BUSCA PELO ARQUIVO "02/2021"

26 Fevereiro 2021 - 00:42

Deputado Marquinho Viana recebe lideranças do interior em seu gabinete, na ALBA

Foto: Divulgação

O deputado Marquinho Viana (PSB), recebeu nesta quinta-feira, 25.02, em seu gabinete na Assembléia Legislativa da Bahia, lideranças políticas do interior, dentre eles o prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito, o chefe-de-gabinete Tuca Brito, e o amigo Negão, da Lagoa dos Patos. Os encontros estão rigorosamente dentro dos protocolos de segurança determinados pelas autoridades sanitárias em função da pandemia do Covid-19.
 

26 Fevereiro 2021 - 00:31

Uesb oferece 142 vagas para o Programa Partiu Estágio

Foto: Wilker Porto | Agora Sudoeste

Para os alunos de graduação que desejam realizar estágio, a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), informa que já estão abertas as inscrições para o Programa Partiu Estágio. Em todo o estado da Bahia estão sendo disponibilizadas 2.973 vagas. Na Uesb, são oferecidas 142 vagas de estágio, distribuídas em seus três campi, para estudantes de diversos cursos. As inscrições devem ser realizadas entre os dias 24 de fevereiro e 26 de março no site do Programa. Para participar da seleção, o universitário deve estar regulamente matriculado em uma instituição de ensino superior estadual, federal ou privada, podendo ser tanto na modalidade presencial quanto EaD. Os candidatos devem possuir a idade mínima de 16 anos, residir na Bahia e ter concluído, pelo menos, 50% do curso, além de dispor de quatro horas diárias para realizar as atividades de estágio. Para aqueles que não possuem cadastro no site, é preciso realizar previamente o cadastramento na plataforma, sendo necessário criar um login, para receber a senha no e-mail informado. #PartiuEstágio para alunos da Uesb – Estudantes da Universidade também podem participar do Programa em busca de vagas em outros órgãos ou entidades da administração pública estadual. Para isso, é necessário considerar  o curso, turno de estudo e o município em que estuda ou reside. O quadro de vagas está disponível no Edital que rege o processo. Outras informações também podem ser conferidas no Edital. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Coordenação de Estágio da Uesb, pelo e-mail: coest@uesb.edu.br.

26 Fevereiro 2021 - 00:20

Vitória da Conquista recebe novo Festival de cinema, neste mês de Fevereiro

Foto: Divulgação

Cine em Transe - Festival de cinema do Sudeste da Bahia - Ano 1 nasce com o intuito de promover exibições de filmes que foram produzidos na região do Sudoeste da Bahia. Mas não fica só por aí, haverá também Oficinas para o público em geral e Premiações aos filmes selecionados à primeira mostra. As inscrições para seleção de filmes de curta-metragem finalizados de janeiro de 2016  a março de 2021, por residentes da região sudoeste, começam no dia 22 de fevereiro e encerram no dia 05 de março – através do link: https://forms.gle/USQCTC9SYD1aSahx7

Nesta primeira edição, serão selecionados 30 filmes, distribuídos em três categorias:

•          10 filmes na categoria de Cinema estudantil (filmes realizados por estudantes, devidamente matriculados em instituição de ensino sediada na região Sudoeste da Bahia, até o último ano do ensino médio, durante o período de realização da obra, a partir de janeiro de 2016);

•          10 filmes na categoria de Cinema universitário (os filmes devem ter sido realizados durante a graduação em qualquer curso ao qual a pessoa proponente está/esteve devidamente matriculada no período de realização da obra, em instituição de ensino sediada na região Sudoeste da Bahia, a partir de janeiro de 2016);

•          10 filmes na categoria de Cinema independente (os filmes deverão ser, obrigatoriamente, de diretores e/ou produtores residentes na região Sudoeste da Bahia, que atestem a vinculação com a região no período de produção do filme, compreendido a partir de janeiro de 2016);

Poderão se inscrever filmes de curta-metragem, sendo estes documentários, ficções, experimentais ou animações, realizados há, no máximo, 5 anos e 2 meses, na região Sudoeste (Anagé, Aracatu, Barra do Choça, Belo Campo,  Bom Jesus da Serra, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Guajeru, Jacaraci, Licínio de Almeida, Maetinga, Mirante, Mortugaba,  Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo, Tremedal e Vitória da Conquista) e Médio Sudoeste (Caatiba; Itororó; Firmino Alves; Macarani; Ibicuí; Maiquinique; Iguaí; Nova Canaã; Itambé; Potiraguá; Itapetinga; Santa Cruz da Vitória; Itarantim). Não há limite de inscrições por proponente, desde que o responsável pela mesma assuma, obrigatoriamente, a função de Direção ou Produção Executiva da obra.

Para mais informações, acesse o Regulamento clicando (AQUI)  oficial do Festival, disponível também nas redes sociais do Evento (@cineemtranse – Instagram ou Facebook).

O I Festival Cine em Transe tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. Conta com a parceria da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, por meio do Programa Janela Indiscreta Cinema e Audiovisual, Curso de Cinema e Audiovisual e o  Sistema Uesb de Rádio e Televisão Educativas; e da TV Kirimurê.

23 Fevereiro 2021 - 19:54

Polícia Militar comunica a morte do Maj PM Wellington Cirilo Costa

Foto: Reprodução/HR Bahia

O Comando de Policiamento da Região Sudoeste comunicou o falecimento do Maj PM Wellington Cirilo Costa, 48 anos, decorrente de complicações causadas pela COVID-19. Natural de Salvador, ingressou nas fileiras da corporação em 1991 e grande parte da sua trajetória profissional se deu servindo à sociedade conquistense e região sudoeste, sendo merecedor ao longo da sua trajetória de diversos títulos e condecorações militares, dentre elas podemos destacar a medalha de vinte anos de bons serviços prestados à Polícia Militar da Bahia e a medalha Marechal Argolo, Visconde de Itaparica. O Maj PM Cirilo deixa esposa e 5 filhos, os quais, em momento oportuno, informarão detalhes sobre o sepultamento.

23 Fevereiro 2021 - 19:50

Sesab informa a fase final dos serviços na Policlínica Regional de Saúde de Brumado

Foto: Wilker Porto/Agora Sudoeste

A Sesab informou nesta terça-feira (23) a fase final dos serviços na Policlínica Regional de Saúde de Brumado. "Agora chegou a vez de anunciar a fase final dos serviços na unidade de Brumado, no sudoeste baiano. Com oferta de diversas especialidades médicas e exames de alta complexidade, o equipamento vai facilitar o acesso à assistência médica de moradores do município e de outras 17 cidades do entorno. Descentralizar a saúde é isso: fazer ela chegar mais perto de quem mais precisa. Quem aí tá ansioso para a entrega?" disse a Secretária de Saúde da Bahia.

23 Fevereiro 2021 - 19:43

Jovem e filho de três anos são achados mortos no interior da Bahia

Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma jovem de 18 anos e o filho dela, de três, foram encontrados mortos em Conceição do Jacuípe, cidade do interior da Bahia a cerca de 75 km de Salvador. A jovem foi identificada como Leandra Firmino de Lima já a identidade da criança não foi revelada. De acordo Erivaldo Moura, pai de Leandra, ela foi achada morta dentro de casa, na quinta-feira (18), no Loteamento Pedro de Silva de Castro. O neto, no entanto, ficou desaparecido por quase dois dias. A criança só foi achada no sábado (20), morta em uma cisterna. “Eu cheguei na quinta-feira, encontrei minha filha morta dentro de casa. Procurei por meu neto e não encontrei. Na sexta-feira, enterrei minha filha. No sábado, encontrei meu neto e enterrei no domingo. Por enquanto, até agora nenhum suspeita e está sob investigação investigação do perito”, relata Erivaldo. Ainda de acordo com o pai da vítima, a família pede por justiça e deseja que o crime seja solucionado. “A justiça tarda, mas não falha. Nada fica encoberto. Um dia vai ser descoberto quem fez e quem não fez”, disse. Uma das vizinhas de Leandra, a diarista Eliane Estrela, disse que ficou surpresa com o crime. “A gente ficou surpresa. Eu a vi no domingo e depois acontece isso. Movimento estranho a gente nunca viu aqui na rua, não. É um bairro tranquilo”, explicou.

23 Fevereiro 2021 - 19:31

Rui Costa descarta suspensão do transporte intermunicipal

Foto: Reprodução

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), descartou a suspensão do transporte intermunicipal no estado devido ao novo coronavírus. Em live na noite de segunda-feira (22) ele afirmou que a medida aplicada no início da pandemia teve resultado porque impediu que a doença chegasse a alguns municípios, no entanto, agora ela não é mais válida “porque o vírus está presente em todas as cidades da Bahia”. O decreto mais recente aplicado pelo governo da Bahia foi o toque de recolher, que proíbe a circulação de pessoas e o funcionamento do comércio das 20h às 5h em 381 cidades baianas, com exceção da região oeste. A medida é válida desta segunda até o próximo dia 28 de fevereiro.

23 Fevereiro 2021 - 19:23

Homem morre e outro fica gravemente ferido após batida frontal entre duas carretas no sul da BA

Foto: Reprodução/Site Radar 64

Um homem morreu e outro ficou gravemente ferido após batida frontal entre duas carretas, na manhã desta terça-feira (23), na BR-101, próximo à cidade de Itabela, no sul da Bahia. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), as duas vítimas são os motoristas dos veículos envolvidos no acidente, que ocorreu por volta das 6h30, na altura do Km-739 da rodovia. Ainda segundo a PRF, o o acidente ocorreu após um trecho de descida. A carreta que seguia sentido Eunápolis avançou a contramão e bateu de frente com o outro veículo. Não há informações sobre o motivo do veículo ter avançado para a pista contrária. O trecho ficou parcialmente interditado, durante o atendimento às vítimas, e a PRF fez um desvio para escoar o tráfego. Após o atendimento e retirada das carretas, o trânsito foi normalizado na rodovia. O motorista que ficou ferido no acidente foi encaminhado para o Hospital Regional de Eunápolis, entretanto não há informações sobre o estado de saúde dele.

23 Fevereiro 2021 - 19:15

Primeira vacinada na Bahia pega Covid-19 antes de tomar a 2ª dose; entenda como é possível

Foto: Itana Alencar/G1 Bahia

A enfermeira Maria Angélica de Carvalho Sobrinho, de 53 anos, primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 na Bahia, contraiu a doença antes de tomar a segunda dose do imunizante. Nesta terça-feira (23), ela está internada no Instituto Couto Maia, em Salvador, e tem quadro clínico considerado estável. A médica infectologista Ceuci Nunes, que é diretora geral do Couto Maia, referência em tratamento de doenças infectocontagiosas no Brasil, explica como é possível que Maria Angélica tenha se infectado com a Covid-19 após ter tomado a 1ª dose. "O que aconteceu com Angélica é que ela pegou a doença após a primeira dose, mas antes da segunda dose. Ela ia tomar a segunda dose no dia 16 e, entre 12 e13, começou a sentir um mal estar. Ela está bem, está usando pouco oxigênio, mas quando se movimenta fica um pouquinho desconfortável, por isso ela está sendo mantida ainda no hospital", explicou Ceuci. A médica explicou que, para a vacinação atingir a eficácia máxima, é preciso que a pessoa tome as duas doses e respeite a 'janela imunológica', que é o período que o organismo leva para produzir os anticorpos do imunizante. "Não é à toa que a vacina são duas doses. Todas as vacinas, até o momento, a exigência é de duas doses. Exatamente porque na segunda dose se faz um reforço, aumenta a proteção. Claro que algumas pessoas já vão ter a proteção após a primeira dose, mas essa proteção pode não ser suficiente e a segunda dose é necessária". Apesar de casos como o de Angélica serem pontuais, ainda não há vacina 100% eficaz contra o covonavírus, o que torna possível ser infectado com Covid-19 mesmo após receber o imunizante. Por isso, a vacinação em massa é a única forma de conter a pandemia e evitar o aparecimento de variantes mais perigosas da Covid-19. O imunizante tomado pela enfermeira Maria Angélica foi CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e que é fabricada no Brasil pelo Instituto Butantan. Essa vacina tem eficácia geral de 50,38%, o que significa que o risco de pegar Covid-19 foi reduzido em 50%.

23 Fevereiro 2021 - 19:10

Homem é preso suspeito de matar duas mulheres a golpes de facão em Juazeiro; suspeito alegou surto

Foto: Reprodução/TV São Francisco

Um homem de 24 anos foi preso em Juazeiro, norte da Bahia, suspeito de matar duas mulheres a golpes de facão. As vítimas foram identificadas como Yvonice Marta Maia e Rosângela Aparecida Pereira. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), no sábado (20), horas antes do crime, o homem havia declarado que iria matar duas pessoas, contudo não informou quem seriam as vítimas. No dia seguinte ao crime, ele pediu à mãe que fosse internado para cuidados psiquiátricos. Ele foi preso no domingo (21), dia seguinte ao crime. Durante o interrogatório, o homem confessou ter matado as mulheres, alegou ter sido vítima de um surto e que usou um facão retirado da cozinha do local do crime para cometer o crime. Ainda de acordo com a SSP, o suspeito disse é sobrinho da esposa do caseiro de uma das vítimas. Ele contou ainda à polícia que não tinha raiva das mulheres e que decidiu matá-las sem nenhuma razão. Foram colhidas evidências da presença do suspeito no local e identificados ferimentos em sua perna e e nas suas costas, que a polícia suspeita ter sido resultado da defesa das vítimas. O homem foi submetido a exame de lesões corporais e está na carceragem do Complexo Policial de Juazeiro, de onde deve seguir para o conjunto penal do município.