BUSCA PELO ARQUIVO "07/2019"

02 Julho 2019 - 11:10

Livramento: Homem é encontrado morto no Bairro Estocada

Foto: Arquivo | Blog Regional

Um homem foi encontrado morto na noite desta segunda-feira (01), na Rua Gabriel dos Santos Meira, Bairro Estocada, em Livramento de Nossa Senhora. De acordo informações da Polícia Militar, a vítima é Raimundo Almeida Santos e teria tido um mau súbito, pois não apresentava lesões aparentes. Uma equipe do SAMU192 foi acionada e constatou a morte do homem. A Polícia Técnica esteve no local e removeu o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.

02 Julho 2019 - 10:02

Livramento: Homem é preso suspeito de tráfico de drogas no Bairro Jurema

Foto: Divulgação | Polícia Militar

Policias da 46ª CIPM receberam denuncia anônima de trafico de drogas no Bairro Jurema em Livramento de Nossa Senhora. Para constatar a veracidade do fato, uma guarnição foi a pé até o local informado, ao perceber a chegada da Policia, dois homens evadiram dispensando uma sacola durante a fuga, contendo maconha e cocaína. Um deles foi alcançando ao entrar na casa de uma senhora e se esconder de baixo da cama. De acordo informações da Policia, após busca pessoal mais trouxas de cocaína foi encontrada somando tudo 9 trouxas de maconha, 12 trouxas de cocaína, 22 reais em espécie  e embalagens para entorpecentes. O indivíduo foi conduzido para Delegacia de Brumado.

01 Julho 2019 - 19:03

Belmonte: Executor de facção é encontrado pela Cipe Mata Atlântica

Foto: Divulgação

Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Mata Atlântica localizaram, no sábado (29), um homem que atuava como executor de rivais e usuários devedores para traficantes, na cidade de Belmonte, sul da Bahia. Drogas e armas foram apreendidas na ação. Weleson de Jesus Pereira,de  28 anos, conhecido como “Rasta”, foi encontrado em um terreno baldio, nas proximidades de um campo de futebol, na cidade de Belmonte. Rasta atirou contra os PMs e, na ação, foi ferido, socorrido ao hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com o comandante da Cipe Mata Atlântica, major Ronivaldo Pontes da Silva, Rasta tinha mandado de prisão em aberto por homicídio e outras passagens por tráfico de entorpecentes e porte ilegal de arma. Na mesma operação, os policiais da especializada flagraram também o traficante Danilo De Jesus Ferraz que comercializava entorpecentes na região. Foram apreendidos 2 mil Guaranis (moeda paraguaia), R$ 47, um revólver calibre 32, munição e dois celulares. Todo material foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Eunápolis.

01 Julho 2019 - 18:48

Guerra de espadas e troca de tiros deixa um morto e um ferido em São Felipe

Foto: Reprodução

Tiros disparados durante uma guerra de espadas na noite de sábado (29), na cidade de São Felipe, no Recôncavo Baiano, deixou um homem morto e outro ferido. Ao G1, testemunhas relataram que as duas vítimas estavam participando da guerra de espadas, prática proibida na Bahia, na Praça do Centenário, quando foram surpreendidas pelos disparos. Pessoas que estavam no local deram socorro as vítimas e levaram para o hospital da cidade. Apesar da mobilização para salvar as vítimas, uma delas, um homem de 42 naos, não resistiu aos ferimentos. A Polícia Militar foi até o local após receber denúncias. Conforme o G1, a PM informou que a morte da vítima foi atestada pela equipe da unidade de saúde, no momento em que o homem deu entrada no hospital. Já o outro baleado, atingido de raspão em um dos pés, recebeu atendimento e, em seguida, foi liberado. Ainda não há detalhes sobre a autoria e motivação do crime. O caso será investigado pela Polícia Civil.

01 Julho 2019 - 18:21

Fazendeiro morre eletrocutado após veículo pulverizador encostar em rede elétrica

Foto: Blogbraga/ Repórter Edivaldo Braga

Um fazendeiro de 45 anos morreu eletrocutado enquanto trabalhava, no domingo (30), na zona rural da cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. Segundo a Polícia Civil, a vítima manobrava um veículo pulverizador, quando uma haste do equipamento encostou na rede elétrica. Ao descer do veículo para ver o que havia acontecido, Gerson Luis Wilges acabou levando uma descarga elétrica e morreu na hora. O corpo da vítima foi encontrado por um trabalhador rural, que acionou a polícia. A rede de energia elétrica precisou ser desligada para ter acesso ao fazendeiro. Uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência esteve no local, mas o fazendeiro já estava morto. O corpo de Gerson Luis foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras, na mesma região do estado.

01 Julho 2019 - 18:13

Cachaça de Abaíra será beneficiada por acordo de livre comércio entre o Mercosul e a UE

Foto: Reprodução

A cachaça de Abaíra, município baiano conhecido como capital da bebida, será um dos produtos beneficiados pelo acordo de livre comércio firmado entre o Mercosul e a União Europeia na sexta-feira (28).  A cachaça baiana encabeça a lista de pedidos de 61 bens exclusivamente brasileiros que o governo pediu que não fossem replicados com o mesmo nome na Europa. A avaliação do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) é de que o reconhecimento e proteção da Indicação Geográfica da Cachaça pelo bloco europeu, um dos maiores mercados de exportação do destilado brasileiro, resultará no aumento das vendas. As reduções de tarifas também tendem a facilitar os negócios. As indicações geográficas brasileiras incluem tipos regionais de vinhos, arroz, mel, cacau, própolis, café, camarão, frutas diversas, carne, doces e biscoitos. Variedades de pedras, mármores, calçados, têxteis, artesanatos e até peixes ornamentais também constam na lista. Há dois tipos de “indicação geográfica” reconhecidos pela maioria dos países. A “indicação de procedência” diz respeito à fama que determinado produto adquiriu por ser vinculado à região que o produz. É o caso das “Uvas do Vale do São Francisco”. Já o selo de “denominação de origem” requer processo mais apurado de validação científica, pois trata de produtos que têm características só encontradas nas regiões onde são produzidos. São os casos do “Própolis Vermelho dos Manguezais de Alagoas” e da “Pedra Carijó do Rio de Janeiro”. A lista de produtos típicos europeus protegidos no Brasil saltará de sete para 357 após a conclusão do acordo. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) – ligado ao Ministério da Economia – só reconhece hoje nove denominações de origem estrangeira, sendo sete europeias. Nenhuma empresa brasileira pode produzir e vender com esses nomes Vinhos Verdes e Vinhos do Porto (Portugal); Cognac, Champagne e queijo Roquefort (França); presuntos San Daniele e Vinhos de Franciacorta (Itália). De acordo com o jornal Estado de S.Paulo, a partir da ratificação do acordo, outros 350 produtos também ganharão essa proteção no Mercosul, aumentando em muito as restrições a determinados setores da indústria, sobretudo para fabricantes de queijos, embutidos e bebidas. Entre os itens destacados pela própria UE após a assinatura do acordo estão o presunto tirolês (Áustria), o queijo Herve (Bélgica), a cerveja de Munique (Alemanha), o queijo Comté (França), o presunto de parma (Itália), a vodca polonesa, o queijo São Jorge (Portugal), o vinho tokaji (Hungria) e o presunto jabugo (Espanha). Além da redução de tarifas comerciais, o acordo traz um capítulo sobre propriedade intelectual que ampliará o rol de bens que deverão contar com proteção especial pelos governos dos dois blocos. A lista é composta principalmente por alimentos e bebidas com selos de “indicação geográfica”, que atestam que aquele produto só pode ser produzido com aquele nome em determinado local.