Prefeito lamenta postura de vereadores de oposição em Rio de Contas “Nem na situação de pandemia deixam de perseguir a gestão”
Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional
03 Abr 2020 - 08:17
Prefeito lamenta postura de vereadores de oposição em Rio de Contas “Nem na situação de pandemia deixam de perseguir a gestão”

Do ECO

 

O prefeito de Rio de Contas Dr. Cristiano Azevedo, lamentou nesta quinta-feira(02) a postura insensível e politiqueira da bancada de oposição da Câmara Municipal, que ignorando a situação de emergência, com a população em estado de isolamento social, exigem repasses integrais do duodécimo. “Inacreditável que até na votação de projeto cujos recursos provenientes dos royalties do pré-sal que por sinal já estão em caixa, os vereadores oposicionistas, em flagrante ato de perseguição, se posicionam contra a realização de investimentos em obras de infraestrutura!” Dr. Cristiano disse entender que o repasse de recursos que faltavam do duodécimo é uma obrigação do executivo, “existia uns resíduos a serem pagos à câmara e após os vereadores terem exigido o pagamento na justiça, já está sendo providenciado”, informou o gestor que demonstrando tristeza com o comportamento da bancada que faz oposição ao seu governo, lembrou que tem feito de tudo para ter um relacionamento institucional pacífico, para que o município siga recebendo as obras e investimentos. “Infelizmente o espírito de revanchismo, posições politiqueiras em momento tão delicado para nossa sociedade, tem prejudicado nossas ações”. Desabafou o gestor. Sobre a votação da Câmara, que autorizou a utilização somente da parcela dos recursos destinados à saúde, bloqueando os recursos que por lei, devem ser utilizados em obras de pavimentação, esgotamento, aquisição de equipamentos, melhorando a vida e também contribuindo para proteger as famílias beneficiadas contra doenças infecciosas, o prefeito demonstrou indignação com o que chamou de perseguição. “Esse dinheiro do pré-sal não pode ser empregado na sua totalidade na saúde. Os recursos são destinados também para obras públicas, como pavimentação, compra de maquinários, equipamentos e o pagamento de dívidas da Previdência Social.  Os vereadores conhecem a Lei, estão usando de artifícios ardis para manipular a população em jogos de interesse meramente políticos”. Afirmou. De fato, é preocupante a situação de impasse criada pela bancada de oposição que parece caminhar no sentido contrário de todos os demais vereadores da Bahia, que pelo contrário, estão deixando de lado suas convicções políticas partidárias, divergências ideológicas, para se unirem em defesa da população. “Não é admissível que os prefeitos assumam sozinhos tão grande responsabilidade. Os poderes têm que caminhar juntos para discutir alternativas de como ultrapassar os momentos de crise. É preciso que todas as instituições entendam e colaborem com o momento de dificuldade econômica pelo qual o município atravessa, afinal, o problema é do município, e não só do Executivo”.

Visto Câmaras de vereadores unidas em solidariedade, contribuindo inclusive financeiramente, como foi o caso recente em Brumado, que comandados pelo presidente Léo Vasconcelos, todos os vereadores chegaram ao consenso e repassaram à Prefeitura Municipal a quantia de R$ 100 mil, recurso que é resultado, da economia dos gastos com diárias, material gráfico, gasolina, água e energia elétrica. O cheque foi entregue juntamente com um ofício, que solicitava a aplicação da verba para aquisição de cestas básicas a serem distribuídas para famílias carentes do município. Cristiano comentou ainda que “outras tantas notícias são observadas na mídia diariamente, demonstrando a preocupação de legisladores do Brasil inteiro, apoiando incondicionalmente medidas e ações voluntárias nessa hora de aflição em que passa a humanidade. Sendo assim, entende-se que os poderes e órgãos que recebem duodécimos, não podem ficar imunes às dificuldades, devem sim participar. O município de Rio de Contas já oferece apoio constante à Câmara, inclusive com cessão de uso do prédio onde funciona a sede do Legislativo, dentre outros benefícios. Vetar projetos cujos recursos já foram disponibilizados pelo Governo Federal e beneficiariam comunidades como Mato Grosso, Arapiranga e Marcolino Moura, é impedir melhorias na qualidade de vida das pessoas que lá habitam”. Lamentou o alcaide. Os vereadores de Rio de Contas que foram eleitos para representar as diversas camadas sociais, têm grande responsabilidade em contribuir com medidas efetivas de prevenção e combate à proliferação de doenças. Essa queda de braço imposta em momento inoportuno, vai na contra mão de todos os esforços de políticos do Brasil inteiro, que independente de cargos, aspirações, pensamentos e viés ideológicos, estão somando forças e recursos para enfrentarem unidos essa pandemia, criando condições favoráveis para que haja a estrutura necessária no atendimento de saúde e também no amparo social em dias de extrema vulnerabilidade constatadas em centenas de famílias riocontenses. “A vida humana está acima de qualquer coisa, então a união deveria estar cada vez mais forte nesse sentido, todos devem ter consciência de que estamos atravessando o momento mais delicado da história atual. Precisamos pensar em conjunto, unificar ações, deixando de lado qualquer rancor, diferença política, pois não é hora de perseguições, retaliações e sim de solidariedade e discernimento para que erremos o menos possível. A atual situação de pandemia que tomou conta do mundo, não é uma corrida de cem metros. É uma maratona, que em 30, 45 dias não se resolve. Vamos enfrentar essa situação até o final do ano, se Deus ajudar e estivermos empenhados, será possível superar. Estamos criando um modelo de gestão de crise que necessita da união de todos”. Concluiu Dr. Cristiano.

CONTINUE LENDO
Comentários


Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixar Comentário