Livramento

30 Julho 2018 - 09:49

Livramento: criança de 1 ano e meio morre após ser atingida por leite quente na zona rural

Foto: Reprodução

Uma criança de apenas 1 ano e meio de idade morreu após um recipiente com leite quente que estava em cima do fogão virar, acidentalmente, atingindo o seu rosto. O incidente ocorreu na noite da última sexta-feira (27), no Distrito de Iguatemi, em Livramento de Nossa Senhora. De acordo com o site  Livramento Manchete, a criança  teria se aproximado do fogão  e puxado a vasilha que armazenava o leite fervendo no momento em que a mãe fazia atividades domésticas. Ela foi socorrida e encaminhada ao Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu aos ferimentos veio a óbito. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado conduziu o corpo para o Instituto Médico Legal.

Eleições 2018

27 Julho 2018 - 00:55

Eleições 2018: Com 41%, Lula venceria no 1º turno

Foto: Divulgação - Ricardo Stuckert

Em pesquisa CUT/Vox Populi divulgada na quinta-feira (25), o ex-presidente Lula seria eleito em primeiro turno na eleição de outubro.  Mesmo mantido como preso o ex-presidente Lula teria 41% dos votos, de acordo com a pesquisa realizada entre os dias 18 e 20 de julho. A soma dos seus opositores é de apenas 29%. Em segundo lugar, aparece Jair Bolsonaro (PSL) com 12%, seguido por Ciro Gomes (PDT), que alcançou 5%. Marina Silva (Rede) caiu de 6% para 4%, empatando com Geraldo Alckmin (PSDB), que também registrou apenas 4%. Manuela D’Ávila (PC do B) e Álvaro Dias (Podemos) têm cada um 1% das intenções de votos. Os entrevistados que disseram que irão votar em outros candidatos atingiram 2%. O percentual dos que não vão votar em ninguém, brancos e nulos totalizou 18%. Não sabem ou não responderam, 12%.

Polícia

27 Julho 2018 - 00:16

Ituaçu: Homem morre em confronto com a Rondesp

(Foto: Divulgação - Polícia Militar)

Nesta quita-feira (26), por volta das 20h00 guarnições da Rondesp Sudoeste, durante patrulhamento tático na cidade de Ituaçu, na Chapada Diamantina, no bairro conhecido como “RoCinha” se deparam com um veículo de marca VW Gol Vermelho de placa policial KQN 4810 em atitude suspeita. Os militares, ao tentarem efetuar uma abordagem ao veículo, um homem desembarcou e começou a efetuar disparos com um revólver de marca Taurus de numeração 482412 com 6 munições em direção a guarnição, havendo o imediato revide. O suspeito foi atingido, sendo encaminhado ao hospital, mas não resistiu e morreu. Ele é suspeito de cometer homicídios em Vitória da Conquista/BA.

Entretenimento

26 Julho 2018 - 23:52

I Expo Livramento começa nesta sexta feira (27) e segue até o próximo domingo (29)

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

Terá inicio nesta sexta feira (27) até o próximo domingo (29), a I Expo Livramento e I Feira da Agricultura Familiar de Livramento e Região. O evento acontecerá no Colégio Polivalente de Livramento e contará diversas palestras incluindo os temas: cadastramento rural/CEFIR, negociação de dividas, alternativas alimentares e energias renováveis. Os visitantes poderão se encantar com os stands culturais, stands das cidades, garota da agricultura, roteiros turísticos, exposição de animais, balcão de negócios, novas tecnologias e implementos, barracas de comidas típicas e shows com artistas regionais. A I Expo Livramento tem a realização da prefeitura municipal de Livramento de Nossa Senhora, com apoio da prefeitura de Jussiape, prefeitura de Rio de Contas, prefeitura de Dom Basílio, Rádio Portal FM, SEBRAE, CAR e Governo do Estado da Bahia.

Esporte

26 Julho 2018 - 10:23

Tite e Edu Gaspar continuam na Seleção até a Copa de 2022

Foto : Lucas Figueiredo/CBF

O técnico Tite teve o contrato renovado pela CBF e vai comandar a Seleção Brasileira até o final da Copa do Mundo de 2022, no Catar. O contrato do coordenador de Seleções, Edu Gaspar, também foi renovado. As negociações foram encerradas no última quarta-feira (25). Com a decisão da entidade, a equipe tem assegurada a continuidade do projeto por todo o próximo ciclo. Após a Copa do Mundo, Rogério Caboclo, chefe da delegação brasileira na Copa da Rússia e futuro presidente da confederação, formalizou o convite para que o treinador gaúcho continuasse no comando do time canarinho. Na ocasião, Tite havia pedido um tempo para pensar na proposta.

Economia

26 Julho 2018 - 10:20

Bahia tem maior redução de área destinada à agropecuária no Brasil

Foto : Mateus Pereira/GOVBA

A Bahia teve a maior redução absoluta no país da área destinada à agropecuária entre os anos de 2006 e 2017, conforme estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. De acordo com o IBGE, o estado passou de 29,581 milhões de hectares para 27,831 milhões de hectares, uma redução de 1,749 milhão de hectares em 11 anos. Também houve decréscimo, no ano passado, na área total destinada a lavouras (somam-se as culturas temporárias e permanentes) nos estabelecimentos agropecuários baianos. A queda de 15,3% em relação a 2006, passou para 4,409 milhões de hectares ante 5,205 milhões de hectares. Com a perda, a Bahia passou da sexta à sétima maior área dedicada a todos os tipos de lavouras entre os estados brasileiros, superada por Goiás. A análise do IBGE aponta também que caiu o número de trabalhadores no segmento. Em 2017, 2,078 milhões de pessoas atuavam no setor, 10,7% menos do que em 2006, quando havia 2,326 milhões. Apesar da queda na população ocupada, o estado se manteve como o maior contingente de pessoas que trabalham no setor. Dados positivos – No ano passado, a Bahia passou o Rio Grande do Sul e assumiu o 1ºlugar no ranking nacional de efetivo de ovinos, 2,860 milhões de cabeças. Na comparação com 2006, o rebanho cresceu 7% e, assim, aumentou a participação no rebanho nacional, de 18,8% para 20,7%.

Bahia

26 Julho 2018 - 10:17

Acusado de participar do sequestro dos familiares do gerente do BB de Barra da Estiva é preso

Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Na quarta-feira, 25, Equipes do Draco e da 20ª Coorpin de Brumado, deram cumprimento ao mandado de prisão em desfavor de Evandro Santos Oliveira por participação no sequestro dos familiares do gerente do BB de Barra da Estiva, ocorrido no dia 09/04/2018. Evandro, conhecido como DJ, foi responsável pela locação do imóvel que serviu de cativeiro, localizado no Bairro Renascer, no Distrito de Cascavel em Ibicoara. Outros mandados de prisão representados pelo Draco e expedidos pela Comarca de Barra da Estiva estarão sendo cumpridos nos próximos dias.

Polícia

26 Julho 2018 - 10:13

Homem é assassinado a poucos metros da Delegacia de Livramento

Foto: Reprodução

Douglas Oliveira Santos, 18 anos de idade, natural de Vitória da Conquista, foi morto na noite desta quarta-feira (25), poucos metros da delegacia, no Bairro Taquari, em Livramento de Nossa Senhora. Ele foi assassinado à tiros por dois homens que chegaram ao local em uma motocicleta. Os disparos atingiram a região da cabeça da vítima, que morreu ainda no local do crime. O corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) ao IML de Brumado. Ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime.

Bahia

24 Julho 2018 - 11:13

Bispo Dom Armando Bucciol receberá titulo de cidadão Baiano; a proposta é do Deputado Nelson Leal

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

O Reverendíssimo Bispo de Livramento de Nossa Senhora, Dom Armando Bucciol, receberá o Titulo de Cidadão Baiano. A proposta é do Deputado Estadual Nelson Leal. Segundo apurou o Blog Regional, a Sessão especial de outorga do titulo, acontecerá no dia 02 de agosto, quinta feira às 15 horas, no Plenário  do Palácio  Deputado Luis Eduardo Magalhães, e será presidida pelo Presidente da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, Ângelo Coronel.

Polícia

24 Julho 2018 - 11:02

Homem é morto durante festa na zona rural de Livramento

Foto: Reprodução

Raimundo da Silva Pessoa, 26 anos, foi morto a golpes de faca pelo brumadense Marcondes Silva Carvalho na madrugada desta segunda-feira (23), durante uma festa que acontecia na Fazenda Boa Posta, nas imediações do distrito de Iguatemi, em Livramento de Nossa Senhora. De acordo com informações obtidas pelo Agora Sudoeste, a vítima saía da festa em seu veículo, mas acabou parando para conversar com um jovem. Neste momento, o agressor se aproximou, iniciou uma discussão e logo após atacou a vítima com uma faca, ferindo-o na região abdominal. Raimundo ainda chegou a ser socorrido  e encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.  Marcondes foi preso e conduzido pela Polícia Militar à  delegacia.  

Bahia

24 Julho 2018 - 10:52

Jacobina: Homem é amarrado em poste por vizinhos após agredir e empurrar mulher em escada

Foto: Reprodução/TV São Francisco

Um homem de 45 anos foi amarrado em um poste, por vizinhos, após empurrar a mulher na escada do condomínio onde o casal morava, na cidade de Jacobina, no norte da Bahia. Segundo informações da Polícia Militar, o caso aconteceu na noite de domingo (22). De acordo com a PM, a vítima, identificada como Maria Viana Santana Pereira, de 50 anos, foi espancada pelo marido, que não teve a identidade revelada, antes de ser empurrada na escada. As agressões ocorriam desde o sábado (21), conforme a polícia. Após a mulher ser jogada na escada, policiais militares foram acionados e, ao chegarem no local, encontraram o homem amarrado ao poste. Segundo a PM, o suspeito apresentava sinais de embriaguez. Conforme a polícia, a mulher agredida tinha escoriações, cortes e sangramentos. Maria Pereira foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, onde recebeu atendimento. Ela foi liberada na manhã desta segunda-feira (23). Não há detalhes sobre o estado de saúde da vítima. O suspeito foi levado para a Delegacia de Jacobina, onde foi autuado na Lei Maria da Penha. O homem está à disposição da Justiça.

Polícia

24 Julho 2018 - 10:37

Barra da Estiva: Suspeito de envolvimento em morte de diretor de escola morre em confronto com a polícia; três foram presos

Foto: SSP/ Divulgação

Um homem suspeito de envolvimento na morte do diretor de uma escola em Barra da Estiva, no sudoeste da Bahia, morreu em confronto com policiais, na manhã de segunda-feira (23). Conforme a assessoria da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), o suspeito, conhecido como "Pirulito", recebeu policiais a tiros e acabou alvejado. O crime ocorreu em março deste ano. A vítima, o professor e diretor de uma escola da cidade, Zemário Luiz Caires, foi morta na frente de casa após ter a moto roubada. Segundo a SSP, o confronto ocorreu durante uma operação integrada de equipes da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Brumado), da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Sudoeste e da Delegacia Territorial de Barra da Estiva, que foram cumprir mandados de busca e apreensão em uma casa. Na ocasião, outros três suspeitos de participar do latrocínio foram presos. Ítalo Silva Nascimento, Pedro Vitoriano e Jovani Silva Santos tentaram escapar, mas acabaram capturados. Com eles, a polícia apreendeu munições dos calibres 40 e 45. Além da morte do professor, o quarteto, informou a SSP, também é responsável por outros dois homicídios na cidade, ocorridos em junho e julho.

Barra da Estiva: Suspeito de envolvimento em morte de diretor de escola morre em confronto com a polícia; três foram presos

Diretor foi morto a tiros em Barra da Estiva (Foto: Reprodução/ Facebook)

Zemário Luiz Caires era diretor de uma escola municipal localizada no povoado do Rio Preto, na zona rural da cidade de Barra da Estiva. Ele foi baleado com quatro tiros ao ter a moto roubada. A Polícia Militar foi chamada e encaminhou o diretor, com ajuda de populares, para o Hospital Hospital Suzi Zanfretta, mas ele não resistiu aos ferimentos. O veículo foi localizado e recuperado pela polícia no dia seguinte ao crime, na zona rural do município, em um córrego, na região de Riacho das Pedras. A morte do diretor da escola comoveu a cidade e os moradores chegaram a fazer uma carreata, em protesto.

Polícia

24 Julho 2018 - 10:24

PF deflagra operação em combate ao desvio de cerca de R$ 1,5 milhão em recursos públicos no sudoeste da Bahia

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Polícia Federal de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, em conjunto com a Controladoria Geral da União, deflagrou, nesta terça-feira (24), a Operação Ciranda de Pedra, em oito cidades da Bahia. A ação tem como objetivo combater crimes de desvio de recursos públicos destinados a área da infraestrutura na cidade de Maiquinique, também no sudoeste do estado, nos anos de 2012 a 2017. Vinte mandados de busca e apreensão e 14 mandados de intimação são cumpridos nos municípios de Maiquinique, Macarani, Itapetinga, Itamaraju, Teixeira de Freitas, Jequié, Mirante e Vitória da Conquista. A organização criminosa obteve contratos da ordem de R$ 3.428.183,03, dos quais R$ 1.587.619,76 está estimado como o valor do desvio com ordem de bloqueio judicial.

PF deflagra operação em combate ao desvio de cerca de R$ 1,5 milhão em recursos públicos no sudoeste da Bahia

Foto: Divulgação/Polícia Federal

A operação é resultado de uma investigação iniciada em 2017, sobre obras inacabadas na pavimentação em Maiquinique, que deveriam ter sido executadas nas ruas do município. Para realização das obras, foram feitos seis procedimentos licitatórios no quadriênio 2013-2016, em convênio com o Ministério das Cidades. Além dos serviços não executados ou parcialmente executados, a investigação aponta que um grupo de quatro empresas fazia revezamento nas licitações e parte dos recursos era destinada a pagamentos de parentes e pessoas ligadas à administração municipal. Ainda conforme as investigações, algumas dessas empresas, vencedoras de licitações recorrentes, serviam apenas de "fachada" e eram compostas por sócios "laranjas". Os envolvidos responderão pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, desvio de recursos públicos e fraude à licitação. Segundo a PF, o título "Ciranda de Pedra" traduz uma fonte de múltiplos significados. No entanto, a "ciranda" da obra de Lygia Fagundes Teles é formada por pedras, simbolicamente representando a sua dureza, a desintegração, o fechamento entre os participantes e a não aceitação de novos membros.

Justiça

20 Julho 2018 - 12:37

Cantor sertanejo vende mansão em reserva ambiental e é acusado de estelionato

Foto: Raquel Freitas/G1 Minas

Eduardo Costa prestou depoimento na quarta-feira (18) sobre a acusação de estelionato na venda de uma mansão construída em terreno de reserva ambiental em um balneário mineiro. O sertanejo vendeu o imóvel a um casal, cuja identidade não foi revelada. A mansão fica no balneário de Escarpas do Lago, em Capitólio, no sul de Minas, e foi negociada por um valor entre R$ 6,5 milhões e R$ 7 milhões. Em troca, Eduardo Costa recebeu um imóvel em Belo Horizonte avaliado em R$ 9 milhões. Para compensar a diferença, o artista deu ainda uma Ferrari, uma lancha e uma moto aquática para o casal. Ao tentar registrar o imóvel de Escarpas, o casal foi informado, no entanto, de que ele era alvo de uma ação civil pública do Ministério Público Federal e ainda uma ação de reintegração de posse por estar construída parcialmente em uma área de preservação permanente pertencente a Furnas, dona de uma represa na região. Segundo o MPF, um total de 1.122,80 m² do terreno, que incluem jardim, piscina, garagem de barco, salão e varanda, estão na área de proteção. O terreno tem cerca de 4 mil m². A denúncia da ação civil foi feita em outubro de 2017. Já a ação de reintegração foi apresentada pela Furnas em 2012, aprovada em primeira instância e passa por tribunal de apelação. O casal de novos donos alega que não sabia dos processos envolvendo o imóvel. Já Eduardo Costa diz que tinha conhecimento de que parte da casa estava em terreno ilegal quando ele a comprou e que notificou os novos donos antes da conclusão da venda. O delegado responsável pelo inquérito, Vinicius Dias, do Departamento Estadual de Fraudes, Sonegação Fiscal e Administração Pública de Minas Gerais, afirmou que Costa alegou no depoimento que corretores e advogados dos dois lados participaram das negociações de compra e mostrou documentos que dão a entender que o casal tinha noção dos processos em andamento. Ele afirmou ainda que o sertanejo estava muito sereno e tranquilo ao depor e mostrou que manteve contato e boa relação com os novos donos da casa no balneário mesmo após a venda. O delegado disse não ter, até o momento, motivos para indiciar Costa por estelionato, mas a investigação segue aberta e mais provas precisam ser analisadas. A sentença para o crime de estelionato qualificado é de um a quatro anos de prisão. Após o depoimento, o sertanejo negou aos jornalistas qualquer tipo de crime: "Eu jamais daria prejuízo para qualquer pessoa, não faz parte do meu caráter fazer isso". Em nota, a assessoria de imprensa do cantor disse que ele "tomará as medidas judiciais cíveis e criminais cabíveis em relação às mentiras lançadas de forma irresponsável".