depois da conclusão do Caso Marielle, a equipe da PF vai focar no desbaratamento da relação promíscua que une integrantes do crime organizado e agentes da segurança pública do estado.

Brasil

04 Abril 2019 - 20:04

Após saída de cubanos, Mais Médicos tem 1.052 desistências em 3 meses

Foto: Carla Ornelas/Secom

Cerca de 15% dos médicos brasileiros que entraram no Mais Médicos após a saída dos cubanos desistiram de participar do programa nos primeiros três meses. De acordo com levantamento da Folha de S. Paulo, ao menos 1.052 médicos que assumiram entre dezembro de 2018 e janeiro deste ano já deixaram as vagas. No total, 7.120 médicos brasileiros ingressaram no programa nas duas primeiras rodadas de seleção após o fim da participação de Cuba no Mais Médicos. Além desses, outros 1.397 médicos brasileiros formados no exterior tinham previsão de iniciar as atividades até o fim da última semana, mas o balanço dessas adesões ainda não foi divulgado. Segundo dados do Ministério da Saúde, o maior volume de saídas do programa é registrado em cidades com 20% ou mais da população em extrema pobreza. São 324 desistências, ou 31% do total. Em seguida estão capitais e regiões metropolitanas, com 209 desistências, ou 20%.

Dom Basílio

04 Abril 2019 - 19:25

Som automotivo está permitido durante Dom Basílio Folia

Foto: Reprodução

Na última terça-feira (02) o Prefeito Municipal de Dom Basílio, Roberval Meira, autorizou através do decreto nº 075/2019 o uso de som automotivo no percurso da festa de aniversário da cidade. Segundo o decreto a permissão é válida no período de 05 a 08 de abril, até as 22:00 horas, e compreendendo apenas os seguintes pontos estabelecidos: Avenida Rodrigo Alves até as proximidades do Restaurante Skinado, Praça Almir Públio de Castro, Avenida Senhor do Bonfim, Avenida Dr. Marilton Trindade, Rua Manuel de Araújo e Avenida Sete de Abril. Caso sejam verificados veículos de som automotivo fora do percurso citado acima, será devidamente punido conforme a legislação municipal vigente.

Saúde

04 Abril 2019 - 18:38

VII Conferência Municipal de Saúde é realizada em Livramento

Foto: Blog Regional

A Secretaria Municipal de Saúde de Livramento de Nossa Senhora cumprindo cronograma de ações do ano 2019, realizou nesta quinta-feira (04) a VII Conferência Municipal de Saúde. O evento foi aberto com a execução do hino nacional e logo após a Secretária Municipal de Saúde Kyara Alves falou ao público presente sobre a importância e realização da Conferência e declarou abertos os trabalhos.

VII Conferência Municipal de Saúde é realizada em Livramento

Foto: Blog Regional

Realizado no Centro Diocesano, o evento contou com um grande público formado por profissionais de saúde, que discutiram sobre diversos pontos relacionados ao Sistema Único de Saúde.

VII Conferência Municipal de Saúde é realizada em Livramento

Foto: Blog Regional

Várias autoridades também prestigiaram o evento que se encerrou às 14 horas com uma plenária para aprovação das propostas e a eleição dos representantes municipais que participarão da 10ª Conferência Estadual de Saúde na capital baiana no mês de junho. (Veja mais fotos)

Justiça

04 Abril 2019 - 18:10

MP recomenda Município de Livramento de Nossa Senhora a transferir mais de 260 alunos de volta para escolas próximas de casa

Foto: Blog Regional

O Ministério Público estadual recomendou à Prefeitura Municipal e à Secretaria de Educação de Livramento de Nossa Senhora que anulem o ato de nucleação que transferiu pelo menos 200 alunos de 12 escolas da zona rural do Município para unidades a mais de 2 quilômetros de suas residências. O promotor de Justiça Ruano Fernando da Silva Leite recomendou que, num prazo de 30 dias, os alunos possam retornar às unidades de origem, cabendo aos pais e responsáveis optar, se quiserem, pelas escolas atuais. A recomendação busca garantir ainda que crianças com menos de 7 anos estudem em suas próprias comunidades rurais e, caso precisem se deslocar por mais de 2 quilômetros, contem com transporte escolar exclusivo, sem alunos mais velhos, o que deverá ser regulamentado pelo Conselho Municipal de Educação, a quem caberá também aprovar a nucleação, levando em conta a manifestação da comunidade escolar e os impactos do processo sobre os alunos da educação infantil. A recomendação foi elaborada com base em inquérito civil que constatou que a nucleação para o ano letivo de 2019 em Livramento de Nossa Senhora foi realizada “de forma unilateral pela Secretaria Municipal de Educação, sem amplo debate com a comunidade”. Com o processo, pelo menos 200 alunos do ensino fundamental e 68 crianças do ensino infantil, com até cinco anos de idade, foram transferidas para unidades que ficam até 17 quilômetros distante de suas residências. As investigações do MP apuraram ainda que o trasporte desses alunos tem sido realizado “de forma precária, sem monitores suficientes, misturando crianças e adolescentes no mesmo veículo, e com viagens que duram tempo excessivo, desestimulando a frequência às escolas”. Se o Município atender o MP, os alunos voltarão a estudar nas escolas municipais Augusto Silvério Alcântara, Cláudio Manoel da Costa, Eliseu Freire, Dirce de Castro, Nélson José Leal, João Paulo I, Santa Rita de Cássia, Joaquim Correia, Tiradentes, Vicente Batista de Souza, Rua do Areão e Joana Angélica.

Acidente

04 Abril 2019 - 15:11

Após 3 meses, morre 7ª vítima de acidente envolvendo carreta e micro-ônibus em Seabra

Foto: Nilson Santos/Blog Liberdade Bom Sucesso

Morreu nesta quinta-feira (4) no Hospital Regional de Juazeiro, na região norte da Bahia, a sétima vítima do acidente que envolveu uma carreta e um micro-ônibus, há três meses, na cidade de Seabra, região da Chapada Diamantina. Jamile Pereira Moreira Dias, de 32 anos, era funcionária pública municipal da prefeitura de Juazeiro e estava internada desde o dia do acidente, em 3 de janeiro. A informação do óbito foi divulgada pela prefeitura. Os filhos dela, de 4 e 12 anos, estavam com a vítima no momento da batida e sobreviveram. A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro divulgou nota de pesar pela morte de Jamile. Conforme o órgão, Jamile ficou internada em Salvador até a segunda-feira (1º) e seria encaminhada para casa, em Juazeiro, onde teria assistência médica domiciliar. No momento da transferência, no entanto, o quadro de saúde se agravou e ela foi internada com urgência em Senhor do Bonfim. Depois, na quarta (3), foi levada para o Hospital Regional de Juazeiro, mas não resistiu e morreu nesta quinta. A prefeitura de Juazeiro informou que Jamile tinha 32 anos, era juazeirense e deixa dois filhos. "A profissional era querida por todos os servidores da Secretaria, conhecida e lembrada por seu jeito alegre e contagiante em atender o público, funcionária detalhista e uma grande artista. A Secretaria de Saúde está de luto, mas prestando toda a assistência à família", diz trecho da nota enviada pelo executivo municipal. 

Vitória da Conquista

04 Abril 2019 - 15:05

Homem é preso suspeito de estuprar sobrinha por cerca de 8 anos e vítima usa aplicativo para denunciar

Foto: Secom

Um homem foi preso na cidade de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia, suspeito de abusar sexualmente e estuprar a sobrinha de 14 anos, que também é filha adotiva. O suspeito, Paulo César Jesus da Silva, teve o mandado de prisão preventiva cumprido na quarta-feira (4) pela Polícia Civil. Conforme a investigação, a vítima, que morava com o suspeito, era estuprada desde os seis anos de idade. De acordo com a polícia, o pai da menina foi assassinado na cidade quando ela nasceu e a mãe a abandonou depois do crime — ela não foi localizada pela polícia. Por conta disso, a jovem era criada pelo tio paterno. "Ela se refere a ele como pai. Quando ela tinha seis anos, ele começou a fazer as primeiras carícias nela. Com nove anos, ela teve a prima relação sexual com ele. O depoimento dela é muito chocante", disse a delegada Rosilene Correia, que investiga o caso. Ainda segundo a polícia, quando a vítima completou 12 anos de idade, o tio passou a tratar a jovem como mulher. A vítima, segundo a investigação, era estuprada quando se negava a ter relação sexual com o suspeito. "Ele convivia com ela, dormiam juntos na mesma cama. E ele passou a tratá-la como mulher quando a menina começou a criar corpo. Quando ela se negava a ter relações, ele a ameaçava e a estuprava. Um exame comprovou que ela não é mais virgem. A gente só não sabe quando ela perdeu a virgindade", disse a delegada. O último estupro, segundo a polícia, ocorreu no dia 28 de fevereiro. "Ele entrou no quarto, ela estava dormindo, e ele a estuprou. Ela, então, mandou uma mensagem de WhatsApp para a tia relatando o que tinha acontecido e a tia, irmã dele, denunciou à polícia", afirmou. O suspeito foi localizado na quarta-feira (3), na zona rural do município, para onde fugiu após saber que a denúncia tinha sido feita à polícia. Ele foi encaminhado para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista.

Geral

03 Abril 2019 - 20:39

Contas de Encruzilhada são aprovadas com ressalvas

Foto: Reprodução | Folha de Condeúba

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quarta-feira (03/04), por quatro votos a três, concederam provimento parcial ao pedido de reconsideração formulado pelo prefeito de Encruzilhada, Wekisley Teixeira Silva, e reformaram decisão anterior de rejeição para aprovação com ressalvas das contas relativas ao exercício de 2017. Contudo, as multas imputadas no voto original, nos valores de R$4 mil e R$55.404,00 (valor correspondente a 30% dos subsídios anuais) foram mantidas. No recurso, o prefeito alegou que adotou medidas visando a redução da despesa com pessoal, mas justificou que houve queda da receita arrecadada em relação ao exercício de 2016, enquanto houve acréscimo na folha de pagamento, especialmente em decorrência do aumento do salário-mínimo. O relator, conselheiro Fernando Vita, não acatou o argumento apresentado, opinando pela manutenção da rejeição das contas. Os conselheiros Paolo Marconi e Francisco Netto acompanharam o relator. Todavia, o conselheiro José Alfredo Rocha Dias apresentou voto divergente, por considerar que não cabe opinar pela rejeição das contas quando se trata do primeiro ano de gestão. Os conselheiros Mário Negromonte e Raimundo Moreira acompanharam a divergência. O voto de desempate foi proferido pelo presidente Plínio Carneiro Filho, que também acompanhou a divergência. O Ministério Público de Contas, em seu pronunciamento, se manifestou pelo provimento parcial do recurso, opinando pela modificação do mérito das contas, para que fosse aprovada, com ressalvas. Além disso, também foi recomendada a exclusão da multa equivalente a 30% dos subsídios anuais, que não foi acatada pelos conselheiros. Cabe recurso da decisão.

Geral

03 Abril 2019 - 20:35

Prefeito de Barra do Choça tem contas rejeitadas

Foto: Reprodução | Blog do Anderson

Nesta quarta-feira (03/04), o Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou as contas da Prefeitura de Barra do Choça, da responsabilidade de Adiodato José de Araújo, relativas ao exercício de 2017. O gestor extrapolou o limite máximo de 54% para despesa total com pessoal. O relator do parecer, conselheiro Francisco Netto, multou o gestor em R$6 mil pelas irregularidades identificadas durante a análise das contas. O conselheiro Mário Negromonte se absteve na votação. Também foi determinada uma segunda multa, no montante de R$61.200,00, valor equivalente a 30% dos subsídios anuais do prefeito, em razão da não redução da despesa total com pessoal, que alcançou 71,99% da receita corrente líquida o município, superando o limite de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. O balanço orçamentário apresentou um déficit de R$4.187.741,68, vez que o município arrecadou recursos no montante de R$70.306.100,52 e realizou despesa no valor total de R$74.493.842,20. O relatório técnico apontou também que não há saldo financeiro suficiente para a cobertura dos Restos a Pagar, contribuindo para o desequilíbrio fiscal da prefeitura. Sobre as obrigações constitucionais, o gestor cumpriu todos os percentuais mínimos de investimento. Aplicou 27,69% da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino, superando o mínimo exigido de 25%. Nas ações e serviços públicos de saúde investiu 15,28% dos impostos e transferências, atendendo ao índice de 15%. E aplicou 84,77% dos recursos do Fundeb no pagamento da remuneração dos profissionais do magistério, cumprindo o mínimo de 60%. O relatório técnico registrou ainda a baixa cobrança da Dívida Ativa do Município; impropriedades na elaboração dos demonstrativos contábeis que não retratam a realidade patrimonial do município em 2017; deficiente relatório do controle interno; contrato com duração superior à vigência dos respectivos créditos orçamentários; e casos de ausência de inserção, inserção incorreta ou incompleta de dados no sistema SIGA, do TCM. Cabe recurso da decisão.

Justiça

03 Abril 2019 - 20:26

Comarca de Livramento implanta Projeto Pai Presente

Foto: Blog Regional

A Comarca de Livramento de Nossa Senhora está implantando o Projeto  Pai Presente. A ação social que faz parte do planejamento do Tribunal  de Justiça do Estado da Bahia tem como objetivo o reconhecimento de paternidade facilitada, através de exames de DNA gratuitos e é coordenado pelo Juiz de Direito e  Diretor do Cejusc - Dr. Antônio do  Espírito Santo Filho e pela Supervisora - Bacharela Dayse Matias. Os interessados em participar da ação deverão procurar o Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC) ao lado do Fórum Elemar Klinger Spínola para obter todas as informações necessárias. O projeto deverá também atender as cidade circunvizinhas como Rio de Contas, Dom Basílio e Jussiape.

Entretenimento

03 Abril 2019 - 20:11

Festa de emancipação política de Dom Basílio será realizada neste fim de semana

Foto: Divulgação

Nos dia 05,06 e 07 de abril a cidade de Dom Basílio estará em festa. A segunda edição do Dom Basílio Folia será realizado para marcar as comemorações dos 56 anos de emancipação política do município. A programação conta com atrações consagradas por todo país e artistas regionais, como Targino Gondim, Guig-Guetto, Psirico, Fann Estourado, Chris Pimenta e Dj Junaldo animaram os foliões. Para o prefeito Roberval Meira, essa é uma festa que movimenta todos os setores da cidade, aquecendo principalmente a economia regional.  “O município se prepara, comerciantes estão sendo treinados e orientados para prestar um bom atendimento durante o evento que vai atrair muitos moradores de outras cidades de toda a região. “É um momento para comemorar os 56 anos de aniversário, mas o Dom Basílio Folia representa um incremento significativo para a economia do município”. Frisou o prefeito.