BUSCA PELO ARQUIVO "06/2020"

29 Junho 2020 - 04:53

Homens são detidos com drogas em Rio de Contas

Foto: Divulgação | Polícia Militar

Dois homens foram detidos na quarta-feira (24), durante o atendimento de uma denúncia telefônica, em Rio de Contas, a qual apontava que um homem havia ido à casa de outro indivíduo para tentar matá-lo a golpes de facão, a guarnição da PM realizou rondas pela localidade do Bairro Vermelhão, onde localizou o denunciado, no interior de um veículo, em companhia de um outro suspeito. E após realizar a revista, inclusive no veículo, foram encontrados 15 trouxas de maconha e 6 de crack, além de um facão. Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora.

29 Junho 2020 - 04:49

Dom Basílio: Prefeito inaugura Posto de Saúde na comunidade de Salitre

Foto: Divulgação

O Prefeito Roberval Meira juntamente com o Vice-prefeito Fernando Santos e o Secretário de Saúde Valmor Félix inauguraram o novo Posto de Saúde da comunidade de Salitre, zona rural de Dom Basílio, na tarde de sábado (27). De acordo com o prefeito Roberval Meira, a unidade de saúde vai contar com atendimento médico, odontológico e de Enfermagem, com a realização de diversos procedimentos como aferição de pressão, glicemia capilar, nebulização, curativos, entrega de medicamentos e vacinas. A construção do PSF que era uma reivindicação antiga dos moradores tem espaço amplo e moderno para atendimento de pacientes.

Dom Basílio: Prefeito inaugura Posto de Saúde na comunidade de Salitre

Foto: Divulgação

29 Junho 2020 - 04:43

Prefeitura Municipal de Livramento construiu 03 portais nas entradas cidade

Foto: Reprodução | Foto Silva

Uma antiga reivindicação dos livramentenses finalmente finalmente foi concluida, as obras dos Portais nas entradas da cidade. É uma obra que há vários anos era solicitada pela população e pela necessidade de sinalizar e construir um monumento que simbolizasse a cidade. Será uma marca, um símbolo da arquitetura e um local de fotografias turísticas que vai dar orgulho aos moradores e visitantes. Além de ser um dos principais cartões portais da cidade, os Portais de entrada servirá também, como instalação de Câmeras de vigilância para auxiliar aos órgãos de segurança pública do município. O objetivo da construção dos Portais é essencial para mostrar a identidade de Livramento de Nossa Senhora, além de deixar as entradas da cidade mais atrativa, elevando assim o potencial turístico do município.

Prefeitura Municipal de Livramento construiu 03 portais nas entradas cidade

Foto: Reprodução | Foto Silva

Além dos pórticos nas entradas da cidade, a atual gestão tem investido muito em pavimentação de ruas, construção de pontes, escolas, ginásios, reforma do Hospital Municipal, recuperação de estradas vicinais, revitalização das praças e outras obras estruturais. A obra foi construída com investimentos do Ministério do Turismo e o local foi escolhido pelos Técnicos do Ministério como o mais adequado e desimpedido para construção. Foram 02 portais na BA 148, saída para Rio de Contas e para Brumado, e 01 na BA 152, saída para Paramirim.

 

25 Junho 2020 - 09:37

Quarto paciente diagnosticado com Covid-19 em Dom Basílio estão curados

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

A Secretaria Municipal de Saúde de Dom Basílio através do Comitê Municipal de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Controle da COVID-19 registrou mais 01 (um) caso positivo para SARS-CoV-2 (o novo coronavírus) no município. De acordo com a secretaria de saúde, o paciente é viajante, têm 29 anos, e estava viajando há 60 dias e chegou à cidade na quinta-feira (18). O mesmo relata que apresentou sintomas gripais entre o final de maio e início de junho, e resolveu realizar o teste antes de voltar para casa. Ao realizar a sorologia para SARS-CoV-2 em outro estado, no dia 17/06/20, obteve o resultado IgM- negativo e IgG – positivo, o que demonstra que o mesmo contraiu a doença, mas já se encontra curado. A Secretaria de Saúde reforça a importância de continuar com todas as medidas adotadas para evitar a propagação da Covid-19 no município e pede à população que siga as recomendações já divulgadas pela pasta.

 

25 Junho 2020 - 09:33

Jussiape: Distrito de Caraguataí terá bloqueio para combater mosquito da dengue

Foto: Lucas Marques/Reprodução

Considerando o número elevado de casos de dengue em Jussiape, em especial em Caraguataí, a Vigilância Epidemiológica, solicitou da Diretoria Regional de Saúde (Dires) uma intervenção emergencial através do bloqueio para combater o mosquito Aedes aegypti. Segundo o site Jussi UP,  As ruas Dr. Procópio Alencar, Auto do Bonfim, Bela Vista e Coronel Rodolfo de Abreu, no distrito, já possuem vários casos clínicos epidemiológicos e laboratoriais confirmados, e receberão o bloqueio nos dias 1º e 3 de julho, informou Marlucio Caires, coordenador de Vigilância Epidemiológica de Jussiape. Com mais de 30 casos registrados no município, a aplicação de um produto, que recebe o nome de bloqueio, será utilizado nesses pontos para combater o mosquito.

25 Junho 2020 - 09:25

Prefeitura Municipal de Livramento instala Dessalinizadores na Zona Rural do município

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Livramento, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, está dando andamento ao projeto de implantação de Dessalinizadores nas comunidades rurais do município. A ação é uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado e conta ainda com o apoio da coordenadoria do Programa Água Doce. O sistema é abastecido por um poço perfurado ou já existente no local, e a partir do seu funcionamento garante água da melhor qualidade para o consumo humano. Após a instalação do equipamento, o gerenciamento ficará a cargo dos presidentes de associações, com apoio dos usuários e suporte da Prefeitura Municipal. A ação busca estabelecer uma política pública permanente de acesso á água de boa qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável, incorporando cuidados ambientais e sociais na gestão de sistemas de dessalinização. Serão beneficiadas 389 famílias com 1.326 habitantes das comunidades de Pedrinhas, Várzea D'água, Queimada Comprida, Gameleira, Salobro, Sapato, Sítio Novo e Bem Posta. Após a instalação dos Dessalinizadores, serão realizados treinamentos e oficinas de gestão do uso da água, manejo dos equipamentos e manutenção das unidades. Além desses 08 Dessalinizadores, mais 04 estão em estudo para instalação. Os sistemas irão operar em comunidades que antes eram abastecidas com carro-pipa, água de poços com alta salinidade e também de açude, sem qualidade para o consumo. É um programa importante que atende a população de imediato, principalmente as pessoas que não têm a menor condição de acesso à água. O Programa Água Doce vai atuar nas regiões em que os poços apresentam um alto teor de sal e com a implantação de um Dessalinizador para o tratamento, a água vai ficar absolutamente potável. Esta água ficará livre de todas as doenças de veiculação hídrica que assolam a população, principalmente nos períodos inicias de chuvas. Além da diminuição com os problemas de doenças de veiculação hídrica (vírus e bactérias), também vai diminuir os problemas com oscilação da pressão arterial e formação de pedras no organismo oriundas de água com excessos de certos minerais.

25 Junho 2020 - 09:19

Abaíra e mais sete cidades terão transporte intermunicipal suspenso a partir de sexta-feira (26)

Foto: Patrick Cassiano | Blog Regional

A Bahia atingiu nesta quinta-feira (25) a marca de 305 cidades com o transporte intermunicipal suspenso. Segundo publicação no Diário Oficial da Estado (DOE), mais oito municípios terão o transporte suspenso a partir de sexta-feira (26). O intuito é conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19). As cidades são: Abaíra, Cristópólis, Formosa do Rio Preto, Maiquinique, Nova Redenção, Nova Soure, Uibaí e Utinga. Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. Também continuam suspensas, até o dia 6 de julho, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano. O decreto desta quinta ainda autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Iramaia, Itanagra, Itiruçu, Jucuruçu, Pé de Serra, São José do Jacuípe e São Miguel das Matas 7, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos da doença.

25 Junho 2020 - 09:16

Nuvem de gafanhotos: governo declara estado emergência no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina

Foto: Divulgação/Governo da Província de Córdoba

O governo federal decidiu declarar estado de emergência fitossanitária nas cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A medida à uma nuvem de gafanhotos que está a cerca de 250 quilômetros da fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina. A preocupação das autoridades do setor agropecuário e de produtores rurais é o dano que os insetos possam causar às lavouras e pastagens, se houver infestação. O estado de emergência tem por objetivo permitir a implementação de plano de supressão da praga e adoção de medidas emergenciais. De acordo com portaria publicada na quinta-feira (25) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a emergência fitossanitária é por um prazo de 1 ano.

25 Junho 2020 - 09:10

Paramirim: Acidente envolvendo carro e moto deixa uma vitima fatal na BA-152

Foto: Divulgação | Polícia Militar

Um acidente envolvendo um carro e uma moto deixou uma vitima fatal e outra duas pessoas feridas na noite desta segunda-feira (22), na BA-152 no município de Paramirim. Informações passadas ao Blog Regional via Polícia Militar, a moto era conduzida por uma mulher que levava sua mãe na garupa e um carro Chevrolet Celta, conduzido por um homem. Com o impacto da batida, a mulher que estava na garupa da motocicleta foi a óbito no local. Já os condutores dos dois veículos foram conduzidos pelo SAMU 192 ao Hospital Municipal com ferimentos. A PRE foi acionada para controlar o trânsito e fazer o registro da ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) removeu o corpo e encaminhou ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.
 

25 Junho 2020 - 09:05

Secretaria de Saúde alerta para transmissão comunitária em Livramento

Foto: Arquivo | Reprodução | Blog Regional

A Secretaria Municipal de Saúde de Livramento de Nossa Senhora, emitiu um alerta na segunda-feira (22), sobre uma transmissão comunitária pelo novo coronavírus no município. Após a confirmação dos dois últimos casos de COVID-19, e análise dos dados e informações epidemiológicas dos pacientes, apesar da minuciosa pesquisa não foi possível identificar o local do contágio, assim, de acordo com o que preconiza a OMS, Ministério da Saúde e SESAB, a secretaria informa que a cidade passa por transmissão comunitária do novo coronavírus. Essa Transmissão Comunitária ocorre quando a pessoa adoece, de enfermidade infecto-contagiosa e não se consegue localizar ou identificar o agente transmissor. Não sendo possível acompanhar o meio de transmissão, aumenta o risco do contágio e dificulta o controle da COVID-19. A Prefeitura faz um apelo para que a população siga as recomendações dos órgãos municipais de saúde.