Chapada Diamantina

22 Outubro 2019 - 16:27

Livramento/Rio de Contas: Chuvas ajudam a combater incêndio que atinge Chapada Diamantina

Foto: Divulgação | Polícia Militar

As chuvas da madrugada desta terça-feira (22) ajudaram a combater boa parte dos focos de incêndio que atingiam Livramento de Nossa Senhora, próximo à cachoeira do Rio Brumado, região conhecida como Véu de Noiva, e também as imediações do Rio de Contas. Desde a manhã de hoje, aeronaves do Programa Bahia Sem Fogo, que atuam no combate a focos de incêndio com ajuda do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), estavam na região para ajudar no combate ao incêndio que atinge a região da Chapada Diamantina desde o último sábado (19). Atuam na área 28 agentes especialistas em prevenção e combate a incêndios florestais.

Bahia

22 Outubro 2019 - 16:08

Bahia comercializa 55% de novos projetos eólicos em leilão de energia

Foto: Blog Regional

A Bahia continua protagonista no setor de energia eólica no Brasil e acaba de alcançar nova liderança no Leilão de Energia Nova A-6, da ANEEL, realizado na última sexta-feira (18). Dos 44 projetos comercializados no certame, 55% de toda a energia eólica contratada foi para o estado, com um total de 604,20 MW de capacidade, o que corresponde a 20.600.100/MWh de energia. "Os 24 parques comercializadas para a Bahia irão se somar às 73 usinas que estão em fase de construção e construção não iniciada, e o estado terá um total de 97 usinas que entrarão em operação até 2025", comemora o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico. O investimento previsto para os novos parques comercializados no leilão será de aproximadamente R$ 2,4 bilhões. Serão beneficiados os municípios de Uibaí, Tanque Novo, Ibipeba, Campo Formoso, Caetité e Brotas de Macaúbas. “Esse resultado mostra a posição de destaque do estado na atração de projetos da geração de energia elétrica a partir da fonte dos ventos. No país, o território baiano foi contemplado com o maior número de projetos eólicos que deverão iniciar a operação comercial nos próximos seis anos”, ressalta Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura. No leilão, o Rio Grande do Norte ficou em segundo lugar na comercialização, com 12 projetos, seguido da Paraíba, com seis, e do Piauí, com dois parques. De acordo com a SDE, na Bahia, há atualmente 160 usinas em operação. Com os parques em construção e os projetos comercializados no Leilão o estado chegará a 257 parques eólicos nos próximos anos.

Brumado

22 Outubro 2019 - 15:47

Universitários do curso de Direito fazem campanha para ajudar colega com câncer

Foto: Divulgação

Alunos do curso de Direito de Brumado estão se mobilizando em prol de uma causa nobre, o tratamento do câncer da colega Claudia Costa Camelo. Os estudantes estão promovendo vaquinha e rifas. Claudia tem 23 anos, é moradora da cidade de Livramento de Nossa Senhora e cursa o 2º Semestre do curso na Capital do Minério. Os primeiros indícios vieram há 27 dias com a retirada de um tumor benigno. “Fiz os exames, e a princípio não houve diagnóstico, fomos descobrir depois com outros exames” conta Camelo. O diagnóstico com o tumor maligno veio na última sexta-feira (18), quando a estudante fez um check-up e os médicos através de laudo médico, apontaram um tumor na mama direita. "No passado tive um câncer no estômago, mas que foi tratado", conta a universitária. Como o tratamento é caro os amigos e colegas de Claudia resolveram se mobilizar para ajudar a jovem. “Nós estamos pedindo a colaboração dos alunos, do pessoal da faculdade, empresários e de toda população de Brumado e Livramento para que nos ajudem nessa causa”, diz o amigo Klebson.

Universitários do curso de Direito fazem campanha para ajudar colega com câncer

Foto: Divulgação

Na noite da última segunda-feira (22), a estudante se surpreendeu com a atitude dos colegas em ajudar. “Eu não esperava e fico muito feliz. Nós sempre fomos uma turma muito unida e eles tomaram toda a iniciativa pra me ajudar, porque realmente é muito caro e com essa campanha espero que seja possível pagar os custos do tratamento.”, afirma Claudia Costa que segue para a cidade de Barretos (SP) na próxima segunda-feira (28) em busca do tratamento. Pra ajudar você pode entrar em contato com os alunos da Pitágoras ou depositando qualquer valor na conta da estudante. O banco é Caixa Econômica Federal, em nome de Claudia Costa Camelo. Conta: 00072473-3; Agência: 1054; Operação: 013. Fonte: 97News.

Política

22 Outubro 2019 - 15:39

Deputado Marquinho Viana recebe prefeito de Tabocas do Brejo Velho e vereadores

Foto: Divulgação

O deputado Marquinho Viana (PSB), recebeu em seu gabinete na Assembléia Legislativa da Bahia na última segunda-feira (21), o prefeito de Tabocas do Brejo Velho, Beto, acompanhado de vereadores e lideranças políticas, com quem discutiu a agilização de medidas para implementar mais obras e serviços no município, para beneficiar a população. O encontro foi dos mais proveitosos, e o deputado levou a comitiva para conhecer as instalações da Assembléia Legislativa.

Luto

22 Outubro 2019 - 15:08

Dor e emoção: Familiares e amigos dão último adeus a Kikita do Feijão Catador

Foto: Reprodução

Na tarde da última segunda-feira (21), familiares e amigos deram o último adeus a Natalina Rosa Mesquita, conhecida como “Kikita do Feijão Catador”, em Livramento de Nossa Senhora. Natalina, faleceu no último domingo (20) no Hospital do Oeste em Barreiras para onde foi transferida após ser diagnosticada com AVC - Acidente Vascular Cerebral e seu quadro clínicio se agravar. Nas redes sociais familiares e amigos prestaram suas últimas homenagens a Kikita. “Com muitas saudades Você se foi, para sempre. O seu corpo desistiu da sua alma, e todos os que amam você deixaram de ter o privilégio da sua companhia. Mas entre nós você se mantém presente, através do amor e da saudade que deixou no coração daqueles que amavam você. E nas minhas memórias você continuará vivendo, e na minha saudade estará eternamente presente”. Escreveu uma amiga.  O cortejo saiu de sua residência no Bairro Estocada, ao som da Filarmônica de Rio de Contas até o cemitério da cidade. O Blog Regional se solidariza com a família nesse momento de dor. Veja Vídeo:

Entretenimento

21 Outubro 2019 - 15:47

Vem aí em Dezembro o Livramento Folia

Foto: Divulgação

O projeto Livramento Folia não morreu na praia, apenas foi reajustado, e por uma boa causa! Se você, folião livramentense, não pode ficar sem uma boa festa, então é boa festa que você terá! E o melhor, essa tem por trás uma grande causa! Vem aí, nos dias 28 e 29 de DEZ, o Livramento Folia totalmente solidário! Um evento sem fins lucrativos, que visa arrecadar alimentos e doações que serão encaminhadas para famílias carentes de Livramento. O evento contará com um trio elétrico realizando a puxada da massa e seguirá em direção ao Parque de Vaquejadas Tio Dedé, que receberá uma mega estrutura, onde acontecerá a festa com excelentes atrações! A durabilidade do evento é de dois dias, (SAB e DOM), e a entrada para a pista é somente 1KG de alimento não perecível. O evento tem a ideia e iniciativa do empresário e promoter livramentense Ney Trindade, que que está sempre pensando no melhor para a cidade, para o comércio e para os queridos conterrâneos. A realização da festa será possível se obtivermos o apoio do comércio local e do poder público, e esperamos que os mesmos se solidarizem com a causa para que juntos possamos ajudar diversas famílias carentes da cidade e da região. Juntos e de mãos dadas poderemos fazer o bem coletivo, ajudando pessoas necessitadas, alavancando o comércio de um modo geral e mostrando que Livramento é terra de povo caridoso e hospitaleiro! Tudo é possível quando é feito de coração! Você não pode ficar de fora, e não pode deixar de ajudar! Seu fim de ano em grande estilo por uma boa causa! Livramento Folia, seu pré carnaval é aqui!

Livramento

20 Outubro 2019 - 09:19

Livramento: Pai faz surpresa em colégio para homenagem especial a filha; momento teve participação da PM

Foto: Divulgação | Polícia Militar

Na manhã da última sexta-feira (18) os alunos do Colégio Probo COC em Livramento de Nossa Senhora presenciaram uma surpresa cheia de amor e emoção promovida pelo pai de uma aluna do ensino médio. O empresário Antônio Alves, conhecido como Toe de Cheiro, convidou a Policial Militar Sd. Keliane (46 CIPM) para uma homenagem a filha Stephane. Com o pretexto de que faria uma pequena palestra sobre a importância da família a policial entrou na sala de aula e fez algumas dinâmicas com os jovens, em seguida, leu uma carta que foi escrita pelos familiares de Stephane que falava sobre a importância de acreditar nos sonhos, ter perseverança. Ao final da mensagem o pai orgulhoso e emocionado surgiu para entregar flores e um presente. Demonstre o seu amor hoje! Foi com base nesta afirmativa que surgiu a ideia de surpreender a filha em sala de aula. "Não é aniversário dela, não é nenhuma data marcada no calendário. É para dizer que sinto orgulho por ela ser estudiosa, dedicada e para marcar seu último ano no Colégio já que está prestes a se formar e já foi considerada aprovada devido as notas excelentes", afirmou Antônio. O pequeno gesto marcou também a policial que participou do ato: "Assim que recebi o convite fiquei emocionada. Muitas vezes esperamos datas específicas para abraçar, para falar de amor e hoje essa família demonstrou o quão importante é falar o que sentimos e incentivar nossos filhos a seguir seus objetivos", declarou.

Livramento

20 Outubro 2019 - 09:06

Livramento: Após discussão homem é morto a facada no Bairro Benito Gama

Foto: Reprodução

Um homem identificado como Wesley Santos Souza, “Leley”, foi morto à facada na noite de sábado (19). O fato aconteceu na Rua T, no Bairro Benito Gama em Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações obtidas pelo Blog Regional, a vitíma foi atingida por um golpe de faca na região do peito após discutir com o autor do crime que fugiu logo em seguida. O SAMU 192 foi acionado, porém a vitima não resistiu vindo a óbito. A Policia Militar esteve no local realizando os procedimentos de praxe, até a chegada do DPT -Departamento de Polícia Técnica de Brumado, para onde o corpo foi levado. Com base em informações, a Polícia Civil se deslocou até a rodoviária do município e conseguiram lograr êxito prendendo o autor do crime, identificado como Cláudio Pereira Santana que pretendia fugir em um ônibus com destino a Barreiras. Ele foi conduzido à delegacia onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.

Bahia

19 Outubro 2019 - 15:04

   Projeto de Lei de autoria de Marquinho Viana institui 13 de outubro Dia da Santa Irmã Dulce dos Pobres

Foto: Divulgação

No último dia 03 de setembro o governador Rui Costa sancionou a lei de autoria do deputado Marquinho Viana que institui o dia 13 de outubro, data da canonização da freira Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes (Irmã Dulce), o Dia da Santa Irmã Dulce dos Pobres. A proposição na forma da Lei Estadual Nº 23.331/19 descreve que todo dia 13 de outubro será oficialmente o dia de celebração à primeira Santa do estado, a Santa Irmã Dulce dos Pobres.  Irma Dulce nasceu em 1914, em Salvador, mulher que entrou para o coração do Brasil pela sua dedicação ao próximo. Sua trajetória foi marcada pelo trabalho junto aos necessitados, construindo uma obra assistencial das mais respeitadas da história recente do país. Após sua morte, em 1992, casos extraordinários de curas milagrosas lhes foram atribuídas fazendo com que o Vaticano iniciasse o processo de canonização da freira baiana.

 

Justiça

18 Outubro 2019 - 12:00

Justiça revoga prisão domiciliar de Roger Abdelmassih

Foto : Secretaria Nacional De Antidrogas do Paraguai

A juíza Andréa Barreira Brandão, da 3ª Vara de Execuções Criminais da Comarca de São Paulo, revogou na quinta-feira (17) a prisão domiciliar humanitária do ex-médico Roger Abdelmassih, condenado a mais de 181 anos de reclusão pelo estupro de pacientes na sua clínica de reprodução. De acordo com Brandão, uma perícia médica aponta que Abdelmassih tem condições de realizar seu tratamento de saúde em modalidade ambulatorial, portanto, pode cumprir a pena na prisão em regime fechado. A defesa do ex-médico não se pronunciou, e a Secretaria de Administração Penitenciária não informou qual a unidade que o réu será levado.

Bahia

18 Outubro 2019 - 11:00

Rui cobra medidas do governo federal contra manchas de óleo na Bahia

Foto : Mateus Pereira / Governo da Bahia

Governador da Bahia, Rui Costa (PT) se reuniu com prefeitos e representantes de oito municípios atingidos pelas manchas de óleo que avançam pelo litoral do Nordeste, nesta quinta-feira (17). No encontro, os gestores alinharam ações de limpeza das praias e mangues afetados, assim como o recolhimento e o descarte apropriado do material poluente. “Durante a reunião fomos informados sobre Itaparica e Vera Cruz, chegando a 10 municípios atingidos. São 155 toneladas de óleo já retiradas das praias, além do óleo que já chegou a manguezais e do óleo que está retido nas pedras. A grande preocupação do Estado e dos municípios é a falta de informações por parte das autoridades federais competentes”, disse. O chefe do Executivo Estadual ainda destacou que a responsabilidade por águas oceânicas, tanto ambiental quanto a segurança, pertence ao Governo Federal. “Mas até agora nem os municípios nem os estados têm qualquer informação sobre o que foi feito e o que está sendo feito para descobrir a forte primária do vazamento e qual a situação no mar”, protestou. O governador ainda acrescentou que o óleo continua atingindo a região. “Então, reforçamos o pedido para que as autoridades federais tomem providências em relação à descoberta do que está acontecendo. Ou, pelo menos, informem aos estados e municípios o que estão fazendo até agora. O que a Marinha está fazendo? O que a Petrobras fez até agora? O que o Ibama está fazendo? Essa é a grande indagação que temos feito”, questionou o gestor. Rui revelou ainda que por não respostas da União, o Estado da Bahia poraderiu, na quarta-feira (16), à ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público da Bahia (MPBA) que solicita que o governo federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) adotem medidas efetivas de proteção do litoral baiano. Participaram do encontro os prefeitos de Camaçari, Conde, Entre Rios, Jandaíra, Lauro de Freitas, o vice-prefeito de Esplanada e um representante da prefeitura de Salvador.

 

Brasil

18 Outubro 2019 - 10:00

Número de mortos sobe para 6 em desabamento de prédio em Fortaleza

Foto : Divulgação/ Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará

Mais um corpo foi retirado dos escombros o Edifício Andréa, em Fortaleza, e aumentou para seis o número de mortos do desabamento. De acordo com a Agência Brasil, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social informou que trata-se de Rosane Marques de Menezes, de 56 anos. O corpo da vítima foi retirada dos escombros na noite de quinta-feira (17). “Outras quatro pessoas foram reportadas por parentes como presentes no edifício no momento do desmoronamento e seguem como desaparecidas. Sete pessoas foram resgatas com vida pelos Bombeiros”, afirmou ainda a nota divulgada pela secretaria. Além de Rosane Marques de Menezes, morreram ainda na tragédia: Frederick Santana dos Santos, 30 anos; Izaura Marques Menezes, de 81 anos; Antônio Gildásio Holanda Silveira, de 60 anos; Nayara Pinho Silveira, 31 anos; e Maria da Penha Bezerril Cavalcante, de 81 anos. O prédio passava por obras antes de desabar na manhã de terça-feira (15). Os trabalhos de buscas das vítimas do desabamento continuam ininterruptamente até que todas os desaparecidos sejam retirados dos escombros. 

Bahia

18 Outubro 2019 - 09:00

Após três anos de quedas, criação de empresas na Bahia apresenta novo crescimento

Foto : Wilson Dias/Agência Brasil

Após três anos seguidos de queda, a criação de empresas na Bahia cresceu 9,6%. A informação é do estudo Demografia das Empresas e Estatísticas do Empreendedorismo 2017, divulgado na quinta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a pesquisa, 27.198 companhias foram instaladas no estado, 2.389 a mais do que no ano anterior, em 2016. O número ainda é menor, no entanto, do que em 2014, último ano que apresentou crescimento antes da tripla baixa, quando a quantidade chegou a 29.145.  Houve ainda, em 2017, queda de 1,9% no número de empresas fechadas na Bahia. Foram 37.206 encerradas em 2016 e 36.506 no ano seguinte.   

Política

18 Outubro 2019 - 08:30

Deputado Marquinho Viana cobra na Seinfra sinal para celular e instalação de energia elétrica em municípios

Foto: Divulgação

Acompanhado do prefeito de Ibicoara, Haroldo, o deputado Marquinho Viana (PSB) esteve em audiência na terça-feira (16) com o diretor de Comunicação da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), Robério Ronaldo, e o diretor de Energia, Gilson, cobrando a implantação do sinal para celular e energia elétrica para os povoados e distritos nos municípios que o deputado representa na Assembléia Legislativa da Bahia. A receptividade como sempre, foi das melhores.

Bahia

18 Outubro 2019 - 08:00

Bahia gera 4.565 novos empregos em setembro e segue liderando o NE

Foto: Divulgação/GOVBA

A Bahia criou 4.565 postos de trabalho com carteira assinada em setembro de 2019, resultado da diferença entre 49.567 admissões e 45.002 desligamentos no período. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgadas nesta quinta-feira (17) e sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan). “Este é um resultado importante, que demonstra o dinamismo econômico da Bahia, que segue liderando o Nordeste com 38.002 novos postos de trabalho no acumulado deste ano. Vale destacar que a Construção Civil vem se destacando como o setor da economia que mais tem gerado novos empregos, com saldo positivo de 15.420 no acumulado do ano, impulsionado pelas obras públicas tocadas pelo Governo do Estado com a construção de hospitais, policlínicas, estradas, escolas, habitações populares, sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, dentre outras obras”, disse o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro. Já o secretário estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, ressaltou a capilaridade dos empregos gerados. “Os números comprovam que as políticas públicas adotadas pelo Governo da Bahia e direcionadas à geração de emprego são acertadas. Este não é um resultado isolado, uma vez que o estado vem liderando o Nordeste o ano inteiro. Esta geração vem ocorrendo nos mais diversos setores da economia, e com capilaridade por todo interior”, afirmou. O estado exibiu registro positivo para setembro no terceiro ano consecutivo. O resultado ficou acima do verificado no mês de agosto, quando 3.392 postos de trabalho foram criados, sem as declarações fora do prazo. Setorialmente, em setembro, sete segmentos contabilizaram saldos positivos: Construção Civil (+2.145 postos), Comércio (+1.236 postos), Serviços (+624 postos), Indústria de Transformação (+501 postos), Administração Pública (+230 postos), Extrativa Mineral (+120 postos) e Serviços Industriais de Utilidade Pública (+110 postos). Nos primeiros nove meses de 2019, sete setores de atividade registraram saldos positivos: Construção Civil (+15.420 postos), Serviços (+10.800 postos), Indústria de Transformação (+6.441 postos), Agropecuária (+5.016 postos), Administração Pública (+785 postos), Extrativa Mineral (+633 postos) e Serviços Industriais de Utilidade Pública (+562 postos). No Nordeste, sete estados totalizaram acumulados positivos em 2019. A Bahia foi seguida por Maranhão (+9.418 postos), Pernambuco (+5.895 postos), Ceará (+5.090 postos), Paraíba (+4.674 postos), Piauí (+3.299 postos) e Rio Grande do Norte (+2.040 postos). Em contrapartida, dois estados nordestinos registraram acumulados negativos: Alagoas (-2.240 postos) e Sergipe (-1.065 postos).