Saúde

Orientações da Drª Arlane Tanajura para o uso correto de máscara para se prevenir do Coronavírus

24 Março 2020 - 19:59

Orientações da Drª Arlane Tanajura para o uso correto de máscara para se prevenir do Coronavírus

Foto: Divulgação

A médica pediatra Drª Arlane Tanajura, divulgou nas redes sociais, orientações para o uso correto de máscara para se prevenir do Coronavírus, haja vista que cresceu o numero de pessoas usando em nosso município. “Olá amigos, sou médica pediatra daqui de Livramento e queria orientar vocês. Tenho visto muita gente usando máscara e mesmo assim vejo o quanto correm risco de se contaminar”. Orientações do uso correto de máscara para se prevenir do coronavírus.

Qual o problema do uso incorreto?

Com o uso incorreto você está gastando máscara e não está protegido. A higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel e não levar a mão a boca, nariz e olhos é uma proteção mais efetiva do que o uso da máscara.

Quem deve usar a máscara?

Pessoas com sintomas de gripe ou que estejam em contato com pessoas com sintomas de gripe. Trabalhadores da área da saúde ou que lidam com doentes (trabalhadores de farmácia, laboratórios)

Não me encaixo nesses grupos, mas quero usar a máscara. Ela me protege?

Não. Andar por áreas contaminadas, com múltiplos contatos não vai manter você protegido só pelo uso da mascara. O isolamento social vai ser a melhor forma de se proteger.

Como usar a máscara corretamente?

Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel, colocar a máscara pelas fitas laterais cobrindo boca e nariz e prende-la na cabeça. Ajustar a máscara sobre o nariz- deve ficar no nariz a parte mais dura da máscara, que permite o ajuste. Higienizar as mãos novamente. Não abaixar a máscara para o queixo, não deixar a máscara solta sobre a roupa. Retirar a máscara quando não estiver mais exposto: retirar de trás para frente pelas fitas de ajuste. Descartar em seguida. A máscara não deve ser lavada ou umedecida com nenhuma solução.

Uso da máscara N95 - aquela mais grossa com elásticos: restrito para profissionais que lidam com aerossóis.

O que são aerossóis? São partículas de secreção respiratória emitidas apenas nos pacientes em ventilação mecânica, ventilação não invasiva, aspiração de vias aéreas quando intubado - logo pacientes que não estão na comunidade, nem habitualmente em consultórios. Logo a máscara cirúrgica simples protege a maior parte dos profissionais de saúde e principalmente evita que pessoas com sintomas emitam  gotículas  (partículas de secreção que escapam da boca e nariz quando tossimos ou espirramos ou falamos enquanto doentes) e contaminem as outras pessoas.

Para se proteger: lave as mãos, isole-se, mantenha distância superior a 1m de pessoas quando houver necessidade de sair de casa. Evite aglomerações ou filas. Leve sempre seu álcool gel. JUNTOS E INFORMADOS SOMOS MAIS FORTES

Comentários

Deixe seu comentário

Mais notícias